home

Adriana Nascimento e Patrícia Loureiro ganham homenagem com esculturas de bike em Campos do Jordão

Adriana Nascimento e Patrícia Loureiro ganham esculturas de bicicletas na inauguração do espaço “Travessia Adelso Alves – Chinho”


6 SET, 2018     Gustavo Figueiredo     1    



As ciclistas Adriana Nascimento e Patrícia Loureiro participaram no último sábado - dia 1° de setembro, da inauguração da Travessia Adelso Alves “Chinho” no Capivari, uma obra em homenagem ao ciclismo, especialmente o mountain bike, no centro de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Foto 69369
   Divulgação

O monumento da bicicleta é o reconhecimento do esporte que tem um caráter simbólico especial a cidade: representa a abertura da cidade para o turismo desportivo. E de fato as montanhas de Campos do Jordão sempre produziram grandes nomes do MTB, com destaque aos homenageados:

Adriana Nascimento – Lenda do MTB, atleta e treinadora possui um currículo com diversos títulos, como 9 vezes Campeã Brasileira de Cross-Country, Campeã Pan-americana de Mountain Bike. Atualmente, a professora inspira mais mulheres e pessoas o prazer de pedalar.

“Receber essa homenagem na Praça Chinho em Campos do Jordão é muito gratificante e emocionante! Minha carreira como atleta profissional foi bem sucedida graças a qualidade das trilhas e estradas que a cidade oferece, e agora fico muito feliz por contar com esse espaço para mostrar que Campos do Jordão tem uma grandiosa história com a bicicleta, escrita por atletas do Mountain Bike, Ciclismo e BMX, e referência para quem vem em busca do turismo esportivo, que aquece a economia da cidade compensando a sazonalidade do turismo clássico” – comentou “Adri”..

Foto 69368
   Divulgação

“Espero que essa homenagem desperte nas pessoas que vivem em Campos do Jordão a consciência de que a paisagem, trilhas, ciclovia e as belas estradas são patrimônio da cidade, que precisam de manutenção e preservação. Agradeço ao escritório Jair Pinheiro Paisagismo pela idealização, criação e projeto, aos empresários patrocinadores, e apoio do poder público. A Praça Adelson Alves “Chinho” é um marco para o turismo, saúde e a bicicleta como estilo de vida na cidade!" – completou Adriana Nascimento.

Patrícia Loureiro – Atleta do Downhill/ Enduro, que foi Bicampeã Mundial Master e 8 vezes Campeã Brasileira Elite. A embaixadora do mountain bike foi a primeira atleta feminina da Specialized no Brasil em 1995, época que formou equipe com outra lenda nacional do MTB Erivan de Lima.

“Ser reconhecida em vida pela minha cidade, ainda mais ao lado da “Dri”, é um prazer enorme” – Patrícia Loureiro

Foto 69366
   Divulgação

“Estou realmente emocionado por essa homenagem que a cidade de Campos do Jordão está fazendo para nós. Este é o reconhecimento de todo o nosso esforço como Atletas, nunca foi fácil, não é fácil até hoje, ser atleta no Brasil é algo Surreal, é saber que você não vai medir esforços para treinar, se virar nos “30” para ter dinheiro para ir para as competições, dentro e fora do Brasil e dentro do Brasil, por isso falo emocionada - Muito obrigada Campos do Jordão por esse reconhecimento!” – relatou Patrícia Loureiro.

O nome do espaço leva o nome do ciclista jordanense Adelso Alves, o popular “Chinho”, que já possui o título de Desportista Emérito (2004), pelos relevantes serviços prestados ao Município no campo esportivo, especificamente na modalidade ciclismo, onde conquistou diversas medalhas e troféus, em disputas realizadas na cidade, no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo, onde se sagrou campeão em várias oportunidades.

As esculturas das bikes são inspiradas no modelo do francês Pierre Lallement, que para muitos, é considerado o inventor da bicicleta.

Sobre o Projeto

A nova praça para ciclistas e pedestres têm o paisagismo assinado pelo escritório de Jair Pinheiro. O espaço de convivência sobre o rio tem um piso feito de material reciclado, imitando madeira, antiderrapante, conhecido como madeira plástica. As calçadas no entorno da ponte, receberão piso de blocos intertravados, além de bancos, uma fonte e – claro - as três esculturas em homenagem aos ciclistas.

Foto 69367
   Divulgação

“O projeto da Travessia Chinho – monumento a bicicleta foi resultado da união de empresários locais que buscavam uma melhoria para a área próxima ao Pátio Paris. O nosso escritório foi convocado com o desafio de solucionar alguns problemas como a questão da travessia dos pedestres de forma segura onde ainda poderia servir como um espaço de convivência da população. Outro desafio encontrado foi o curto tempo para a entrega da obra, que por ser de escala urbana viria a atrapalhar a circulação cotidiana do fluxo de automóveis e pedestres da área, ainda mais próximo da temporada de inverno. Felizmente ocorreu como planejado e conseguimos cumprir o prazo de entrega. A ideia em relação a homenagem ao Chinho e as meninas se deu pela cidade ser uma referência na questão do treino ciclístico por conta da altitude, além de termos serras muito bonitas e desafiadoras, perfeitas para a prática do ciclismo, além de grandes desníveis que possibilitam termos algumas das melhores trilhas do Brasil e por termos eles como importantes representantes da área. Uma forma de homenagear quem nos representa tão bem fora da cidade” – comentou Fernanda Correa, do escritório de paisagismo Jair Pinheiro.


Comentários

  • avatar

    utR    Brasília - DF

    utR    Brasília - DF

    Bacana!
    6 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados