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Bike Urbana personalizada

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evilinheaven Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike Urbana personalizada
    Postado: 24 Ago 2016 as 15:33
Olá a todos!
Não sou novo no forum, embora participe pouco, leio bastante por aqui.
Faz 6 anos que troquei o carro pela bike aqui em sampa. Vida nova.
Durante esse tempo passei por algumas bikes, sempre procurando algo que me atendesse melhor no cotidiano urbano. Como a grana é curta, fui fazendo tudo aos poucos, planejando bem as modificações de acordo com o que eu achava mais importante. Escolhi e instalei quase tudo, tenho um certo apego a essa magrela.

Como fui colocando umas peças diferentes na minha bike achei que podia sacudir a preguiça e postar um tópico com ela. As vezes as soluções que achei pra ela, podem ajudar outros usuários!
Enfim segue abaixo a bike:
Foto 1

Foto 2
Foto 3

A bike das fotos tem um quadro feito pela oficina Bornia & Cox, aqui em sampa, na vila madalena. O quadro foi encomendado sob medida para combinar com os componentes que eu tinha na época (final de 2015). 

Acho que o principal motivo desse tópico é mostrar umas peças que não são comuns aqui no Brasil.

Cubo dianteiro da Sturmey Archer com freio a tambor de 90mm e Dinamo:


Acho que essa foi a primeira peça que comprei para essa bike. Segurança sempre em primeiro lugar!
O freio é MUITO bom (ao contrário do traseiro de 70mm que é bem fraquinho), funciona sempre do mesmo jeito, no calor, no frio, no seco e no molhado. Muito difícil precisar regular, nunca deu manutenção.
Sobre o dinamo que está ai, vou falar mais quando falar da iluminação. Mas ele está sempre funcionando. Dá pra ver que a roda arrasta um pouco por causa dele, mas nada que de pra perceber com a bike rodando.

Cubo traseiro da Sturmey Archer com freio a tambor de 70mm e 8 velocidades:


Essa é a peça da bike que mais me deu dor de cabeça! Hehehe
Comprei e instalei ela quando usava um quadro com gancheira vertical. Realmente não era a peça certa pra bike que eu tinha. Tive que fazer gambiarra para instalar, comprar arruelas anti-rotacionais especificas, usei tensionador de corrente... No fim acabei trocando o quadro!

O cambio em si funciona muito bem. Você troca a marca quando não está pedalando. Pra trocar enquanto pedalando, tem que aliviar um pouco a pressão no pedal, se não ela não troca. Questão de habito. Depois de 3 anos com ele, não volto pra cambio externo. Ele tem uma amplitude muito bacana de marchas. Como o pinhão dela tem 25 dentes e não tem muita opção, tive que regular a relação trocando a coroa (no fim a pedivela inteira).

O freio funciona do mesmo jeito que o dá frente. No seco e no molhado funciona igual, nunca preciso regular. Mas esse já não freia tão bem quanto o dianteiro. Na verdade, nunca usei muito freios traseiros. Mas sem duvida, nessa bike, conto muito mais com o dianteiro.

Corrente e pedivela:


Apesar de sujo (depois troco a foto) a bike está com uma corrente KMC de aço inox. A pedivela é da Sturmey Archer também. Precisava de uma coroa de 30 dentes para a relação que queria com o cambio traseiro e essa foi uma das poucas que achei. Já tinha usado uma de 32 dentes antes, porém queria uma relação um pouco mais leve. A marcha mais pesada (8) era quase impossível de usar.
Nessa foto também dá pra ver o suporte do tipo cavalete, que é MUITO pratico. Não entorta a roda em bicicletários vagabundos, facilita pra carregar alforjes ou caixa de compra na bike. Um ótimo acessório por menos de cem reais. Também coloquei uma mola (tensionador) que segura o guidão, assim a roda da frente não tomba com a bike levantada.

Iluminação:

Frente:


Esse farol da Busch & Müller ( Lumotec IQ Fly ) é sensacional. A marca tem alguns mais fortes que eu recomendaria para quem pega estrada a noite, mas pra cidade esse é muito bacana.
Ele tem um sistema que detecta a luminosidade ambiente (LICHT24) e funciona em dois modos dependendo da condição. De dia ele utiliza 6 leds que ajudam você a ser visto no transito. A noite ele joga a energia para um led direcional mais forte, para iluminar o seu caminho. Ele ainda tem um refletor que o feixe de luz vai somente para baixo, e não atrapalha motoristas e ciclistas que vem na mão oposta.
Fica sempre na bike, e funciona sempre quando a roda dianteira começa a rodar.

Traseira: 


Luz de bagageiro Busch & Müller TOPLIGHT Line brake plus.
Bagageiro Topeak (só achei o modelo para freio a disco. Queria o outro na verdade). Uso tanto a mala para trazer coisas pro trabalho como a caixa de transporte para fazer compras no mercado. Solução show de bola da Topeak. Uma das minhas primeiras aquisições também...
Para lamas SKS Bluemels.

