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Enquete - MTB Elétricas - Qual sua opinião ?

 Responder Responder Página  123 5>
Pergunta: O que você acha das mountain bikes elétricas?
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Tielo Miotti Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tielo Miotti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Enquete - MTB Elétricas - Qual sua opinião ?
    Enviado: 09 Nov 2021 as 08:42
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)

Bike elétrica é sensacional!!! quem tem opinião contrária é ou pq nunca usou ou pq é do contra.
Galera que fala: "aimmm di biki ilitriqui vici nim fiz firçi"... ahhh nem termino de ler.
Acabei de voltar de Santo Antônio do Pinhal, participei da etapa do Big Biker lá, tive a oportunidade de levar uma bike elétrica pra andar na sexta e no sábado antes da prova. Fiz toda minha planilha na bike elétrica. e pude aprimorar técnica em um bike park famoso lá sem me desgastar.
Bike elétrica eu terei!
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Cannondale Super Six Evo Disc

strava.com/athletes/2795861
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Nov 2021 as 11:41
Originalmente Postado por Levi Levi Escreveu:

Gosto da ideia da elétrica. No vejo poucas mas volta e meia vejo alguém subindo a Vista Chinesa (geralmente alguém mais velho) e acho muito legal. 

Uma dúvida que tenho é se a chance de se aborrecer é grande. Tipo: preço e dificuldade pra comprar uma bateria de reposição num valor descente. Idem outros componentes. Pergunte para as lojas que vendem bike elétrica se eles vendem a bateria dela também. A maioria não tem, nunca teve. 

Daí eu vejo uma bike bacana tipo a Caloi Elite Carbon 2021, que não de um valor banal, mas que custa menos que os 22k de uma elétrica de entrada... E a dúvida vem forte. Qual desses encrencas encarar. Bike, carro, nunca custa só o valor cobrado na loja, sempre tem gastos extras. E quanto mais coisas montadas nela, mais encrenca vai ter um dia. 

Comprar uma bike elétrica pra esposa também me parece um engodo. Com bike normal tenho que ter paciência para ir no ritmo mais lento dela. Com bike elétrica só pra ela eu levaria um couro sem fim. Com duas bikes elétricas, aí talvez sirva, porque cada um poderia colocar um grau de assistência um pouco diferente. Não sei. Só falta a grana pra ter bikes elétricas e grana para os extras dela. Vontade não falta. 

Aí vc tocou em um assunto importante. Hoje é justamente o custo de manutenção que me afasta da idéia de ter uma elétrica.

Conversando com alguns amigos que tem essas bikes e usam bastante (3 ou 4 pedais de + de 60km com 2000 de altimetria na semana) eles falam que elas tem um custo de manutenção altíssimo. Por exemplo nesse ritmo aí vai 1 corrente por mês, um cassete e coroa cada 3 meses. Isso faz sentido, pq segundo a Specialized o motor nas ebikes maiores tem uma assistência equivalente a "4x você", e nos modelos SL com motor menor dizem ser "2x você". Então imagine que alguns momentos a força na relação seria de 4 vezes o que uma pessoa consegue fazer sozinha em uma bike convencional.
 Se eu comprasse uma bike assim, na frequência que eu pedalo, calculei que teria mais ou menos esse "consumo" de peças e me assustou um pouco. Existem grupos específicos pra e-bike, mas são extremamente caros, e os fabricantes 99% das vezes montam e-bikes com transmissões de bikes convencionais.


Outro problema é que os motores, baterias e parte eletrônica podem dar problemas também. Enquanto existe a garantia, tudo bem, o maior incômodo é ter q levar na oficina e ficar uns dias sem bike.. 
Mas quando a garantia acabar, imagino q será um enorme problema a manutenção dessas e-bikes já que o preço de motor e bateria vai ser altíssimo, isso se tiver disponibilidade por aqui. E lembrando q um quadro desses com o motor e/ou bateria pifados, não serve pra muita coisa.  No máximo retirar o restante das peças pra montar em outra bike.
E o que me assusta são relatos de amigos que usam as bikes na condição que citei no início do tópico, e que já tiveram que trocar de motor ou bateria 3 ou mais vezes na garantia, no período de 2 anos.


