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Steel
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Postado: 24 Nov 2016 as 14:44 |
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Saudações aos amigos do fórum!
Vou contar minha história para começar. Ganhei essa bike quando tinha 14 anos e não rodei mais de 50 km com ela. A bike ficou parada por 9 anos até o inicio desse ano. Decidi começar a andar nela e me apaixonei por ciclismo. Pois bem, comecei a ir trabalhar com ela quase todos os dias até que as dores no joelho começaram. Fiz um bike fit caseiro nela e melhorou, mas as dores não cessavam. Um amigo, ao me ver pedalar, comentou que o que poderia estar causando essas dores era o balanço do amortecedor traseiro, que ficava balançando a cada pedalada e variando a altura do selim. Apertei no talo o amortecer e melhorou muito! Só que agora, mesmo apertado no talo, essa bendita suspensão começou a atuar de novo e começou a acabar com meu joelho. Fui parando aos poucos de pedalar com ela e hoje a bike está encostada em casa de novo. Segue foto da bike: Bom, essa foto não está atualizada, visto que coloquei a um tempo atrás um pedivela Shimano FC-M171 (48-38-28), junto com um Câmbio traseiro TZ baratinho e uma catraca 14-28 de 7V. Para deixar ela usável novamente, sem judiar do meu joelho, imagino que será melhor trocar esse quadro, mas quero tentar reaproveitar o máximo de componentes que puder no novo quadro. Estou podendo em gastar entre 500 e 600 reais no máximo nessa reforma, porém gostaria de alguma luz sobre a viabilidade disso e indicações de peças, de um bom quadro e do que fazer! O uso vai ser só urbano mesmo, como commuter, 45 km por dia, 3x por semana. Muito Obrigado pessoal! |
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Gryphon
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Se a suspensão voltou a atuar é sinal que a mola cansou e perdeu elasticidade, ficando mais mole.
Uma possibilidade para mantê-la útil é trocar esse amortecedor por um tubo rígido, tornando a bicicleta uma hard tail. Não gasta muito, resolve o problema e seus joelhos agradecem. |
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azazel66
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Vende ela e compra uma gonew das mais básicas, tem sido elogiadas e acho que se bem escolhido, tu ainda lucra no final (anuncie no ml e olx).
Ou vai no tubo rígido como amigo citou acima. |
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199X - Sundown aro 24, 12v
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Steel
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Boa ideia Gryphon! Realmente trocar o amortecedor colocando uma barra rígida resolveria o problema de Bob no amortecedor traseiro! Não havia pensado nisso! ...Ainda assim, teria um problema, já que, enquanto a suspensão traseira trabalha até demais, a dianteira está totalmente travada... Chamo carinhosamente esssa configuração de "Queixo duro, Rabo mole" Além de que, como estou disposto a mexer nela, queria deixá-la um pouco mais leve também, visto que hoje ela pesa quase 20 Kg! Acredito que boa parte desse peso esteja nesses amortecedores porcaria... Também por isso queria trocar, pelo menos, quadro e garfo.
Então Azazel66, considerando vender ela, dei uma procurada no ML e na OLX pra ter uma média de preço. Bikes como essa, que é do modelo Sundown Brisk, estão sendo vendidas entre R$250,00 e R$400,00. Caso eu conseguisse vender a minha por R$400,00, + os R$500,00 que tenho pra gastar, ficariam R$900,00. Dei uma olhada no site da Netshoes e com R$900,00 só daria pra pegar bikes com componentes inferiores dos que eu coloquei nessa bike. Olhando mais pra frente no site, a bike mais barata que achei com componentes equivalentes é a Caloi Supra, que tem os mesmos passadores Rapid Fire Shimano Ef-51 7v, o mesmo pedivela M-171, o mesmo Central BB-UN26, a mesma catraca 7v de rosca e os mesmos V-Brakes de Alumínio. Enquanto os Câmbios da Supra são superiores, as minhas rodas Vzan Escape são melhores. Porém a Supra está na faixa de R$1250,00. R$350,00 mais caro do que se eu juntasse o dinheiro da venda da bike mais os R$500,00. Então, não sei se compensaria... Será que com esses R$500,00 é impossível pegar um quadro e um garfo minimamente decentes?
