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Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46), e agora?

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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 15:49
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Tópico: Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46), e agora?
Postado Por: pthiago
Assunto: Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46), e agora?
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 17:12
Estou parado há algum tempo e resolvi dar um up na bike para voltar.

Tenho uma Scott Aspect 750 com grupo Alivio 3x9.

Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46) e já está no mecânico, e agora? Vou apanhar muito?

Sempre quis uma relação mais simples e fui de cabeça, mas muita gente entortou o nariz quando contei (inclusive o mecânico).



Respostas:
Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 17:14
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Estou parado há algum tempo e resolvi dar um up na bike para voltar.

Tenho uma Scott Aspect 750 com grupo Alivio 3x9.

Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46) e já está no mecânico, e agora? Vou apanhar muito?

Sempre quis uma relação mais simples e fui de cabeça, mas muita gente entortou o nariz quando contei (inclusive o mecânico).

36x46 vai ficar pesado, dependendo das subidas que fores pegar.

Eu ando de 34x46... pra mim e pra minha região, vai de boa.

Numa dessa estuda a troca da coroa por uma 34... ou então 32... mas na 32, vai perder bastante final do 32x11.


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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 17:21
Primeiro teste será nesse fim de semana.

Sempre ouvi que ia patinar ao andar em grupo na cidade, mas acho que com 36x46 não fico para trás pedalando sem sair do lugar.

Receio é faltar na subida.


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 17:39
Errei...

Fui agradecer...

Tenho receio das subidas agora...


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 18:48
Se você for pegar subidas muito inclinadas e não for muito forte ou muito leve, vai sofrer sem dúvidas.


Postado Por: Rudri
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 19:49
Cara, tu vai sofrer kkkk, mas eh bom. Minha relação eh 36-11x50 e apanho as vezes, tem q treinar.

Da uma olhada no vídeo aí.
Abraço
https://youtu.be/epSigv87ErQ" rel="nofollow - https://youtu.be/epSigv87ErQ


Postado Por: deivid_turvo
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 21:05
Originalmente postado por Rudri Rudri escreveu:

Cara, tu vai sofrer kkkk, mas eh bom. Minha relação eh 36-11x50 e apanho as vezes, tem q treinar.

Da uma olhada no vídeo aí.
Abraço
https://youtu.be/epSigv87ErQ - https://youtu.be/epSigv87ErQ
Kkkkk, rapaiz acabei de adquiri minha sense impact sl com 32 11x46 e tava pensando em trocar a coroa do pedivela pra 36, ma acho que dexemo kkkkk


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 21:11
36/48 é igual o antigo 22/28 só que numa 29.


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 24 Set 2018 as 21:28
Originalmente postado por deivid_turvo deivid_turvo escreveu:

Originalmente postado por Rudri Rudri escreveu:

Cara, tu vai sofrer kkkk, mas eh bom. Minha relação eh 36-11x50 e apanho as vezes, tem q treinar.

Da uma olhada no vídeo aí.
Abraço
https://youtu.be/epSigv87ErQ - https://youtu.be/epSigv87ErQ
Kkkkk, rapaiz acabei de adquiri minha sense impact sl com 32 11x46 e tava pensando em trocar a coroa do pedivela pra 36, ma acho que dexemo kkkkk

A minha era 30 11x42 e troquei a catraca para 11x46. Na subida vai que é uma beleza, no plano falta giro... mas consigo andar a 35km/h



Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 08:53
Bruto, cadê o rapid fire? hauhauhua

Boa...

Vamos sofrer, fazer o quê!?


Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 09:04
Troca a coroa pra 32. 

32x11 é complicado no plano? Depende...

Girando a:
80rpm você mantem 32km/h...
90rpm = 36km/h
100 rpm = 40km/h

100rpm é meio complicado kkk

http://www.bikecalc.com/" rel="nofollow - http://www.bikecalc.com/



Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 09:08
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Troca a coroa pra 32. 

32x11 é complicado no plano? Depende...

Girando a:
80rpm você mantem 32km/h...
90rpm = 36km/h
100 rpm = 40km/h

100rpm é meio complicado kkk

http://www.bikecalc.com/ - http://www.bikecalc.com/

Será que o SLX aceita 50?
Pq trocaria o 46 para 50 e a coroa para 32.



Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 09:20
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Estou parado há algum tempo e resolvi dar um up na bike para voltar.

