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qual a melhor nacional para o cicloturismo?

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shadow11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2010
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Originalmente postado por fabiotux fabiotux escreveu:


Eu até conheço um cara que a usa pra ciclotour e fez adaptações pra colocar bagageiro fixo nela. Olha aí a foto:
Pequenas abraçadeiras na parte inferior e uma abraçadeira de canote no seattube.
IMHO, um charme com guidão rise, mas se fosse c/ um drop...sei não! Luiz, tem um Drop aí pra fazer um experimento? ehehe!
Valews, galera! 
Abração!
Abs.



Primeiro post aqui, só pra comentar.... que linda essa Easy Rider preta! É alguma edição especial da Curtlo? A minha Easy Rider é aquela normal, verde. Ah sim, a minha tem bagageiro fixo e alforges, além de paralamas, que foi o mais difícil de instalar.
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NERP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NERP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:10
Pessoal, para eu começar a projetar o meu TCC preciso das medidas completas da Caloi City Tour, não achei na net e estava pesando se alguém podia me ajudar por aqui mesmo.
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fabiotux Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:44
Não é edição especial não, Shadow11...acho que o modelo 2008 era assim mesmo. 
O dono dela comprou alforges curtlo, daí deve ter ganhado o adesivo e colocado na magrela.
Realmente tá muito bonita!

Como você fez a adaptação do bagageiro fixo? Se puder, tire fotos e manda pra gente ver!

Abração!

Originalmente postado por shadow11 shadow11 escreveu:

 
Primeiro post aqui, só pra comentar.... que linda essa Easy Rider preta! É alguma edição especial da Curtlo? A minha Easy Rider é aquela normal, verde. Ah sim, a minha tem bagageiro fixo e alforges, além de paralamas, que foi o mais difícil de instalar.
See ya!
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fabiotux Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Ago 2008
Cotia/SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:49
Fala NERP.
A City Tour era tamanho 18"...tinha 55cm de toptube, se a memória não me falha. 
Apesar do meu quadro ter quebrado, acho que consigo medir e mandar pra você amanhã as medidas corretas.

Realmente é uma pena a Caloi ter descontinuado a única Touring brasileira. Fazer o quê, né?

Abraço!

Originalmente postado por NERP NERP escreveu:

Pessoal, para eu começar a projetar o meu TCC preciso das medidas completas da Caloi City Tour, não achei na net e estava pesando se alguém podia me ajudar por aqui mesmo.
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shadow11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shadow11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 15:00
Originalmente postado por fabiotux fabiotux escreveu:

Não é edição especial não, Shadow11...acho que o modelo 2008 era assim mesmo. 
O dono dela comprou alforges curtlo, daí deve ter ganhado o adesivo e colocado na magrela.
Realmente tá muito bonita!
Como você fez a adaptação do bagageiro fixo? Se puder, tire fotos e manda pra gente ver!
Abração!

Originalmente postado por shadow11 shadow11 escreveu:

 Primeiro post aqui, só pra comentar.... que linda essa Easy Rider preta! É alguma edição especial da Curtlo? A minha Easy Rider é aquela normal, verde. Ah sim, a minha tem bagageiro fixo e alforges, além de paralamas, que foi o mais difícil de instalar.



Bom, como o quadro não tem furos para bagageiro, levei numa bicicletaria e eles usaram uma plaquinha de metal com furo para passar o parafuso num espaço triangular perto da gancheira, daí parafusaram e fixaram com trava-rosca. A parte superior foi na abraçadeira do canote. Ficou bem firme, já rodei bastante com ele na cidade e no Audax, com alforges. Vou descer a serra da Graciosa (PR) neste fim de semana, vamos ver como se comporta.

Vou ver se tiro umas fotos dos detalhes.
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NERP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NERP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 15:18
E aí Fabio, ficarei muito agradecido se você conseguir me ajudar com isso. Estou te mandando uma mensagem privada, dá uma olhada lá.
 
 
Originalmente postado por fabiotux fabiotux escreveu:

Fala NERP.
A City Tour era tamanho 18"...tinha 55cm de toptube, se a memória não me falha. 
Apesar do meu quadro ter quebrado, acho que consigo medir e mandar pra você amanhã as medidas corretas.

Realmente é uma pena a Caloi ter descontinuado a única Touring brasileira. Fazer o quê, né?

Abraço!

Originalmente postado por NERP NERP escreveu:

Pessoal, para eu começar a projetar o meu TCC preciso das medidas completas da Caloi City Tour, não achei na net e estava pesando se alguém podia me ajudar por aqui mesmo.
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luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz rio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 20:07
Eu continuo no meu dilema pra escolher uma bike de qualidade para fazer passeios maiores.

Fui hoje na loja e vi uma elite 2.8.
Tá custando 3.600 pratas. ( Só posso pagar se vender um Rim)
Achei o quadro da elite 2.8 muito agressivo. Num passeio longo, minhas costas não iam aguentar.

