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Manutenção Suspensão RockShox Solo Air

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frsouza.ata Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Jun 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar frsouza.ata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manutenção Suspensão RockShox Solo Air
    Postado: 27 Jun 2020 as 21:49
Pessoal, tenho uma suspensão RockShox XC30 FK 29" Solo Air de 100mm, ela veio na Scott Scale 960 e já tem 4 anos de uso.

Pretendo fazer a manutenção dela (acho que já passou muito do tempo) a pesar de estar funcionando bem, então eu entrei no site da SRAM nos manuais da RockShox e fui ver tudo sobre a manutenção dela, ai surgiu meu primeiro problema: O manual da XC 30 só mostra os dados da versão com mola (coil) e mostra que tem a opção de ser solo air, coloca o desenho explodido da mola e das peças solo air também, porém, no manual de especificações técnicas ela só fala de mola, assim da a entender que não vai óleo na canela do dado que vai o ar, tem até fóruns gringos reclamando disso, porém. 

Pesquisando bastante percebi que a XC 30 solo air usa o mesmo conjunto que a 30 silver solo air, e no manual da 30 Silver tem tudo, então, pretendo usar esse manual. Nele manda por: 122 ml de óleo 5w na câmara de óleo e 5 ml de 15w na canela do lado que fica a câmara de óleo; e manda por 2 ml de óleo 5w dentro da câmara do pistão de ar e 10 ml de 15w na canela do lado do pistão de ar. Manda lubrificar com graxa PM600 ou Sram Butter.

Ai bem as dúvidas:

1 - Alguém já fez manutenção na XC 30 solo air ou na 30 silver solo air?
2 - Óleo da marca Motul tem qualidade similar ao original da RockShox? Qual usam?
3 - Essa graxa PM600 da algoo pode passar no retentor também?
4 - Os o-rings internos parecem aqueles o-rings que vende em lojas especializadas em vedadores de borracha, eles servem se um dia eu precisar substituir algum? Penso em só substituir se eu tiver tendo perda de pressão ou se perceber muito desgaste. O kit original é caríssimo e só vem esses o-rings que não vejo pq custar tão caros.
6 - Quando sei que preciso trocar os retentores externos? Os que vendem no ML ou na China são bons?

OBS: Fiz uma busca no fórum e não encontrei um tópico muito específico, na verdade a busca pela palavra "Suspensão" não sei porque não retorna nada.
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azazel66 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 10:30
Originalmente postado por frsouza.ata frsouza.ata escreveu:

Pessoal, tenho uma suspensão RockShox XC30 FK 29" Solo Air de 100mm, ela veio na Scott Scale 960 e já tem 4 anos de uso.

Pretendo fazer a manutenção dela (acho que já passou muito do tempo) a pesar de estar funcionando bem, então eu entrei no site da SRAM nos manuais da RockShox e fui ver tudo sobre a manutenção dela, ai surgiu meu primeiro problema: O manual da XC 30 só mostra os dados da versão com mola (coil) e mostra que tem a opção de ser solo air, coloca o desenho explodido da mola e das peças solo air também, porém, no manual de especificações técnicas ela só fala de mola, assim da a entender que não vai óleo na canela do dado que vai o ar, tem até fóruns gringos reclamando disso, porém. 

Pesquisando bastante percebi que a XC 30 solo air usa o mesmo conjunto que a 30 silver solo air, e no manual da 30 Silver tem tudo, então, pretendo usar esse manual. Nele manda por: 122 ml de óleo 5w na câmara de óleo e 5 ml de 15w na canela do lado que fica a câmara de óleo; e manda por 2 ml de óleo 5w dentro da câmara do pistão de ar e 10 ml de 15w na canela do lado do pistão de ar. Manda lubrificar com graxa PM600 ou Sram Butter.

Ai bem as dúvidas:

1 - Alguém já fez manutenção na XC 30 solo air ou na 30 silver solo air?
2 - Óleo da marca Motul tem qualidade similar ao original da RockShox? Qual usam?
3 - Essa graxa PM600 da algoo pode passar no retentor também?
4 - Os o-rings internos parecem aqueles o-rings que vende em lojas especializadas em vedadores de borracha, eles servem se um dia eu precisar substituir algum? Penso em só substituir se eu tiver tendo perda de pressão ou se perceber muito desgaste. O kit original é caríssimo e só vem esses o-rings que não vejo pq custar tão caros.
6 - Quando sei que preciso trocar os retentores externos? Os que vendem no ML ou na China são bons?

OBS: Fiz uma busca no fórum e não encontrei um tópico muito específico, na verdade a busca pela palavra "Suspensão" não sei porque não retorna nada.


