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ROLOS: Livre X Fixo

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C.Chan Ver Drop Down
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Restrito

Cadastrado em: 03 Jun 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar C.Chan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2014 as 15:28
tiraram a minha dúvida tbm..
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Clythio Ver Drop Down
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In Memoriam

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2014 as 20:28
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Originalmente postado por Almir Natal RN Almir Natal RN escreveu:

No rolo é realmente mais difícil, por ser contínuo, tipo você não para de pedalar em nenhum minuto pra descansar, o que faz os treinos serem mais curtos.



Isso mesmo, parou por 2 segundos e você vai pro chão heheh
O rolo livre é bem mais exigente, sem contar a preocupação constante com equilíbrio e o limite da rola no rolo (para não sair para fora)


Tudo é hábito, treino, determinação, ou necessidade.
Costumo fazer 3 x 20 min no rolo triplo solto.
Ventilador potente na cara, daqueles quadrados, 130w.
Duas garrafas num suporte ao lado, boné para suor não pingar muito, toalha à mão também.
Treino todo gira nos 1h40 de rolo triplo. Excelentes resultados.
Já fiz 2h de rolo, muitas vezes, sem muito problema.
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lafon Ver Drop Down
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Pergunta para quem já tem bastante experiência com treino no rolo: É possível treinar exclusivamente no rolo por 3 meses, e não perder o condicionamento obtido na estrada?

Meu ritmo é de entusiasta. Sem interesse em competições, mas eu andava todo dia 80km com 38km/h de média, sem nenhuma subida absurda. Aos domingos eu andava 140km com a mesma média. 

Obrigado!
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jjmac Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2014 as 14:03
Lafon, na minha opinião da sim.

 Os treinos saem redondos demais no rolo, sem precisar parar inesperadamente por que o sinal fechou ou mesmo um carro te fechou, etc.

  Como o Clythio falou acima, da pra fazer treinos mais longos no rolo, inclusive da pra dividir em duas sessões de treino diárias.

  O negocio, pelo menos pra mim, é que depois de treinar duro no rolo, nada melhor que ir pra estrada e ver os efeitos do treino.

  O que quero dizer é que já tive que ficar longo período só no rolo e o que mais achei difícil foi a motivação de continuar treinando.
Is.40:31
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skyfoxteam Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar skyfoxteam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 20:32
Fico doido p comprar ( denovo ) um rolo fixo. Ja tive um top e vendi em um mes, achei muito chato.
A culpa foi minh pq rolo tem q ter diciplina, nao acho que tem q ser quantidade mas sim continuidade.... Se dize 20-30 minutos todo dia acho que melhora e muito o desempenho na estrada !!!

To vendo a possibilidade de pegar outro em breve !!!
Abs,
Alex
Scott Solace 30 !!! Tesao !!!
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mkim Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mkim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2015 as 14:08
Pessoal onde compra a correia de borracha do rolo livre? a minha quebro e nao acho para venda.

Abs

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Liternit Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2015 as 14:23
Originalmente postado por skyfoxteam skyfoxteam escreveu:

Fico doido p comprar ( denovo ) um rolo fixo. Ja tive um top e vendi em um mes, achei muito chato.
A culpa foi minh pq rolo tem q ter diciplina, nao acho que tem q ser quantidade mas sim continuidade.... Se dize 20-30 minutos todo dia acho que melhora e muito o desempenho na estrada !!!

To vendo a possibilidade de pegar outro em breve !!!
Abs,
Alex

Rolo é uma monotonia com um calor dos infernos, se não colocar Treinerroad, uns videos, musica tem que ter muita força mental.
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marcelorodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2015 as 14:27
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Rolo é uma monotonia com um calor dos infernos, se não colocar Treinerroad, uns videos, musica tem que ter muita força mental.


No meu caso, ou o meu rolo livre é muito pesado (ele não tem regulagem, foi feito por um metalurgico de Curitiba, sob encomenda) ou eu não peguei o espírito da coisa. Não dá pra parar por um segundo, pois as rodas param de girar. Acaba desanimando um pouco, não sei se isso é só comigo
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gustavosoares Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavosoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 18:08
comprei um rolo triplo tacx galaxia na chain.. chegou bem rápido.. em 3 semanas. esse domingo testei a criança...... até que não fui tão mal: sem quedas... qdo me liguei que tinha que manter o olhar fixo pra frente e não ficar olhando para baixo consegui tirar a mão do apoio.

preciso melhorar a entrada e saída do rolo. quase vaquei quando fui parar.

para inspirar os mais avançados:


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Oliva Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2015 as 17:52
Comprei hoje um http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/elite-volare-mag-force-elastogel/rp-prod89087




na própria CRC.

pelas contas, mesmo com o dólar a 3.$$ ainda é mais vantajoso importar que comprar o rolo da decathlon, do qual só leio reclamações.

espero que não tenha comprado errado. alguém aí tem?