Editado por Steel - 02 Dez 2016 as 18:43 |
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azazel66
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talvez um quadro TSW ride 26 e um garfo Suntour XCT ou RST capa (estourando um pouco) seriam suficientes. quadros TSW são leves.
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Steel
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Dando uma procurada em quadros e garfos, fiquei bastante em dúvida... Garfos: Fiquei em dúvida primeiramente entre pegar uma suspa barata ou um garfo rígido bom. O que me recomendam? Achei 3 como referência: - Suspensão Suntour 26er M3030 Mtb Para Freio V-brake - R$ 160,00 - Frete incluso - Garfo Rigido Fib Aluminio 26 Ahead Set Preto - R$ 125,00 - Frete incluso - Garfo De Bicicleta Em Aço Aro 26 Para V-brake Ahead Set - R$ 85,00 - Frete incluso Quadros: Achei diversos quadros de alumínio, mas somente alguns me interessaram, qual deles recomendam? - Quadro 26 Monaco Pegasus - R$255,00 - Frete incluso - Quadro Alfameq Mtb 26 - R$ 275,00 - Frete incluso - Quadro 26 Azonic Raptor - R$ 285,00 - Frete Incluso - Quadro Soul 26 Sl100 - R$289,00 - Frete Incluso (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792072024-quadro-de-bicicleta-soul-26-sl100-preto-tam-19-_JM) - Quadro Tsw Ride 26 - R$ 365,00 - Frete Incluso - Quadro Bicicleta High One Bike Strong 26 - R$370,00 - Frete Incluso |
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azazel66
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Garfo eu ia no FIB.... Pessoalmente gosto da soul também, mas desconheço o quadro... Esperar alguém mais experiente no assunto!
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joao_victor
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Boa tarde, eu no seu lugar esqueceria suspensao, ate porque essas suspensoes de entrada nao amortecem nada e deixam a bike beeem mais pesada.
Eu pegaria o quadro SL100 da Soul e o garfo rigido, pois pelo que li vc vai usar a bike mais na cidade ne?
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azazel66
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Ps: tu viu que o sl100 não suporta v-break né? Teria que comprar pinças discos e cubos para freio a disco mecânico!
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joao_victor
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Pois é, acabei de ver que nao tem suporte pro v-brake, tem que ser o quadro da TSW mesmo, vai ficar um pouco mais caro que os 500 que ele esta disposto a investir na bike.
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Steel
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Então cara, de fato só vou usar a bike na cidade. Realmente estou MUITO inclinado a pegar o garfo rígido mesmo, pela leveza e pelo peso bem menor também.
Então cara, depois que eu me toquei nisso. Fui perguntar para o vendedor e ele me disse que dessa leva de quadros SL 100 que ele recebeu, somente os tamanho 17" tinhas os pinos de V-Brake, os 19" e os 21" vieram sem. Sorte minha que era exatamente um quadro 17" que eu estava procurando! Pesquisando aqui no fórum, só vi elogios pros quadros da Soul, vocês também indicaram eles, então foi ele que eu comprei! Só esperando chegar agora! Quanto ao garfo, fui na bicicletaria aqui perto de casa e tinha um cara trocando o garfo de aço dele por uma suspensão. Perguntei o que ele ia fazer com o garfo e ele nem sabia. Acabei levando o garfo dele por R$20,00. Detalhe: O garfo é Over e Ahead Set! Tá Novinho! Porém, procurando marca só achei essa parte escrito Tange. Alguém conhece a marca? Será que é confiável? Pelo menos aparentemente as soldas são muito bem feitas. |
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Paulo Eduardo
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Ao meu ver foi a melhor escolha comprar um quadro e garfo novos e usar as peças que já tem.
