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Manual de manobras para iniciantes!

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do fórum: Downhill e Freeride
Descrição:: Fórum para downhill e freeride. Suspensões de muito curso e pneus grossos vão aqui.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=43207
Data:: 22 Nov 2019 as 07:56
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Manual de manobras para iniciantes!
Enviado por: troni130
Assunto: Manual de manobras para iniciantes!
Data: 04 Dez 2011 as 01:12

PRIMEIRAMENTE BOM DIA!


ENTAO GALERA AXEI NA NET ESTE MANUAL QUE ENSINA A FAZER ALGUMAS MANOBRAS, AXEI INTEREÇANTE POIS TEM CARA QUE TA COMEÇANDO E NAO TEM NENHUMA ''BASE'' DE COMO FAZER A MANOBRA SABE?


ENTAO MINHA INTENÇAO E AJUDAR OS INICIANTES NO ESPORTE DH/FR


ESPERO QUE ESTE POSTE SEJA UTEL PARA VOCES


OBRIGADO!








Aqui vai um manual bem interessante para aprender manobras de bike.Junto com ele a explicaçao do que é a manobra e como se faz,sabemos tambem que a varias maneiras de fazer a mesma manobra, mas vai algumas  umas dica.

Saltar uma Mesa

http://www.pinkbike.com/photo/778814/">

Saltar um Duplo

 

http://www.pinkbike.com/photo/798108/ -
http://bikermaradu.pinkbike.com/album/">jump de  2nd

 

A única diferença entre Mesa e Duplo é que a Mesa não tem “buraco” entre a rampa de lançamento e a aterragem, ao contrario do Duplo. A técnica para passar estes dois saltos é exactamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento tenho de deixar a bike fluir pela rampa para poder ganhar alguma altura.
  3. No ar tenho manter o equilibrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

Saltar um Transfer / Hip

http://bikermaradu.pinkbike.com/album/">tranfer

O transfer / hip é um salto em que a aterragem não esta na mesma direcção do salto, pode estar a 45º, a 90º,… é basicamente um Duplo ou Mesa com aterragem deslocada para um dos lados, a técnica para passar um transfer é prácticamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento ou deixo a bike fluir para a “virar no ar”(na direcção da aterragem) ou saio um pouco obliquamente na rampa de chamado de modo a aque a bike saia já a “virar no ar”.
  3. No ar tenho manter o equilibrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

Saltar um Drop

http://www.pinkbike.com/photo/778811/">

Saltar um Gap

http://www.pinkbike.com/photo/798033/">
 Os Drop’s e Gap’s são identicos por que ambos são saltos na vertical sem rampa de lançamento, a única diferença é que o Drop tem a aterragem junto ao “buraco” e o Gap tem aterragem afastada do “buraco”, existem Gap’s de diferentes tipos dependendo do tipo de óbstáculo que esta entre a zona de lançamento e a aterragem: Rio/Riacho – River Gap; Estrada/Caminho – Road Gap; Escadas – Stair Gap;

Saltar um River Gap

http://www.pinkbike.com/photo/843259/">

Saltar um Road Gap

http://www.pinkbike.com/photo/1228331/">

Saltar um Stair Gap

http://www.pinkbike.com/photo/779485/">
A técnica para saltar um Drop é:
  1. Vou para o Drop em posição de equilibrio, devagar e concentrado.
  2. Quando a roda da frente chega perto do “buraco” puxo o guiador e a roda da frente de modo a qule a bike se mantenha ligeiramente levantada até a roda de tráz passar o “buraco”.
  3. No ar equibro a bike compensadoo com o peso do corpo.
  4. No final a aterragem depende se o drop é para “Flat” ou se tem uma aterragem: Com aterragem apenas tenho de meter a bike mais ou menos paralela a aterragem e ir com pernar e braços ligeiramente fletidos para amortecer o impacto; Para “Flat” implica uma maior técnica de amortecimento, em que tenho de cair primeiro com rod de tráz e amortecer o impacto quase todo com as pernas.

