MENU

BC Bike Race 2013 - A divertida batalha do single track

Seja bem vindo a West Coast Mountain, o palco perfeito para a BC Bike Race em sete dias de competição. Single tracks perfeitamente trabalhados para criar um ambiente em alto nível para a corrida que este ano enfrentou uma das umidades relativas mais altas.

Os pilotos "cozinharam" dentro da floresta úmida após uma semana de chuva, solo encharcado e evaporação pelo calor intenso. Bem diferente da edição passada, a qual foi a mais chuvosa de todos os tempos.

Este ano tivemos a presença de um piloto brasileiro, que assim como todos os outros, se divertiram nos melhores single tracks do mundo. Confira relato de Gustavo Astolphi

imagem
BC Bike Race

Nesta edição foi incluído trechos cronometrados de enduro usando as melhores trilhas com as mais divertidas sessões de descidas. Foram 13 etapas, duas por dia nos seis primeiro dias e uma etapa no último dia.

O Dia Zero foi um dia de distração e harmonia, os pilotos se registraram no evento na Escola Secundária Argyle em North Vancouver, localizado na base do Monte Fromme, casa do famoso North Shore trails.

Outra grande atração foi a corrida Adera Kids Race, onde os pilotos tiveram a oportunidade de se divertirem assistindo 120 crianças das diferentes regiões dando os primeiros pedais das trilhas, e para animar tudo, ninguém menos que Brett Tippie.

imagem
BC bike Race

BC Ferries Dia 1 - Cliff Bar Dia 2

O dia foi dos pilotos locais Kris Snedden (Kona) e Neil Kindree (Specialized / Corsa Cycles) que ficaram em primeiro e segundo respectivamente após o Kona Tag-Team trabalhar forte para polpar o campeão Kindree. O piloto Spencer Paxson (Kona) levou uma queda no começo, mas, conseguiu recuperar o tempo para chegar bem na próxima etapa, porém, quem agilizou mesmo foi Cory Wallace (Kona) que acrescentou ao calor sufocante um ataque que deixou Kindree na defensiva.

O primeiro dia também foi cheio de glamour para a categoria Open Feminino, Wendy Simms vencedora da última edição, não teve um instante de folga com Kim Hurst (Ciclos de lama) da Nova Zelândia, na sua cola tentando derrubar a Rainha do Lean. Hurst teve Simms na sua cola nas subidas iniciais até entrar no singletrack, quando Hurst deslizou e Simm conseguiu ultrapassar, chegando dois minutos a frente na linha de chegada.

imagem
BC bike Race

Uma novidade da BC Bike Race este é ano foi, a "Zona de Torcida", um trecho do percurso em que o público é levado para agitar os competidores, aplaudir os melhores e jogar ovos nos cansados. Com música e Brett Tippie no microfone cada zona de elogio quebrou o silêncio da floresta e adicionou um impulso às pernas dos pilotos até a linha de chegada.

No segundo dia o sol brilhou na floresta alta e úmida.Não existem trilhas separadas para a elite e para os "aventureiros de final de semana", todos andam na mesma trilha, e o interessante é ver uma distância de quase cinco horas entre o primeiro e o último piloto, é uma prova de que a BC está para todos os níveis.

imagem
BC Bike Race 2013

O final do segundo dia mais uma vez se repete em um belo sprint entre três pilotos, apesar de muitos afirmarem que não estão competindo. Kris Snedden (Kona) e Neil Kindree (Specialized / Corsa Cycles) brigaram durante toda a etapa, Spencer Paxson (Kona) veio atrás tentando entrar na briga, mas, ficou com a terceira colocação.

Harbon Air Dia 3 - Ryders Eyewear Dia 4

O Dia 3 do BC Bike Race é apresentado pelo patrocinador fundador da competição, Harbor Air e desembarcou oficialmente na Sunshine Coast. A trilha começou ao entorno de uma das maiores fábricas de celulose do mundo, uma mistura de matéria orgânica decomposta com barro, era o terreno enfrentado pelos pilotos, além de um estilo única de trilha na floresta escura.

O vencedor foi Neil Kindree (Specialized / Corsa Cycles) que não se preocupou com o cenário. Ele finalmente conseguiu vencer uma etapa, colocando em um ataque final imbatível. Ele conseguiu diminuir 29 segundos do líder geral Kris Senddon (Kona), num déficit de 58 segundos.

Wendy Simms (Kona) dominou mais uma vez o feminino, mantendo cautelosamente a liderança geral. Kim Hurst (Ciclos de lama) ficou mais uma vez em segundo e a neozelandesa Trish Grajczyk (Deadgoat Racing) em terceiro, mantendo a diferença não muito distante.

No dia 4, os pilotos tomaram o BC Ferrie para dar continuidade ao circuito. A boa novidade da etapa foi a Shimano oferecer um par de freios XTR para quem completasse o percurso em menos de 8m30s. Tracy Kendrick completou em 08:28.27.

No feminino Simms ainda manteve 0:37 de vantagem para Hurst, porém ela sabia que seria difícil segurar a nova zelândia, mas, Hurst também sabia que não será fácil derrubar este tempo. Talvez uma vitória na etapa seja sua esperança.

imagem
BC bike Race

Rocky Mountain Dia 5 - Shimano Dia 6

O que é melhor para aliviar a tensão que descer 12km pelas trilhas até os terminais do BC Ferries. Solo, em duplas, trio, apenas pegue a trilha e divirta-se na lama e raízes e siga o espírito destes single track em British Columbia. Vozes ecoam da floresta, a torcida esta lá como os "soldados de Peter Pan".

