Seção de Fotos Vazia Alcançando o seu pico - Pedal

MENU

Alcançando o seu pico

     

Quando atletas de sucesso conseguem estar em sua melhor forma para os grandes eventos, a gente fala que eles alcançaram o seu pico. Mesmo que muitos atletas já tenham escutado esse termo, poucos sabem como conseguir alcançar os eu pico na hora certa.

Alcançar o pico para uma corrida não cai do céu. Muitas vezes leva meses, e até anos de preparação. Bernard Hinault, cinco vezes campeão da Volta da França, por exemplo, estabeleceu objetivos intermediários por quatro anos antes de entrar na Volta da França e vencê-la pela primeira vez.

Para que se alcance o pico é preciso que o atleta estabeleça objetivos e tenha a autodisciplina de alcançar esses objetivos. De fato, estabelecer objetivos e correr atrás faz com que a autodisciplina e a organização das prioridades seja uma tarefa fácil. O seu objetivo talvez seja terminar o IronBiker entre os 20 primeiros na sua categoria ou qualificar para o Ironman do Hawaii. Esses objetivos devem ser estabelecidos bem cedo na temporada e devem ser baseados em performances do passado, capacidade física, e opinião de um técnico se possível. Os objetivos não são absolutos e podem ser ajustados durante a progressão dos treinos.

O processo do pico acontece através de aumento gradual de distância e intensidade, com uma fase final de treino para trabalhar em velocidade, técnica e treinos que simulam situações e intensidade dessas corridas. Durante a semana de descanso, ou TAPER WEEK, o corpo e recarregado com energia e psicologicamente o atleta esta “faminto” para competir e dar o melhor de si. Fazer um planejamento de pico é extremamente difícil por causa do congestionamento nos calendários das corridas e também nas variedades delas.

Uma coisa é estar em pico para um evento especifico outra coisa e tentar entrar em pico para uma serie de eventos. Muitas vezes o atleta tem que usar algumas corridas como treino para estar mais bem preparado para as “corridas (A)s” ou corridas quais o atleta ou patrocinador escolheu como objetivo. No caso do Lance Armstrong, por exemplo, o Tour é aonde ele quer alcançar o seu pico, e as outras corridas como Paris-Nice são apenas corridas treinos para ele e seus patrocinadores.

A maioria dos atletas, técnicos, e cientistas esportivos concordam que um atleta pode entrar em pico duas ou ate três vezes no período de um ano, não mais que isso (ciclistas de pista e de circuito podem alcançar mais picos durante o ano, pois esses eventos são mais curtos e estressam o corpo menos). O atleta necessita de 6-8 semanas entre os eventos A’s (eventos escolhidos como objetivo principal) para que tenham uma boa performance.

Durante os 10-14 dias antes de uma competição importante, o atleta deve diminuir o volume e adicionar intervalos de velocidade e exercícios para aprimorar a técnica. Todo o trabalho mais intenso e de grande volume devem ter sido finalizados 5-7 dias antes do dia da competição e devem ser substituídos com um giro bem leve ou de reposição com alguns “pulos” ou “jumps” se você estiver se sentindo bem. Um exemplo de pulo ou jumps na corrida seriam os intervalos SC, strides de corrida.

O sucesso do pico chega através de um treino altamente consistente, então tenha um programa para o ano inteiro. Descanse o suficiente depois de todas as corridas para restaurar sua energia por completo e evitar ficar doente.

Lembrem-se de que ao mesmo tempo em que vocês já ouviram histórias de grandes atletas que tiveram uma alta performance em grandes competições, tem vários outros grandes atletas que alinharam na linha de largada como favoritos, mas não alcançaram seus objetivos finais. Deveria ser o grande momento desses atletas, mas eles não estavam preparados, e em muitos casos eles não planejaram o pico de maneira correta.

O grande segredo nos esportes de resistência, e estar preparado para uma grande performance na hora certa, o famoso PICO!

Por: Hugo Pradoneto
Traduzido do Livro: Cycling Health and Physiology de Ed. Burke

Hugo Pradoneto trabalha para a conceituada Carmichael Training Systems, é dono da Overthetop Consultoria Esportiva(www.treine.net), ciclista profissional, mountain biker Elite e ex-triatleta.

Contato:oce@overthetop.com.br

     


Comentários