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Relação hibrida

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas híbridas e assuntos afins.
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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 19:38
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Tópico: Relação hibrida
Postado Por: Mohaminho
Assunto: Relação hibrida
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 12:48
Pessoal quero montar uma hibrida, sobre quadro e garfo vocês já discorreram bem. Meinha dúvida é: qual melhor relação? A gravel dinâmica guará usa prdivela sora e k7 alivio. Desde então fico pensando se essa é a melhor relação também para as híbridas. Meu pedal é urbano e só faço trilha aos sábados com bikes alugadas que sao top, em teresina não tem mt subida mas as ruas sao de pedra e o asfalto não é mt bom.Por que penso numa hibrida? Acho que n trm sentido gastar 4k numa mtb pro dia a dia, prefiro montat uma hibrida de 2k e guardsr dinheiro para no final do ano comprar mtb de saldão.

Abraços



Respostas:
Postado Por: atsano
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 12:53
eu colocaria um pedivela triplo (26-36-48 ou algo do tipo) com um cassete 11-36. Com isso você pode usar essa bike em retas e subidas sem problemas.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 13:46
Eu sou defensor de coroa de 22. Talvez se vire bem com 22/36 apenas.
Pessoalmente, arrisquei fazer um 2x7 e é só alegria.

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Postado Por: Mohaminho
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 13:48
Valeu, mas a 2x7 estica bem no asfalto?


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 18:38
Acho um baita marketing das gravel e urbanas com pedivela 50/34, lá fora onde são mais populares a maioria dos lugares é bem plano, então dependendo da região do Brasil onde o sujeito mora essa configuração não dá. Para urbanas mesmo no meu conceito um 24/34/42, 20/30/40 ou 26/36/48 são os ideais desde que atrás tenha um cassete de acordo com a coroa menor.
Na minha estou usando 20/30/40 com cassete 11/32.
Moro em Manhuaçu/MG e pra resumir a cidade fica entre duas serras e o rio passa entre elas, fica tudo dentro de um buraco. Da minha casa até o pé do morro são uns 300 metros e a diferença de altitude é de 56m, nem tento subir pedalando.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 30 Jan 2019 as 19:19
11-34 ou 11-36 com pedivela tripla do tipo da Fc-m391 175mm 44-32-22 (ou com 48 - 36 - 26 mas ai já acho que a coroinha fica pesada), não inventaram relação mais adequada ao trajeto urbano. 2xN ou 1xN são bons mas pra cidade nada supera uma boa amplitude das três coroas

Não acho que as relações de speed sejam tão inadequadas pra cidade, mas as de MTB definitivamente são e o motivo é que elas são projetadas pra serem usadas com pneus grandes (tipo 2.2 ou mais) e aro 29, o que alem da alavanca maior ainda tem a questão do arrasto do pneu cravudo, por outro lado uma pedivela com 53 dentes vai ser subutilizada (talvez a de 50 sirva, mas ai são outros quinhentos) pois o cara na urbana carrega peso e não anda tão aero. 




Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 01:33
Originalmente postado por Mohaminho Mohaminho escreveu:

Valeu, mas a 2x7 estica bem no asfalto?


Depende a perna do vivente e o relevo do lugar.
Estou rodando com 32/22, porque são as coroas do pedivela duplo. Assim que trocar coroas, cassete e corrente, vou para 38/22.
Nada vai bater o baixo custo que essa combinação de peças tem. Confesso que pode durar pouco essa alegria, já foi muito mais difícil achar o cassete Shimano, que a 4 anos.

Se é só alegria, porque trocar? Tirando a coroa maior, tirei cerca de 1 kg da bike,e usava poucas vezes essa coroa. Outra razão, é que falta final mesmo - um pouco da culpa é do menor ser 12.
Dentro do meu condicionamento atual, força está sobrando quase sempre na mais pesada. Na mais leve, tem um detalhe, estou aprendendo a fazer subidas longas ainda. Normalmente me acabo, tentando girar feito ventilador, para subir rápido, e pifo antes do meio. Embarrassed

Mesmo assim, é uma relação que me interessaria para uso urbano (ao menos dentro do que considero urbano). Não só pelo baixo custo, mas pelo baixo peso também. Hoje a bike inteira, pesa ali nos 12 kg.
E bem, não vejo necessidade de tanta elasticidade na cidade, e nem motivos para se preocupar com os gaps. Ao menos não me imagino precisando de mais que isso pro dia-a-dia.
Viagens é outro assunto, sei de um caso que faz 55 km por dia de bike, mas aí já não é mais uso urbano, na minha concepção.

Talvez um aumento de 10% na coroa maior (32 + 10% = 35,2 = 36), já bastaria. Mesmo assim optei por arriscar no 38, centralizando mais a marcha "de cruzeiro".
Normalmente a marcha de cruzeiro, é com a coroa grande (32T) e a 6ª marcha (14T), aka 2,29:1. Na troca por 38, passaria a ter na 4ª marcha (18T, e o meio do cassete), 2,12:1. Na 5ª (16T), terei 2,375:1. Ou seja terei uma oscilação entre estas duas marchas, com a opção de mais leve ou mais pesado.
Terei realmente um gap generoso, na troca de coroas. Isso acaba me forçando a explorar mais o cassete, como se com uma só coroa. No caso, que pode ser 22 ou 38. Diria que é o modo subida, e o modo descida. LOL

Acho justificável, pois nas subidas sem inércia, já tenho por hábito jogar primeiro para a coroinha, e depois ir reduzindo o cassete. Pra descida, vale lembrar que a última é 38:12 = 3,167:1, que se equivale a um meio termo entre 34:11 e 36:11, as mais usuais para 9/10v.

Financeiramente, está valendo, porque tudo aponta que vou derreter essa coro de 38, que é de alumínio. Aí terei noção clara dos extremos e posso ir afinando melhor para escolher o grupo de 2x10v, 2x11, ou talvez 1x11v.

Não creio que isso sirva pro teu caso. Ali, ficaria numa relação como nas speeds, com variação entre a coroa menor para a maior na faixa de 10%.


