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Freio a disco semi hidráulico para gravel |
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Silvio Taubate
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Cadastrado em: 20 Abr 2015 Curitiba Offline Mensagens:175 |
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Postado: 29 Set 2019 as 19:14 |
Galera, comprei uma spz Diverge que vem com freios a disco mecânico.
Minha praia é MTB e achei uma merda o acionamento deste freio mecânico, a bike foi revisada etc. Sondando na net vi o tal Nutt ( que pelos posts não achei seguro ) e também o TRP que não acho para comprar. Existem mais opções ? Abraço |
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Gryphon
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O que você chama de semi-hidráulico?
Existe um tipo de freio que o acionamento primário é por cabo, mas ao invés de mover a pastilha por um macaco de rosca, usa um sistema hidráulico interno. Seria isso? |
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Silvio Taubate
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Isso mesmo
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Este é um sistema de freio que não vejo com muita regularidade. É um meio termo entre o sistema mecânico com cabo e macaco de rosca e o sistema totalmente hidráulico.
Até onde eu sei, foi criado para oferecer uma opção de pinça hidráulica sem mexer na instalação do cabo de aço original. É bom ficar atento, porque, por não ser tão comum, pode ser um sistema mais caro que o puramente hidráulico, e pode não ter a mesma qualidade de fabricação. Agora tem que ver porque você achou o sistema mecânico ruim. O sistema mecânico a disco equivale a um VBrake em potência de frenagem. Parece pouco, mas um VBrake bem ajustado derruba o ciclista numa frenagem. Para uma bike urbana, isso pode ser mais do que suficiente. Pode ser que sua exigência seja superior. Você pode fazer longas descidas, o sistema superaquece e perde eficiência. Aí o problema não necessariamente seja a falta do sistema hidráulico. De repente o que você precisa é de um disco de maior diâmetro, que dá mais potência na frenagem e tem maior área de dissipação térmica. Ou pode ser que você esteja utilizando pastilhas muito duras, que duram bastante, mas tem poder de frenagem menor, ou até mesmo pastilhas que estejam vitrificadas, que não tem eficiência. Diagnosticar qual a sua dificuldade é importante porque a troca de um sistema mecânico pelo hidráulico oferece vantagens em certos aspectos, mas não resolvem em outros. Não adianta trocar as pinças por hidráulicas se o seu problema é disco pequeno para sua aplicação, ou se as pastilhas continuarão duras demais mesmo após a troca. É isso que você precisa ter em mente. |
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João Frango
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Cadastrado em: 25 Jun 2013 Diadema/SP Offline Mensagens:1392 |
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Cara se for o Nutt semi hidraulico que é o mais comum de achar eu testei e achei o meu Tourney mecanico melhor, ainda bem que pude testar em uma bike que estava na bicicletaria que frequento antes de comprar, eu fui alertado por um usuario aqui do Forum que tem e não gostou, conversamos neste topico http://www.pedal.com.br/forum/mudando-para-garfo-rigido_topic88302_page18.html%5b
Os mecanicos de duplo acionamento da TRP quem tem diz que é excelente, vale o que pedem, eles também tem um modelo semi hidraulico pra Gravel onde por causa dos STIs não da pra usar o totalmente hidraulico por ser cara a troca do sistema todo. Um mecanico que tive e freava até mais que hidraulico por causa da ignorancia dele foi o Avid BB7, tinha até de tomar mais cuidado pois eles são estupidos de fortes, o valor também é alto mas resolveu quando precisei
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Esse é um ponto que tem de ser pensado na hora de instalar os novos freios: equilíbrio.
Uma coisa, por exemplo, é freio para bike de downhill, outra bem diferente é bike urbana. Na primeira você faz o percurso em descida pendurado no freio, na outra o freio é usado na maioria das vezes no plano e é só para parar ou reduzir eventualmente a bike. Se você usa freio de bike urbana numa bike de downhill nunca vai ter freio suficiente e se faz o contrário, arrisca levar um tombo a cada freada porque o freio não é progressivo, mas muito violento. Um ponto que eu sempre coloco aqui e deixo para cada um pensar e fazer o que achar melhor é o caso do VBrake x disco mecânico em bike urbana. Em condições normais, são freios equivalentes em termos de frenagem. Porém em condições chuvosas, o Vbrake perde eficiência e o disco não. Vitória do disco? Não necessariamente. As vias tem muitas faixas e sinalizações marcadas no piso e que se tornam escorregadias quando molhadas. No caso do VBrake, a perda de eficiência mantém uma progressividade mais ou menos proporcional à perda de aderência do piso. Já no caso do disco, sua imunidade à água faz o freio perder a progressividade em piso molhado escorregadio, e as chances de tum tombo aumentam bastante. Na engenharia se costuma dizer que não existe ganha-ganha, mas ganha-perde. Se você faz uma opção em detrimento de outra porque está ganhando alguma vantagem, pode ter certeza que vai estar perdendo em algum outro lugar. O segredo de fazer escolhas é maximizar os ganhos junto com a minimização das perdas. |
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corredor_x
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Cadastrado em: 01 Mai 2006 - Offline Mensagens:1525 |
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Uso o TRP HY/RD e recomendo. Tem boa modulacao e potencia de frenagem suficiente. Editado por corredor_x - 08 Out 2019 as 02:40 |
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Sent from my Road bike
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Fanaticozeiro
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