Tenho uma Scott Aspect 750 com grupo Alivio 3x9.

Comprei um SLX 1x11 (36 - 11/46) e já está no mecânico, e agora? Vou apanhar muito?

Sempre quis uma relação mais simples e fui de cabeça, mas muita gente entortou o nariz quando contei (inclusive o mecânico).

Depende muito do que vc vai fazer, e dos trechos que vc anda

Se for pegar trilhas/estradões com aquelas subidas de 2 digitos de inclinação, acho que vai sofrer UM MONTE!

Agora se for asfalto ou inclinações menores, sofre mas vai Tongue


Postado Por: heitorcolombini
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 10:43
Tudo isso vai depender da elevação de onde você anda
Uma coroa 36 na frente acredito que ficará pesado, mas depende de onde anda.
Faça o teste, se ficar pesado, mude para 34 na frente


Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 11:01
Qual seu peso?




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https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 11:04
Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

Qual seu peso?



Tenho 1,90 e 86kg.


Postado Por: Gandalf
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 11:06

Sou meio velho no ciclismo; da época onde ainda usávamos 3 coroas para mtb. Minha bike é uma scale com relação 3 x 10, mas estou olhando com atenção para estas novas relações 1 x 11.
Confesso que apesar de desconfiar que a metragem pode ficar limitada, gosto da ideia minimalista de apenas uma coroa.

Porém, ficam algumas questões. Para estradão batido, não gostaria de abrir mão da coroa 42. Acredito que percursos com mais XC sejam propícios para estas relações novas.

Estes dias vi uma bike com 1 x 11 onde a menor era de 10 dentes... Aí me pareceu interessante!!! Afinal, se presto em alguma coisa é morro abaixo, porque morro acima dá até agonia de ver!!! kkkk

De toda forma, se for o caso, só voltar a girar em cadência alta como na pista e fritar as pernas... rsrsrs!!!


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D.R.BRANCO
(a)suldooceano


Postado Por: brunomg13
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 12:17
Só trocaria para uma relação de 1 coroa se fosse combinar com um cassete 9-46 ou 10-50. Esses tem range tanto em leves quanto nas pesadas. Entretanto, como o custo desses cassetes junto com o cubos ainda são elevados prefiro continuar com 2 coroas.

Ficar girando feito ventilador no asfalto ou estradão até chegar nas trilhas não é pra mim.

Maioria dos amigos que trocaram pra relação de uma coroa sem ser com os cassetes mencionados se arrependeu. Tão tomando pau bonito nas serras aqui do sul de Minas.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 12:47
Esse tipo de coisa é bom vc pensar antes de comprar.
Agora que já comprou e por pra rodar e ver o que acontece.


Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 14:58
Tava pensando em por coroa 34 e cassete 11-52. Me parece interessante.

34/11 = 3,09... 34/52 = 0,65

Visto que atualmente uso 36/11 = 3,27 e 22/36 = 0,61




Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 18:23
Esqueci de uma coisa e mais importante. Todos os quadros tem um limite de coroa para 1x. Tem quadro que o máximo é 34. Com 36 já bate no chainstay. Pode ser que com Shimano 1x11 funciona, pois como todos sabem, o chainline da Shimano 1x11 é errado e mais para fora.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 25 Set 2018 as 18:26
11-52 é para estuprar o câmbio mesmo. Shimano foi feito para 40, depois falaram 42 sem nenhuma alteração aí, de repente, 46 também sem nenhuma alteração. Possivelmente a margem de segurança já foi pro saco faz tempo com um câmbio Shimano 1x e 46 dentes. Imagina com 50 ou 52. Se for assim, o Eagle deveria aceitar até 56 e o XTR 12 uns 57. A não ser que venha com algum esticador, cahe diferente, pois só parafuso B é complicado.


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:32
Testei ontem...

Voltas no quarteirão apenas...

Primeiras impressôes: 
- pq usamos 3 coroas por tanto tempo? 
- ainda bem que não optei por 2x10...

As outras impressões podem ser de arrependimento, mas as primeiras estão bem definidas...


