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Clube da gravel, tipo gravel e monstercross

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas híbridas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=90642
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 07:01
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Tópico: Clube da gravel, tipo gravel e monstercross
Postado Por: MarcosMori
Assunto: Clube da gravel, tipo gravel e monstercross
Data de Publicação: 08 Mai 2017 as 22:40
Pessoal, sou intrometido! 

Não tenho uma gravel, as acho lindas e principalmente as frankstein gravel, aquelas adaptadas da MTB com  garfo rigido, guidao speed e pneus ciclocross. 

Queria subsidio para que futuramente eu monte uma para mim e seria interessante compartilhar com o pessoal que tem vontade de fazer isso.

Minha proposta aqui é que vocês publiquem a foto e diga como fizeram as adaptações.  Ou mesmo poste as fotos das gravels(?) originais tipo spz sequoia e etc.

que fique esse post como um repositório: 

Uma definição pouco ortodoxa do que é gravel.





Respostas:
Postado Por: 43679
Data de Publicação: 09 Mai 2017 as 00:47
As frankstein que vc citou nao sao Gravel,nen "gravel adaptadas",estas sao chamadas de monstercross.
Monster por ser simplesmente uma MTB,se for 26er é adaptada,se for 29er,q sao 99,99% das monstercross,ter os 2 itens q as distigirao de uma 29er normal,q é o garfo rigido e o guidao drop,alias,tem uma infinidade de guidao do tipo drop,indo ate quase o borboleta

Entao,seria assim,uma gravel é desenhada assim,traseira mais longa que CX,mas 10mm mais curta q MTB,quadro pode ou nao ser sloop,a maioria é sloop(ex Giant Anyroad),garfo rigido mais largo que CX,MAS NAO garfo rigido como o Surly Karate Monkey ou Niner(seja cromo Reynolds ou carbono)
Pneus de CX sao 32mm ou 35mm,e cabo,ja pneus de Gravel podem ser ate 45mm(q é exagero)
Ja usar como gravel qq MTB/CX pode ser usada,no sentido pra palavra,mas nao sera uma Gravel

Adaptar é diferente de ser uma gravel.Uma monstercross é totalmente difernete de uma Gravel.
Monstercross é uma MTB 29er rigida com guidao drop,Gravel é uma hibrida com guidao drop.
Simples assim,gravel uma hibrida com guidao drop.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 09 Mai 2017 as 00:51
Ah sim,hibrida sem suspensao(hibridas tem obrigatoriamente uma suspensao 700C,porem,com 40mm a 60mm de curso maximo,como as Suntour NEX/NCX/NVX ou RST Neon/Vita
Atention::: Existem suspas pra hibrida e suspas pra city bikes.
Por ex: RST SS-m7,aquela da Caloi CityTour,ou a Suntour SwingShock.Estas suspas tem 30mm,ou seja,so pra da aquela aliviada nos baques.


Postado Por: MarcosMori
Data de Publicação: 09 Mai 2017 as 06:13
Valeu devair, até mudei o título. Mas agora que vc já ajustou o conceito, seria legal ter as fotos e os depoimentos do pessoal que fez o monstercross ou mesmo as gravels no sentido genuíno da palavra.

Abraços,

Marcis


Postado Por: Henrique Diniz
Data de Publicação: 09 Mai 2017 as 11:36
É um estilo que eu venho pensando fortemente para uso diário. Além do visual que me atrai muito,saber que tenho uma bicicleta rápida no asfalto e qué encara a Buraqueira do dia a dia e não se envergonha quando vê uma estrada de terra me deixaria muito tranquilo.
Na foto uma cannondale quick de um colega do Facebook adaptada para gravel.





Postado Por: joefreire
Data de Publicação: 11 Mai 2017 as 15:40
eu uso a minha no dia a dia,
 quando vou fazer um audax ou cicloviagem coloco um pneu 700*23 / 700*28 e quando quero pegar estrado de terra uso 700*40 

comprei um par de freios a disco trp spyre mecanicos mas sao tao bons quanto hidraulicos e ficou show
uso relação 50/34 na frente e 11-34 atras com 9v




Postado Por: MarcosMori
Data de Publicação: 01 Jul 2017 as 00:27
Antigamente era uma fixa da create 

agora é: 

A gravel que não é gravel, 
A fixa que não é mais fixa
A speed que não é speed
A ciclocross que não é ciclocross

rs

coloquei guidão speed
coloquei mesa ajustável, mas ainda não ficou do jeito que eu quero.  Está muito baixo
nexus relação 38x21
cabe pneu até 700x35 mas estou usando a original







Postado Por: Fabio A.
Data de Publicação: 09 Jul 2017 as 12:44
Quadro de uma caloi fitness de 2007 com pneus 700x45


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 09 Jul 2017 as 16:17
O mais interessante da Gravel, não é que ela tenha uma geometria própria e regras a se seguir... Ela não veio de uma modalidade específica como a Cyclocross...

As Gravel Bikes deram nome as Bikes de estrada (road bikes ou speed) com características que a permitem andar no cascalho, estradão, etc...

É preferível que a geometria dela seja confortável para aguentar horas de pedal, então o que pode ser confortável para mim, pode não ser para você... Alguns ciclistas que usam pneu 700x28 ou 700x32, podem achar uma relação com coroa 34 e pinhão 32 muito pesada para subidas, ainda mais em um estradão... 

No mercado de novas, comercialmente elas seguem a geometria das Speed Endurance, começaram a vir com pneus 700x28, 700x32, e agora com a Slate e Diverge 2017, os pneus estão ainda mais largos, mas não tem tem cravos como as Cyclocross... A Slate vem com suspensão Left e a Diverge com suspensão na mesa... Ou seja, mesmo comercialmente vai ter uma infinidade diferenças de uma para outra... 

O legal das Gravel é está amplitude de configurações, que permitam você ir mais longe, confortavelmente e esteja apto a encarar qualquer estrada...


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 26 Fev 2018 as 14:36
pessoal estou pensando e montar uma gravel com uma bike aro 26 que tenho em casa.

pensei em: 
-trocar o guidão por um bullhorn
-reduzir a mesa para ter mais conforto
-tirar a suspensão e pegar o gardo mosso rígido lá
-o quadro é maior que eu (o ideal é 17,5 o meu é 18)
-aproveitar passadores e freio
-trocar as rodas por 650b com pneus mistos/speed
-deixar com freio a disco

o que acham?


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 26 Fev 2018 as 14:49
sua maior dificuldade é que com o guidao drop o quadro que já é meio grande p vc, ficará muito grande. vc precisará trocar os manetes e passadores de cambio.

eu estou convertendo uma klein aro 26, estou deixando a roda do mesmo tamanho, só troquei o garfo e o guidão. estou usando uma mesa pequena, a bike era pequena para mim, ficou com um tamanho perfeito.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 26 Fev 2018 as 15:25
saquei, pensei em por uma mesa de 32mm no lugar da minha de 100mm (menos 7 cm na verdade), mas já imaginava que ia ficar estranho


Postado Por: dvbrito
Data de Publicação: 26 Ago 2018 as 19:47
Boa noite, tenho uma MTB Cannondale F8 aro 26 encostada, ela já está com um garfo rígido de carbono e possuí freio a disco mecânico. Estou trocando o grupo de minha speed, vou ficar com um grupo tiagra sem uso, incluindo o guidão, alguém sabe dizer se este grupo pode ser instalado neste quadro sem adaptação?