Editado por Oliva - 13 Mar 2015 as 17:52
É nóis que avoa pedalando de boa.
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vdrezende Ver Drop Down
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Oliva,
eu tenho um rolo desses e também comprei na CRC.
Uso há mais de um ano e não tenho do que reclamar.

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

Comprei hoje um http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/elite-volare-mag-force-elastogel/rp-prod89087

na própria CRC.

pelas contas, mesmo com o dólar a 3.$$ ainda é mais vantajoso importar que comprar o rolo da decathlon, do qual só leio reclamações.

espero que não tenha comprado errado. alguém aí tem?


Editado por vdrezende - 13 Mar 2015 as 19:09
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gustavosoares Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavosoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 11:52
Originalmente postado por Carvalho_BR Carvalho_BR escreveu:

clythio e demais colegas:
um tempo atras eu tinha postado um "upgrade" no meu rolo tacx galaxia, qdo instalei uma resistencia magnetica da minoura nele.
pois bem, ainda nao tava satisfeito, a resistencia tava pesada demais mesmo no setup mais leve.
entao parti pra outra empreitada:
troquei os cilindros originais de 4.5 polegadas por cilindros de 3 polegadas.
agora posso dizer q ficou PERFEITO!

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=324823680979965&set=pcb.324826574313009&=1&theater - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=324823680979965&set=pcb.324826574313009&type=1&theater

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=324823720979961&set=pcb.324826574313009&=1&theater - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=324823720979961&set=pcb.324826574313009&type=1&theater

custo da brincadeira:
- cilindros novos kreitler: 360 reais
- torneiro mecanico/eixos novos, com servico de rosca interna: 100 reais
subtotal: 460 reais

+ receita com a venda dos cilindros originais TACX (incluindo os rolamentos e os eixos): 360 reais
TOTAL: 100 reais gastos!


recomendo pra quem quiser fazer tb!

Carvalho_BR,

você ainda está com esse setup?
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marcelorodrigo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

Muito bom mesmo...mas...os rollers q usei e uso nao sao tao livres assim...basta 5 min de 52x12 e os batimentos sobem de forma a passar a trabalhar anaerobicamente...sempre regulei o "peso" pela transmissao e nunca fiquei com a sensaçao de que estava muito leve e girando demais...um cadenciador provou isso...acho q depende muito de rolo em si...


Acho que é bem isso que eu comentei sentir muita dificuldade no rolo livre. Como sou bem iniciante no rolo, em apenas 15 minutos já estou bem desgastado no rolo livre porque os batimentos vão lá em cima. Não tem esta moleza toda que eu percebo o pessoal do rolo fixo comentando
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borokite Ver Drop Down


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Marília
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2016 as 22:40
Boa noite pessoal, sei que esse tópico é antigo mas eu não quis abrir um tópico novo para perguntar. Estou querendo comprar um rolo para treinar em casa, não pedalo muito, uma média de 70km por semana no total, mas as vezes na correria do dia a dia, filho pra levar na escola, trabalho e tal, creio que um rolo seria uma opção de fazer um treino de 30 min pelo menos para não deixar de pedalar.
Já tive muitos anos atrás, rolos fixo, um tirava a roda da frente e travava e o outro suspendia a roda traseira deixando a da frente no chão, não lembro a marca, sei que este segundo era no esquema magnético. Bom, andei vendo uns rolos desses fixos na faixa de R$ 220,00 num site desses conhecidos de compra. Alguém sabe me dizer se funciona ou se é dinheiro jogado fora? Tenho 2 bikes uma Alfameq speed aro 27 e uma mtb aro 26, mas minha ideia é fazer com a speed pois lembro que tentei fazer de mtb uma vez e o barulho foi absurdo. A grana tá bem curta e para investir muito dinheiro tá complicado. Valeu.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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juiz de fora
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2016 as 08:02
particularmente eu acho grana jogada fora... com esse orçamento (220) ou um pouco mais, eu prefiro caçar um livre, triplo.

no mercado livre dê pra achar rolo livre novo nuns 380-400...

com orcamento apertado, eu acho melhor partir pra um equipamento bom, porque senão rapidinho esse negócio vira entulho em casa e vc vai ter gastado 220 com uma porcaria que não te serve, que não vai vender por esse preço e ainda vai ter que gastar de novo.

o maior problema do livre de 220 é que não tem resistencia suficiente sem freio magnético.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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ejr189 Ver Drop Down


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Contenda
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ejr189 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2016 as 17:05
Preciso de um livre tb, mas o complicado é o barulho da MTB!!