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Postado Por: marp
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 02:00
Uso na minha híbrida de garfo rígido um pedivela acera 44-32-22 com 11-34 atrás e mesmo quando comecei a pedalar, subi o pico do Jaraguá com ela sem problemas, só usei a 22 nos últimos 300m. No 44-11 dá pra desenvolver legal se precisar, sinceramente pelo peso da bike (12.x kg, pneu 700x38) uso pouco o 11 no uso urbano, só se estiver querendo correr bem forte mesmo (como tenho speed também, não faz sentido querer correr bem forte com essa) considero que acertei perfeitamente essa escolha de relação.
Pra finalizar, e meio que jogar a real: se tu achar que falta final em 44-11 numa híbrida, tu deveria estar comprando uma speed e não uma híbrida. Se quer mais leve que 22-34 pra subir sei lá, uma parede, compre uma mountain bike.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 10:44
Depende um pouco do pneu também. Se vc usar 700x40, um pedivela triplo 44-32-22 casa muito bem, não vai faltar marcha nem no asfalto nem na terra, dá pra usar até menor. Mas a minha híbrida eu uso só pra asfalto, tá com pneu 28 e eu uso relação 50-34 / 11-34, pro meu nível de pedal e pela velocidade desse pneu, com 50x11 fica adequado quando preciso dar algum sprint no meio do transito.


Postado Por: Mohaminho
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 11:05
Obrigado galera, quando penso numa relação pesada não é necessariamente pra usae a hibrida como urbana. Una relação pesada seria pra treinar nas ciclovias, óbvio que uma speed faria esse papel, mas pra mim que sou do mtb ter una bike versátil pra me locomover e treinar enquanto deixo a mtb para o fds seria mais interessante até pra evitar desgaste. Speed é algo mt limitado na minha cidade, eu perderia mais tempo procurando bom asfalto do que treinando.


Postado Por: Waltinhu
Data de Publicação: 28 Out 2019 as 18:38
Pessoal, gostaria de uma ajuda.

Montei minha bicicleta à partir de uma antiga que tinha. O grupo que veio é um Acera/Altus 8v com uns 10 anos de idade. O pedivela antigo deu problema e substitui por um ponta quadrada 48x36x26, relação que me atende muito bem. Onde moro é bem plano e uso todo dia para ir ao trabalho e gostaria de no fds fazer um pedal de 20... 30km, de asfalto também.

Agora chegou a hora de trocar o câmbio. E gostaria da ajuda de vocês. Mantendo essa relação, o que sugerem? Um Alívio 9v ou existe possibilidade de algo semelhante com 10 ou 11v?

Muito obrigado!


Postado Por: OverDown
Data de Publicação: 29 Jan 2020 as 20:40
Desenterrando o tópico.

Será que uma híbrida com 1x11 vai ficar muito ruim?

Estou querendo pegar uma City Tour Comp e tenho uma relação 1x11 sobrando aqui. 34d com cassete 11-46.

A relação dela não é ruim, mas a possibilidade de remover o câmbio dianteiro me agrada muito.

Sei que vou perder final, mas é só pra trajeto urbano mesmo. 

[]'s
Ismael


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 29 Jan 2020 as 21:09
Se ja tem o grupo, teste ele e veja como fica. Eu usaria 1x11 pra uso urbano com coroa de no minimo 40 dentes.

-------------
pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: OverDown
Data de Publicação: 29 Jan 2020 as 21:24
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Se ja tem o grupo, teste ele e veja como fica. Eu usaria 1x11 pra uso urbano com coroa de no minimo 40 dentes.


Será o melhor a fazer. Acho que o máximo que consigo colocar é 36d, a relação que tenho é XT e ainda não vi se tem coroa 38 compatível.

Andei na mtb da patroa esses dias e não achei ruim pra trajeto urbano, ela esta com uma relação parecida: 32d 11-45 mas esta com pneu largo.

Pneu fino vai dar outra rolagem. Na speed estou andando com 48-35/10-33 e tenho usado muito a 48 pra tudo.

Vamos ver.

Obrigado!

[]'s
Ismael


Postado Por: Waltinhu
Data de Publicação: 29 Jan 2020 as 21:54
Acabei ficando com a Alivio mesmo. Comprei no Ali, com o pedivela T4060 de 44 dentes. Estou bem satisfeito. Paguei 153 doletas no grupo todo (sem freios). Melhor custo benefício acho difícil.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 30 Jan 2020 as 13:38
Originalmente postado por OverDown OverDown escreveu:

Desenterrando o tópico.

Será que uma híbrida com 1x11 vai ficar muito ruim?

Estou querendo pegar uma City Tour Comp e tenho uma relação 1x11 sobrando aqui. 34d com cassete 11-46.

A relação dela não é ruim, mas a possibilidade de remover o câmbio dianteiro me agrada muito.

Sei que vou perder final, mas é só pra trajeto urbano mesmo. 

[]'s
Ismael

Meu uso urbano, 90% do tempo é coroa 32 e cog 15/13/11... Deslocamentos com velocidade média de 22km/h. 

40x11 vai te dar mais final porém vai matar a tua subida (40x46), que acredito ser forte na região de MG.

Resumindo, esse 1x11 34D vai ficar ótimo na city tour, no máximo coloque 36D se sua cidade tiver pouca subida.


Postado Por: OverDown
Data de Publicação: 31 Jan 2020 as 11:47
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por OverDown OverDown escreveu:

Desenterrando o tópico.

Será que uma híbrida com 1x11 vai ficar muito ruim?

Estou querendo pegar uma City Tour Comp e tenho uma relação 1x11 sobrando aqui. 34d com cassete 11-46.

A relação dela não é ruim, mas a possibilidade de remover o câmbio dianteiro me agrada muito.

Sei que vou perder final, mas é só pra trajeto urbano mesmo. 

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Ismael

Meu uso urbano, 90% do tempo é coroa 32 e cog 15/13/11... Deslocamentos com velocidade média de 22km/h. 

40x11 vai te dar mais final porém vai matar a tua subida (40x46), que acredito ser forte na região de MG.

Resumindo, esse 1x11 34D vai ficar ótimo na city tour, no máximo coloque 36D se sua cidade tiver pouca subida.

Bom saber desse uso.
Vou montar e ver o que dá.

[]'s
Ismael


Postado Por: BBSantos
Data de Publicação: 31 Jan 2020 as 14:32
Originalmente postado por OverDown OverDown escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por OverDown OverDown escreveu:

Desenterrando o tópico.

Será que uma híbrida com 1x11 vai ficar muito ruim?

Estou querendo pegar uma City Tour Comp e tenho uma relação 1x11 sobrando aqui. 34d com cassete 11-46.

A relação dela não é ruim, mas a possibilidade de remover o câmbio dianteiro me agrada muito.

