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Transporte de Bicicleta

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
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Tópico: Transporte de Bicicleta
Postado Por: Zappa
Assunto: Transporte de Bicicleta
Data de Publicação: 22 Jan 2009 as 18:55
Boa tarde,

Este é meu primeiro poste, logo gostaria de dar Oi a todos os participantes e me apresentar:
Moro em Curitiba, e comecei agora a pedalar, por uma questão de saúde e de sempre ter gostado mas nunca encarado :)

Como primeira pergunta, gostaria de saber se alguém utiliza aquele rack que vai em cima do Carro para transportar bicicleta. E qual é a opinião de quem tem ou teve um daquele...

Uma coisa que já imaginei é que se estiver sozinho.. provavelmente vai ser mais complicado colocar a Bike.... existe algo mais?

Desde já agradesço..




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Zappa
Curitiba PR



Respostas:
Postado Por: fsouza
Data de Publicação: 22 Jan 2009 as 21:23
Fala Zappa, seja bem vindo.
 
Utilizo este rack que você citou. O meu transporta com a roda dianteira no lugar.
Para colocar sozinho não tem difículdade alguma , não leva mais de 2 minutos.
Acho bastante seguro.
 
 


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 01:06
Zappa seja bem vindo... mas antes de postar veja através da pesquisa se não há um tópico igual ao que vc pretende. No caso há mais de um... vá lá e veja as respostas. Há muitas interessantes.

Quanto a colocar a bike em cima sózinho é questão de honra... rsrs.

Há uma técnica para fazê-lo que fica 'facinho'...


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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: caio-maringa
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 04:15
Cuidado ao transportar a bike lá encima, pq vi um quadro todo arrebentado, pq um infeliz decidiu entrar na garagem de casa e esquecer de sua pobre bike.


Postado Por: rrvirtual
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 09:44
Originalmente postado por caio-maringa caio-maringa escreveu:

Cuidado ao transportar a bike lá encima, pq vi um quadro todo arrebentado, pq um infeliz decidiu entrar na garagem de casa e esquecer de sua pobre bike.


Cara... eu chorava Cry

Bem lembrado, valeu a dica. As vezes o óbvio é bom ser avisado.. sempre tem quem esquece por não estar acostumado.


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Abraço,
Rodrigo


Postado Por: marcorn
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 10:39
Zappa, bem vindo!

Eu também uso esse rack, acho seguro e fácil. Uso 2 (para a minha bike e para a da Frau). É fácil colocar e tirar a bike deles. O rack em si é um pouco mais demorado por causa dos parafusos e tal. Eu não deixo eles no carro quando não estou usando mas conheço quem deixa lá fixo. Pode usar sem medo, são bons. Mas não esqueça das garagens!


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Postado Por: Zappa
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 12:06
Muito obrigado pelas dicas pessoal.....  e não esquecerei das garagens.......


Zappa


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Zappa
Curitiba PR


Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 12:35
Cara eu uso o de teto. Como tenho um Gol Quadrado... não dá pra usar os traseiros.

então... tenho um Eqmax Velox e um Delucca de garfo pra patroa, ambos são muito bons.

Como o pessoal disse só tomar cuidado com o teto!

Quando comprei a bike da minha namorada, no Shop Tatuapé em SP... deixei o carro lá no ultimo andar, e depois vim descendo... até ai normal... chega no finalzinho o teto tem um desnivel absurdo.... bom a bike bateu na luminária! hehehe Sorte que não aconteceu nada!

Ah os meus já deixo no rack... quando quero tirar, tiro o rack por inteiro com as calhas presa.





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Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 15:53
Opa primeiro post !!

Então eu tenho dois eqmax Velox (vai com a roda da frente) fiquei meio com o pé atras pois antes usava esse delluca que o Diego comprou de mim.... ele prende pelo garfo, sem a roda da frente, sentia ele mais seguro mas o velox até agora sem problema nenhum.. Quanto a colocar a bike em cima ... muito facil... deixa o rack todo pronto ai poe a bike do lado do carro segura pelo garfo e pelo cano do quadro que vai o canote. prontoo só levantar e encaixar ela na calha ... moleza !!!


Postado Por: Zappa
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 15:56
Galera..

Até quantas bikes vão?.. cabe umas 3?


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Zappa
Curitiba PR


Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 16:17
Cara... depende do numero de calhas pra bike que vc tem E o que o tamanho do teto do seu carro suportar.

Por ex.. no meu gol dá pra levar até 3 bikes. (isso se eu tiver 3 calhas)

No onibus do clube dos amigos da bike (CAB) levam umas 30 bikes heheh.

Abs


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Postado Por: Beto Marcicano
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 16:19
Poderiam inventa um rack de teto onde as bikes fossem deitadas não...

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Ibiúna, paraíso do MTB!



--==Japonese MTB by Miyata==--



http://superacaoblog.blogspot.com/


Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 16:39
Então mais importante que o espaço e a quantidade é o peso !!!

se seu rack do carro aguenta 30 kg duas bikes de 14kg e poco.


Postado Por: junqneto
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 17:18
Fala Zappa,
 
Comprei um rack desses, modelo Thule 530, e gostei muito. Ele é um dos modelos mais baratos da Thule, porém ele é mais caro que os das outras marcas. Optei por ele por 3 motivos:
 
1. Tem trava com chave tanto para a bike como para o rack no carro
2. O sistema para travá-lo no carro é semelhante ao quick-release da bike e facilita muito caso queira removê-lo.
3. A qualidade aparenta ser bem superior aos concorrentes (mas se paga mais por isso).
 
Gostaria de dar uma dica que me foi bem útil na minha primeira utilização:
- Na primeira vez que colocar a bike no rack, pegue uma fita métrica e meça a altura da bike em relação ao chão e memorize! Quase toda ponte, túnel, estacionamento e etc. tem uma marcação do vão livre e assim você não corre risco de enrroscar...
 
Digo isso porque no meu primeiro rolê eu fui passar sob um pequeno viaduto que eu tinha quase certeza que passaria, mas a medida descrita era 2,60m e minha bike estava à 2,80m do chão, ou seja, tive que arranjar um desvio...
 
Boa Trilha!
Neto.
 
 


Postado Por: darkvier
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 17:37
Opa!
achei num material na net
bem legal!!!
deve ajudar em alguma cisa!!!






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Prince Darkvier: Após ser infectado pela destreza e persistência procuro algo que me faça aumentar os meus limites...


Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 19:26
É thule é thule !!! qualidade sem comentários. maasss o preço é meio alto. 


