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Freio de bicicleta urbana (v-brake x disco)

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=98763
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 15:35
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Tópico: Freio de bicicleta urbana (v-brake x disco)
Postado Por: danielnadador
Assunto: Freio de bicicleta urbana (v-brake x disco)
Data de Publicação: 23 Jun 2020 as 16:28
Boa tarde.

Vi vários tópicos no fórum que dizem que os freios à disco não são necessários em bicicletas de uso estritamente urbano, estou quase convencido disso (nunca andei em bicicleta com freio a disco) e portanto estou considerando seriamente comprar um sirrus v-brake semana que vem.

Entretanto, ao fazer uma rápida pesquisa no site da shimano, vi que os freios v-brake de linhas superiores comportam pneus de no máximo 28 mm de largura.

As pergunta então são:

A) Qual a opinião de vocês sobre as vantagens (ou não) de freios a disco nas bicicletas urbanas (considerando capacidade de frenagem, manutenção e o fato de ser um chamariz para ladrão (ainda são?)).

B) Quais os melhores freios v-brake que comportam pneus de 35 mm; e

c) Qual o futuro dos freios V-brake? Será que há uma tendência de todas as bicicletas passagem a adotar os freios a disco?





Respostas:
Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 23 Jun 2020 as 16:42
Boa tarde,
Tem um tendencia das bike atuais 29 vir com freio a disco. Para vc q está comprando não se prenda a este fato. Até mesmo pq uso urbano a manutenção é baixa e chamar atenção de ladrão talvez um dia foi...como está popular deixa de chamar atencao.(pelo menos por onde eu ando) Sobre peças para repor isso não vai acabar, tem mta bike q usa ainda. Qdo comprar v-brake atentar para duas partes se são de alumínio, tem uns q são de plástico são bem vagabundos freia mto ruim.
Sobre os 28mm acho q é ao contrário hein. A partir de 28mm; pois eu tenho uma híbrida q usa pneu 32mm e v-brake


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 23 Jun 2020 as 18:29
Bom, eu tenho 2 mountain bikes , uma usa vbrake e outra cantilever, claro, são bikes antigas mas não me deixam na mão. Os locais que ando a topografia é bem acidentada e nunca passei susto com esses freios, eu creio que se a bike que tiver um freio bom para uso urbano o freio a disco será dispensável. Tambem concordo que a tendencia é a morte do freio no aro, isso é fato, mas eu não aposento minhas bikes por causa disso não.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 24 Jun 2020 as 08:10
Originalmente postado por danielnadador danielnadador escreveu:

Boa tarde.

Vi vários tópicos no fórum que dizem que os freios à disco não são necessários em bicicletas de uso estritamente urbano, estou quase convencido disso (nunca andei em bicicleta com freio a disco) e portanto estou considerando seriamente comprar um sirrus v-brake semana que vem.

Entretanto, ao fazer uma rápida pesquisa no site da shimano, vi que os freios v-brake de linhas superiores comportam pneus de no máximo 28 mm de largura.

As pergunta então são:

A) Qual a opinião de vocês sobre as vantagens (ou não) de freios a disco nas bicicletas urbanas (considerando capacidade de frenagem, manutenção e o fato de ser um chamariz para ladrão (ainda são?)).

B) Quais os melhores freios v-brake que comportam pneus de 35 mm; e

c) Qual o futuro dos freios V-brake? Será que há uma tendência de todas as bicicletas passagem a adotar os freios a disco?




sirius v-brake nova? pelo menos 3000 de investimento ai... e você terá um pepino nas mãos na hora de vender... Se for usada pense no preço também.

em bikes mais simples a questão do freio é secundária pois v-brake serve bem na maioria dos usos mas considerando que você vai ter um custo alto não vejo por que abrir mão de mais segurança. considere que freio a disco é mais seguro no molhado e menos exposto a contaminação de óleos na pista, o hidráulico oferece mais conforto também pois é mais suave o manete...


Resumindo, não que v-brake seja ruim mas considerando o preço dá pra pegar algo com mais tecnologia e segurança





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Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 24 Jun 2020 as 11:14
Deixa eu dar uns tostões de opinião aqui...

Eu uso v-brake numa aro 26” configurada pra cidade e só posso reclamar da performance no molhado. Exceto isso, eu não tenho nada a reclamar, e não sou do tipo que elogia pq não conhece as alternativas.