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 27 Ago 2018 as 04:39
Por que não poderia?

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Postado Por: misera
Data de Publicação: 27 Ago 2018 as 09:41
Só tem que ver o chain line , como os quadros de mtb geralmente são mais abertos na traseira a coroa grande 50-54 dentes pode tocar no chain stay se ficar na linha correta.

Mais sendo uma mtb mais antiga talvez ela tenha a traseira mais fechada.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 05 Out 2018 as 22:09
Acabei de me apaixonar mais uma vez... Cry

Cannondale SuperX 2016, com disco ou canliver. Na verdade um CX, mas convenhamos que dá uma bela gravel...

Resultado de imagem para Cannondale superX

Resultado de imagem para cannondale cantilever

Resultado de imagem para cannondale cantilever
(2012, do Ryan Trebon)

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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 05 Out 2018 as 22:30
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

O mais interessante da Gravel, não é que ela tenha uma geometria própria e regras a se seguir... Ela não veio de uma modalidade específica como a Cyclocross...


Vale lembrar que isso se dá, porque não há competições de gravel. Se isso passar a existir, os fabricantes passam a ter objetivos específicos a seguir, e isso restringe um pouco das variações. 
É o mesmo que acontece com todas as bikes que não tem uma competição! Urbanas, trail, cargo...
Até enduro/free-ride estão um pouco nessa vibe, porque apesar de existir competição de enduro, não há bem um rumo, porque as pistas são completamente variadas. A bike que funciona numa pista, não vai necessariamente funcionar numa outra. 

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Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 06 Out 2018 as 10:37
Hoje eu vi uma dessa aqui. Achei bem bonita, diferente e confortável. Pelo preço não tive coragem nem de pedir para dar uma voltinha

https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-sequoia-elite/p/129126" rel="nofollow - https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-sequoia-elite/p/129126

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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 13 Out 2018 as 21:31
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

O mais interessante da Gravel, não é que ela tenha uma geometria própria e regras a se seguir... Ela não veio de uma modalidade específica como a Cyclocross...


Vale lembrar que isso se dá, porque não há competições de gravel. Se isso passar a existir, os fabricantes passam a ter objetivos específicos a seguir, e isso restringe um pouco das variações. 
É o mesmo que acontece com todas as bikes que não tem uma competição! Urbanas, trail, cargo...
Até enduro/free-ride estão um pouco nessa vibe, porque apesar de existir competição de enduro, não há bem um rumo, porque as pistas são completamente variadas. A bike que funciona numa pista, não vai necessariamente funcionar numa outra. 

Putz, Dirty Kanza por exemplo é uma competição que tem desde 2006... :p Sem falar das corridas que acontecem na Europa já faz um tempo...

A única coisa que acontece é que tem muita coisa recente, enduro como você citou é coisa dos anos 2000.

Eu já acho que é legal essa nova abrangência de novas categorias, não é um negócio marketeiro apenas. Principalmente quando bate em algo que a UCI não gosta e quer limitar. Depois de muito tempo, freios a disco em bikes de estrada, por exemplo. :)




Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 13 Out 2018 as 21:55
Aliás, não encontrei como editar o meu post, para adicionar: eu realmente quis pegar uma Specialized Diverge justamente porque vi um cara em uma gravel passando por mim em São Luis do Paraitinga no Big Biker - que tem a categoria específica de gravel.

Pensei que iria pegar a bike no ano que vem apenas, quando amigo meu, dono de uma loja, encomendou uma pra mim :) A bike não ficou na loja, do jeito que chegou na caixa, eles montaram e já saí com ela metendo ela no single track de Itamambuca, no Ranário (terra, barro e pedras soltas) e na Casanga (asfalto, cascalho solto e terra batida) aqui em Ubatuba.

:)


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 15 Out 2018 as 18:14
Certo, mas comparar o que é o ciclismos de estrada, CX e XC com o resto não dá... Muitas vezes a turma toda viaja com recurso próprio, ou apoiado por meia dúzia de marcas que trabalham com o segmento - e as vezes como linha paralela... UCI deve estar bem preocupada...

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Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 18 Out 2018 as 18:25
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Certo, mas comparar o que é o ciclismos de estrada, CX e XC com o resto não dá... Muitas vezes a turma toda viaja com recurso próprio, ou apoiado por meia dúzia de marcas que trabalham com o segmento - e as vezes como linha paralela... UCI deve estar bem preocupada...

Não entendi o que você disse cara. Não fiz comparação, a não ser pela tecnologia que transitou entre categorias. Desculpe-me se me fiz entender errado.
Falando ainda sobre categorias: as bicicletas "cargueiras" por exemplo tem de diversas geometrias, etc.. Elas não seguem um padrão, mas a finalidade é específica.

... agora fazendo a comparação mesmo... :D
A categoria gravel por outro lado tem uma diferença muito mais sutil para uma bike de estrada, assim como para a geometria de primeiras mountain bikes. Assim como as Diverge de 2019 não tem furação no triângulo traseiro, ela foi feita para as coisas serem amarradas na bike, não montadas como vemos em outros quadros de outras marcas. A da 3T por exemplo é do tipo aero, mas, mesmo assim, não a descaracteriza, por ter uma boa abertura para pneus mais grossos tanto na frente como atrás. Talvez, a linha fique cada vez mais tênue com bikes endurance (Specialized Roubaix?) e por aí vai. Antes era quase absurdo usar pneus 700x25c. Agora...

E ao contrário de você, não acho que a UCI está no mínimo preocupada com isso. Como bons conservadores que são é apenas uma questão de tempo. :D

Abraços,


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 19 Out 2018 as 08:53
A UCI é uma incógnita, os caras querem ganhar dinheiro mas querem um esporte para ELES jogarem e ninguém mais, parece o dono da bola que leva ela embora quando está perdendo o problema é que nem a própria bola ela paga. 


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 19 Out 2018 as 19:28
O papo sobre a UCI a gente pode falar em outro tópico...

... ainda sim falando sobre as gravel bikes e tal:

http://hub.chainreactioncycles.com/buying-guides/complete-guide-gravel-bikes/


Postado Por: Francisco Neto
Data de Publicação: 03 Jan 2019 as 14:44
Mais algum dono de sense versa?


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 03 Jan 2019 as 15:09
Só para colocar lenha na fogueira....essas são umas fotos da minha Klein Adroit "Gravelizada" como o pessoal fala por aí.




Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Jan 2019 as 17:59
Esse quadro é muito loco.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 09:33
leogc, vc não sabe brincar...

