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Suspensão acima de 100m aro 29

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pedrohtcmg Ver Drop Down


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    Postado: 11 Set 2020 as 09:40
To procurando na Internet e não consigo achar suspensão aro 29 acima de 100m - tipo 120/130+ - com a haste - não - cônica. Existe? Ou eu posso usar uma manitou em trilhas?
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 10:20
se precisa de um garfo com mais curso, compre um garfo trail/am.

Alguns garfos da Rockshox aceitam alteração de curso, como recon, reba, revelation.. já outros não. tem q verificar certinho o modelo e o manual de serviço no site.

Sobre espiga, acho que não existem garfos longo curso 29 com espiga reta.

Qual seu quadro? Uma solução que existe, e eu uso, caso o quadro for direção 44mm, é uma caixa q coloca o rolamento externo e permite usar garfos cônicos em direção semi-integrada (44mm).

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Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

To procurando na Internet e não consigo achar suspensão aro 29 acima de 100m - tipo 120/130+ - com a haste - não - cônica. Existe? Ou eu posso usar uma manitou em trilhas?

Duas coisas: nem todo quadro aguenta suspensões acima do tamanho especificado (120mm pode quebrar a frente do quadro), teria que ver com o fabricante do seu ou fazer por conta e risco mesmo; e segundo (e mais importante), 100mm pra 99% das trilhas vai servir muito bem mesmo nos bike-parques daqui do Brasil, regule o ar da suspensão e o retorno se achar que não está adequado, quando sua técnica tiver melhorada ai você pensa em 120-130mm 


P.s.: Tem que ter cuidado com esses influencers por ai, eles acham que todo mundo pode pedalar mas só se comprar bike de 20-30-50 mil reais, o trabalho deles é criar vontade de comprar na gente.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 11:13
aí é questão de opinião. tem trilhas q são muito mais complicadas com suspensão de 100mm, ainda mais se não for de qualidade. não dá pra generalizar, tem lugares e lugares. Vc pode andar em "bike parks" com susp de 100mm, claro, mas tem coisas que vai se divertir mais com um garfo maior, mesmo em um quadro de XC. Só tem q cuidar pra não extrapolar a geometria, geralmente colocando 120 ou até 130mm em certos quadros não tem grandes problemas. Mas nesses quadros de xc de entrada eu não usaria.

ainda tem a questão de geometria, susp 100mm costumam vir em bikes de XC, e esse tipo de bike especialmente se não for uma geometria moderna, são bem complicadas de pilotar em trilhas inclinadas. Um garfo maior vai melhorar um pouco isso, especialmente se tiver uma qualidade melhor de amortecimento/controle que o garfo de 100 em questão.


Sobre a caixa de direção que estava falando, pode ser uma como essa (não é recomendação, é só um exemplo)


ela entra em tubo 44mm (alguns chamam de semi-integrada ou "megaover") e a parte de baixo torna o rolamento externo permitindo utilizar garfo tapered em quadros não projetados para tal.

Atentar que ela adiciona em torno de 15mm na altura do garfo, então é bom levar isso em conta pra não exagerar na altura. Se estiver pensando em 130mm, por exemplo, considere usar 120mm por conta dessa diferença de altura.


Editado por TheLittle - 11 Set 2020 as 11:19
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pedrohtcmg Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 11:19
então, eu não manjo muito de geometria, na verdade nunca tinha me ligado nisso... O meu quadro é um quadro cannondale trail7 e nas trilhas a bike vai bem mas eu tenho medo de pegar rampas maiores e eu prejudicar muito a bike por ter uma suspensão de 100mm. 
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pedrohtcmg Ver Drop Down


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a geometria do meu quadro, sinceramente eu não entendi nada : https://www.cannondale.com/pt-br/bikes/mountain/trail-bikes/trail/trail-7
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 12:56
se não me engano a Trail 2 e a Trai 1 já vem com garfos 120mm e o quadro é o mesmo. Eles colocam garfo de 100mm nessas versões mais baratas imagino que por questões de custo mesmo, provavelmente a versão mais em conta da suspensão não está disponível em 120mm

Então pode colocar 120 tranquilo, sua bike já foi pensada pra isso.