A elite 2.7 custa 2.900 pratas. (Dá pra pagar em 100.000 vezes)
Quadro melhor, mas......aí volta o velho dilema:

A Trek 4500 custa 3600,00 também....
Se é pra gastar essa grana, melhor numa trek, não? (mesmo que esse valor, só vendendo o rim)

A trek 3900 custa 2.134,00 (diferença absurda de preço)

Experimentei a merida sub-20 e gostei batante dela. Custa 2.010,00 (já dá pra encarar)

Também experimentei a KHS Alite 500. 2.450,00 (dá pra pagar no sufoco). Gostei da bike, mas achei a merida e a trek melhores.

O Dilema é o de sempre....qual comprar?

Será que se eu reformar a caloi 10, sai mais em conta??
Quanto se gasta para se recuperar uma velha bike e transformá-la em nova?
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luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
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Eu não vou muito com a cara da Merida, mas tive que reconhecer que a bike desenvolve bem.....

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Alcaide Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Dez 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 22:43
Prezados. Para quem esta fazendo o doce trabalho de montagem de uma ciclotur, este tópico está sendo bastante proveitoso. Eu optei em garimpar um quadro de Cro-Moly para a ciclotur, deu trabalho mas encontrei. Como um amigo tinha uma KHS e estava pensando em se desfazer dela depois de mais de uma década de uso leve, eu o convenci a me vender o quadro. Depois da limpar totalmente o quadro, mandei pintar (usei um branco perolizado e pintei os logos da KHS diretamente no quadro) e agora estou selecionando os componentes. Inicialmente pensei em adaptar aros 700, mas o primeiro problema foram os freios pois, o quadro não está configurado para o uso de disco. Assim desisti dos aros 700 (pensei até em usar os freios Tecktro na adaptação, mas não surtiu o efeito esperado) e retornei aos aros 26". A segunda dúvida recaiu sobre o pedivela, se usaria uma configuração de estradeira (52X40X30) ou se manteria a configuração de MTB (44X34X24) com uma relação 11X34 no cassete de nove velocidades. Depois de muito ler, ouvir, discutir (inclusive aqui no Fórum), optei pela configuração clássica de MTB (embora ainda esteja a procura de uma coroa 46). Os freios serão V-brake, o guidão de MTB (rise) e talvez coloque bar-end (sei que guidão rise com bar-end fica horrível, mas para longas distâncias é confortável). A maior dificuldade que estou tendo é em relação ao bagageiro dianteiro. Pensei em importar, mas o custo é inviável para uma peça, assim resolvi entrar na etapa do "faça você mesmo": vou pegar um bagageiro destes de "arame galvanizado" e adaptá-lo às minhas necessidades. assim, pretendo deixar ele na configuração low-rider e fixar os alforges dianteiros numa posição bem baixa. Assim que concluir a configuração do bagageiro eu coloco as especificações aqui no Fórum. Bagageiro traseiro, irá um tradicional de alumínio, que por sinal eu já tenho. Os câmbios e trocadores são SRAM X-5 e o pedivela pretendo colocar um Truvativ, mas vou tentar encontrar um com coroa 46, se não manterei o 44 mesmo. É isto.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 01:01
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

Prezados. Para quem esta fazendo o doce trabalho de montagem de uma ciclotur, este tópico está sendo bastante proveitoso. Eu optei em garimpar um quadro de Cro-Moly para a ciclotur, deu trabalho mas encontrei. Como um amigo tinha uma KHS e estava pensando em se desfazer dela depois de mais de uma década de uso leve, eu o convenci a me vender o quadro. Depois da limpar totalmente o quadro, mandei pintar (usei um branco perolizado e pintei os logos da KHS diretamente no quadro) e agora estou selecionando os componentes. Inicialmente pensei em adaptar aros 700, mas o primeiro problema foram os freios pois, o quadro não está configurado para o uso de disco. Assim desisti dos aros 700 (pensei até em usar os freios Tecktro na adaptação, mas não surtiu o efeito esperado) e retornei aos aros 26". A segunda dúvida recaiu sobre o pedivela, se usaria uma configuração de estradeira (52X40X30) ou se manteria a configuração de MTB (44X34X24) com uma relação 11X34 no cassete de nove velocidades. Depois de muito ler, ouvir, discutir (inclusive aqui no Fórum), optei pela configuração clássica de MTB (embora ainda esteja a procura de uma coroa 46). Os freios serão V-brake, o guidão de MTB (rise) e talvez coloque bar-end (sei que guidão rise com bar-end fica horrível, mas para longas distâncias é confortável). A maior dificuldade que estou tendo é em relação ao bagageiro dianteiro. Pensei em importar, mas o custo é inviável para uma peça, assim resolvi entrar na etapa do "faça você mesmo": vou pegar um bagageiro destes de "arame galvanizado" e adaptá-lo às minhas necessidades. assim, pretendo deixar ele na configuração low-rider e fixar os alforges dianteiros numa posição bem baixa. Assim que concluir a configuração do bagageiro eu coloco as especificações aqui no Fórum. Bagageiro traseiro, irá um tradicional de alumínio, que por sinal eu já tenho. Os câmbios e trocadores são SRAM X-5 e o pedivela pretendo colocar um Truvativ, mas vou tentar encontrar um com coroa 46, se não manterei o 44 mesmo. É isto.