Guidão:




E

Essa é a parte da bike que ainda estou trabalhando.
O guidão é um North Road que está (temporariamente?) invertido.
Estou procurando uma mesa mais comprida (de 90mm atuais para 110mm). Quero aquelas com regulagem de angulo, para que eu possa achar a melhor posição sem ficar trocando.

Os manetes de freio são da Sturmey Archer com freio de estacionamento (segura a bike com o freio travado), o trocador de marca de 8v ( usava o GripShifit que veio com o cambio, mas ele só serve em guidão reto ou riser) e uma sineta da Cateye.

Cadeado:


Além de um Kryptonite u-lock que uso quando paro a bike por aí, eu coloquei um Axa defender preso permanentemente no quadro. Uso ele no cotidiano, para travar a bike no meu predio e no trabalho.
Levo um cabo de aço (12mm) que uso em conjunto com ela em bicicletários e afins. Mas para parar na rua, não confio. Só com u-lock mesmo.


O guidão north road funcionou muito bem na posição original e invertido. 
Uma pegada mais tranquila a outra mais agressiva.
Trocando a mesa vou fazer alguns testes para ver qual é a melhor posição pra andar em sampa!!!


E ai galera? O que acharam da minha magrela?? Fui montando aos poucos, com calma e pouco dinheiro...

Quem tiver alguma duvida sobre algum componente ou acessório, é só perguntar!
Se quiserem discutir algumas escolhas minhas, também estou sempre aberto ao dialogo!

Preciso batiza-la agora... Hehehe

Valeu!!
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romer6 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar romer6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 15:50
Muito bacana sua bike, cara! 

É engraçado como a gente que não é do mundo da bicicleta (meu caso, estou apenas começando, ainda procurando a companheira ideal) acaba descobrindo quão variadas são as opções possíveis. O normal é pensar que só existem dois tipos de bicicleta, a "normal" e a "de corrida". Mas na verdade há muitos, muitos outros! 

E a sua é um exemplo disso. Você praticamente a criou do zero, dificilmente há outra igual no país, quiçá no mundo. Muito bacana saber que há tantas possibilidades de customização disponíveis.

Parabéns pela magrela, além de muito bonita, foi criada para atender exatamente aquilo que você precisava. 

ClapClapClap
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evilinheaven Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 15:55
É isso mesmo cara. Quanto mais você lê, mais coisa aparece...

Não acredito que tenha uma muito parecida com a minha por ai mesmo não!

Uma coisa mais bacana que a outra, uma solução mais diferente que a anterior.

Pra quem gosta, é assunto infinito...

Valeu pelo comentário!
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 15:59
muito bacana sua bike amigo , ta de parabens.
esse dinamo consegue gerar luz e recarregar o cel?
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evilinheaven Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 16:09
Pelo que eu li, consegue sim. Mas precisa comprar mais um acessório: http://en.bumm.de/produkte/e-werk-usb-werk/usb-werk.html

Acredito que precise andar em uma certa velocidade pra tudo funcionar bem junto.

Atualmente levo um "power bank" na mala do bagageiro como solução para carregar o celular.

Quem sabe se sobrar dinheiro (haha) um dia desses, compro um acessório desse e testo!! 

Valeu!
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tomiello Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 17:16
Bela bike, parabéns! 
Uso bike todo dia pra ir pro trabalho aqui no Rio a 1 ano, metro e ônibus nunca mais. Carro então...
O guidão largo não atrapalha no corredor? 
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evilinheaven Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 18:25
Na verdade o guidão não é tão largo.
Coloquei ele por ser mais estreito que o riser que eu usava. Como ele "entorta" em direção ao ciclista, fica mais estreito mantendo a area de pegada do guidão.
Acho que do reto que eu usava pra esse, diminuiu uns 6cm a largura da bike.

Pra corredor, ele assim de ponta cabeça é lindo! Passa debaixo dos retrovisores todos. É como se eu estivesse pedalando de speed no transito de novo!!

Ele na posição normal já pega um pouco nos retrovisores sim.

Mas sem duvida ficou melhor que o guidão reto que eu usava!

Olha com estava, ainda com o GripShift:


Valeu!!


Edit:
Fotos do dia da mudança, deve dar pra ver melhor a diferença entre um e outro guidão.
Antes:

Depois:



Editado por evilinheaven - 24 Ago 2016 as 18:40
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mauritavares Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mauritavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 19:00
Linda a bike.
Parabéns.
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Henrique Diniz Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 19:42
Realmente um trabalho belíssimo! Clap
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romer6 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romer6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 20:05
O quadro que você mandou fazer é de aço? Qual o tamanho? Se importa em dizer quanto pagou na época?