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:40
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

11-52 é para estuprar o câmbio mesmo. Shimano foi feito para 40, depois falaram 42 sem nenhuma alteração aí, de repente, 46 também sem nenhuma alteração. Possivelmente a margem de segurança já foi pro saco faz tempo com um câmbio Shimano 1x e 46 dentes. Imagina com 50 ou 52. Se for assim, o Eagle deveria aceitar até 56 e o XTR 12 uns 57. A não ser que venha com algum esticador, cahe diferente, pois só parafuso B é complicado.

As três coroas que estupraram meu quadro!!!


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:46
Faz uma volta a sério, com dezenas de kms e um acumulado decente e subidas de 2 dígitos de inclinação, principalmente ao fim de 60/70 kms nas pernas, aí tu vai ter é saudades da avozinha ,quiçá da bisavó....



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http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 12:01
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

11-52 é para estuprar o câmbio mesmo. Shimano foi feito para 40, depois falaram 42 sem nenhuma alteração aí, de repente, 46 também sem nenhuma alteração. Possivelmente a margem de segurança já foi pro saco faz tempo com um câmbio Shimano 1x e 46 dentes. Imagina com 50 ou 52. Se for assim, o Eagle deveria aceitar até 56 e o XTR 12 uns 57. A não ser que venha com algum esticador, cahe diferente, pois só parafuso B é complicado.

As três coroas que estupraram meu quadro!!!


 

Isso aí acontece quando a corrente caía em sistemas não 1x e enroscava nas coroas.




Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 12:42
Chainsuck , ou quando a pessoa tenta passar de uma coroa pra outra com muita brutalidade sem aliviar , a corrente enrosca e o kra continua no embalo até travar a correte no quadro.

No caso se enroscar no câmbio traseiro é um abraço , vai tudo pro espaço.


Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 14:08
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

Qual seu peso?



Tenho 1,90 e 86kg.

Com uma coroa 34 vc vai se adaptar bem rápido, vc é alto e magro, tem um bom peso/potencia
Eu com 1,74cm e 70kg voava com coroa 32 x 42/11
Em muitas situações nem usava o cog 42, os cog que mais usava para subidas muito inclinadas era o de 36 e 32
Minha relação era uma NX 11v


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Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 15:42
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Faz uma volta a sério, com dezenas de kms e um acumulado decente e subidas de 2 dígitos de inclinação, principalmente ao fim de 60/70 kms nas pernas, aí tu vai ter é saudades da avozinha ,quiçá da bisavó....

Então, foi o que disse... primeira impressão, rsrs...


Postado Por: deivid_turvo
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 16:44
32 - 11x46 é só alegria rapaix, mete o fuero no pedal que logo acostuma


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 18:47
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Faz uma volta a sério, com dezenas de kms e um acumulado decente e subidas de 2 dígitos de inclinação, principalmente ao fim de 60/70 kms nas pernas, aí tu vai ter é saudades da avozinha ,quiçá da bisavó....

Então, foi o que disse... primeira impressão, rsrs...

Poxa mas isso não serve de base nem pra primeira impressão, volta na quadra....


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http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 19:18
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Faz uma volta a sério, com dezenas de kms e um acumulado decente e subidas de 2 dígitos de inclinação, principalmente ao fim de 60/70 kms nas pernas, aí tu vai ter é saudades da avozinha ,quiçá da bisavó....


Então, foi o que disse... primeira impressão, rsrs...


Poxa mas isso não serve de base nem pra primeira impressão, volta na quadra....

Quando vc vai a uma concessionária fazer um test drive, vc cinsegue diferenciar aquele carro do seu que está acostumado a dirigir há uma três anos. Mais potência, mais torque. Isso em uma volta no quarteirão. Essa é a primeira impressão.
Depois que vc compra o carro e no dia a dia dwscobre que ele é um alcoólatra, dá manutenção pra caramba...
A diferença é que o combustível é o nosso preparo físico...


Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 19:37
Na verdade vc é o motor , vc apenas trocou a caixa de marcha a potência continua a mesma .


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 19:41
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Na verdade vc é o motor , vc apenas trocou a caixa de marcha a potência continua a mesma .


Depende

A grosso modo potência é o torque multiplicado pela rpm. E corpo humano tem uma faixa ótima de rpm para exercer o torque. De fosse assim eu poderia usar 60/9 e colocar um torque absurdo nos pedais. Lembrando que sentado o máximo torque de alguém bem treinado é de metade do peso e em pé até 3x.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 19:59
A pessoa continua sendo o motor da bike , não o combustível .