alcaide, lá fora muito fabricante tá fazendo as bikes de cicloturismo com rodas aro 26. thonr sherpa são exemplo, e a surly long haul trucker, no meu tamanho, só aro 26 tb.

agora dá uma olahda nesses dois textos que acho interessantes:


o segundo texto é interessante pq quem tá explicando pq fazer cicloturismo com mtb adaptada como vc é um dono de uma trek 520! hehehe

pensou já em botar um guidão borboleta?

asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
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Tomiate Ver Drop Down
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luiz rio, já deu uma olhada nas Diamondback Response?
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CesarHP Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Fev 2009
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Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Originalmente postado por Rodrigo_V_U Rodrigo_V_U escreveu:

cara, quadro de aluminio muito do mequetrefe pesa 1,7-1,8kg ....... a Hard rocx que to usando lá (quadro de R$ 400,00) pesa 1,35kg....


Volare Boxxer:
Tamanho    Peso (kg)
15        1.910
17        2.045
19.5       2.075
21        2.190
       
Fonte: http://www.volarebikes.com.br/

O meu Fuji MT. SL pesa 1.6 kg no tamanho 17, mas não foi projetado para ciclotur.



Por experiência própria, nem pense na Volare... é um quadro bom p/ o dia a dia, daí quando se deseja colocar um bagageiro, não há gambiarra que faça o troço ficar direito.

Tenho uma híbrida (de alumínio) dos anos 90, com aros 700 e utilizo com pneus 700x38c roda muito bem em estradão de terra, asfalto e acostamento precário...


E por falar em Volare, tinha colocado a minha à venda eis que me apareceu uma grande oportunidade... trocar por uma GT também dos anos 90



www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013
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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 09:04
a não ser que você queira fazer umas trilas enlameadas, dar uns pulos e cair dos barrancos, acho um desperdício de dinheiro comprar uma mtb top para fazer cicloturismo. Uma bike usada de boa marca da década de 90 sai por R$500 e você pode usar mais R$500 para adaptá-la do seu gosto e trocar as peças velhas. E você não vai ter dó de andar na bike e passar por lugares não tão seguros, coisa que você não faria com uma bike de 3 mil.
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luiz rio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz rio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 17:08
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a não ser que você queira fazer umas trilas enlameadas, dar uns pulos e cair dos barrancos, acho um desperdício de dinheiro comprar uma mtb top para fazer cicloturismo. Uma bike usada de boa marca da década de 90 sai por R$500 e você pode usar mais R$500 para adaptá-la do seu gosto e trocar as peças velhas. E você não vai ter dó de andar na bike e passar por lugares não tão seguros, coisa que você não faria com uma bike de 3 mil.


Este é um belo conselho.

Realmente, dá um certo "medo" investir 3.000 pratas numa bike e ser roubado.
Eu gostaria de investir 2.700 e comprar a Fuji dos sonhos (pra mim, 2.700 é uma facada)..mas dá medo fazer este investimento e não ter qualquer segurança.

Acho que vou ter que adiar o sonho da Fuji para o dia em que este for um "mundo melhor"...ou então, quando eu for mais rico...hehehehe

De tudo que li por aqui, cada vez mais, acho que uma "solução" bem interessante para uma biketour é de montá-la peça por peça...embora que eu não saiba ao certo o quanto isso vai sair.

mas acho que, chama menos atenção na rua.
Vou pesquisando.
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a não ser que você queira fazer umas trilas enlameadas, dar uns pulos e cair dos barrancos, acho um desperdício de dinheiro comprar uma mtb top para fazer cicloturismo. Uma bike usada de boa marca da década de 90 sai por R$500 e você pode usar mais R$500 para adaptá-la do seu gosto e trocar as peças velhas. E você não vai ter dó de andar na bike e passar por lugares não tão seguros, coisa que você não faria com uma bike de 3 mil.


Este é um belo conselho.

Realmente, dá um certo "medo" investir 3.000 pratas numa bike e ser roubado.
Eu gostaria de investir 2.700 e comprar a Fuji dos sonhos (pra mim, 2.700 é uma facada)..mas dá medo fazer este investimento e não ter qualquer segurança.