 


Editado por TheLittle - 21 Out 2020 as 13:43
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raulino Ver Drop Down
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Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

então, eu não manjo muito de geometria, na verdade nunca tinha me ligado nisso... O meu quadro é um quadro cannondale trail7 e nas trilhas a bike vai bem mas eu tenho medo de pegar rampas maiores e eu prejudicar muito a bike por ter uma suspensão de 100mm. 

Boa tarde Pedro... não é o curso da suspensão em si que vai prejudicar a bike em saltos e trilhas técnicas, mas sim a técnica de pilotagem e o projeto e qualidade dos componentes como um todo...

Veja o exemplo do pessoal do Dirt Jump... muitos utilizam curso igual ao seu e saltam incrivelmente alto, mas precisam de técnica e equipamento adequado para evitar quebras e acidentes...

Lembro o manual da minha Cannondale indicava as categorias de uso de acordo com a norma ASTM... compreendendo 5 categorias do "road only" até "extreme riding"

Nele as Trail e Trail SL eram classificadas como "Condição 3", que inclui todos obstáculos comuns do MTB... no texto havia uma advertência deste tipo:

Citar O curso da suspensão é relativamente curto já que a bike é usada para andar rápido sobre o solo e não gastando tempo em aterrisagens duras e marretando sobre as coisas.

A especificação de peso desta categoria era 136kg do ciclista + 25kg de bagagem e saltos eram permitidos até 61cm. Mencionava que Enduro e DH não eram indicados para ela, ou seja, o ciclista pode fazer assumindo para si o risco de quebra.

Na prática, eu sempre respeitei estas especificações, aumentei meu garfo RS recon de 100 para 120mm, comecei nas trilhas com gosto e nunca tive problemas com a bike em sí.

Não sei se os manuais deles continuam tão detalhados e instrutivos tecnicamente assim... a última bike nova que comprei o manual era só um conteúdo padrão para qq bike da Dorel, em dezenas de linguas diferentes e só com a capa da "marca".

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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

então, eu não manjo muito de geometria, na verdade nunca tinha me ligado nisso... O meu quadro é um quadro cannondale trail7 e nas trilhas a bike vai bem mas eu tenho medo de pegar rampas maiores e eu prejudicar muito a bike por ter uma suspensão de 100mm. 

Boa tarde Pedro... não é o curso da suspensão em si que vai prejudicar a bike em saltos e trilhas técnicas, mas sim a técnica de pilotagem e o projeto e qualidade dos componentes como um todo...

Veja o exemplo do pessoal do Dirt Jump... muitos utilizam curso igual ao seu e saltam incrivelmente alto, mas precisam de técnica e equipamento adequado para evitar quebras e acidentes...

Lembro o manual da minha Cannondale indicava as categorias de uso de acordo com a norma ASTM... compreendendo 5 categorias do "road only" até "extreme riding"

Nele as Trail e Trail SL eram classificadas como "Condição 3", que inclui todos obstáculos comuns do MTB... no texto havia uma advertência deste tipo:

Citar O curso da suspensão é relativamente curto já que a bike é usada para andar rápido sobre o solo e não gastando tempo em aterrisagens duras e marretando sobre as coisas.

A especificação de peso desta categoria era 136kg do ciclista + 25kg de bagagem e saltos eram permitidos até 61cm. Mencionava que Enduro e DH não eram indicados para ela, ou seja, o ciclista pode fazer assumindo para si o risco de quebra.

Na prática, eu sempre respeitei estas especificações, aumentei meu garfo RS recon de 100 para 120mm, comecei nas trilhas com gosto e nunca tive problemas com a bike em sí.

Não sei se os manuais deles continuam tão detalhados e instrutivos tecnicamente assim... a última bike nova que comprei o manual era só um conteúdo padrão para qq bike da Dorel, em dezenas de linguas diferentes e só com a capa da "marca".


interessante isso.

Até já vi essas informações em bikes, mas nunca fui atrás de saber o que significava cada uma. É uma boa maneira da marca se precaver de pedidos de garantia indevidas.

