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Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?

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Olympio Ver Drop Down
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Registrado: 18 Nov 2009
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Pode ser ignorância minha mas a função de um bom freio não é travar as rodas com eficiência? Pois se você consegue travar as rodas com uma certa facilidade, você conseguirá QUASE travar as rodas com mais facilidade ainda (no caso das roads, isso é indispensável). 

Não vejo função para um freio à disco a não ser em ambientes molhados ou em descidas longas onde a sapata pode esquentar muito e dar merda. Agora se for pra ambiente de cidade, v-brake está passando de bom e não justifica o gasto com um disco.

Com disse antes, não entendo muito de freio, por isso, estou pondo minha cara a tapa, rs..
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de scofieldpedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2012 as 16:50
Travar a roda? Não não.....
Imagina você em uma descida a 60km/h e tem 5 metros para parar a sua bike. Qual vai parar em uma espaço inferior, quando trava a roda ou quando não trava a roda?
Este princípio é física e aplica-se a qualquer objeto em movimento que usa freios em suas rodas.
Lembre-se: Freio não é para travar a roda, mas parar o objeto em movimento. Se for o contrário você está estinguindo todo investimento em estudos para freios ABS

Só travo a roda, em último caso, quando estou dentro da curva e jogo a traseira para acabar de fazer a curva (atenção: se não tem experiência neste tipo de manobra não faça, é perigosa).
Freio a disco hidráulico é superior em quase todos os requisitos aos modelos anteriores (funcionalidade, manutenção, reposição, etc), acho que só perde em peso e preço.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Fatalblue Ver Drop Down
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sem querer ser chato, mais não acho que a manutenção do freio hidráulico seja mais fácil e mais barata que a de um v-brake!
Nem a reposição!


Editado por Fatalblue - 09 Jan 2012 as 18:33
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
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vrsilva Ver Drop Down
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Registrado: 14 Out 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vrsilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2012 as 21:48
Além de que já existe a muitos anos kit disco hidraulicos mais leves que v-brakes com manetes, conduites e cabos de aço, como por exemplo os Formula R1...

Mas é certo que o Freio a Disco ganha na frenagem, justamente pela capacidade de frenar sem travar as rodas, os v-brakes, normalmente são, ou frenando pouco ou travado, dificilmente consegue uma frenagem mais suave, isso com pastilhas boas, por isso que eu uso pastilhas baratas, pois elas não seguram tanto, e da mais controle...

Agora sobre manutenção se for disco hidraulico é de longe a mais chata de se fazer, é que ninguém faz como deveria, e usam os componentes até o fim da vida deles, mas se for disco a cabo este tem manutenção bem similar aos v-brakes, porém tem a vantagem de ser disco... eu prefiro mecanico, pela simplicidade e não preciso mais que isso...

E só estou atras de disco porque o mercado impoem isso, se existisse aros leves para v brake e suspas com pinos ainda, quadros top com pinos acho que eu ainda gostaria de andar de cantilever aquilo era freio gostoso...
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de scofieldpedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2012 as 23:42
já usei espora, cantilever, v-brake e atualmente é a disco hidráulico. Sinceramente é tudo facíl de regular. A dificuldade para cada tipo de freio vai variar conforme a marca.
ex:
V-brake bom para regular é o avid
Disco bom para regular é shimano.

A evolução existe para termos algo mais eficaz, claro que as empresaz exploram isto.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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kariel Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de kariel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2012 as 01:36

Cara, já usei v- brake alívio, deore avid digit single 3, 5 e 7. Agora estou usando disco hidráulico, um elixir 5. Bom demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O disco hidráulico é muito melhor que o v- brake, estou gostando muito. 

Mas não deixaria de colocar um bom v- brake na minha bike só para dizer que tenho um disco ou para ser mais macio!!!

Se grana é o fator principal, e não pega trilha escrota, v- brake na cabeça!!!

Aí, gasta mais o que tiver, num bom par de rodas e pneus...