Acho que vou ter que adiar o sonho da Fuji para o dia em que este for um "mundo melhor"...ou então, quando eu for mais rico...hehehehe

De tudo que li por aqui, cada vez mais, acho que uma "solução" bem interessante para uma biketour é de montá-la peça por peça...embora que eu não saiba ao certo o quanto isso vai sair.

mas acho que, chama menos atenção na rua.
Vou pesquisando.

eu e o poneis temos mania de ficar caçando bikes antigas por aí. da última vez que nos vimos tava ele com uma gary fisher e eu com uma trek ambas de cromo...

se vc quer uma boa bike de cicloturismo, siga o conselho dele. cace no mercado livre uma bike de cromo no seu tamanho. se não tem pressa, não compre qq uma não. assim que tiver uma em vista, olhe na bikepedia a ficha dela. assim ficará mais fácil localizar, identificar e estabelecer graus de originalidade.

embora muita gente grite contra o "xiitismo" a favor dos quadros de cromo - nad aipede que vc faça uma viagem com quadro de alumínio - lembre que dificilmente vc achara algo tão barato de qualdiade por aí. quadros de cromo, principalmente os dos anos 90, tem soldados no quadro os suportes pra bagageiros e pára-lamas. e a geometria delas é confortável, elas tem a caixa do pedivela mais baixa do que as mtbs atuais. isso aumenta a estabilidade, o conforto.

e como são de tubos finos, não chama atenção de ladrão não. ninguém dá muita bola pra elas não...

normalmente as peças são de boa qualidade. não são peças top, mas são peças muito duráveis, como eram muitas dos anos 90. grupos como altus, na época, tinham peças bem duráveis.]

depois a reforminha é básica: verificar pneus, rodas (normalmente bons aros de alumínio, araya, vuelta, e via de regra com 36 raios, o que é bom pra carregar peso), talvez mudar de 21 pra 24 ou 27 marchas (um amigo só botou um cassete mega-range, diz ele q tá ótimo pra viajar, com peso vc praticmaente não usa o pinha 11), eventualmente trocar os freios cantilever por v-brakes - se qusier botar guidão drop, mantenha os cantilevers.  e claro, botar os bagageiros, pára-lamas, suporte de caramanholas....

se quiser botar guidão drop e sti´s, veja alguma que tenha a guia dos cabos passando por baixo. pq a shimano (muito f.d.p.)  não deixou compatíveis stis e câmbios dianteiros de MTB - e vc precisará botar um câmbio de speed, e nenhum câmbio de speed tem puxada por cima (alguams bikes de ciclocross usam uma peça de adaptação que não se acha no brasil). câmbios traseiros e cassetes da shimano são todos compatíveis (dentro da mesma quantidade de pinhões, claro: 8v com 8v, 9v, com 9v...).

não tenha medo de viajar com aro 26. bikes de cromo com aro 26 não são tão duras. e bote um selim bom, que vc viajará dias e dias tranquilamente com a sua nova bike velha.
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luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

a não ser que você queira fazer umas trilas enlameadas, dar uns pulos e cair dos barrancos, acho um desperdício de dinheiro comprar uma mtb top para fazer cicloturismo. Uma bike usada de boa marca da década de 90 sai por R$500 e você pode usar mais R$500 para adaptá-la do seu gosto e trocar as peças velhas. E você não vai ter dó de andar na bike e passar por lugares não tão seguros, coisa que você não faria com uma bike de 3 mil.


Este é um belo conselho.

Realmente, dá um certo "medo" investir 3.000 pratas numa bike e ser roubado.
Eu gostaria de investir 2.700 e comprar a Fuji dos sonhos (pra mim, 2.700 é uma facada)..mas dá medo fazer este investimento e não ter qualquer segurança.

Acho que vou ter que adiar o sonho da Fuji para o dia em que este for um "mundo melhor"...ou então, quando eu for mais rico...hehehehe

De tudo que li por aqui, cada vez mais, acho que uma "solução" bem interessante para uma biketour é de montá-la peça por peça...embora que eu não saiba ao certo o quanto isso vai sair.

mas acho que, chama menos atenção na rua.
Vou pesquisando.

eu e o poneis temos mania de ficar caçando bikes antigas por aí. da última vez que nos vimos tava ele com uma gary fisher e eu com uma trek ambas de cromo...

se vc quer uma boa bike de cicloturismo, siga o conselho dele. cace no mercado livre uma bike de cromo no seu tamanho. se não tem pressa, não compre qq uma não. assim que tiver uma em vista, olhe na bikepedia a ficha dela. assim ficará mais fácil localizar, identificar e estabelecer graus de originalidade.

embora muita gente grite contra o "xiitismo" a favor dos quadros de cromo - nad aipede que vc faça uma viagem com quadro de alumínio - lembre que dificilmente vc achara algo tão barato de qualdiade por aí. quadros de cromo, principalmente os dos anos 90, tem soldados no quadro os suportes pra bagageiros e pára-lamas. e a geometria delas é confortável, elas tem a caixa do pedivela mais baixa do que as mtbs atuais. isso aumenta a estabilidade, o conforto.

e como são de tubos finos, não chama atenção de ladrão não. ninguém dá muita bola pra elas não...

normalmente as peças são de boa qualidade. não são peças top, mas são peças muito duráveis, como eram muitas dos anos 90. grupos como altus, na época, tinham peças bem duráveis.]

