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Entre FOX FIT 32 RL e REBA RL qual????

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição:: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
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Data:: 25 Jul 2021 as 00:19
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Tópico: Entre FOX FIT 32 RL e REBA RL qual????
Enviado por: RushFac
Assunto: Entre FOX FIT 32 RL e REBA RL qual????
Data: 19 Jul 2012 as 22:57
Fala pessoal,

Estou com uma dúvida cruelll....

Comprei um quadro Specialized Epic XL, tenho 1,90m de altura, e agora está me faltando uma suspensão pro"bixinho". Ahhh o head tube é cônico e prefiro uma suspa com espiga cônica ao ter que recorrer a um adaptador.

Encontrei duas suspas que cabem no meu orçamento, são elas:

-RockShox REBA RL 100mm, eixo de 9mm e trava no guidão ano 2012.

-FOX FIT 32 RL 100mm, eixo de 15mm, e trava na suspa ano 2011.

As duas são novas, sem uso.

Diante dessas opções e considerando aspectos como durabilidade, confiabilidade, leitura de terreno, custo e facilidade de manutenção, qual seria, a opinião de vocês a melhor escolha?

Desde já agradeça a atenção de todos.

Aproveitando se alguém tiver alguma dessas duas à venda tenho interesse, ou mesmo outro modelos.



Respostas:
Enviado por: LucianoBsB
Data: 20 Jul 2012 as 02:45
Voto na fox.
Tenho uma reba e acho fraca. A leitura do terreno é muito ruim.


Enviado por: bicicletada
Data: 20 Jul 2012 as 03:57
Tenho uma Reba Rl 2011 , comprei aqui nos classificados semi nova , é  excelente dual air , rebound , e gate , é quase uma uma fox kashima ,  muitos ajustes , me considero  pesado tenho 87 kg , e ela atende muito bem oque promete , principlamente na leitura do terreno , para quem assiste o mundial vii o http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CF8QFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.jaroslavkulhavy.cz%2Fen%2Findex.php%3Fpage%3Dnovinky&ei=zP4IUOnJE4OI8QTL583SCg&usg=AFQjCNGN6ho4ic189KN3ymYADsxbgF3jEw&sig2=b1cL_J_Q_SoK7e58LX5XbQ" rel="nofollow - Jaroslav Kulhavý usando uma reba em certa ocasião , Já o http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0CGQQFjAG&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FJulien_Absalon&ei=YwAJUOrXJ4ak8QSbo4XgCg&usg=AFQjCNEvg0E-gkKBLmQ1VGyuqM5gejDjwg&sig2=X66oAyV_FrENgiU_GD9IUw" rel="nofollow - Julien Absalon   Vi correndo de fox , então são excelentes suspensões , fica do bolso e gosto mesmo !


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nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace




Enviado por: RushFac
Data: 20 Jul 2012 as 09:10
No meu caso o maior problema tem sido o eixo que nas FOX com espiga cônica estão vindo com QR de 15mm, já a REBA ainda se encontra com QR de 9mm.

Minhas rodas são de 9mm, portanto teria que no mínimo trocar o cubo dianteiro, no entanto não vejo isso como grande empecilho, desde que o investimento seja compensatório.

Nos dois casos o investimento seria praticamente o mesmo. Então, não sei... rs

Opiniões são bem vindas.


Enviado por: Chuck DhFr
Data: 20 Jul 2012 as 09:25
Na boa os eixos rígidos(15 ou 20mm)são as melhores coisas que inventaram pra quem preza por estabilidade e precisão na pilotagem.
Pode ir na Fox que não vai se arrepender.


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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Enviado por: Alewx
Data: 20 Jul 2012 as 10:48
Originalmente Postado por bicicletada bicicletada Escreveu:

Tenho uma Reba Rl 2011 , comprei aqui nos classificados semi nova , é  excelente dual air , rebound , e gate , é quase uma uma fox kashima ,  muitos ajustes , me considero  pesado tenho 87 kg , e ela atende muito bem oque promete , principlamente na leitura do terreno , para quem assiste o mundial vii o http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CF8QFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.jaroslavkulhavy.cz%2Fen%2Findex.php%3Fpage%3Dnovinky&ei=zP4IUOnJE4OI8QTL583SCg&usg=AFQjCNGN6ho4ic189KN3ymYADsxbgF3jEw&sig2=b1cL_J_Q_SoK7e58LX5XbQ" rel="nofollow - Jaroslav Kulhavý usando uma reba em certa ocasião , Já o http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0CGQQFjAG&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FJulien_Absalon&ei=YwAJUOrXJ4ak8QSbo4XgCg&usg=AFQjCNEvg0E-gkKBLmQ1VGyuqM5gejDjwg&sig2=X66oAyV_FrENgiU_GD9IUw" rel="nofollow - Julien Absalon   Vi correndo de fox , então são excelentes suspensões , fica do bolso e gosto mesmo !
Não cara o Absalon ta usando uma sid 2013 é patrocinador oficial dele,um exemplo de quem usa a fox é o Lukas e o Mathias Fluckinger,e a atual campeã mundial Catherine Pendrel.