Mas acho que no caso da bike dele, essa categorização tem mais a ver com os componentes da bike que com o quadro. Provavelmente o modelo superior (trail 3 pra cima) usa o mesmo quadro, mas deve ter uma categoria digamos "superior" em relação a resistência pois vem com componentes melhores (garfo, rodas, pedivela, etc).

Se vc modificar a trail 7 de modo a equiparar ou superar a qualidade desses componentes, logo estará adequando sua bike (trail 7) a mesma categoria de uma Trail 2 por exemplo. Claro, isso tudo considerando que o quadro seja o mesmo material e geometria, o que não tenho certeza absoluta que seja mesmo. Vale fazer essa pesquisa.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 16:41
Realmente, quando comprei minha Fsi-5, li o manual todo e foi essa parte de "categorias" q mais me chamou atenção. Creio que eles são um tanto demais precavidos com as instruções do que se pode ou não fazer com a bike, claro, se resguardando pra nego não comprar uma hard de carbono e meter no DH e vir pedir troca pq o quadro trincou ou rachou, realmente, a bike não foi feita pra isso.

Antes de trocar de bike eu tb tava nessa vibe de upgrades e cheguei a pesquisar uma Pike e outra de msm nível da RS pq estavam com preço bom lá fora, consultei uns mecânicos e realmente não aconselharam a instalar pq do ângulo da caixa de direção da Caloi Moab q tinha, as duas não casavam.

Como falaram aqui no tópico, curso te dá mais possibilidades, dá, mas com a técnica certa vc faz umas boas estripolias com os 100mm bem regulados, se diverte, aprende bem e a partir daí se for para esse lado fun do MTB troca o estilo da bike para algo realmente adequado (e não Frankenstein) ao seu uso.

O colega poderia nos dar exemplos dos tipos de salto que costuma dar com a bike? Altura, distância, velocidade, frequência etc
https://www.strava.com/athletes/605290
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Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Realmente, quando comprei minha Fsi-5, li o manual todo e foi essa parte de "categorias" q mais me chamou atenção. Creio que eles são um tanto demais precavidos com as instruções do que se pode ou não fazer com a bike, claro, se resguardando pra nego não comprar uma hard de carbono e meter no DH e vir pedir troca pq o quadro trincou ou rachou, realmente, a bike não foi feita pra isso.

Antes de trocar de bike eu tb tava nessa vibe de upgrades e cheguei a pesquisar uma Pike e outra de msm nível da RS pq estavam com preço bom lá fora, consultei uns mecânicos e realmente não aconselharam a instalar pq do ângulo da caixa de direção da Caloi Moab q tinha, as duas não casavam.

Como falaram aqui no tópico, curso te dá mais possibilidades, dá, mas com a técnica certa vc faz umas boas estripolias com os 100mm bem regulados, se diverte, aprende bem e a partir daí se for para esse lado fun do MTB troca o estilo da bike para algo realmente adequado (e não Frankenstein) ao seu uso.

O colega poderia nos dar exemplos dos tipos de salto que costuma dar com a bike? Altura, distância, velocidade, frequência etc

Mas a sua moab é uma bike com geometria XC. Aí de fato uma suspensão maior pode até atrapalhar mesmo, pois vai mudar a geometria bastante.

A bike dele é uma XC/Trail, com geometria mais favorável a utilizar garfo maior. Tanto é que alguns modelos vem o mesmo quadro com garfo 120mm. E nesse caso, a bike foi pensada em 120mm, então não vejo por que não utilizar até mesmo 130mm se for o caso.

Eu to falando isso pelos testes em uma GT avalanche 2020 que fiz, que é uma bike muito similar em geometria a essa Cannondale Trail. Digo que nitidamente a versão de entrada, que vem com susp 100mm por questão de custos, tem geometria e comportamento prejudicado pela falta de suspensão. Vc nota que é uma bike pra 120mm de fato. Mas infelizmente nunca pude testar ela com 120mm por que não é minha. Se fosse colocaria 130 ou até 140 de curso nela rs.
Acho que é o mesmo caso dessa trail (se for dos modelos mais recentes).