depois a reforminha é básica: verificar pneus, rodas (normalmente bons aros de alumínio, araya, vuelta, e via de regra com 36 raios, o que é bom pra carregar peso), talvez mudar de 21 pra 24 ou 27 marchas (um amigo só botou um cassete mega-range, diz ele q tá ótimo pra viajar, com peso vc praticmaente não usa o pinha 11), eventualmente trocar os freios cantilever por v-brakes - se qusier botar guidão drop, mantenha os cantilevers.  e claro, botar os bagageiros, pára-lamas, suporte de caramanholas....

se quiser botar guidão drop e sti´s, veja alguma que tenha a guia dos cabos passando por baixo. pq a shimano (muito f.d.p.)  não deixou compatíveis stis e câmbios dianteiros de MTB - e vc precisará botar um câmbio de speed, e nenhum câmbio de speed tem puxada por cima (alguams bikes de ciclocross usam uma peça de adaptação que não se acha no brasil). câmbios traseiros e cassetes da shimano são todos compatíveis (dentro da mesma quantidade de pinhões, claro: 8v com 8v, 9v, com 9v...).

não tenha medo de viajar com aro 26. bikes de cromo com aro 26 não são tão duras. e bote um selim bom, que vc viajará dias e dias tranquilamente com a sua nova bike velha.


Oi ogum, obrigado pelas dicas.
Eu vou sondar os quadros de cromo no mercado livre e vou ver se se encaixa nas minhas possibilidades. ($)

Tem alguma marca que você NÃO me recomende?
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

 
Oi ogum, obrigado pelas dicas.
Eu vou sondar os quadros de cromo no mercado livre e vou ver se se encaixa nas minhas possibilidades. ($)

Tem alguma marca que você NÃO me recomende?

cara, cace bikes inteiras, às vezes aí mais barato... hehehehe

o que tem que fazer é pesquisar bem. pq alguams dessas bikes não são todas de cromo.

ex.: temum ano em que a trek 800 saiu só com o seat tube em cromo, o resto em aço carbono. boa parte das specialized hard rock de cromo (não todas) possuem o triângulo traseiro em aço carbono, mais pesado.

as trek 820 em diante costumam ser inteiras de cromo. giant tb tem bons modelos, muito bem feitinhos (rincón, sedona e etc).

o importante é vc achar uma do seu tamanho. esse é o primeiro passo. em segundo ver o garfo, se é de cromo.  depois ver se ela tem os olhais pra bagageiros e etc.

se a bike tiver essas características, com pouca adaptação dará uma boa touring. as mais recentes já são over, as mais antigas são standard. eu tenhouma trek 830 standard (é 93) e uma trek 820 oversized (é 99, a última edição em cromo molibdênio). 

as bikes com caixa standard chamam muito menos atenção de ladrão. como acha a ladrãozada por aí, são "de ferro".... hahahahah -e nesse país imenso, não falta peça ou garfo standar, numa emergência. e aquelas mesas headset antigas têm uma vantagem: elas permitem vc levantar ou abaixar o duidão com uma certa margem. é melhor deixar mais alto, já que vaipedalar vários dias e várias horas por dia.

vc é do rio, não é? evite comprar bikes por aí, normalmente tão muito enferrujadas. as do interior do brasil - sp, paraná e etc - qq cidade não praiana - costumam estar inteiras.

olha essa:
o cara deve fechar por uns 400 até... hehehehe
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Ogum, valeu pela dica.

Tinha uma outra á venda também, mas acho que nenhuma das duas são "pro meu bico".

Eu meço 1,70 e esses quadros parecem enormes....meus pés vão ficar flutuando fora do chão.
Preciso de um quadro menor.

Mas vou pesquisando.

Obs: É impressão minha ou não se vende quadros cromoly nas lojas??
que estranho....
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Ogum, valeu pela dica.

Tinha uma outra á venda também, mas acho que nenhuma das duas são "pro meu bico".

Eu meço 1,70 e esses quadros parecem enormes....meus pés vão ficar flutuando fora do chão.
Preciso de um quadro menor.

Mas vou pesquisando.

Obs: É impressão minha ou não se vende quadros cromoly nas lojas??
que estranho....

não é estranho não. o brasil não desenvolveu a cultura do cromo. aliás, ela engatinha, atualmente, só em sp e curitiba. no rio não por otivos óbvios: cromo é aço, e enferruja.

mas depois vou fazer um post sobre isso no meu blog, senão fica muito extenso aqui. mas se vc pesquisar no google, vai ver que há bikes em cromo inclusive roads, ainda sendo feitas. têm um mercado mais específico. é comum que algumas venham com alavancas de quadro. aliás, a shimano continua produzindo, as sl-7900 são alavancas de quadro dura ace 10 velocidades.
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Com 15min de busca no ML encontrei esses anuncios que particumarmente me agradaram

Como sempre tem aquelas fora da realidade: Trek 830 R$1.250,00

Outra opção, seria pegar um quadro e ir montando conforme sua nece$$idade. Já faz um tempinho, o Andrefub havia anunciado alguns quadros (recuperáveis/recuperados) e por sorte, existem boas peças usadas a venda nos classificados. 