Enviado por: RushFac
Data: 20 Jul 2012 as 13:31
Então, será que é FOX mesmo?!

Andei lendo o pessoal reclamando e assistência, bem como dificuldades com manutenção. Procede?


Enviado por: Filipe C
Data: 20 Jul 2012 as 13:56
Durabilidade e confiabilidade creio que as duas estão no mesmo patamar.
Custo e facilidade de manutenção a RockShox está na frente no Brasil, por ser melhor representada
Leitura de terreno é praticamente unânime que a Fox é superior, mas não que a Reba não trabalhe bem.

No seu caso eu ficaria com a Reba pela facilidade de manutenção aqui no Brasil.


Enviado por: SSampaio
Data: 20 Jul 2012 as 14:07
Originalmente Postado por RushFac RushFac Escreveu:

Então, será que é FOX mesmo?!

Andei lendo o pessoal reclamando e assistência, bem como dificuldades com manutenção. Procede?

Meu fí, comprou uma FOX zerada você não vai ter que preocupar com manutenção por um bom tempo. E outra, trocar retentores e óleo, até aqui no interior de Minas com Goiás, tem gente fazendo isso nas Fox.

Sou fã incondicional das Fox e quando puder terei outra. hehehe e de eixo de 15mm. Hoje muitos fabricantes de rodas já possuem modelos para 15mm. (Shimano, Mavic e outros)



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Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida


Enviado por: BALOG
Data: 20 Jul 2012 as 14:31
Ja tem reba rl 29 conica 2013 na distribuidora... Liga pro seu lojista e pede pra ele encomendar uma.


Enviado por: RushFac
Data: 20 Jul 2012 as 14:37
Pois é, esqueci de mencionar que é pra aro 26.


Enviado por: sdiniz
Data: 20 Jul 2012 as 15:00
Tenho uma Fox RLC e uma Sid Race. As duas são ótimas, mas a Fox é mais fácil de afinar a regulagem e no fim te dá mais satisfação.

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Cannondale Scalpel 3 29er
Specialized Camber Pro SRAM X9 / Fox Float Fit CTD 120
Specialized FSR XC Pro / XT / Fox Fit RLC 100
Veículos motorizados transportam. A bicicleta transcende...


Enviado por: bbmagri
Data: 31 Jul 2012 as 22:28
Também estou com a mesma dúvida entre RockShox Reba e Fox Fit 32... Mas pelo jeito vou acabar indo de Fox.


Enviado por: guigallo
Data: 01 Ago 2012 as 08:31
vai de Fox que não tem erro!



Enviado por: paulo ferreira
Data: 01 Ago 2012 as 09:06


Já tive fox e não gostei, o curso de 100mm na verdade só tem 85mm, costuma vazar óleo pelo retentor e a manutenção muito ruim.


Enviado por: kiorugui
Data: 01 Ago 2012 as 10:33
Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



Já tive fox e não gostei, o curso de 100mm na verdade só tem 85mm, costuma vazar óleo pelo retentor e a manutenção muito ruim.


De repente a sua veio com problema, com relação ao curso. Tive 2 100mm , e testei . As duas "afundam" 100mm exatos. Agora tenho uma 120mm e já testei, e deu na tampa. Nenhuma delas babou , ou baba. (aqui em casa temos duas de 120mm, uma na bike da esposa e uma na minha).

Sobre o vazamento , já li sobre alguns casos, mas o que vc quer dizer com manutenção ruim? Seria a dificuldade em achar local adequado para mandar fazer?

Eu já abri e fiz troca de óleo e retentores e achei muito fácil.

Abraço.


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Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Enviado por: nunogontijo
Data: 01 Ago 2012 as 11:05
FOX!!!

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Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs


Enviado por: adrianomtb
Data: 01 Ago 2012 as 11:34
Nunca usei nenhuma das duas. Mas uma coisa que constantemente lia na revista Bike Magazine (de Portugal) é que as Fox são referência em termos de progressividade, maciez e leitura do terreno. Eles várias vezes falaram com todas as letras: "Fox é o que se faz de melhor em termos de amortecimento".


Enviado por: lemarco
Data: 01 Ago 2012 as 12:41
Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



Já tive fox e não gostei, o curso de 100mm na verdade só tem 85mm, costuma vazar óleo pelo retentor e a manutenção muito ruim.


De repente a sua veio com problema, com relação ao curso. Tive 2 100mm , e testei . As duas "afundam" 100mm exatos. Agora tenho uma 120mm e já testei, e deu na tampa. Nenhuma delas babou , ou baba. (aqui em casa temos duas de 120mm, uma na bike da esposa e uma na minha).

Sobre o vazamento , já li sobre alguns casos, mas o que vc quer dizer com manutenção ruim? Seria a dificuldade em achar local adequado para mandar fazer?

Eu já abri e fiz troca de óleo e retentores e achei muito fácil.

Abraço.
 
Assino embaixo. Já teve 3 Fox, uma Talas RLC 100/140mm e duas 100mm RLC. Sendo que atualmente tenho a Talas e a F 100. Todas usam o curso todo, mas só em trechos bem pesados, pois se tiver bem regulada não dá fim de curso fácil. As minhas não babam, alias, a Talas depois de 3 anos de bons trabalhos vaza bem pouco, mas por estar perto da hora da troca dos retentores.


