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guidão e canoete de carbono, aguentam o tranco?

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alexhendrix Ver Drop Down
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De carbono pra mim só da Easton mesmo. No caso da blocagem, depende da qualidade da mesma. Eu por exemplo já tive blocagem da KCNC que foi a pior peça que já comprei na vida. Simplesmente não funcionava!!! Uma bela duma M%#*!!! Hoje tenho uma blocagem original iBis que nunca desceu nada. Muito boa mesmo. Eu já estava no meu terceiro canote Thomson, mas inacreditavelmente ele trincou, mandei de volta pra Thomson e eles me enviaram um novo lacrado. Depois disso passei a usar canote Easton EC 70, que além de levíssimo e lindo, funciona perfeito há mais de um ano. 

Bom... eu já decidi que vou voltar para canote de alumínio, não que o Easton tenha dado problemas, longe disso, ele está aguentando na boa, mas apesar do meu quadro ser de carbono, o local interno onde entra o canote é de alumínio e como o canote é de carbono o casamento entre os dois materiais é complicado e eu tenho que ficar metendo graxa especial para carbono direto, sendo que essa graxa aqui no Brasil é caríssima e difícil de achar. Tenho um amigo que quase perdeu o quadro pois o canote de carbono grudou no quadro de alumínio de um jeito que ninguém conseguia tirar. Levou um tempão para achar alguém que conseguisse tirar o canote, no fim ele conseguiu tirar mas o canote foi detonado de vez.

Bom...para quem acha que canote de carbono não aguenta MTB mais agressivo, olha só o Easton EC70 do Brian Lopes.





Editado por alexhendrix - 05 Abr 2012 as 01:05
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Roberto Silva Ver Drop Down
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Mariana
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2012 as 11:44
muito bom o link! obrigado!
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carll Ver Drop Down
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Tenho um canote de carbono, Vicine X Force 9não é dos melhores nem dos mais caros).

Tenho 78kg, o canote eh 27.7 e ateh agora não me apresentou problema algum.

Tenho mais medo do meu guidon de allum do que do canote de carbono.
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colxete Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de colxete Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Nov 2012 as 18:17
muito bom o link!!
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dts Ver Drop Down
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Uso bontrager, fsa e synergy.
Nenhum problema, peso cerca de 100K.
A unica resalva é usar SEMPRE torquimetro é equipamento obrigatório.
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tiagofernandesc Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tiagofernandesc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2012 as 13:37
Pensei em colocar avanço e guidão de carbono mas desisti. Optei por guidão Krex scandium e avanço Richey de alumínio. De carbono mesmo só o canote, mas coloquei só porque eu sou leve (63kg) senão, seria de Alu também.
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supericepower Ver Drop Down
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Restrito

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de supericepower Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2012 as 18:12
Claro que aguentam o tranco... só colocar produtos de procedência... 
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luciano_oz Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luciano_oz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2012 as 11:16
não sei quanto a peças de bike, mas se carbono não fosse resistente/eficiente, não existiriam monocoques e carros inteiros de fibra de carbono. Principalmente os superesportivos, que tem de ser ultrarigidos, pois sofrem forças extremas nos mesmos.
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MarcosNobrega Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosNobrega Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2012 as 15:10
Vou engrossar o coro dos pro-carbono... Uso guidão ritchey superlogic e canote fsa sl-k. Peso 79kg e estão aqui, firmes, e sem problemas. A bike ficou mais confortável, e não é efeito placebo, e mais leve, lógico
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Lelog Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lelog Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2013 as 12:41
Um outro detalhe a considerar entre o casamento Carbono x alumínio é que ambos os matérias não são exatamente compatíveis quimicamente. o alumínio exerce uma reação química sobre o carbono e a resina, por isso é muito importante fazer o isolamento dos materiais quando se usa por exemplo mesa com guidão ou quadro com canote com materiais opostos.