Para saltar um Gap:

  1. Vou para Gap em posição de equibrio com muito mais velocidade que no Drop.
  2. Quando a roda da frente chegar a zona de lançamento dependendo da velocidade: Ou deixo a bike apenas Fluir; Ou puxo a bike fazendo um “Bunny Hop” (+B+).
  3. É essencial manter a bike direita para conseguir chegar mais longe.
  4. Quando se aproxima a aterragem tenho de aterrar de modo a amortecer o impacto, aperrando em velocidade com a bike paralela a aterragem.

(+B+) Bunny Hop (Puxar a bike sem auxilio de qualquer rampa):

  1. Vou no chão a direito em posição de equilibro com pouca velocidade.
  2. Ao chegar ao obstáculo (passeio, banco, tronco,…) puxo o guiador e roda da frente até atingir a altura do obstáculo.
  3. Com os pés ligeiramente inclinados puxo os pedais para cima e consequentemente a roda de tráz também levanta.
  4. Mantenho a bike direita no ar, flectindo as pernas.
  5. A aterragem deve ser feita na roda de tráz e/ou em “Manual” (+M+)

(+M+) Manual (Ir com roda da frente levantada sem pedalar)

Fazer um Manual (Num shore)

http://www.pinkbike.com/photo/808270/">

Como fazer um manual:

  1. Puxar a roda frente até atingir o ponto de equilibrio
  2. Manter o ponto de equilibrio: Se for a cair para tráz dou um toque de travão (tráz) para que a roda da frente desça para manter o ponto de equilibrio; Se for a cair para a frente dou impuso com o pés nos pedais de forma a levantar a roda da frente para manter o ponto de equibrio.
  3. Vai em manual até onde quizeres xD

Fazer um WallRide

http://www.pinkbike.com/photo/808272/">

WallRide é basicamente andar com bike em paredes verticais ou quase verticais.

Isto exige já alguma técnica:

  1. Vou em direcção a parede com alguma velocidade.
  2. Com ou sem rampa de lançamento puxo um Bunny Hop e empurro ligeiramente a bike contra a parede.
  3. Durante a execução tento mater a bike o mais paralela ao chão e perpendicular à parede.
  4. Ao começar a chegar ao chão vou diminuindo gradualmente a inclinação da bike.

Depois de dominar estes saltos passamos as manobras, para efectuar uma manobra correctamente é sempre necessário ir concentrado, com velocidade adquada e em posiçao de equilibrio e também no final aterrar sempre de modo a não haver impacto.

Fazer “One Hand”

http://www.pinkbike.com/photo/455391/">  

  1. Para fazer “One Hand” deves tirar a mão quando a bike já está equilibrada no ar, aconcelho a tirar a mão esquerda para que a mão direita fique sempre na manete no travão de tráz.
  2. Coloca a mão antes de aterrar exepto se quizeres fazer um “One Hand Lander”.

Fazer “No Hands”

  http://www.pinkbike.com/photo/793053/">

  1. Para fazer iniciar o “No hands” aconcelho a primeiro agarrar o banco no meio dos joelhos,
  2. Depois de ter avontade a tirar as duas mãos uma de cada vez, começa tirar as duas ao mesmo tempo
  3. Mas atenção, não tentes logo um suicide* tenta primeiro ir com as mãos ao capacete ou aos joelhos.
  4. Se aterrares sem mãos e sem cair fazes um ” No Hands Lander”.

Fazer “No Hands Suicide”

  http://www.pinkbike.com/photo/1274667/">

Depois de teres avontade a tirar as duas mãos tenta o suicide:

  1. primeiro tiras as mãos
  2. depois á medida que levas as mão atráz das costa inclina o tronco para tráz.

Cuidado: Quando se tiram as mãos para não agarrar a manete no travão quando se voltam a por as mãos no guiador!!!