A não ser que o quadro trail 7 seja muito diferente das acima, aí vem ao caso comparar as geometrias.

Além disso tudo, não se esqueça de rodas e pneus. Aros e pneus mais largos mudam completamente o comportamento da bike, aliados com curso maior serão uma mudança enorme (pra melhor) no comportamento da bike nas trilhas

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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 12:10
The Little da uma olhada depois neste link... é manual de outra bike deles, onde tem as mesmas as infos que me refiro, estão nas páginas 52 a 60

https://www.cannondale.com/-/media/files/manual-uploads/manuals/131264%20rev%200718%20cd%20om%20bicycle%20owners%20manual.pdf

Conhecer estas categorias me ajudaram a escolher melhor a bike nova quando tive oportunidade de trocar... forte abraço e bons pedais ai na Ilha da Magia!

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

então, eu não manjo muito de geometria, na verdade nunca tinha me ligado nisso... O meu quadro é um quadro cannondale trail7 e nas trilhas a bike vai bem mas eu tenho medo de pegar rampas maiores e eu prejudicar muito a bike por ter uma suspensão de 100mm. 

Boa tarde Pedro... não é o curso da suspensão em si que vai prejudicar a bike em saltos e trilhas técnicas, mas sim a técnica de pilotagem e o projeto e qualidade dos componentes como um todo...

Veja o exemplo do pessoal do Dirt Jump... muitos utilizam curso igual ao seu e saltam incrivelmente alto, mas precisam de técnica e equipamento adequado para evitar quebras e acidentes...

Lembro o manual da minha Cannondale indicava as categorias de uso de acordo com a norma ASTM... compreendendo 5 categorias do "road only" até "extreme riding"

Nele as Trail e Trail SL eram classificadas como "Condição 3", que inclui todos obstáculos comuns do MTB... no texto havia uma advertência deste tipo:

Citar O curso da suspensão é relativamente curto já que a bike é usada para andar rápido sobre o solo e não gastando tempo em aterrisagens duras e marretando sobre as coisas.

A especificação de peso desta categoria era 136kg do ciclista + 25kg de bagagem e saltos eram permitidos até 61cm. Mencionava que Enduro e DH não eram indicados para ela, ou seja, o ciclista pode fazer assumindo para si o risco de quebra.

Na prática, eu sempre respeitei estas especificações, aumentei meu garfo RS recon de 100 para 120mm, comecei nas trilhas com gosto e nunca tive problemas com a bike em sí.

Não sei se os manuais deles continuam tão detalhados e instrutivos tecnicamente assim... a última bike nova que comprei o manual era só um conteúdo padrão para qq bike da Dorel, em dezenas de linguas diferentes e só com a capa da "marca".



interessante isso.

Até já vi essas informações em bikes, mas nunca fui atrás de saber o que significava cada uma. É uma boa maneira da marca se precaver de pedidos de garantia indevidas.

Mas acho que no caso da bike dele, essa categorização tem mais a ver com os componentes da bike que com o quadro. Provavelmente o modelo superior (trail 3 pra cima) usa o mesmo quadro, mas deve ter uma categoria digamos "superior" em relação a resistência pois vem com componentes melhores (garfo, rodas, pedivela, etc).

Se vc modificar a trail 7 de modo a equiparar ou superar a qualidade desses componentes, logo estará adequando sua bike (trail 7) a mesma categoria de uma Trail 2 por exemplo. Claro, isso tudo considerando que o quadro seja o mesmo material e geometria, o que não tenho certeza absoluta que seja mesmo. Vale fazer essa pesquisa.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 19:34
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Realmente, quando comprei minha Fsi-5, li o manual todo e foi essa parte de "categorias" q mais me chamou atenção. Creio que eles são um tanto demais precavidos com as instruções do que se pode ou não fazer com a bike, claro, se resguardando pra nego não comprar uma hard de carbono e meter no DH e vir pedir troca pq o quadro trincou ou rachou, realmente, a bike não foi feita pra isso.

