home

Após onda de assaltos, comerciantes de bicicleta de Novo Hamburgo pedem socorro


18 FEV, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


A cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul está passando por uma situação inédita. Ao todo, foram registrados mais de dez casos de arrombamento à lojas de bicicletas e componentes desde o começo do ano. Além disso, se os últimos dois anos entrarem na conta, este número sobe para mais de 30 casos.

imagem
Logistas reunidos pedindo mais segurança. Foto: Martin Behrend / Reprodução


Assustados com a violência e com os prejuízos, cinco logistas reuniram-se nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, no gabinete do vereador Sergio Hanich (PMDB) para pedir socorro. No local, estavam presentes Giovani Caju Pereira (Stefani Bike/Centro), Darcy Egon Pereira (Cycle Darcy Bike Shop/Industrial), Jairo Luis Bradbury (Danda Bike/Hamburgo Velho), Tiago Lumertz dos Santos (Camp Trail/Pátria Nova) e Roberto Leite Júnior (Betos Bike/Pátria Nova).

Darcy Egon Pereira, um dos lojistas, afirma ter gastado mais de R$ 6 mil para reforçar a segurança de sua loja e que tantos gastos não programados fazem ele ter vontade de largar o negócio. Já o proprietário da Betos Bike contou que está dormindo dentro de seu estabelecimento para evitar novos arrombamentos.

Todavia, eles afirmam que nem mesmo a instalação de grades, arame farpado e outras medidas de segurança foram capazes de conter o impeto dos assaltantes, que utilizam até serras especiais para romper cadeados e correntes. Segundo eles, trata-se de uma situação de total abandono por parte das autoridades. Depois da reunião, o vereador Sergio Hanich prometeu buscar uma aproximação com as forças de segurança. Segundo ele, é possível aprimorar a atuação da Brigada Militar e da Guarda Municipal.

Curiosamente, o perfil dos assaltos mostra um dado alarmante: muitas vezes os assaltantes não levam os equipamentos mais caros, o que evidencia uma suposta troca ou venda para consumo de drogas ou para o comércio clandestino de peças.

Fonte: Martin Behrend


Comentários



Relacionados