Editado por TheLittle - 08 Nov 2021 as 13:59
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anmose Ver Drop Down


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Peguei uma convencional esse ano. Não me importo em conseguir andar no menos do que conseguiria com a outra.
Até poderia usar uma elétrica se eu tivesse começando aos 50...60 anos e sem reparo..ou onde fosse pedalar tivesse muito morro.
Além do preço ser um absurdo a tecnologia está começando..quando for possível a bateria passar a ser regenerativa (a pelada recarregá-la), começa a ser bem mais interessante a a autonomia aumentará muito.
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Levi Ver Drop Down


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Gosto da ideia da elétrica. No vejo poucas mas volta e meia vejo alguém subindo a Vista Chinesa (geralmente alguém mais velho) e acho muito legal. 

Uma dúvida que tenho é se a chance de se aborrecer é grande. Tipo: preço e dificuldade pra comprar uma bateria de reposição num valor descente. Idem outros componentes. Pergunte para as lojas que vendem bike elétrica se eles vendem a bateria dela também. A maioria não tem, nunca teve. 

Daí eu vejo uma bike bacana tipo a Caloi Elite Carbon 2021, que não de um valor banal, mas que custa menos que os 22k de uma elétrica de entrada... E a dúvida vem forte. Qual desses encrencas encarar. Bike, carro, nunca custa só o valor cobrado na loja, sempre tem gastos extras. E quanto mais coisas montadas nela, mais encrenca vai ter um dia. 

Comprar uma bike elétrica pra esposa também me parece um engodo. Com bike normal tenho que ter paciência para ir no ritmo mais lento dela. Com bike elétrica só pra ela eu levaria um couro sem fim. Com duas bikes elétricas, aí talvez sirva, porque cada um poderia colocar um grau de assistência um pouco diferente. Não sei. Só falta a grana pra ter bikes elétricas e grana para os extras dela. Vontade não falta. 
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)

Enquanto atletas profissionais usam e-bikes pra complementar os treinos ou competir de fato com elas (obviamente na categoria delas), as pessoas de pensamento pequeno continuam insinuando que é coisa de preguiçoso.

na prática, vi alguns amigos (pessoal do Enduro, que gosta de trilha) que mal pedalavam com as bikes convencionais por sofrerem ou simplesmente não gostarem de suar sangue nas subidas passarem a pedalar muito mais com a galera depois da aquisição de uma ebike. Na prática estão se exercitando muito mais e se divertindo muito mais.

Tem trilhas excelentes na nossa região que eram pouco frequentadas pq pouquíssimos se dispunham a pedalar pra cima (muito alto e inclinado) hoje em dia estão muito mais movimentadas por causa das ebikes. E mais pessoas por conta disso estão contribuindo na manutenção das trilhas. Então no cenário que eu conheço de fato, as ebikes estão sendo muito mais benéficas para a comunidade e o sistema de trilhas do que eu esperava. E isso está acontecendo em diversos outros lugares além do RJ capital, como os entornos de BH, Floripa, Palmas. 

Eu ainda tenho bastante ressalvas em relação a ebikes no sentido de achar que a tecnologia de baterias é extremamente ineficiente da forma que é hoje, e vejo que o desenvolvimento nessa área ainda é lento. Espero que um dia se consiga uma densidade energética maior pelo peso que elas representam. Quem sabe os governos forçando goela abaixo a adoção de carros elétricos (mesmo que a energia que recarrega os mesmos seja obtida através de queima de óleo ou carvão) apresse um pouco a evolução nesse sentido. Hoje a relação densidade energética vs peso quando se compara um combustível fóssil com baterias, é patética mesmo nas baterias mais avançadas, e isso atravanca demais o desenvolvimento de veículos elétricos.

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Pedro Cury Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)
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Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.
Att.
Gustavo
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Marcos Zeve Ver Drop Down


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Eu estou voltando ao mtb com 51 anos, depois de decadas vivendo pro trabalho, ganhando peso pra cassete. Tenho minha amada GT I-drive full, mas o fato eh que nao tenho nem o condicionamento nem o tempo para treinar dos 25 anos. E mesmo se tivesse nao chegaria ao mesmo nivel de antes.
entao, o auxilio ao pedal das eletricas eh muito bem vindo. Eh permitir mais diversao por mais tempo com menos esforco, mas sem tirar os beneficios do exercicio. emtb nao eh moto eletrica.