Antes de trocar de bike eu tb tava nessa vibe de upgrades e cheguei a pesquisar uma Pike e outra de msm nível da RS pq estavam com preço bom lá fora, consultei uns mecânicos e realmente não aconselharam a instalar pq do ângulo da caixa de direção da Caloi Moab q tinha, as duas não casavam.

Como falaram aqui no tópico, curso te dá mais possibilidades, dá, mas com a técnica certa vc faz umas boas estripolias com os 100mm bem regulados, se diverte, aprende bem e a partir daí se for para esse lado fun do MTB troca o estilo da bike para algo realmente adequado (e não Frankenstein) ao seu uso.

O colega poderia nos dar exemplos dos tipos de salto que costuma dar com a bike? Altura, distância, velocidade, frequência etc
Então, os saltos que eu dou são bem pequenos chega a ser menor que 60cm que é o recomendado no manual da cannondale e a frequencia é uma vez por semana umas 3 descidas. Dei uma olhada e o quadro da trail 2 tem uma geometria parecida com a da trail7 mas com 2 tecnologias diferentes que seguram o impacto. Com essa discussão toda eu refleti e percebi que é muito melhor eu esperar e comprar uma bike certa pra isso ao inves de mexer muito nessa sendo que pro meu nivel ela ta se saindo bem e ela desce legal pq os pneus são bem cravudos mesmo sendo 2.25. 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 19:39
Cara, daora a explicação. Valeu mesmo, vou tentar melhorar a minha tecnica e quando eu ver que a bike não ta me atendendo mais vou optar por trocar por uma mais adequada. Vou dar uma procurar no forum pra ver se acho algum post sobre como pular melhor uma rampa ou tecnica de descida. 

enfim, a todos obrigado pelas respostas Smile
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2020 as 08:02
Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

Cara, daora a explicação. Valeu mesmo, vou tentar melhorar a minha tecnica e quando eu ver que a bike não ta me atendendo mais vou optar por trocar por uma mais adequada. Vou dar uma procurar no forum pra ver se acho algum post sobre como pular melhor uma rampa ou tecnica de descida. 

enfim, a todos obrigado pelas respostas Smile

Sobre técnicas, acho melhor vídeos, gringos tem muitos, sobre tudo. Nacionais tá começando a ter agora, por parte dos youtubers mais famosos.
https://www.strava.com/athletes/605290
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 08:08
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

Cara, daora a explicação. Valeu mesmo, vou tentar melhorar a minha tecnica e quando eu ver que a bike não ta me atendendo mais vou optar por trocar por uma mais adequada. Vou dar uma procurar no forum pra ver se acho algum post sobre como pular melhor uma rampa ou tecnica de descida. 

enfim, a todos obrigado pelas respostas Smile


Sobre técnicas, acho melhor vídeos, gringos tem muitos, sobre tudo. Nacionais tá começando a ter agora, por parte dos youtubers mais famosos.

Tem um canal novo que realmente eu curti as explicações, passadas por feras como a Bia Ferragi e o tio Kdera Lancelotti...

Recomendo assistir e se inscrever

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2021 as 14:52
Aproveitando o tópico já existente para não criar um novo sobre um assunto pertinente e que já tem alguma discussão aqui...

Alguém já comprou/testou a nova suspa Absolute 120mm? Parece um lançamento muito econômico e viável para os projetos trail 29. Proposta raçuda com canelas 34, a ar e com opção boost e tapered, tudo isso por menos de mil. Já tem até matéria aqui no pedal. Ver esse lançamento me anima em iniciar um projeto econômico no sentido.

Abs
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Aproveitando o tópico já existente para não criar um novo sobre um assunto pertinente e que já tem alguma discussão aqui...

Alguém já comprou/testou a nova suspa Absolute 120mm? Parece um lançamento muito econômico e viável para os projetos trail 29. Proposta raçuda com canelas 34, a ar e com opção boost e tapered, tudo isso por menos de mil. Já tem até matéria aqui no pedal. Ver esse lançamento me anima em iniciar um projeto econômico no sentido.