Alguem tem uma sugestao para resolver isso?
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m46c10 Ver Drop Down
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O Rolo é legal para complementar o treino, pra mim durante a semana é uma boa, pois como chego tarde em casa depois do trampo, fica meio difícil sair pra pedalar a noite.

A única parte negativa deste rolo, é que faz um pouco de barulho, e como moro em apertamento, não dá pra manter uma média muito alta...rssss

Estou procurando um rolo mais silencioso, aonde eu possa pedalar na velocidade que for e não faça barulho, mas é meio difícil. Confused
BMC TE01 26er - Toda XTR
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samuelgouvea Ver Drop Down
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juiz de fora
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barulho de pneu não tem jeito de resolver. só usando pneu slick, liso de tudo...

mas a vibração dá pra isolar instalando coxins no lugar dos pezinhos.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe_Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 16:09
Alguma indicação de rolo livre com bom custo benefício ? Prefiro gastar um tanto a mais e comprar algo que dure!
Abs
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felipe.pepsi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipe.pepsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2016 as 15:51
Aproveitando o tópico, tenho duvidas sobre os rolos.

Queria saber qual rolo (fixo ou livre) simula melhor uma pedalada no asfalto? 

Pergunto pois usei um fixo um tempo, e me sinto muito "preso", em compensação o livre (que nunca utilizei) parece ser leve já que não tem resistência (ou tem?).

Tambem achei o desgaste excessivo no rolo fixo (depois de uns 30 min já aparecia uma marca no pneu). No livre é menor o desgaste?

Com relação ao equilibrio, é costume ou precisa estar atento o tempo inteiro??

Vi no mercado livro um rolo livre na faixa dos R$360, estava pensando em comprar.
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marcelorodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2016 as 15:58
Queria saber qual rolo (fixo ou livre) simula melhor uma pedalada no asfalto? 
Sem dúvida, o rolo livre simula melhor a situação real.

Pergunto pois usei um fixo um tempo, e me sinto muito "preso", em compensação o livre (que nunca utilizei) parece ser leve já que não tem resistência (ou tem?).
Depende do modelo. Em geral os livres não tem regulagem de resistência, porém são bem mais exigentes fisicamente do que os fixos, o que por sinal nem te faz lembrar do controle de resistência e sua necessidade.

Tambem achei o desgaste excessivo no rolo fixo (depois de uns 30 min já aparecia uma marca no pneu). No livre é menor o desgaste?
Não sei opinar sobre o desgaste de pneu comparando os tipos de rolo. Acredito que como no livre é somente seu peso e da bike, deve ser similar ao asfalto, exceto que o rolo esquenta e pode ir deteriorando o composto do pneu.

Com relação ao equilibrio, é costume ou precisa estar atento o tempo inteiro??
No início a sensação de estar atento o tempo inteiro é imediata. Com o tempo vira costume e você já vai conseguir assistir até series pedalando no rolo.

Vi no mercado livro um rolo livre na faixa dos R$360, estava pensando em comprar.
Boa sorte na compra!
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felipe.pepsi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipe.pepsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2016 as 19:47
Obrigado pelas respostas Marcelo, acho que vou comprar.
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ricardoinline Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoinline Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 10:19
Olá tenho um role livre da T3Race e uso ele com uma MTB.
Estou gostando bastante de usar, porem faz um barulho alto com o pneu de MTB.
Queria saber se eu trocar para um pneu Slick vai fazer muita diferença.

Alguém que tenha um rolo livre e treina com pneu slick poderia dizer quantos decibéis faz usando algum aplicativo para Android ou iOS?
E de preferencia falar o nome do app,  porque dependendo do app ele marca um valor diferente :s


ps: li dizendo que os rolos livre mais simples não oferecem resistencia. Mas não é só mudar de marcha? Com o rolo que tenho tem muita diferença de resistencia ao mudar as marchas.
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ricardoinline Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoinline Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2016 as 23:31
Consegui as respostas.

Comprei um par de pneu slick e com eles o barulho diminuiu em 50% praticamente.

Porem notei que a resistencia diminuiu bastante, mas da para suar igual um porco depois de 30min Clap
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Jomar Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jomar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2017 as 15:27
Muito bom o tópico e esclarecedor, até perdão se estou ressuscitando ele, mas é que aqui acho vou conseguir obter ajuda. 

Treino com um rolo fixo bem simples da Tranz-x de 1 a 2 vezes por semana, ele não tem controle de resistência aqueles com guia que pode prender no guidon. E a questão é justamente essa, por ele ter o único controle de resistência, apertando o parafuso do rolete contra o pneu até "achar" que tá bom e depois controlar pelas marchas durante o treino, existiria talvez uma co-relação entre as voltas do parafuso depois de encostar no pneu e a resistência a ser empregada em potência, por exemplo.

