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Dúvidas no ciclismo de estrada

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Thiago_Campos Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Fev 2018
Brasília
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Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas no ciclismo de estrada
    Postado: 26 Mai 2018 as 00:54
Olá, ciclistas. Migrei recentemente para o ciclismo de estrada e tenho algumas dúvidas. 

  • No MTB sempre saía com câmara de ar reserva, ferramentas e uma bomba de mão, pretendo manter o hábito, minha speed usa válvula presta e tenho uma bomba de mão simples com regulagem para as dois tipos de válvulas, mas não possui o medidor de pressão e na embalagem não existe a informação do pressão máxima que ela pode atingir, numa emergência é possível que ela encha a câmara reserva numa pressão razoável para que eu não tenha que empurrar ?(eu peso 90 kg)
  • Devido a alta pressão nos pneus existe algum cuidado ou risco que eu deva saber em caso de rasgo de pneu ou furo, algo que me leve pro chão na hora, como costumam ocorrer os furos ?
  • No passador STI dianteiro tenho a opção de "meio toque" para a corrente não arrastar no câmbio dianteiro, busquei informações sobre o cruzamento de corrente nesse tipo de sistema (meu grupo é o Sora), mas não encontrei nada confiável nem unânime, alguns dizem que posso cruzar corrente outros dizem que não, para garantir tomei a postura de não cruzar, mas como ainda estou me acostumando com a modalidade às vezes faço sem perceber, existe alguma dica ou regra para subir a marcha. 
Peço desculpas caso este não seja o ambiente do fórum destinado a isso, no mais agradeço as ajudas desde já! Qualquer dica também é bem vinda.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2018 as 05:34
Honestamente, se furar um pneu, e não tiver como aferir pressão, é sempre bom ir com calma...
Seja MTB, estrada, pista, turismo... Se der algum problema, eu vou com mais calma e atenção que o normal, até ter certeza que está tudo certo. 

Indiferente a pressão que essa bomba aguenta, é prioridade voltar pra casa ao menos (IMHO) - salvo se tu tiver socorro / apoio fácil - lembre que não é em qualquer carro que cabe uma bike, nem todo mundo vai deixar você pô-la sobre o banco traseiro!
Provável que a bomba não chegue nos 120 PSI, isso é uma pressão BEM alta... Pra ti ter ideia, são quase 8,5 kg para cada cm² de área (!!!)... A válvula que abre e fecha a passagem do ar, precisa ser bem parruda. Acredito piamente, que ela se peide na metade do caminho, coisa de 60 PSI ou antes... O que ainda não é suficiente para um pneu em segurança - voltamos ao quesito inicial...
Nessas, eu iria deixar um CO² ou mesmo uma garrafinha (se encontra a receita no canal da Pedaleria), de stand by...

O pneu PODE explodir, mas isso é improvável... Nenhum caso que eu conheça, então diria que as chances são iguais ou próximas, a estourar o aro ou quebrar o quadro: pode acontecer, mas a probabilidade é BEEEEEEM baixa....
O galho todo, é que pneu fino, o aro toca fácil no chão - mesmo só esvaziando o pneu - e aro tocando no chão tem atrito bem baixo, provável que se o aro tocar o chão, isso implique na cara tocando o chão também, mesmo no reto... Até se habituar, não é má ideia usar pedais flat, ou ao menos, as travas dos clipes bem mais soltas...
Não tem remédio aqui, são coisas que fazem parte do esporte... 

Das marchas, é um pouco de hábito, um pouco de lógica... Não existe fórmula para ir subindo de marchas na ordem XYZ, e voltar na ABC... Isso implica numa série de variáveis que não são previsíveis...
Quanto a cruzar corrente, o assunto é controverso sim... Eu evito os extremos no MTB, mesmo usando tudo Shimano, e esta dando aval sobre isso... Não podemos negar que PODER, pode cruzar... Disso, para que convenha eu fazer isso (visando durabilidade, principalmente), depende de situação para situação... Competindo pelo primeiro lugar de uma categoria, é bem outra história do que indo passear com amigo / familiar... Sacas?
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RuanRAC Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
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Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2018 as 09:20
câmbios de 2 cororas não sofrem tanto com cruzamento de corrente, eu evitaria os extremos mas no MTB o pessoal tende a usar coroa grande pra estrada e coroa pequena pra trilha 
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rvieirasa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Mai 2020
Caieiras-SP
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Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rvieirasa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2020 as 09:13
Uma dúvida de principiante: 

A diferença entre um câmbio STI com "2 alavancas" e com "1 alavanca" é muito grande? 
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dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
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Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2020 as 10:10
Originalmente postado por rvieirasa rvieirasa escreveu:

Uma dúvida de principiante: 

A diferença entre um câmbio STI com "2 alavancas" e com "1 alavanca" é muito grande? 

Não entendi o conceito, mas imagino.que você se refira ao acionamento dos cambios pelos sistemas antigos Shimano com botão acionado pelo dedao para descer e uma "alavanca" para subir e os modernos, com as duas funções acionadas pelo indicador.

Os modernos possuem curso menor e facilitam muito as trocas quando se esta em posição aerodinâmica (drops) e na pega superior, permitindo maior variação sem adaptacoes de movimento. Fica mais natural!

Existe ainda o Doubletap da Sram que tem apena 1 alavanca com as duas funções. Os Campagnolos mantém o botão acionado pelo polegar!

Ergonomicamente, na minha opinião, os Shimanos modernos com manetes menores, das linha atuais, são os com melhor ajuste ergonômico, seguido dos Stam e depois dos Campagnolos. Dada a semelhança, considero os Shimano antigos pior que os modernos, inclusive que os Campagnolo por terem formato do Sti que não contribui para boa pega (muito grande) e pelo mecanismo exigir movimentos longos para a realização das mudanças ascendentes.

Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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