Com o tempo vai dando ups

Kariel A. C. de Araújo
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edutango Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edutango Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2012 as 12:23
Usei muito V-Break mas depois de um frio a disco, esqueci meu V-Break lá na garagem...
Ehehehehe
Eduardo
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lucasbarbosacontato Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lucasbarbosacontato Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jan 2012 as 20:20
amigo,quem quer um alto desemprenho tem que usar freio a disco hidraulico ! preferencia para shimano !!!
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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BetinhoTacca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jan 2012 as 23:19
Gosto muito dos meus v-brakes (XT 2090 se nao me engano. É o primeiro que saiu sem os alinhadores da sapata). Acho que tem uma boa relação custo x beneficio, mas é preciso comprar sapatas boas, essas vagabundas de borracha travam demais. Eu uso kool stop, sao caras mas resolvem. Nao travam, dimensiona bem a frenagem!! Nao é como um disco hidraulico, mas é bom, ainda mais pq onde moro nao tem morros sinistros, mas qdo os peguei nao passei apertado nao!!

Agora fuja dos discos mecanicos(a cabo). Esses cansam os dedos e travam mais que os v-brakes. A unica vantagem é na chuva.

O meu v-brake ate que segura molhado, mas as pastilhas deterioram!!!

Abraços!!
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Hauss Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hauss Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jan 2012 as 00:10
O tópico é tão velho que eu já comprei, troquei três vezes e to pra mudar a quarta vez de freio. LOL

Mas é uma ótima maneira do pessoal ver a opinião da galera.
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gsgardin Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gsgardin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2012 as 11:20
amigão, um par de V brakes do modelo q vc mencionou estando bem reguladinho é exelente, faz muito bem o papel dele. só q quando vc migrar para o disco dificilmente vc volta atraz.....
a não ser q vc compre um jogo de freios a disco muito vagabundo coisa q não recomendo.
faz o seguinte vai usando sua bike até ela derreter. Qdo ela não prestar mais vc troca!!!
boa sorte . boas trilhas!!!!
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vrsilva Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de vrsilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2012 as 13:37
Freios V-Brake, tem um poder de frenagem mais alto de todos, tanto que muitos conjuntos travam as rodas com muita facilidade, e da para controlar a bike com 1 dedo somente. Não vejo desvantagens no V-brake, talvez o acumulo de barro, acho que só isso...

Freios a Disco Hidraulico, hoje é o bãbãbã do momento, todos querem, mas muitos compram sem real necessidade. O disco hidraulico é um excelente freio no quesito modulação, mas não é SOMENTE por conta do óleo, na verdade a modulação do disco vem pelo menor tamanho do raio de frenagem, no v-brake é uma alavanca enorme, do tamanho da roda, no disco isso é reduzido à 160mm, 210mm ou outros tamanhos de rotores, ou seja, o tamanho do rotor diz a modulação.
O problema dos discos hidraulicos é a manutenção que tem que ter kit próprio de sangria de acordo com a marca do freio, se trocar de marca tem que trocar o kit sangria.
Fora que para ajustar o freio na bike precisa ser cortado os conduites, e se for vender por correr o risco de não dar certo na bike do comprador, tendo ele que comprar novas mangueiras e fazer nova sangria. Os hidraulicos costumam a ter problemas de regulagens prioncipalmente nos modelos mais modestos, até mesmo shimano acontece, vide os avid juice 3, que muitos reclamavam, até mesmo do juice ultimate reclamavam, tanto que a avid criou outra linha pois o nome ficou manchado.
Um outro fator negativo no disco hidraulico é a questão da dissipação de calor, muitos freios "modestos" são colocados a prova, e muitas vezes em condições que não foram projetados... resultado? esquentam demasiadamente, fazendo com que o óleo fique fino e suba na manete, podendo vir ar nas pinças caso esteja com ar, correndo o risco de ficar sem freio numa ladeira, e ainda sem contar que se a pinça não tiver ventilação apropriada esquenta a pastilha e ela vitrifica, aí um abraço pro gaitero...