Ex.: O Pneu de 23 tá com 100 libras, rolete encostou no pneu, ok à partir de agora cada volta representa "x" de potência (200w, 250w.... enfim). Claro gente, seria subjetivo e bem co-relato, só pra se ter uma mínima idéia, um pequeno ponto de partida....por que claro, pra se calcular isso à termo, várias variáveis estão em jogo...então seria bem estimativo mesmo. 

Se não, o mais próximo que posso estar da resistência com o solo num terreno plano também já seria uma ótima.....Ou continuemos no "acho que é por aí" e pelas sensações mesmo?

Obrigado. 
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fersz Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fersz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2017 as 14:51
Alguém usa bike de carbono no rolo fixo? Teve algum problema?

Pergunto isso porque a minha é uma BMC de carbono e no manual e no site da marca tem um aviso dizendo para não usar a bike em rolo fixo.
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Lordvan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lordvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 03:28
Estou rodando com uma mtb, a noite na cidade e não tem muito como andar de speed no belo pavimento asfáltico daqui.
Pensando em comprar um rolo e vi a possibilidade do zwift, já aproveito e coloco o sensor de velocidade e cadencia também na bike.
O difícil é o preço, achei um  Elite Supercrono Power Mag Elastogel abaixo de 1000, e o Elite novo force acima dos milão. Tem alguma diferença considerável entre eles? Manutenção, reposição de peças, durabilidade.
Nunca rodei em rolo, gastar um dinheiro desses para encostar depois é problema. Sugestões de rolos mais baratos, e bons são bem vindas.
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 11:03
Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

Estou rodando com uma mtb, a noite na cidade e não tem muito como andar de speed no belo pavimento asfáltico daqui.
Pensando em comprar um rolo e vi a possibilidade do zwift, já aproveito e coloco o sensor de velocidade e cadencia também na bike.
O difícil é o preço, achei um  Elite Supercrono Power Mag Elastogel abaixo de 1000, e o Elite novo force acima dos milão. Tem alguma diferença considerável entre eles? Manutenção, reposição de peças, durabilidade.
Nunca rodei em rolo, gastar um dinheiro desses para encostar depois é problema. Sugestões de rolos mais baratos, e bons são bem vindas.

A Decathlon tem um rolo barato. Tem um topicos deles aqui no forum com muita informação.
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Lordvan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lordvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 12:58
Valeu ghd, iniciei pesquisa sobre, e ja descartei o elite supercrono, a construção dele não forma triângulo, sobe os braços e tudo é sustentado por ai. Assisti um video e com esforço começa a balançar muito a bike. Consequencia disso é o quadro torcendo muito, da a ideia que o triângulo da bike vai estourar a solda na caixa do pedivela, sem falar no desconforto. Vendo agora um da ops mag+. Olhei os tranzx e oxer, mas não vira, muito ruim apesar de barato logo já fico insatisfeito.
Essa questão do quadro de carbono não ser recomendado, o fixo pelo que vi, dependendo do projeto dele força muito o triangulo traseiro da bike.
Acrescentando,
Olhando mais videos, o fixo quando apoiado mais forte no guidao, e colocando mais força e peso ai, a frente balança para os lados, no movimento natural da bike toda ela balançaria, como o eixo traseiro esta travado no rolo, o ponto de torção fica no meio, a torção vem da frente, a traseira travada, o meio é o ponto de resistência.
Pergunta, alguem que use de forma intensa e constante, teve o quadro trincado ou torcido?
Aqui fica facil de entender, https://youtu.be/CDGNxSrGJNc
E aqui nos 2.50 minutos https://youtu.be/FaVu0UPfSqs
Acho bom negócio não o fixo, o rolo livre é bem mais próximo do comportamento natural das forcas que atuam na bike. Talvez por isso a restrição dos quadros de carbono, e um conhecido trocou um quadro que trincou a solda na caixa de centro, andava no rolo, na época nem passou essa hipótese, mas agora é de se pensar.
Um paralelo bem grosseiro, os gols tiveram um serio problema de rachar o tunel do bloco, era ficar arrancando cantando pneu, e quando turbina um carro, coloca se reforço na estrutura, tanto pelo arranque como pela torção.

Editado por Lordvan - 04 Fev 2018 as 17:35
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Galz Ver Drop Down


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Recife
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Noite, pessoal!
Grande tópico, 15 páginas de informação, mas tô na dúvida entre um fixo (provavelmente um Tranxz - jd 118, 800 Temers) e um livre (provavelmente um modelo da TSW, no ML, por volta de 550 reais).
Minhas principais preocupações são, em ordem decrescente de importância:
1. Barulho durante o uso (moro em apto);
2. Desgaste excessivo do pneu;
3. Similaridade com o pedal em estrada (menor monotonia);
4. Resistência à pedalada.