Se quiser ser técnico a respeito de potência vai fundo.

Porém se a sua relação antiga ia de 0.61 - 3.8 e a nova vai de 0.78 - 3.2 a única afirmação que poderia ser feita e que se perdeu alguma coisa.


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 21:34
Originalmente postado por misera misera escreveu:

A pessoa continua sendo o motor da bike , não o combustível .

Se quiser ser técnico a respeito de potência vai fundo.

Porém se a sua relação antiga ia de 0.61 - 3.8 e a nova vai de 0.78 - 3.2 a única afirmação que poderia ser feita e que se perdeu alguma coisa.

Com ctza perdi...
Por isso criei o tópico...
Tudo tem prós e contras, e com ctza aqui tem gente mto mais experiente que eu pra me ajydar nesse caminho que escolhi...
Acho que a ideia principal aqui é essa...
Aprendi muito aqui nesses dias e espero poder ajudar alguém que esteja na minja posinum futuro próximo!


Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 21:42
Mais agora que vc já tem a relação comprada e instalada o negócio é pedalar.

Apesar de tudo não é tão ruim , vale lembrar que quando o mtb começou vc só tinha 2 relações disponíveis , 18v e 21v em ambas a marcha mais leve era 1:1 e a galera ia assim mesmo.

0.78 é pedalável mais talvez vc acabe pedalando em pé em determinadas situações , só talvez mesmo.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 22:39
Com certeza com 1:1 não subiram os lugares que se sobe hoje pedalando. Só ver os vídeos antigos e vai ver que parecia ciclocross de tanto empurrarem. E existem situações em que pedalada em pé se perde tração.


Postado Por: DougFF
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 22:55
eu ia de 32.

32x11 nas retas você vai fazer força média e no final das contas, vai preservar seu joelho/pernas pra quando você pegar subidas de serra, que são íngremes e longas.

Se você colocar 36x11 vai fazer força e a sustentação por muito tempo vai ficar complicado. Daí você vai usar maisa 36x13 que fica com ratio menor do que 32x11 que daria para você sustentar de boa por mais tempo.

Na subida:

36x46 fica pesado se você pegar um percurso com 2 subidas de categoria 4 do strava (só para referenciar) + 1 de categoria 3... o que geralmente tem em toda prova dessas mais famosinhas.

Já 32x46 você subiria sem medo de ser feliz.




-------------
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 23:00
É verdade Fabio , ele não vai ganhar corridas com essa relação .
Mais tbm 1:1 era 26 não 29.

Porém ele já colocou a 36 a bike já ta rodando , é simples ué , sai pra dar um rolé e ve se aguenta , se não aguentar muda.

A gente nem sabe onde o kra anda o que ele faz a força dele ... vai gastar mais dinheiro e tempo sem nem testar ? Agora que já tá tudo montado ?

Se fosse pra se decidir na compra era uma coisa mais agora já tá na bike mesmo testa , não custa nada...


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 21 Nov 2018 as 11:06
Feedback depois de três meses de uso...

Essa configuração me atende muito bem em todos os sentidos.

Não sinto falta de marchas em subidas e nem em descidas.




Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 21 Nov 2018 as 12:56
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Feedback depois de três meses de uso...

Essa configuração me atende muito bem em todos os sentidos.

Não sinto falta de marchas em subidas e nem em descidas.



Vem pedalar comigo que te mostro uns lugares que tu vai pedir o COG 50t, aí depois vai pedir 34T, depois se duvidar vai pedir devolta a 22/36 LOLLOL


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 09:57
Sim, to desenterrado!!!

Acho legal a ideia minimalista de 1 coroa na frente e varias atras, estou aderindo a ideia também.
Voltei a pedalar (pós 3 anos e meio parado) para participar de uma prova na minha cidade e voltei a pegar gosto pela coisa, com isto, comecei uns treinos semanais sempre com um rival, eu mesmo. Engordei +/- 25Kg, antes da pausa pesava em torno de 70-73Kg e pedalava direto, mas sempre por hobby, hoje com 95Kg eu estou de volta. Sinto me honrado em dizer que vale cada esforço o treino que você faz, adquiri muitas amizades e fechei com 3 provas, em cada uma delas uma dificuldade nova, um aprendizado novo e mais condicionamento. Nao quero ser profissional, ate porque não tenho tempo para isso, quero apenas pedalar e com o gosto e a pernada evoluindo, optei em partir do meu 3x9 (22-32-44 x 11-36d) para 1x11, sendo 34 na coroa e k7 11-46. Misto entre Sunrace e Shimano SLX M7000, receita clássica pelo pessoal.