O disco mecanico, ao contrario do que muitos pensam é um excelente freio, para quem não pretende ter um freio a disco hidraulico TOP, eu recomendo muito mais um a cabo, pois freia tanto quanto um hidraulico, tem tanta modulação quanto, pois se colocar umas manetes xt, avid sd7, fica um excelente conjunto, se usar uma pinça da avid o modelo BB7 não terás problemas de ventilação já que eles são até usados em ciclocross onde a roda é maior e eles usam bastante o freio, e o bb7 aguenta tranquilamente. Quem modula é o manete, portante não adianta dizer que freio a cabo é ruim se nunca experimentou manetes de verdade, e ainda mesmo, pinças de verdade, manete alivio, allonga com pinça winzip é uma verdadeira merd(a) mesmo, sei porque eu tenho uma pinça winzip na minha com manete deore, e é bem ruim, não é o pior caso, mas é ruim... sorte que é na frente e prefiro que não trave a roda...

V-BRAKE:
Vantagens: Custo baixo, manutenção extremamente simples, maior poder de frenagem, leveza a um preço baixo.
Desvantagem: Acumula muito barro, desgasta o aro em condições de barro, e se estourar raio da roda a mesma pode empenar e ficar pegando no freio, sendo obrigado a ficar sem freio o que é péssimo.

DISCO MECANICO:
Vantagens: Tem o custo ligeiramente maior que o de V-brake, porém muito menor que os hidraulicos, e a potencia de frenagem é comparavel com o hidraulico tambem. O custo de manutenção é barato por ser cabo, para vender não tem problemas com cabo curto pois o custo do mesmo é bem baixo, e compartilha as mesmas pastilhas dos modelos hidraulicos. Não tem problemas com barro, pelo contrario é melhor, não desgasta o aro, se estourar raio não fica sem freio.

Desvantagem: Desvalorização pois o pessoal acha que não presta levando em conta a opinião de quem usou componentes de marca ruim como winzip. Não vejo mais desvantagens.

DISCO HIDRAULICO:
Vantagens: Melhor dissipação de calor pelo óleo, não tem fricção de cabos portanto não necessita de troca de cabo periodicamente, o tempo de intervalo entre manutenções é maior por ser hidraulico e não cabo.
Desvantagens: Alto custo, os modelos mais modestos não devem ser abusados em uso extremo podendo correr risco de acidente do biker. Se o óleo esquentar demais o manete pode "descer" prejudicando e até mesmo ficando sem freio. Exige maior conhecimento para manutenção e ferramentas proprias e de acordo com a marca. Se for vender e estiver curto demais o comprador tem que comprar novas mangueiras e refazer a sangria.


Bom antes que atirem pedras em mim, quero dizer que este é O MEU PONTO DE VISTA, é o que eu ouço de pessoas que usam todos os sistemas e o que eu tiro como conclusão baseado em relatos de amigos, e pelo meu conhecimento.
Não consigo ver o motivo de acharem o freio mecanico ruim, se comprarem pinças e manetes de qualidade não tem porque ser ruim, sendo que muitos usam pastilhas shimano ou avid, se a pastilhas são as mesmas, freia igual, se o rotor for o mesmo freia igual, se tiver com problemas de freio duro, sem modulação, é culpa do manete...

Se querem o melhor dos dois mundos, o freio a disco mecanico é o melhor que existe, um jogo de pinça avid BB7 com rotor Avid G3 e manetes Deore XT, fica um freio com tanta modulação de um hidraulico, com um peso bem leve, alias abaixo dos hidraulicos intermediarios, e ainda tem a confiabilidade do v-brake por ser cabo, o custo é muito barato.
Já andei em bike com manete avid Sd7 e pinças bb5 e se não olhar que é a cabo se confunde facilmente com um hidraulico... talvez um freio hidraulico pic(a) das galaxias sejam bem diferente, mas dentro do mundo dos mortais esse jogo não deve nada a nenhum hidraulico...
Talves o fator emocional e ego influenciem muito mais que o proprio freio...

Alias queria saber uma coisa, muitos falam da tal modulação, queria saber se realmente sabem o que é a tal da modulação... e ai?
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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Alan Freitas Ver Drop Down
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vrsilva
ja pensou em abrir um blog?
Com todo o seu conhecimento vc poderia criar um com muito conteúdo!
Viciado em treinar,viciado em competir!
'Doping no
ciclismo amador é igual tomar
viagra pra bater punheta!

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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Cara (vrsilva) vc deu uma put(a) explicação e me liguei que realmente os discos mecanicos podem ser uma boa, desde que mantenha os conduites limpos, cabos ok e componentes de boa qualidade. Nao havia me ligado que a diferença é só o modo como a pastilha é acionada!! Sem componentes bons vai ser necessario uma força maior nas manetes podendo cansar em descidas longas, o que nao é o caso da regiao que moro!!!