Abs

me parece algo como o garfo ZTTO, mostrado nesse vídeo em detalhes:




Pra mim suspensões tem que ter banho de óleo pra ter bom desempenho e durabilidade. Inclusive no segundo vídeo ele adiciona óleo na suspensão, que originalmente não tem. Imagino q não tendo nenhum vazamento, melhora bem o funcionamento dela.

No caso da Absolute, provavelmente usa cartucho selado (como a do vídeo). Resta saber a durabilidade desse cartucho e se terá pra repor quando estragar. Imagino q seja similar ou igual aos cartuchos das outras suspensões mais XC da Absolute, nesse caso seria interessante pesquisar como é funcionamento, durabilidade, assistência e disponibilidade de peças da marca.


Editado por TheLittle - 20 Mai 2021 as 15:37
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A alegria no rosto dele quando diz que vai desmontar kkkkk

Pelas avaliações por aí do garfo de 100mm deles parece ser algo nessa linha mesmo. É torcer pra ter longevidade e saída pra passar a ter reposição. Se ficarem encalhadas e a Isapa ver que não tem mercado vira bomba kkk


Editado por Caiobiker - 20 Mai 2021 as 15:38
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

A alegria no rosto dele quando diz que vai desmontar kkkkk

Pelas avaliações por aí do garfo de 100mm deles parece ser algo nessa linha mesmo. É torcer pra ter longevidade e saída pra passar a ter reposição. Se ficarem encalhadas e a Isapa ver que não tem mercado vira bomba kkk

até eu fiquei alegre em saber que alguém se dispôs a comprar, abrir e documentar tudo no youtube kkk

inclusive se alguém quiser q eu faça isso, é só me mandar a suspensão Absolute que testo com todo o prazer.

tenho diversas suspensões (pike, lyrik, xfusion) e diversas bikes hardtail e full pra testar e comprarar o funcionamento.

só não tem como gastar minha grana pra testar rs.
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Aproveitando o tópico já existente para não criar um novo sobre um assunto pertinente e que já tem alguma discussão aqui...

Alguém já comprou/testou a nova suspa Absolute 120mm? Parece um lançamento muito econômico e viável para os projetos trail 29. Proposta raçuda com canelas 34, a ar e com opção boost e tapered, tudo isso por menos de mil. Já tem até matéria aqui no pedal. Ver esse lançamento me anima em iniciar um projeto econômico no sentido.

Abs

vc achou ela na versão boost? até agora só vi eixo comum e espiga reta.

Nem  nas fotos do press release tem essa susposta versão tapered e boost.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc achou ela na versão boost? até agora só vi eixo comum e espiga reta.

Nem  nas fotos do press release tem essa susposta versão tapered e boost.

Não achei não... dessa versão realmente só as especificações do release. A eixo comum e espiga reta já tem bastante gente vendendo a bons preços.
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Me rendi à opção da Absolute 120mm. Até agora a única coisa que vi por aí é que ela tende a ter o mesmo problema crônico na trava do que a irmã menor, mas parece ter solução quando aparece. Ainda faltam algumas peças para acabar o projeto, mas logo coloco uma opinião sobre. Uma trail/down-country/chame-do-que-quiser hardtail baixo custo!


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muito bom, vai atualizando sobre o funcionamento dela

chegou a achar a suposta versão tapered e boost?


estava vendo uns cartuchos da suntour epixon, são reparaveis, relativamente baratos e talvez caibam nessa absolute. mas n tenho coragem de pagar pra ver.
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ela realmente tem as bengalas 34mm ou é balela? na foto parece 32.mm
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ela realmente tem as bengalas 34mm ou é balela? na foto parece 32.mm


São 34 mesmo. Estruturalmente é uma peça bem robusta essa suspensão.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

muito bom, vai atualizando sobre o funcionamento dela

chegou a achar a suposta versão tapered e boost?


estava vendo uns cartuchos da suntour epixon, são reparaveis, relativamente baratos e talvez caibam nessa absolute. mas n tenho coragem de pagar pra ver.