Fazer “One Foot”

  http://www.pinkbike.com/photo/515439/">

  1. Para fazer “One Foot” deves tirar o pé quando a bike já está equilibrada no ar, aconcelho a tirar o pé do pedal que está a frente para que o outro pé apenas rode o eico pedaleiropara tráz sem influenciar a trajectória da bike.
  2. Coloca o pé antes de aterrar exepto se quizeres fazer um “One Foot Lander”.

Fazer “No Foot”

  http://www.pinkbike.com/photo/793052/">

  1. No “No foot” tiras os dois pés ao mesmo tempo quando a bike está ainda a subir
  2. Depois abres mais ou menos as pernas esticadas conforme o tempo que tens no ar.

Fazer “No Footed Can Can”

  http://www.pinkbike.com/photo/792371/">

Esta manobra é um pouco mais complicada:

  1. É presiso estar muito avontade com os “No Foot’s” abuzados.
  2. Primeiro um pé passa por cima do tubo superior so quadro,
  3. Depois o pe contrario sai também do pedal
  4. Por fim esticam se as duas pernas paralelamente uma á outra.

Fazer “WhellCliker”

http://www.pinkbike.com/photo/1659274/">

  1. No “WhellClicker” também é presiso esta muito avontade com “No Foot’s” abuzados,
  2. Primeiro tiram se os pés dos pedais como um “No Foot” normal,
  3. Depois em vez de os pés subirem para o lado, sobem para cima até ficarem mais altos que o guiador.
  4. De seguida tens de chegar o rabo para a frente para conseguir bater os pés por cima dos braços.

Fazer “Superman”

http://www.pinkbike.com/photo/1659270/">

O “Superman” é uma manobra mitica:

  1. Começa quando a bike esta a subir no ar, saltas nos pedais para cima.
  2. Quando tiveres com o tronco paralelo ao chão, dás os esticão com as pernas e mantens as pernas o mais juntas possivel.
  3. Estica tudo o que puderes e depois volta posição inicial.

Fazer “Tri-Star”

http://www.pinkbike.com/photo/792372/">

O “Tri-Star” é fazer um “No Footed One Hand”:

  1. Primeiro faz-se o “No Foot”
  2. Só depois de se faz “One Hand”
  3. Por fim mantêm se no ar algum tempo e volta a posição inicial para aterrar.

Fazer “Nothing”

  http://www.pinkbike.com/photo/1659272/">

No “Nothing” é presiso largar a bike por completo:

  1. Primeiro faz se o “No Foot”
  2. Só depois se faz o “No Hands”

Atenção: fazer enquanto a bike se encontra a subir no ar!!!

Fazer “X-UP” 

http://www.pinkbike.com/photo/792367/">

Um “X-UP” é quando o guiador passa dos 180º existe tabém o “X-UP 270″

  1. Antes de iniciar a rotação do guiador, no ar, chegar s joelho um pouco mais tráz esticando um pouco as pernas.
  2. Depois rodar o guiador até fazer 180º ou até sentir os braços a tocar um no outro cruzados.

Fazer “Table Top”

  http://www.pinkbike.com/photo/1656548/">

“Table Top” a minha manobra preferida!!! (colocar abike paralela ao chão)

  1. Sair do salto direito
  2. Ganhar altura
  3. Começar a virar o guiador empurrando a testa do quadro e puxando a roda de tráz comos pés nos pedais.
  4. Manter os joelhos junto ao quadro e mais ou menos juntos.

Fazer ”Whip”

http://www.pinkbike.com/photo/1395060/">  

No “Whip” apenas torcemos a bike para um dos lados.

  1. Primeiro viramos a roda da frente para o lado contrario que queremos vivar a trazeira.
  2. Puxamos a frente para esse lado e empurramos a trazeira para o outro.
  3. Depois de atingir o ponto…
  4. Viramos novamente a roda da frente para o outro lado e endireitamos a bike.