Sei que vou perder final, mas é só pra trajeto urbano mesmo. 

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Meu uso urbano, 90% do tempo é coroa 32 e cog 15/13/11... Deslocamentos com velocidade média de 22km/h. 

40x11 vai te dar mais final porém vai matar a tua subida (40x46), que acredito ser forte na região de MG.

Resumindo, esse 1x11 34D vai ficar ótimo na city tour, no máximo coloque 36D se sua cidade tiver pouca subida.

Bom saber desse uso.
Vou montar e ver o que dá.

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Ismael

Não deixe de relatar o resultado.
No futuro quero mudar a minha urbana para uma coroa também.


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 18 Mar 2020 as 11:13
Comecei na minha com 44-32-22 e 11-32 por um tempo foi bom mas reparei que NUNCA usava a coroa de 22, ficava lá só fazendo peso (mesmo que não muito) e enchendo o saco.
Tanto que quando precisei trocar as coroas a de 22 tava intacta assim como os 3 pinhões maiores do k7 LOL

Após um tempo pensando acabei mudando a coroa de 22 pra uma de 24 e o k7 para um 11-28 melhorou e agora consigo usar as 3 coroas mas mesmo assim raramente a coroa de 24 (e ainda acho que fica bem leve) então na próxima troca pretendo experimentar uma coroa de 26 ou 28 e ver como fica.

Ps: atualmente uso pneu 700x35 e pretendo chegar na próxima troca no 700x28


Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 31 Mar 2020 as 09:23
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Comecei na minha com 44-32-22 e 11-32 por um tempo foi bom mas reparei que NUNCA usava a coroa de 22, ficava lá só fazendo peso (mesmo que não muito) e enchendo o saco.

Ps: atualmente uso pneu 700x35 e pretendo chegar na próxima troca no 700x28


Dê uma olhada nas specs da minha híbrida.

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Postado Por: GuiSc
Data de Publicação: 14 Mai 2020 as 00:37
Pessoal, estou montando uma híbrida também e vou montar uma relação 1x9 coroa 36 e k7 de speed 11-30 oque acham?


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 14 Mai 2020 as 00:47
Originalmente postado por GuiSc GuiSc escreveu:

Pessoal, estou montando uma híbrida também e vou montar uma relação 1x9 coroa 36 e k7 de speed 11-30 oque acham?


Usei por um Tempo 36 X 11-34 e pneus 28c.

Falta final e 36x34 sobe tudo! Hoje, partiria para um 11-36 com coroa 42 ficaria com final e subindo bem!

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Postado Por: GuiSc
Data de Publicação: 14 Mai 2020 as 00:50
Obrigado pela dica! Haha agora estou mais confiante...achei que ficaria pesado kkkk mas vou fortalecer mais as pernas com essa relação e na próxima troca vou procurar colocar essa!




Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 25 Mai 2020 as 16:11
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Acho um baita marketing das gravel e urbanas com pedivela 50/34, lá fora onde são mais populares a maioria dos lugares é bem plano, então dependendo da região do Brasil onde o sujeito mora essa configuração não dá. Para urbanas mesmo no meu conceito um 24/34/42, 20/30/40 ou 26/36/48 são os ideais desde que atrás tenha um cassete de acordo com a coroa menor.
Na minha estou usando 20/30/40 com cassete 11/32.
Moro em Manhuaçu/MG e pra resumir a cidade fica entre duas serras e o rio passa entre elas, fica tudo dentro de um buraco. Da minha casa até o pé do morro são uns 300 metros e a diferença de altitude é de 56m, nem tento subir pedalando.


Concordo que para hibrida que é para usar em estrada, cidade e estradão o melhor é 3x8 ou 3x9.

O pedivela reduzido 42/32/22 com cassete 11-34 ou 11-36 fica uma combinação muito boa.

Acho que hibrida ou mesmo gravel não é para trilha de xc.

O pneu ideal para hibrida acho que seria o 700x38 como o levorin que aceita pressão de 40 a 75.

Assim na estrada coloca mais pressão e no estradão menos.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 25 Mai 2020 as 22:01
Minha bike não é híbrida, tem aro 26”, mas acaba que meu uso se aproxima disso. Uso pedivela 48-36-26D, mas troquei a coroinha por uma 22D pra me ajudar nos morros daqui de Belo Horizonte. Pra poder usar a bike nas compras durante a pandemia, ressuscitei um cassete SunRace 11-40D que tava empenado e to usando pra ver o que dá. Ficou uns pulões entre as marchas, mas subi um morro com 20% de inclinação hoje com 8kg de compras, super de boa!

Claro que não é pra todo mundo: não tem câmbio que aceita isso na boa, então cruzar a corrente pode significar estourar o câmbio traseiro. Mas me surpreendeu o funcionamento!

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 25 Mai 2020 as 22:32
Cruzar corrente só quem ganha para isso e nas competições. João Povão igual nós, nem pensar.



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Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 26 Mai 2020 as 10:32
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Minha bike não é híbrida, tem aro 26”, mas acaba que meu uso se aproxima disso. Uso pedivela 48-36-26D, mas troquei a coroinha por uma 22D pra me ajudar nos morros daqui de Belo Horizonte. Pra poder usar a bike nas compras durante a pandemia, ressuscitei um cassete SunRace 11-40D que tava empenado e to usando pra ver o que dá. Ficou uns pulões entre as marchas, mas subi um morro com 20% de inclinação hoje com 8kg de compras, super de boa!

Claro que não é pra todo mundo: não tem câmbio que aceita isso na boa, então cruzar a corrente pode significar estourar o câmbio traseiro. Mas me surpreendeu o funcionamento!


Tem que saber usar o cambio né. Coroa grande com cogs menores e coroa pequena com os cogs maiores.

Um pedivela reduzido, 42/32/22 acho que seria melhor para uma cidade com muitos morros.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 26 Mai 2020 as 13:35
Até seria, Léo. Mas a subida que eu subo indo pro trabalho vira descida na volta. E eu quero aproveitar ela tb!

Quanto ao uso, eu sou nerd até na profissão (administrador de rede), então fiz o estudo das relações e decidi as melhores combinações (dianteiro/traseiro, números menores são marchas mais leves): 1/1 até 1/4, 2/3 até 2/7 e 3/6 até 3/8. Me limitando apenas a estas, não tenho sobreposição e a evolução é a mais continua possível, apesar de ter uns baita pulos entre uma e outra. A imagem abaixo compara o setup experimental com o que seria o original (pedivela 48-36-26D e cassete 11-34D, dentro do limite do manual dos câmbios).