Qto a modulação entendo que seja nao dar "soquinhos" quando freia, diminui a velocidade modularmente!! Ele freia numa desaceleração gradativa!! Ahh nao sei os termos para explicar, mas acho que entendo o que seja!! Mostrando com as maos e bike fica mais facil.... jeito italiano de explicar as coisas... rssss

Minha visao qto aos discos mecanicos mudou, obrigado!!

Abraços
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vrsilva Ver Drop Down
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Pra que Blog, se temos o pedal.com.br?????

Eu puxo tanto o saco do BB7 e BB5 pois são excelentes freios... a winzip chegou a copiar o sistema deles nas pinças novas, o problema da winzip além do peso bigorna, é que quebram muito facilmente, não valem nada mesmo... as minhas sempre tem que reajustar a pastilha...
O bb5 e o bb7 tem como unica diferença que o BB7 tem ajuste de altura das duas pastilhas, enquanto que o bb5 é só do lado de dentro, mas não desmerece o bb5 em momento algum.
Com o ajuste da pastilha inter e externa do bb7 vc tem mais facilidade de ajustar a pinça, e deixar o freio um "doce". As manetes são de extrema importância para uma frenagem eficiente, voce pode até usar pinça winzip com manete XT, XTR ou avid SD7, SDSL e tera freios excelentes.

A diferença dessas manetes é que elas tem ajuste igual aquelas antigas manetes LX tinha, que muda o angulo de ataque do cabo, mudando esse angulo o resultado permite que você obtenha um freio seco ou mais macio, ou seja mais modulado. Elas permitem que voce encoste as pastilhas no disco com mais precisão, e não deixa a ação das manetes tão secas, é como se o cabo fosse elastico, quando você apertasse ele esticasse, aí somente com bastante força que ele travaria as rodas... igual é no hidraulico.

O óleo tem uma propriedade de compactabilidade, não sei bem se é este o nome da propriedade, mas basicamente é que ao comprimir o óleo com o manete o mesmo empurra o embulo da pinça, porém esta encontra "dificuldades" com o disco que devolve ela para o óleo, e o óleo se comprime absorvendo essa força contraria, quanto mais se aperta o manete mais força o óleo absorve do disco, até que o óleo chega no seu limite e fica rigido como um cabo solido, essa propriedade do óleo que da essa modulação, ele da progressividade.
O cabo também funciona desta maneira, só que ele não absorve força da pastilha e sim do próprio manete que ao apertar o cabo vai esticando, até que um ponto ele chega no seu limite e fica rigido puxando com toda força exercida no manete, porém nos manetes mais simples não percebe essa ação pois imagine aquele cabo não cede quase nada quando esticado, mas se aumentarmos a alavanca no apoio que puxa ele, ele pode esticar um pouco mais, e isso no manete é amplificado, fazendo com que o freio fique mais progressivo, e ganhe modulação... o que esses manetes com ajuste faz é isso, aumenta e diminui a alavanca.
Vinícius Ribeiro.
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molica Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de molica Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Fev 2012 as 20:45
por enquanto, vou indo de v-brake mesmo. sendo assim, qual é melhor: shimano XT ou avid single digit 7?
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caioagri Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de caioagri Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2012 as 00:50
V-brake é ótimo, tenho um Tektro q tá na bike da esposa e freia muito mas me rendi aos discos e depois de muita pesquisa coloquei os Avid BB7 com manetes SD7 e são fantásticos, manutenção muito fácil, eu acho mais fácil de ajustar e alinhar q os v-brakes. Ainda penso em colocar uns hidráulicos mas só de pensar em sangria, óleo na seringa, putz, já fico desanimado e para meu uso o BB7 sobra.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
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Sam Lima Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sam Lima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2012 as 11:20
Cara, sempre fui avesso a trocar v-brakes por discos hidráulicos. os V-brakes sempre me bastaram em tudo: confiança na frenagem, modulação razoável, manutenção, enfim; até que um dia fui pedalar com uma galera do Gama-DF, na ponte alta. Cara, peguei uma descidas insanas, com chuva, terreno escorregadio, muita lama. Os caras que estavam com discos paravam bem antes que eu, coisa de 5m antes. Depois disso mudei de opinião: Os discos realmente são mais eficazes em situações extremas, não há dúvidas. Entretanto, não acho que sejam fundamentais para todas as MTBs, idem para todos os tipos de trilhas.
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ATM Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Sam Lima Sam Lima Escreveu:

Cara, sempre fui avesso a trocar v-brakes por discos hidráulicos. os V-brakes sempre me bastaram em tudo: confiança na frenagem, modulação razoável, manutenção, enfim; até que um dia fui pedalar com uma galera do Gama-DF, na ponte alta. Cara, peguei uma descidas insanas, com chuva, terreno escorregadio, muita lama. Os caras que estavam com discos paravam bem antes que eu, coisa de 5m antes. Depois disso mudei de opinião: Os discos realmente são mais eficazes em situações extremas, não há dúvidas. Entretanto, não acho que sejam fundamentais para todas as MTBs, idem para todos os tipos de trilhas.


qual v-brake e manete c usa?

Editado por ATM - 17 Fev 2012 as 20:47
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MAYNART Ver Drop Down
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V-Brakes com certeza, alem de baratos são leves. e a qualidade de frenagem é muito boa.
MAYNART199
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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Uso VBrake XT com manete STI XT, pra mim esta otimo. Mas minha regiao é bem plana e nao exige muito dos bichinhos. Só uma vez num ladeirao cansei os dedos, mas as pastilhas estava ruins e os aros sujos, parecia que o cabo era de borracha!!!hehe
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Pessoal, comecei a usar freio hidráulico no fim do ano passado e realmente são fantásticos, mas vez ou outra acontece algo que eu não tenho certeza se é uma característica deles. Pois bem, é normal quando vc tira a roda da bike e coloca novamente, o disco ficar encostando na pastilha? Vez ou outra isso acontece e é um saco ter de alinhar a pinça novamente...
Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html
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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Nao uso disco, mas com um brother meu aconteceu isso uma vez. Bastou tirar a roda e encaixa-la corretamente!! Foi marcação do "mecanico"!!
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Hamud Ver Drop Down
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Originalmente Postado por kinguiorasta kinguiorasta Escreveu:

Pessoal, comecei a usar freio hidráulico no fim do ano passado e realmente são fantásticos, mas vez ou outra acontece algo que eu não tenho certeza se é uma característica deles. Pois bem, é normal quando vc tira a roda da bike e coloca novamente, o disco ficar encostando na pastilha? Vez ou outra isso acontece e é um saco ter de alinhar a pinça novamente...

Acontece se durante o tempo que a roda está fora vc dá uma leve apertada no manete. Tenha certeza de não apertar o manete quando a roda está fora. Para consertar tem que afastar as pastilhas.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Hamud Hamud Escreveu:

Originalmente Postado por kinguiorasta kinguiorasta Escreveu:

Pessoal, comecei a usar freio hidráulico no fim do ano passado e realmente são fantásticos, mas vez ou outra acontece algo que eu não tenho certeza se é uma característica deles. Pois bem, é normal quando vc tira a roda da bike e coloca novamente, o disco ficar encostando na pastilha? Vez ou outra isso acontece e é um saco ter de alinhar a pinça novamente...

Acontece se durante o tempo que a roda está fora vc dá uma leve apertada no manete. Tenha certeza de não apertar o manete quando a roda está fora. Para consertar tem que afastar as pastilhas.


Se a bike estiver de cabeça para baixo, é possível que as pastilhas juntem um pouco? tem vezes em que só viro a bike, tiro as rodas para lavar direito e quando vou colocar na bike já está encostando levemente...
Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
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caioagri Ver Drop Down
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Hidráulicos são top mas adoro meu BB7 mecânico q tem ajustes dos dois lados, muito fácil e prático de regular. Eu acabei optando pelos BB7 pq sempre costumo carregar a bike desmontada no porta malas do carro e vi q os hidráulicos sempre tem q ficar calçados qdo estão sem as rodas para não correr o risco de apertar os manetes e ter q afastar as pastilhas. Tenho uma bike c/ v-brake tbm mas c/ disco é muito mais prático de tirar as rodas.
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juniorrr Ver Drop Down

