MENU

Avancini assume a posição de manager da Equipe Caloi em 2024

Três atletas formarão o time da temporada 2024, que segue como maior projeto do ciclismo brasileiro

Release de imprensa
Longe das pistas apenas como atleta profissional. Henrique Avancini, maior ciclista brasileiro da história, anunciou sua aposentadoria em agosto do ano passado, mas em 2024 ele seguirá no circuito só que com outra função: manager da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing.

Henrique Avancini será o manager da Equipe Caloi 2024 - Foto: divulgação / Caloi
Henrique Avancini será o manager da Equipe Caloi 2024 - Foto: divulgação / Caloi    Felipe Almeida


Após vencer em 2023 o campeonato mundial na categoria maratona pela segunda vez, Avancini falou de todo o esforço de mais de duas décadas competindo e que iria parar de disputar provas como atleta profissional, mas que nunca largaria a bike. O feito realizado com a camisa da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing impulsionou ele na época depois a realizar um calendário de farewall até o final do ano. Agora ele anuncia seu novo desafio, que é “pilotar” o projeto que ele criou com o seu pai, Ruy Avancini, há dez anos.

“Estamos chegando à marca de dez temporadas da Henrique Avancini Racing, o que pra gente é um motivo de muito orgulho e honra. Nós começamos esse projeto de uma forma modesta, porém muito ambiciosa, com o objetivo de nos tornarmos referências como gestores, e acredito que hoje conseguimos alcançar o patamar de sermos a equipe referência, de sermos a equipe com o modelo de gestão esportiva mais desenvolvida no mountain bike brasileiro. Sempre foi uma meta nossa que pudéssemos contribuir diretamente e indiretamente com o crescimento do esporte”, explica Henrique Avancini, que complementa:

Publicidade


“Continuaremos encarando os desafios, buscando conhecimento, evoluir, e agora nessa nova fase, como Manager do time, eu pretendo colocar ainda mais energia na parte de gestão e planejamento da equipe. E poder continuar compartilhando isso ao lado do meu pai, que foi meu parceiro na criação do projeto, na liderança da execução da operação esportiva da Henrique Avancini Racing, é algo maravilhoso, que chega a faltar palavras. É um orgulho imenso como filho construir e compartilhar essa história com o meu pai, e temos como maior objetivo agora construir novas histórias para que essas novas histórias tragam um legado para esse esporte que tanto amamos. Damos agora sequência a parceria com a Caloi, cada vez mais produtiva e próxima, e temos certeza que vamos seguir colhendo grandes resultados. Queremos valorizar o desenvolvimento dos atletas. Estamos construindo carreiras. Assim como a minha carreira teve relação de longo prazo com as marcas e os projetos que participei, acredito que estamos construindo jornadas com os ciclistas de agora”.
Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing 2024 - Foto: divulgação / Caloi
Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing 2024 - Foto: divulgação / Caloi    Felipe Almeida


Para 2024, a formação da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing com os três pilotos que se destacaram ano passado será mantida. Ulan Galinski, que foi vice-campeão brasileiro de XCO ano passado – atrás apenas de Avancini –, será o atleta da categoria Elite. Já no Sub-23 o time tem Sabrina Oliveira (vice-campeã brasileira em 2023) e Cainã Oliveira (terceiro colocado no Brasileiro da categoria).

Competir as principais provas do Brasil, assim como as grandes competições internacionais, está no calendário dos três atletas. A estrutura do Race Service em Petrópolis (RJ) segue como um dos grandes diferenciais do projeto, pois no local há uma estrutura completa de alta performance, com academia, sala de recuperação, sala de fisioterapia e oficina. São mais de 15 profissionais de diversas áreas, de treinador a psicólogo e nutricionista, trabalhando para que os melhores resultados sejam conquistados. Para as disputas internacionais na Europa, uma equipe com experiência também atuará para que os atletas só se preocupem em competir.

Publicidade


“A Caloi tem no seu DNA de investir no ciclismo nacional. Já atuamos em todas as categorias do ciclismo em mais de 100 anos de história da marca e há mais de uma década investimos principalmente no mountain bike, que virou uma paixão de milhares de brasileiros. Foi assim que lá atrás impulsionamos a carreira do Henrique Avancini e colaboramos para que ele chegasse onde chegou, um ícone mundial do MTB e uma referência para todos. Seguimos com a nossa parceria com ele, agora como manager do time, pois temos o compromisso de lapidarmos outros jovens para que o mountain bike brasileiro siga crescendo e surjam novos campeões”, diz Eduardo Rocha, CMO da Caloi.

Além de desenvolver atletas, um dos pilares da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing está também no desenvolvimento de produtos. A indústria brasileira de bicicletas deu um salto de tecnologia nos últimos anos puxada pelos investimentos da Caloi no esporte.

“A Caloi a cada ano vem inovando mais, trazendo produtos mais refinados, de alta performance e de maior valor agregado, e o papel da equipe Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing também é cada vez mais ajudar no desenvolvimento de produtos, não só testar equipamentos, mas trazer uma análise crítica. Assim é o padrão das grandes marcas mundiais e a Caloi segue esse caminho”, explica Henrique Avancini.
Caloi Elite FS teve geometria atualizada para 2024 - Foto: divulgação / Caloi
Caloi Elite FS teve geometria atualizada para 2024 - Foto: divulgação / Caloi


Para a temporada 2024, um novo quadro foi desenvolvido para a Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing. Marcos Ribeiro, Diretor de produtos da Caloi, comenta sobre o desenvolvimento desse produto, que trará benefícios não só aos atletas do time, mas também aos ciclistas amadores que buscam cada vez mais performar em seus desafios.