Enviado por: paulo ferreira
Data: 01 Ago 2012 as 13:12


Relato apenas o que vejo, eu já vi varias fox com vazamento, quanto a manutenção, encontrar peça no BR é quase impossível.

Quanto ao curso da suspa, ela tem 100mm sem ar, com ar é só 85mm segundo serviço autorizado fox.









Enviado por: kiorugui
Data: 01 Ago 2012 as 13:45
Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



Quanto ao curso da suspa, ela tem 100mm sem ar, com ar é só 85mm segundo serviço autorizado fox.




Blz Paulo?

Me desculpe, mas discordo fortemente desta idéia de que tem um curso X sem ar e curso Y com ar.

É claro que , quanto maior a pressão, mais difícil vai ser da suspa dar fim de curso, mas entram aí diversos fatores, como peso do ciclista e o uso da suspensão.

Pergunto: Quanto de ar é preciso para que ela deixe de usar os 100mm?




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Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Enviado por: lemarco
Data: 01 Ago 2012 as 14:50

Paulo, suspensão boa é progressiva, ficando mais firme no fim de curso, mas mesmo assim ela funciona o que ela está preparada pra funcionar. Meu relato é de quem já usa fox a uns 3 anos e as minhas usam o curso completo, mas não usa tudo a todo rolê, tem que ser algo mais pesado. A bike de treino por exemplo tá com 100mm, mas roda praticamente só no asfalto, com sag de 15% então normalmente usa só 70mm, mas quando saio com ela pra trilha (coisa rara) já usei 95, 100mm... Já a de diversão (trail) tem 140mm com sag de 20 a 25% e essa eu sempre vejo que usou o curso todo ou quase todo, mas ela encara trilha pesada de MG...

Quanto as peças, não tenho dificuldade de encontrar peças de reposição rotineiras, como retentores. Claro que a RS nesse quisito é melhor, mas não é desse jeito que vc tá falando, pelo menos na região metropolitana de BH. Talves uma peça interna de baixa rotatividade crie uma maior dificuldade, mas nada que a net não resolva, nem que seja pra comprar fora.


Enviado por: paulo ferreira
Data: 01 Ago 2012 as 14:56


Veja a foto de minha fox fit remote 100mm, o máximo de curso é de 85mm, com 100mm quase encosta no crown.




Enviado por: lemarco
Data: 01 Ago 2012 as 15:20
Ela não tem regulagem interna pra 85mm? Talvez esteja com calço interno.
Não tenho foto aqui com régua, mas o que tô relatando é o que acontece nas minhas. Mas as minhas não são FIT...
Depois faz o teste sem o ar pra ver se dá 100mm mesmo. Se der, não tem calço interno, se der os mesmos 85, aí provavelmente tá com calço. 
Se isso que vc relatou for verdade, a Fox tá fazendo propaganda enganosa, ao vender uma suspa de 100mm que só usa 85mm...


Enviado por: paulo ferreira
Data: 01 Ago 2012 as 15:24


Ela não tem calço, se tivesse estaria com 80mm, veja minha reba rlt com 100mm.




Enviado por: lemarco
Data: 01 Ago 2012 as 15:26
32 FLOAT 100 FIT CTD w/Trail Adjust

32 FLOAT   100 FIT CTD w/Trail Adjust

Specifications
click to close

Weight

  • 9mm open drop-out
    3.01 lb / 1.37 kg
    (1 1/8" steerer)
    2.98 lb / 1.35 kg
    (1.5" taper steerer)
  • 15QR (includes axle)
    3.19 lb / 1.45 kg
    (1 1/8" steerer)
    3.17 lb / 1.44 kg
    (1.5" taper steerer)

Weight taken at 165mm steerer length with star fangled nut and disc brake guide installed.

Travel

  • 3.9 inches / 100 mm

Steerer

  • 1 1/8" aluminum
  • 1.5" taper aluminum

Riding Style

  • XC

Adjustments

  • Climb/Trail/Descend (3 positions)
  • Trail adjust tuning range (1, 2, 3)
  • Rebound
  • Air spring pressure

Lower leg

  • 15QR thru axle system, post style disc brake mounting
  • 9mm open drop-out, post style disc brake mounting

Spring

  • Air
    • Fork color

      • White
       
      No site da Fox diz que o curso é de 100mm, se não for isso é propaganda enganosa.
       
      Fonte: http://www.ridefox.com/product.php?m=bike&t=forks&p=32108&ref=filter" rel="nofollow - http://www.ridefox.com/product.php?m=bike&t=forks&p=32108&ref=filter



      Enviado por: paulo ferreira
      Data: 01 Ago 2012 as 15:47


      Para se ter 100mm de curso em uso, uma suspa tem que ter +ou- 120 mm de curso sem ar, faça esse teste com sua suspa, se tiver 100mm sem ar, com ar ela nunca terá 100mm de curso em uso.