Postado Por: junqneto
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 19:40

Concordo com você, mas o modelo 530 não é tão salgado como os modelos top de linha. Ele sai na faixa de R$ 240,00, versus R$ 140,00 dos concorrentes em modelo "semelhante". Praticamente 70% mais caro, mas vale a pena conferir de perto as diferenças. Considerando como um investimento em algo que não desgasta tanto, acho que vale pagar mais caro principalmente pelas trancas com chave. Da para tranquilizar um pouco naquelas paradas rápidas em posto de gasolina...  ;-)



Postado Por: junqneto
Data de Publicação: 23 Jan 2009 as 19:48

Resolvi postar uma foto do modelo citado:

 
(Será que mereço um brinde da Thule pela propaganda?....  )  Tongue
 


Postado Por: Fabio Cardoso
Data de Publicação: 24 Jan 2009 as 01:07
Eu uso esse aí...Excelente!!  Depois de anos usando as calhas...É muito melhor não ter que tirar a roda da frente e também dá mais segurança, pois depois de preso vc. tranca com a chave e aquilo não abre de jeito nenhum.
 
Uma das fotos aí de cima me lembrou o tempo das calhas em que também tive que cortar para poder prender a bike com freio a disco.  Mas essa dá foto tá muito mal cortada hein??/  Oh servicinho de ogro!!


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Se Maomé não vai a montanha não sabe o que está perdendo!



http://s1.br.bitefight.org/c.php?uid=75443



Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 24 Jan 2009 as 02:22
É Realmente essa questão da chave é bem útil mesmo


Postado Por: Quasenada2008
Data de Publicação: 24 Jan 2009 as 17:41
Uso da Eqmax...

É perfeito e tem um ótimo custo benefício (fica em torno de 450 reais já o rack + 2 suportes)

Na minha oopinião é o jeito mais rápido, simples e prático para carregar no carro, Aqueles que vão atrás além de tampar a plca e poder tomar uma multa, corre o risco de riscar o carro ainda.

NOTA : Claro que os da Thule tem melhor acabamento e são mais bonitos visualmente, mas o preço assusta; o mesmo pro meu carro só que Thule sairia por 1150 reais aqui em SJcampos - Gamaia.

Segue uma foto do que tenho no meu Civic.

Recomendo.

Abraços...

http://imageshack.us">
http://g.imageshack.us/img98/dsc00494wz6.jpg/1/">

http://imageshack.us">
http://g.imageshack.us/img204/eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeve0.jpg/1/">

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"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena."


Postado Por: Igor Bambu
Data de Publicação: 24 Jan 2009 as 19:35
É isso aí Quasenada2008 (??)!!! eu to pra comprar eqmax!! a maioria do pessoal aqui da cidade que usa rack de teto usam esse eqmax.
Eu fiz um orçamento e ficou R$150,00 um rack + R$70 o par de longarinas!
Logo logo eu ponho eles!
flws


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"Não dá pra levar toda a riqueza que eles tem lá pro céu!" (Ximú - Não dá pra levar)

"A dor é passageira, desistir dura para sempre!" (Lance Armstrong)


Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 24 Jan 2009 as 20:34
ééé esse eqmax é show... o meu eu preciso virar um pra tras tbm... tinha virado só  o parafuso pra poder rosquear mais fácil mas ai ele não encaixa no recorte quadrado do braço... no fum fico mais dificil hehehehehehe 


Postado Por: marcorn
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 14:11
As 2 (minha + da Frau) sobre o teto:



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Postado Por: the brave
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 14:48


Viajo constantemente entre SP/RJ/MG e sempre levo minha bike.
Uso esse suporte da Thule há mais de 5 anos e nunca tinha tido problema até então com transporte de bike ... O problema não foi com o rack ...

Semana passada indo para MG (especificamente para Moeda pela serra de Belo Vale), quando após vários trechos de muito buraco em estrada de terra (período pós chuva em MG) comecei a ouvir um barulho de vez em quando no teto do carro e pela sombra da bike, a vi balançando lateralmente. Repentinamente um barulho mais forte.. Paro o carro, e constato que a barra dianteira do Rack do ECO SPORT (item de fábrica), onde o suporte é preso, estava partida, essa barra é de ALUMÍNIO, oca e sem nenhum reforço (um ferro na parte interior) para evitar esse tipo de situação.

Graças a Deus tenho familiares em BH que após muito barganhar consegui comprar 1 barra para repor a partida ... Tinha pensado em soldá-la, mas estava em uma cidade muito pequena e também tinha minhas dúvidas de que o serviço ficaria à contento e seguro. Mas pude aproveitar minha semana de férias em Moeda e retornar com a família inteira no carro.

Depois eu tiro uma foto da barra e posto aqui para vocês...



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William


Postado Por: darkvier
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 14:54
Quantas bikes no total cabem em cima do carro com esse nogocio de coisa???

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Prince Darkvier: Após ser infectado pela destreza e persistência procuro algo que me faça aumentar os meus limites...


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 15:09
Rack de teto atrapalha na hora de lavar o carro.
Também tem que diminuir a velocidade do carro ao transportar as bikes.
Esses são os inconvenientes, ao meu ver.



Dentro do carro: Você anda na mesma velocidade, corre menos risco de ter a bike furtada (subtraída) mas pode sujar bastante o carro por dentro , principalmente após a trilha.


Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 16:17
Caramba... Quem disse que O Uno Mille é pequeno! Carregando 4 bikes! heheh.

Mas então... esse é o grande problema de carregar dentro do carro a bike... além da sujeira, quem tem carro compacto sofre pra por dentro dele! heheh.


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Postado Por: marcorn
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 16:22
Originalmente postado por darkvier darkvier escreveu:

Quantas bikes no total cabem em cima do carro com esse nogocio de coisa???


Olha, no Ecosport cabem 03 no teto sendo 01 invertida (com guidão para trás) e 02 de frente.


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Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 16:29
Rack de teto atrapalha na hora de lavar o carro.
Também tem que diminuir a velocidade do carro ao transportar as bikes.
Esses são os inconvenientes, ao meu ver.



Dentro do carro: Você anda na mesma velocidade, corre menos risco de ter a bike furtada (subtraída) mas pode sujar bastante o carro por dentro , principalmente após a trilha.


Postado Por: Alcaide
Data de Publicação: 26 Jan 2009 as 22:58
Bom, depois de ter sido surpreendido por um policial (sic) por que eu estava levando duas bikes dentro do carro (eu estava com o banco traseiro rebatido), estou prestes a comprar um rack de teto para por a minha Cindy lá em cima. E como pretendo comprar um rack da equimax, vai aqui uma dica para não ter a bike surrupiada em estacionamentos de postos de gasolinas: coloca dois cadeados destes de cabo de aço, próprios pra bikes, preso nas rodas (é só enrolar entre a roda e a calha). Pronto, solução simples e barata.

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Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 00:22
Os racks de teto dependem de dois fatores: do rack em si e da calha.
Estaremos fabricando um modelo de calha bem barato. Os protótipos ainda pré linha foram feitos artesanalmente por mim e um amigo. Os racks são de perfil baixo e aerodinâmicos da Carmetal.
Vejam:
http://img142.imageshack.us/my.php?image=sl371123yp9.jpg">
Haverá três modelos e preços para todos os bolsos: aço, alumínio e inox...



