Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual câmbio usar em Cannondale Flash Carbon?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual câmbio usar em Cannondale Flash Carbon?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual câmbio usar em Cannondale Flash Carbon?
    Postado: 25 Jun 2014 as 18:13
Prezados, estou tentando ajudar um amigo e não consigo encontrar uma resposta exata.

Ele tem uma Cannondale Flash Carbon 29, que usa câmbio dianteiro Sram X7 S3, direct mount, bottom pull, com coroas 38/26.

Qual câmbio preciso indicar para ele, que comprou um pedivela com coroas de 40/28? Só acho Sram para 39 ou 42 dentes. Tenho dúvidas... O de 39 aguenta 40 dentes? E o de 42, será que dá certo? E se ele quiser usar coroas 40/26, será que esse novo câmbio dianteiro de 39 ou 42 suporta essa configuração?

Obrigado pela ajuda!
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2014 as 20:56
O câmbio de 39 dentes suporta usar para 40 dentes. Mas se a bike já tem este cambio x7 pode usar ele mesmo, a não ser que queira upar o modelo. A tendencia e as marchas ficarem um pouco mais lenta para descer para 26 dentes por exemplo.  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 15:16
O sistema S3\39 não suporta grandes variações de coroas pois não tem regulagem vertical.
Seu sistema deve ser 26x39 (padrão Cannondale para Sram e FSA) com câmbio S3\39.
Segundo minha pesquisa é compatível com 40x27 \ 39x26 \ 38x26 (A Sram não recomenda uso fora do 39x26).
Pela minha bike pude ver que o espaço 39x26\S3-39 é de apenas +- 4 mm.
Acredito que 1 dente a mais vai servir sim.

Boa sorte.

Voltar ao Topo
tofanetto Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Mar 2007
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tofanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 16:02
Ou coloca um Shimano padrão DMD que não tem essa frescura de coroa, o mesmo cambio serve para 38 até 42!
Estou usando no meu o XT e funcina perfeito.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 18:27
Originalmente postado por tofanetto tofanetto escreveu:

Ou coloca um Shimano padrão DMD que não tem essa frescura de coroa, o mesmo cambio serve para 38 até 42!
Estou usando no meu o XT e funcina perfeito.


Sim é bom, mas na questão de câmbios quando estes são feitos para trabalharem em conjunto com pedivela específico o desempenho é bem melhor como é o cado da SRAM.
O ajuste é simplesmente perfeito e a mudança macia e precisa mesmo sobre carga.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 18:28
Como o amigo vai para coroas da Shimano este câmbio é realmente melhor.

Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 21:01
Pessoal, obrigado pelas respostas!

Vamos lá:

- as coroas são 38/26, pedivela Sram original.
- vai passar pra 40/27, pedivela e coroas FSA.

DTS, serão dois dentes a mais e nao sei se tem espaço pra isso. Como ja usei cambios Shimano com pedivela e coroas FSA, vou recomendar pra ele o cambio XT que o Tofaneto mostrou. Mas isso depois de tentar o ajuste no cambio atual pra economizar uma grana do amigo...

Valeu!
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
arnóbio lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2008
campos - rj
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arnóbio lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 00:09
Eu tenho uma bike dessa, e troquei o pdv 38/24 que vem nela por uma XX 39/26 a ponta dos dentes da coroa está a menos de um milimetro para pegar nos dentes, uma coroa 40 acho que não dá.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 00:14
Agora complicou Edinho, porque segundo o DTS, você vai ter que arrumar um câmbio dianteiro FSA! LOL
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 07:54
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Vamos lá:

- as coroas são 38/26, pedivela Sram original.
- vai passar pra 40/27, pedivela e coroas FSA.

DTS, serão dois dentes a mais e nao sei se tem espaço pra isso. Como ja usei cambios Shimano com pedivela e coroas FSA, vou recomendar pra ele o cambio XT que o Tofaneto mostrou. Mas isso depois de tentar o ajuste no cambio atual pra economizar uma grana do amigo...

Valeu!

Sim mas por ja ter o câmbio S3\39 (não existe S3/38 ou S3/40) a diferença e de apenas 1 dente.
Acho que serve sim.
De qualquer forma testa, agora se o pedivela é original da Cannondale e nela se usava câmbio Sram não tem erro.

Abraço
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 08:00
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Agora complicou Edinho, porque segundo o DTS, você vai ter que arrumar um câmbio dianteiro FSA! LOL

Entendi a brincadeira mas como técnico tenho que informar a recomendação do fabricante.
Estes câmbios diferente dos da shimano são construídos sob medida para pedivelas específicos e por tanto a Sram não recomenda uso em pedivelas com mais ou menos dentes.
Mas tenho 99% de certeza que ele vai servir.
O risco são 2:

1 ele não servir por conta do dente a mais (improvável)

2 ele não servir por conta da corrente bater na gaiola quando estiver na coroa menor se esta for de 24 dentes (também improvável)

O da Shimano serve com certeza.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 09:41
Bom dia. 

Cara resolvi ir mais a fundo na questão de compatibilidade uma vez que meu manual Sram era da época do lançamento do XX (Antigo) e na época não existia ainda coroas menores que 39 para este grupo. E neste tem uma nota genérica sobre compatibilidade para o S3\42 e o S3\39.
Falei a pouco com um amigo que conhece tudo de SRAM (Certificado) e ele disse que a nota serve apenas para que não se use S3\39 no lugar do S3\42 e vice versa.
Ele garantiu que o padrão S3\39 suporta coroas pequenas de 24 e coroas grandes de até 40 dentes.
Sendo assim é certo que seu câmbio vai funcionar.

Atenciosamente.
Voltar ao Topo
tofanetto Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Mar 2007
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tofanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2014 as 15:07
Mas 40 dentes para 29er?? Vai andar no asfalto/plano ou você é um monstro???
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2014 as 17:40
Originalmente postado por tofanetto tofanetto escreveu:

Mas 40 dentes para 29er?? Vai andar no asfalto/plano ou você é um monstro???


Toafanetto, a bike é de um amigo que treina triathlon de longa distância comigo. Ele fazia MTB e X-terra, depois passou a treinar e competir no asfalto também.

O passo do cara tá infernal! Ele queria até voltar para três coroas porque sente falta da coroa maior...
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X