Quanto a mobilidade urbana, nem existe questao. Mas no mtb, eu acho uma excelente novidade. Se pudesse eu converteria minha GT i-drive, mas estou procurando uma full eletrica.
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Originalmente Postado por Sakuraba. Sakuraba. Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?


Elas são legais, mas não em todos os casos. 

Como falei antes: depende do uso de cada um, das variáveis envolvidas, e o peso de cada uma pro usuário. Basicamente, custo x benefício.

Aqui onde moro - Niterói, aumentou bastante o uso dessas elétricas. Ajudou muito por exemplo, que a prefeitura anterior tenha terminado algumas ciclofaixas e ciclovias. Principalmente no bairro de Icaraí e no trajeto do novo túnel Charitas - Cafubá.






eu por exemplo frequento o parque da cidade de Niterói, q parece ser próximo a sua casa. e la é um lugar excelente pra rodar de mtb elétrica pois tem diversas trilha.
inclusive existe uma trilha longa q desce desde lá de cima do parque e sai atras do tunel do cafuba, ai vc usa ele pra voltar pra São Francisco. ja desci algumas vezes ela. pra repetir várias vezes em um dia o ideal é ter um resgate de carro, pra não ficar exaustivo o pedal. mas com uma mtb elétrica da pra repetir ela algumas vezes e ainda rodar muito nas outras trilhas dentro do parque.

quem já subiu desde são Francisco até a rampa de parapente do parque da cidade sabe o quanto a subida é puxada. pra subir lá de bike tem q ter muito bom condicionamento físico... mas com a mtb elétrica não, ate uma pessoa sedentária subiria.

ja ouvi histórias de muita gente q deixou de pedalar porque não tinha mais condições de acompanhar o resto do pessoal, seja por conta da idade, falta de tempo pra treinar, ou mesmo alguma doença, mas depois das ebikes reencontrou uma forma de continuar curtindo os pedais com os amigos.
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nao entendo pq toca de novo no assunto deslocamento e ciclovias.
O que estou falando é que o contexto do tópico é mountain bike. uso em trilhas. são bikes que começam em 15 mil reais, sendo q as realmente preparadas vao começar em 20 mil hardtail e as full em 30 mil.
essas bikes não tem acelerador e apesar de servir p deslocamento na cidade, não é o intuito delas justamente pq uma elétrica simples urbana custa muito menos. até tem gente q usa pra isso, mas são pessoas com muito dinheiro e pouca noção rs


tudo bem expressar sua opinião em relação a usar bike elétrica urbana p ir ao trabalho, só q foge totalmente do assunto do tópico. o que chamei a atenção é q justamente além de vc outros muitos não se atentaram ao que estava sendo discutido e acabaram opinando (até com desdém e preconceito) sobre algo fora do contexto e da intenção da enquete.

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Sakuraba. Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?

Elas são legais, mas não em todos os casos. 

Como falei antes: depende do uso de cada um, das variáveis envolvidas, e o peso de cada uma pro usuário. Basicamente, custo x benefício.

Aqui onde moro - Niterói, aumentou bastante o uso dessas elétricas. Ajudou muito por exemplo, que a prefeitura anterior tenha terminado algumas ciclofaixas e ciclovias. Principalmente no bairro de Icaraí e no trajeto do novo túnel Charitas - Cafubá.




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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

quem anda ou já andou em eMTB sabe que o tipo de pedal que vai fazer depende totalmente da intenção do ciclista.

Cara, vi que um amigo meu, que anda bem, comprou uma pra ele (sócio em uma BikeShop). 
pedi um feedback da eBike a ele, e segundo a utilização dele, é diversão pura!

Ele anda de bike convencional de seg a sáb e no Domingo com a eBike.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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Originalmente Postado por Sakuraba. Sakuraba. Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

olhando o tópico novamente, acho que o grande problema da discussão é ter colocado tudo que é "bike elétrica" no mesmo balaio. Algumas pessoas respondem nesse sentido, seja pq tem preconceito contra todas ou pq desconhece as e-bikes de qualidade.

Existem bikes elétricas feitas pra transporte, muitas de baixíssima qualidade com componentes simples. Essas geralmente possuem acelerador (não são assistidas) e se destinam pra deslocamentos na cidade sem nenhuma capacidade fora de estrada.