      Toda suspensão a ar é progressiva, pois a medida em que vai comprimindo, a pressão do ar vai aumentando e assim endurecendo ela.


      Enviado por: Alewx
      Data: 01 Ago 2012 as 15:52
      Se isso for uma Specialized e a susp já tiver vindo na bike,(ou de outra spz) sim ela só tem 90mm, é uma personalização que a spz faz nas suspensões.


      Enviado por: lemarco
      Data: 01 Ago 2012 as 16:23
      Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



      Para se ter 100mm de curso em uso, uma suspa tem que ter +ou- 120 mm de curso sem ar, faça esse teste com sua suspa, se tiver 100mm sem ar, com ar ela nunca terá 100mm de curso em uso.

      Toda suspensão a ar é progressiva, pois a medida em que vai comprimindo, a pressão do ar vai aumentando e assim endurecendo ela.
      Esse teste já fiz e com ou sem ar a minha talas dá 140mm.


      Enviado por: Liternit
      Data: 01 Ago 2012 as 16:45
      Uma dica X-Fusion Velvet, preço muito bom e so tem criticas positivas no EUA. Fora que ela tem todas as configurações possiveis 15MM, 9QR, Tapered e 1 1/8.

      E como a REBA você pode depois converter em 120/140 (modelos 2012) modelo 2011 vai até 130MM


      Enviado por: kiorugui
      Data: 01 Ago 2012 as 16:55
      Originalmente Postado por Alewx Alewx Escreveu:

      Se isso for uma Specialized e a susp já tiver vindo na bike,(ou de outra spz) sim ela só tem 90mm, é uma personalização que a spz faz nas suspensões.


      Bem lembrado!


      -------------
      Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


      Enviado por: kiorugui
      Data: 01 Ago 2012 as 16:58
      Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



      Para se ter 100mm de curso em uso, uma suspa tem que ter +ou- 120 mm de curso sem ar, faça esse teste com sua suspa, se tiver 100mm sem ar, com ar ela nunca terá 100mm de curso em uso.

      Toda suspensão a ar é progressiva, pois a medida em que vai comprimindo, a pressão do ar vai aumentando e assim endurecendo ela.


      Também já fiz o teste na minha RL 120mm 2012, e vai nos 120mm, sem ou com pouquíssimo ar.

      Flw.


      -------------
      Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


      Enviado por: lemarco
      Data: 01 Ago 2012 as 17:05
      Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

      Originalmente Postado por Alewx Alewx Escreveu:

      Se isso for uma Specialized e a susp já tiver vindo na bike,(ou de outra spz) sim ela só tem 90mm, é uma personalização que a spz faz nas suspensões.


      Bem lembrado!
      X2!


      Enviado por: paulo ferreira
      Data: 01 Ago 2012 as 18:29


      Negativo, epic 26 2011, 100mm de curso, Kiorugui, se sua fox deu 120mm sem ar, na pressão de uso deve dar +ou- 100mm de curso, não tem como comprimir totalmente o ar.

      http://www.specialized.com/us/en/bikes/archive/2011/epic/epiccomp#specs" rel="nofollow - http://www.specialized.com/us/en/bikes/archive/2011/epic/epiccomp#specs


      Enviado por: W0LVER1NE_MG
      Data: 01 Ago 2012 as 19:04
      Eu tive uma Fox Talas RL 140/120/100 que veio numa Specialized FSR 2010, que depois troquei por uma Fox F140 RLC FIT 2012 (a qual tenho até hoje)... e tenho também uma Fox F120 RL original duma Specialized FSR 2008. Todas as três, possuem o curso prometido, tanto vazia quanto cheia.

      Obviamente que para usar plenamente o curso com ela devidamente calibrada, tem que forçar a barra e levar a bike ao extremo - o que é o certo, afinal suspensão não é pra dar fim de curso.
      Dropa um gap de 2 metros e cai no "seco" (sem recepção) pra ver se não vai usar todo ou quase todo o curso... e daí faz com a Reba pra ver o soco que vai dar.

      Apesar de ambas serem a ar, a Reba tem um afundamento mais linear, ao contrário da Fox que é mais progressiva - ou seja, a Fox precisa pouca carga para começar a afundar, mas depois vai firmando cada vez mais quanto mais se chega próximo ao final do curso; já a Reba precisa de um pouco mais de carga para iniciar o afundamento, e no entanto ela não precisa de uma carga tão bruta para atingir o fim de curso.
      Isso faz da Fox uma suspensão melhor para ler o terreno e amortecer pancadas fortes, e da Reba uma suspensão melhor para XC, por ter essa maior firmeza inicial.

      Lembrando que isso é partindo do princípio da regulagem ideal de cada suspensão, pois logicamente você pode deixar uma Reba com bem pouca pressão para ficar mais macia e ativa, ou meter bastante pressão numa Fox para deixar ela inicialmente mais firme... ou ainda deixar a Fox bem vazia para poder alcançar mais facilmente o fim de curso, e encher bem a Reba pra evitar dar fim de curso. Mas nenhuma dessas situações que não são a regulagem ideal irá trazer um bom amortecimento.