Optei por esta relação, sacrificando a velocidade para ter mais disposição nas subidas, minha região tem tantos morros, ao menos nao passo por eles, a altimetria gira em media de 600-900 isto diluídos em pedais que variam de 30-60km, então não e um fim dos tempos. Descer todo santo ajuda, mas subir nao, rsrsrs e fazendo as contas $ e o que eu perderia/ganharia, esta foi o ideal ao meu uso hoje. Tenho um speed simples mas que uso para treinar no asfalto e me serve bem e o foco mesmo esta no MTB. Parti do pressuposto que 22/36 eu teria 0,61 de giro da roda (mais leve) e hoje tenho 0,74, lembro que nas piores subidas aqui da região cheguei a usar sim 22/36 ou 22/34 e subi bem, logo começava a por nas menores atras, mantendo a 22, então irei sofrer no começo um pouco, sim. Mas nada que a pernada não resolva. Na alta e um fato enorme a perda, mas nem penso, optei a 34 por justamente a 32 antes já me era interessante, rara eram as vezes que usava a 44 na terra, somente em asfalto. Perco isto mas como estou para hobby e muitas vezes rodo com pessoal no meu ritmo, não me sinto desconfortável.

Ainda estou montando, mas a receita é:

Trocador SLX M7000
Cambio SLX M7000 SGS
K7 SunRace 11-46 11v
Coroa Absolute Narrow Wide 34T

Ah, outra coisa importante, tem locais que entro na lama (trilha de motocross) e com meus pneus 2,25 fica muito justo o Cambio Dianteiro, logo ele ficava travado na marcha que estava, então com isto terei um pouco mais de tranquilidade, um dos pontos que me atraiu também.

O outro foi que eu já queria dar um repaginada na bike, e junto tudo e deu certo.

Falta chegar o cambio, trocador e corrente, conforme chegar eu monto e mando foto aqui!

:D


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 09:59
Na frase: "minha região NÃO tem tantos morros, ao menos nao passo por eles", corrigindo o Nao ali!!!


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 10:10
Eu ainda estou com esse grupo.
Me atende muito bem.
Recentemente troquei o cassete SunRace pelo SLX e a corrente KMC pela Shimano HG 601, as passagens de marcha ficaram incrivelmente mais precisas e suaves. Realmente as peças da Shimano se conversam muito melhor, rs.


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 12:49
Bacana, creio que o interessante e manter a corrente + k7 mesma marca, seja sunrace, shimano, sram, enfim, como dito, eles se conversam melhor! A coroa narrow wide em si e neutra, e o passador + cambio de preferencia mesma tambem!

Esta curtindo ainda entao o kit?


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 15:10
Eu gosto.

Sinto falta na descida.

Passou de 40km/h, você só tem a gravidade para te empurrar.

Usei uma Narrow de 36, mas a coroa soltou do pedivela (pois não era Shimano, mesmo tendo sido apertada com torquímetro), riscou meu quadro que era zero e empenou. Optei por comprar a coroa original da SLX da Shimano, que só tem de 34.

Gosto do grupo, mas se tivesse grana talvez migrasse para um Sram, por ter a opção de 10-50, ou mesmo esse SLX 7100 novo (10/51). Teria de avaliar muito se essa coroa de 10 seria um diferencial tão grande a ponto de me fazer arcar com o investimento.



Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 15:29
Quando aconteceu a merda!!!



Como está a configuração atual!!!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 13 Set 2019 as 15:49
Putz que chato hein!!!
Mas agora ta OEM, perfeito!!!

Legal mesmo, ansioso para mandar a foto da minha!


Postado Por: leonardovit
Data de Publicação: 16 Set 2019 as 10:31
Eu acredito, na minha opinião, que montar 1x11 hoje com a presença do 1x12 no mercado, partindo do zero, não compense. Os câmbios Shimano de 11, teoricamente são limitados a usar cassetes de no máximo 46d, embora tenha muito ciclista utilizando com cassete de 50 dentes, mas não deixa de ser uma adaptação.