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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 26 Mai 2020 as 19:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Até seria, Léo. Mas a subida que eu subo indo pro trabalho vira descida na volta. E eu quero aproveitar ela tb!

Quanto ao uso, eu sou nerd até na profissão (administrador de rede), então fiz o estudo das relações e decidi as melhores combinações (dianteiro/traseiro, números menores são marchas mais leves): 1/1 até 1/4, 2/3 até 2/7 e 3/6 até 3/8. Me limitando apenas a estas, não tenho sobreposição e a evolução é a mais continua possível, apesar de ter uns baita pulos entre uma e outra. A imagem abaixo compara o setup experimental com o que seria o original (pedivela 48-36-26D e cassete 11-34D, dentro do limite do manual dos câmbios).



É isso aí. Normalmente se usa mais a coroa do meio e a grande na cidade/rodovia. A pequena só usa mesmo em subidas mais ingrimes.

O problema é os limites dos cambios. Senão o ideal seria uma pedivela com coroa 52/38/22 ou algo assim.

A sua adaptação ficou dahora. Qual cambio dianteiro e trazeiro vc usa?


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 27 Mai 2020 as 00:59
Shimano Altus RD-M370-SGS atrás com prolongador de gancheira e FD-M371 de abraçadeira alta (down swing) na frente. Já pensei em trocar por um Alívio RD-M4000 atrás, tem um pouco a mais de capacidade de corrente. O dianteiro down swing eu acho que aguenta melhor o esforço que os top swing, mas isso é suposição minha.

Mas sobre a relação, eu costumo andar no plano com a coroa grande mesmo e só arranco com a média, a coroinha fica só pra morros BEM inclinados. O uso maior até seria a média e a grande, mas meu trajeto diário inclui quase 200m de ganho vertical distribuídos em 6,5km de ida, com uma boa parte em 15% de inclinação. Isso junto com meu peso costuma gastar bastante a coroinha...

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Postado Por: rafasm76
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 15:15
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


Dê uma olhada nas specs da minha híbrida.

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:-)

Lindona Marcos, parabéns ClapClap

Ela até um porta raio, é isso mesmo? LOL


Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 16 Jul 2020 as 15:23
Originalmente postado por rafasm76 rafasm76 escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


Dê uma olhada nas specs da minha híbrida.

http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm" rel="nofollow - http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm

:-)

Lindona Marcos, parabéns ClapClap

Ela até um porta raio, é isso mesmo? LOL

Exato. Dois raios de reserva ali.

Big smile

O cara que projetou esse quadro não era muito burro. E gostava de pedalar longe!

LOL


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Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 08 Ago 2020 as 01:31
48/38/28 e 11-32t


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 08 Ago 2020 as 01:36
Pedivela 48/38/28 e cassete 12/23. 


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 08 Ago 2020 as 01:38
48/38/28 e 11-28t 9v Sora


Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 08 Ago 2020 as 20:54
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

48/38/28 e 11-32t



Uso essa configuração tambem. Excelente


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 09 Ago 2020 as 04:07
Como eu gosto de range, optaria por um pedivela 48-36-26d e cassete 11-34d. Tá exatamente no limite da amplitude pros câmbios atuais de coroa tripla. Passando a pandemia e moendo meus atuais componentes (48-36-22d de pedivela e cassete 11-40d, estão acima do limite), devo passar pra isso. A relação acima do limite fica muito técnica pra usar e o cassete 11-40d da SunRace é muito frágil, já tive de desempenar os cogs individuais por duas vezes...

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Postado Por: Vandenberg simplicio
Data de Publicação: 09 Ago 2020 as 08:24
Tenho um cassete SunRace 11-40T de 9 velocidades na minha bike e nunca tive problemas com ele.
Uso uma relação de 1x9 velocidades sendo uma coroa narrow wide de 36 dentes em uma pedivela shimano alívio m4050 e também cambio traseiro (sgs) e trocador shimano alívio M 4000 de 9 velocidades. Esse cassete SunRace nunca empenou e  nem houve desgaste prematuros dos cogs pois, como só há uma coroa na frente não tem como cruzar a corrente.




Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 09 Ago 2020 as 09:30
Originalmente postado por Vandenberg simplicio Vandenberg simplicio escreveu:

Tenho um cassete SunRace 11-40T de 9 velocidades na minha bike e nunca tive problemas com ele.
Uso uma relação de 1x9 velocidades sendo uma coroa narrow wide de 36 dentes em uma pedivela shimano alívio m4050 e também cambio traseiro (sgs) e trocador shimano alívio M 4000 de 9 velocidades. Esse cassete SunRace nunca empenou e  nem houve desgaste prematuros dos cogs pois, como só há uma coroa na frente não tem como cruzar a corrente.

Eu sou bastante pesado (120kg), rodo 500km/mês na cidade em rotina normal, e ainda tenho tendência a uma cadência mais lenta e pesada, o que contribui pro caso. Talvez ele aguente a galera com perfil “chassi de grilo”, mas com certeza não dá conta dos “jamantas”. Tive um Shimano CS-HG50-8 de 11-34d, que nunca empenou comigo e durou mais de 6000km, pra comparar.

Quanto a não “cruzar” a corrente, vou discordar: o importante no caso é o ângulo da corrente, independentemente do número de coroas. Com coroa tripla e cassete 9v, limitando a coroa pequena a combinar somente com o primeiro até o quinto cog, a do meio do terceiro até o sétimo e a grande do quinto ao nono, ela vai ficar menos angulada que a configuração 1x9. A coroa narrow wide é uma exigência exatamente por isso, pois não deixa a corrente escapar de lado quando está nos cogs mais extremos.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Gutonobre
Data de Publicação: 14 Ago 2020 as 19:45
Li todo o tópico e fiquei na dúvida se fiz a escolha para a minha híbrida... O grupo original era 2x10 cambio XT Shadow longo, resolvi transformar em 1x10 colocando uma coroa Ictus 36... A minha ideia era colocar uma de 40, mas acho que eu iria sofrer com algumas subidas... A minha cidade não tem tantos percursos com subida pesada... A minha ideia é usa a híbrida só no asfalto, abrindo exceção em alguns pedais com estradão, sem trechos técnicos.