Não encontrei mesmo. Como estou sem bike e preciso da mais em conta possível para voltar à ativa escolhi montar nos padrões mais simples para casar com o quadro e rodas.
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Me rendi à opção da Absolute 120mm. Até agora a única coisa que vi por aí é que ela tende a ter o mesmo problema crônico na trava do que a irmã menor, mas parece ter solução quando aparece. Ainda faltam algumas peças para acabar o projeto, mas logo coloco uma opinião sobre. Uma trail/down-country/chame-do-que-quiser hardtail baixo custo!


Top, vai nos atualizando como o The Little sugeriu... uma coisa que notei: seu selim ficou sobre a roda traseira, devido ao aumento do comprimento do garfo.

Caso isso te atrapalhe em algumas situações, como subidas ou obstáculos íngrimes, experimente ajustar o selim mais pra frente sobre o suporte do canote.

Tenho usado assim com mesa não tão curta para manter o top tube efetivo e me ajudou bastante nestas situações. Também aumentei o curso da suspensão dianteira.

Editado por raulino - 05 Jun 2021 as 00:44
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ela realmente tem as bengalas 34mm ou é balela? na foto parece 32.mm


São 34 mesmo. Estruturalmente é uma peça bem robusta essa suspensão.


show. ainda não vi ao vivo.

tô achando q a suposta versão boost é uma mentira pq nem foto achei em lugar algum.
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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Me rendi à opção da Absolute 120mm. Até agora a única coisa que vi por aí é que ela tende a ter o mesmo problema crônico na trava do que a irmã menor, mas parece ter solução quando aparece. Ainda faltam algumas peças para acabar o projeto, mas logo coloco uma opinião sobre. Uma trail/down-country/chame-do-que-quiser hardtail baixo custo!


Top, vai nos atualizando como o The Little sugeriu... uma coisa que notei: seu selim ficou sobre a roda traseira, devido ao aumento do comprimento do garfo.

Caso isso te atrapalhe em algumas situações, como subidas ou obstáculos íngrimes, experimente ajustar o selim mais pra frente sobre o suporte do canote.

Tenho usado assim com mesa não tão curta para manter o top tube efetivo e me ajudou bastante nestas situações. Também aumentei o curso da suspensão dianteira.


Pode crer! Ainda está tudo só colocado no lugar, o fit nessa foto é meramente um chute hahaha. Acho que esse canote vai baixar um pouquinho, mas já vou apostar em movimentar um pouco o selim como sugeriu.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ela realmente tem as bengalas 34mm ou é balela? na foto parece 32.mm


São 34 mesmo. Estruturalmente é uma peça bem robusta essa suspensão.


show. ainda não vi ao vivo.

tô achando q a suposta versão boost é uma mentira pq nem foto achei em lugar algum.


Ainda mais considerando que uma boost precisa ser um produto completamente diferente. Se fosse só a promessa de uma espiga tapered era mais fácil de botar fé. Acho que se existir uma das chinesas como do vídeo que vc colocou que seja assim, é possível hahah.

Ah, mais um detalhe: aparentemente ela tem algum banho de óleo sim... No que pude "testar" movimentando o garfo e só subindo na bike pra ajustar sag ela parece dar aquela típica molhadinha e tem uma pegada suave no curso. Mas posso estar errado.
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Bom dia! Passando aqui para registrar a experiência de meu vizinhos e parceiro de trilhas com seu upgrade de suspensão, saiu de uma suspensão de entrada com m mola e trava para uma absolute prime 120mm há pouco mais de 1 ano. Ele instalou em sua First Willix 910, que usa pra pedais de Ciclotur e Trilhas que gosta de curtir.

Os pontos positivos foram o preço, o peso, a regulagem a ar, a trava, a rigidez da canela mais grossa, a geometria q melhorou pra descer e o fato dele não precisar trocar o cubo (como ele não é pesado e nunca teve eixo passante, preferiu manter o QR)

Agora a maior frustração foi ela não ter ajuste de retorno (rebound) e o ajuste da pressão de ar não permitir um compromisso balanceado entre o suporte ao movimento e a velocidade de retorno... ou ela fica molenga de mais e sobe normal, ou ela dá um bom suporte e retorna rápido demais, batendo no fim de curso toda vez que se retira a roda do chão... ele ficou realmente chateado com isso.