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Cara vem pro disco, mas tem que ser hidraulico pelo menos, pq mecanico desrregula muito! Hidraulico não tem arrependimento!Smile
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lemarco Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorrr juniorrr Escreveu:

Cara vem pro disco, mas tem que ser hidraulico pelo menos, pq mecanico desrregula muito! Hidraulico não tem arrependimento!Smile
Desregula se for vagabundo.
Uso BB5, BB7 (mecânicos) e Elixir CR Carbon (hidra) e não tenho que ficar regulando.
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lemarco Ver Drop Down
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Originalmente Postado por kinguiorasta kinguiorasta Escreveu:

Pessoal, comecei a usar freio hidráulico no fim do ano passado e realmente são fantásticos, mas vez ou outra acontece algo que eu não tenho certeza se é uma característica deles. Pois bem, é normal quando vc tira a roda da bike e coloca novamente, o disco ficar encostando na pastilha? Vez ou outra isso acontece e é um saco ter de alinhar a pinça novamente...
Comigo ocorre o mesmo na roda dianteira, descobri que meu eixo está com um pequeno empeno, aí é só ir girando o mesmo até acha a posição que fecha e não fica raspando. É tentativa e erro mesmo. (A roda é uma Mavic Crosstrail, mas dou um desconto pois ela foi atrapelada junto comigo, então um pequeno empeno seria esperado).
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

Originalmente Postado por kinguiorasta kinguiorasta Escreveu:

Pessoal, comecei a usar freio hidráulico no fim do ano passado e realmente são fantásticos, mas vez ou outra acontece algo que eu não tenho certeza se é uma característica deles. Pois bem, é normal quando vc tira a roda da bike e coloca novamente, o disco ficar encostando na pastilha? Vez ou outra isso acontece e é um saco ter de alinhar a pinça novamente...
Comigo ocorre o mesmo na roda dianteira, descobri que meu eixo está com um pequeno empeno, aí é só ir girando o mesmo até acha a posição que fecha e não fica raspando. É tentativa e erro mesmo. (A roda é uma Mavic Crosstrail, mas dou um desconto pois ela foi atrapelada junto comigo, então um pequeno empeno seria esperado).


Também percebo que dependendo do aperto que eu deixo na blocagem a raspadinha aumenta ou diminui. É o eixo da blocagem que vc se refere, correto? Se sim, vou tentar usar uma novatec que tenho aqui sobrando pra ver se isso melhora.

Vlw!
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bbochio Ver Drop Down
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Originalmente Postado por magabeira magabeira Escreveu:

Cara, já que no meu quintal, assim como no seu , não chove dinheiro, vá de v-brake. Vc terá que fazer muito menos macumba pra levantar a grana. Outro ponto importante é que por mais porcaria que for a bicicleta, se tiver freio a disco surgirá um brilho especial nos olhos dos malandros. Se o cara olhar uma specialized com v-brake e uma monark feita de pedra com freio a disco, certamente ele preferirá a segunda.
Realmente os hidráulicos até uma criança fica freiando horas sem cansar a musculatura e os tendões. E a frenagem também é melhor mesmo nos mecânicos.
Porém estou satisfeitíssimo com os meu v-brakes deore, que me custaram R$ 98,00 e são muito eficientes.
Uso aros vzan extreme, suspa proshock e100r, grupo shimano alívio (exceto freios). Se você for pegar trilhas do tipo sem espancamento de bike, dá numa boa.





também concordo, a visibilidade da bike no disco é bem maior.
se for uma bike que roda muito dentro da cidade é melhor ficar no v-brake pq chama menos atenção e vai funcionar do mesmo jeito. a não ser que vc more na amazônia e chova todo dia na sua cidade!
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Nenzo Ver Drop Down


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eu gosto muito do v-break com um aro bem reforcadao quue nao vai enpena facil (se nao for liso na parte de frenegam ajuda MUITO) num me falta nada nada num v-break, bem regulado manutencao eh facil, e outra coisa se o cara usa a bike como unico transporte num tem essa de nao anda na chuva e la vai pastinha ( as minhas duram uns 2 meses ) o v-break eh um otimo freio manutencao eh facil e barata e so levar umas pastilhas contigo e show, e ate mesmo os xing ling dao conta do recado

 
e rrealmente no barro ele come o aro, mais ate voce comer seu aro vai ter que andar varios mil kilometro em barro  e ainda acho que vale a pena porque o tanto dindin que se enconomizo nas pastilhas vai mais que sobrar pra voce comprar 1 par de aro quando o seu for pro saco
 
e uma duvida no de disco se o disco ficar sujo de barro nao tambem num come o disco?