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http://www.causospedalisticos.blogspot.com/
https://www.strava.com/athletes/4421257 |
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Steel
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O quadro chegou!
Putz meu, que quadro lindo! Achei as soldas super bem feitas, aparentemente está perfeitamente alinhado e gostei do fato dele ter furação pra tudo quanto é coisa: Furação para dois suportes de Caramanhola, Furação para bagageiro, furação para paralamas e furação pro freio a disco também! E claro, o mais importante, pinos para V-Brake, bem como eu queria! Também achei ele bem leve, a diferença é gritante perto do outro quadro... A foto ficou mais ou menos, mas pela minha balança, o quadro pesa cerca de 1,75 Kg. Bom, até agora gastei R$310,00, ainda estou dentro do meu orçamento! Agora que já tenho quadro e garfo, comecei imaginar como a bike vai ficar montada e vi um problema: Quadro e garfo são pretos e as rodas que eu tenho são amarelas, mas bem amarelas mesmo! Lembra a cor da gema do ovo... Ou seja, vão ficar muito estranhas.... Segue foto onde dá pra ver bem elas: Então, pensando numa solução econômica para esse problema, pensei em pintar os aros, já que eles ainda estão bons. Será que é melhor eu cobrir todos os aros e a parte usinada e pintar com a roda inteira mesmo ou será que é melhor eu desmontar tudo e pintar os aros separados? Aliás, é possível desmontar a roda inteira assim? Nunca mexi com rodas, então até seria um aprendizado legal, desmontar e remontar elas. Além disso, pinto de branco ou preto? O que será que é melhor? Ou será que é melhor eu comprar logo dois aros novos da cor que eu quero?
Editado por Steel - 02 Dez 2016 as 19:08 |
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RuanRAC
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Use um canote bem longo nesse quadro, essa linha da soul tinha um problema crônico de quebrar na solda do canote, o meu e o de uma amiga quebraram no mesmo lugar
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azazel66
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Desmontar elas até é fácil, montar elas exige centrador de rodas e alguma experiência para apertar adequadamente os raios.... Acho que vale a pena desmontar, e lembra de proteger da tinta a banda de frenagem!..
Depois poste fotos de como ficou! |
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199X - Sundown aro 24, 12v
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zex
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Cara vc acabou de desperdiçar a suar sorte da loteria nesse garfo....kkkkkkk Tange é marca boa sim, pode ficar tranquilo, e ainda existe uma grande possibilidade desse garfo ser de cromoly, se for , melhor ainda.... |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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Steel
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Buenas! De fato, desmontar foi meio demorado mas foi a parte fácil... Desmontei, dei uma lixada boa, protegi a parte usinada do aro e pintei com spray preto. Só lembrei de tirar foto da roda dianteira desmontada... Depois de pintadas, segui as dicas desse site para enraiar: < http://conceitobiker.weebly.com/enraiar-rodas.html > Gosto sempre de usar o site do Sheldon Brown, mas esse cara explicou direitinho, além de estar em português! Acabei dando algumas riscadinhas na pintura durante a montagem, mas já retoquei. Montar até foi fácil, mas para alinhar é que foi o bicho! Como não possuo centrador, usei o garfo da bike mesmo e as sapatas do V-Brake como referência. Fui girando a roda e alinhando até ficar mais ou menos bom, aí fechei os freios e fui fazendo um alinhamento mais fino até ficar zero! Demorei umas duas horas mas ficou bom kkkkk Com a de trás eu fiz a mesma coisa. Aqui, são as rodas já completamente montadas e alinhadas. A unica coisa que não ficou 100% foi a excentricidade delas, quando eu giro elas vejo elas oscilando um pouco e não consegui melhorar isso. Bom, pode ser porque eu sou bem chato com essas coisas, mas minha mulher diz que, para ela, estão perfeitamente redondas... Vai saber...
