Seção de Fotos Vazia Absurdo: Bicicletas infantis reprovadas em avaliação da Pro Teste - Pedal
home

Absurdo: Bicicletas infantis reprovadas em avaliação da Pro Teste

Cuidado com a bicicleta que for comprar para seu filho


7 OUT, 2009     Guiné    



Se a intenção é comprar uma bicicleta para dar de presente no Dia da Criança, é preciso atenção. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) realizou - na semana passada - um teste de segurança e nenhum dos seis modelos avaliados (para crianças entre 6 e 8 anos) foi aprovado.

Foram testadas as bicicletas Caloi Liga da Justiça, Houston Nic, Bandeirante Batman, Hercules High School Music, Sundown TNT Boy e Track & Bike Dino. As falhas encontradas foram muitas e variadas e em todos os modelos testados.

“Em todas as bicicletas, as rodinhas amassaram e se deformaram quando foi simulado o uso em situações corriqueiras, prejudicando o equilíbrio. Para diminuir os riscos, é aconselhável ensinar a criança a andar sem as rodinhas o quanto antes”, explica Dino Lameira, pesquisador da Pro Teste. Sem as rodinhas, duas opções foram consideradas aceitáveis: Caloi Liga da Justiça e Houston Nic.

Outro problema é que nenhuma das bicicletas traz travas em todos os parafusos usados nos ajustes principais. “Assim, se os parafusos não estiverem devidamente apertados, podem se soltar e colocar a criança em risco”, diz. Além disso, só os modelos da Bandeirante e Caloi possuíam proteção que cobria as correntes totalmente. Já os cabos de freio das bicicletas Track & Bike, Hercules e Bandeirante estavam sem Proteção, podendo machucar a criança.

:: Teste de fadiga

Nos testes de simulação de fadiga – onde com um peso equivalente a uma criança de 30 kg foram efetuadas 100 mil voltas no pedal (uso aproximado para 230 km ou 500 metros por dia, durante 15 meses) – apenas Caloi e Houston apresentaram bons resultados.

Caloi e Track & Bikes afirmam que estão estudando os testes realizados. A Caloi lembra que o produto analisado já não faz parte do catálogo da empresa.

A Sundown Bikes questiona os métodos usados pela ProTeste, pois nos testes realizados pela empresa nunca foram apresentados os desgastes como os apontados por esta avaliação. A empresa se compromete em verificar cuidadosamente o ocorrido, porém credita o desgaste das peças a uma montagem inadequada do produto.

:: Dicas para uma boa escolha

1- Leve a criança junto para experimentar a bicicleta e veja se ela se adapta bem ao modelo escolhido;
2- A postura adequada é que a criança não fique reta e nem muito curvada. Ao pedalar, veja se os joelhos estão afastados do guidão;
3- Prefira modelos com assento e guidão reguláveis e pneus estreitos com uma faixa central lisa. Não se esqueça do capacete, das joelheiras e cotoveleiras;
4- Não compre bicicletas que não tenham o selo obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

:: Crítica

Pensem num absurdo: acontece no Brasil. Uma notícia desta desmotiva qualquer pai que está querendo comprar a "nossa querida bicicleta" para o filho amado.

No início do mês passado (setembro), uma mega operação - "Operação Pedalzinho" - foi realizada em São Paulo e região, onde lojas de bairro foram fiscalizadas. Aquelas famosas bicicletarias que fazem a própria linha de montagem. Tudo em busca do famoso selo de aprovação do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Respeitando o teste, esse tipo de anúncio parece um jogo de política para desviar o foco das vendas das bicicletas no nosso país. Ou querer impor algum tipo de custo, consequentemente, mais impostos.

Tudo isso justamente na época que mais vende o produto, superando até mesmo no Natal. É o dia da fatura! Quem é lojista sabe muito bem desta frase.

Mas isso - ainda - não abalam as vendas. A bicicleta é o brinquedo mais desejado. Não tem jeito! Antigamente, entre 10 crianças (meninas e meninos), 9 escolhiam uma bicicleta. Seja aniversário, natal ou a data em destaque. Só que nos dias atuais, com a "geração multimídia", esse número caiu para seis. Mas tem o fator chamado financeiro, que é um tremendo "pneu furado" para os pais.

Em contrapartida, a bicicleta é um presente "rentável". É o único brinquedo que deixa feliz não só a criança que ganhou, mas todos em sua volta: pais, tios, amiguinhos e outros. A bicicleta ainda é sem dúvida, o melhor brinquedo que existe para uma criança. E para o adulto também. Pedale!




Comentários



Relacionados