Fazer “Kiss of Death”

http://www.pinkbike.com/photo/528778/">

Dar um “beijinho na roda” xD

  1. Ao sair do salto puxar a frente e ao memso tempo inclinares te para a frente até ficares com o guiador na zona da barriga
  2. Inclinas a cabeça para frente para junto da roda

Fazer “Kiss od Death One Foot”

http://www.pinkbike.com/photo/1659273/">

  1. É igual ao “Kiss of Death” mas ao mesmo tempo que inclinas o tronco para frente tiras um pé do pedal para tráz.






ALGUMA DUVIDA?

SE TIVER POSTA ABAIXO QUE ESCLARESO COM PRAZER!


GOSTARAO?


COMENTA AI!


ABRAÇAO GALERA!!!



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''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''



Respostas:
Enviado por: oXid3
Data: 04 Dez 2011 as 21:00
Muito bom ! podia algum moderador fixar o tópico.

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Go hard or go home.


Enviado por: LuCaZ
Data: 04 Dez 2011 as 21:53
Mt boom mesmo o topico, ta d parabéns:D


Enviado por: Brenouz
Data: 06 Dez 2011 as 01:14
podia fixar isso ai,irá ajudar muita gente!!!

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Não diga "a vitória está perdida",pois é de batalhas que se vive a vida!


Enviado por: Junniior
Data: 08 Dez 2011 as 21:45
como sou um cara difícil, só gostei +/-  :P       Brinqs..
parabéns awe mano!


Enviado por: troni130
Data: 08 Dez 2011 as 21:48
Rsrs...Fico feliz em poder contriburi com informaçoes legais para o forum!


Obrigado a todos.

abraços


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''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''


Enviado por: willzacky
Data: 09 Dez 2011 as 18:33
GOSTEI DO MANUAL AJUDA MUITO TO INICIANDO NO DOWHILL GOSTARIA DE SABER MAIS DICAS DE TRILHAS EM SAO PAULO E SE A GALERA LOCAL VAI RECEBER BEM 

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NA CRISE DA MEIA IDADE


Enviado por: troni130
Data: 05 Jan 2012 as 16:59
Geralmente, a galera que roda dh recebe bem qualquer um que va nas pistas, pois sao uma galera muito gente boa, , se vc foce de minas ia te chamar para um role com a gente aqui, mas como voce e de SP fica dificil, mas pode ir nas pistas que vc vai ser bem recebido, concerteza!

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''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''


Enviado por: markudo
Data: 25 Fev 2012 as 20:31
EU tenho um 4freaks GIOS , sera que quebra no meio dando DROP, ''eu adoro drop''


Enviado por: Kanhar
Data: 25 Fev 2012 as 21:01
Excelente Tópico, material muito Bom!


Enviado por: JPedro
Data: 25 Fev 2012 as 21:21

Excelente tópicoClap!!!...Cara adimino quem consegue mandar um bunny hop, entretanto minha dificuldade é puxar os pedais, não consigo msm, ACHO que tenho dificuldade por conta da bike um pouco maior (sou do xc), se alguem tiver alguma dica aí vai me ajudar bastante...Valeu!



Enviado por: troni130
Data: 17 Jun 2012 as 20:03
Cara, basicamente e só dar um '' Pulinho'' Em cima da bike, nada que com treino não consiga, se andar de clip, e mais facil de puxar a bike kk

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''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''


Enviado por: jpad
Data: 28 Jun 2012 as 18:05
Muito bom esse tutorial ! 
ele deve ser divulgado mais ! Wink


Enviado por: wbazyz
Data: 24 Ago 2012 as 01:17
Parabéns galera, ótima iniciativa esse manual !!! Se fizessem um vídeo e colocassem no you tube seria massa hein ? Abraço e bom pedal !


Enviado por: troni130
Data: 24 Ago 2012 as 16:12
Fala galera, postei este topico aqui com intuito de AJUDAR quem esta iniciando a ter uma pequena nossao de como praticar, este manual não vai ensinar ninguem a pular não, agora já sabém a teoria? Então e so cair no mato para treinar!

