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rodas vzan com pneu tubeless

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Categoria: Fórum Mountain Biking
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Tópico: rodas vzan com pneu tubeless
Postado Por: carlos_henriquefj
Assunto: rodas vzan com pneu tubeless
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 15:23
Pessoal,

Pretendo comprar mais um par de rodas. Estive olhando as VZAN EXTREME e EVEREST.
O uso que pretendo dar a elas é básico: cicloturismo, trilhas sem muita exigência e uso urbano, meu peso não chega a 60 kg, a bike montada (hard tail) não passará dos 12 kg, com os componentes que tenho, mais estas rodas.

Tenho a intenção de utilizar pneus de kevlar tubeless, com selante joe's e discos 6 furos, exatamente como faço hoje na bike principal (seria uma bike "reserva").

Alguém tem alguma restrição a esse setup? Se não, para o meu uso, qual a recomendação entre os dois modelos?

Obrigado,

Carlos Henrique.

 



Respostas:
Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 15:41
Acho que não há restrição alguma, contanto que use o kit joe's correto, que depende da largura interna do aro.

Agora uma pergunta, pra que usar pneu tubeless?? Eu entenderia se fosse pneu tubeless + roda tubeless, mas não vejo vantagem no pneu tubeless sozinho.


-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: carlos_henriquefj
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 15:46
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Acho que não há restrição alguma, contanto que use o kit joe's correto, que depende da largura interna do aro.

Agora uma pergunta, pra que usar pneu tubeless?? Eu entenderia se fosse pneu tubeless + roda tubeless, mas não vejo vantagem no pneu tubeless sozinho.


Eu já tenho os pneus (Maxxis Crosmark e wormdrive ust)... Não utilizo o kit joe´s, que é muito caro, e sim uma versão "economica" feito em casa, que funciona perfeitamente igual ao original...




Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 15:50
Ok, mas não entendo qual é a vantagem de usar o pneu tubeless em roda comum.

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: carlos_henriquefj
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 16:30
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Ok, mas não entendo qual é a vantagem de usar o pneu tubeless em roda comum.


1 - São rodas muito mais baratas que as  de um kit tubeless puro-sangue;
2 - Tranquilidade: estes pneus furam muito fácil, daí o selante;
3 - São pneus bastante leves, tirando as câmaras então o ganho é muito bom.

Ok?Wink
 


Postado Por: Daniel San
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 16:37
Boa tarde.
Creio eu que não terá nenhum tipo de problema.
Qualquer roda que seja p/ tubeless poderá usar normalmente.
Abraço


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DanieL


Postado Por: carlos_henriquefj
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 16:41
Originalmente postado por Daniel San Daniel San escreveu:

Boa tarde.
Creio eu que não terá nenhum tipo de problema.
Qualquer roda que seja p/ tubeless poderá usar normalmente.
Abraço


Oi Daniel,

Esta é a principal das minhas dúvidas: esses aros aceitam bem um pneu tubeless?




Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 17:13
Originalmente postado por carlos_henriquefj carlos_henriquefj escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Ok, mas não entendo qual é a vantagem de usar o pneu tubeless em roda comum.


1 - São rodas muito mais baratas que as  de um kit tubeless puro-sangue;
2 - Tranquilidade: estes pneus furam muito fácil, daí o selante;
3 - São pneus bastante leves, tirando as câmaras então o ganho é muito bom.

Ok?Wink
 

Realmente eles furam menos, mas não são nada leves, na verdade são mais pesados que o homônimo normal. Um Crossmark 2.1 UST pesa mais de 150g a mais que o Crossmark 2.1 normal. Por menos que esse peso dá pra adicionar a câmara para no-flats, ou o modelo caseiro, e o líquido selante.

Em fim, acho que dá pra fazer sem problemas.


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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: carlos_henriquefj
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 18:02
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por carlos_henriquefj carlos_henriquefj escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Ok, mas não entendo qual é a vantagem de usar o pneu tubeless em roda comum.