No 1x11, a não ser que vc seja bem forte, ou vc sacrifica nas marchas leves pra subir, ou a velocidade final nas marchas pesadas. No meu caso, 32 dentes seria "ideal" pra usar com cassete 11-46, teria marcha mais leve que tenho hoje no meu 2x10 (38/26 c/ 11-36) mas perderia bastante em final. Talvez até poderia usar uma 34, mas ia gastar bem a perna nas subidas e sofreria em pedais longos.

Já no 1x12, abre um leque interessante de opções com range bastante abrangente, e sem adaptações. Dá pra combinar os novos câmbios M7100 e M8100 da Shimano com cassetes 11-50 da SRAM ou 11-51 da Sunrace. Da pra mesclar componentes NX Eagle (desconsiderando a fragilidade do câmbio) com componentes SX Eagle, entre outras opções. A grande vantagem é a possibilidade de utilizar uma coroa maior (34 ou até mesmo 36) e ao mesmo tempo ter uma marcha leve pra subir.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 16 Set 2019 as 10:36
Originalmente postado por leonardovit leonardovit escreveu:

Eu acredito, na minha opinião, que montar 1x11 hoje com a presença do 1x12 no mercado, partindo do zero, não compense. Os câmbios Shimano de 11, teoricamente são limitados a usar cassetes de no máximo 46d, embora tenha muito ciclista utilizando com cassete de 50 dentes, mas não deixa de ser uma adaptação.

No 1x11, a não ser que vc seja bem forte, ou vc sacrifica nas marchas leves pra subir, ou a velocidade final nas marchas pesadas. No meu caso, 32 dentes seria "ideal" pra usar com cassete 11-46, teria marcha mais leve que tenho hoje no meu 2x10 (38/26 c/ 11-36) mas perderia bastante em final. Talvez até poderia usar uma 34, mas ia gastar bem a perna nas subidas e sofreria em pedais longos.

Já no 1x12, abre um leque interessante de opções com range bastante abrangente, e sem adaptações. Dá pra combinar os novos câmbios M7100 e M8100 da Shimano com cassetes 11-50 da SRAM ou 11-51 da Sunrace. Da pra mesclar componentes NX Eagle (desconsiderando a fragilidade do câmbio) com componentes SX Eagle, entre outras opções. A grande vantagem é a possibilidade de utilizar uma coroa maior (34 ou até mesmo 36) e ao mesmo tempo ter uma marcha leve pra subir.



Concordo, mas teria que ser 1x12 10-51 ou 10-50. Esse 11-50 já perde range.


Postado Por: pthiago
Data de Publicação: 16 Set 2019 as 10:48
Por enquanto eu tenho sentido falta da 10 no cassete, por conta de velocidade em descidas mesmo.

Mas não sou parâmetro para longas distâncias, pois não tenho passado dos 40km.

Na época que montei ainda não existia a opção de 1x12 da Shimano. Hoje, com a experiência que adquiri com a utilização de 1 coroa e possibilidade de aquisição deste tipo de configuração, com ctza deixaria a 1x11 (11x46) de lado. 


Postado Por: leonardovit
Data de Publicação: 16 Set 2019 as 11:23
O cassete 10-50 ou 51, é excelente, mas aí já entra a questão custo (trocar cubo no caso da shimano, ou freehub no caso da sram, além do cassete ser bem mais caro.

Já o 11-50, mesmo perdendo bastante range pro 10-50, tem um custo benefício legal, vc consegue usar uma coroa 34 ou até 36, que fica na maioria dos casos inviável usar num 1x11.


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 17 Set 2019 as 10:43
Ao meu ver, o melhor caso hoje para 1 coroa, e o Shimano com seu 1x12, sendo Coroa 34d + 10-51, seria perfeito em todas as ocasioes!!!

tanto na mais leve, 34 / 51, quanto na mais pesada... 34 / 10 ficaria legal!

Porem por custo e tenso.


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 17 Set 2019 as 11:24
Cassete é um pouco mais caro sim, mas cubo / freehub é barato, só mandar usinar. Não precisa comprar outro cubo ou freehub.
Uma vantagem do XD é que o cassete não come o freehub como acontece no HG (menor cog 11)

Originalmente postado por leonardovit leonardovit escreveu:

O cassete 10-50 ou 51, é excelente, mas aí já entra a questão custo (trocar cubo no caso da shimano, ou freehub no caso da sram, além do cassete ser bem mais caro.