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NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 12:50
Ela ainda precisa de uns ajustes. ela está single, mas to usando um cambio traseiro como esticador. queria mesmo era não usar esticador, mas ainda não é possível. 

e queria mesmo era umas rodas dignas. mas tá difícil achar rodas aro 26 boas com freio no aro.

abs


Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 12:59
bem legal a bike leogc
 qual o nome desse guidão?


Postado Por: MarcosMori
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 15:23
Bela customização. 

Que pneu é esse vc está utilizando?   já andou no asfalto?  O arrasto é muito grande? 


Abraços, 

Marcos 


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 16:01
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

e queria mesmo era umas rodas dignas. mas tá difícil achar rodas aro 26 boas com freio no aro.


Leo, ainda dá pra encontrar as vzan extreme vbrake por ai, e a vzan dá suporte pra elas caso precise trocar algo no futuro. O problema é o preço, até um tempo atrás tinha muitas em promoção, agora tá salgado.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 16:59
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

e queria mesmo era umas rodas dignas. mas tá difícil achar rodas aro 26 boas com freio no aro.


Leo, ainda dá pra encontrar as vzan extreme vbrake por ai, e a vzan dá suporte pra elas caso precise trocar algo no futuro. O problema é o preço, até um tempo atrás tinha muitas em promoção, agora tá salgado.


40tinha cada folha, comprei no ML final do ano passado... Vale a pena!

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NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 17:03
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

Ela ainda precisa de uns ajustes. ela está single, mas to usando um cambio traseiro como esticador. queria mesmo era não usar esticador, mas ainda não é possível. 

e queria mesmo era umas rodas dignas. mas tá difícil achar rodas aro 26 boas com freio no aro.

abs


Acho difícil eliminar o esticador por conta da gancheira, mas pra dar uma limpada no visual vale a pena trocar esse cambio por um esticador de verdade do Ali.

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NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 17:11
Salve galera, vou tentar responder tudo aqui:

- O guidão é um Alpkit Mud Bomber, custa barato e não sei pq, todas as vezes que comprei coisas na Alpkit não fui taxado. ( https://www.alpkit.com/products/love-mud-bomber" rel="nofollow - https://www.alpkit.com/products/love-mud-bomber )
- Ela está com rodas genéricas e pneus Continental X-King 2.4. Achei o pneu até que leve para o que eu esperava.
- No asfalto ela não é muito pratica pq está com a relação muito curta, 32x16. A ideia é meter na trilha. Eu andei num bosque aqui perto de casa (onde tirei essas fotos) e ela é simplesmente maravilhosa no offroad. Mas era um teste, agora vou meter numa trilha de verdade para ver como é.
- Não consegui ver se tem muito arrasto. Uma opção legal para quem vai andar na rua com aro 26 e gosta de pneuzão são os pneus de BMX tem pneus 2.4 ou 2.35 com bandas menos agressivas. 

Em relação as rodas, essa bike tinha umas DTswiss sinistras, mas no rolo que fiz para pegar a bike, acabei tendo que abrir mão das rodas. Eu confesso que tinha um pouco de preconceito com as vzan, mas pelo que andei lendo, me pareceram bem boas. Vi algumas Extreme com 28 raios, que me parecem bem leves e dignas....vou analisar de vale comprar uns cubos e montar uma, ou se acho alguma num preço razoável.

Enfim, eu tenho uma outra gravel "pura", qq dia pego fotos dela. Cada vez mais acho que pro uso que eu faço (pouquíssimas trilhas) não precisa ter suspensão (eu sei que isso é discussão de outro tópico). O pessoal da terra não entende muito isso, mas acha que precisa de bike full para andar em estradão. 

Qualquer dia coloco foto do outro brinquedo (assim que eu achar).



Postado Por: leogc
Data de Publicação: 04 Jan 2019 as 17:30
A gancheira até é horizontal mas é curta. não foi feita para esticar. eu tentei magic mas também não deu. preciso de coragem para tirar o movimento central para ver se cabe um excentrico.

mas em todo caso, já comprei um esticador desses do ali.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 05 Jan 2019 as 15:12
Somos dois que acham a suspensão meio viagem para estradão...
Talvez em nível competitivo, mas não estou lá ainda...

Qual a medida do pedivela? Não seria caso de usar um 170 mm, ou até 165 mm, se achar? Passei a minha de 170 para 175 e parece que turbinou, ganhei muito ali... Perdi no RPM, mas com a sapatilha isso não é tão problemático...

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Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 05 Jan 2019 as 16:42
Pra quem quiser ver um pouco da Specialized Gravel por um amador:

https://www.youtube.com/watch?v=6pwsCbQDvzs

:)

ps. sim, sou eu


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 05 Jan 2019 as 16:56
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Somos dois que acham a suspensão meio viagem para estradão...
Talvez em nível competitivo, mas não estou lá ainda...

Qual a medida do pedivela? Não seria caso de usar um 170 mm, ou até 165 mm, se achar? Passei a minha de 170 para 175 e parece que turbinou, ganhei muito ali... Perdi no RPM, mas com a sapatilha isso não é tão problemático...

Somos 3 então.

Peguei a Specialized Diverge 2019 com Claris, agora vou mudar pra um 105 com um pedivela da Praxis works. Andava com a Epic com a suspensão travada o tempo inteiro e ainda esquecia de destravar muitas vezes...

... todo mundo falava que eu ia sentir falta da Epic...

... nem sinto :p


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 07 Jan 2019 as 10:27
boa ideia, vou dar uma olhada na medida do pedivela.

quanto as suspensões, só ando de gravel agora. já estou até comprando um garfo rígido para a mtb que vai virar monster tb. 




Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Jan 2019 as 20:00
Dizer que eu não sinto falta, é exagero. Principalmente pensando pela segurança.
Como disse, melhorou muito minha performance, mas não aceita erro. Mesmo com o molejo, eu notei que confiava quase só na suspensão e acabava deixando tudo pra ela, o que piorava minha performance. O garfo rígido, se não subir a frente, deve terminar em chão.




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Postado Por: Pantoja
Data de Publicação: 10 Jan 2019 as 12:36
Gravel:
1- pega uma bike híbrida;
2 - bota um drop e pneus balão;
3 - triplique o preço;
4 - faz aquele lobby (o mesmo que fez geral comprar 27.5);

Tretem rs


-------------
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 10 Jan 2019 as 13:06
Eu vejo o gravel mais como uma demanda do usuário do que uma invenção das empresas que estão tentando empurrar para o consumidor.

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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 10 Jan 2019 as 18:13
Também vejo assim. Tal como o MTB nas origens.
O lobby veio após aparecer o nicho de mercado.

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Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 11 Jan 2019 as 16:03
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Também vejo assim. Tal como o MTB nas origens.
O lobby veio após aparecer o nicho de mercado.

Com certeza.

Vídeo do Samuca sobre dieta e como as empresas manipulam as pesquisas para conseguir vender melhor o produto deles (sobre dieta, saiu hoje). Isso só pra indústria alimentícia, quando a gente fala de performance ou coisa parecida, a coisa é bem mais fácil de desmistificar, ou é, ou não é. Óbvio, pra cada nível de atleta e equipamento...


