MENU

Acidentes de trânsito caem em vias que receberam ciclovias em São Paulo

Relatório da CET aponta redução em todos os tipos de acidentes onde existe malha cicloviária

Segundo esta matéria publicada no site de notícias G1, as ruas e avenidas da Zona Oeste de São Paulo que receberam ciclovias e ciclofaixas viram os acidentes envolvendo todos os modais sofrerem uma redução de 38%, de acordo com um estudo realizado pela CET.

Foto 72305

A matéria ainda explica que, nas 64 vias que possuem estrutura cicloviária, a média anual de acidentes caiu de 607 entre 2011 e 2016 para 387, o que seria explicado pela mudança no desenho da via, assim como a redução na velocidade. Em outras regiões como Pinheiros, apesar dos dados serem menos completos, a reportagem concluiu que houve uma redução ainda mais expressiva, chegando na casa dos 43%.

Para chegar a essa conclusão, a CET usou um banco de dados de acidentes registrados em boletins de ocorrência nos trechos hoje ocupados por ciclofaixas e ciclovias, no período entre janeiro de 2009 e julho de 2017.

Flavio Soares, da Ciclocidade, afirmou que quando uma ciclovia é instalada em uma rua, acontecem também outras adaptações que reorganizam os espaços, mexem no posicionamento dos veículos, reduzem a velocidade e acalmam o tráfego, fatores que contribuem para estes números.


Conteúdo Relacionado

Comentários