Estou postando isto pois em um outro topico um usuario disse que este manual não ajuda em nada, mas por ele não posso fazer nada, pois acho que ele queria que eu postasse um arquivo em PDHF de modo que ele copiava e colava no seu cerebro e quando fosse andar ele ia fazer tudo!

Como não tem como agradar a todos....


Fico satisfeito da galera ter gostado, valeu mesmo!

Então, bora treinar galera!

Att.João

Abraços


BIKE!!!!!!!!!!!!!!!!!!



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''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''


Enviado por: Alecsander
Data: 06 Dez 2012 as 10:01
MUITO BOM ENSINA LEGAL MSM


Enviado por: vinciusSA
Data: 12 Jan 2013 as 18:34
Vou comecar a praticar 


Enviado por: vinciusSA
Data: 12 Jan 2013 as 18:55
Ai cara vc e de Minas certo, aonde e a pista que você pratica?


Enviado por: newbiciclista
Data: 12 Jan 2013 as 19:01
Originalmente Postado por JPedro JPedro Escreveu:

Excelente tópicoClap!!!...Cara adimino quem consegue mandar um bunny hop, entretanto minha dificuldade é puxar os pedais, não consigo msm, ACHO que tenho dificuldade por conta da bike um pouco maior (sou do xc), se alguem tiver alguma dica aí vai me ajudar bastante...Valeu!

Cara...Tenho o mesmo problema, não coonsigo nem a pau puxar os pedais no pulo!!
Puxo o guidão mas o pedal não vem! Da mais dicas ae !!


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Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu


Enviado por: vinciusSA
Data: 12 Jan 2013 as 19:39
Meu quadro e 13.5 eu puxo os pedais com uma certa facilidade, acho que seu quadro não esta te ajudando


Enviado por: vinciusSA
Data: 12 Jan 2013 as 19:43
Meu quadro e 13.5 eu puxo os pedais com uma certa facilidade, acho que seu quadro não esta te ajudando


Enviado por: Balaracing613
Data: 12 Fev 2013 as 21:32
Sai da net e vai pedala que aprende muito mais fuiiii....


Enviado por: rafaello04
Data: 18 Mar 2013 as 18:40
legall


Enviado por: vitosouza
Data: 19 Mai 2013 as 19:41
Só é preciso pegar o timing entre bikes hardtail (com ou sem suspensão) e full suspension!
Tenho duas Cannondale, sendo uma F4 e uma Scalpel, e são bikes totalmente diferentes na hora de dar um pulo...


Enviado por: rroobb
Data: 09 Jun 2013 as 00:22
cara para tirar a roda traseira é só fazer tipo estivesse empurrando somente com os pés para trás, eu vi os caras fazendo e aprendi só olhando.


Enviado por: Samuel Milanez
Data: 09 Jun 2013 as 14:45
Parabéns pelo tutorial,ajuda muito mesmo.Como muitos ja disseram ele deve ser mais divulagdo,pois explica tudo de uma maneira suscinta e prática!PARABÉNS


Enviado por: PauloGeovane15
Data: 25 Ago 2013 as 09:09
Vlw ai muito bom. sou novo aqui no pedal. e iniciante sempre gostei de anda de bike mais nada serio
agora comecei a monta uma bike. e preciso de ajuda de vcs ai^^
se puder me ajuda eu ficaria muito grato


Enviado por: Marcos Beto
Data: 31 Ago 2013 as 20:53
Valeu, parabens!


Enviado por: Ricardodownhill
Data: 21 Nov 2013 as 11:36
Dei uma lida no tópico muito bom sou iniciante e gostai bastante das dicas


Enviado por: christianbdm
Data: 09 Jan 2015 as 14:58
Quebra não amigo, eu faço com viking e nunca quebrei. Só corre o risco de amassar o aro e morder a câmara se o pneu estiver murcho



Enviado por: christianbdm
Data: 09 Jan 2015 as 15:00
Quebra não amigo, o que pode acontecer se for um drop muito alto é amassar o aro ou morder a câmara se o pneu estiver murcho



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