Já estou pensando láááá na frente, quando eu for montar uma bicicleta do zero também. hahahah 

(olha a ousadia da pessoa que nem bicicleta de loja tem).
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evilinheaven Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 20:07
Originalmente postado por Henrique Diniz Henrique Diniz escreveu:

Realmente um trabalho belíssimo! Clap

É um trabalho em andamento!
Mas o quadro realmente ficou muito bonito. Não manjo muito do assunto, mas os caras da Bornia & Cox trabalham com muito capricho.
Valeu!
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evilinheaven Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 20:12
Originalmente postado por romer6 romer6 escreveu:

O quadro que você mandou fazer é de aço? Qual o tamanho? Se importa em dizer quanto pagou na época?

Já estou pensando láááá na frente, quando eu for montar uma bicicleta do zero também. hahahah 

(olha a ousadia da pessoa que nem bicicleta de loja tem).

É aço cromoloy. Uma liga de aço, que fica mais resistente, ai dá pra fazer quadros mais leves.
Mas os caras trabalham com aço comum também!
Ela é tamanho 56 se não me engano. Os caras da oficina te medem todo antes de fazer o quadro, fica do tamanho certo, sem erro.

Quanto ao valor, acho melhor perguntar direto pros caras. Procura Bornia & Cox no face que você acha eles.
Valeu!
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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de cromo ai sim...parabens novamente.
qual a garantia eles deram no quadro?

Editado por misera - 24 Ago 2016 as 20:45
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brunodmjr Ver Drop Down
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Cara, essa trava fixa é do caralho! Onde arrumou? :D Queria montar uma bike bacana assim pra trabalhar que nem a sua. Hoje em dia vou de speed com bagageiro de canote e bolsinha clipável da Topeak. :D
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bcgfg Ver Drop Down


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Bruno, essa trava de quadro é comum na Europa.


Parabéns pela bike! Está linda!
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evilinheaven Ver Drop Down


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Originalmente postado por misera misera escreveu:

de cromo ai sim...parabens novamente.
qual a garantia eles deram no quadro?
Garantia vitalicia! Acho que enquanto durar o negocio dos caras, fico tranquilo!

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evilinheaven Ver Drop Down


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Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Cara, essa trava fixa é do caralho! Onde arrumou? :D Queria montar uma bike bacana assim pra trabalhar que nem a sua. Hoje em dia vou de speed com bagageiro de canote e bolsinha clipável da Topeak. :D

Cara, até uns dois anos atras eu estava com um esquema parecido com o seu. Speed, bagageiro de canote da Topeak com a mala deles. Fiquei um tempo rodando assim, mas speed pro nosso asfalto judia muito do peão....

A trava eu importei da Holanda mesmo. No site que eu postei ( http://www.axasecurity.com/bike-security/en-gb/products/locks/framelocks/axa-defender-black/ ) eles fazem entregas internacionais. A Kryptonite lançou uma linha dessas travas esse ano, se não me engano. Mesma trava, pelo que pude ver.
Eles usam bastante na Europa.

Mas tenha em mente que é uma segurança moderada. Se for pra parar na rua, vai precisar de u-lock mesmo.

Valeu!
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evilinheaven Ver Drop Down


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Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:

Bruno, essa trava de quadro é comum na Europa.

Parabéns pela bike! Está linda!

Isso mesmo! Em países mais pacíficos por lá eles usam bastante ela. 

Mas países que nem UK que tem alto índice de roubos, elas já não são muito populares. U-Lock não tem muita concorrência em quesito de resistência por enquanto.

Obrigado pelo elogio!

Valeu!
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evilinheaven Ver Drop Down


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Ainda vou ficar devendo um foto da bike com um cenário melhor que minha sala, mas essa semana coloquei a mesa de 110mm regulável que eu estava atras.
Pra fazer um teste, montei a bike no modo mais sentado que ela poderia ter:




Ficou bacana, mudou bastante a dinâmica da bike. Mas se for continuar nessa posição, acho que um banco mais largo seria confortável.

Quando tiver a toa vou tentando outras posições de mesa/guidão!

Valeu!
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romer6 Ver Drop Down
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Será que seria pedir muito você tirar uma foto com alguém sentado nela para eu ver como fica a postura? ;)
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evilinheaven Ver Drop Down


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Originalmente postado por romer6 romer6 escreveu:

Será que seria pedir muito você tirar uma foto com alguém sentado nela para eu ver como fica a postura? ;)

Foto da GoPro em um tripé, não ajuda muito. O modelo, nem se fala...

Enfim, com o guidão o mais alto possivel, fico assim na bike:



Indo pro trampo essa manha!

Valeu!
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hugobci Ver Drop Down
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Achei o tópico só agora, parabéns pela bike. Sei que passaram alguns anos desde a última postagem, imagino como estará a bike hoje
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flaviocc Ver Drop Down


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Também gostaria de saber da bike !!

Que capacete é esse?!
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