MENU

Bicarbonato de sódio melhora sprint de ciclistas em 3%, afirma estudo

Estudo belga simulou um sprint de 90 segundos depois de uma corrida de três horas

Um recente estudo científico realizado na Lovaina, cidade na Bélgica, afirma que o bicarbonato de sódio pode ter o potencial de melhorar o desempenho de ciclistas. Apesar dos efeitos positivos da substância já terem sido detectados em outros trabalhos, esta é a primeira vez que um protocolo específico para ciclistas foi utilizado.

Bicarbonato melhora o sprint - Crédito: Giro d'Italia / Divulgação
Bicarbonato melhora o sprint - Crédito: Giro d'Italia / Divulgação

O estudo foi realizado pela Bakala Academy e, além de submeter os ciclistas à uma prova simulada de três horas com um sprint no final, os pesquisadores ainda avaliaram de forma inédita os efeitos do bicarbonato sendo ingerido no meio da atividade.

O trabalho acompanhou o desempenho de 11 ciclistas homens bem treinados e, durante o teste, metade ingeriu 300mg por Kg de massa corporal, sendo 150mg antes e 150mg durante a atividade - para um ciclista de 70Kg, isso equivale a alto em torno de 4 colheres de sopa em cada uma das ingestões. A outra metade dos ciclistas seguiu o mesmo protocolo, mas tomou placebo.

Os resultados indicam que, apesar de não haver variações significativas de potência máxima entre os grupos, a potência média foi 3% melhor no sprint de 90 segundos no grupo que tomou bicarbonato - vale destacar que, atualmente, a substância não é banida pela WADA.

Publicidade

A ciência por trás disso, segundo os pesquisadores, é que o bicarbonato é capaz de alterar o pH do sangue, funcionando de forma a mitigar o acúmulo de ácido lático durante esforços anaeróbios de alta intensidade.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.