      Só pra constar: eu tenho Fox na minha bike de trail/AM e Reba na minha bike de XCM, e acho essas duas suspensões ÓTIMAS dentro do propósito de cada uma.

      Valeu


      -------------
      Marcelo Faraway
      ____________
      CARPE DIEM!


      Enviado por: LucianoBsB
      Data: 01 Ago 2012 as 19:08
      Originalmente Postado por Alewx Alewx Escreveu:

      Se isso for uma Specialized e a susp já tiver vindo na bike,(ou de outra spz) sim ela só tem 90mm, é uma personalização que a spz faz nas suspensões.
      Não é bem assim, alewx.
      A Specialized, de fato, tem um curso diferenciado nas suspensões em razão da geometria de suas bikes, mas este curso é limitado por espaçadores internos. A suspensão das Specialized é a mesma das de produção em série, que se compradas separadas em loja, podem vir com 100mm, no caso de uma Reba, por exemplo, os espaçadores virão na embalagem.


      Enviado por: Mauro Brisola
      Data: 01 Ago 2012 as 19:36
      Fox = Mercedes

      RS  = BMW


      Enviado por: paulo ferreira
      Data: 01 Ago 2012 as 19:58


      Gente, não vamos assassinar a física, para testar as propriedades de elasticidade do ar pegue uma seringa, tampe o bico e vá comprimindo o ar, no começo é bem macio e no fim bem dura e o embolo da seringa não encosta no fim ou seja o curso é menor do que sem tampar o bico




      Enviado por: lemarco
      Data: 01 Ago 2012 as 20:41
      Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:



      Gente, não vamos assassinar a física, para testar as propriedades de elasticidade do ar pegue uma seringa, tampe o bico e vá comprimindo o ar, no começo é bem macio e no fim bem dura e o embolo da seringa não encosta no fim ou seja o curso é menor do que sem tampar o bico



      Sem assassinar a física é bem simples de resolver:
      É só o compartimento do ar ter mais de 100mm, deixando um reservatório na ponta. Aí vc pergunta: - Então sem ar tem que dar mais de 100mm? Sim se for só o reservatório, mas não provavelmente por 2 motivos: 1) Porque tem o batente interno, limitanto o curso e/ou 2) O embulo é mais curto que o compartimento...


      Enviado por: lemarco
      Data: 01 Ago 2012 as 20:49
      Outra coisa, se seu raciocínio estivesse correto, a RS Reba que usa tb não daria 100mm, pois ela usa ar tb, concorda?


      Enviado por: yurininja
      Data: 01 Ago 2012 as 22:10
      O assunto virou uma discussãosobre o real curso das FOX.....
      Eu tive uma FOX 100mm (que nem cheguei a usar) que funciona até hoje (está com um amigo). Foi medido o curso dela vazia e deu 100mm. Em pancadas violentas ela dá final de curso e o anel de SAG fica a 100mm do retentor.
      Agora tenho uma FOX de 120mm. Medi ela vazia e deu 120mm, com ela calibrada para meu peso ela dificilmente chega aos 120mm, MAS JÁ CHEGOU! numa baita pancada. Geralmente ela fica entre os 100mm e 110mm, mas gosto de saber que os outros 10 ou 20mm estão lá caso eu necessite.
      Tenho também uma FOX de 130mm em casa, nem montei ela na bike ainda, mas sou capaz de apostar que ela tem os 130mm prometidos.


      Agora sobre a pergunta do criador do tópico, RushFac, sobre a dúvida entre as duas suspas..... eu iria de FOX sem a menor dúvida.
      Sobre o eixo de 15mm eu posso falar que ele causa um sério problema, pois sempre usei eixos de 9mm e agora uso os de 15mm. Nem vou falar em rigidez e resistência, pois isto é mais do que conhecido (acreditem, a diferença de rigidez é notável!).
      Ahhh.... quase me esqueço de falar sobre o grande problema que o eixo de 15mm causa...... Eu tenho que tirar as duas rodas da bike para transportá-la no carro, o eixo de 15mm permite uma montagem da roda tão fácil, mas tão fácil (esqueça ajustar a blocagem, é só colocar ela na posição e fechar) que passei a odiar os eixos de 9mm e agora quero um quadro com eixo de 15mm atrás também.... (este é o problema que o eixo de 15mm dianteiro me causou, o desejo de um eixo igual na roda traseira!)


      Enviado por: kiorugui
      Data: 01 Ago 2012 as 22:38
      [/QUOTE]
      Sem assassinar a física é bem simples de resolver:
      É só o compartimento do ar ter mais de 100mm, deixando um reservatório na ponta. Aí vc pergunta: - Então sem ar tem que dar mais de 100mm? Sim se for só o resenvatório, mas não provavelmente por 2 motivos: 1) Porque tem o batente interno, limitanto o curso e/ou 2) O embulo é mais curto que o compartimento...
      [/QUOTE]


      Kkkkkkkkkkkkk....pensei exatamente a mesma coisa, lemarco, e ia responder....daí resolvi ler novamente e vi tua resposta.