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[MTB] Soul Volcano Darkside, peso 10,5kg.
[Road] Cervelo R5, peso 6.5kg.
[Acessórios] Ciclocomputador e radar Garmin / Samsung Watch 5 Pro.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 15 Ago 2020 as 06:34
Originalmente postado por Gutonobre Gutonobre escreveu:

Li todo o tópico e fiquei na dúvida se fiz a escolha para a minha híbrida... O grupo original era 2x10 cambio XT Shadow longo, resolvi transformar em 1x10 colocando uma coroa Ictus 36... A minha ideia era colocar uma de 40, mas acho que eu iria sofrer com algumas subidas... A minha cidade não tem tantos percursos com subida pesada... A minha ideia é usa a híbrida só no asfalto, abrindo exceção em alguns pedais com estradão, sem trechos técnicos.

Escalonamento de cassete é algo muito pessoal, sozinho você deve avaliar pontos positivos e negativos, além dos pesos individuais de cada opção.Seu peso conta, altura da mesa(aneis espaçadores e angulação), largura de guidão, marca da corrente(SHIMANO, KMC SL ou KCNC), pneus serem de arame ou kevlar.Sobre os dados técnicos pelo site shimano, lembre-se que sobre capacidade do câmbio traseiro, antes você com pedivela duplo calculava: [(maior cog do cassete - menor cog do cassete) + (maior coroa do pedivela - menor coroa do pedivela)], agora com coroa única fica sendo apenas [maior cog do cassete - menor cog do cassete], sobre cassetes acima da capacidade do câmbio, você pode instalar extensor de gancheira.
OBS: A sunrace tem muitas opções de cassete, a Kode, além da SHIMANO que tudo 10v é compatível: Deores penúltimos, 105 antigo(SS ou GS), Tiagra novo(SS ou GS), XT antigo.Os dois extremos continuam presentes: amantes de cassete reduzido, estilo 12-23, 11-25, 11-32 assim como entusiastas que importam cassetes cada vez maiores(até 509%).


Postado Por: marcelo.linox
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 12:09
Estou usando coroa 36 comum cassete 11-34 e atende super bem em todas as situações. 


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 25 Set 2020 as 19:00
Pneu 38c
 

Estou me aventurando nas 700 depois de varias MTB. Na minha opinião, relação vai muito de vários fatores, como preparo físico, geografia, uso da bike, etc... MAS...

Pensando em bikes 700, para uso na CIDADE, se você não tem um preparo físico de super homem, acho que, em qualquer lugar você estará bem servido com um pedivela triplo super reduzido 22-30-40. Ai se você morar em lugar plano pode usar 11-32. Se mora em lugar com montanhas 11-36 que já está perto da capacidade de cambio do shimano sgs cage longo.

Nas decidas não vai ficar um foguete, com pneu 38c faz 43.1Km/h (a) 90rpm, mas é até uma questão de segurança, principalmente com garfo rígido, não passar muito dos 50, na minha opinião, principalmente no asfalto das cidades.

Levanta a mão ai quem no plano pedala a 43Km/h por meia hora sem parar... (sei que existe, mas 99% das pessoas que praticam o ciclismo não tem preparo para isso).

Se quiser uma bike FOCADA em descidas, 26-36-48, mas ai não pode exagerar no range do k7 se não passa a capacidade de cambio (acho que é 45 dentes, não lembro, se alguém lembrar posta ai). Então perde-se bastante na subida com 26/32, por exemplo, contra 22/36 do "kit montanhista básico".

Mas pode-se pensar em outras opções. Se for pra BRs e estradas em geral pedivela duplo já da conta, mas a redução de peso é pequena... Eu sinto falta de um 26/40 ou melhor, com 11-40 atrás como uma evolução do triplo para reduzida extrema, mantendo a final, n sei se existe. Se for atleta e tiver dinheiro, 1x12 com 10-52 ficaria levíssimo, mesmo que sem tanta reduzida... O que pra um atleta ou algo assim, é de boa.


Então, cada caso é um caso, mas eu sou do time que acha que com uma receitinha escaladora básica com 22-30-40 e 11-36 satisfaz o uso de 99% dos ciclistas em qualquer lugar.




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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: wagner marinho
Data de Publicação: 04 Nov 2020 as 19:02
Galera tenho uma gravel sh 105 2x11v k7 11x40 pedivela 50x34.. fiquei sabendo que a shimano lancou uma linha grx que tem pedivela 46x30. A pergunta que faço é se posso apenas trocar as coroas do meu pedivela.. daria certo? É compativel? Meu mecanico nao soube responder.

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prefiro morrer que perder a vida


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 04 Nov 2020 as 19:06
Originalmente postado por wagner marinho wagner marinho escreveu:

Galera tenho uma gravel sh 105 2x11v k7 11x40 pedivela 50x34.. fiquei sabendo que a shimano lancou uma linha grx que tem pedivela 46x30. A pergunta que faço é se posso apenas trocar as coroas do meu pedivela.. daria certo? É compativel? Meu mecanico nao soube responder.

Pesquise coroas da Ictus e de marcas especializadas em coroas, ficando atento ao bcd do seu pedivela, número de parafusos e número de velocidades(sempre igual da sua relação ou superior. Fique atento tb em relação ao ângulo do cÂmbio dianteiro e possível necessidade de uma nova corrente.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 10:24
Hoje estava pensando em uma alternativa ao sistema 3X para híbridas e encontrei um problema:

Para mim, com pneu híbrido, uma relação 38X26 ia faltar marcha pesada até no plano, usando um pinhão tradicional de 11 dentes. O ideal seria um 40X28, mas simplesmente pararam de fabricar estes pedivelas com o surgimento dos microspline 10 ou 9 dentes. Só os XTR 900 e os Deore 600 ainda se acham, a partir de uns 800 reais. Mas observem que são produtos defasados já. Atualmente fazem até 38x26.

Uma relação 40x28 com 11-42 - no mínimo, já que cambio 2X na shimano não aceita 46 -, ia ser quase igual a 40X30X22 com a mesma final e uma diferença de 0.666 para a 2X com 42 dentes, contra 0,61 da 3X com 36 dentes.


Enquanto não aparecer pedivela 40X28 vai ser difícil ir para 2x. 1X aqui no Rio, só se for microspline 10x50 pra cima. Nem sei se da pra botar na minha bike e custa mais caro que um pedivela 40X28. Rsrs.

Existe cambio shimano que aguente 2X com 46 no pinhão maior?