Editado por Nenzo - 28 Abr 2012 as 09:19
o negocio eh pedala
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carll Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de carll Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jun 2012 as 14:47
Cara.

Desempenho do Disco eh muito maior, e o custo também. Tudo depende do benefício que vai te trazer.

tenho duas bikes, uma com discos deore M590 e outra com v-brakes shimano.

Uma trilha na chuva e se foram as pastilhas do v-brake.
As pastilhas do disco acabaram em 6 meses sem pegar chuva.
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FRS Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de FRS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jun 2012 as 16:22
Eu sou um que tô migrando para freios hidra... Tentei achar uma manitou para v brakes e foi complicado... quadros mais tops hoje em dia tb vem somente para disco.... creio que lá fora por ser mais em conta , uma boa parte ja migrou para disco... isso é que penso... mas os v brakes tb são ótimos sistemas...só estou mudando mesmo por faltas de opções em se tratando de compatibilidade, ex: quadros e suspensões que estava afim de adquirir... é isso Smile
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ruiz107 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ruiz107 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jun 2012 as 16:34
Não sei se já comentaram aqui, mas o principal atrativo de v-brake sobre disco é que v-brake não chama atenção de ladrão. O larápio vê que a bike não tem freio a disco e já desanima, mas se tiver disco o cara já arregala o zóio.

Se você não planeja competir ou pedalar na chuva/barro, v-brake é mais que suficiente. Também dá pra competir tranquilamente de v-brake mas vc vai ficar um pouco de desvantagem no molhado, ou caso a tua roda entorte no meio do percurso.
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1cst1 Ver Drop Down
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Cara, eu particularmente prefiro o V-braker, pq a manutenção é bem mais fácil... o a disco, qualquer problema sai o olho da cara, na moral....
Renan Maia
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totabraz Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de totabraz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jun 2012 as 16:27
Acho que para tudo há uma necessidade e uma viabilidade de se gastar.. 
Tenho como ideia do uso do disco hidráulico para alguns casos:

Você está podendo comprar um freio a disco? 
Sim.
Você faz muita trilha? Com lugares enlameados? 
Se sim:
Tem agonia dos barulhos do Vbreak raspando? 
Se sim - compre;
Se não - não compre;
Se não
Você tem boa pilotagem no pedal?
Se sim - compre;
Se não - não compre;
Se não - Fique no V-Break

Em relação a boa pilotagem, eu já vi casos de um iniciante se desesperar e trava a bike na rota de vez.. 
Levando o pelotão a ir em choque a ele.. 

E também acho que para muitos.. Um simples V-Break já resolve todos os seus problemas.. 
E que em outros casos, pode ser apenas por estetica. 
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Kenpachi Ver Drop Down


Registrado: 01 Mai 2010
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Galera eu tenho uma manete deore, se eu muda pra uma avid sd5 vai melhorar a frenagem?
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Marcostrong Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 09 Mar 2011
são paulo
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eu ainda estou nos v-brake ebora algums ja estejam bons, vou aguardar mais um pouco a evolução tanto no funcionamento quanto na perca de peso
ainda geram muita manutenção. e curso curto vamos ver o que o futuro nos aguarda!!
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caracara Ver Drop Down


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Pois bem o vrsilva deu uma ótima explicação a respeito dos freios. Eu só usei v-brake até hoje e para mim são suficientes, mas o que eu acho muito chato são uns zé manés que eu conheço que ficam militando em prol do disco. Eu não discuto porque são tantos argumentos proferidos com tanto ímpeto que é melhor deixar pra lá. Alguém já passou por essa situação? Parece integrante de partido político ou de igreja querendo mudar sua cabeça.
Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar.
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