Até!


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OI CesarHP,

Eu olhei todos esses anúncios e o último da scott me interessou.
Mas o cara do ML afirma que a bike já foi pintada e os adesivos não correspondem ao modelo verdadeiro da bike.
Como se faz pra saber que a bike é mesmo uma Scott de cromo??

(Eu posso vender uma caloi aspen com adesivos de scott e ninguém vai saber??)


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Originalmente postado por CesarHP CesarHP escreveu:

Com 15min de busca no ML encontrei esses anuncios que particumarmente me agradaram

Como sempre tem aquelas fora da realidade: Trek 830 R$1.250,00

Outra opção, seria pegar um quadro e ir montando conforme sua nece$$idade. Já faz um tempinho, o Andrefub havia anunciado alguns quadros (recuperáveis/recuperados) e por sorte, existem boas peças usadas a venda nos classificados. 

Até!


a ficha da trek 800 antelope 91 - esse é o ano dela, preta com decalques verdes. tá aqui:
não tenho certeza se o garfo é de cromo. peça pra que ele esclareça tudo o que tá escrito no adesivo do quadro, onde a gente só consegue ler "cr-mo". às vezes é pra dizer só que alguns tubos são de cromo.

a primeira specialized é essa:

a segunda:
é provavelmente essa bike. não tenho certza se o quadro inteiro é de cromo.

a gt palomar. como o próprio adesivo que o cara tirou foto, só tem o seat tube em cromo, o resto é aço carbono.

a scott timber deve ser toda em cromo. mas tá cara. alguém tentou vender uma a 450 no mercado livre, na mesma cor, e não conseguiu, há algum tempo.

a giant sedona tá cara, e é graaaaande!

a scott azul tb tá cara.


peneire mais que acha coisa barata.



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Ogum,
quanto você acha que vale a scott azul??




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Alguém aí sabe se é possível transformar qualquer bike de 21 marchas em bikes de 24 ou 27 marchas?

...Ou existe alguma restrição pra esse up-grade?
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

OI CesarHP,

Eu olhei todos esses anúncios e o último da scott me interessou.
Mas o cara do ML afirma que a bike já foi pintada e os adesivos não correspondem ao modelo verdadeiro da bike.
Como se faz pra saber que a bike é mesmo uma Scott de cromo??

(Eu posso vender uma caloi aspen com adesivos de scott e ninguém vai saber??)




Bom, esse é um problema de se comprar bike pela net, sem constatar o 'pedigree' do que está levando, se bem que cada fabricante tem características próprias na linha de fabricação de suas bikes o que dá p/ começar a identificação... por vezes copiam o Desenho Industrial (DI) por ser uma tendência (modismo) em determinado período. Exemplo uma Caloi que tinha um quadro similar ao da GT.

Destaquei as bikes por gostar do conjunto e não específicamente pelo material do quadro e/ou fabricante.

A escolha da bike é muito pessoal e por mais que se escolha uma só não te satisfará, tanto é que a maioria do pessoal que conheço tem no mínimo 2 bikes... pior, por mais parecidas que sejam.

Até
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Alguém aí sabe se é possível transformar qualquer bike de 21 marchas em bikes de 24 ou 27 marchas?

...Ou existe alguma restrição pra esse up-grade?


Não entendo bem, mas creio que a restrição ficará em saber se será de rosca ou k7, em contrapartida os manetes têm que ser compatível com o novo 'Pinhão' a ser instalado... sem esquecer da corrente é claro.
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por CesarHP CesarHP escreveu:

Com 15min de busca no ML encontrei esses anuncios que particumarmente me agradaram

Como sempre tem aquelas fora da realidade: Trek 830 R$1.250,00

Outra opção, seria pegar um quadro e ir montando conforme sua nece$$idade. Já faz um tempinho, o Andrefub havia anunciado alguns quadros (recuperáveis/recuperados) e por sorte, existem boas peças usadas a venda nos classificados. 

Até!


a ficha da trek 800 antelope 91 - esse é o ano dela, preta com decalques verdes. tá aqui:
não tenho certeza se o garfo é de cromo. peça pra que ele esclareça tudo o que tá escrito no adesivo do quadro, onde a gente só consegue ler "cr-mo". às vezes é pra dizer só que alguns tubos são de cromo.

a primeira specialized é essa:

a segunda:
é provavelmente essa bike. não tenho certza se o quadro inteiro é de cromo.

a gt palomar. como o próprio adesivo que o cara tirou foto, só tem o seat tube em cromo, o resto é aço carbono.

a scott timber deve ser toda em cromo. mas tá cara. alguém tentou vender uma a 450 no mercado livre, na mesma cor, e não conseguiu, há algum tempo.

a giant sedona tá cara, e é graaaaande!

a scott azul tb tá cara.

peneire mais que acha coisa barata.