Provavelmente me indicarão o rolo livre, mas é sempre bom uma opinião de alguém experiente que tenha pedalado nos dois modelos pra me dizer uma opinião baseada em evidências!

Agradeço desde já.
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Originalmente postado por Galz Galz escreveu:

Noite, pessoal!
Grande tópico, 15 páginas de informação, mas tô na dúvida entre um fixo (provavelmente um Tranxz - jd 118, 800 Temers) e um livre (provavelmente um modelo da TSW, no ML, por volta de 550 reais).
Minhas principais preocupações são, em ordem decrescente de importância:
1. Barulho durante o uso (moro em apto);
2. Desgaste excessivo do pneu;
3. Similaridade com o pedal em estrada (menor monotonia);
4. Resistência à pedalada.

Provavelmente me indicarão o rolo livre, mas é sempre bom uma opinião de alguém experiente que tenha pedalado nos dois modelos pra me dizer uma opinião baseada em evidências!

Agradeço desde já.


Amigo, sugiro gastar um pouco mais e ir no ELite Novo Force, se procurar bem acha em promoções, eu paguei 1150 nele.
O barulho é dentro do esperado, não existem milagres, mas eu tinha um rolo da Centauro e eu acho que a resistência é a mesma do Tranz-x - https://www.centauro.com.br/rolo-treino-oxer-high-performance-843575.html
o Elite é bem mais silencioso.

Além disso pelo flywheel dele ser maior a inércia na roda é bem melhor deixando a pedalada mais real.

Ele tem 8 níveis de resistência, eu uso ele com o Zwift e é diversão com certeza.

Além disso o contato da roda é feito de uma borracha pra economizar o pneu e fazer menos barulho.

De qualquer forma, eu montei uma roda pro rolo com um pneu específico para rolo (Vittoria Home Trainer) por 130 reais, vale a pena a praticidade e a economia de pneu.


Acho que atualmente o rolo livre está cada vez mais em desuso, tendo algumas aplicações específicas, já no rolo fixo vc pode tirar mais potencia sem ter problemas. A menos que vc já tenha prática no rolo livre e saiba realmente do que se trata eu não recomendaria ele. Já vi muita gente comprando um e trocando por um fixo por não ter se acostumado.


Esse meu relato é de alguém que comprou um rolo baratinho e viu que gastar um pouco mais faz a diferença, por isso realmente recomendo que economize um pouco mais e vá no Elite novo Force.

Depois diz ai qual foi a escolha.

Editado por afonsogrf - 26 Mar 2018 as 11:14
Afonso,

https://www.instagram.com/afonsogrf/
https://www.strava.com/athletes/10471406

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Originalmente postado por afonsogrf afonsogrf escreveu:

Originalmente postado por Galz Galz escreveu:

Noite, pessoal!
Grande tópico, 15 páginas de informação, mas tô na dúvida entre um fixo (provavelmente um Tranxz - jd 118, 800 Temers) e um livre (provavelmente um modelo da TSW, no ML, por volta de 550 reais).
Minhas principais preocupações são, em ordem decrescente de importância:
1. Barulho durante o uso (moro em apto);
2. Desgaste excessivo do pneu;
3. Similaridade com o pedal em estrada (menor monotonia);
4. Resistência à pedalada.

Provavelmente me indicarão o rolo livre, mas é sempre bom uma opinião de alguém experiente que tenha pedalado nos dois modelos pra me dizer uma opinião baseada em evidências!

Agradeço desde já.


Amigo, sugiro gastar um pouco mais e ir no ELite Novo Force, se procurar bem acha em promoções, eu paguei 1150 nele.
O barulho é dentro do esperado, não existem milagres, mas eu tinha um rolo da Centauro e eu acho que a resistência é a mesma do Tranz-x - https://www.centauro.com.br/rolo-treino-oxer-high-perance-843575. - https://www.centauro.com.br/rolo-treino-oxer-high-performance-843575.html
o Elite é bem mais silencioso.

Além disso pelo flywheel dele ser maior a inércia na roda é bem melhor deixando a pedalada mais real.

Ele tem 8 níveis de resistência, eu uso ele com o Zwift e é diversão com certeza.

Além disso o contato da roda é feito de uma borracha pra economizar o pneu e fazer menos barulho.

De qualquer forma, eu montei uma roda pro rolo com um pneu específico para rolo (Vittoria Home Trainer) por 130 reais, vale a pena a praticidade e a economia de pneu.


Acho que atualmente o rolo livre está cada vez mais em desuso, tendo algumas aplicações específicas, já no rolo fixo vc pode tirar mais potencia sem ter problemas. A menos que vc já tenha prática no rolo livre e saiba realmente do que se trata eu não recomendaria ele. Já vi muita gente comprando um e trocando por um fixo por não ter se acostumado.