Como gosto de mecânica de bike, vários colegas de pedal me procuram pra tirar dúvidas e até pra ajudar a resolver problemas nas bikes deles. O que eu aprendi nisso e tenho como opinião (sempre disposto a uma discussão civilizada e bem argumentada, então fiquem livres pra discordarem):

* v-brake em alumínio apenas não, o colar onde o parafuso de ajuste da centralização se assenta precisa ser em metal tb, senão eles perdem a regulagem a toda hora, checa na imagem abaixo o que eu ti falando



* a frenagem ainda depende de manetes boas, com corpo e haste em alumínio, além de pivôs bem feitos, então na me venha com manetes Logan de “prástico” colocando a culpa nos v-brakes (boas opções incluem as manetes da Shimano, Tektro e WinZip, na minha experiência)

* conduítes bons com bons cabos fazem toda a diferença também, mas encontrar isso tem sido cada vez mais raro (eu uso conduítes de freio Shimano originais e cabos revestidos com Teflon, deixam a operação lisa como manteiga, mas são mais caros e chatos de achar)

* na falta de conduítes e cabos assim, um pouco de graxa leve no cabo ajuda a melhorar as coisas, mas tem de limpar com wd-40 ou similar a cada revisão e reaplicar graxa em seguida (puxa bastante sujeira pra dentro do conduíte)

* mudando pra disco, cuidado com as pinças que comprar, principalmente se forem hidráulicas: as da GTS vazam óleo pelas vedações em torno do pistão e contaminam o disco, deixando a frenagem uma bosta (acredito que aconteça com outras marcas “genérico adesivado”, mas só peguei casos da GTS)

* disco empena com facilidade, principalmente em viagens ou em bicicletários mal projetados, que a gente vê tanto pela cidade (rodas empenam tb, mas desde que coloquei aros Vmaxx não tenho mais problemas com isso, mas eles são pesados pra burro)

* um ponto negativo que eu vejo com discos: ainda não há padronização do formato das pastilhas, então pesquise a disponibilidade delas na sua região antes de decidir (isso afeta a galera bem pouco aqui em Belo Horizonte, mas no interior pode ser algo complicado)

* disco hidráulico geralmente freia melhor que mecânico, mas só coloquei geralmente pq aqueles GTS hidráulicos são um risco ambulante...

* disco hidráulico tb é auto ajustante, mas não concordo com as improvisações da galera de usar óleos “alternativos”: se isso é problema, fique com um disco mecânico ou v-brake, não brinque com componente de segurança

* ajuste de disco mecânico é igual v-brake: tem algumas manhas no processo, mas tem vídeo no YouTube a rodo pra ajudar (ParkTool, Pedaleria, Onde Pedalar, RJ The Bike Guy, etc.)

* disco hidráulico com fluido DOT tem manutenção mais barata, mas me parecem ter operação menos suave (só acompanhei um único caso de freio DOT, posso estar enganado)

Acho que é só. Espero ter contribuído!

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 24 Jun 2020 as 12:04
Esqueci de falar: o que define a abertura pra pneus mais largos ou mais estreitos é o quadro. Eu já usei pneu 2,3” (58mm) em bike com v-brake. Um freio a disco deixaria mais fácil colocar um pneu mais largo, se o quadro prever isso, claro.

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Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 24 Jun 2020 as 15:23
V-Brake é simples e barato. Sempre irá existir. Porém, num futuro distante talvez alguns componentes ou determinadas balacas sejam mais difíceis de encontrar.

A desvantagem é que quando utilizados em dias de chuva elas se desgastam muito rápido. E com o passar dos anos, vão desgastando o aro também. Mas essa do aro leva muito tempo mesmo, principalmente se o uso não for extremo.

Eu ainda estou com V-Brake em todas as minhas bikes e não pretendo trocar. Até mesmo porque não vale a pena o gasto em relação as vantagens (teóricas) que eu teria.  Só se fosse comprar bike nova. E olhe lá.



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Postado Por: LubyMoo
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 17:43
Acho que depende muito da bike. Usei v-brake a vida inteira mas quando comecei a ter bike elétrica os v-brakes tradicionais não freiam tão bem por conta do peso extra. Em dia de chuva então, vira um sabão e fica extremamente perigoso! 