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Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 00:54
Ai ta com minha bike antes do Tora Bora,  e a Elite da minha namorada.




Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 02:40
Olha a minha calha com a bike ae!!!!



A Patroa entrou de Xereta na foto! Smile


Como nem tudo são flores, antigamente levava ela assim! mas foi por pouco tempo!




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Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 02:58
Foto Diego? Que foto?

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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 11:50
Originalmente postado por DiegoAlisson DiegoAlisson escreveu:

Caramba... Quem disse que O Uno Mille é pequeno! Carregando 4 bikes! heheh.


caberia mais uma , se tivesse outra calha, no teto, virada ao contrário. 3 no teto.


Postado Por: Cesar_cwb
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 16:56
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

Bom, depois de ter sido surpreendido por um policial (sic) por que eu estava levando duas bikes dentro do carro (eu estava com o banco traseiro rebatido), estou prestes a comprar um rack de teto para por a minha Cindy lá em cima. E como pretendo comprar um rack da equimax, vai aqui uma dica para não ter a bike surrupiada em estacionamentos de postos de gasolinas: coloca dois cadeados destes de cabo de aço, próprios pra bikes, preso nas rodas (é só enrolar entre a roda e a calha). Pronto, solução simples e barata.

Hamm??? Qual o problema em levar a bike dentro do carro??  


Postado Por: Zappa
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 17:01
Não pode levar bike dentro do carro?

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Zappa
Curitiba PR


Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 17:03
Originalmente postado por Cesar_cwb Cesar_cwb escreveu:

Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

Bom, depois de ter sido surpreendido por um policial (sic) por que eu estava levando duas bikes dentro do carro (eu estava com o banco traseiro rebatido), estou prestes a comprar um rack de teto para por a minha Cindy lá em cima. E como pretendo comprar um rack da equimax, vai aqui uma dica para não ter a bike surrupiada em estacionamentos de postos de gasolinas: coloca dois cadeados destes de cabo de aço, próprios pra bikes, preso nas rodas (é só enrolar entre a roda e a calha). Pronto, solução simples e barata.

Hamm??? Qual o problema em levar a bike dentro do carro??  



Bom na verdade alguns policiais encanam com qualquer coisa.

Uma vez meu chefe estava levando a bike pra praia em cima do carro (ele tem uma Eqmax velox) a policia parou ele dizendo que o rack que prendia pelo quadro é proibido, que o ideal seria os que são presos pelo garfo.

Bom... ele se irritou e mandou mostrar a tal lei, como o guarda não tinha desconversou e acabou liberando ele.

Doideira não!!!?!?!


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Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 27 Jan 2009 as 23:05
Na verdade o que eu andei lendo sobre o assunto é que a bike ou qualquer outro objeto, caiaque, prancha, etc, pode ser carregado porém deve ser em dispositivo especifico.

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Helisson Araujo.


Postado Por: Mesquita
Data de Publicação: 02 Fev 2009 as 18:37
E pra transportar em caminhonetes sem deixar a bike solta? Tem algum rack específico?

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Mateus Mesquita
Belo Horizonte MG


Postado Por: charles247
Data de Publicação: 02 Fev 2009 as 20:57
Tem dois que eu vi no site da thule

http://www.thule.com/Thule/Page____78096.aspx

abraços



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Em paz com minhas bikes.....


Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 02 Fev 2009 as 21:06
Não sei a marca e não sei onde vende... mas tem umas travessas que vc pode colocar na caçamba ai nessas travessas vc pode fixar as calhas normalmente como se fosse no teto to carro !

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Helisson Araujo.


Postado Por: Mesquita
Data de Publicação: 02 Fev 2009 as 21:41
Rapaz é caro pra diabo! Outro dia vi uma adaptação que creio ser a solução. O camarada fixou dois cubos dianteiros no Santo Antonio. Barato mas será que é seguro? 

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Mateus Mesquita
Belo Horizonte MG


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 02 Fev 2009 as 23:32
Tem um que uso na camionete do meu pai. Fica muito bom e carrega 4 bikes, e sobra espaço pra bagagem embaixo.

Quando colocar as bikes no carro posto fotos, mas vai demorar.


Postado Por: Mesquita
Data de Publicação: 12 Fev 2009 as 18:58
Depois de muito pesquisar fiquei desanimado com os preços dos racks e com a possibilidade de ter que furar a caçamba para fixá-lo. Acabei por criar uma solução reaproveitando peças usadas. Posto aqui como uma sugestão simples para fixar a bike no santo Antônio da pick-up. Usei um grampo para cabo de aço na medida de 1 e 1/4 (encontrei em um ferro velho de indústria na av. dos Andradas por 10 reais), um tubo comum de 3/4 e duas arruelas soldadas em cada de seus lados (fornecidos pelo serralheiro) e um eixo com blocagem (comprado na campolina's por 17 reais). O serralheiro vizinho me cobrou 10 reais pelo serviço, totalizando 37 reais. Falta apenas revesti-lo internamente com borracha para não arranhar o santo antônio, além de uma pintura para melhorar seu aspecto. Depois postarei as fotos com ele com o acabamento final e fixado.

http://img502.imageshack.us/my.php?image=grampo3db3.jpg">

http://img153.imageshack.us/my.php?image=grampo2lz6.jpg">

http://img14.imageshack.us/my.php?image=grampo1km5.jpg">

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Mateus Mesquita
Belo Horizonte MG


Postado Por: Helisson Araujo
Data de Publicação: 13 Fev 2009 as 01:02
Ae gelera
Sem querer achei uma foto interessante ....




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Helisson Araujo.


Postado Por: ricardomiura
Data de Publicação: 16 Mar 2009 as 22:56
Aguem usa o suporte que vai atras do carro, sem ser o de pino bola ? Queria saber se é bom. Ou se o melhor mesmo é o de teto.


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 00:05
Pessoal, pra apimentar o tópico:
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=25008&id_sessoes=1/template_interna_noticias.shtml

Dentre o resto do texto, deveras interessante, cabe aqui esse trecho:

A outra possibilidade apontada pelo inspetor é o transporte da bicicleta sobre o teto. Segundo ele, e também de acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (antiga Polícia Rodoviária Estadual), é uma opção simples e menos sujeita a multas, já que dificilmente, em cima de um automóvel, a bicicleta ultrapassará a altura máxima de 4,40m, limite máximo permitido para o conjunto carro/bicicleta.