Opa,

1. Faço na minha Judy Silver, são em similares...
2. Uso da Motul para garfos de moto...
3. A pm600 não me agradou, use a slickoleum que é específica para suspensões, da algoo tbm. Passa fina camada em tudo e no retentor, cuidado pra não passar na espuma e nem contaminar ela, ela embebe de óleo apenas, se não reduz a capacidade dela lubrificar.
4. Devem ser substituídos na revisão de 200h, independente de não serem visíveis os defeitos, inclusive os retentores e a espuma. Não use de vedação hidraulica, eles não foram desenvolvidos pras cargas de trabalho da suspensão, seja em pressão e temperatura, é uma economia que pode jogar o teu produto no lixo. Os oring da suspensão tbm danificam menos ao atritarem nas hastes pois foram feitos para isso.
6. Com 200h de uso, compre o kit da RS, foram projetados para tal, uma compra de 150 reais a 200 reais pro kit completo a cada 200h, junte 1 real a cada hora pedalada! 
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
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frsouza.ata Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Jun 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar frsouza.ata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2020 as 12:00
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Opa,

1. Faço na minha Judy Silver, são em similares...
2. Uso da Motul para garfos de moto...
3. A pm600 não me agradou, use a slickoleum que é específica para suspensões, da algoo tbm. Passa fina camada em tudo e no retentor, cuidado pra não passar na espuma e nem contaminar ela, ela embebe de óleo apenas, se não reduz a capacidade dela lubrificar.
4. Devem ser substituídos na revisão de 200h, independente de não serem visíveis os defeitos, inclusive os retentores e a espuma. Não use de vedação hidraulica, eles não foram desenvolvidos pras cargas de trabalho da suspensão, seja em pressão e temperatura, é uma economia que pode jogar o teu produto no lixo. Os oring da suspensão tbm danificam menos ao atritarem nas hastes pois foram feitos para isso.
6. Com 200h de uso, compre o kit da RS, foram projetados para tal, uma compra de 150 reais a 200 reais pro kit completo a cada 200h, junte 1 real a cada hora pedalada! 

Muito obrigado pelas informações... 

Qual motul vc usa? o Fork Factory Line 5w na parte hidráulica e o Fork Expert 15w nas canelas? Tava olhando as especificações deles o índice de viscosidade é bem diferente do da RockShox original, porém em temperatura ate 40 graus é parecido, um pouco mais viscoso, mas acima disso começa ficar mais fino e a 100 graus é muito menos viscoso que o da RockShox.  Mas, acredito q como a suspensão da bike trabalhe no máximo a 40 graus internamente, não terá problema... vai ficar ate um pouquinho mais lenta... Outra coisa que percebi é que o 15w da motul não existe 100% sintético, só semi...

A graxa PM600 vc não gostou por qual motivo?

Então.. durooo que é muito difícil achar o kit original da XC30 solo air, ou da 30 silve solo air... Onde você compra? quandooo acha é o genérico... e será que os chineses usam os o-rings especiais? eu acredito mais q eles coloquem desses comuns de hidráulica... rs

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azazel66 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2020 as 16:24
Originalmente postado por frsouza.ata frsouza.ata escreveu:

Muito obrigado pelas informações... 

Qual motul vc usa? o Fork Factory Line 5w na parte hidráulica e o Fork Expert 15w nas canelas? Tava olhando as especificações deles o índice de viscosidade é bem diferente do da RockShox original, porém em temperatura ate 40 graus é parecido, um pouco mais viscoso, mas acima disso começa ficar mais fino e a 100 graus é muito menos viscoso que o da RockShox.  Mas, acredito q como a suspensão da bike trabalhe no máximo a 40 graus internamente, não terá problema... vai ficar ate um pouquinho mais lenta... Outra coisa que percebi é que o 15w da motul não existe 100% sintético, só semi...

A graxa PM600 vc não gostou por qual motivo?

Então.. durooo que é muito difícil achar o kit original da XC30 solo air, ou da 30 silve solo air... Onde você compra? quandooo acha é o genérico... e será que os chineses usam os o-rings especiais? eu acredito mais q eles coloquem desses comuns de hidráulica... rs


Esses mesmos, na verdade os dois que estou usando são semisintéticos. Na verdade, diminuindo a viscosidade ela fica mais rápida hehehehehe.

A graxa PM600 é viscosa, de alta densidade, pra uso pesado, porém boa em repelir agua, uso nos rolamentos, pedais, links e direção...

A slikoleum é uma graxa leve, fina, de boa adesão e de baixa fricção, indicada para suspensões...

Procuro no ML, é uma busca continua por algum que tenha o selo do fabricante, e um vendedor com boas recomendações, olho muito os comentários para tal... quando a peça chega, eu confiro todas as inscrições, se estão no lugar certo e de acordo, muito difícil réplicas terem todo esse cuidado... e no visual, quando compara, dá pra sentir a qualidade, tem que ser igual ou melhor a que tu tá tirando...

Desconfio de preços baixos demais... e sempre compro o kit completo conforme o código do catalogo.

ps: geralmente, quando eu faço a revisão, com troca do kit de reparo (200h) eu já começo a procurar um novo kit, e deixo guardado... se acho num preço legal, compro logo dois... e deixo guardado... hehehehe... faço isso com o kit de rolamentos do link tbm, minha full é nova e não tem folga ainda, mas já tenho um kit completo guardado...


Editado por azazel66 - 29 Jun 2020 as 16:26
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
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frsouza.ata Ver Drop Down
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Araçatuba-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar frsouza.ata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2020 as 23:50
A sim, entendi... Obrigado pelas informações...

Tudo muito caro... e esse dollar ta um absurdo... Oh país difícil viu... EUA tem tudo, tds as marcas de óleo, peças, graxas, e não tem essa de valor do dollar. a gente só se ferra, não tem opção, tem que comprar oq tem aqui e pagando 5,5 vezes o valor por causa do dolar, já que o brasil não produz nada! Ah e fora a margem de lucro dos vendedores...
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kenji.s Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenji.s Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 19:26
boa noite Frsouza,

Fez a manutenção na suspensão?

Eu tenho uma solo air e comecei a estudar para fazer na minha, tem alguma dica ou observação para me ajudar?

Grato
Kenji
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