Vish cara, será? O pior é que andei dando uma pesquisada em formas de identificar cromoly e não achei nada muito conclusivo. Em todo canto só vi dicas sobre a espessura da solda ser mais fina e pelo cromoly ser mais leve que a maioria dos garfos de aço ou alumínio... O garfo pesa cerca de 800 gramas. 800 gramas é leve para um garfo de aço ou tá na média? |
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Steel
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Terminei de montar a bike mas não tive tempo de postar aqui.
Pois bem, acabei gastando pouco mais de R$700,00 para deixar a bike pronta, mas vendi o quadro azul e amarelo com o restante das peças que eu não ia usar por R$150,00, então a reforma saiu por +/- R$550,00. E a bike ficou assim: Ficou bastante confortável de se pedalar, bastante mesmo. Esse garfo absorve muita vibração, suspeito que ele seja de Cromoly mesmo. Comecei a ir trabalhar com a bike e durante a ida, que quase não pego trânsito foi mil maravilhas, mas na volta... Com o trânsito pesado das 17 hrs sou obrigado a pegar corredor, mas esse guidão largo dificultou demais as coisas. Mesmo assim insisti e continuei indo, depois de vários dias, umas 2 pancadas com o Bar end nos retrovisores alheios e uma quase queda por causa de uma terceira pancado em retrovisor, desisti. Assim, comecei a pesquisar formas de estreitar esse guidão. Primeiro pensei em cortar ele, mas não ia adiantar muito, ia poder tirar uns 5 cm de cada lado só. Pensei em colocar um Drop nela, mas além de ficar estranho, ia ter que trocar um monte de peças, já que os manetes não iam servir, manetes de speed não se dão bem com V-Brakes, entre vários outros problemas. Não ia compensar. Eis que pesquisando em um fórum gringo eu vi um cara que adaptou esses manetes de MTB em um Bullhorn. O cara dizia que a ergonomia ficou boa e que funcionou tudo certo, o único problema seria abrir um pouco a garra dos manetes para entrar no guidão. Comprei a ideia. E eis o resultado: Pesquisando, achei esse guidão da Zoom, bem leve e com furação para passagem de cabeamento por dentro dele, além de ter 42 cm de largura. O único detalhe mesmo é que ele tem 23,5 mm de espessura nas pontas, contra os 22,2 mm convencionais dos guidões retos. Aí para caber os manetes eu tive que abrir um pouco as garras, mas foi muito pouco, coisa de 2 mm. Gastei mais R$150,00 nessa brincadeira, mas agora sim! Consigo pegar corredor tranquilo com esse guidão e a postura mais aerodinâmica me deixa fazer a mesma média que faço com a minha speed. |
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_danielcorrea
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Cara, ficou linda sua nova bike, mas com o primeiro guidão. No entanto, pela praticidade/necessidade, justifica-se o uso do Bullhorn.
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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azazel66
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Cadastrado em: 30 Mar 2016 Pará - SGA Offline Mensagens:845 |
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Concordo com o daniel! Mas ficou demais!
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199X - Sundown aro 24, 12v
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newhouse
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Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
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Nossa, esse tom de preto e branco ficou lindo demais, dá até gosto de ver. Eu já rodei com esse esquema no bullhorn por muito tempo, funciona muito bem, meu único incomodo é que o cabo fica longo demais, isso tira um pouco a precisão das marchas, mas usei assim por muito tempo sem problemas. Outro esquema pra quem pega transito pesado é cortar bastante o guidão flat, minha bike atual tá com um guidão de 70, cortei 10 cm de cada lado, ficou pequeninho, mas uma maravilha pra rodar no corredor.
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Eu não sei a medida do guidão original da Supra 2011, mas rodo com certa tranquilidade no meio dos carros quando o trânsito está carregado e não tenho outra opção de rota. link do guidão - https://http2.mlstatic.com/bicicleta-caloi-supra-D_NQ_NP_604615-MLB25271331709_012017-F.webp (link do ML. o cara está vendo essa toda original. era bonita a bike)
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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