home

Bicicleta mais segura do mundo teria freio eletrônico e sistema anti-colisão


4 DEZ, 2017     Gustavo Figuereido    



A VeliSo Mirage é um projeto que promete transformar a bicicleta em um veículo mais seguro com o uso de inteligência artificial e diversos sistemas que evitariam problemas como derrapagens e colisões. Para tirar o modelo do papel, a VeliSo pretende conseguir $500,000 através de uma campanha de crowdfunding.

Foto 66093

Segundo a marca, cerca de 90% dos acidentes com bicicletas são causados por erro do próprio ciclista. Para contornar a falta de confiabilidade dos seres humanos, o fabricante acredita que tecnologias eletrônicas emprestadas da indústria automobilística podem ser a solução.

Sistemas

Ao todo, a Mirage contaria com 4 sistemas principais: os freios eletrônicos, controle automático de pressão de pneu, sistema anti-colisão e uma central de processamento. A lista de equipamentos vai longe, e conta com câmeras, alavancas de freio eletrônicas, radares, sensores ultrassônicos e até um mini-compressor movido a bateria.

Foto 66094

Reunindo todas as funções, o fabricante promete entregar vantagens como frenagens perfeitas em qualquer condição, controle sobre a pressão dos pneus e até um sofisticado alarme de colisões que acionaria os freios ABS da bicicleta automaticamente em caso de batidas eminentes - antes de frear, o sistema emitira sinais vibratórios no guidão e no selim para alertar o ciclista.

Foto 66096

Já o controle de pressão dos pneus poderia funcionar automaticamente ou de forma manual, tudo para proporcionar a melhor tração em diferentes condições de pista. O modelo final ainda contaria com uma série de carenagens e um motor elétrico para ajudar a empurrar o peso extra.

O modelo chegaria ao mercado norte-americano por cerca de $8,775, mas o fabricante oferece também a opção de comprar só alguns dos sistemas por um preço inferior, podendo chegar até a $275 pelo sistema que controla a pressão dos pneus.

Vídeo de apresentação



Mais informações no site da VeliSo.





Comentários



Relacionados