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 11 Jan 2019 as 16:05
sinceramente eu não me importo....eu gosto de andar na terra, acho ciclocross (mais antigo que ciclismo de estrada) fantástico, comprei uma bike dessas e sou apaixonado por ela.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 11 Jan 2019 as 19:12
Originalmente postado por caquitows caquitows escreveu:

Com certeza.

Vídeo do Samuca sobre dieta e como as empresas manipulam as pesquisas para conseguir vender melhor o produto deles (sobre dieta, saiu hoje). Isso só pra indústria alimentícia, quando a gente fala de performance ou coisa parecida, a coisa é bem mais fácil de desmistificar, ou é, ou não é. Óbvio, pra cada nível de atleta e equipamento...


Marketing e web design são as únicas coisas que estudei formalmente, então sei bem...
O que ele fala é verdade. Na propaganda, com uma GoPro todo mundo faz vídeos incríveis, e pode saltar de qualquer lugar... Quando não é apenas um elo, mas o atleta Red Bull, horas e horas de tomadas, captação, edição e pós-edição de primeira e por aí vai...

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Postado Por: LuizFF75
Data de Publicação: 12 Jan 2019 as 15:11
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

sinceramente eu não me importo....eu gosto de andar na terra, acho ciclocross (mais antigo que ciclismo de estrada) fantástico, comprei uma bike dessas e sou apaixonado por ela.
Mais antigo que o MTB vc quis dizer. 



Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 12 Jan 2019 as 23:15
Depende o conceito, já que o ciclismo antes da era do asfalto e dos automóveis, estava mais para ciclocross, do que para ciclismo, tal qual como conhecemos atualmente.

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Postado Por: leogc
Data de Publicação: 14 Jan 2019 as 10:08
Originalmente postado por LuizFF75 LuizFF75 escreveu:

Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

sinceramente eu não me importo....eu gosto de andar na terra, acho ciclocross (mais antigo que ciclismo de estrada) fantástico, comprei uma bike dessas e sou apaixonado por ela.
Mais antigo que o MTB vc quis dizer. 


sim, me expressei errado. o ciclocross nasceu dos ciclistas de estrada se divertindo no inverno. portanto, é da mesma época. além disso, as estradas naquela época não era exatamente um tapete.


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 02 Abr 2019 as 19:18
Estou bem tentado em transformar uma 26 em monstercross, tenho uma peça aqui, outra alí e estou a procura de um quadro de cromoly. Parece que se a puxada do cambio dianteiro é por baixo do quadro (como são nas speeds) funciona bem com um grupo speed. Tenho um claris 8v.

Mais alguém montou assim? Minha  intenção é comprar uma mtb 26 usada por aí já com cantilevers para ficar mais fácil a coisa do freio.
Será que estou no certo?


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Angelo


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 02 Abr 2019 as 23:59
Também estou de bico numa coisa assim... Queria reativar a 26 como segunda bike.

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Prost!


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 03 Abr 2019 as 13:20
eu curto andar na minha mtb 26 como monstercross. não é uma gravel. é uma monster. mas eu gosto. o principal desafio é ter um quadro com top tube pequeno por causa do drop. no meu caso foi simples pq é single, mas para usar câmbio exige um pouco mais de criatividade.



Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 04 Abr 2019 as 20:31
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

eu curto andar na minha mtb 26 como monstercross. não é uma gravel. é uma monster. mas eu gosto. o principal desafio é ter um quadro com top tube pequeno por causa do drop. no meu caso foi simples pq é single, mas para usar câmbio exige um pouco mais de criatividade.



A sua ficou bem legal, como  ainda não tenho o quadro, a dica do top tube ser mais curto é valiosa. Sempre tem gente se desfazendo das 26 e estou a procura de uma usada, pois os valores são acessíveis, pelo menos para o que eu procuro. Caso não fique bom, é só voltar para a configuração anterior, usar ou passar pra frente.
Coisas que estou avaliando.
-Quadro mais curto
-Cabeamento do cambio dianteiro passar por baixo para o trocador funcionar (eu espero)
-Furação para bagageiro - preciso



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Angelo


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 05 Abr 2019 as 01:48
Dá pra usar cambio que puxa por cima junto com STI, já testei isso, só usar o trim que funciona de boa. O problema maior é usar pedivela duplo, a chain line pode ficar curta se vc usa cambio de abraçadeira baixa, mas se pegar um cambio de abraçadeira alta funciona. A única coisa que eu não gostei foi o fato da roda se pequena, quando vc pega um retão parece que as 29 tem um passo mais fluido do que as 26, porem pra quebrar galho funciona bem pra caramba como Frankenstein.


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 05 Abr 2019 as 10:04
eu confesso que não tentei mexer com cambio. eu até tinha comprado uns passadores de bar end (daqueles de triathlon) para fazer isso. mas acabei até desistindo. acho que vou vender.


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 11 Abr 2019 as 20:39
A partir de 14'30
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 14 Abr 2019 as 15:53
Consegui uma GT All Terra de cromoly, parece bem original, dá até dó de mudar, rs, mas vamos ver no que dá.
O quadro é até um pouco alto pra mim,porém, "alcançável" mas achei a geometria até curta, o que será bom ao trocar o guidão por um Drop. Como eu só ando de road, a gt parece um trator na rua.

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Angelo


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 16 Abr 2019 as 08:27
Em relação a proposta gravel, vcs iriam de aço ou de alumínio? vale a pena pagar 3 mil a mais por um quadro de aço (25% a mais no preço da bike)? estou de olho nessas duas.  (p.s.: já usei aço no MTB e não senti tanta diferença mas lá tem suspensão e tal)

https://www.ninerbikesbrasil.com.br/bikes/modelo/rlt-9-steel/rlt-9-steel-2-star-tiagra-my19" rel="nofollow - https://www.ninerbikesbrasil.com.br/bikes/modelo/rlt-9-steel/rlt-9-steel-2-star-tiagra-my19

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Postado Por: pimenta86
Data de Publicação: 17 Abr 2019 as 07:46
como eu nao acredito no suposto conforto do cromoly, iria com o modelo aluminio, por ser mais leve.


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 21 Abr 2019 as 07:39
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Em relação a proposta gravel, vcs iriam de aço ou de alumínio? vale a pena pagar 3 mil a mais por um quadro de aço (25% a mais no preço da bike)? estou de olho nessas duas.  (p.s.: já usei aço no MTB e não senti tanta diferença mas lá tem suspensão e tal)

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Só tenho visto o pessoal pegar as bikes gravel de aluminio, falam muito bem com relação ao conforto.


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Angelo


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2019 as 16:27
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

como eu nao acredito no suposto conforto do cromoly, iria com o modelo aluminio, por ser mais leve.
Suposto conforto cromoly , ri muito aqui.

Caro colega relato de um quase 50tão.