Contradição
Mas o procedimento não é tão seguro. De acordo com o assessor de comunicação da 1ª Companhia de Polícia de Trânsito Independente de Belo Horizonte, cabo Márcio Roberto Pereira, não é possível colocar a bicicleta sobre o teto, pois ultrapassa 50cm, que é a altura máxima permitida para carga em automóveis e veículos mistos, de acordo com a Resolução 577. O policial também reconhece a dificuldade do motorista e afirma que o mais importante é que o transporte seja feito de forma a não atrapalhar a visibilidade e comprometer a segurança. Mas ele avisa: o transporte inadequado está sujeito à multa de R$ 127,69 mais cinco pontos no prontuário do motorista, já que se trata de infração grave.

A interpretação do policial, de acordo com o Denatran, está correta. Pela explicação do órgão, quando cita a altura máxima permitida, a Resolução 549 faz referência a artigo do antigo Código Nacional de Trânsito, já extinto. E, portanto, ficaria realmente a cargo da Resolução 577 regulamentar a questão. Assim, se no teto, finaliza o Denatran, as bicicletas têm que ser transportadas deitadas e não em pé.

É interessante ler todo o texto ;)


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 00:12
Originalmente postado por ricardomiura ricardomiura escreveu:

Aguem usa o suporte que vai atras do carro, sem ser o de pino bola ? Queria saber se é bom. Ou se o melhor mesmo é o de teto.


Ricardo, uso um da Altmeyer e é bom, só amarrar bem,


Postado Por: Guicas
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 00:30
aquele que prende na bola atras é bom, mas ele tampa a placa. Isso é ilegal não é??


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 00:39
Se tampar a placa tem que colocar uma placa adicional regularizada pelo Detran, tem um suporte da Thule que fixa a placa e luzes de sinalização adicionais para evitar essa encrenca, além disso a bike não pode passar a largura máxima do veículo (medida até os retrovisores)
EU acredito que o jeito mais certo (legalmente falando) de carregar a bike é num transbike traseiro, de engate acho mais firme, com um kit como o da Thule com luzes e placa adicionais, sem passar a largura do carro (talvez seja necessário tirar a roda dianteira ou traseira) já que existe legislação que proibe transporte de quaisquer cargas a uma altura X pra cima do veículo e com determinado peso, o que pode embasar o policial pra te multar


Postado Por: andrefub
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 01:15
Uso um thule 968, no meu carro ele não tampa a placa.




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Bom Pedal...

Sempre


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 01:46
Eu queria comprar um corsa desses modelos mais novos, a placa fica no PC do carro e as lanterna nas colunas em posição elevada = só alegria hahaha


Postado Por: ricardomiura
Data de Publicação: 17 Mar 2009 as 02:57
Alguem já usou ou conhece um da marca saris? 
http://www.saris.com/p-299-bones-3-bike.aspx


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 22 Mar 2009 as 17:25
Agora eu to confuso. Se compro o rack pra carregar atrás do carro vai bloquear a placa e levo multa. Se coloco a calha em cima tb é contra a lei. E agora?

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 22 Mar 2009 as 21:54
Exatamente esse o problema Hamud
Carregar em cima tem dois problemas:
Peso máximo ( dependendo da quantia de bikes + rack, mas ninguém afere isso)
Altura máxima excedente

Carregando na traseira do carro tb tem dois problemas:
Tampar placa
Tampar lanternas traseiras

EU acho que a forma mais "dentro da lei" é carregar atrás, com um suporte de placa extra e luzes adicionais, já que na altura máxima a única forma de carregar a bike dentro da lei seria com ela deitada, mas não existe suporte assim...



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Scott Spark 970


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 22 Mar 2009 as 22:17
Puts, mas aí o valor vai às alturas. Só o transportador custa mais de 1K, sem contar que tem que colocar engate ainda...

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
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Postado Por: cirso
Data de Publicação: 22 Mar 2009 as 22:49
Não necessariamente Hamud, dá pra usar um rack traseiro (pode ser de engate ou não - prefiro de engate) + o suporte adicional, a THule tem um suporte adicional de placa e luzes pronto, não chega em 1k, mas ainda fica carinho 

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Scott Spark 970


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 22 Mar 2009 as 23:48
O único suporte traseiro que encontrei que não cobriria a placa do meu Polo sedan seria este aqui:



Esse custa R$902,00, mas segundo o site só serve em carro hatch e station wagon.


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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 00:35
Hamud, acho que esse suporte com a bike ultrapassa muito a altura máxima não?
Mas achei interessante por não cobrir placa nem lanterna
No Polo sedan (e demais sedans) algo interessante seria um suporte com base na tampa do PM, assim não tampa placa nem lanternas e talvez não fique tão alto


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Scott Spark 970


Postado Por: andrefub
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 00:50
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Eu queria comprar um corsa desses modelos mais novos, a placa fica no PC do carro e as lanterna nas colunas em posição elevada = só alegria hahaha


O meu carro é um corsa Hatch 2007, só comprei este rack por não tampar a placa e pq a lanterna fica atrás dos aros.


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Bom Pedal...

Sempre


Postado Por: DiegoAlisson
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 04:19
O único jeito é comprar uma pick-up!!! ai vc leva as bikes sem problemas!!! hehehe

Mas realmente essas leis é um porre... num pode isso, num pode aquilo. Mas grande parte do pessoal usa rack de teto.

Eu particularmente não arriscaria levar minhas bikes na traseira de um carro... vai que um zé mané esquece de frear no semáforo e acaba destruindo a magrela, e a traseira do carro tbm!!!

No teto é só vc ter noção de altura e não entrar em nenhum estacionamento de shopping e ficar enroscado lá hahaha (já fiz essa burrada heheh)


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A Groovezona Riff 90
GoNew Endorphine 6.1


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 14:34

A única coisa que me deixa na dúvida quanto à rack de teto é a questão de legislação. Colocar atrás não dá mesmo, além de bloquear a placa e as lanternas do carro me bloqueia toda a visibilidade traseira, o que corrobora ainda mais para um possível batida atrás.

Acho que pra ficar tranquilo mesmo só colocando a bike no porta-malas. Vou ter que arranjar aquelas cordas elásticas com ganchos e aproveitar que o porta-malas do Polo tem olhais para esse tipo de gancho. O problema é ter que ficar tirando a roda da frente e tomando cuidado para não riscar nada...



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Postado Por: Wagnera - Jundiai
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 19:13
Ai Andre, como vai?
 
no site da Thule tem uma resposta para sua duvida, veja abaixo:
 
Como fica a questão legal para esses suportes de engate da Thule, sabendo que ele encobre a placa e as luzes traseiras, e mesmo tendo um suporte para uma placa adicional, existe a questão do lacre.

Vocês sabem se existe uma maneira de utilizar o suporte sem correr o risco de punições pelos guardas rodoviários?
As leis brasileiras dizem que não podemos obstruir as placas e as lanternas traseiras, então como uma interpretação da lei disponibilizamos o acessório “Placa de luzes 976”.

