home

APA Itupararanga cria guia de rotas de cicloturismo


2 FEV, 2014     Péricles    



A Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga, já conhecida de alguns mountain bikers, iniciou em janeiro deste ano o mapeamento de rotas de cicloturismo para a produção de um guia, direcionado ao público que gosta de aventura e natureza sem abrir mão de um bom pedal.

O mapeamento das rotas foi realizado com a participação de ciclistas voluntários, que têm colaborado para a divulgação da importância da APA Itupararanga não só junto à população residente na APA, como também entre os grupos de esportistas que visitam as trilhas da região.

As rotas mapeadas compreendem estradas públicas de terra e asfalto que passam no entorno da represa de Itupararanga e apresentam as belas paisagens da região. Os percursos das trilhas de mountain bike na APA Itupararanga variam de 30 a 70 km, com diferentes níveis de dificuldade e pontos de partida.

Além de apresentar as rotas da região, com dicas sobre os atrativos, o guia oferecerá informações sobre a importância da APA Itupararanga e do turismo sustentável, com orientações sobre os cuidados que os ciclistas que utilizam estas rotas devem ter com as questões ambientais.

O projeto de elaboração do Guia de trilhas de mountain bike na APA Itupararanga, que tem previsão de lançamento para março de 2014, foi desenvolvido pela Fundação Florestal, em parceira com a Concessionária CCR ViaOeste e com apoio dos municípios de Alumínio, Votorantim, Mairinque, Piedade e Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque, todos inseridos na APA Itupararanga.


Comentários



Relacionados