Em 1983 ganhei minha saudosa caloi 10 , dourada, que foi minha bicecleta dos 10 aos 20 anos de idade. eu morva bem no interior e 80 das estradas eram de chão. eu inclusive morava em uma vila, no meio de uma plantação de pinus (industria da celulose), e pode ter certeza que eu fiz gravel bike, minha adolescÊncia e infÂncia sem nem saber o que era isso, com uma caloi10. E não era desconfortável.

Quando vieram as mtb no inicio dos 90, tive uma sundown (das importadas) em aço, mas era pesada demais, e sonhávamos com a CALOI ALUMINUM.

Em 1997 eu acabei comprando uma GT backwoods, em alumínio, mas não gostei. Era um quadro mole e seco demais, desconfortável. TAnto é que originalmente ela vinha com cantilever, e quando saiu a onda VBRAKE, ao instalar os vbrakes, o quadro abria (flexionava nos suportes) no triangulo traseiro , e a bike não freiava. Me decepcionei e vendi a bike bem nova.

Acabei pegando uma GT timberline, 2 anos mais velha, usada, mas em CROMOLY. QUE MARAVILHA. O conforto era enorme, no calçamento, a traseira flexionava bastante, e pude usar os vbrakes tranquilo. Porem era bem pesada. 

Nessa época, a Specialized, Scott, GT, Trek tinha bikes top em cromoly, e algumas versões em aluminio.

Por isso te digo. Um bom quadro em aço cromoly é muito mais confortável que carbono até mesmo. eu tenho andando em algumas bikes de carbono e esse papo de conforto nunca me convenceu.

Eu realmente, se fosse pegar uma GRAVEL, com certeza seria a NINER em aço REYNOLDS.

NA Europa, antes da moda gravel, os caras da Rapha (marca de roupas) , já faziam videos com bikes de speed mais touring, com quadro aço reynolds, e pneus 700x25, andando em estradas de chão de interior. Lembro que na Italia, algumas vezes o Giro passa por estrada de chão.

Então pra mim. GRAVEL é aço reynolds. Não é papo não, eu já testei, tive várias. POsso te dizer que já tive mais de 20 mtbs ao longo da minha vida e nada se compara ao aço cromoly em conforto.


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 09 Jun 2019 as 15:37

Peguei uma Hard Rock anos 90. Estava toda original, simples, peças básicas, mas muito legal. Adaptei com guidão drop, pedivela e mudou completamente a maneira de guiar.

Os pneus são cravudos e largos, acho um pouco exagerado e espero trocar em breve, é um sofrimento no asfalto, mas a bike parece bem confortável e dá para promover alguma diversão =) .




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Angelo


Postado Por: Carlos Santo
Data de Publicação: 03 Set 2019 as 13:50
Boa Tarde Pessoal

Estou lendo varios relatos de "Gravel e Monstercross", ja ando de bike rígida a muito tempo, e confesso que ja estou bem adaptado a "falta de conforto" Ouch

Bem segue ai a foto da minha menina que pretendo colocar um guidão drop e colocar pra sofrer nas trilhas aqui da região.

OBS: Showw de roda todas as postagens, dá pra ter uma boa ideia do que fazer e nao fazer..Valeuuu






Abraço


Postado Por: pimenta86
Data de Publicação: 04 Set 2019 as 21:21
novas Niner

https://cyclingtips.com/2019/09/niner-updates-rlt-9-gravel-range-across-all-three-frame-materials/" rel="nofollow - https://cyclingtips.com/2019/09/niner-updates-rlt-9-gravel-range-across-all-three-frame-materials/

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A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0


Postado Por: Carlos Santo
Data de Publicação: 05 Set 2019 as 08:14
Bom Dia

Essas NINER ficaram muito lindas, robustas....Thumbs Up


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 10 Out 2019 as 12:55
Fala galera, tudo bem? 

Depois de um pouco mais de um ano com a SPZ Diverge 2019 E5, estou com rachaduras no aro da bike! :(

Amigo meu está vendo pra mim se consegue rodas/aro novo.

Meto a bike em trilha, em estradão, buraqueira, paralelepípedo, salto guia, lombada... eu não alivio nada a bike.

PUATZ...

Achei esse link falando sobre aro e rodas para gravel:  https://gravelcyclist.com/bicycle-tech/tech-custom-disc-brake-gravel-wheel-component-guide-part-i-rims-spokes-and-nipples/ - https://gravelcyclist.com/bicycle-tech/tech-custom-disc-brake-gravel-wheel-component-guide-part-i-rims-spokes-and-nipples/

O cara tem 77 kg e teve o mesmo problema que eu (tenho 95kg). Rachaduras nos encaixes dos raios no aro e uma bela rachadura em volta de uma delas. :(




Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 11 Out 2019 as 00:30
Bom, tu já identificou o que está errado... Logo é hora de começar a aliviar, ou bancar os custos...

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Postado Por: leogc
Data de Publicação: 11 Out 2019 as 08:20
é estranho isso. tem cara de vício oculto. a spz ofereceu trocar as rodas?


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 11 Out 2019 as 08:58
Originalmente postado por caquitows caquitows escreveu:

...Amigo meu está vendo pra mim se consegue rodas/aro novo.

Meto a bike em trilha, em estradão, buraqueira, paralelepípedo, salto guia, lombada... eu não alivio nada a bike....
Eu tentaria a garantia antes, principalmente se existem mais relatos desse problema pela internet, de qualquer forma, pelo seu uso você deveria usar uma MTB e não uma gravel.


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 11 Out 2019 as 11:54
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

é estranho isso. tem cara de vício oculto. a spz ofereceu trocar as rodas?

Esperando resposta... vamos ver. Como disse no outro post, eu tenho 95kg, pode ser que o material não aguente mesmo. Um outro cara, de 77kg com outra marca, outra configuração o aro dele não aguentou também.

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por caquitows caquitows escreveu:

...Amigo meu está vendo pra mim se consegue rodas/aro novo.

Meto a bike em trilha, em estradão, buraqueira, paralelepípedo, salto guia, lombada... eu não alivio nada a bike....
Eu tentaria a garantia antes, principalmente se existem mais relatos desse problema pela internet, de qualquer forma, pelo seu uso você deveria usar uma MTB e não uma gravel.

Veja esse vídeo aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=lOiiCpzafWE - https://www.youtube.com/watch?v=lOiiCpzafWE

Não que eu faça a mesma coisa, longe disso, mas ao meu ver, o meu uso é bem mais tranquilo que isso. Falando que "passo em qualquer lugar" e não falando a frequência, parece que é todo dia que eu faço um pedal de 60km com a maior parte em estrada de terra e trilha. O que é longe de ser verdade. Por sinal, as minhas saídas de passeio/"treino" estão todas logadas e públicas para todos verem:  https://www.strava.com/athletes/22814634 - https://www.strava.com/athletes/22814634

Ubatuba, onde eu moro, é asfalto/bloquete/paralelepípedo/buraqueira. Óbvio que com uma bike dessas vou desviar desse tipo de trajeto sempre que puder, por apenas questão de conforto. Mas não vai ser sempre, por questão de pilotagem. As trilhas e estradões de terra aqui são muito limitados, se disser que tem mais de 20km de fácil acesso e pela estrada (de asfalto), estarei mentindo. Já faz uns belos meses que não ando nas trilhas aqui, excessão de dias atrás ter pego a Casanga (estradão de terra e cascalho) e o Ranário (quase-trilha single-track, pedras e barro) para mostrar para amigos de fora (eles de MTB).