Este acessório possui:

Luz da Seta
Luz de Freio
Luz da Placa
Luz da Lanterna
Fiação para conectar no engate de forma que todas as luzes funcionem corretamente.
Local apropriado para fixar a placa traseira.

Em todos os casos não é necessário lacrar uma nova placa do veiculo na Placa de Luzes da Thule. O que deve ser feito é solicitar para que aumente o lacre da placa traseira do veiculo de tal maneira que possa ser fixada a Placa de Luzes da Thule.

Como interpretação da lei muitos consumidores solicitam uma nova placa igual a placa dianteira do carro e fixam na Placa de Luzes da Thule sem a necessidade de utilizar um lacre.

A Resolução da lei que permite a utilização desta Placa de Luzes da Thule é:

Resolução 231 de 15 de março de 2007

Art 9:. "A segunda placa de identificação será aposta em local visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores".


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Astro Centurion Black, Fox Fork, Sram X-9


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 23:29
Bom, acho que agora fiquei mais tranquilo. Estive dando uma pesquisada e achei isto:

Resolução 549/79:

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

RESOLUÇÃO Nº 549, DE 05 DE JULHO DE 1979

Resumo Descritivo:

Permite o transporte de bicicleta na parte externa dos veículos de transporte de passageiros e mistos.

O Conselho Nacional de Trânsito, usando das atribuições que lhe confere o artigo 9º do Regulamento do Código Nacional de Trânsito; e,

Considerando o disposto no item XXXII do artigo 181 do mesmo Regulamento;

Considerando a conveniência em conduzir as bicicletas das áreas das grandes metrópoles para os locais onde devem ser utilizadas, praias e campos recreativos do interior das Unidades Federativas;

Considerando que o uso da bicicleta atende a recomendação constante do Decreto nº 79.133/77 e proporcionará economia de combustível;

Considerando o que consta dos Processos nºs 126/77 e 12.596/79 e a Decisão do Colegiado em sua Reunião do dia 18.06.79,

R E S O L V E

Art. 1º - Fica permitido o transporte de bicicleta na parte posterior externa e sobre o teto dos veículos de transporte de passageiros e misto.

Art. 2º - A bicicleta transportada dever ser fixada à estrutura do veículo por dispositivo apropriado, de forma a não atentar contra a segurança do veículo e do trânsito.

Art. 3º - A bicicleta não deverá exceder à largura do veículo, nem impedir a visibilidade do condutor através do seu vidro traseiro, nem obstruir as luzes do veículo.

Art. 4º - Após instalada a bicicleta não deverá ultrapassar o limite máximo de comprimento e altura estabelecido para os veículos pelo artigo 81 do R.C.N.T. Que diz que a altura máxima não deve ultrapassar 4,4m.

Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogada a Resolução nº 515/77.

Brasília-DF., 18 de junho de 1979.

CELSO CLARO HORTA MURTA
Presidente

Publicado no D.O. de 05/07/79.



A resolução que fala dos 50 centímetros é a 577/81, a qual se aplica a bagageiros e não a bicicletas, como pode ser visto a seguir:

Resolução 577/81 do Conselho Nacional de Trânsito:

Artigo 1: É permitido o transporte de cargas acondicionadas em bagageiros e de equipamentos e utilidades indivisíveis presos a suportes apropriados devidamente afixados na parte superior externa da carroceria.

Parag 1: O bagageiro com carga na altura máxima de (50) cinquenta centimetros e suas dimensões , não ultrapassarão comprimento e largura da parte superior da carroceria.

Parag 2: As dimensões dos equipamentos e utilidades, indivisíveis, não excederão a largura e comprimento total do veiculo.

Só que tem um porém, todos esses artigos foram susbtituidos no novo código de trânsito e não consigo achar os novos. Essa legislação brasileira é muito confusa...


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ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 23:38
Exato Hamud, por isso o transbike de porta malas é mais legalizado que o de teto, por causa dessa altura de 50cms, basta não tampar lanternas e placas, ou utilizar suporte à parte para placa lanternas

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Scott Spark 970


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 23 Mar 2009 as 23:55
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Exato Hamud, por isso o transbike de porta malas é mais legalizado que o de teto, por causa dessa altura de 50cms, basta não tampar lanternas e placas, ou utilizar suporte à parte para placa lanternas


O de teto não deixa de estar certo, já que a llimitação de 50 centímetros é só para bagageiros...

O problema é que não consigo achar as resoluções que tratam disso no novo código de trânsito.


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Postado Por: cirso
Data de Publicação: 24 Mar 2009 as 00:10
Nem vai achar Hamud, por bagageiro entende-se qualquer carga externa no teto por sobre um bagageiro ou rack (que tb é conhecido como bagageiro), e é 0,50cm
O de teto é errado, excede a altura máxima permitida


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Scott Spark 970


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 24 Mar 2009 as 00:45
Mas pow, aquela resolução 549 trata exclusivamente do transporte de bicicleta e diz que pode contanto que não ultrapasse 4,4m de altura total.

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MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 24 Mar 2009 as 00:58
Pois é hamud, mas ela é de 79, embora ainda esteja vigente, mas outras resoluções limitam a altura máxima em 50cms

Assim, pode respeitando a altura máxima do veículo de 4,4 metros E a altura máxima acima do teto de 50cms

É a nossa legislação, tem 80 coisas falando da mesma coisa mas não dizem coisa com coisa, aí ficamos à mercê da interpretação do Policial

Assim, a única forma de não desrespeitar é carregar no transbike traseiro, com luzes adicionais e placa adicional (ou com lacre maior, sendo fixada no transbike)

Matérias interessantes:
http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=506&Itemid=49
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL733791-9658,00-VEJA+QUAL+E+A+MELHOR+MANEIRA+DE+LEVAR+SUA+BICICLETA+NO+CARRO.html



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Scott Spark 970


Postado Por: Match
Data de Publicação: 24 Mar 2009 as 14:11
Tô vendo aí que os ciclistas em geral tem carro do ano, exceto o fiat 147

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Abraços,

M a t c h


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 24 Mar 2009 as 15:12
O meu é carro do ano de 98 haeuhuaheuaheuahueha

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Scott Spark 970


Postado Por: marcorn
Data de Publicação: 25 Mar 2009 as 16:07
Uma lei só anula outra quando deixa isso bem claro. O novo CTB não anulou a resolução 549. Portanto ela continua valendo até prova (resolução) em contrário.

Cansei de passar em posto de PRE, PRF, blitz e ter viaturas de polícias rodoviárias atrás do meu carro com as bikes no teto e nunca empombaram com elas. Mas sempre tenho comigo a 549 para explicar que ela não foi (ainda) abolida ou revogada pelo CTB.

Tem algum colega que já levou multa por bikes no teto, recorreu usando a 549 e perdeu o recurso para testemunhar?

