Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bikefit e lesão no quadril
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bikefit e lesão no quadril

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
juniorsouzamtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
BC - SC
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniorsouzamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2021 as 20:31
Fala pessoal, há quase 2 anos atrás deixei uma mensagem neste tópico solicitando ajuda pois tinha também sido diagnosticado com o caso IFA (Impacto fermoro acetabular) por sentir desconforto na virilha do lado direito. Sou praticante de MTB e quando descobri fiquei chocado.

Vou resumir aqui o o que aconteceu comigo após a descoberta do caso e  até os dias de hoje.

Ao descobrir que tinha IFA tipo CAME o médico me aconselhou cirurgia,  mas passei por 2 fisioterapeutas que me aconselharam nao fazer a cirurgia e fazer apenas fortalecimento no quadril etc. 

Resumindo fiquei quase 1 ano na fisioterapia e continuando normalmente os pedais, mas volta e meia ainda sentindo desconforto e certo dia comecei a sentir a virilha do outro lado tambem. Me preoculpei e voltei a fazer outra ressonancia, isso 6 meses depois, e meu caso havia piorado mesmo com a fisioterapia, agora passei a ter lesões na cartilagem de um lado com desgaste de 0,4mm e no outro 0,3mm. Me apavorei.... Comecei a sentir fisgadas qdo fazia algum movimento.

Sendo assim resolvi fazer a cirurgia que é a raspagem no osso para tirar o excesso  e foi a melhor decisão que eu fiz, poderia ter feito até antes se nao fosse ter dado ouvidos aos 2 fisios.

A cirurgia foi tranquila fiz uma de cada vez.  A recuperacao é muito rápida para quem já é atleta, praticante de algum esporte.

Com 4 dias pós cirurgia eu ja estava dirigindo meu carro, mesmo nao recomendádo pelo médico.
Com 1 Mes pós ja estava andando de bike pela cidade 
Com 2 meses já estava subindo morro de bike, altimetrias altas.
E hoje com 6 meses pós cirurgia  voltei ao médico com nova ressonancia feita para ver como estava o quadril após a cirurgia e o resultado foi incrivel pessoal.

O médico disse que minha lesão havia melhorado muito. E falou para mim. Pode voltar a ter sua vida normal.  Hoje pedalo sem dor nenhuma normalmente.  

E deixo um recado para todos os amigos, cuide muito com este problema pois se demorar demais o estrago na cartilagem pode ser maior.  A cirurgia só é valida enquanto ainda há tempo  de evitar algo maior de desgaste no seu quadril.  

Caso voce resolva a ficar na fisioterapia que chamam de fisioterapia conservadora cuide muito e faça exames periódicos para avaliar o estado da sua cartilagem,  pois a sua cartilagem vale ouro, é uma parte do seu corpo que uma vez prejudicada não tem retorno.

Desejo que Deus abençoe a todos vocês pois passei muitos dias de choro e angustia.  Mas hoje me sinto feliz com esse caso resolvido.  A solução pra mim foi a cirurgia, hoje posso fazer qualquer movimento sem me preocupar.

Dica importante:  Se descobrir que vc tem IFA,  faça um plano médico,  pois em 6 meses voce já consegue a carência para cirurgia.  Caso contrario esta cirurgia gira em torno de 15 mil reais cada lado, nao é barata.  Vale a pena o plano e voce vai se cuidando durante os 6 meses.

É isso ai. Abraço galera, e qualquer duvida estamos ai para ajudar!   

Me acompanhem pelo youtube, tenho um canal onde gravo minhas aventuras de Bike
http://www.youtube.com/canal300k

Deus abencoe a todos!


Voltar ao Topo
juniorsouzamtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
BC - SC
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniorsouzamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2021 as 20:35
Esqueci de mencionar acima

Após cirurgia fiz 3 meses de fisioterapia.  
A fisio é obrigatória após a cirurgia.
A própria bike ergometrica já se pode pedalar na primeira semana pós cirurgia.
A bike faz parte da fisioterapia.