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 10:43
Pegue um pedivela com coroa removível, e monte duas coroas avulsas 40-24 com um câmbio dianteiro de road bike.

Atrás um RD-M6000-SGS com K7 11-40

Ficara assim:

40x11: 3,64
24x40: 0,60

Esse câmbio o máximo dele é 36T, mas acredito que funcione bem com K7 de 40 dentes, somente aumentando o parafuso B. A capacidade dele é de 43 dentes, essa relação ficará com 45 dentes ao todo. Também está um pouco acima do recomendado, mas tendo o cuidado de não andar nas marchas mais cruzadas não haverá problema.

Para deixar liso, K7 11x36 ficando com a mais leve em 0,67. O que não é nada ruim também. 


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 12:48
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pegue um pedivela com coroa removível, e monte duas coroas avulsas 40-24 com um câmbio dianteiro de road bike.

Atrás um RD-M6000-SGS com K7 11-40

Ficara assim:

40x11: 3,64
24x40: 0,60

Esse câmbio o máximo dele é 36T, mas acredito que funcione bem com K7 de 40 dentes, somente aumentando o parafuso B. A capacidade dele é de 43 dentes, essa relação ficará com 45 dentes ao todo. Também está um pouco acima do recomendado, mas tendo o cuidado de não andar nas marchas mais cruzadas não haverá problema.

Para deixar liso, K7 11x36 ficando com a mais leve em 0,67. O que não é nada ruim também. 

Câmbio dianteiro de road bike não é de puxada dupla, só permite puxada por cabo inferior ao quadro.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 13:01
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Hoje estava pensando em uma alternativa ao sistema 3X para híbridas e encontrei um problema:

Para mim, com pneu híbrido, uma relação 38X26 ia faltar marcha pesada até no plano, usando um pinhão tradicional de 11 dentes. O ideal seria um 40X28, mas simplesmente pararam de fabricar estes pedivelas com o surgimento dos microspline 10 ou 9 dentes. Só os XTR 900 e os Deore 600 ainda se acham, a partir de uns 800 reais. Mas observem que são produtos defasados já. Atualmente fazem até 38x26.

Uma relação 40x28 com 11-42 - no mínimo, já que cambio 2X na shimano não aceita 46 -, ia ser quase igual a 40X30X22 com a mesma final e uma diferença de 0.666 para a 2X com 42 dentes, contra 0,61 da 3X com 36 dentes.


Enquanto não aparecer pedivela 40X28 vai ser difícil ir para 2x. 1X aqui no Rio, só se for microspline 10x50 pra cima. Nem sei se da pra botar na minha bike e custa mais caro que um pedivela 40X28. Rsrs.

Existe cambio shimano que aguente 2X com 46 no pinhão maior?

Todos os antigos Câmbios Deore LX 48D( abraçadeira alta e baixa), quanto os atuais Alivio para 48D, conseguem ser ajustados para funcionar de 3x para 2x, diferença máxima entre 2 coroas consecutivas de 12 dentes e máxima de 22 dentes (48/36/26). Você não teria problema em eliminar uma coroa externa de pedivela triplo bcd 104, deixaria uma central de 40t e colocaria a interna (bcd 96) de 28d.

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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 13:23
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pegue um pedivela com coroa removível, e monte duas coroas avulsas 40-24 com um câmbio dianteiro de road bike.

Atrás um RD-M6000-SGS com K7 11-40

Ficara assim:

40x11: 3,64
24x40: 0,60

Esse câmbio o máximo dele é 36T, mas acredito que funcione bem com K7 de 40 dentes, somente aumentando o parafuso B. A capacidade dele é de 43 dentes, essa relação ficará com 45 dentes ao todo. Também está um pouco acima do recomendado, mas tendo o cuidado de não andar nas marchas mais cruzadas não haverá problema.

Para deixar liso, K7 11x36 ficando com a mais leve em 0,67. O que não é nada ruim também. 

Câmbio dianteiro de road bike não é de puxada dupla, só permite puxada por cabo inferior ao quadro.

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/cyclocross-and-onroad-hydraulic-diskbrake/FD-CX70-F-T.html" rel="nofollow - https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/cyclocross-and-onroad-hydraulic-diskbrake/FD-CX70-F-T.html


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 13:25
Alem de que, se o cara já está disposto a montar uma relação inexistente no mercado, por vontade de querer assim, mudar a rota de um cabo não é nada complicado. 


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 14:22
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Alem de que, se o cara já está disposto a montar uma relação inexistente no mercado, por vontade de querer assim, mudar a rota de um cabo não é nada complicado. 

Não é mudar a rota de um cabo, é ter que tirar todos os condutores superiores, fazer soldas na parte inferior, adaptar guias na parte inferior no quadro. Estude sobre isso!


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 14:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pegue um pedivela com coroa removível, e monte duas coroas avulsas 40-24 com um câmbio dianteiro de road bike.

Atrás um RD-M6000-SGS com K7 11-40

Ficara assim:

40x11: 3,64
24x40: 0,60

Esse câmbio o máximo dele é 36T, mas acredito que funcione bem com K7 de 40 dentes, somente aumentando o parafuso B. A capacidade dele é de 43 dentes, essa relação ficará com 45 dentes ao todo. Também está um pouco acima do recomendado, mas tendo o cuidado de não andar nas marchas mais cruzadas não haverá problema.

Para deixar liso, K7 11x36 ficando com a mais leve em 0,67. O que não é nada ruim também. 

Câmbio dianteiro de road bike não é de puxada dupla, só permite puxada por cabo inferior ao quadro.

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/cyclocross-and-onroad-hydraulic-diskbrake/FD-CX70-F-T.html" rel="nofollow - https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/cyclocross-and-onroad-hydraulic-diskbrake/FD-CX70-F-T.html

A bike híbrida parece ser 8v ou 9v, seu câmbio citado é um Tiagra de 10v, sem abraçadeira, feito para ser parafusado, feito para movimento central integrado road de cerca de 110mm, com coroa dupla 52/36. Dessa forma, continua sendo um item restrito para bike speed, de 10v, com parafusos, eixo curto e incompatível com pedivela compacto 50/34. O site que você buscou é bom, você está no caminho certo, so faltam algumas avaliações mais técnicas e conhecimento de mundo, com os anos você poderá se tornar bom na área de bikes. Ótimo pedal, piá!!!


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 14:43
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Alem de que, se o cara já está disposto a montar uma relação inexistente no mercado, por vontade de querer assim, mudar a rota de um cabo não é nada complicado. 