Esse meu relato é de alguém que comprou um rolo baratinho e viu que gastar um pouco mais faz a diferença, por isso realmente recomendo que economize um pouco mais e vá no Elite novo Force.

Depois diz ai qual foi a escolha.


Tudo bom, Afonso?
Muito obrigado pelas dicas e experiência!
Mas acabei rumando a um caminho oposto rsrs

Comprei no ML um rolo da T3race, modelo Elite, por 670 Temers. Estou esperando chegar na semana que vem...

Optei pelo rolo solto justamente por conta de que ele é menos monótono de utilizar, é o que mais se aproxima da experiência de pedalar na estrada, pelo fato de não se trabalhar somente as pernas, mas toda a musculatura do core e braços (diferente do fixo, em que só se trabalham as pernas) e pelo menor barulho.

É certo que rolo solto não tem resistência, mas acho que é possível trabalhar com algumas adaptações pra melhorar isso... aqui no fórum, inclusive, já deram ideias que pretendo testar.

Semana que vem faço um teste drive e posto aqui minhas impressões!
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Caramba, show de bola esse rolo, não conhecia essa marca.

Na verdade "não tem resistência" não é bem assim né, precisa de força pra girar a bike bem, ele exige com certeza do corpo e da pra controlar legal nas marchas tb.

E de fato, com esse rolo vc treina sua musculatura toda, e não pode perder a atenção e entrar na monotonia se não é chão.

Fico no aguardo do review, mas me parece ter sido uma boa compra, parabéns.
Afonso,

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Originalmente postado por afonsogrf afonsogrf escreveu:

Caramba, show de bola esse rolo, não conhecia essa marca.

Na verdade "não tem resistência" não é bem assim né, precisa de força pra girar a bike bem, ele exige com certeza do corpo e da pra controlar legal nas marchas tb.

E de fato, com esse rolo vc treina sua musculatura toda, e não pode perder a atenção e entrar na monotonia se não é chão.

Fico no aguardo do review, mas me parece ter sido uma boa compra, parabéns.


Sem dúvidas! Recebendo e testando, já deixo minhas impressões.

Estive em dúvida por mais de uma semana em relação à escolha do equipamento que queria, e, lendo a teoria e associando à experiência prática de quem já pedalou em um e/ ou outro, cheguei à conclusão de que este seria o melhor pra mim.

Me baseei em 5 critérios pra escolher entre fixo e solto:

1. Similaridade com o pedal "outdoor": pedalar é algo que me dá prazer. Claro que associado com a distância, conhecimento de locais novos, desafio da resistência física. Mas quanto mais próximo de pedalar indoor com sensação de pedalar outdoor, melhor. Muitos relatam que pedalar em fixos assemelha-se a pedalar em ergométricas, algo bem artificial se comparado a um pedal outdoor...

2. Desgaste do pneu: muitos relatam desgaste prematuro do pneu utilizando rolo fixo, atenuado em casos como o do transz x jd 118,por exemplo, que possui uma banda de rodagem capaz de reduzir desgaste em até 20%. Contudo, não vi/ ouvi relatos semelhantes em relação ao rolo solto, ou seja, menor desgaste, ou pelo menos desgaste semelhante ao de pedalar na estrada.

3. Monotonia: muitos relatam o treino em rolo fixo ser extremamente monótono, de forma que exige muito foco e disciplina. Não acho que o rolo solto seja algo extremamente "divertido", mas só pelo fato de ele ser mais parecido com uma experiência real de pedalar na estrada, de vc precisar se equilibrar enquanto pedala e trabalhar as musculaturas que normalmente se trabalham pedalando, a monotonia aqui deve ser bem menor!

4. Barulho: moro em apto, então quanto menos barulho, melhor. E notei que, se quisesse um rolo fixo pouco barulhento, teria de desembolsar quase o dobro do que estava orçando, já que os silenciosos normalmente são melhores, e mais caros.

5. Resistência: aqui o ponto vai pros fixos; mas sei que, na base da gambiarra, é possível também gerar alguma resistência nos soltos, e assim associar todas as vantagens do solto à resistência do fixo.

Bem, esta é minha análise TEÓRICA sobre o porquê de ter escolhido o solto em detrimento do fixo, pois nunca pedalei em nenhum dos dois pra confrontar, NA PRÁTICA, o que estou falando. Conforme utilizá-lo, vou ter impressões mais completas e melhores embasadas pra dizer se acertei na escolha ou não.
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Galz Ver Drop Down


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Originalmente postado por Galz Galz escreveu:

Originalmente postado por afonsogrf afonsogrf escreveu:

Caramba, show de bola esse rolo, não conhecia essa marca.

Na verdade "não tem resistência" não é bem assim né, precisa de força pra girar a bike bem, ele exige com certeza do corpo e da pra controlar legal nas marchas tb.