Aqui no fórum tem outra discussão sobre o caso de levar no teto que me convenceu mais de que é legal do que a opinião do "cabo Márcio". Duvido que o Denatran de pronunciou "oficialmente" sobre isso.


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Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 25 Mar 2009 as 16:33
Originalmente postado por Cirso Cirso escreveu:

Pois é hamud, mas ela é de 79, embora ainda esteja vigente, mas outras resoluções limitam a altura máxima em 50cms

Assim, pode respeitando a altura máxima do veículo de 4,4 metros E a altura máxima acima do teto de 50cms

É a nossa legislação, tem 80 coisas falando da mesma coisa mas não dizem coisa com coisa, aí ficamos à mercê da interpretação do Policial

Cirso, infelizmente há um engano da sua parte. A resolução 549 continua em vigor... Outras resoluções não revoguem expressamente não conflitam. Os 50 cm é para bagagem... a bike é permitida.
Já com relação ao rack de traseira se for analisar bem a fundo nenhum é legal pois o comprimento da bike é maior que a largura da maioria dos carros (excetos SUV e outros de grande porte) e portanto não está de acordo com a lei.
Em nenhum carro, no Transbike de Traseira a bike deixa de tampar parte das lanternas ou das placas... é só ver nas fotos postadas neste tópico.


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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 25 Mar 2009 as 17:03
Originalmente postado por marcorn marcorn escreveu:

Uma lei só anula outra quando deixa isso bem claro. O novo CTB não anulou a resolução 549. Portanto ela continua valendo até prova (resolução) em contrário.

Cansei de passar em posto de PRE, PRF, blitz e ter viaturas de polícias rodoviárias atrás do meu carro com as bikes no teto e nunca empombaram com elas. Mas sempre tenho comigo a 549 para explicar que ela não foi (ainda) abolida ou revogada pelo CTB.

Tem algum colega que já levou multa por bikes no teto, recorreu usando a 549 e perdeu o recurso para testemunhar?

Aqui no fórum tem outra discussão sobre o caso de levar no teto que me convenceu mais de que é legal do que a opinião do "cabo Márcio". Duvido que o Denatran de pronunciou "oficialmente" sobre isso.

Originalmente postado por Mr. Sergius Mr. Sergius escreveu:

Cirso, infelizmente há um engano da sua parte. A resolução 549 continua em vigor... Outras resoluções não revoguem expressamente não conflitam. Os 50 cm é para bagagem... a bike é permitida.
Já com relação ao rack de traseira se for analisar bem a fundo nenhum é legal pois o comprimento da bike é maior que a largura da maioria dos carros (excetos SUV e outros de grande porte) e portanto não está de acordo com a lei.
Em nenhum carro, no Transbike de Traseira a bike deixa de tampar parte das lanternas ou das placas... é só ver nas fotos postadas neste tópico.

Bom, era nisso que estava me baseando, no fato de que não vi nenhuma resolução no novo CTB que anulasse a 549. No entanto, a regulamentação de máximo de 50 cm acima do teto deixa as coisas meio confusas.

O meu maior medo era investir no suporte de calha para o teto e acabar tendo prejuizo caso representasse uma contravenção.



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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 25 Mar 2009 as 17:34
Mas gente, não falei que o CTB anula a 549, olhem meu post:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Pois é hamud, mas ela é de 79, embora ainda esteja vigente, mas outras resoluções limitam a altura máxima em 50cms

Assim, pode respeitando a altura máxima do veículo de 4,4 metros E a altura máxima acima do teto de 50cms

É a nossa legislação, tem 80 coisas falando da mesma coisa mas não dizem coisa com coisa, aí ficamos à mercê da interpretação do Policial

Assim, a única forma de não desrespeitar é carregar no transbike traseiro, com luzes adicionais e placa adicional (ou com lacre maior, sendo fixada no transbike)

Matérias interessantes:
http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=506&Itemid=49
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL733791-9658,00-VEJA+QUAL+E+A+MELHOR+MANEIRA+DE+LEVAR+SUA+BICICLETA+NO+CARRO.html



leiam as matérias do link, até a PR afirma que não pode pq uma confunde a outra, mas há, entre eles e o CONTRAN um consenso para deixar o pessoal passar

No meu corsa a bike vai no transbike de porta malas, se tirar uma roda fica sossegada dentro dos limites, mas ontem carreguei a nova (que é 21") e nem isso precisou, pq os limites do carro são até os extremos dos retrovisores


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Scott Spark 970


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 25 Mar 2009 as 17:47
Hamud, na verdade o único transbike de traseira que menos fere a lei é o da foto que vc postou, pois apenas excede a largura do veículo, todos os demais totalmente "outlaw".  O do Cesar Ribeiro na traseira do valente Uno excede a largura, cobre as lanternas e a placa! O Thule da foto do Andrefub também cobre as lanternas e parte da placa...
Se se deparar com um guarda querendo implicar razões não vão faltar.
Quanto à resolução temos que a norma especial vale mais que a geral (princípio de direito)... assim a regra geral de 50 cm acima do teto para bagagem, deve ceder à especial que fala ser permitido bikes no teto.

Cirso: na verdade vc insiste no engano e até grifou em vermelho: não é E, mas sim OU... bagagem 50 cm OU sem esse limite até 4 metros se for bike!


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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 24 Nov 2009 as 12:41
Moçada

Enfim, após pesquisas, etc. e tal, ressuscito o tópico

Nesse meio tempo troquei de carro, comprei um fiesta hatch 09
E no último fds comprei um rack thule 970 express:




E um suporte Thule976 (luzes + placa com iluminação):

Além dessa placa de luzes, o fiesta tem lanternas elevadas e a placa adicional similar à dianteira eu já tenho, mais alguma dica recomendam além disso tudo carregar a 549 no carro??

Preciso estar municiado pois vou pro Sul com isso tudo  hehehe

Valeu moçada









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Scott Spark 970


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 24 Nov 2009 as 23:37
Que vergonha!! Vocês ciclistas deveriam estar levando um carro preso à bike (como um legítimo ciclista que usa a bike como meio de transporte), e não bikes presas no carro!! hehehehehehe

Brincadeiras à parte, alguém sabe se existe algum tipo de proibição ao se transportar a bike dentro do carro? No caso de pranchas de surf isso sempre gera problemas no trajeto até a praia. Fui obrigado a comprar um daqueles racks de fita para evitar as complicações com a lei.


Postado Por: andrefub
Data de Publicação: 25 Nov 2009 as 01:06
Originalmente postado por brunoFTL brunoFTL escreveu:

Que vergonha!! Vocês ciclistas deveriam estar levando um carro preso à bike (como um legítimo ciclista que usa a bike como meio de transporte), e não bikes presas no carro!! hehehehehehe

Brincadeiras à parte, alguém sabe se existe algum tipo de proibição ao se transportar a bike dentro do carro? No caso de pranchas de surf isso sempre gera problemas no trajeto até a praia. Fui obrigado a comprar um daqueles racks de fita para evitar as complicações com a lei.