Uma saída seria utilizar de guia de plástico estilo quadro de aço, além das soldas de novos guias e a retirada de guias superiores.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 16:10
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Alem de que, se o cara já está disposto a montar uma relação inexistente no mercado, por vontade de querer assim, mudar a rota de um cabo não é nada complicado. 

Uma saída seria utilizar de guia de plástico estilo quadro de aço, além das soldas de novos guias e a retirada de guias superiores.

Foi exatamente isso que sugeri... Adaptações exigem trabalho. Se não quer adaptar, usa os grupos 2X disponíveis no mercado. Essa era a dúvida que foi respondida, o que fazer para usar sistema 2X com as relações que o rapaz gostaria numa híbrida. 


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 16:15
O rapaz quer usar pedivela 40x28 e K7 11x42. Tem alguma solução pra ele Vinicius Marçal, que não seja usar outra configuração?

Eu trouxe uma solução. Se ela é trabalhosa, é o custo por querer uma config fora de linha. E vc, o que sugere? Nos agracie com sua imensa sabedoria!


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 16:36
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

O rapaz quer usar pedivela 40x28 e K7 11x42. Tem alguma solução pra ele Vinicius Marçal, que não seja usar outra configuração?

Eu trouxe uma solução. Se ela é trabalhosa, é o custo por querer uma config fora de linha. E vc, o que sugere? Nos agracie com sua imensa sabedoria!

Ele precisa nos especificar se usa 8, 9, 10 ou 11v. Realmente, apresentamos boas soluções. Projetar bikes é isso, quebrar a cabeça com ideias e dúvidas.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 16:39
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Alem de que, se o cara já está disposto a montar uma relação inexistente no mercado, por vontade de querer assim, mudar a rota de um cabo não é nada complicado. 

Uma saída seria utilizar de guia de plástico estilo quadro de aço, além das soldas de novos guias e a retirada de guias superiores.

Foi exatamente isso que sugeri... Adaptações exigem trabalho. Se não quer adaptar, usa os grupos 2X disponíveis no mercado. Essa era a dúvida que foi respondida, o que fazer para usar sistema 2X com as relações que o rapaz gostaria numa híbrida. 

O trocador de 3x funciona isolando 1 marcha, assim como o câmbio dianteiro de 3x para 2x. O fato de modificar puxada superior para inferior é realmente algo chato e difícil de ficar bom. A moda está voltando para triplo e single, os duplos em mtb estão perdendo espaço em híbridas.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 17:41
Obrigado pela opinião de todos.

Acho que, enquanto existir 40x28 pra vender, é o caminho mais fácil e com menos "adaptações". Quando não tiver mais, acho que o mais simples vai ser comprar um 38X28 e tentar arrumar uma coroa 40 compatível, usar num câmbio dianteiro 3X adaptado ou num X2 que suporte mais de 10D entre as coroas, acho que tem até altus assim, se não me engano.

Atualmente uso 3x9 mas passar para 30V com 36D meio que da no mesmo, né?


Tudo isso porque no aro 28 (700x38), pedivela 38 fica curto, o que no aro 29 é imperceptível.


Eu estava argumentando que 3X é ideal, fiz só um exercício de como seria passar para 2X na conjuntura atual... A resposta? Difícil.

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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 18:23
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Obrigado pela opinião de todos.

Acho que, enquanto existir 40x28 pra vender, é o caminho mais fácil e com menos "adaptações". Quando não tiver mais, acho que o mais simples vai ser comprar um 38X28 e tentar arrumar uma coroa 40 compatível, usar num câmbio dianteiro 3X adaptado ou num X2 que suporte mais de 10D entre as coroas, acho que tem até altus assim, se não me engano.

Atualmente uso 3x9 mas passar para 30V com 36D meio que da no mesmo, né?


Tudo isso porque no aro 28 (700x38), pedivela 38 fica curto, o que no aro 29 é imperceptível.


Eu estava argumentando que 3X é ideal, fiz só um exercício de como seria passar para 2X na conjuntura atual... A resposta? Difícil.

Corrigindo: aro 29 é 700mm, só mudam largura, uso 700x23 em aro 29. Suas rodas 700 são aro 29 com largura mais estreita. Diferente de carros bikes não medem diâmetro so de roda, é do conjunto: 29 significa 29x 2,54cm= 733,6mm de diâmetro e 700mm nas speeds.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 18:35
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Obrigado pela opinião de todos.

Acho que, enquanto existir 40x28 pra vender, é o caminho mais fácil e com menos "adaptações". Quando não tiver mais, acho que o mais simples vai ser comprar um 38X28 e tentar arrumar uma coroa 40 compatível, usar num câmbio dianteiro 3X adaptado ou num X2 que suporte mais de 10D entre as coroas, acho que tem até altus assim, se não me engano.

Atualmente uso 3x9 mas passar para 30V com 36D meio que da no mesmo, né?


Tudo isso porque no aro 28 (700x38), pedivela 38 fica curto, o que no aro 29 é imperceptível.


Eu estava argumentando que 3X é ideal, fiz só um exercício de como seria passar para 2X na conjuntura atual... A resposta? Difícil.

Corrigindo: aro 29 é 700mm, só mudam largura, uso 700x23 em aro 29. Suas rodas 700 são aro 29 com largura mais estreita. Diferente de carros bikes não medem diâmetro so de roda, é do conjunto: 29 significa 29x 2,54cm= 733,6mm de diâmetro e 700mm nas speeds.
Só quis dizer que híbridas usam pneu de aprox. 711mm o que da 28 polegadas, enquanto MTB usam aprox. 733mm, que é 29 polegadas, e que as Road usam aprox. 700mm ou 27,5 polegadas.

O tamanho do aro é o mesmo, mas o diâmetro do conjunto não, e isso altera a final da bike.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 18:56
Originalmente postado por wagner marinho wagner marinho escreveu:

Galera tenho uma gravel sh 105 2x11v k7 11x40 pedivela 50x34.. fiquei sabendo que a shimano lancou uma linha grx que tem pedivela 46x30. A pergunta que faço é se posso apenas trocar as coroas do meu pedivela.. daria certo? É compativel? Meu mecanico nao soube responder.
46X30 e 11X40 fica com os 45 do SGS e é relativamente reduzido. Só faltava um 44X28 com 11x40 que eu já me dava por satisfeito. Quem sabe esse não é o futuro  dos 2x11 e 2x12, com microspline... só na torcida mesmo.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 19:04
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Obrigado pela opinião de todos.