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gvcabral Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de gvcabral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2013 as 13:38
Originalmente Postado por Lelog Lelog Escreveu:

Um outro detalhe a considerar entre o casamento Carbono x alumínio é que ambos os matérias não são exatamente compatíveis quimicamente. o alumínio exerce uma reação química sobre o carbono e a resina, por isso é muito importante fazer o isolamento dos materiais quando se usa por exemplo mesa com guidão ou quadro com canote com materiais opostos.



Lelog, você está corretíssimo. As fibras de carbono são inertes quimicamente, mas podem sofrer oxidação. Mas o que pode sofrer oxidação são as fibras e felizmente, na bike nada fica em contato com as fibras diretamente, pois há resina e pintura entre as fibras e as peças.
Eu já vi como ficou uma superfície de fibra de carbono (sem resina e sem tinta) em contato direto com o alumínio numa pequena área. A fibra fica muito oxidada.
A solução seria o uso de titânio, por exemplo que é mais comum em peças de bike. Mas isso não é normal, pois o normal mesmo é que todas as peças em fibra de carbono possuam no mínimo uma boa camada de resina, pois caso contrário, uma simples chuva irá destruir a peça, visto que a fibra é muito higroscópica. Ela se encheria de água, iria se oxidar e perderia suas propriedades. Muitos fabricantes recomendam o uso de parafusos em fbra de carbono nas peças que são fixadas assim. Eu não me preocuparia com isso até chegar o ponto de ainda ter o revestimento natural da resina.
Já em peças de aço carbono, alumínio e aço inoxidável, para todos os contatos desse tipo em minha bike eu uso uma pasta específica da finish line para isso. Depois que passei a usá-la, nenhum parafuso ficou travado e nada nem começou a oxidar. uso nos parafusos dos rotores e em todos os outros.
Segue o link da pasta:
http://www.finishlineusa.com/products/ti-prep.htm
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pmpbh Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pmpbh Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Fev 2013 as 08:51
Montei uma Giant XTC pra mim mês passado. Comprei o gudão, canote e mesa de carbono da FSA. Para minha decepção, na PRIMEIRA vez que sentei na bike, o canote quebrou. Ainda bem que estava dentro da minha garagem e estava desclipado, pois se estivesse numa trilha ou numa descida, poderia ter me machucado feio. Acionei a garantia mas não quis outro canote igual. Optei por um Ritchey WCS de alumínio, (Medida 30.9) e até agora não tive problema. O problema é que fiquei com a pulga atrás da orelha com relação ao guidão e a mesa... Logo logo vou trocá-los tbm... Carbono nunca mais. A diferença de peso é minima e o risco não compensa...
http://twitter.com/paulo_porto
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pmpbh Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pmpbh Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Fev 2013 as 08:53
Esqueci de dizer no post anterior: Não sou pesado, peso 78Kg, e a bike foi montada numa excelente bike shop e o canote foi apertado com torquimetro. ou seja, o canote que era vagabundo mesmo.
http://twitter.com/paulo_porto
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MarcosNobrega Ver Drop Down
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Originalmente Postado por pmpbh pmpbh Escreveu:

Montei uma Giant XTC pra mim mês passado. Comprei o gudão, canote e mesa de carbono da FSA. Para minha decepção, na PRIMEIRA vez que sentei na bike, o canote quebrou. Ainda bem que estava dentro da minha garagem e estava desclipado, pois se estivesse numa trilha ou numa descida, poderia ter me machucado feio. Acionei a garantia mas não quis outro canote igual. Optei por um Ritchey WCS de alumínio, (Medida 30.9) e até agora não tive problema. O problema é que fiquei com a pulga atrás da orelha com relação ao guidão e a mesa... Logo logo vou trocá-los tbm... Carbono nunca mais. A diferença de peso é minima e o risco não compensa...