E de fato, com esse rolo vc treina sua musculatura toda, e não pode perder a atenção e entrar na monotonia se não é chão.

Fico no aguardo do review, mas me parece ter sido uma boa compra, parabéns.


Sem dúvidas! Recebendo e testando, já deixo minhas impressões.

Estive em dúvida por mais de uma semana em relação à escolha do equipamento que queria, e, lendo a teoria e associando à experiência prática de quem já pedalou em um e/ ou outro, cheguei à conclusão de que este seria o melhor pra mim.

Me baseei em 5 critérios pra escolher entre fixo e solto:

1. Similaridade com o pedal "outdoor": pedalar é algo que me dá prazer. Claro que associado com a distância, conhecimento de locais novos, desafio da resistência física. Mas quanto mais próximo de pedalar indoor com sensação de pedalar outdoor, melhor. Muitos relatam que pedalar em fixos assemelha-se a pedalar em ergométricas, algo bem artificial se comparado a um pedal outdoor...

2. Desgaste do pneu: muitos relatam desgaste prematuro do pneu utilizando rolo fixo, atenuado em casos como o do transz x jd 118,por exemplo, que possui uma banda de rodagem capaz de reduzir desgaste em até 20%. Contudo, não vi/ ouvi relatos semelhantes em relação ao rolo solto, ou seja, menor desgaste, ou pelo menos desgaste semelhante ao de pedalar na estrada.

3. Monotonia: muitos relatam o treino em rolo fixo ser extremamente monótono, de forma que exige muito foco e disciplina. Não acho que o rolo solto seja algo extremamente "divertido", mas só pelo fato de ele ser mais parecido com uma experiência real de pedalar na estrada, de vc precisar se equilibrar enquanto pedala e trabalhar as musculaturas que normalmente se trabalham pedalando, a monotonia aqui deve ser bem menor!

4. Barulho: moro em apto, então quanto menos barulho, melhor. E notei que, se quisesse um rolo fixo pouco barulhento, teria de desembolsar quase o dobro do que estava orçando, já que os silenciosos normalmente são melhores, e mais caros.

5. Resistência: aqui o ponto vai pros fixos; mas sei que, na base da gambiarra, é possível também gerar alguma resistência nos soltos, e assim associar todas as vantagens do solto à resistência do fixo.

Bem, esta é minha análise TEÓRICA sobre o porquê de ter escolhido o solto em detrimento do fixo, pois nunca pedalei em nenhum dos dois pra confrontar, NA PRÁTICA, o que estou falando. Conforme utilizá-lo, vou ter impressões mais completas e melhores embasadas pra dizer se acertei na escolha ou não.


Boa noite!
Conforme prometido, segue meu review sobre o rolo de equilíbrio:
1. Equipamento:

O rolo adquirido foi o T3 Race, modelo Elite. Tem vários ajustes de tamanho de bike, pra uso com MTB e/ou speed, além de duas correias (feitas de polycord), uma maior, pra uso na MTB, outra mais curtinha, pra speed (a correia pra MTB eu comprei por fora).

No total, o rolo é pesadinho, uns 13kg, mas é dobrável e este peso a mais passa uma sensação de robustez.

Um defeito que achei é a dificuldade no ajuste, é necessário desatarrachar dois parafusos Allen 6mm de cada lado apenas pra soltar um rolo, e, pra ajustar pra utilizar outra bike (MTB para speed ou vice versa), é necessário desprender dois dos três rolos, trocar a correia (pq a correia só entra/sai se vc retirar os rolos dianteiro e mediano) e aí então pedalar. Justamente por essa dificuldade estou me atendo a treinar apenas na speed, pq, além da relação mais alta, o ajuste é bem chatinho.

2. Barulho
Realmente é como falam: o rolo solto é bastante silencioso, de forma que, mesmo usando na sala do apto, não ouço reclamação dos vizinhos, acho que nem sequer notaram diferença de barulho vindo daqui !


3. Similaridade com pedal outdoor:
Gostei bastante da experiência: vc sente seu corpo voltado para o equilíbrio na bike, contudo, se eu fosse colocar em número em relação à similaridade com pedal de rua, eu estimaria em uns 70%, por conta de que vc não pode parar de pedalar (senão vc para e cai), e que o esforço demandado apenas para se equilibrar é bem maior no rolo se comparado ao pedal de estrada. Mesmo assim, tá valendo.

4. Monotonia:
Já fiz 5 treinos no rolo; o último achei mais monótono que os 4 primeiros, porém, se vc sobe ali com um objetivo (como é meu caso toda vez que eu treino), depois de alguns minutos a sensação passa. O trabalho em se equilibrar mata um pouco da monotonia tb.

