Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio a disco semi hidráulico para gravel
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio a disco semi hidráulico para gravel

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Silvio Taubate Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvio Taubate Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio a disco semi hidráulico para gravel
    Postado: 29 Set 2019 as 19:14
Galera, comprei uma spz Diverge que vem com freios a disco mecânico.
Minha praia é MTB e achei uma merda o acionamento deste freio mecânico, a bike foi revisada etc.
Sondando na net vi o tal Nutt ( que pelos posts não achei seguro ) e também o TRP que não acho para comprar.
Existem mais opções ?

Abraço
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2019 as 22:28
O que você chama de semi-hidráulico?
Existe um tipo de freio que o acionamento primário é por cabo, mas ao invés de mover a pastilha por um macaco de rosca, usa um sistema hidráulico interno. Seria isso?
Voltar ao Topo
Silvio Taubate Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvio Taubate Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 22:58
Isso mesmo
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 10:31
Este é um sistema de freio que não vejo com muita regularidade. É um meio termo entre o sistema mecânico com cabo e macaco de rosca e o sistema totalmente hidráulico.
Até onde eu sei, foi criado para oferecer uma opção de pinça hidráulica sem mexer na instalação do cabo de aço original.

É bom ficar atento, porque, por não ser tão comum, pode ser um sistema mais caro que o puramente hidráulico, e pode não ter a mesma qualidade de fabricação.

Agora tem que ver porque você achou o sistema mecânico ruim.
O sistema mecânico a disco equivale a um VBrake em potência de frenagem. Parece pouco, mas um VBrake bem ajustado derruba o ciclista numa frenagem. Para uma bike urbana, isso pode ser mais do que suficiente.

Pode ser que sua exigência seja superior. Você pode fazer longas descidas, o sistema superaquece e perde eficiência.
Aí o problema não necessariamente seja a falta do sistema hidráulico.

De repente o que você precisa é de um disco de maior diâmetro, que dá mais potência na frenagem e tem maior área de dissipação térmica. Ou pode ser que você esteja utilizando pastilhas muito duras, que duram bastante, mas tem poder de frenagem menor, ou até mesmo pastilhas que estejam vitrificadas, que não tem eficiência.

Diagnosticar qual a sua dificuldade é importante porque a troca de um sistema mecânico pelo hidráulico oferece vantagens em certos aspectos, mas não resolvem em outros.
Não adianta trocar as pinças por hidráulicas se o seu problema é disco pequeno para sua aplicação, ou se as pastilhas continuarão duras demais mesmo após a troca.

É isso que você precisa ter em mente.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 11:12
Cara se for o Nutt semi hidraulico que é o mais comum de achar eu testei e achei o meu Tourney mecanico melhor, ainda bem que pude testar em uma bike que estava na bicicletaria que frequento antes de comprar, eu fui alertado por um usuario aqui do Forum que tem e não gostou, conversamos neste topico http://www.pedal.com.br/forum/mudando-para-garfo-rigido_topic88302_page18.html%5b

Os mecanicos de duplo acionamento da TRP quem tem diz que é excelente, vale o que pedem, eles também tem um modelo semi hidraulico pra Gravel onde por causa dos STIs não da pra usar o totalmente hidraulico por ser cara a troca do sistema todo.

Um mecanico que tive e freava até mais que hidraulico por causa da ignorancia dele foi o Avid BB7, tinha até de tomar mais cuidado pois eles são estupidos de fortes, o valor também é alto mas resolveu quando precisei
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2019 as 09:22
Esse é um ponto que tem de ser pensado na hora de instalar os novos freios: equilíbrio.

Uma coisa, por exemplo, é freio para bike de downhill, outra bem diferente é bike urbana. Na primeira você faz o percurso em descida pendurado no freio, na outra o freio é usado na maioria das vezes no plano e é só para parar ou reduzir eventualmente a bike. Se você usa freio de bike urbana numa bike de downhill nunca vai ter freio suficiente e se faz o contrário, arrisca levar um tombo a cada freada porque o freio não é progressivo, mas muito violento.

Um ponto que eu sempre coloco aqui e deixo para cada um pensar e fazer o que achar melhor é o caso do VBrake x disco mecânico em bike urbana.
Em condições normais, são freios equivalentes em termos de frenagem. Porém em condições chuvosas, o Vbrake perde eficiência e o disco não. Vitória do disco? Não necessariamente. As vias tem muitas faixas e sinalizações marcadas no piso e que se tornam escorregadias quando molhadas. No caso do VBrake, a perda de eficiência mantém uma progressividade mais ou menos proporcional à perda de aderência do piso. Já no caso do disco, sua imunidade à água faz o freio perder a progressividade em piso molhado escorregadio, e as chances de tum tombo aumentam bastante.

Na engenharia se costuma dizer que não existe ganha-ganha, mas ganha-perde. Se você faz uma opção em detrimento de outra porque está ganhando alguma vantagem, pode ter certeza que vai estar perdendo em algum outro lugar. O segredo de fazer escolhas é maximizar os ganhos junto com a minimização das perdas.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2019 as 10:13
Uso o TRP HY/RD e recomendo. Tem boa modulacao e potencia de frenagem suficiente.




Editado por corredor_x - 08 Out 2019 as 02:40
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Fanaticozeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2020
Minas Gerais
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fanaticozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2020 as 21:33
Originalmente postado por Silvio Taubate Silvio Taubate escreveu:

Galera, comprei uma spz Diverge que vem com freios a disco mecânico.
Minha praia é MTB e achei uma merda o acionamento deste freio mecânico, a bike foi revisada etc.
Sondando na net vi o tal Nutt ( que pelos posts não achei seguro ) e também o TRP que não acho para comprar.
Existem mais opções ?

Abraço
eu uso pinças nutt na minha Sense Versa a mais de um ano já e não tenho do que reclamar,freiam muito, ótimo custo benefício,nunca tive problema.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X