Pra bike elétrica urbana eu recomendo freio a disco. Tem que ficar esperto pra não empenar o disco, cuidado com bicicletários.

Pra bike normal urbana que você não exige tanta performance e não tem tanta descida muito íngreme, o v-brake resolve geral. 


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 17:54
LubyMoo, até reconheço que em dia de chuva o v-brake perde de lavada (trocadilho não intencional...), mas um bom v-brake, com boas sapatas, freia tão bem, ou até melhor, que qualquer disco mecânico no seco, vai por mim.

O que rola é o problema já tradicional do mercado brasileiro: somente peças “da moda” que são ofertadas. Aro 26”, por exemplo, só passou a ser ruim quando apenas peças de má qualidade estavam disponíveis no estoque das revendas, apesar de existirem ótimas versões fora do país. Está rolando o mesmo com coroas triplas, rodas/cubos/aros de 36 furos, freios de aro e quadros de aço.

Nessa mesma lógica, tenho que concordar que não se acham mais sapatas kool stop em bicicletarias locais e tá ficando bastante difícil de encontrar on-line tb.

Mas definitivamente, a má fama dos v-brakes é causada por isso, não por características técnicas dele.

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Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 20:57
Originalmente postado por LubyMoo LubyMoo escreveu:

Acho que depende muito da bike. Usei v-brake a vida inteira mas quando comecei a ter bike elétrica os v-brakes tradicionais não freiam tão bem por conta do peso extra. Em dia de chuva então, vira um sabão e fica extremamente perigoso! 

Pra bike elétrica urbana eu recomendo freio a disco. Tem que ficar esperto pra não empenar o disco, cuidado com bicicletários.

Pra bike normal urbana que você não exige tanta performance e não tem tanta descida muito íngreme, o v-brake resolve geral. 


Fale isso para quem faz cicloturismo rodando com os seus 10-15kg de bagagem usando freios de aro.

A vantagem do disco (hidráulico, no caso) é a melhor modulação da frenagem e a melhor eficiência durante chuva.  Fora isso, a capacidade de frenagem, considerando aros bem alinhados e freios bem regulados, é pouca coisa inferior em bons V-brakes. Na verdade, a não que a pessoa esteja descendo uma bela pirambeira, a diferença será imperceptível no geral.

Aliás, em longas descidas o V-brake (freios de aro no geral) levam vantagem pois a dissipação do calor gerado é melhor que a do disco, mantendo a capacidade de frenagem por mais tempo.

Por outro lado, se tratando de discos mecânicos, o V-brake leva vantagem na capacidade frenagem, tendo modulação bastante similar.

O problema, como o dwsmartins comentou, é que atualmente só se encontra V-brake ruins no mercado brasileiro, com estrutura frágil e sapatas de péssima qualidade. Aí fica essa percepção mesmo. Os próprios fabricantes não tem interesse em manter esse tipo de freio em linha pois a uniformização da linha de produção, voltada para o disco, reduz os seus custos e "justifica" a aplicação de preço de venda maior.

Outra questão é sobre a frenagem em chuva, com boas sapatas a frenagem não é tão afetada. Obviamente há a redução na capacidade, mas longe de virar um sabão. Na minha experiência, só passei aperto na chuva com sapatas genéricas, as quais já não eram muito boas no seco.


Postado Por: Remerson
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 21:00
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

LubyMoo, até reconheço que em dia de chuva o v-brake perde de lavada (trocadilho não intencional...), mas um bom v-brake, com boas sapatas, freia tão bem, ou até melhor, que qualquer disco mecânico no seco, vai por mim.

O que rola é o problema já tradicional do mercado brasileiro: somente peças “da moda” que são ofertadas. Aro 26”, por exemplo, só passou a ser ruim quando apenas peças de má qualidade estavam disponíveis no estoque das revendas, apesar de existirem ótimas versões fora do país. Está rolando o mesmo com coroas triplas, rodas/cubos/aros de 36 furos, freios de aro e quadros de aço.

Nessa mesma lógica, tenho que concordar que não se acham mais sapatas kool stop em bicicletarias locais e tá ficando bastante difícil de encontrar on-line tb.

Mas definitivamente, a má fama dos v-brakes é causada por isso, não por características técnicas dele.


