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Ibis Mojo SL 27,5" (650b) |
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gvcabral
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Cadastrado em: 26 Mai 2009 BSB/UDI Offline Mensagens:498 |
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Postado: 18 Jan 2013 as 21:09 |
Hoje, um amigo e eu fizemos um teste bem legal e que estávamos muito curiosos pra ver se daria certo.
O Leonardo da Ibikes e eu pegamos um conjunto de rodas ZTR Crest 650b com um pneu Schwalbe Rocket Ron 2.1 - 27,5" e montamos em uma Ibis Mojo SL, conforme as fotos abaixo. Essa Mojo é uma bike usada de um cliente que está na loja para venda e a aproveitamos para fazermos o teste de encaixe. Ela está com uma suspensão Fox 32 RLC FIT 140mm. Percebam que há muita folga no arco da suspensão e que comportaria até um pneu 2.2 ou 2.25 ainda. Na traseira, é o mesmo pneu, porém a folga foi menor. Infelizmente a foto não ficou excelente, pois achei tão legal que esqueci dos detalhes das boas fotos. Mas entre o tubo do stay e o pneu na lateral ainda coube meu dedo mindinho. Acho que numa situação de muita lama, seria duvidoso, mas em tempo seco e meio molhado, funcionaria de forma maravilhosa, sem erros. Eu pensei que fosse ficar muito mais apertado, mas fiquei muito surpreso. O intuito foi apenas demonstrar pra galera a experiência. Infelizmente, a bike era de um cliente e as rodas emprestadas, por isso, nem sentamos na bike (hehehehehe). Não posso deixar a opinião de como é pedalar nela, mas depois da confirmação do teste, sei que muitos donos de Ibis Mojo comprarão essas rodas e começarão a usá-las. Não quero começar uma discussão de que o quadro não foi projetado para essas rodas, de que a geometria não foi pensada para isso. Todos sabemos disso. Só afirmo que ficou muito legal e não posso dar certeza, porém tenho quase certeza de que a bike não vai se comportar pior do que com o aro 26", pois essa bike já é espetacular. Pra quem a usa para um trail, acho que vai ficar mais divertida ainda!! Há um neozelandês que fez o mesmo teste, porém numa Ibis Mojo SL-R. Dêem uma lida no que ele achou do comportamento da bike depois da modificação. Mas nesse caso, ele trocou a suspensão dianteira por uma específica para rodas 27,5", da Xfusion. http://forums.mtbr.com/650b- O cara não quer largar mais a bike! Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us |
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bruno.carvalho
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Cadastrado em: 28 Jul 2012 Brasília-DF Offline Mensagens:66 |
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Cara... eu achei irado o visual... e creio q o comportamento dela tbm tenha ficado mto bom...
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gvcabral
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Cadastrado em: 26 Mai 2009 BSB/UDI Offline Mensagens:498 |
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Charlesxavier
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Cadastrado em: 17 Fev 2011 Goiânia Offline Mensagens:1279 |
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so essa bike ja é um ABSURDOOOOO de linda/perfeita....
imagina com um "up" destes... |
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Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias! |
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alexhendrix
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Cadastrado em: 31 Jan 2005 Brasília - Dist Offline Mensagens:996 |
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Também tenho uma Mojo e estava tentado em fazer a conversão para rodas 27,5" (650B), mas comecei a estudar o assunto e descobri que estava acontecendo um problema com a galera que fez essa conversão.
Se o cara der um drop médio, o pneu acaba batendo no Seat Tube da bike. Repare na foto abaixo. Solução. Tunar o Shock da bike. Isso mesmo, o pessoal coloca um "calço" no interior do shock e limita o curso, fazendo com que o triângulo traseiro tenha um movimento menor. Parece radical, mas é isso que os gringos tem feito em suas Mojos. Eu tô fora!!! Prefiro esperar as bikes próprias para 27,5" que com certeza vão pipocar em 2014, sem limitações quando ao tipo e tamanho dos pneus. Obs.: pode notar na descrição da bike do Neozelândes que está de MOJO SLR com rodas 27,5" (link postado no primeiro post), que ele fala está usando um Shox X-Fusion RCX Custom, ou seja, personalizado para caber a roda. abs... Editado por alexhendrix - 18 Abr 2013 as 15:25 |
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ClaudiofullDF
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Cadastrado em: 19 Abr 2013 Distrito Federa Offline Mensagens:2 |
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Caro Alex, também vi os posts que vc citou, mas hoje só para ter certeza junto do Léo da Ibikes, peguei uma mojo sl colocamos uma roda 27,5, esvaziamos totalmente o amortecedor trazeiro e a afundamos a balança traseira e o pneu não tocou o quadro sobrando um vão de alguns milímetros, pelo que li este problema oc irré nas monos SLR que tem mudanças no design do quadro....o Léo vai postar as fotos da experiência...