Deveria ser 'obrigatório' todos os fabricantes ter um site vintage para termos como referência!

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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Ogum,
quanto você acha que vale a scott azul??






Luiz,

Certa vez, pedalando por 'Nikiti' ví duas bikes antigas a venda uma GT e outra SPD, estavam bem surradas mesmo, como não parei p/ ver, não posso informar quais eram, mas o preço estava lá 200 cada.... como já tem tanto tempo, provavelmente nem a placa deve estar mais...


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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Alguém aí sabe se é possível transformar qualquer bike de 21 marchas em bikes de 24 ou 27 marchas?

...Ou existe alguma restrição pra esse up-grade?


Dá para transformar, mas é um upgrade muito custoso, pois você vai trocar cubos, cassete, passadores no mínimo. Como é cicloturismo, um conjunto de 21v faz a mesma coisa.


Eu daria preferência a bikes mais originais possíveis. Não é por saudosismo, mas bikes com peças originais indicam que a bike foi pouco rodada e, provavelmente foi pouco judiada também. Muitas bikes foram compradas, esquecidas na garagem por anos e lembradas na hora da faxina. Elas são vendidas por pessoas que conhecem pouco de bike e consideram-a apenas uma "bicicleta velha", vendendo por um preço bem baixo. Aí é o melhor negócio.

O ruim é que só entusiastas de bike se interessam por uma bike de cromo. Minhas bikes de cromo são frequentemente desprezadas pelos que não entendem muito do assunto. Menos mal, sinal de que os ladrões não vão dar muita bola também, hehe!LOL
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Originalmente postado por CesarHP CesarHP escreveu:

Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

OI CesarHP,

Eu olhei todos esses anúncios e o último da scott me interessou.
Mas o cara do ML afirma que a bike já foi pintada e os adesivos não correspondem ao modelo verdadeiro da bike.
Como se faz pra saber que a bike é mesmo uma Scott de cromo??

(Eu posso vender uma caloi aspen com adesivos de scott e ninguém vai saber??)




Bom, esse é um problema de se comprar bike pela net, sem constatar o 'pedigree' do que está levando, se bem que cada fabricante tem características próprias na linha de fabricação de suas bikes o que dá p/ começar a identificação... por vezes copiam o Desenho Industrial (DI) por ser uma tendência (modismo) em determinado período. Exemplo uma Caloi que tinha um quadro similar ao da GT.

Destaquei as bikes por gostar do conjunto e não específicamente pelo material do quadro e/ou fabricante.

A escolha da bike é muito pessoal e por mais que se escolha uma só não te satisfará, tanto é que a maioria do pessoal que conheço tem no mínimo 2 bikes... pior, por mais parecidas que sejam.

Até


Pois é...Isso é muito sério.
Não sei se dá pra confiar em comprar um produto que não posso ver com os próprios olhos e nem saber a procedência....ainda mais, pagando pra um cara que eu não estou vendo, contando com a boa vontade dele me enviar o produto.

E se ele não enviar? O que eu faço? Chamo a polícia?? :P
(Mil pratas, pra mim, é muita grana...enviar pra uma pessoa que eu não conheço...)

Será que não é melhor ficar de olho nas velhas bicicletarias do Rio e ver se acho um velho quadro de cromo  á venda?...
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Alguém aí sabe se é possível transformar qualquer bike de 21 marchas em bikes de 24 ou 27 marchas?

...Ou existe alguma restrição pra esse up-grade?


Dá para transformar, mas é um upgrade muito custoso, pois você vai trocar cubos, cassete, passadores no mínimo. Como é cicloturismo, um conjunto de 21v faz a mesma coisa.


Eu daria preferência a bikes mais originais possíveis. Não é por saudosismo, mas bikes com peças originais indicam que a bike foi pouco rodada e, provavelmente foi pouco judiada também. Muitas bikes foram compradas, esquecidas na garagem por anos e lembradas na hora da faxina. Elas são vendidas por pessoas que conhecem pouco de bike e consideram-a apenas uma "bicicleta velha", vendendo por um preço bem baixo. Aí é o melhor negócio.

O ruim é que só entusiastas de bike se interessam por uma bike de cromo. Minhas bikes de cromo são frequentemente desprezadas pelos que não entendem muito do assunto. Menos mal, sinal de que os ladrões não vão dar muita bola também, hehe!LOL

edu, boa parte delas vêm já com cubo pra cassete, mesmo sendo 21 marchas.  na prática só precisa do trocador direito-traseiro, e mudar o cassete e a corrrente.

eu recomendo deixar com os cantilevers, chama menos atenção tb. e falta uma gary fischer na minha "coleção".... hehehehe
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

 
edu, boa parte delas vêm já com cubo pra cassete, mesmo sendo 21 marchas.  na prática só precisa do trocador direito-traseiro, e mudar o cassete e a corrrente.

eu recomendo deixar com os cantilevers, chama menos atenção tb. e falta uma gary fischer na minha "coleção".... hehehehe

Pelo que vi, um cassete de 8 ou 9 velocidades é mais largo que um cassete de 7, então só dá para botar cassete de 7v em um cubo de 7v. No entanto, dá para botar um cassete de 7v em um cubo para 8v ou 9v botando um espaçador.