Abraço
Voltar ao Topo
clenhart Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Cruzeiro do Sul
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clenhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2021 as 08:06
Originalmente postado por juniorsouzamtb juniorsouzamtb escreveu:

 mas passei por 2 fisioterapeutas que me aconselharam nao fazer a cirurgia e fazer apenas fortalecimento no quadril etc. 

Engraçado, também passei pela mesma situação, fisioterapeuta falando que se agora eu achava difícil com a dor, que depois da cirurgia seria muito pior, e está sendo bem o contrário, única coisa que essa frísio conseguiu foi perder clientes.
Voltar ao Topo
shoxshox Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2022
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shoxshox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2022 as 16:32
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se vc forçar a barra sabendo que pode se lesionar deixou de ser competição saudável.

Mais não se preocupe , com a mudança do corpo a mente tbm muda com o tempo , bem vindo ao grupo do "já fui bom nisso..." kkkkk

Eu tbm tive uma lesao no joelho anos atrás , hj meu ritmo é 1/3 de quando eu era jovem , mais eu ainda me divirto na bike não deixo de dar meu rolé , mais querer competir mesmo que de brincadeira já ficou mais complicado.



Voltar ao Topo
juniorbudel Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2011
santa maria rs
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniorbudel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2022 as 22:41
Pessoal, troquei de bike (Gravel para uma speed) e meu maior medo veio à tona, impacto voltou a pegar.

Já fiz o Fit e foi feito o que deu para fazer, pensando que poderia resolver alargando o q factor (na Gravel era cerca de 14cm, na speed 10) resolvi comprar uns alongadores de 2cm porém parece não ter resolvido.

Meu impacto é do tipo CAM e tô achando que subir mais a perna em direção ao tronco não interfere no impacto, o que interfere é o acetábulo rodar mais para baixo, a bike é ideal para o meu tamanho, já puxei todo banco pra frente e baixei o banco no limite do protocolo Fit, o que resta é inverter a mesa e deixar com ângulo positivo, algo que não gostaria de fazer mas vou ter que ao menos tentar.

Complicado que enquanto isso a lesão vai se agravando, eu não sinto nada pedalando, a não ser uma certa pressão na virilha, o desconforto do impacto (tipo um formigamento ou leve queimação na virilha) só vem horas depois do exercício, creio que pelo labrum ser uma região de baixa circulação sanguínea.

Enfim, apenas para relatar mais uma luta para adaptar minha condição biomecânica a mais uma troca de bike, se me adaptar nessa nunca mais vou trocar de bike!!!
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2022 as 21:44
Originalmente postado por juniorbudel juniorbudel escreveu:


Meu impacto é do tipo CAM e tô achando que subir mais a perna em direção ao tronco não interfere no impacto, o que interfere é o acetábulo rodar mais para baixo, a bike é ideal para o meu tamanho, já puxei todo banco pra frente e baixei o banco no limite do protocolo Fit, o que resta é inverter a mesa e deixar com ângulo positivo, algo que não gostaria de fazer mas vou ter que ao menos tentar.

pq vc baixou o banco?
imagino que o comprimento do pé de vela interfira mais que o Q-factor no IFA
Voltar ao Topo
juniorbudel Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2011
santa maria rs
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniorbudel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2022 as 20:50
Baixei pq na Gravel, quando simplesmente clonei a altura do banco da MTB, senti valendo o impacto, fui fazer o Fit e o cara somente baixou o banco e o problema sumiu, isso foi no início de 2021. Eu creio que a posição do acetábulo no meu caso é mais determinante para o impacto do que o quanto o fêmur sobe em direção ao tronco.

Comprimento do pedivela pode ser relevante, problema é gastar uma grana preta num comprimento menor para experimentar ver se resolve. Estou usando o braço de 172.5mm, o mesmo tamanho que usava na Gravel, na MTB uso 175mm e nunca senti nada quanto ao impacto.

Está bem complicado descobrir onde está o problema, estou com a bike com os ajustes mais favoráveis possível para evitar o impacto (q factor maior, banco na altura certa, mesa positiva [eu sei, um pecado mas preciso experimentar todas as opções], distância do banco ao guidom o mais curto possível) estou nesse momento esperando a inflamação zerar para poder andar novamente, espero que não venha a sentir mais.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X