Jonas Vuille da Suíça, foi andar solo e de hardtail, quando questionado sobre o motivo de estar participando ele disse: "Queria férias com bicicleta, e alguém me disse que havia muitos single tracks aqui e é verdade. Gosto desta corrida, porque eu tenho o meu tempo eu ando tão rápido quanto quero, mas sem stress. Às vezes eu me mato para seguir alguém, às vezes estou sozinho no single track, ninguém na frente e nem atrás, eu posso ficar muito preguiçoso e apenas seguir o fluxo e é muito bom a fazê-lo assim."

Todos os 1300m de escalada foram feitos na marca de 28 km e o primeiro enduro começou a 7km abaixo de HWY 102. Árvores com casca espessa e dens e muito musgo, fizeram os pilotos mergulhar dentro e fora das trilhas com uma beleza incrível.

Não foi nenhuma surpresa Wendy Simms (Kona) levou mais uma consecutivo no feminino. Mesmo com os vários ataques de Kim Hurst (Ciclos de lama). "Foi um dia difícil. Ela atacou todo o tempo, ela ataca bem e tem um bom encaixe." Disse Simms.

Andreas Hestler (Rocky Mountain Bicycles) venceu no Enduro, após uma semana atuando como piloto, agente de mídia e entusiastas, repetiu o feito do ano passado vencendo a recém lançada etapa de enduro. Quando comentado sobre o porque do uso de 130mm durante toda a corrida ele responde: "Eu realmente queria destacar os enduros na corrida este ano e parecia uma boa ideia usar uma bicicleta que poderia me levar aos estágios especiais confortavelmente ainda que fosse um pouco mais pesado, só para ter a máquina certa, quando necessário.

imagem
BC Bike Race 2013

O dia 6 foi um dia especial, a etapa mais popular entre os pilotos tiveram pilotos anônimos na competição, pessoas que trabalham na indústria da bicicleta, todos aproveitando o melhor que a BC Race pode oferecer! O divertido foi ver Bret Tippie de um lado e os pilotos de outro com as crianças de 2 a 10 anos se divertindo num concurso de piadas para ganhar peças da Shimano.

No masculino Matt Hadley (Xprezo) venceu sua primeira etapa da semana, enquanto Neil Kindree (Specialized Corsa) deixou a corrida com um problema estomacal, que começou na noite anterior.

No feminino Kim Hurst (Ciclos de lama) continuou desafinando e atacando como no dia anterior, mostrando muita consistência durante toda a prova, mesmo já sabendo que não há mais condições de vitória ela continua atacando e se mantendo na rivalidade.

A Shimano pelo quarto ano consecutivo apoia a prova oferecendo o "Neutral Service", assim como o apoio da Fox Shox. "As pessoas gastam muito dinheiro para chegar até aqui, queremos ter certeza que eles terão uma segunda chance se algo der errado. Disse Ben Pye, Representante Regional Shimano.

Whistler Bike Park Dia 7

Chega o último dia do BC Bike Race e a caravana aporta em Whistlher. Uma semana dormindo em barracas, refeições comuns, compartindo trilhas, limpeza de bicicletas, estudos e conselhos sobre as trilhas, quase uma família. Isso acaba em Whistler, um palco perfeito para a última etapa, tempo bom, sem nuvens, sol brilhando forte.

Andreas, Diretor de Marketing do BCBR disse: Nós apreciamos a corrida na frente, mas no final, o que importa não é a posição final do piloto, mas sim a progressão do indivíduo como piloto e como pessoa. A BC Bike Race tornou a levar muitas pessoas a novos níveis de pilotagem, mesmo que apenas para a necessidade de sobreviver para rodar no outro dia."

Com a saída do campeão do ano passado por problemas no estômago, Kris Sneddon (Kona) assumiu a liderança nos dois último dias para vencer o BC Bike Race 2013. Com essa vantagem Kris ajudou outro membro da sua equipe, promovendo-o ao segundo lugar geral, o americano Spencer Paxson.

Wendy Simms (Kona) garantiu a vitória no feminino vencendo vários estágios consecutivos, não foi fácil pois, Kim Hurst (Ciclos de lama) estava lutando todo o tempo e atacando para garantir o segundo lugar.

No Open Dupla Masculino, Greg Day e Kevin Calhoun da Rocky Mountain Bicycles venceram, depois de superar vários problemas mecânicos e de saúde no início da corrida.

imagem
BC bike Race

O banquete de premiação estava cheio de pilotos já limpos no Whistler Conference Center e os prêmios foram entregues durante o jantar de grupo com fotos e vídeos apresentados pela equipe de mídia Bike Race BC. Pilotos misturados e aproveitando a última oportunidade de ver um ao outro por pelo menos mais um ano, mas laços fortes foram formados durante a semana de experiências compartilhadas e o banquete foi a oportunidade perfeita para ter um último adeus. Os altos e baixos emocionais já estavam desaparecendo, mas a memória de uma experiência incrível vão levar para o resto de suas vidas. "Houve vida antes BCBR e não há vida após. Ele mudou a forma como abordamos o mundo." Disse Erik e Dominic da Dinamarca.

Confira vídeo

Fotos (66)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.