É luiz rio, o negócio é procurar uma bike compatível que já esteja no rio ou procurar pelas bicicletarias de bairro por essas bikes mais antigas. Você pode visitar alguns bicicletários de prédios, sempre tem umas preciosidades cheias de teias de aranha.
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Poneis,

visitar bicicletário de prédio é muito desespero...huahuahuahua...mas eu agradeço a dica.

Você acha que pagar 1.000 pratas numa trek 830 de cromoly, ano 1991 é muita grana?
o que você diz?
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

 
edu, boa parte delas vêm já com cubo pra cassete, mesmo sendo 21 marchas.  na prática só precisa do trocador direito-traseiro, e mudar o cassete e a corrrente.

eu recomendo deixar com os cantilevers, chama menos atenção tb. e falta uma gary fischer na minha "coleção".... hehehehe

Pelo que vi, um cassete de 8 ou 9 velocidades é mais largo que um cassete de 7, então só dá para botar cassete de 7v em um cubo de 7v. No entanto, dá para botar um cassete de 7v em um cubo para 8v ou 9v botando um espaçador.


É luiz rio, o negócio é procurar uma bike compatível que já esteja no rio ou procurar pelas bicicletarias de bairro por essas bikes mais antigas. Você pode visitar alguns bicicletários de prédios, sempre tem umas preciosidades cheias de teias de aranha.

edu, pelo que tenho fuçado, dá pra colocar no mesmo cassete, desde que se mude o corpo dele. mas tenho que confirmar essa info.
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Poneis,

visitar bicicletário de prédio é muito desespero...huahuahuahua...mas eu agradeço a dica.

Você acha que pagar 1.000 pratas numa trek 830 de cromoly, ano 1991 é muita grana?
o que você diz?

uma fortuna! paguei 350 na minha 830 1993! toda original, até as sapatas do freio! inclusive poeria original! hehehehehe
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Putz....Valeu muito, Ogum!

Acabou de evitar, então, que eu fosse extorquido pelo "cara" do mercado livre.
(ele quer 1.250,00 na bike, mas eu ia oferecer 1.000...mesmo assim, uma extorsão então.)

abraços.
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Putz....Valeu muito, Ogum!

Acabou de evitar, então, que eu fosse extorquido pelo "cara" do mercado livre.
(ele quer 1.250,00 na bike, mas eu ia oferecer 1.000...mesmo assim, uma extorsão então.)

abraços.


Pô, foi naquela Trek 1.250,00 que indiquei como fora da realidadel??? esse preço está muuuito além afinal de contas não sou colecionador... Sou mais as duas Specialized Hard Rock, investiria sem medo...

Até!



Editado por CesarHP - 04 Ago 2010 as 16:41
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Oi CesarHP,
Pois é...foi essa mesmo. Adorei a bike, mas 1000 pratas tava demais.
As outras não tem nenhuma indicação que tem o quadro de cromo-moly.

Só a scott azul...que eu também tô paquerando, mas preferia a trek.
O ponto é que eu quero uma bike com quadro de cromo-moly.

abraço.
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Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Oi CesarHP,
Pois é...foi essa mesmo. Adorei a bike, mas 1000 pratas tava demais.
As outras não tem nenhuma indicação que tem o quadro de cromo-moly.

Só a scott azul...que eu também tô paquerando, mas preferia a trek.
O ponto é que eu quero uma bike com quadro de cromo-moly.

abraço.

Pode não ter a indicação no anuncio, mas daí recorre-se ao bikepedia e pede pro anunciante colocar fotos mais detalhadas dos adesivos



Editado por CesarHP - 04 Ago 2010 as 22:47
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Originalmente postado por CesarHP CesarHP escreveu:

Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Oi CesarHP,
Pois é...foi essa mesmo. Adorei a bike, mas 1000 pratas tava demais.
As outras não tem nenhuma indicação que tem o quadro de cromo-moly.

Só a scott azul...que eu também tô paquerando, mas preferia a trek.
O ponto é que eu quero uma bike com quadro de cromo-moly.

abraço.

Pode não ter a indicação no anuncio, mas daí recorre-se ao bikepedia e pede pro anunciante colocar fotos mais detalhadas dos adesivos

Frame & ForkFrame ConstructionTIG-welded steelFrame Tubing MaterialChromoly, Specialized Direct DriveFork Brand & ModelHi-tensile steelFork Material Rear Shock 



Não vai adiantar muito, pois o vendedor disse que não sabe qual o modelo da bike e que ela já foi pintada e perdeu os adesivos originais. Os adesivos atuais da bike, ele compriou no Mercado Livre e não correspondem a bike.
Ele afirma que "só sabe que é de cromo" porque comprou de um cara que "disse que era de cromo".....
Confuso, não?
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