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darkswamp
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Banido Cadastrado em: 19 Abr 2013 kaieg Offline Mensagens:0 |
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Também tenho uma Mojo e estava tentado em fazer a conversão para rodas
27,5" (650B), mas comecei a estudar o assunto e descobri que estava
acontecendo um problema com a galera que fez essa conversão.
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ClaudiofullDF
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Qual problema. Vc pode explicar melhor.
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alexhendrix
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Legal, então o RaRa 2.1 650B não pegou no seat tube. O segredo então é colocar RaRa 2.1 atrás e um Nobby Nic 2.25 na frente. Acho que os gringos tentam usar pneus maiores atrás e acaba pegando, por isso o uso do limitador no shock. Acho que o RaRa 2.25 650B não deve caber nesse setup.
O negócio então pra galera que quer andar rápido é comprar um par de rodas 27,5" com pneus 2.1 para provas de maratona ou treinos longos com estradão, e poder manter rodas 26" e pneus maiores 2.2 e 2.3 com menos psi para trilhas técnicas. Eu vou continuar com minhas rodas 26" e pneus 2.2/2.3 com cravos. Eu comprei uma AM justamente por não querer mais correr, disputar provas, etc... Eu quero mesmo é trilhas técnicas sem comprometimento com duração. Pneus maiores, cravos, menos pressão, é tudo que eu quero no momento. A idéia do 27,5" na Mojo é legal para quem quer ter duas bikes em uma (maratonas e AM), mas no meu caso eu gostaria mesmo de testar é uma bike de AM própria para 27,5" (tipo Santa Cruz Bronson), onde eu possa colocar pneus iguais aos que uso na 26", sem ter problemas e com isso ter um aumento de diametro de roda mais significativo e ver se melhora a performace nas descidas, comparado com a 26".
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gvcabral
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Galera, já está comprovado, a Ibis Mojo SL não possui problema em receber rodas 27,5". O Leonardo da Ibikes tirou todo o ar do amortecedor traseiro e nada de interferência como seguem as fotos.
O Pneu é um Maxxis 2.1. As folgas estão boas. Não foi necessário trocar nadinha, apenas as rodas mesmo. A suspa para aro 26", neste caso Fox, aceita facilmente as 27,5", com ótima folga, mesmo pensando em muito barro. Já para a Mojo SL-R, não fizemos o teste, mas deve ocorrer mesmo o que o nosso colega Alex comentou aqui no fórum. Agradeço aqui ao Cláudio e ao Leonardo por fazerem o teste com o amortecedor traseiro. Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us |
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alexhendrix
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Para apimentar mais a discussão, segue abaixo uma matéria escrita por Josh Patterson, que é editor da parte técnica do Site Bike Radar (um dos maiores sites do mundo sobre aspectos técnicos de bicicletas).
O artigo foi intitulado de "5 razões para NÃO colocar rodas aro 27,5 em sua MTB aro 26". Original em inglês: Link original em inglês Google tradutor Link traduzido |
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gvcabral
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Excelente matéria. Bem clara e até imparcial. O Josh mostrou os fatos. Bem, para as bikes com propósito bem trail mesmo, acho difícil manter a transformação. Tanto é que o que conseguimos com muita folga foi deixar um pneu 2.10 Scwalbe na Mojo. É um pneu excelente, mas não é um indicado para a prática do verdadeiro Trail.
Se a pessoa já possui uma Mojo SL com um propósito mais cross country, acho que não terá nenhum problema. A mudança será tranquila e ainda continuará com folga nos pontos de interferência. A maioria dos donos de Mojo a possui para a possibilidade de prática do All Mountain / Trail, então os que realmente praticam isso não farão a conversão. Talvez, veremos mais esse tipo de conversão em quadros rabo duro mais comuns, como os Scale da Scott. Já vi um RC com rodas 650B. |
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alexhendrix
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A iBis lançou hoje a Mojo HDR, uma bike criada específicamente para ser usada como 26" ou 27,5". Para conseguir isso eles mexeram na geometria para criar uma altura de BB drop intermediária ao da 26" para 27,5", com isso a altura da bike não muda muito na conversão. Foram alterados também medidas dos stays e inserido um link removível para fixação do shock onde se altera a posição para 26 ou 27,5.
Achei legal a idéia!!!! Vídeo: |
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flaviohomem
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bike top
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