Não sei, mas nada que uma lida no CTB não resolva.


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Bom Pedal...

Sempre


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 25 Nov 2009 as 16:37
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Moçada

Enfim, após pesquisas, etc. e tal, ressuscito o tópico

Nesse meio tempo troquei de carro, comprei um fiesta hatch 09
E no último fds comprei um rack thule 970 express:




E um suporte Thule976 (luzes + placa com iluminação):

Além dessa placa de luzes, o fiesta tem lanternas elevadas e a placa adicional similar à dianteira eu já tenho, mais alguma dica recomendam além disso tudo carregar a 549 no carro??

Preciso estar municiado pois vou pro Sul com isso tudo  hehehe

Valeu moçada



Não gostei do THULE 970 Xpress porque ele não tem alças na parte de cima para evitar que a bike gire (e vai girar) e ficar batendo no carro durante o transporte.

Mais um ponto contra: ontem conversei com um ciclista e ele disse que teve o suporte de bikes (3) THULE furtado. O malandro tinha a chave que tira a porca embaixo do engate  e levou o suporte THULE.
Vão ter que inventar um sistema anti-furto para bola de engate!!!!


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 25 Nov 2009 as 19:39
Sobre a fita já pensei nisso e pretendo fazer uma pra "travar" o suporte nas laterai, ou quero montá-lo e ver se dá pra fazer uma trava na área do suporte do engate, creio que seja mais fácil ainda

Sobre furto, a bike e o trnasbike só ficarão ali comigo por perto, não pretendo deixar no carro por um tempão longe dele (como as vezes vejo uns transbikes assim), por isso quis de engate, rápido de tirar e de colocar

Ah, comprei o thule 970 domingo, operadora de cartão aprovou segunda, e hoje já está lá em casa (estou em Brasília e ainda não vi), a Netshoes enviou via sedex o.O

Vamos ver o tempo de entrega pra placa de luzes...


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Scott Spark 970


Postado Por: biluongo
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 00:41
Pessoal,

Sou nova aqui no fórum... Meu nome é Bianca, tenho 24 anos e comecei a pedalar recentemente com meu noivo...

Ontem fomos em um encontro do CAB... Foi super legal tirando a parte de chegar e voltar do local... Temos um suporte EQMAX pra colocar no porta-malas que fica balançando MUITO... Dá até medo de andar com as bikes lá...

Enfim, estive procurando e queria a opinião de vocês quanto ao Thule ClipOn 9104. Preferimos esse suporte traseiro ao invés do de rack pois vamos utilizar tanto no meu carro como no dele (C3 e Clio.

Alguém tem esse modelo? Sabe se dá pra usar em qualquer carro? E o mais importante... Fica balançando? LOL

Mto obrigada!!!


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Bianca


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 00:51
Acho que tem um nos classificados pra vender, não conheço mas curti muito esse suporte 9104
Porém, deve fazer uma boa "alavanca" com o peso das bikes, aí pra balançar vai depender muito


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Scott Spark 970


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 09 Dez 2009 as 02:17
Pessoal, quero reforçar o thule 970 pra ele não girar, queria montar umas cintas como essas: http://www.biketechmogi.com.br/loja/images/rec_alt%20transbike%20tras.jpg

O que me aconselham pra montá-las? como montar aquela "chapa-gancho" que vai na lata?

Valeu


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Scott Spark 970


Postado Por: biluongo
Data de Publicação: 10 Dez 2009 as 14:11
Pessoal,
 
Compramos o Thule 9104 e realmente é muito bom... Balança super pouco... Pouco mesmo! Recomendo!
 
É caro mas evita a dor de cabeça de ficar preocupado se a bike vai cair ou riscar o carro e é bom pois pode-se usar em carros diferentes sem grandes dificuldades!
 
Clap


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Bianca


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 11 Dez 2009 as 12:54
Pessoal, segue as fotos do meu transbike instalado ontem:







Placa de luzes instalada e ligada (foto horrível de cel mas dá pra ter uma idéia):








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Scott Spark 970


Postado Por: Night Rider
Data de Publicação: 11 Dez 2009 as 18:16
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Pessoal, segue as fotos do meu transbike instalado ontem:







Placa de luzes instalada e ligada (foto horrível de cel mas dá pra ter uma idéia):






 
 
Cara, não é por nada não mas acho que esse pneu da bike "sobrando" pra fora da lateral do carro eu acho que não pode...


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Scott Scale
Super Italy 12v


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 11 Dez 2009 as 18:54
Não pode, é que fiquei com preguiça de tirar ele e colocar no outro espaço, mas qdo for usar pra valer tirarei as duas rodas e colocarei as duas como fiz com a dianteira ali hehehe

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Scott Spark 970


Postado Por: andrefub
Data de Publicação: 11 Dez 2009 as 22:37
O limite são os retrovisores, a bike não pode passar dele nos 2 lados.

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Bom Pedal...

Sempre


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 11 Dez 2009 as 22:52
andre, eu tb pensava isso, mas creio que o guarda possa encrencar caso as rodas fiquem na linha de visão dos retrovisores, como vc está obstruindo-os (e o interno já não serve pra quase nada com bike atrás), ele pode dar azia se ele quiser

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Scott Spark 970


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 21 Dez 2009 as 03:01
Bom, como ficou o meu sem as duas rodas:



"trancando" a bike entre o carro e a parede da garagem do hotel:


Na estrada:


Detalhes:

A placa de luzes começou a riscar o quadro no downtube, numa parada para verificação reparei nisso e amarrei ali uma camara, problema resolvido

Comprei um cabo de aço de 1,5m para prender bike, e prendi ela ao local pra passar corrente no engate, protege contra furtos oportunistas e conta uma eventual queda/desengate do transbike para que ela não atinja outro veículo

Viagem sussa, passei por umas estradas ruins e foi de boa, nenhum guarda encheu nos mil kms de estrada  Thumbs Up



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Scott Spark 970


Postado Por: Night Rider
Data de Publicação: 23 Dez 2009 as 20:13
Muito bom!

Pena que sou preguiçoso e por isso tenho uma pick-up mas se trocar de carro pretendo ter um rack de teto pra não obstruir minha visão (espero não esquecer que a bike está lá em cima pra não ferrar com a bike e com o teto do veículo).

Dá muito trabalho carregar tirando as 2 rodas e ainda por cima ter que fixar essa espécie de para-choque com luzes através de ligação feita pelo engate + fitas da tampa do porta-malas.

Pelo menos eu acho que deve ser bem chatinho...