Outro tipo são as e-MTB, essas são bikes assistidas e tem a mesma capacidade de trilha de uma mountain bike comum, acrescentando o motor. Por esse motivo, o uso dela é exatamente o mesmo de uma mountain bike (TRILHAS), mas por ter um motor ela ajuda o usuário a ir mais longe, subir mais rápido, pedalar onde é quase impossível com uma mtb convencional.

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. Nenhuma delas sequer pode ser comparada com uma "moto" pois o peso é 1/5 da moto, e a potência é extremamente inferior. E na trilha, também é uma experiência completamente diferente. Nunca entendi esse discurso,  "se for comprar e-bike, melhor ir de moto logo" parece coisa de gente totalmente ignorante.
A e-bike é como se fosse uma bicicleta com um ciclista que tem muita força e disposição, e é utilizada nas trilhas pra bicicleta, sem causar danos a trilha. Já moto é um negócio pesado, com muita potência, que requer uma tocada totalmente diferente e as trilhas apropriadas são diferentes, porque que geralmente os pneus da moto criam valas na trilha destruindo tudo.


Dois pontos nisso que você falou, basicamente:

- são muitos detalhes a se pesquisar quando se escolhe uma bike convencional. Elétrica então, mais ainda. E muita dúvida você só consegue tirar de fato experimentando e usando por alguns meses, penso eu. Tomando por base o preço mínimo que eu falei (R$ 5.000 pra cima), não é um investimento trivial, e uma vez insatisfeito com o modelo escolhido, tenho mais dúvida se iria conseguir revender facilmente (enquanto uma tradicional Caloi 100, eu já tive várias e revendi facilmente). Aqui no fórum, entre os mais aficcionados, deve ter gente que já experimentou várias elétricas e pôde tomar uma decisão melhor na escolha que melhor lhe atende. Mas devem ser poucos. Até porque o público das elétricas ainda é muito de nicho.

- em relação ao que eu falei sobre motos, deixei claro que isso se trata para o MEU perfil de usuário e tipo de uso, bem como naturalmente há outros, como o seu, em que a comparação não se aplica, por um ou vários motivos. Só um exemplo: os trechos que eu mais usaria (trabalho) são pouco amigáveis para bikes, sejam quais forem. Até por isso, mas não somente, falei da moto.


certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

eu já acho um dos melhores usos dos motores.

como bikes de DH são totalmente focadas em descidas, imagine que pra você fazer um "rolê" de DH vc precisa de uma estrutura de teleférico/gôndola. Caso não tenha, precisa de um carro pra levar morro acima, o que vai gerar custo de combustível, sujeira e desgaste do carro, além de precisar de uma pessoa pra dirigir, ou pelo menos um dos pilotos abrir mão da descida pra levar o carro pra baixo.
Se não tiver nem isso, vai ter que ser no empurra bike mesmo, ai vai demorar um tempão e sofrer bastante subindo pra poder descer por poucos minutos. Esse foi um dos motivos no passado em que acabei desistindo de comprar uma bike DH e mantive só as de Enduro, pois com elas conseguia ir nos lugares e subir os deslocamentos até o topo pedalando.

Com um motor na bike, vc tem um "resgate" embutido e pode subir por conta própria. Além de possibilitar rodar com a bike de DH em trilhas com longos planos ou com subidas, antes impossíveis pra elas.

Bem interessante, além do que não é todo carro que dá pra levar e nem todo mundo tem disponibilidade de ter um carro pros treinos!
Gabriel Pires
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

olhando o tópico novamente, acho que o grande problema da discussão é ter colocado tudo que é "bike elétrica" no mesmo balaio. Algumas pessoas respondem nesse sentido, seja pq tem preconceito contra todas ou pq desconhece as e-bikes de qualidade.

Existem bikes elétricas feitas pra transporte, muitas de baixíssima qualidade com componentes simples. Essas geralmente possuem acelerador (não são assistidas) e se destinam pra deslocamentos na cidade sem nenhuma capacidade fora de estrada.

Outro tipo são as e-MTB, essas são bikes assistidas e tem a mesma capacidade de trilha de uma mountain bike comum, acrescentando o motor. Por esse motivo, o uso dela é exatamente o mesmo de uma mountain bike (TRILHAS), mas por ter um motor ela ajuda o usuário a ir mais longe, subir mais rápido, pedalar onde é quase impossível com uma mtb convencional.