Acho que, enquanto existir 40x28 pra vender, é o caminho mais fácil e com menos "adaptações". Quando não tiver mais, acho que o mais simples vai ser comprar um 38X28 e tentar arrumar uma coroa 40 compatível, usar num câmbio dianteiro 3X adaptado ou num X2 que suporte mais de 10D entre as coroas, acho que tem até altus assim, se não me engano.

Atualmente uso 3x9 mas passar para 30V com 36D meio que da no mesmo, né?


Tudo isso porque no aro 28 (700x38), pedivela 38 fica curto, o que no aro 29 é imperceptível.


Eu estava argumentando que 3X é ideal, fiz só um exercício de como seria passar para 2X na conjuntura atual... A resposta? Difícil.

Corrigindo: aro 29 é 700mm, só mudam largura, uso 700x23 em aro 29. Suas rodas 700 são aro 29 com largura mais estreita. Diferente de carros bikes não medem diâmetro so de roda, é do conjunto: 29 significa 29x 2,54cm= 733,6mm de diâmetro e 700mm nas speeds.
Só quis dizer que híbridas usam pneu de aprox. 711mm o que da 28 polegadas, enquanto MTB usam aprox. 733mm, que é 29 polegadas, e que as Road usam aprox. 700mm ou 27,5 polegadas.

O tamanho do aro é o mesmo, mas o diâmetro do conjunto não, e isso altera a final da bike.

O 27,5' ficou errado demais, estragou toda a explicação. Realmente 700c entra em 29' e vice-versa, mesmo mudando muito o comprimento de circunferência/ Perímetro do conjunto. Aro 27,5 não é compatível com 700 ou 29'. Por ter 698,5mm, aro 27 1/2 é incompatível.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 19:08
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Obrigado pela opinião de todos.

Acho que, enquanto existir 40x28 pra vender, é o caminho mais fácil e com menos "adaptações". Quando não tiver mais, acho que o mais simples vai ser comprar um 38X28 e tentar arrumar uma coroa 40 compatível, usar num câmbio dianteiro 3X adaptado ou num X2 que suporte mais de 10D entre as coroas, acho que tem até altus assim, se não me engano.

Atualmente uso 3x9 mas passar para 30V com 36D meio que da no mesmo, né?


Tudo isso porque no aro 28 (700x38), pedivela 38 fica curto, o que no aro 29 é imperceptível.


Eu estava argumentando que 3X é ideal, fiz só um exercício de como seria passar para 2X na conjuntura atual... A resposta? Difícil.

Corrigindo: aro 29 é 700mm, só mudam largura, uso 700x23 em aro 29. Suas rodas 700 são aro 29 com largura mais estreita. Diferente de carros bikes não medem diâmetro so de roda, é do conjunto: 29 significa 29x 2,54cm= 733,6mm de diâmetro e 700mm nas speeds.
Só quis dizer que híbridas usam pneu de aprox. 711mm o que da 28 polegadas, enquanto MTB usam aprox. 733mm, que é 29 polegadas, e que as Road usam aprox. 700mm ou 27,5 polegadas.

O tamanho do aro é o mesmo, mas o diâmetro do conjunto não, e isso altera a final da bike.

O 27,5' ficou errado demais, estragou toda a explicação. Realmente 700c entra em 29' e vice-versa, mesmo mudando muito o comprimento de circunferência/ Perímetro do conjunto. Aro 27,5 não é compatível com 700 ou 29'. Por ter 698,5mm, aro 27 1/2 é incompatível.
Verdade. na real, 700c é aproximadamente 27,5591 polegadas, e existe um aro 27,5 usado no MTB.  Falo aproximadamente pois a largura do pneu altera seu perfil - altura - levemente também. Agora está abordando todas as variáveis do mundo das bikes?

Foi uma tentativa de simplificação. Infeliz, concordo com você.

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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 19:10
Aproveitei pra botar uma tabela que abrange tanto uma relação 40X30X22 com 11/36 (Kit escalador) mas também a "relação híbrida ideal com X2" que seria 40X28 com 11-42.

7,9Km/h com 28 por 42
e
7,2Km/h com 22 por 36

Máxima igual de 43 Km/h

Bom pra subir qualquer pirambeira que você encontrar pelo tempo que precisar levando o peso que precisar.




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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
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HJ)A. Spercross


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 20:02
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Duplicado

Poste aqui no futuro as modificações, somos fãs de acompanhar os projetos. Ótimo pedal!


Postado Por: gillyebert
Data de Publicação: 10 Dez 2020 as 21:09
fala mano, beleza?

eu também estou na mesma situação, eu preciso de uma bicicleta "urbana" e "mtb" ao mesmo tempo, mas o termo híbrida seria o mais apropiado.

porque eu preciso desse modelo de bicleta específico? bom, vou iniciar em alguns meses trabalhando como "bike-boy", entregador de delivery isso mesmo, mas irei pegar asfalto e calçamento ao mesmo tempo, sem falar que irei rodar no mínimo 20km por dia.

quem puder me ajudar a escolher um grupo adequado de quadro, garfo rígido, pneus, aros, relação das marchas e etc... ficarei muito grato.

quem estiver dispoto é só chama no insta: (a)gillyebert

valeu galera, maior e melhor fórum de bicicleta que existe kkkkkkkkk


Postado Por: danielzj
Data de Publicação: 08 Jan 2021 as 18:57
Olá pessoas!

Seguinte, hoje estou usando uma híbrida para treino indoor (substituindo a speed q foi vendida) no rolo fixo e de equilíbrio, e atualmente estou com coroa única 46t, cassete 11-36 10v e câmbio slx.

Estou pensando em transformar a tal bike em uma gravel de uma vez, colocando um guidão de speed e aumentando o range da relação de marchas. 

A minha grande dúvida é que tipo de mistura posso fazer com câmbio, trocador e cassete, pois sou leigo nessa linha de equipamento. Bom seria se desse pra colocar um cassete XD 10-50 (depois de mandar meu freehub para um torneiro - conversão possível), um câmbio GX e algum trocador sram 12v da sram...

Podem dar dicas de câmbio, trocador e cassete que funcionaria nesse meu sistema? hoje o freehub é padrão shimano comum, "conversível" para XD. 

Valeu! 


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GT Zaskar Comp 29er 2014
Cannondale Scalpel Carbon 4 2020



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