Como ele só descobriu o que era retorno e pra que Sérvia depois de 7 dias da compra, não pode mais devolver... se acostumou e manteve ela. Vai continuar usando até trocar de bike, pelo que comentou comigo.

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Outro parceiro que se encarnou numa susoa 29 de curso longo, pegou uma Rock Shox Pike usada pra transformar em Mullet sua Alutech Teibun... esse desde ano passado está mais feliz na trilha do que pinto no lixo... por hora ele montou com pneu 27.5 bem largos, até poder montar uma roda 29 com pneu 2.4...



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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Bom dia! Passando aqui para registrar a experiência de meu vizinhos e parceiro de trilhas com seu upgrade de suspensão, saiu de uma suspensão de entrada com m mola e trava para uma absolute prime 120mm há pouco mais de 1 ano. Ele instalou em sua First Willix 910, que usa pra pedais de Ciclotur e Trilhas que gosta de curtir.

Os pontos positivos foram o preço, o peso, a regulagem a ar, a trava, a rigidez da canela mais grossa, a geometria q melhorou pra descer e o fato dele não precisar trocar o cubo (como ele não é pesado e nunca teve eixo passante, preferiu manter o QR)

Agora a maior frustração foi ela não ter ajuste de retorno (rebound) e o ajuste da pressão de ar não permitir um compromisso balanceado entre o suporte ao movimento e a velocidade de retorno... ou ela fica molenga de mais e sobe normal, ou ela dá um bom suporte e retorna rápido demais, batendo no fim de curso toda vez que se retira a roda do chão... ele ficou realmente chateado com isso.

Como ele só descobriu o que era retorno e pra que Sérvia depois de 7 dias da compra, não pode mais devolver... se acostumou e manteve ela. Vai continuar usando até trocar de bike, pelo que comentou comigo.



Basta comprar o cartucho com retorno na Aliexpress por R$100-120. Faz uma boa diferença e dá para trocar em casa sem dor de cabeça.
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Vou informá-lo a respeito, obrigado!! Tem alguma. referência deste cartucho?
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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Vou informá-lo a respeito, obrigado!! Tem alguma. referência deste cartucho?


Pode pegar o vendido como Bolany que vai servir. É possível encontrá-lo sob outras marcas também mas a diferença de preço é pequena.
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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Bom dia! Passando aqui para registrar a experiência de meu vizinhos e parceiro de trilhas com seu upgrade de suspensão, saiu de uma suspensão de entrada com m mola e trava para uma absolute prime 120mm há pouco mais de 1 ano. Ele instalou em sua First Willix 910, que usa pra pedais de Ciclotur e Trilhas que gosta de curtir.

Os pontos positivos foram o preço, o peso, a regulagem a ar, a trava, a rigidez da canela mais grossa, a geometria q melhorou pra descer e o fato dele não precisar trocar o cubo (como ele não é pesado e nunca teve eixo passante, preferiu manter o QR)

Agora a maior frustração foi ela não ter ajuste de retorno (rebound) e o ajuste da pressão de ar não permitir um compromisso balanceado entre o suporte ao movimento e a velocidade de retorno... ou ela fica molenga de mais e sobe normal, ou ela dá um bom suporte e retorna rápido demais, batendo no fim de curso toda vez que se retira a roda do chão... ele ficou realmente chateado com isso.

Como ele só descobriu o que era retorno e pra que Sérvia depois de 7 dias da compra, não pode mais devolver... se acostumou e manteve ela. Vai continuar usando até trocar de bike, pelo que comentou comigo.


Outra sugestão além de trocar o cartucho é colocar algo dentro da câmara de ar pra aumentar a progressividade da mola pneumática.. pode ser um pedaço de eva preso na tampa de alguma maneira. Talvez assim dá pra andar com pressão mais baixa e sem bater final de curso.
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Salve salve pessoal, muito obrigado pelas dicas! Meu amigo curtiu de mais estas opções, vcs são d+

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