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. Nenhuma delas sequer pode ser comparada com uma "moto" pois o peso é 1/5 da moto, e a potência é extremamente inferior. E na trilha, também é uma experiência completamente diferente. Nunca entendi esse discurso,  "se for comprar e-bike, melhor ir de moto logo" parece coisa de gente totalmente ignorante.
A e-bike é como se fosse uma bicicleta com um ciclista que tem muita força e disposição, e é utilizada nas trilhas pra bicicleta, sem causar danos a trilha. Já moto é um negócio pesado, com muita potência, que requer uma tocada totalmente diferente e as trilhas apropriadas são diferentes, porque que geralmente os pneus da moto criam valas na trilha destruindo tudo.

Dois pontos nisso que você falou, basicamente:

- são muitos detalhes a se pesquisar quando se escolhe uma bike convencional. Elétrica então, mais ainda. E muita dúvida você só consegue tirar de fato experimentando e usando por alguns meses, penso eu. Tomando por base o preço mínimo que eu falei (R$ 5.000 pra cima), não é um investimento trivial, e uma vez insatisfeito com o modelo escolhido, tenho mais dúvida se iria conseguir revender facilmente (enquanto uma tradicional Caloi 100, eu já tive várias e revendi facilmente). Aqui no fórum, entre os mais aficcionados, deve ter gente que já experimentou várias elétricas e pôde tomar uma decisão melhor na escolha que melhor lhe atende. Mas devem ser poucos. Até porque o público das elétricas ainda é muito de nicho.

- em relação ao que eu falei sobre motos, deixei claro que isso se trata para o MEU perfil de usuário e tipo de uso, bem como naturalmente há outros, como o seu, em que a comparação não se aplica, por um ou vários motivos. Só um exemplo: os trechos que eu mais usaria (trabalho) são pouco amigáveis para bikes, sejam quais forem. Até por isso, mas não somente, falei da moto.
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quem anda ou já andou em eMTB sabe que o tipo de pedal que vai fazer depende totalmente da intenção do ciclista.

vc pode fazer um pedal de "preguiçoso" colocando no máximo de assistência e dando umas voltinhas, ou pedalar acompanhando a galera com bikes convencionais sem sofrer.
pode fazer também um pedal épico do dia todo, colocando a asistência no mínimo e fazendo muita força pra completar todas as trilhas de uma região. Depende da força do ciclista e da capacidade de bateria, é possível fazer pedais de 80km com mais de 2500m de altimetria, por exemplo.
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Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. 

Não acreditava que o pedal assistido ia chegar no Downhill....


 
eu já acho um dos melhores usos dos motores.

como bikes de DH são totalmente focadas em descidas, imagine que pra você fazer um "rolê" de DH vc precisa de uma estrutura de teleférico/gôndola. Caso não tenha, precisa de um carro pra levar morro acima, o que vai gerar custo de combustível, sujeira e desgaste do carro, além de precisar de uma pessoa pra dirigir, ou pelo menos um dos pilotos abrir mão da descida pra levar o carro pra baixo.
Se não tiver nem isso, vai ter que ser no empurra bike mesmo, ai vai demorar um tempão e sofrer bastante subindo pra poder descer por poucos minutos. Esse foi um dos motivos no passado em que acabei desistindo de comprar uma bike DH e mantive só as de Enduro, pois com elas conseguia ir nos lugares e subir os deslocamentos até o topo pedalando.

Com um motor na bike, vc tem um "resgate" embutido e pode subir por conta própria. Além de possibilitar rodar com a bike de DH em trilhas com longos planos ou com subidas, antes impossíveis pra elas.


Editado por TheLittle - 11 Mai 2021 as 10:14
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2021 as 09:51
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. 

Não acreditava que o pedal assistido ia chegar no Downhill....



Editado por GabrielSL329 - 11 Mai 2021 as 09:51
Gabriel Pires
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2021 as 08:54
olhando o tópico novamente, acho que o grande problema da discussão é ter colocado tudo que é "bike elétrica" no mesmo balaio. Algumas pessoas respondem nesse sentido, seja pq tem preconceito contra todas ou pq desconhece as e-bikes de qualidade.

Existem bikes elétricas feitas pra transporte, muitas de baixíssima qualidade com componentes simples. Essas geralmente possuem acelerador (não são assistidas) e se destinam pra deslocamentos na cidade sem nenhuma capacidade fora de estrada.

