MENU

Audi E-Tron - Marca alemã anuncia bike elétrica de enduro

Bike chega com 180mm de curso, bateria de 720Wh, motor Brose e configuração Mullet

A fabricante de carros alemã Audi anunciou a edição limitada do pioneiro modelo de mountain bike elétrica da marca, a e-Tron. A bicicleta elétrica, que é inspirada num carro feito para correr o Rali Dakar, usa uma bateria Fantic e estará disponível em três tamanhos. Com quatro modos de uso, a bike será vendida na Europa a partir de £ 8.499 (R$52.300, com a libra cotada a R$6,16).

Audi e-Tron MTB - foto: divulgação / Audi
Audi e-Tron MTB - foto: divulgação / Audi


Feita para enduro

A nova e-bike da Audi é classificada como uma mountain bike elétrica para enduro. O modelo possui shock Öhlins e garfo com 180 mm de curso. Apesar das configurações, a Audi diz que a eMTB também é adequada para downhill e viagens de bike mais longas. A marca não divulgou medidas da geometria. A mountain bike da Audi possui uma bateria Fantic de 720Wh integrada ao quadro. Ela alimenta o motor Brose S-Mag 36 Volt 250, capaz de gerar 90Nm de torque.

Audi e-tron MTB - foto: divulgação / Audi
Audi e-tron MTB - foto: divulgação / Audi


A bicicleta oferece quatro níveis de assistência: Eco, Tour, Sport e Boost. Segundo a marca, o Eco é calibrado para oferecer eficiência e alcance máximos, enquanto o Tour oferece um impulso "perceptível". O modo Sport é calibrado para uso esportivo, enquanto o Boost oferece o máximo de assistência para rotas montanhosas, de acordo com a Audi.

Há um display digital no guidão, que mostra dados como velocidade e nível de bateria.

Publicidade


Componentes SRAM, Renthal e Mavic

A Audi especificou sua mountain bike elétrica com uma variedade de componentes de diversas marcas, como SRAM, Renthal e Mavic. O modelo possui um grupo SRAM GX Eagle com uma coroa dianteira de 34 dentes e um cassete SunRace de 11-51 dentes.

O modelo usa ainda uma configuração de roda mullet, com rodas de mountain bike Mavic E-DEEMAX prontas para tubeless. O pneu dianteiro é Vittoria e-Mazza, enquanto o traseiro é o e-Martello.

Audi e-tron MTB - foto: divulgação / Audi
Audi e-tron MTB - foto: divulgação / Audi


Os freios a disco são da marca In.CA.S, com disco dianteiro de 220 mm e traseiro de 203 mm. O guidão de 800 mm e a mesa de 40 mm são da Renthal. e as manoplas são da Switch. O selim é Selle Italia Novus Boost EVO sobre um canote dropper.

Por que a Audi fez uma bicicleta elétrica?

Como muitas marcas de carros, a Audi está começando a levar a sério o mercado de carros elétricos. Anunciou no ano passado que, a partir de 2026, lançará exclusivamente carros elétricos no mercado global, eliminando gradualmente os modelos de combustão até 2033.

Publicidade



A Audi diz que entregou mais de 100.000 carros elétricos aos clientes em 2022, um aumento de 44% em relação aos 12 meses anteriores.

“A mountain bike elétrica da Audi [produzida] em cooperação com a Fantic é outro exemplo fantástico de como podemos expandir nossa oferta de mobilidade aos clientes que vai além dos modelos premiados que eles dirigem”, diz Andrew Doyle, diretor da marca no Reino Unido.
Audi RS Q e-tron Dakar, carro que inspirou a bike - foto: divulgação / Audi
Audi RS Q e-tron Dakar, carro que inspirou a bike - foto: divulgação / Audi


Num comprometimento com a sustentabilidade e propulsão elétrica de seus novos modelos de carros, a Audi diz que o modelo é inspirado no RS Q e-tron, carro que disputou o Rali Dakar 2022 e venceu quatro etapas do torneio. O carro é totalmente elétrico e, com dois motores, é capaz de alcançar a potência de 386 cavalos.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.