      -------------
      Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


      Enviado por: W0LVER1NE_MG
      Data: 02 Ago 2012 as 04:34
      As suspensões batem final de curso com agressividade, o anel de borracha na haste dista do retentor exatamente o curso prometido, e a gente que tá assassinando a física... ê laiá Wacko
      Como diria o filósofo, "na prática, a teoria é outra".

      http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2" rel="nofollow - http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2



      P.S.: o cara da foto bem que merecia uma suspensão Fox com STS*, hein?

      *
       (Seringa's Technology System)



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      Enviado por: lemarco
      Data: 02 Ago 2012 as 10:50

      Duplicou



      Enviado por: lemarco
      Data: 02 Ago 2012 as 10:55
      Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

      Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

      Sem assassinar a física é bem simples de resolver:
      É só o compartimento do ar ter mais de 100mm, deixando um reservatório na ponta. Aí vc pergunta: - Então sem ar tem que dar mais de 100mm? Sim se for só o resenvatório, mas não provavelmente por 2 motivos: 1) Porque tem o batente interno, limitanto o curso e/ou 2) O embulo é mais curto que o compartimento...



      Kkkkkkkkkkkkk....pensei exatamente a mesma coisa, lemarco, e ia responder....daí resolvi ler novamente e vi tua resposta.


      Eu devia ter feito engenharia mecânica, goste de entender como as coisas funcionam e tentar achar soluções pra problemas. Ainda tá em tempo, o que falta é animo de encarrar outra faculdade aos 33 anos, mas quem sabe...


      Enviado por: lemarco
      Data: 02 Ago 2012 as 10:58
      Originalmente Postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG Escreveu:

      As suspensões batem final de curso com agressividade, o anel de borracha na haste dista do retentor exatamente o curso prometido, e a gente que tá assassinando a física... ê laiá Wacko
      Como diria o filósofo, "na prática, a teoria é outra".

      http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2" rel="nofollow - http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2



      P.S.: o cara da foto bem que merecia uma suspensão Fox com STS*, hein?

      *
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      Isso tá parecendo a turma de tonto que rebaixa carro...


      Enviado por: nunogontijo
      Data: 02 Ago 2012 as 11:41
      Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

      Originalmente Postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG Escreveu:

      As suspensões batem final de curso com agressividade, o anel de borracha na haste dista do retentor exatamente o curso prometido, e a gente que tá assassinando a física... ê laiá Wacko
      Como diria o filósofo, "na prática, a teoria é outra".

      http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2" rel="nofollow - http://reviews.mtbr.com/fox-34-float-29-front-fork-float-rp23-rear-shock-review/28dorpfaltimg_5652-2

      P.S.: o cara da foto bem que merecia uma suspensão Fox com STS*, hein?

      *
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      Isso tá parecendo a turma de tonto que rebaixa carro...

      Peraí... rebaixar carro é arte... e o amortecedor com certeza tem + curso do que essa daí...
      Esse maluco assassinou uma suspensão, é diferente...


      -------------
      Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
      De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs


      Enviado por: lemarco
      Data: 02 Ago 2012 as 11:57
      Não tive intensão de ofender, mas ainda assim acho que passa bem longe de ser arte, mas essa é minha opinião e provavelmente não vale muita coisa. Wink


      Enviado por: nunogontijo
      Data: 02 Ago 2012 as 13:23
      Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

      Não tive intensão de ofender, mas ainda assim acho que passa bem longe de ser arte, mas essa é minha opinião e provavelmente não vale muita coisa. Wink

      De forma alguma... na verdade quem rebaixa carro ou faz um monte de besteira pq não sabe o que tá fazendo ou faz muito bem feito e gasta uma baita grana com isso... rs... Na realidade tem que levar em consideração um monte de coisa que não vem ao caso (trabalho no ramo automotivo rs) e o lixo do asfalto brasileiro que todos nós também sofremos com isso rs...

      Mas voltando ao tópico...

      1º - como q o cara tem coragem de deixar uma Fox assim?
      2º - qual foi a suspa escolhida afinal???


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      Enviado por: sdiniz
      Data: 02 Ago 2012 as 13:30
      Na verdade a suspensão está baixa devido ao pulo que o camarada deu. Repare a posição do triângulo traseiro, também flexionado e a corrente com uma bela barriga.
      No link da foto, comentário irônico diz que "não é tão difícil "esmagar" a suspa, basta um grande salto e falta de estilo."


      -------------
      Cannondale Scalpel 3 29er
      Specialized Camber Pro SRAM X9 / Fox Float Fit CTD 120
      Specialized FSR XC Pro / XT / Fox Fit RLC 100
      Veículos motorizados transportam. A bicicleta transcende...


      Enviado por: W0LVER1NE_MG
      Data: 02 Ago 2012 as 15:13
      Originalmente Postado por nunogontijo nunogontijo Escreveu:

      1º - como q o cara tem coragem de deixar uma Fox assim?
      Ele deixou ela daquele jeito provavelmente pulando totalmente "no skill" de cima daquela mureta de pedra... a foto retrata o momento da aterrisagem dele, quando a suspensão (dianteira e traseira) provavelmente bateu final de curso - ou quase. Smile

      Tinha uma outra foto que mostrava uma bike com final de curso pra valer, o retentor colado no crown e os pneus afundados no chão de cimento... se eu achar, vou postar aqui!