Outro tipo são as e-MTB, essas são bikes assistidas e tem a mesma capacidade de trilha de uma mountain bike comum, acrescentando o motor. Por esse motivo, o uso dela é exatamente o mesmo de uma mountain bike (TRILHAS), mas por ter um motor ela ajuda o usuário a ir mais longe, subir mais rápido, pedalar onde é quase impossível com uma mtb convencional.

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. Nenhuma delas sequer pode ser comparada com uma "moto" pois o peso é 1/5 da moto, e a potência é extremamente inferior. E na trilha, também é uma experiência completamente diferente. Nunca entendi esse discurso,  "se for comprar e-bike, melhor ir de moto logo" parece coisa de gente totalmente ignorante.
A e-bike é como se fosse uma bicicleta com um ciclista que tem muita força e disposição, e é utilizada nas trilhas pra bicicleta, sem causar danos a trilha. Já moto é um negócio pesado, com muita potência, que requer uma tocada totalmente diferente e as trilhas apropriadas são diferentes, porque que geralmente os pneus da moto criam valas na trilha destruindo tudo.
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Sakuraba. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sakuraba. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Mai 2021 as 18:34
Já tem um tempinho desde a última vez nesse tópico mesmo....foi bom pois lembrei de outros pontos a respeito das elétricas:

- a estética na bike é importante pra mim. Odeio essas menores que têm jeito de bicicleta infantil. Pra mim, tem que ser as clássicas aro 29 ou pouca coisa diferente. E justamente essas, são as mais caras na loja que vi, aqui em Niterói.

- silêncio é fundamental, ou pelo menos não fazer barulho horrível como vi em uns modelos

- preço ainda alto, pelo custo x benefício e pra minha realidade. Eu usaria basicamente pra pequenos trechos de casa para o trabalho, compras ou academia. Os modelos mais ou menos ficam em torno de R$ 5000 (abaixo disso, eu realmente fico desconfiado, e não compraria só pra experimentar).

- provavelmente eu ficaria mal acostumado em pedalar com menos esforço, e depois usar uma bike propriamente dita (a qual eu pretendo nunca ter que parar de usar, mesmo na velhice, salvo problemas de saúde). No meu caso, o meio termo não compensa: uso bike, ou moto logo.

Reforçando que tudo isso é obviamente, pro meu perfil de usuário. Pode ser que mude daqui a alguns anos? Talvez....mas por enquanto, não.

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romuloschumann Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de romuloschumann Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2021 as 21:04
A minha opinião é que é questão de tempo até popularizar e virar o padrão...
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Tielo Miotti Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tielo Miotti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Ago 2020 as 09:15
Originalmente Postado por Massaroca Massaroca Escreveu:

Desenterrando o tópico mais nem tanto, acho q só terá conceito e entendimento da bike elétrica/assistida quem andar em uma. Há pouco mais de 40 dias, adquiri uma, e posso dizer que mudei completamente o conceito das bikes assistidas. Logicamente que temos poucos lugares para o devido uso delas, que seriam subir altos topos para descer se divertindo, mais mesmo nos poucos singles e trilhas de minha região, a bike assistida é pura diversão, e naqueles dias que vc ta meio cabreiro de sair pedalar, vai de elétrica que vc se diverte e muito.... e outra, o mínimo de pedal de eletrica que se faz/que eu fiz, foi de 80 km, e faz esforço sim, pois se não girar, a bike não assiste. Mais claro, se colocar na configuração máxima, aí realmente fica fácil demais. Minhas pedaladas na bike assistida fico com os batimentos muito semelhantes a bike comum, porém, aonde meus bpm iriam explodir em subidas mais ingrimes, mantem alto mais não em z5....e isso pra quem tá próximo dos 50 faz uma grande diferença.... 

Outra, achei uma elétrica usada pra esposa....só sucesso, agora ela me acompanha nos meus pedais sem problemas, ou seja, vc treina de bike "normal" e a esposa consegue acompanhar e fazer um exercício, além de poder estar junto onde nunca estaria antes.... Eu enxergo como o futuro, e estamos no início de uma transformação....creio que meus netos só andarão de bike elétrica, acho eu!!!

Abraço e sendo assistida ou não, o importante é estar ao ar livre e compartilhando bons momentos na natureza com amigos ou família.... nem tudo é pra ter a faca nos dentes!!!