1 - São rodas muito mais baratas que as  de um kit tubeless puro-sangue;
2 - Tranquilidade: estes pneus furam muito fácil, daí o selante;
3 - São pneus bastante leves, tirando as câmaras então o ganho é muito bom.

Ok?Wink
 

Realmente eles furam menos, mas não são nada leves, na verdade são mais pesados que o homônimo normal. Um Crossmark 2.1 UST pesa mais de 150g a mais que o Crossmark 2.1 normal. Por menos que esse peso dá pra adicionar a câmara para no-flats, ou o modelo caseiro, e o líquido selante.

Em fim, acho que dá pra fazer sem problemas.


Acho que há uma confusão aí: Estou falando dos Crossmark ust kevlar, peso +/- 540 gramas, que é o que eu uso.

O outro sim pesa +/- 700.



Postado Por: retokunaga
Data de Publicação: 30 Jul 2010 as 01:44

Tenho duas rodas Vzam Everest XC montadas com kit Joe's , funcionam muito bem , montei em Janeiro deste ano, nada de furos até agora e muito confortável rodar com menos pressão nos pneus, uso Phyton tubeless ready ( bom peso , ótmo pneu , mas gasta muito rápido mesmo sem abusar e $$$) e outro par com crossmark Lust ( pesadiiiiinho mais de 700gm , não conheço esta versão de 540gm , mais resistente ao desgaste, um pouco$) , aconselho á todos conversão para tubeless , muito confortável , melhora no grip e melhor de tudo não precisar trocar pneu com frequencia , antes do no tubes por duas ocasiões tive que trocar duas vezes o pneu é du #$%(a)&



Postado Por: carlos_henriquefj
Data de Publicação: 30 Jul 2010 as 12:30
Originalmente postado por retokunaga retokunaga escreveu:

Tenho duas rodas Vzam Everest XC montadas com kit Joe's , funcionam muito bem , montei em Janeiro deste ano, nada de furos até agora e muito confortável rodar com menos pressão nos pneus, uso Phyton tubeless ready ( bom peso , ótmo pneu , mas gasta muito rápido mesmo sem abusar e $$$) e outro par com crossmark Lust ( pesadiiiiinho mais de 700gm , não conheço esta versão de 540gm , mais resistente ao desgaste, um pouco$) , aconselho á todos conversão para tubeless , muito confortável , melhora no grip e melhor de tudo não precisar trocar pneu com frequencia , antes do no tubes por duas ocasiões tive que trocar duas vezes o pneu é du #$%(a)&



É por aí mesmo, retokunaga, o conforto também é notável. Esses pneus que uso tem esse peso mesmo, +/- 540 e +/- 460!, o foda é que são macios como um jontex, no asfalto dá até dó, mas pneu é isso mesmo, ainda acho um dos componentes mais baratos que usamos na bike, se acabar, troca, não dá para ficar economizando nisso aí não. Passei a usar joe´s depois do  rolé de estréia deles (com câmara) e tive um furo, coisa que nunca tinha experimentado antes, nem mesmo em cicloviagens. Não volto para a configuração pneu+câmara não. O porre é só a manutenção: é preciso ter rodas boas, que não empenem com facilidade, é preciso trocar/repor o selante, tem que manter a pressão dos pneus (checar diariamente) senão eles descolam do aro, aí, pode jorrar selante para todo o lado e a patroa não vai gostar disso, certamente.

Obrigado pelo retorno,



Postado Por: gbzarelli
Data de Publicação: 19 Jun 2017 as 12:53
Usar o aro vzan extreme só com a fita sem o kit com câmara da certo? Digo: fita amarela + bico + selante + pneu ust


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 19 Jun 2017 as 16:20
Originalmente postado por gbzarelli gbzarelli escreveu:

Usar o aro vzan extreme só com a fita sem o kit com câmara da certo? Digo: fita amarela + bico + selante + pneu ust


Na verdade o kit com câmara é uma gambiarra para quem não tem a fita tubeless de borracha correta. Eu estou vendendo um kit novo e ficará perfeito na sua roda se for aro 29. Se esse kit de borracha o pneu pode murchar mais rápido e perder pressão rapidamente em uma curva quando a pressão estiver muito baixa.