Já passou pela sua cabeça que você tenha adquirido itens falsificados? Os canotes, mesas e guidões da FSA e da Ritchey são os mais atingidos pela indústria da "cópia". Basta dar uma olhada no ebay e no dhgate, que vai entender o que falo...
Santa Cruz HighBall Carbon 29er M
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R.Sabóia Ver Drop Down
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Agora fiquei preocupado! Tenho um guidão truvativ de carbono na minha bike e coloquei ele num mecânico básico msm, sem torquimetro nem nd! Ja pensou se ele quebra? Me custou uma grana boa!
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pmpbh Ver Drop Down
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Provavelmente esse canote seja falsificado amigo... provavelmente...
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Single Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Single Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Fev 2013 as 22:22
Possuo guidões e canotes de carbono (Bontrager XXX e FSA K-Force) nas minhas duas mtbs e canotes de carbono nas duas road (Merida scultura e Lemond-Bontrager). Nunca tive nenhum problema. Pra vcs terem uma idéia, a minha road bike antiga é uma Lemond 2007, com canote bontrager de carbono que jamais apresentou qualquer problema. Não uso torquímetro, apenas tomo cuidado para não apertar os parafusos em demasia. Acabei de encomendar um torquímetro, que está a caminho, para facilitar os ajustes. Peso 84kg.

Abraço.
SPZ Tarmac SL4 Expert Di2
Cervelo P5 Three
Kona Hei-Hei 2-9
Cannondale Caffeine f3
Caloi 10 Single Speed
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rafabandeira Ver Drop Down
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Carbono é muito resistente, deve ter sido um caso isolado a quebra do canote, isso pode acontecer sim. Uso tudo que posso de carbono, e não tenho pena de usar não, soco a bota!
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Carbono é extremamente confiável, se for de boa procedência (resumindo se não for falsificado).

O amigo acima aí que quebrou o canote fsa ao sentar no selim, é porque o equipamento era falsificado (ritchey, fsa e bontragger são os maiores alvos de falsificação).

Outro detalhe importantíssimo é o que citaram acima: torquímetro. Eu fico completamente indignado de simplesmente 100% das bicicletarias (ao menos aqui de Curitiba) não usarem este equipamento FUNDAMENTAL.

Se você aperta pouco ou muito, a chance da peça dar problemas simplesmente dobra ou triplica até. É fundamental dar o aperto exato.
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Match Ver Drop Down


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Como saber a medida do meu guidão de aluminio? Meço o lado externo no maior setor?
É que to pensando num de carbono
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sMartins Ver Drop Down
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Fibra de Carbono é um material leve e resistente, mas a resistência ao cisalhamento dele n é tão alta quanto a resistencia de tração e compressão. Por isso muitos quadro empenam e trincam ao sofrerem um esforço lateral e guidons e canotes quebram. Mas vai da marca tb, do investimento na qualidade do material envolvido e tudo mais...
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HAIRTONNETO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Mar 2013 as 08:23
Já viram o torquímetro da PRO?

Comprei um... depois de muito relutar, de chegar na bicicletaria decidido em comprar ele e daí não resistir e comprar outro UP pra bike ao invés dele rsrsrsrs... finalmente comprei ele:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466290031-torquimetro-shimano-pro-promoco-_JM

Comprei porque antes dele eu comprei canote de carbono da bontragger xxx (aprox. 165g) e guidão de carbono shimano pro carbon xcr (aprox. 130gramas). Daí eu não quis montá-los sem torquímetro.

Funciona extremamente perfeito este torquímetro, basta seguir as recomendações do fabricante. Apliquei a pastinha da finish line para dar atrito em carbono, daí apertei meu canote com míseros 4nm (recomendado no meu fecho da Soul), e ficou PERFEITO.

Sério galera vale o investimento, afinal vocês vão usar para sempre (em todas as manutenções, instalações de ups, etc etc etc). Dei uma verificada GERAL em todos os parafusos da bike depois e percebi que simplesmente 95% estavam com apertos incorretos, até mesmo os parafusos dos rotores.