      ---------------------------------------------------------------------------

      Mas retomando a idéia inicial do tópico... tanto Reba RL quanto Fox RL vão proporcionar eficiência em alto nível, com uma leve diferença na qual uma se sai um pouquinho melhor em desempenho da pedalada e outra um pouquinho melhor na qualidade do amortecimento. Se a prioridade é corridas, talvez a Reba RL se sobressaia; se a prioridade é conforto e um ótimo amortecimento, dai a Fox RL leva vantagem.
      Lembrando que isso é apenas a minha opinião, baseada na experiência que adquiri no uso dessas duas suspensões em minha bike.

      Valeu


      -------------
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      Enviado por: nunogontijo
      Data: 02 Ago 2012 as 15:27
      Perguntinha +/- a ver: A SID da RS é muito diferente da Reba???

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      Enviado por: Alewx
      Data: 02 Ago 2012 as 18:43
      Originalmente Postado por LucianoBsB LucianoBsB Escreveu:

      Originalmente Postado por Alewx Alewx Escreveu:

      Se isso for uma Specialized e a susp já tiver vindo na bike,(ou de outra spz) sim ela só tem 90mm, é uma personalização que a spz faz nas suspensões.
      Não é bem assim, alewx.
      A Specialized, de fato, tem um curso diferenciado nas suspensões em razão da geometria de suas bikes, mas este curso é limitado por espaçadores internos. A suspensão das Specialized é a mesma das de produção em série, que se compradas separadas em loja, podem vir com 100mm, no caso de uma Reba, por exemplo, os espaçadores virão na embalagem.
      O que eu falei de errado? Só disse que a spz já personaliza as susp. de fabrica,algumas vezes tbm coloca o sistema Brain e eu acho que faz modificações no cartucho de óleo (segundo eles, mas nunca usei o brain)


      Enviado por: LucianoBsB
      Data: 02 Ago 2012 as 19:05
      Originalmente Postado por Alewx Alewx Escreveu:

      O que eu falei de errado? Só disse que a spz já personaliza as susp. de fabrica,algumas vezes tbm coloca o sistema Brain e eu acho que faz modificações no cartucho de óleo (segundo eles, mas nunca usei o brain)
      Bem, o que eu entendi, do que você escreveu, é que as suspensões fabricadas pela Rock Shox para a specialized eram diferenciadas no sentido de que tinham uma limitação do curso específico para aquelas bicicletas, o que não poderia servir para outras marcas, como se o curso fosse menor por ter fabricação da estrutura menor, sem o uso dos limitadores, como se fosse uma linha especial de suspensões apenas para aquele fabricante de bicicleta, o que um pouco diferente do que acontece na realidade.
      Aí eu fiz um pequeno adeno apenas para explicar que a suspensão é a mesma da linha de produção, só que a specialized faz o uso do limitador de curso que já vem em todas elas.
      Mas se eu te entendi mal e fiz os outros entenderem que você falou algo errado, peço desculpas.
      Abrcs. 


      Enviado por: paulo ferreira
      Data: 03 Ago 2012 as 08:59



      Pelo jeito o pessoal nunca abril uma suspa, nas fotos vejam a tampa superior e um conjunto dual air rockshox, sem câmera e nem batente de fim de curso quando o pistão avança (No caso a suspa afunda), batente no fim de curso só no retorno.



      Voltando ao tópico,um detalhe sobre a reba é que ela não trava totalmente, ai vai do gosto.


      Aqui um vídeo do funcionamento de uma reba rlt 100mm, note que não trava totalmente e a alavanca de trava é um teste que fiz, vou fazer uma peça bonitinha numa impressora 3d.






      Enviado por: nunogontijo
      Data: 03 Ago 2012 as 09:03
      Impressora 3D??? Só vi isso no Senai... rs...

      Ainda to com dúvida... e a SID, é muito diferente da Reba???


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      Enviado por: lemarco
      Data: 03 Ago 2012 as 11:20
      Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:




      Pelo jeito o pessoal nunca abril uma suspa, nas fotos vejam a tampa superior e um conjunto dual air rockshox, sem câmera e nem batente de fim de curso quando o pistão avança (No caso a suspa afunda), batente no fim de curso só no retorno.



      Voltando ao tópico,um detalhe sobre a reba é que ela não trava totalmente, ai vai do gosto.
      OK, e qual a diferença pra Fox pra mesma não dar o mesmo curso? Realmente não abri a suspensão, mas tô tentando entender seu argumento mas não tá fazendo sentido. Tanto que temos pelo menos 3 relatos de teste com e sem ar com o mesmo curso.
      Acho que pra evitar de ficar poluindo o tópico poderia ser aberto um novo pra esclarecer a questão.