Já faz mais de 2 anos que pedalo aqui e posso dizer seguramente que a parte mais pesada do pedal não passa de 5% do tempo, sendo todo o resto em asfalto. Na real, peguei a Diverge justamente por andar muito mais em asfalto do que em trilha. Todos me falaram que eu ia sentir falta da Epic (full). Se enganaram forte e de quebra nesse tempo com a Diverge, trouxe uma galera da MTB pro asfalto. :p


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 11 Out 2019 as 15:14
Bom, eu já havia visto esse vídeo mas ele não me convence, sou de São José dos Campos e já tive um tempo de experiência com uma gravel, ficou emprestada uns meses de um amigo que fez intercâmbio, acho que era uma Scott mas não sei se ela era uma gravel de fábrica ou foi "gravelizada", enfim, caiu no caso do "gosto cada um tem o seu", eu prefiro um jogo de rodas com pneus extras pra usar na minha MTB durante o dia-a-dia do que ter uma gravel, porque por mais que ela rode melhor que minha MTB na cidade onde eu moro, ao menos 2 finais de semana no mês eu faço pedais pelo sul de MG, meus pais vivem em Brasópolis, e não tenho confiança de usar uma gravel na maioria dos percursos que conheço por lá, principalmente depois de uma semana chuvosa. Inclusive penso em ter outra MTB, uma FS, pois minha atual é uma HT de entrada que passou por bons upgrades, mas a cada pedal eu vou pegando mais pesado com ela, então sinto que vou precisar de uma mais bruta logo. Enfim, SE eu gostasse de road e tivesse uma muito boa, eu teria também uma gravel, mas como gosto de MTB, não sinto vontade de ter uma gravel.

PS: Era só pra eu comentar sobre acionar garantia e tomar mais cuidado com a gravel e acabei fazendo textão sobre meu gosto por MTB, me desculpem Pinch


Postado Por: caquitows
Data de Publicação: 15 Out 2019 as 03:10
Não é questão do vídeo convencer, mas o que a bike é "propagandeada" do que é capaz e do que aguenta. Muito diferente do "road bike party", que o cara (que por acaso foi parar numa cadeira de rodas depois da segunda edição do vídeo...) pega e fica manobrando a bike como se fosse bike trial. 

Outro vídeo que ficou famoso foi o Chris Froome cruzando um estradão de terra com uma TT ( https://www.youtube.com/watch?v=DQt9qmnCTm8 - https://www.youtube.com/watch?v=DQt9qmnCTm8). Bike aguenta? Aguenta... aquele momento, com certeza, e se passar 1 ano desse jeito?

Apesar de você ter falado sobre a sua preferência na MTB, acho legal você deixar a sua opinião para os outros lerem. Pois, assim como vi muito nego aqui do Brasil dar de cara com a gravel "porque a estradão e as trilhas não são como lá fora", temos o Big Biker com a categoria desde 2017 e tivemos uma edição do Brasil Ride Gravel em abril desse ano (2019). Na minha opinião não é só questão de gosto, mas de como o piloto usa a bike e as prioridades que ele tem.

Como falei no meu outro post: tinha uma SPZ Epic FS. O que me fez levar a trocar por uma bike rígida? Minhas regulagens eram extremamente duras, nego que queria andar na minha bike achava ela super rígida mesmo sendo FS, imagina uma bike FS regulada pra ser rígida pra um cara de 95kg? Hehehe... Não o bastante, eu esquecia muitas vezes a destravar a suspensão dianteira. A escolha de ter trocado até de tipo de bike foi por aí: a maior parte do tempo no asfalto, pouca trilha e pouca coisa técnica.

Por assim dizer, se eu pegasse muito mais buraqueira, paralelepípedo, trilhas, estradões de terra em uma proporção muito maior, provavelmente seria o caso e ter uma MTB e uma Road ou até mesmo apenas MTB.

Mesmo assim, tive a oportunidade de andar com a Diverge Expert 2020 no Zoom Bike Park, e posso dizer que me diverti muito mais nela do que na Fuse, que até tinha pensado na possibilidade de comprar ano que vem, mas nem vou. Pra você ter uma idéia eu tive que me re-adaptar por alguns minutos pra pilotar a Fuse de tão acostumado que eu tava com a Diverge. :p

Ainda esperando resposta do pessoal lá :(

Abraços man


Postado Por: Renan Carvalho Bueno
Data de Publicação: 01 Fev 2020 as 19:44
Estou pensando em montar algo parecido com um quadro antigo q tenho. Uma Monark 10. Será q dá certo? Quero usar pneus q permitam andar no estradão.


Postado Por: Renan Carvalho Bueno
Data de Publicação: 01 Fev 2020 as 19:51
Sem marchas. Fixa de preferência.


Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 10 Jun 2020 as 20:02
Tudo depende do uso. Eu moro numa área de morros com ladeiras íngremes de paralelepípedo e MTB pra mim é o caminho de casa querendo ou não. Andava de speed de cromo com pneu 28 e o conforto realmente é grande o suficiente para lidar com o pavimento e a velocidade. Porém, furava muito pneu, não podia empenar nem um pouquinho devido ao pouco espaço do quadro. Uma gravel foi uma escolha meio óbvia. Já namorava uma ciclocros faz tempo mas lendo e pesquisando descobri que gravels são mais indicadas para o meu uso. Mas, assim que veio a moda os preços dispararam e demorei procurando até achar a Show bike de SP. Frame set barato, bonito, confortável e sem qualquer problema de pagamento e envio em dezembro quando comprei. Tá com relação Altus, Alívio, Sora e Claris rsrsrs, rodas de MTB 29 e freios avid bb5 road. Realmente a bike toda de alumínio é bem mais dura que minha antiga de cromo mas amenizei esse problema com pneus mais largos (não são os da foto) continental 700/35 de cx.




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Até os macacos caem das árvores


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 11 Jun 2020 as 00:31
Tem 4 vídeos de uma transformação de uma clássica em uma gravel. Chega a ser pornográfico.
https://youtu.be/0dtVCNQ59M0" rel="nofollow - https://youtu.be/0dtVCNQ59M0


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 11 Jun 2020 as 08:33
Orignal 30mm X 42mm 





Ontem foi dia de estreia dos pneu 42mm com tubless.
A bike fica muito gostosa de andar. Pressão de 50psi traseira e 40 dianteira.

Estou curtindo muito esta configuração. 