Abrax


Fixa essa bela opinião no começo do post moderador.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Ago 2020 as 21:12
isso ai, você entendeu a ideia.

trilhas chatas no plano se tornam divertidas pois vc consegue andar rapido sem explodir o bpm

trechos de trilhas q sao de subida, que vc morre pra subir na bike normal, vc faz de elétrica com vento no rosto.

e algumas descidas de bike, vc consegue subir elas ao contrário, coisa impossível de bike normal

fora o uso inclusivo q vc citou.

só fala mal quem nunca andou ou quem não gosta de fazer trilha...
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Massaroca Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Massaroca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Ago 2020 as 17:54
Desenterrando o tópico mais nem tanto, acho q só terá conceito e entendimento da bike elétrica/assistida quem andar em uma. Há pouco mais de 40 dias, adquiri uma, e posso dizer que mudei completamente o conceito das bikes assistidas. Logicamente que temos poucos lugares para o devido uso delas, que seriam subir altos topos para descer se divertindo, mais mesmo nos poucos singles e trilhas de minha região, a bike assistida é pura diversão, e naqueles dias que vc ta meio cabreiro de sair pedalar, vai de elétrica que vc se diverte e muito.... e outra, o mínimo de pedal de eletrica que se faz/que eu fiz, foi de 80 km, e faz esforço sim, pois se não girar, a bike não assiste. Mais claro, se colocar na configuração máxima, aí realmente fica fácil demais. Minhas pedaladas na bike assistida fico com os batimentos muito semelhantes a bike comum, porém, aonde meus bpm iriam explodir em subidas mais ingrimes, mantem alto mais não em z5....e isso pra quem tá próximo dos 50 faz uma grande diferença.... 

Outra, achei uma elétrica usada pra esposa....só sucesso, agora ela me acompanha nos meus pedais sem problemas, ou seja, vc treina de bike "normal" e a esposa consegue acompanhar e fazer um exercício, além de poder estar junto onde nunca estaria antes.... Eu enxergo como o futuro, e estamos no início de uma transformação....creio que meus netos só andarão de bike elétrica, acho eu!!!

Abraço e sendo assistida ou não, o importante é estar ao ar livre e compartilhando bons momentos na natureza com amigos ou família.... nem tudo é pra ter a faca nos dentes!!!

Abrax
MASSAROCA
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dedraks Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dedraks Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2020 as 16:42
Comprei uma bike pra ir pro trabalho e sair do sedentarismo.
Cada dia percebo meu condicionamento melhorando. Subidas que antes eu precisava descer e empurrar, já consigo ir pedalando.
Sei lá, acho que se for pra usar uma elétrica, continuaria indo de carro.
Posso estar errado mas acho a elétrica "sem graça".
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sanneyvataro Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sanneyvataro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Mai 2020 as 13:51
kkkk tem que rir, mesmo e você acha que eu quisesse competir estaria aqui ? 

Respeite minha opinião que respeito a sua!
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Mai 2020 as 13:21
pois é, eu ficaria com vergonha de vir opinar sobre uma coisa q sou um completo ignorante..

mas o pessoal adora vir aqui falar sobre o que não sabe e ainda vem pagar de fodão chamando os outros de preguiçoso.
Estão de parabéns.
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LeoSilva Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Mai 2020 as 11:15
A galera acha que bicicleta elétrica é igual moto a combustível. A autonomia da bicicleta elétrica é bem menor. E a velocidade máxima é limitada a 25km/h.
Ou seja, tem que economizar a bateria e por isso precisa pedalar também.
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caduviterbo Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de caduviterbo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Mai 2020 as 19:53
Originalmente Postado por sanneyvataro sanneyvataro Escreveu:

Eae pessoal, sou iniciante em MTB, comprei uma e falta chegar, não é uma das melhores mas acho que já é suficiente para iniciar é uma KSW 24 velocidades.
Bom, a minha opinião quando essas MTB Elétricas é só para quem quer se locomover, principalmente quem usa para o trabalho, assim não terá esforço e chegará seco e perfumado...rs

Pois creio que o objetivo da MTB pedal é se exercitar, locomover, unir pessoas, admirar paisagem, atingir suas próprias metas e suar eheheheh

Grande abraço!

pq vc é iniciante e nunca nem andou em uma
tem bike de competição e já tem várias provas pelo mundo de ebikes

ilusão sua achar que não faz esforço
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Malf_Road Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Malf_Road Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Mai 2020 as 11:47
Olá Pessoal,

