home

Aluguel de bike terá gratuidade de 1 hora em SP


20 DEZ, 2013     Péricles    



Os usuários do sistema Bike Sampa, que aluga bicicletas por R$ 5 a cada meia hora nas ruas da capital paulista, terão o dobro do tempo para pedalar antes da cobrança da primeira tarifa. Hoje, a fatura passa a ser feita 30 minutos após a retirada do veículo de alguma das estações da rede. Mas a atualização do termo de cooperação entre a Prefeitura e os mantenedores do projeto ampliará para uma hora o período de gratuidade.

O Estado apurou que o novo prazo de carência deve começar a valer ainda neste mês. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), contudo, informou que ainda estuda a data para implementar a mudança. Um evento com os parceiros do projeto - o banco Itaú, a Serttel e a Samba Transportes Sustentáveis - marcará o anúncio oficial nos próximos dias.

Em nota, a CET informou que "esse seria o tempo ideal para garantir a rotatividade do sistema e, ao mesmo tempo, a gratuidade para o maior número de usuários beneficiados possíveis". O Bike Sampa conta com 124 postos nas zonas sul, oeste e central. Ao todo, há disponíveis para serem retiradas 1,3 mil bicicletas. Até o fim do ano que vem, esse número subirá para 3 mil equipamentos, em 300 estações, informou a CET.

Além disso, até o fim de janeiro, quem tem Bilhete Único poderá retirar as bicicletas usando o cartão. Hoje, a liberação da bike é feita apenas pelo celular. Um teste feito em três estações (perto do Parque Trianon e nos Shoppings Santa Cruz e Eldorado) mostraram que, em média, 20% dos empréstimos foram feitos com a utilização do Bilhete Único. Basta aproximar o cartão de um validador para liberar a bicicleta.

É preciso se cadastrar no site do programa (http://www.bikesampa.com.br) e indicar um número de cartão de crédito para a cobrança da conta, caso a pessoa exceda o tempo limite para a gratuidade. Sem precisar pagar, o ciclista pode usar o veículo novamente por até meia hora (e, no futuro, até uma hora), mas terá de respeitar um intervalo de 15 minutos entre as duas retiradas. O serviço funciona todos os dias das 6h às 22h.


Comentários



Relacionados