Segundo esta matéria publicada no site de notícias G1, as ruas e avenidas da Zona Oeste de São Paulo que receberam ciclovias e ciclofaixas viram os acidentes envolvendo todos os modais sofrerem uma redução de 38%, de acordo com um estudo realizado pela CET.
A matéria ainda explica que, nas 64 vias que possuem estrutura cicloviária, a média anual de acidentes caiu de 607 entre 2011 e 2016 para 387, o que seria explicado pela mudança no desenho da via, assim como a redução na velocidade. Em outras regiões como Pinheiros, apesar dos dados serem menos completos, a reportagem concluiu que houve uma redução ainda mais expressiva, chegando na casa dos 43%.
Para chegar a essa conclusão, a CET usou um banco de dados de acidentes registrados em boletins de ocorrência nos trechos hoje ocupados por ciclofaixas e ciclovias, no período entre janeiro de 2009 e julho de 2017.
Flavio Soares, da Ciclocidade, afirmou que quando uma ciclovia é instalada em uma rua, acontecem também outras adaptações que reorganizam os espaços, mexem no posicionamento dos veículos, reduzem a velocidade e acalmam o tráfego, fatores que contribuem para estes números.
Relacionados