      Enviado por: W0LVER1NE_MG
      Data: 03 Ago 2012 as 15:36
      Paulo, a câmara/cartucho que comporta o ar dentro de uma suspensão do tipo ar/óleo funciona simplesmente como uma mola no sistema, ele não interfere no curso total.
      Da mesma forma que numa suspensão a mola, os tipos de mola com diferente grau de firmeza que se podem usar não aumentam ou diminuem o curso dela (apenas torna ela mais dura ou mais macia), assim ocorre também com o ar de acordo com a calibragem/pressão que você usa. O ar não fica numa câmara fechada que vai prensando ele tal e qual uma morsa, e aonde o final do curso coincide com o esmagamento total do ar dentro dessa câmara.

      Acredite: colocando 50 libras de pressão, ou 130 libras de pressão numa Fox (ou em qualquer outra suspensão a ar), ela permanece tendo o mesmo curso - só muda a carga necessária para encostar ela no batente final, ou seja, quanto mais pressão, mais difícil fica para fazer ela chegar no final do curso e usar ele toda, mas basta uma pancada mais forte ou uma pessoa mais pesada para que ela chegue lá... e essa é a grande vantagem do sistema a ar: você vai controlar a pressão de acordo com o seu peso, justamente para que ela fique num ponto em que a suspensão não fique muito dura e subutilizando o curso que tem, e nem muito mole a ponto de bater com facilidade no final do curso.

      Se a suspensão Fox que você viu (ou testou) não estava usando todo o curso prometido, é porque ela estava com muita pressão para o seu peso ou então você não forçou ela o suficiente para que fosse até o final. Ou ainda, ela não está esticando por completa no retorno, e daí o espaço de curso que você mede não está correspondendo ao máximo curso que de fato a suspensão tem.
      E por fim, uma possibilidade remota (mas não impossível) é a de uma manutenção mal-feita ter sido feita na suspensão que você testou, colocando mais óleo que o recomendado na parte inferior das canelas e com isso está acontecendo um calço hidráulico, impedindo que ela chegue ao máximo do curso.

      Teria que ser feito uma análise mais detalhada para verificar o que de fato ocorreu no seu teste que o motivou a pensar que ela não atingia a plenitude do curso, mas de qualquer forma eu posso lhe garantir que todas as suspensões a ar que eu tive (e tenho) - Fox, Rock Shox, Magura e Marzocchi) sempre davam o máximo curso prometido, verificado pelo anel da haste que após uma pancada que dava final de curso (ia no batente) ficava distante do retentor exatamente a extensão de curso especificado pelo fabricante.

      Valeu


      -------------
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      Enviado por: paulo ferreira
      Data: 03 Ago 2012 as 20:04

      Dei uma pesquisada e descobri como fazer para ter o curso total das fox sem precisar saltar uma pirambeira e ter um impacto fortíssimo na mesma, podemos utilizar um reservatório externo, aumentando o volume de ar.




      Cortando a Haste do pistão em 20mm e assim aumentando o volume de ar.



      Lembrando que a fox 32mm tem somente uma câmara de ar, que é a positiva, a negativa utiliza mola helicoidal.






      Enviado por: lemarco
      Data: 03 Ago 2012 as 20:15
      Aff, eu desisto...


      Enviado por: W0LVER1NE_MG
      Data: 03 Ago 2012 as 22:44
      Originalmente Postado por paulo ferreira paulo ferreira Escreveu:

      ...descobri como fazer para ter o curso total das fox sem precisar saltar uma pirambeira e ter um impacto fortíssimo na mesma, podemos utilizar um reservatório externo, aumentando o volume de ar.
      Pode usar um reservatório externo sim... isso vai deixar a suspensão com um funcionamento mais linear (mais que a Reba) e fazer com que ela bata mais facilmente no final de curso.
      Você irá detonar ela rapidamente por ficar batendo no batente toda hora, e como terá perdido a garantia da suspensão (por tê-la modificado) vai ficar com um belo abacaxi caro na mão. Thumbs Up
      Os engenheiros estudam por anos a fio para desenvolver um sistema altamente eficiente de amortecimento, e em alguns minutos alguém inventa um jeito de estragar isso. Seria bastante interessante se o prof. Pardal lá do vídeo mostrasse como ficou o funcionamento na prática, aliás.

      (em tempo: existem amortecedores traseiros que usam reservatório externo, mas o intuito é poder fazer o shock trabalhar com pressões menores, o que diminui a necessidade de usar retentores super apertados e deixa o sistema mais robusto, menos sujeito a vazamentos.

      Valeu


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      Marcelo Faraway
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      Enviado por: Liternit
      Data: 03 Ago 2012 as 23:30
      esse Paulo é mais teimoso que eu LOL que o Wolve me corrija mas dar fim em curso nunca é recomendado, se isso acontece indica que você não usando a bike correta para o tipo de trilha que faz ou simplesmente regulou porcamente a suspensão.

      Se sua suspensão não chega ao fim do curso em um role de graças a deus.


      Enviado por: yurininja
      Data: 06 Ago 2012 as 15:45
      Sábado levei um baita tombo ao aterrissar numa raiz que bloqueou a passagem da minha roda dianteira, "voei" e caí de peito, a bike foi arremessada longe e caiu com a MagicShine no chão (que foi arrancada do guidão e teve seu suporte explodido).
      Faltou 1cm para a suspa dar fim de curso....



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