Entendo que é uma opção, é importante que o interessado por este modelo de bike defina bem o seu objetivo quanto ao ciclismo.
Para cicloturismo por exemplo, em percursos em sua maior parte com relevo variado, altimetria tb variada e média de Km definida x dia, é uma boa opção!

abraços,
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Malf_Road Ver Drop Down
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Registrado: 25 Mai 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Malf_Road Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Mai 2020 as 11:41
Elas são legais, mas não em todos os casos!
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BandeiraHaag Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BandeiraHaag Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2020 as 13:04
Olá, uma vez pensei em investir porém pensei que ficaria com preguiça de pedalar que convenhamos FAZ TODA DIFERENÇA!
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LeoSilva Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2020 as 12:30
Originalmente Postado por sanneyvataro sanneyvataro Escreveu:

Eae pessoal, sou iniciante em MTB, comprei uma e falta chegar, não é uma das melhores mas acho que já é suficiente para iniciar é uma KSW 24 velocidades.
Bom, a minha opinião quando essas MTB Elétricas é só para quem quer se locomover, principalmente quem usa para o trabalho, assim não terá esforço e chegará seco e perfumado...rs

Pois creio que o objetivo da MTB pedal é se exercitar, locomover, unir pessoas, admirar paisagem, atingir suas próprias metas e suar eheheheh

Grande abraço!


Eu acho que serve para as duas coisas. Para ir para o trabalho durante a semana e no final de semana para fazer um pedal na ciclovia, parques, etc. Pois a bateria tem uma autonomia limitada de 20 a 30km nas bikes mais básicas sem pedal assistido e para aumentar a autonomia precisa usar o pedal assistido no nível mais baixo. Com isso consegue aumentar a autonomia da bateria e fazer exercício ao mesmo tempo.

É o ideal para pessoas mais idosas que cansam mais rápido e desanimam com uma mtb comum.
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sanneyvataro Ver Drop Down
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Registrado: 17 Abr 2020
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Eae pessoal, sou iniciante em MTB, comprei uma e falta chegar, não é uma das melhores mas acho que já é suficiente para iniciar é uma KSW 24 velocidades.
Bom, a minha opinião quando essas MTB Elétricas é só para quem quer se locomover, principalmente quem usa para o trabalho, assim não terá esforço e chegará seco e perfumado...rs

Pois creio que o objetivo da MTB pedal é se exercitar, locomover, unir pessoas, admirar paisagem, atingir suas próprias metas e suar eheheheh

Grande abraço!
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BikeMessenger Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BikeMessenger Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2020 as 23:35
AUDI e bike worthersee All-New Audi E-Bike - Most Powerful Electric Bike &amp;#128293;&amp;#128293;&amp;#128293;&amp;#128293; | 2020 ...Sonho de consumo CryCryCry
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De acordo.

Não vejo muito sentido em competições com e-Bikes. Mas para uso urbano, faz muito sentido e penso que pode ser uma excelente opção para pessoas comuns, sem muito preparo físico, conseguir encarar obstáculos como subidas e a própria distância do trajeto, sem muitas dificuldades.

Bom, essa é minha opinião.

Abraços!
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LeoSilva Ver Drop Down


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A caloi elite evibe está na faixa de 13 mil.

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Caloi-E-Vibe-Elite-2020-36414
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LeoSilva Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

LeoSilva, 

Estamo falando de mountain bikes elétricas... ou seja, bikes preparadas para andar em trilhas técnicas. Bikes urbanas elétricas já não são novidade e tem preços muito inferiores.

Se não me engano, a mountain bike mais barata atualmente é a Sense, que custa 20 e tantos mil.


Sim. MTB elétrica aí tá na faixa de 10k as de entrada

https://www.pedallabikes.com.br/agilita-cinza
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Pedro Cury Ver Drop Down
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LeoSilva, 

Estamo falando de mountain bikes elétricas... ou seja, bikes preparadas para andar em trilhas técnicas. Bikes urbanas elétricas já não são novidade e tem preços muito inferiores.

Se não me engano, a mountain bike mais barata atualmente é a Sense, que custa 20 e tantos mil.
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E a sense impulse na faixa dos 7 mil.

https://sensebike.com.br/bike/urban/impulse/
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