5. Treino!
5.1 Estilos de treino abordados:
Até o momento (5 treinos) fiz 3 tipos de treino: regeneração (pedal a 75-90 rpm em marchas baixas-medianas), resistência (pedal a 100-120 rpm variando marchas medianas e pesadas) e cadência (variando marchas leves/medianas/pesadas com cadências entre 75/150 rpm).

5.2 Impressões do treino:
Independente do treino, espere SUOR!! Impressiona o quanto se sua durante o treino no rolo, mesmo com ventilador potente. Puxa bastante pela resistência física do ciclista.

5.3 Controle de resistência:
O controle de resistência é feito pelas marchas da bike. Mas não por isso espere algo leve, fútil. Não! É bem puxado, principalmente se vc se mantiver pedalando em marchas pesadas por períodos prolongados. Minha bike possui relação Claris, pedivela 50/34 e pinhão 12/23 (ou seja, mesmo a relação mais pesada é leve, pra maioria dos foristas aqui... kkkk, mas dá trabalho manter na mais pesada, principalmente a depender da cadência aplicada). Agora, não me perguntem a potência a que se chega, não faço a mínima ideia.

Para visualizar melhor o tipo de ciclista que eu sou (e minha percepção de resistência), estou de speed faz 2 meses, pedalo uma MTB faz 1 ano e 3 meses, peso 84kg, 1,78m de altura e, normalmente, nos meus treinos noturnos de 20km em asfalto predominantemente plano usando a speed, costumo fazer média entre 27,5 e 28km/h, sem me matar em cima da bike. Quem sabe me matando chegasse aos 30 km/h.

5.4 Desgaste de pneus
Interessantemente, acho que existe, se bem que leve, algum grau de desgaste de pneu. Explico:
depois do 2 e 3 treino, peguei nos pneus, notei que estavam quentes (melhor, mornos, não quentes a ponto de não se conseguir tocar). Passando a mão nos pneus após os treinos (média de 30/40 min), vc vê nos dedos um pozinho preto, pouquinho, mas que suspeito ser pó de pneu... Com o tempo vou ver se o rolo livre realmente desgasta pneu.
Nota: os rolos são de metal.


CONCLUSÃO:
Gostei bastante da aquisição e recomendo a quem está querendo experimentar. Vale a pena!


Bons treinos a todos!
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Vinacowboy Ver Drop Down
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Belo relato
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
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Rob329 Ver Drop Down


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Pessoal, se vocês tivessem que comprar um rolo fixo, qual seria e por quê? Obrigado
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wcamargos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wcamargos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 19:22
Boa noite pessoal.
Comprei um rolo de equilíbrio TSW/Absolute e tenho treinado pelo menos 2 x na semana.
Reparei que sinto as mãos começarem adormecer /"formigarem", coisa que não sentia quando pedalo externamente.
Hoje pedi minha esposa foi me entregar a garrafa de água e no contato deu um choque/estalo e quase que caio.Susto grande.. rs Acontece isso quando estou pedalando e pego na base de metal que seguro pra começar na varanda aqui.
Algum professor de física pra explicar isso? Rs
Algo que possa fazer pra evitar isso?
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catraca Ver Drop Down
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wcamargos,

isso é choque por estática.

Pesquise sobre energia estática, nessa época de baixa humidade do ar é muito comum acontecer.

abs.
depois coloco uma assinatura legal...
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stefanob Ver Drop Down
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Originalmente postado por wcamargos wcamargos escreveu:

Boa noite pessoal.
Comprei um rolo de equilíbrio TSW/Absolute e tenho treinado pelo menos 2 x na semana.
Reparei que sinto as mãos começarem adormecer /"formigarem", coisa que não sentia quando pedalo externamente.
Hoje pedi minha esposa foi me entregar a garrafa de água e no contato deu um choque/estalo e quase que caio.Susto grande.. rs Acontece isso quando estou pedalando e pego na base de metal que seguro pra começar na varanda aqui.
Algum professor de física pra explicar isso? Rs
Algo que possa fazer pra evitar isso?
estática.. normal, tb levei uns sustos assim logo que comecei com meu rolo de equilibrio da Absolute haha
não tem muito o que fazer pq pelo próprio movimento você tá gerando a eletricidade, só se evitar tocar em partes metálicas ou usar uma luva, por ex.. a eletricidade vai se dissipar quando parar, já que a carga é baixa

sobre o formigamento das mãos, aí já é outra coisa.. tente reparar na tua posição de pedal no rolo que pode estar diferente do que pedala na rua
pela necessidade de concentrar mais pra manter o equilibrio pode ser que você esteja posicionando o tronco mais pra baixo e "colocando mais peso" nas mãos, ou pela preocupação você pode estar mais tenso nas mãos tb, acho que pode contribuir
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