Gostei muito do brinquedinho, é gostoso saber que a bike está 101% corretinha hehe.
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MarcosNobrega Ver Drop Down
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Comprei um igual por US$77 no ebay... Por sorte, tinha uma parente em Orlando no dia, e o vendedor entregou em mãos lá... cobrou só US$3 de "frete". Agora eu sei qto estou apertando minhas peças
Santa Cruz HighBall Carbon 29er M
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T-Rodman Ver Drop Down
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Jaú
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tem um torquímetro mais simples que eu uso no canote e na mesa, da Bontranger:
http://www.lvbike.com.br/Produto-Acessorios-Ferramentas-Chave--Torquimetro-Para-Guidao-De-Carbono-5nm---53grs-versao-402-404.aspx

outra coisa que é bom usar é a pasta da finish line para componentes de carbono. Ele aumenta a firmeza e faz com que o canote não cole no quadro (coisa que acontece, vide alguns tópicos daqui do pedal).

sobre canotes de carbono em si, o mais em conta que achei por aqui foi um Shimano Pro na faixa dos R$ 250 salvo engano. Fora do BR, na CRC, por exemplo, acho que o negócio é ir num FSA K-Force.

amplexos

T.
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Originalmente Postado por T-Rodman T-Rodman Escreveu:

tem um torquímetro mais simples que eu uso no canote e na mesa, da Bontranger:
http://www.lvbike.com.br/Produto-Acessorios-Ferramentas-Chave--Torquimetro-Para-Guidao-De-Carbono-5nm---53grs-versao-402-404.aspx

outra coisa que é bom usar é a pasta da finish line para componentes de carbono. Ele aumenta a firmeza e faz com que o canote não cole no quadro (coisa que acontece, vide alguns tópicos daqui do pedal).

sobre canotes de carbono em si, o mais em conta que achei por aqui foi um Shimano Pro na faixa dos R$ 250 salvo engano. Fora do BR, na CRC, por exemplo, acho que o negócio é ir num FSA K-Force.

amplexos

T.
 
Comprei a pastinha também e passei bastante na instalação.
 
Pena que esta chavinha é para apenas 5nm. E a pressão na bike varia (canote é 4nm, bar end é 4nm, mesa é 5nm, mesa pro guidão é 4nm, bar end 5 a 7nm) e assim vai indo, depende do fabricante.
 
Quanto ao canote, o bontragger xxx carbon sai mais barato e é ainda mais leve que o PRO, ele fica na faixa de 150 ~ 180 reais.
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T-Rodman Ver Drop Down
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valeu a dica do bontranger.
bom, sobre essa chave de 5nm é a que eu uso, e pelo menos eu nunca mais espanei parafusos por aqui, coisa que eu fazia com a maior facilidade antes. ela começa a girar em falso quando atinge os 5nm e eu acho que é suficiente para a mesa e para o canote. mas a melhor coisa é não espanar parafuso mesmo. por isso que ainda aconselho se o orçamento for limitado. Se puder comprar o Shimano citado anteriormente, também acho que vale a pena, mas senão, existe essa como opção mais em conta, à prova de grandes desastres, rs.

amplexos

T.
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Originalmente Postado por T-Rodman T-Rodman Escreveu:

valeu a dica do bontranger.
bom, sobre essa chave de 5nm é a que eu uso, e pelo menos eu nunca mais espanei parafusos por aqui, coisa que eu fazia com a maior facilidade antes. ela começa a girar em falso quando atinge os 5nm e eu acho que é suficiente para a mesa e para o canote. mas a melhor coisa é não espanar parafuso mesmo. por isso que ainda aconselho se o orçamento for limitado. Se puder comprar o Shimano citado anteriormente, também acho que vale a pena, mas senão, existe essa como opção mais em conta, à prova de grandes desastres, rs.

amplexos

T.

É que a minha mesa por exemplo, tanto ela quanto o guidão falam: max 4nm. E no manual de segurança, diz pra não passar que compromete a segurança. Então 5nm já passaria.

O problema da fibra de carbono é este. Um aperto maior em um canto da peça, abala a estrutura de toda a peça, pois "mexe" com as fibras. E cada fibra é continua por toda a peça, ou quase toda. Por isso o correto é nem mesmo cortar peças de carbono, o corte já afeta as fibras.

Eu acredito que a maioria dos acidentes em peças de carbono é por isso. O correto delas é pouquíssima força no aperto, por isso usar o gel que ajuda a travar. A maioria dos usuários de peças de carbono apertam as peças no chute mesmo, vão até quase espanar o parafuso. Ou é por isso ou é por ser peça falsificada.