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Scott Scale
Super Italy 12v


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 23 Dez 2009 as 20:47
Night Rider
Reconheço que colocar a bike num rack de teto seja muito mais prático, afinal, é só levantar a magrela, travar e pronto, no máximo amarrar o guidão de cada lado no rack, fazendo um "stay" pra ela balançar menos e sofrer menos torção
Mas do jeito que sou cuidadoso com o carro, se cair uma graxa sequer no teto eu não dirijo tranquilo eqto não resolvo a encrenca, eu não aguentaria hahaha
Fixar essa placa de luzes é o mais fácil, o mais chato é desmontar as rodas, prender 1, 2 rodas e depois o resto da bike, amarrar e colocar as fitas laterais (que eu acrescentei no transbike), essa placa de luzes é 30 segundos pra colocar, são 2 fitas só

Além do mais, creio que essa seja a forma mais legal de se levar a bike, afinal, não dá aquela encrenca da altura dos 50cms no teto (que até a 4rodas de dezembro disse que não pode, e os guardas não se definem), porém, fica a questão do lacre da placa, mas isso dá pra resolver colocando uma placa com lacre maior (eu não quis pq sobraria muito lacre e riscaria a lata do carro, nesse caso prefiro arriscar a multa do que repintar a tampa)


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Scott Spark 970


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 22 Jun 2010 as 02:57
moçada, tou com uma idéia aqui de ampliar a capacidade de carga do fiestinha (2009) hahaha

Estava negociando no ML uns kits separados, usados, mas vai ficar quase o preço do novo

O problema é que não acho o maldito rack thule em lojas tradicionais

Opções:
http://www.azula.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1364&Y=9488094229807&IDProduto=1688324
http://loja.tray.com.br/loja/produto-106951-1132-rack_thule_standard_750
562 + 80 de frete

ALguém conhece essas lojas? já comprou? recomenda? conhece outra que tenha o rack thule? (e-commerce)

Ou senão faço algo nesse estilo:
Compro o rack THULE pra outro carro por uns 500 reais
E aproveito só o kit 750 + barras dele, e compro separado um kit de fixação pro fiesta que encontrei pra vender por 86 reais com frete (usado, o problema é a procedência e o caboclo só aceita depósito)Confused

Outras opções:
Eqmax Wave, 406+35 de frete = 442
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/default.asp?ProdutoID=16517&ItemID=1
Eqmax em aço, 299 + 35 de frete = 334 Big smile
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/default.asp?ProdutoID=16538&ItemID=1

E aí?
Eqmax? de alumínio ou ferro? ou realmente compensa procurar feito doido esse Thule do FIesta e pagar quase o dobro?

Vi aqui no fórum users com o eqmax em aço + thule freeride ou Eqmax Velox, e todos falaram bem do set


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Scott Spark 970


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 22 Jun 2010 as 03:22
Levo sempre dentro do carro. Cabem tres bikes, com a rodas da frente retiradas e vão três pessoas. O carro é um Doblo com 7 lugares, com um dos bancos suplementares retirado e o traseiro rebatido. Além disso vai a bagagem para uma viagem de uns 10 dias para as três pessoas.






Postado Por: cirso
Data de Publicação: 22 Jun 2010 as 04:28
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

moçada, tou com uma idéia aqui de ampliar a capacidade de carga do fiestinha (2009) hahaha

Estava negociando no ML uns kits separados, usados, mas vai ficar quase o preço do novo

O problema é que não acho o maldito rack thule em lojas tradicionais

Opções:
http://www.azula.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1364&Y=9488094229807&IDProduto=1688324
http://loja.tray.com.br/loja/produto-106951-1132-rack_thule_standard_750
562 + 80 de frete

ALguém conhece essas lojas? já comprou? recomenda? conhece outra que tenha o rack thule? (e-commerce)

Ou senão faço algo nesse estilo:
Compro o rack THULE pra outro carro por uns 500 reais
E aproveito só o kit 750 + barras dele, e compro separado um kit de fixação pro fiesta que encontrei pra vender por 86 reais com frete (usado, o problema é a procedência e o caboclo só aceita depósito)Confused

Outras opções:
Eqmax Wave, 406+35 de frete = 442
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/default.asp?ProdutoID=16517&ItemID=1
Eqmax em aço, 299 + 35 de frete = 334 Big smile
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/default.asp?ProdutoID=16538&ItemID=1

E aí?
Eqmax? de alumínio ou ferro? ou realmente compensa procurar feito doido esse Thule do FIesta e pagar quase o dobro?

Vi aqui no fórum users com o eqmax em aço + thule freeride ou Eqmax Velox, e todos falaram bem do set

Outra opção, o Eqmax ALuminium, suporta 70kg (contra os 50 do aço e 45 do wave), e é mais alto, como o aço, deixando uma margem de espaço melhor entre a bike e o teto, evitando pegar algo no teto devido à curvatura do mesmo, ou fita de amarração ou algo assim
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CDF=53&CP=36324
R$ 487,00 com frete


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Scott Spark 970


Postado Por: junqneto
Data de Publicação: 22 Jun 2010 as 15:09
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

...Além do mais, creio que essa seja a forma mais legal de se levar a bike, afinal, não dá aquela encrenca da altura dos 50cms no teto (que até a 4rodas de dezembro disse que não pode, e os guardas não se definem...
 
Acho que esse lance da altura ficou mais tranquilo agora. Saiu a pouco tempo uma atualização da resolução do CONTRAN No. 349 que diz o seguinte:
 
"Capítulo III
Regras aplicáveis ao transporte de bicicletas na parte externa dos veículos
 
Art. 8º A bicicleta poderá ser transportada na parte posterior externa ou sobre o teto,
desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao veículo ou
acoplado ao gancho de reboque.

§ 1º O transporte de bicicletas na caçamba de caminhonetes deverá respeitar o
disposto no Capítulo II desta Resolução.
§ 2º Na hipótese da bicicleta ser transportada sobre o teto não se aplica a altura
especificada no parágrafo 2º do Artigo 5°.
 
Art. 9º O dispositivo para transporte de bicicletas para aplicação na parte externa dos
veículos deverá ser fornecido com instruções precisas sobre:
I- Forma de instalação, permanente ou temporária, do dispositivo no veículo,
II- Modo de fixação da bicicleta ao dispositivo de transporte;
III- Quantidade máxima de bicicletas transportados, com segurança;
IV- Cuidados de segurança durante o transporte de forma a preservar a segurança do
trânsito, do veículo, dos passageiros e de terceiros.
"
 
Eu já imprimi todo o documento e deixo no porta-luva do carro. Se alguém estiver interessado em pegar a resolução completa, aqui vai o link:
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf" rel="nofollow - http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf
 
Abraço!
 


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 22 Jun 2010 as 15:34
Sim, com a resolução nova isso ficou ótimo

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Scott Spark 970



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