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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 11 Jun 2020 as 10:04
==-00+
69=-
0[;] \
\158678174
\'[]\4017=-0453-/*=]\
120TE=allmondega]Tudo depende do uso. Eu moro numa área de morros com ladeiras íngremes de paralelepípedo e MTB pra mim é o caminho de casa querendo ou não. Andava de speed de cromo com pneu 28 e o conforto realmente é grande o suficiente para lidar com o pavimento e a velocidade. Porém, furava muito pneu, não podia empenar nem um pouquinho devido ao pouco espaço do quadro. Uma gravel foi uma escolha meio óbvia. Já namorava uma ciclocros faz tempo mas lendo e pesquisando descobri que gravels são mais indicadas para o meu uso. Mas, assim que veio a moda os preços dispararam e demorei procurando até achar a Show bike de SP. Frame set barato, bonito, confortável e sem qualquer problema de pagamento e envio em dezembro quando comprei. Tá com relação Altus, Alívio, Sora e Claris rsrsrs, rodas de MTB 29 e freios avid bb5 road. Realmente a bike toda de alumínio é bem mais dura que minha antiga de cromo mas amenizei esse problema com pneus mais largos (não são os da foto) continental 700/35 de cx.


[/QUOTE]

parabéns pela bike...acho ela uma ótima opção...


Postado Por: aruaei
Data de Publicação: 31 Jan 2021 as 14:32
revivendo o tópico aqui para colher algumas opiniões

estou na dúvida entre uma sense versa 2020 (na qual foram adicionados selim absolute, canote de carbono e pedal shimano) e uma giant anyroad 2 2014 (original)
ambas são bem parecidas, com grupo sora, apenas os freios da giant parecem melhores (avid bb5 vs shimano), estão no mesmo preço (na casa dos R$4500,00) e aparentemente em excelente estado, o que vcs escolheriam?

ANYROAD 2:
Frame ALUXX-grade aluminum w/ rack mounts
Fork Composite-grade composite, ALUXX-grade aluminum steerer
Shock N/A
Handlebar Giant Connect XR Ergo-Control, 31.8mm
Stem Giant Connect
Seatpost Giant Connect, Upright
Saddle Giant Performance
Pedals N/A
Shifters Shimano Sora
Front Derailleur Shimano Sora
Rear Derailleur Shimano Sora
Brakes Avid BB5 Road, mechanical disc, 140mm
Brake Levers Shimano w/Giant Ergo-Control top-bar levers
Cassette Shimano HG20 11x32, 9-speed
Chain KMC X9
Crankset Shimano R453, 30/39/50
Bottom Bracket Shimano Octalink
Rims Giant S-X2, double wall
Hubs Giant, [F]24h, [R]28h
Spokes Black Stainless Steel, 14g
Tires Giant P-RX2, FlatGuard Deflect 3, 700x32 


VERSA:
QUADRO
SENSE ALUMÍNIO HIDROFORMADO 6061 | DUPLA ESPESSURA| CABEAMENTO INTERNO | CAIXA DE DIREÇÃO TAPERD | GEOMETRIA GRAVEL
GARFO
SENSE ALUMÍNIO 6061 TAPERED
CAIXA DE DIREÇÃO
NECO H373-B52 | INTEGRADO
GUIDÃO
SENTEC ALLOY FLARE 16° 420MM (TAMANHOS 49"/ 52") 440MM (TAMANHOS 55"/ 58")
MESA
SENTEC 31.8X90MM (TAMANHOS 49"/52") 100MM (TAMANHOS 55"/58") 7°
FITA DE GUIDÃO
SENTEC
TROCADOR ESQUERDO
SHIMANO SORA R3000
TROCADOR DIREITO
SHIMANO SORA R3000
FREIO DIANTEIRO
SHIMANO MECANICO BR R317
FREIO TRASEIRO
SHIMANO MECANICO BR R317
CÂMBIO DIANTEIRO
SHIMANO SORA FD R3000
CÂMBIO TRASEIRO
SHIMANO SORA RD R3000 GS
PEDIVELA
SHIMANO SORA FC R3000 COMPACT 50-34D 170 MM (TAMANHOS 49" / 52") 175 MM (TAMANHOS 55"/58")
ACOMPANHA PEDAL?
NÃO
CORRENTE
KMC X9
CASSETE
SHIMANO HG400-9 11X36

CANOTE DE SELIM
SENTEC 31.6X350MM

BLOCAGEM DE SELIM
SENSE
SELIM
SELLE ROYAL ESSENZA
MOVIMENTO CENTRAL
SHIMANO BSA SORA
RODA DIANTEIRA
SENSE DISC SL 700C / RAIOS SAPIM LEADER / CUBOS SHIMANO CENTERLOCK RM35
RODA TRASEIRA
SENSE DISC SL 700C / RAIOS SAPIM LEADER / CUBOS SHIMANO CENTERLOCK RM35
PNEU
SCHWALBE G ONE ALL ROUND 700x40C
CÂMARA DE AR
CHAOYANG
DISCO DIANTEIRO
SHIMANO RT30 160MM
DISCO TRASEIRO
SHIMANO RT30 160MM


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 16:04
difícil essa. Vc chegou a testá-las?


Postado Por: Boi071
Data de Publicação: 02 Fev 2021 as 14:42
Cara, eu tenho a versa 19/20 e o que posso te dizer é:
Esse cassete da giant com 32 atrás vai faltar um pouco pra subidas mais duras.
Outro ponto, ultimamente as gravel tem usado pneus maiores, 38, 30 e 42. Acho que 30 fica um pouco estreito pra andar no nosso chão mau tratado
O resto creio que tenha muito mais a ver com a geometria das bikes.

Outro ponto, entre uma usada e uma nova na mesma faixa, acho que vc não vai ganhar muito na usada a não ser o fato de ser "importada". Alguém em algum momento aqui no forum explicou também a questão da fadiga do material. Tem que avaliar se o alumínio de uma bike 2014 ainda tem vida suficiente pra valer a pena.

E só por curiosidade, aonde vc viu uma versa de 4500? Comprei a minha usada de 5 e ela está saindo a 6 na loja.


Postado Por: aruaei
Data de Publicação: 05 Fev 2021 as 16:32
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

difícil essa. Vc chegou a testá-las?

ainda não, ambas estão anunciadas na OLX, preciso arrumar tempo para ir dar uma olhada

Originalmente postado por Boi071 Boi071 escreveu:

Cara, eu tenho a versa 19/20 e o que posso te dizer é:
Esse cassete da giant com 32 atrás vai faltar um pouco pra subidas mais duras.
Outro ponto, ultimamente as gravel tem usado pneus maiores, 38, 30 e 42. Acho que 30 fica um pouco estreito pra andar no nosso chão mau tratado
O resto creio que tenha muito mais a ver com a geometria das bikes.

Outro ponto, entre uma usada e uma nova na mesma faixa, acho que vc não vai ganhar muito na usada a não ser o fato de ser "importada". Alguém em algum momento aqui no forum explicou também a questão da fadiga do material. Tem que avaliar se o alumínio de uma bike 2014 ainda tem vida suficiente pra valer a pena.