Mas claro que esta chavinha que você citou é uma EXCELENTE opção para quem não pode comprar o torquímetro completo, afinal apertar com 5nm uma peça de 4nm, é uma diferença praticamente nula. Agora sem usar as ferramentas, a galera com certeza deve chegar perto dos 9/10nm, daí sim compromete.

Um cuidado especial para qualquer tipo de torquímetro, cuidar para nunca derrubar no chão, pode alterar as marcações.

Abraços.


Editado por HAIRTONNETO - 08 Mar 2013 as 16:04
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Match Ver Drop Down


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Mas 340,00 numa simples chave é um ROUBO!!!!!!!!!!
Mesmo essa simplinha de 90,00 já é caro
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Match Match Escreveu:

Mas 340,00 numa simples chave é um ROUBO!!!!!!!!!!
Mesmo essa simplinha de 90,00 já é caro

É... e não é também... a galera muitas vezes não tem dó de gastar isso em k7, câmbios, pedivelas, etc etc etc.

Esta peça dura simplesmente para SEMPRE.

Mas claro que a pessoa que for comprar tem que ser daquelas que amam fuçar na bike, gostam delas mesmos regularem suas bikes, fazem manutenção etc etc etc.

Que é o meu caso... eu que faço tudo nela... daí esta chave se torna uma excelente aquisição, me permite em cada desmontagem/lavagem/revisão/troca de peças, sempre utilizar o aperto exato.

Para alguns é frescura, mas eu gosto de saber que a bike esta 10000% corretinha e sem riscos.
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Senhor Artur Ver Drop Down
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eu tbm ja vi canote quebrar mais a maioria das vezes é por causa do aperto excessivo da braçadeira  
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Match Ver Drop Down


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O Canote carbono discutido é pra MTB. Não confio em carbono nesse caso
Queria comprar pra Speed. Daí é tranquilo, sem maiores riscos de quebra, etc, desde que seja de qualidade, Ok?
Tem Thompson Carbono?
A absorção de impactos/trepidaçoes dos canotes de carbono, faz a diferença em Speed?
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Gugax Ver Drop Down
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Thonpson só em alumínio.
Nunca testei,mas credito que o diâmetro,e o próprio quadro também influênciem. 
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
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FLIMA Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de FLIMA Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Mai 2013 as 09:44
Fico aqui pensando se vale o investimento.. componentes de carbono + torquímetro = gastar uma grana.
Mas pra ganhar exatamente o que mesmo? só no peso? To pensando em ir de titanio.. são os mais resistentes e leves, não é?
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

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Geovanek Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Geovanek Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Mai 2013 as 15:30
Originalmente Postado por FLIMA FLIMA Escreveu:

Fico aqui pensando se vale o investimento.. componentes de carbono + torquímetro = gastar uma grana.
Mas pra ganhar exatamente o que mesmo? só no peso? To pensando em ir de titanio.. são os mais resistentes e leves, não é?

Também penso que essas gramas a menos na bike não valem o investimento.
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padrerludovico Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de padrerludovico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2015 as 21:57
nao sendo OEM..., cara e vc dando sempre a manutenção correta para carbono vai embora dura bem.

boa sorte.
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betto1965 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de betto1965 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jan 2017 as 17:39
Tenho um Easton EC90 já quase cinco anos, então será que existe problema de fadiga do carbono?
Se bem que carbo dizem durar mais que aluminio, se nao houve batida
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2017 as 11:47
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Bol Gola Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Bol Gola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2017 as 12:46
Originalmente Postado por betto1965 betto1965 Escreveu:

Tenho um Easton EC90 já quase cinco anos, então será que existe problema de fadiga do carbono?
Se bem que carbo dizem durar mais que aluminio, se nao houve batida


Seria bom consultar o manual do produto ou se já tiver perdido, entrar em contato com o suporte do fabricante.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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betto1965 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de betto1965 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jan 2017 as 14:42
Voltei com o Canote SPZ original da bike
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