Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como minimizar bike escorregando em pedras soltas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como minimizar bike escorregando em pedras soltas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
apatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2016
Maringá
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como minimizar bike escorregando em pedras soltas
    Postado: 13 Mai 2020 as 10:13
Bom dia

Pratico MTB (por lazer) e, principalmente agora nessa época de seca, pego muitas estradas com pedras soltas.
Nesse trechos com pedras soltas parece que a bike quer sair de baixo de mim, como se estivesse saindo de lado. Isso acontece até nas retas. 
Sei que isso é característico das condições da trilha em si e cabe ao ciclista dominar a bike, mas minha pergunta é se isso pode ser minimizado com algo que possa ser feito na bike, tal como tipo/modelo do pneu, pressão dos pneus, largura do aro, posição de pilotar, etc.

Segue abaixo dados da bike:
- Epic Comp Carbon 29
- Rodas CrankBrothers Cobalt 3
- Pneus: Rocket Ron 2.25 (D) e Racing Ralph 2.25 (T) - tubeless
- Pressão utilizada: 23/25lbs (D) e 28/30lbs (T) - meu peso 80kg

Obrigado 
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2020 as 10:22
Eu tentaria baixar um pouco mais a pressão traseira.

Pela sua descrição, parece que está girando em falso por perda de atrito, então talvez uma pressão mais baixa no pneu traseiro ajude a melhorar o grip.

Antes da quarentena eu estava com 72kg e costumava usar por volta de 22psi (D) e 20psi (T).
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2020 as 11:58
Sim, como vc disse, é uma característica do terreno. Difícil dizer se tem algo realmente efetivo a fazer para minimizar ou se é uma questão apenas de posicionamento na bike - em teoria, quanto mais neutro (centralizado) você tiver, menor é o efeito - porém, isso não é linear... se vc entra num trecho com mais pedras ou chão mais macio, mesmo numa reta, a bike vai escorregar com qq pneu - pois ela vai desacelerar, seu peso vai mudar um pouco, etc.

Se fosse experimentar, seria variando a pressão do pneu. Vá no extremo que pode ir sem que fique perigoso dele dobrar ou ficar realmente ruim de andar e veja se faz diferença. É possível que vc escorregue de forma parecida nos piores trechos, mas ela ganhe tração mais rápido qnd o terreno "melhorar".
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2020 as 12:05
Uma observação importante - Posição neutra eu quis dizer com retas ou quase retas. Em descidas vc vai sempre, mesmo que instintivamente, jogar o peso mais pra trás. Algumas pessoas exageram as vezes no peso pra trás... não pode ser exagerado ao ponto de perder tração na frente.

Mas esse terreno é complicado mesmo.. em BH tem muito, sofro por lá, já que aqui no Rio onde ando mais o terreno é de terra dura, totalmente diferente.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
apatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2016
Maringá
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2020 as 13:56
Muito obrigado pessoal. Vou considerar as orientações
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2020 as 16:29
Cascalho é um saco hahaaha, aqui em BH tem um tanto bom e dos mais variados..

Eu uso pneu com câmara, porém pneus mais volumosos e que tenham característica de flutuação e cravos médios ajudam muito (lose terrain)..

O que eu falo pro pessoal muito é, relaxa as articulações, cuida a frente pra não desandar (a traseira samba mesmo) e mantenha o centro de equilíbrio, a bike tem que mover livremente sob você.

Calibragem pra mim, é que quando eu to sentado na bike, todos os cravos tem que tocar o chão (centrais e laterais na traseira) e a frente eu uso de 3 a 6 psi a menos que a traseira.

Minha configuração (pneus maxxis forekaster 2.35, muito bons por sinal nesse tipo de terreno)

Edit: minha calibragem é 26 a 28 (T) e 23 a 25 (D), peso 82kg e a bike pesa outros 14,5kg

Editado por azazel66 - 14 Mai 2020 as 16:31
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X