“A Caloi desde 2016 vem trabalhando com quadros de geometria própria. E ter o time no decorrer desses últimos anos foi muito importante, pois conseguimos com ele evoluir na qualidade dos nossos quadros, proporcionando novas experiências não só aos atletas, mas ao consumidor final. Nessa temporada a Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing competirá com um quadro full suspension. Trata-se de um novo quadro, com geometria atualizada, com leitura de terreno mais precisa, com Anti-Squad e Pedal Kick Back, que são pontos-chaves para um atleta de performence, tudo equilibrado e, obviamente, uma bike com suspensão de 120mm. Com o feedback dos atletas e o suporte do nosso time de engenharia na Ásia, conseguimos também estudar e entender melhor as fibras do carbono e ângulos para que pudéssemos chegar em um quadro extremamente leve mas com reforço nas áreas de maior estresse, para que ele seja rígido quando necessário”, explica Marcos Ribeiro, que já revela que também haverá lançamentos para o consumidor final.

“Esse é o ponto mais importante, pois conseguimos com todos esses estudos trazer três novas tecnologias de carbono. Uma com um nível de entrada, que será comercializada para o mercado. Um segundo nível extremamente leve e que também chegará ao consumidor final. E a bike da equipe, que em um primeiro momento será exclusiva para os atletas”.

Além da Caloi, a Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing tem os patrocínios de Shimano, Vittoria, ERT, Z2, Avancini Bikes, Ajinomoto, Amino Vital,FSA, FIZIK, Oakley, Semexe, Lazer, U2e, Morgan Blue. Bauerfeind e Pimenteira Imperial.

Ficha técnica dos atletas

Sabrina Oliveira

Sabrina Oliveira fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024
Sabrina Oliveira fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024    Felipe Almeida

Idade: 22 anos
Data de Nascimento: 14/02/2002
Local de Nascimento: São Paulo (SP)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2023 e 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB Taubaté 2021 (Sub-23), Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018 (Juvenil), Campeã do Brasileiro de XCO 2017 (Juvenil) e Campeã do Brasileiro de XCO 2022 (Sub-23)

“2023 foi um ano muito enérgico, disputando provas junto com a elite e ganhando ainda mais experiência de prova. Em 2024 eu quero arriscar mais, absorver mais a dinâmica e competitividade com as Copas do Mundo no Brasil e disputar a camiseta de campeã nacional novamente. É meu último ano de Sub-23 e eu quero me preparar ao máximo pra subir de nível e estar em pódios cada vez maiores. Com o Henrique agora exercendo uma função mais de bastidores, quero aprender mais ainda com a experiência que ele tem a oferecer, tanto na preparação quanto para canalizar o clima de prova. Ele é um exímio atleta dentro e fora das pistas, quero aprender ao máximo e usar isso pra atingir meu crescimento gradativamente.”

Publicidade


Cainã Oliveira

Cainã Oliveira fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024
Cainã Oliveira fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024    Felipe Almeida

Idade: 22 anos
Data de Nascimento: 29/01/2002
Local de Nascimento: Sobradinho (DF)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Melhor atleta Sub-23 na Brasil Ride 2023, Campeão da Copa Internacional de MTB 2023 (Sub-23), Campeão Geral no XCC da Copa Internacional 2023, 3º Colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2020 (Júnior) e Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2023 e 2022 (Sub-23)

“Para a temporada 2024 tenho objetivos maiores, pois já consegui amadurecer bastante nesses últimos anos com o time e é também meu último ano na categoria Sub-23. Almejo me consolidar entre os melhores do País e conquistar o título do Campeonato Brasileiro Sub-23. E temos também o Henrique Avancini com uma nova função na equipe e ele já está agregando bastante para nós atletas, pois tem muita experiência e conhecimentos para nos passar, ainda mais agora com muito tempo dedicado ao time”.

Ulan Galinski

Ulan Galinski fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024
Ulan Galinski fará parte da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing em 2024    Felipe Almeida

Idade: 25 anos
Data de Nascimento: 19/06/1998
Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)
Principais conquistas: Vice-campeão do Brasileiro de XCO 2023 (Elite), Campeão da Copa Internacional de MTB 2023, 4° lugar nos Jogos Panamericanos 2023, Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite), Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite), Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite), Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23), 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23) e Vice-Campeão do Brasileiro de XCO (2022)

“Começo a temporada 2024 como o ano mais importante da minha carreira. Ter a oportunidade de brigar pela vaga olímpica é algo que não acontece todos os dias na vida de um atleta profissional. Então sou muito grato por viver esse momento e por ter a oportunidade de realizar esse sonho de criança. Esse é o meu principal objetivo, todo o meu planejamento no primeiro semestre é voltado para a concretização desse objetivo. Tenho também como objetivo a conquista do Campeonato Brasileiro de XCO. Nos últimos dois anos fui vice-campeão e me sinto cada ano mais preparado fisicamente e mentalmente para carregar a bandeira do Brasil no peito. Quero também continuar meu desenvolvimento a nível mundial, ano passado tive uma temporada bem consistente nas Copas do Mundo, ultrapassando barreiras pessoais, e quero continuar esse caminho. Quero sim estar no Top 20, tenho como meta conseguir um Top 10 em alguma das provas que eu participar, e poder representar a Caloi, representar o projeto Henrique Avancini Racing, representar o nosso Brasil, minha Bahia, Nordeste, da melhor forma possível”.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.