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Allam
Data de Publicação: 26 Jun 2017 as 18:08
Boa Tarde a todos,
Sou novo no forum, e já peço desculpas caso faça alguma M, sem saber, rss

Mas achei interessante entrar para responder a pergunta do gbzarelli por usar esse mesmo aro vzan extreme com tubeless.
No meu caso eu fiz o tubeless caseiro(o mais barato possível), usei fita silver tape, fita eva, selante dulatex e bico rubena, e ficou perfeito, durante algumas semanas o pneu sequer perdeu pressão, porem nesse fim de semana ele estava totalmente murcho, coloquei mais selante e calibrei, porem percebi um barulho de vazamento, e me espantei quando identifiquei de onde vinha, era da "emenda" do aro, pelo lado do adesivo extreme, que fica na extremidade contraria ao bico, deixei o selante saindo por ali por alguns minutos e vedou, porem fiquei com receio de usar, mas li que a construção dos aros da vzan(alguns modelos) são assim mesmo, sem solda, que ocasiona essa fresta, que para o tubeless será um problema, penso em de alguma forma vedar essa fresta por dentro e continuar usando normalmente.

PS: Hoje o pneu ainda está cheio, o que indica que o selante vedou a emenda também.

Abraços e bom pedal


Postado Por: gbzarelli
Data de Publicação: 27 Jun 2017 as 14:45
Então até penso que com a fita de borracha a aderencia entre o pneu e o aro é maior, e se caso o pneu desloque do aro com qualquer fita de borracha o risco do ar vazar e causar um acidente seria menor.

Porem não sei se o risco é 'tão grande' assim para precisar colocar uma fita de borracha adicionando peso extra na roda, sendo que com a fita de conversão tubeless funciona muito bem. um outro problema é a narquia que a fita de borracha faz! pois o selante gruda entre a fita e o pneu deixando-os colados de tal forma que se for tirar o pneu tenha que trocar a borracha pois vai ficar com muita sujeira de selante seco nela, formando uma crosta.

'Allam' fiz o mesmo procedimento que voce disse somente com a fita de conversão convencional e tudo esta funcionando normalmente, não tive esse problema da emenda do aro, mas realmente vi que a emenda desse aro é um pouco grosseira, talvez possa ter problemas futuros, nao sei. Tenho a intenção de mais pra frente compara um aro proprio pra tubeless, o problema é que o preço não é nada favoravel;


Postado Por: Allam
Data de Publicação: 28 Jun 2017 as 15:38
Então, eu não usei a fita de borracha, mas coloquei uma fita de EVA no centro do aro, o que fez com que o pneu fique bem rente as paredes do aro, fica difícil de colocar e retirar o pneu, porem consigo encher com a bomba de pé facilmente, sem precisar de compressor.
Da forma que ficou, dificilmente o pneu irá se deslocar, irei colocar talvez um silicone na fresta da emenda somente para evitar de vazamentos por ela, pois só com o selante ja vedou e não esvaziou mais, o que é um bom sinal de que o selante não é dos piores, rssss.

Gastei em torno de 80 reais para converter, e ainda sobrou material para mais uns 4 aros 27,5.
Realmente aros específicos para tubeless ainda não cabe na maioria dos orçamentos...


Postado Por: TiagoAlcantara
Data de Publicação: 10 Jul 2021 as 21:51
Montei tubeless no Vzan Extreme Pro e acredito que as emendas atrapalham na montagem mesmo. No meu caso era o único caminho que explicava o vazamento do ar pelos nipples na pré-montagem (ainda sem selante) e alguns minutos após a montagem com selante (mas só saia ar, não líquido). Depois dos movimentos e descanso de alguns minutos parou o vazamento. Acho que o líquido sela a emenda, mas antes disso deixa passar um pouco de ar. Vamos ver se deu tudo certo. Por aí deu certo?



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