Se fosse o caso somente das sapatas... estou procurando bons v-brakes pra colocar na minha bike (estão com uns Logan que funcionam mas torcem as hastes dianteiras que uma beleza) e tá difícil de encontrar!! Sem contar que quando aparecem, tão custando os olhos da cara

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Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 21:36
Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

LubyMoo, até reconheço que em dia de chuva o v-brake perde de lavada (trocadilho não intencional...), mas um bom v-brake, com boas sapatas, freia tão bem, ou até melhor, que qualquer disco mecânico no seco, vai por mim.

O que rola é o problema já tradicional do mercado brasileiro: somente peças “da moda” que são ofertadas. Aro 26”, por exemplo, só passou a ser ruim quando apenas peças de má qualidade estavam disponíveis no estoque das revendas, apesar de existirem ótimas versões fora do país. Está rolando o mesmo com coroas triplas, rodas/cubos/aros de 36 furos, freios de aro e quadros de aço.

Nessa mesma lógica, tenho que concordar que não se acham mais sapatas kool stop em bicicletarias locais e tá ficando bastante difícil de encontrar on-line tb.

Mas definitivamente, a má fama dos v-brakes é causada por isso, não por características técnicas dele.


Se fosse o caso somente das sapatas... estou procurando bons v-brakes pra colocar na minha bike (estão com uns Logan que funcionam mas torcem as hastes dianteiras que uma beleza) e tá difícil de encontrar!! Sem contar que quando aparecem, tão custando os olhos da cara


Esse tipo de peça você tem importar, infelizmente, pois no BR é muito difícil achar. Aliexpress, Ebay e outras lojas são o caminho.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 17 Jul 2020 as 01:11
Realmente as coisas aqui tão meio fora de noção os preços , mais pra quem tem um logan não é muito difícil melhorar .

Uns 3 meses atrás comprei um par de tektro , não é tão bom quanto um shimano mais muito melhor que um logan 29,90 paguei.

Fim do ano passado comprei um shimano acera por 70 na mesma loja que peguei o tektro , agora to vendo uns anuncios de nego pedindo 200 reais num shimano.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 17 Jul 2020 as 08:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

LubyMoo, até reconheço que em dia de chuva o v-brake perde de lavada (trocadilho não intencional...), mas um bom v-brake, com boas sapatas, freia tão bem, ou até melhor, que qualquer disco mecânico no seco, vai por mim.

O que rola é o problema já tradicional do mercado brasileiro: somente peças “da moda” que são ofertadas. Aro 26”, por exemplo, só passou a ser ruim quando apenas peças de má qualidade estavam disponíveis no estoque das revendas, apesar de existirem ótimas versões fora do país. Está rolando o mesmo com coroas triplas, rodas/cubos/aros de 36 furos, freios de aro e quadros de aço.

Nessa mesma lógica, tenho que concordar que não se acham mais sapatas kool stop em bicicletarias locais e tá ficando bastante difícil de encontrar on-line tb.

Mas definitivamente, a má fama dos v-brakes é causada por isso, não por características técnicas dele.

Onde se acha boas sapatas? Estou com essa dificuldade na minha road bike... "Boas" sapatas são mosca branca, e quando acha custam mais de 100 reais... 


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 17 Jul 2020 as 12:55
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

[QUOTE=dwsmartins]


Onde se acha boas sapatas? Estou com essa dificuldade na minha road bike... "Boas" sapatas são mosca branca, e quando acha custam mais de 100 reais... 

Boas sapatas eu só consegui comprar on line (exterior), porem as minhas são para mtb. Tenho tanto shimano quanto baradine, mas agora com essa pandemia os preços estão bem salgados.


Postado Por: lgrubilar
Data de Publicação: 17 Jul 2020 as 15:04
A sapata de freio que uso na minha bike 26 é uma dessas da Calypso:

https://www.duraafbike.com.br/refil-para-sapata-de-freio-calypso-zx-12-vbrak-72mm-para-bicicleta-mtb - https://www.duraafbike.com.br/refil-para-sapata-de-freio-calypso-zx-12-vbrak-72mm-para-bicicleta-mtb

Estou com uma dessas a quase 2 anos e ela ainda está inteira. Não freia como disco em chuva, mas pelo menos faz aquele barulho irritante de freio de aro barato, hehe, sabendo modular bem são bem confiáveis. Testei uma Caloi City Tour Sport uma vez e achei aqueles freios mecânicos tensos...era muito difícil achar um meio termo entre a frenada brusca (que trava as rodas - perigo) e a frenada "que não freia"...