Já o 11-50, mesmo perdendo bastante range pro 10-50, tem um custo benefício legal, vc consegue usar uma coroa 34 ou até 36, que fica na maioria dos casos inviável usar num 1x11.


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 19 Set 2019 as 07:34
Bem, chego minhas pecas, montei agora e testar!
Dia 22 agora tem um XCO aqui na cidade, vamos ver!!!

Tirando fotos ja posto aqui!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 20 Set 2019 as 11:56
Ai minha relação, domingo (22/09) agora tem um evento de XCO aqui, vamos ver se sairá bem!!!

Bike já ta revisada, prontinha!!!

Fotíneas:














Postado Por: StFred
Data de Publicação: 20 Set 2019 as 13:12
pthiago

Já tive problema de cair a coroa na época de andar de balão singlespeed. Resolvi colocando um pouco de loctite blue nos parafusos (depois de pesquisar em algun foruns de bike). Era um saco estar voltando pra casa e de repente a coroa se soltar.

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Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 23 Set 2019 as 10:03
meu feed back apos andar +/- 41km, sendo 30 no XCO e 11 no asfalto!!!

Fico maravilhoso... no asfalto nas 34/11 eu giro a 35kmh, acho isto ok. acima disso tem que aumentar o RPM, mas ta de boa.

No XCO nao usei a o pinhao 11, nao havia necessidade, ja a 46 tambem usei poucas vezes... as trocas super rapidas e precisas (nao sou profissional) e de fato a relacao se comporto bem.

Porem to me habituando para aprender a usar somente um trocador, rsrs

Na prova de fato do XCO, me perdi na largada nao conseguia clipar e fiquei a 46s (vide video) do primeiro, tinha 12 na categoria, consegui buscar 3 entrando na volta 2, mas ao fechar a volta 2 eu acabei desistindo e saindo da pista... estava muito frustrado e estressado e ao longo da volta 1 e 2 eu tava agressivo demais nos gaps, preferei ouvi meu pai e parar antes que algo acontecesse. Seriam 5 voltas de 2,9km e 65 de altimetria!!! Quem finalizo na categoria tava bem exausto!!!

Enfim, um resumo das primeiras impressoes!!!

Lembrando, o UP para 1x11 foi um acaso e nao gastei praticamente nada!!!

E ainda estou testando ele, domingo tem 60km +/- para fazer, vamos ver como se saira!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 23 Set 2019 as 10:04
PS: Esses 30 no XCO... foram de 6,7km +/- (da prova) e o restante de treinos ja com a 1x11!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2019 as 08:27
Mais um feedback... este fds percorri 88km...

Venho dizer que pro meu nivel de pedal foi ok a quantidade de marcha!!! (subidas grau 4 (strava) com 4-6% subiu na 34/46 ou 34/42, no geral) bacana demais!

Em trechos de velocidade nao coloquei na 34/11 para preservar e mesmo assim fico gostoso de andar.

É outra pegada mesmo 1 coroa e varias atras! Ainda nao me habituei nas trocas, mas e mais facil!

Outra coisa que me incomodo bastante, que nas duas maiores se girar o pdv para traz ela joga a corrente para baixo, isso eu nao entendi a razao!



Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 30 Set 2019 as 09:05
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Mais um feedback... este fds percorri 88km...

Venho dizer que pro meu nivel de pedal foi ok a quantidade de marcha!!! (subidas grau 4 (strava) com 4-6% subiu na 34/46 ou 34/42, no geral) bacana demais!

Em trechos de velocidade nao coloquei na 34/11 para preservar e mesmo assim fico gostoso de andar.

É outra pegada mesmo 1 coroa e varias atras! Ainda nao me habituei nas trocas, mas e mais facil!

Outra coisa que me incomodo bastante, que nas duas maiores se girar o pdv para traz ela joga a corrente para baixo, isso eu nao entendi a razao!


Isso acontece devido ao cruzamento da correia, ela vem desalinhada da coroa o suficiente para entrar no encaixe de descida. Para resolver, teria que mudar o chainline, e possivelmente transferir o problema para as menores. 


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2019 as 09:50
Entendi, irei dar uma conferida e medir.. estava lendo sobre isto mesmo!!!



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