Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Novo Verniz na pintura original?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Novo Verniz na pintura original?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Novo Verniz na pintura original?
    Postado: 24 Jun 2020 as 21:32
Na dúvida técnica do Tópico pergunto aos + experientes.
Antes, uma pequena justificativa.
Tinha o costume de "matar" uma pintura original porque a recebi mal conservada. Mas as qualidades das repinturas sempre foram sofríveis aqui jo DF.
Dessa vez , mesmo 50% maltratada - até pra conservar suas cicatrizes - sua estória enfim, pretendo lixar todo o quadro ( lixas 600 e 1200?...) inclusive as oxidações superficiais onde a pintura descascou num quadro Cromo e apos isso bater um verniz fosco ( existe semi-brilho?) pra conservar a pintura original e evitar ou retardar novas oxidações no restante.
Essa presepada pode dar certo, é temerária( quais efeitos?) ou pode dar certo pra conservar a dignidade restante do quadro?
Obrigado a todos por terem chegado até aqui: )

Editado por Ligeirinho - 24 Jun 2020 as 21:33
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 09:30
Passando para pedir que vc vá postando foto do processo, pra motivar a galera!

Algumas bikes são mt chamativas, exageram muito no grafismo e a bike vem laranja com verde e azul no quadro... Além de uma pegada mais minimalista ser legal, ajuda a diminuir a atenção pra bike.

Eu não entendi bem o que vc quer fazer. Você vai vai lixar de leve só para tirar o brilho do quadro e remover pontos de ferrugem e aí quer colocar alguma proteção nessa pintura?

Lembrando que o Cromoly é bem sucessível a ferrugem se estiver descoberto, quase tanto quanto o aço carbono tradicional. Essa ferrugem atual é superficial ou já adentrou no quadro?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 09:53
Fazer justamente o que vc diz no segundo parágrafo.
A oxidação é levinha, apenas nos descascados. Internamente está zero a se considerar o interno do toptube e movimento central. Estamos longe de ambientes corrosivos como o litoral.
Pessoalmente, me parece que a oxidação em chromoly é mais lenta, tenho um misto Diamond Back(SAE 4130 e 1020) que comecei a lixar há uns 4 meses e quase nada de novas oxidações. Isso sem bater verniz.
No projeto de agora receio de bater verniz novo sobre pintura velha e craquelar a pintura mesmo lixando de leve.
Essa situação seria resolvida se existisse uma pintura transparente.
Bastaria lixar o quadro um pouco mais, pintar tinta transparente    e usar o verniz por último.
O quadro é um Scott 1994.

Editado por Ligeirinho - 25 Jun 2020 as 09:55
Voltar ao Topo
gerthalf Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerthalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 13:56
Então, amigo

Um quadro de cromo-molibdenio (4130) não é tão milagroso assim comparado a um de aço carbono normal (1020). A camada que dá o título de "Inoxidável" a um aço ("camada passiva") só é formada qndo o aço tem pelo menos 13% de cromo (os xing ling da vida consideram 10~11%, mas isso n casa com a literatura metalurgica). O 4130 não chega nem a 1,5% de carbono (já considerando a "ajudinha" do molibdênio e outros elementos).

Acredito que você tá é com sorte mesmo de não estar enferrujando tudo! hahaha

Eu recomendaria a você terminar de lixar "de leve" com uma lixa água de 600 pra parte que tá oxidada e jogar uma 1200 no resto do quadro, tomando cuidado pra não debastar mt a tintura.

Onde teve ferrugem (e reocmendo as extremidades tbm), tenta colocar pelo menos um primer pra dar uma proteção ao aço. Depois é só jogar o verniz (acho que um brilhante ia ficar legal, pra tentar dar uma vida a pintura original) por cima! Tem uns sprays que são baratinhos

tirar a corrosão superficial você teria que colocar um primer + tint

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 14:13
Sinceramente...

Eu acho lindo uma bike novinha com a pintura brilhando!

Mas não tenho coragem de pintar novamente uma bike. Tenho uma bike ano 1976 que ainda está com a pintura original, cheia de descascados e com os adesivos ralados. Eu acho que ela ficaria muito bonita com pintura nova. Mas cada vez que algum ciclista me vê na rua com ela a frase vem:

"Mas bah tchê! A pintura é original? Que legal!"

Fico com receio de "matar" a bike   LOL  se meter uma tinta nova em cima dela.

E assim vou continuar até que seja possível. Quem sabe daqui uns 40 anos o futuro dono dela pense diferente...

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 14:28
Esse quadro ( TANGE Plain Gauge) não é nem de longe inoxidável como um Reynolds 953, falo apenas o que percebo visualmente nos quadros citados. Mas pelo seu estado estou tranquilo quanto a isso. SE as Calois 10 da década de 70 chegaram até aqui porque as mountain  da década de 90 não chegariam?...
São apenas aquelas oxidações que passando um pouco a lixa já se vê o metal cru. Nada de ferrugem escurecida e fofa. No mais estava justamente pensando como vc disse: 600 nas regiões descascadas e 1200 no restante. Vou arriscar o verniz fosco ou semi-brilho.
Nao sei o efeito disso a longo prazo, mas tenho visto no Youtube baterem verniz sobre pintura velha na abordagem Rat Rod.


Editado por Ligeirinho - 26 Jun 2020 as 19:33
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2020 as 20:27
Pode aplicar o verniz de boas sim. O verniz fosco tem de ter um pouco de cuidado, pois me parece que se der polimento ele fica brilhoso e não volta mais a ficar fosco (ainda tenho dúvidas em relação a isso). Sobre o semi brilho vc pode usar o aditivo fosqueante para chegar no ponto desejado ou até mesmo pra deixar o verniz fosco tbm.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 19:35
OK GSCS! Obrigado pelas preciosas dicas. Em isolamento, em apartamento e com filhos é díficil tocar, mas logo que puder deixo as fts aqui.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X