E só por curiosidade, aonde vc viu uma versa de 4500? Comprei a minha usada de 5 e ela está saindo a 6 na loja.

no caso a versa tb é usada, 2020 mas usada

sobre o cassete 32 acredito que não será grande problema para mim pois moro em brasília, a cidade é bem plana

pelo que eu pesquisei ambas aceitam pneus 40 ou até 42, a giant vem com 32 de fabrica e a versa com 38

a giant tem garfo em carbono, o que é uma vantagem, ela tb tem duas manoplas de freio - uma no sti e uma no centro do guidão (acho desnecessário mas bem, ela tem...)

a versa vem com o sora r3000, a giant com o r3500 (mais antigo), porém não sei se tem muita diferença entre eles ou se é apenas de estética já que o cabo que passou a ser interno a partir de 2016 (com o lancamento do r3000), alguém sabe?

sobre o desgaste no alumínio não tenho como opinar até pq nem sei identificá-lo, vou dar uma lida a respeito, mas pelo que o dono da giant falou ele usou bem pouco a bicicleta, na maior parte do tempo no rolo (pelas fotos parece ser verdade, vou ver se semana que vem consigo ir dar uma olhada nas bikes)

fora isso tem a questão da geometria, a anyroad tem uma geometria bastante voltada para o conforto, acho que é uma bike mais de "aventura" (inclusive tem duas manoplas de freio, como expliquei acima), enquanto a sense segue mais o padrão das gravels, acho que é uma bike mais atualizada (a anyroad saiu de linha em 2019, se não me engano)

sigo em dúvida hahaha, gostaria de opiniões


Postado Por: Mcxcelo
Data de Publicação: 26 Fev 2021 as 18:33
Procurei em vários lugares e ainda não achei uma resposta que possa me ajudar.

Quero montar uma híbrida monstercross (nem sei se o termo é esse) aos poucos, porém minha maior dúvida são os modelos de quadro que se integrariam nesse conceito, o quadro MTB pra mim é tamanho 17.

Quais marcas e modelos vocês sugerem? Estive vendo um Absolute Wild 2021 com cabeamento interno.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 26 Fev 2021 as 19:38
Originalmente postado por Mcxcelo Mcxcelo escreveu:

Procurei em vários lugares e ainda não achei uma resposta que possa me ajudar.

Quero montar uma híbrida monstercross (nem sei se o termo é esse) aos poucos, porém minha maior dúvida são os modelos de quadro que se integrariam nesse conceito, o quadro MTB pra mim é tamanho 17.

Quais marcas e modelos vocês sugerem? Estive vendo um Absolute Wild 2021 com cabeamento interno.

MONSTERCROSS é um quadro MTB montado com pneus médios (1.9"), guidão drop e garfo rígido.

Esse quadro absolut wild é mais gravel, não creio que ele aceite um pneu 1.9"/2" por exemplo.


Postado Por: Mcxcelo
Data de Publicação: 27 Fev 2021 as 19:33
Ah sim, é basicamente o que quero fazer, porém no momento sem o guidão Drop, talvez futuramente pois teria que investir no grupo STI e quero aproveitar o que tenho hoje de uma bike fransktein.

O quadro que estou pensando em pegar é esse junto com um garfo TSW, seria algo no estilo Caloi City Tour a ideia.
https://cdn.dooca.store/4/products/unnamed_1600x1600+fill_ffffff.jpg?v=1610802203


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 10:46


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 10:54


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 10:57
Minha gravel ja ta ficando velha (2012) e num futuro próximo pretendo montar/comprar uma com pneus 27.5 x 2.0 que é o que tá rolando fora do Brasil.

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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 12:58
cara, acho que a questão do garfo de carbono pesaria bastante a favor.

Sobre fadiga, não existe isso...a não ser que a bike tenha sofrido algum acidente. Em condições normais todos os quadros são feitos para durar para sempre. Ainda mais em uma giant. A spz, por exemplo,da garantia eterna no quadro para o primeiro dono....tudo bem que tem umas dificuldades de vc provar que não foi mal uso...mas se houvesse a possibilidade de fadiga ela não faria isso.


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 13:01
O conceito das monterscross pressupõe guidão drop. Se não vai montar com drop, o que vc precisa é uma Mtb com garfo rígido. Muito mais fácil, uma vez que para encaixar o drop precisa ser um quadro pequeno. Em resumo, qq quadro que vc escolha serve. No tamanho que vc está acostumado a usar. 

Antes que digam alguma coisa, eu tenho duas monster. Uma 26 com pneus 2.4 é uma 29 com pneus 2.2 (frente) e 2.0 (atrás). Assim que esses pneus acabarem ela receberá um par de 29x2.4

Abs


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 14 Mar 2022 as 17:39
Boa tarde!

Desenterrando o tópico.

Cadê a galera das Gravel?



Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 14 Mar 2022 as 18:31
 Ai vai ela. Show, rodas deore com vzan, Conjunto deore 27v, trocadores Microshift 3x9, freios Avid bb7, Pedivela FSA 48,32,24, Pedais Welgo, Pneus Continental Race King,  Garfo Mosso FCB carbon, Guidão Zoon Flare 12º, Mesa Tranz x 120mm, Selim Fisik, Canote Tioga e Direção Cane Creek. 
Foto tirada em Santa Teresa Rio de Janeiro RJ. 
Uso para treinos em ruas mistas de asfalto esburacadas e de paralelepípedos. Acho que foi minha primeira bike que montei pensado muito em critérios estéticos rsrsrsr. Até tampinha de guidão combinando (supacaz) tem.  


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Até os macacos caem das árvores


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 14 Mar 2022 as 18:39
Bacana a bike.
Logo posto fotos do meu “brinquedo”.


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 15 Mar 2022 as 07:29


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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 15 Mar 2022 as 08:45
Essa é a minha.

Topstone Carbon 4




Postado Por: erickrg
Data de Publicação: 02 Jul 2022 as 00:09
Opa, como ficou esses freios? V-brake com manetes tipo STI. Qual foi o segredo pra regular?


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 02 Jul 2022 as 05:57

???
Originalmente postado por erickrg erickrg escreveu:

Opa, como ficou esses freios? V-brake com manetes tipo STI. Qual foi o segredo pra regular?


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 02 Jul 2022 as 09:10
Originalmente postado por erickrg erickrg escreveu:

Opa, como ficou esses freios? V-brake com manetes tipo STI. Qual foi o segredo pra regular?


tem que ser mini-vbrake, funciona muito bem.

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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: erickrg
Data de Publicação: 04 Jul 2022 as 14:04
Com mini v-brake funciona de boa mesmo. Tenho um v-brake comum com mante sti mas a bike ainda não tá montada. É a minha grande dúvida, não sei se uso um Travel Agent ou compro direto um mini v-brake. O problema é que a minha é uma bike 26 com rodas 700 e talvez o mini v-brake não alcance o aro, por isso tenho um v-brake longo.



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