Lembro que um dia peguei uma descida acentuada perto de casa e estava chovendo, eu estava acima de 40km/h e dosando bem o freio senti bastante segurança, mesmo com o aro molhado. Infelizmente como já disseram este tipo de peça é muito raro hoje em dia.

Além destas pastilhas uso freios winzip alumínio e os manetes são aqueles integrados com os rapid fire.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 17 Jul 2020 as 22:19
Baradine é boa custo benefício, TIOGA, hj são meio raras mas muito boas e KoolStop é o sonho quase impossível de achar e pagar.


Postado Por: Remerson
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 10:39
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Realmente as coisas aqui tão meio fora de noção os preços , mais pra quem tem um logan não é muito difícil melhorar .

Uns 3 meses atrás comprei um par de tektro , não é tão bom quanto um shimano mais muito melhor que um logan 29,90 paguei.

Fim do ano passado comprei um shimano acera por 70 na mesma loja que peguei o tektro , agora to vendo uns anuncios de nego pedindo 200 reais num shimano.

É aí que eu queria chegar... lembro de ter achado v-brake Shimano Altus por cerca de 60$ e hoje em dia sumiram!! Até os Tektro tá meio dificil de encontrar


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Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html


Postado Por: Pantoja
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 13:38
Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Realmente as coisas aqui tão meio fora de noção os preços , mais pra quem tem um logan não é muito difícil melhorar .

Uns 3 meses atrás comprei um par de tektro , não é tão bom quanto um shimano mais muito melhor que um logan 29,90 paguei.

Fim do ano passado comprei um shimano acera por 70 na mesma loja que peguei o tektro , agora to vendo uns anuncios de nego pedindo 200 reais num shimano.

É aí que eu queria chegar... lembro de ter achado v-brake Shimano Altus por cerca de 60$ e hoje em dia sumiram!! Até os Tektro tá meio dificil de encontrar

A tendência é os v-brakes de linhas superiores sumirem e ficarem apenas as peças genéricas para bikes populares, tal qual as caixarias e pedivelas monobloco, garfos e caixas de direção de rosca standard...

V-brakes são ótimos, baratos e de manutenção relativamente fácil. Comparados ao sistema de feios à disco mecânicos, são superiores em frenagem e desgaste.

Porém um freio hidráulico básico da Shimano é um sistema que você vai até esquecer que precisa de manutenção. É muito eficiente e durável. Estou há quase 2 anos com as mesmas pastilhas. Veja bem Shimano, não GTS!

Concluindo, freios à disco com sistema mecânico só prestam como quebra galho enquando vc não troca pelo sistema hidráulico, na minha opinião. Ou seja, compre uma bike assim só se estiver planejando trocar o sistema em breve. 


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Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 21 Jul 2020 as 19:47
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Baradine é boa custo benefício, TIOGA, hj são meio raras mas muito boas e KoolStop é o sonho quase impossível de achar e pagar.


E sobre a marca Swiss Stop, voce já usou ? As vezes eu encontro essa marca on line e fico em dúvida se arrisco.


Postado Por: pf23
Data de Publicação: 22 Jul 2020 as 09:21
uso v break e recomento. Pastilha eu uso as genéricas mesmo, prefiro trocar com mais frequência e pagar 20 real no par


Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 22 Jul 2020 as 15:26
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:


A tendência é os v-brakes de linhas superiores sumirem e ficarem apenas as peças genéricas para bikes populares, tal qual as caixarias e pedivelas monobloco, garfos e caixas de direção de rosca standard...

Uma rápida pesquisa no Ebay usando os termos "bicicle brake pads" (com erro de grafia mesmo) gerou "apenas" 17389 resultados para produtos a venda.

Shocked

Ou seja, vai ter V-Brake por muito, muito tempo ainda, mesmo que parem de fabricar quadros para V-Brake (o que eu acho que não vai acontecer nunca).

E as peças a venda no Ebay não são para bikes fuleiras. Tem componentes muito bons mesmo.




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Marcos Netto

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