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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Postado: 17 Abr 2013 as 00:20 |
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Pessoal, to pensando em montar uma mtb pra cross country e talvez trilhas leves com uma relação de uma coroa apenas. O motivo principal é a falta de dinheiro mesmo. Mas a isso aliam-se o uso em terrenos na maioria planos (onde vou usar não tem morro mesmo) e que já estou acostumado a andar de single na cidade (mas speed, não mtb).
Alguém tem dicas sobre como fazer isso? Não tenho muita ideia de como os grupos de mtb funcionam. Quero usar cassete pois já cansei de usar cubo com rosca, mas não sei qual grupo vale mais a pena. Também tenho que considerar que vou comprar apenas o câmbio traseiro e o trocador. Acera, Alivio, Altus ou algum outro? Os da Sram tão valendo a pena? Precisa de alguma corrente especial pra isso ou aquelas que custam 10 reais funcionam? E a questão da pedivela, alguma sugestão? Não queria comprar essas sugino piratas da vida, mas não quero gastar muito também. |
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Fernando Pavão
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paulosav
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Cadastrado em: 17 Abr 2012 São Paulo Offline Mensagens:956 |
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A partir do Acera vc já tem 9V atrás... eu colocaria um Deore pra ter menos dor de cabeça com regulagem...
Creio que não exista cassete de 9v de rosca, portanto vc vai ter que ter um cubo traseiro para cassete, a corrente tb terá que ser para 9V, a HG53 da Shimano deve ser a mais em conta... Agora fico na dúvida de como usar um pedivela de single, pois o problema maior seria alinhar ele para que a corrente não cruzasse tanto usando as extremidades do cassete... Talvez o esquema fosse procurar um usadinho de 9V e usar a coroa do meio apenas, retirando a maior e a menor...
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Fábio C
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Restrito Cadastrado em: 11 Jun 2007 Florianópolis Offline Mensagens:874 |
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Vai de 9V com certeza cara, já saiu até 10v. Penso que 8v vai ficar cada vez mais absoleto e dificil de repor.
Se a grana ta curta, eu iria de Alivio mesmo, melhor custo benefício, e aguenta trilhas numa boa.
Sobre 1 coroa, eu simplesmente peguei meu pedevela shimano e arranquei a coroa maior e a coroinha, depois é só centralizar, pra não cruzar muita corrente. sem erro.
Mas na boa, se a idéia é economizar, vc vai economizar só o dinheiro de um cambio dianteiro, que se for alivio, vai beirar os 60 reais.
E não tem jeito de usar corrente de 10 reais não.
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Valeu pelas dicas. Pois é, tá dificíl economizar assim. Acho melhor eu tentar achar umas peças usadas e ver o que eu consigo montar. Vou procurar por um grupo alivio mesmo, acho que tá um bom custo benefício.
Sobre as pedivelas, todas as da shimano dão pra tirar as coroas? Já vi algumas mais baratas que não tem como. Outra pergunta, como funciona esse negócio de cage longo ou curto? Pra usar um cassete 11-34 com coroa de 38 (ou 34, não sei ainda) preciso de longo ou curto? Edit. só pra ficar claro, além de economizar não quero ter a dor de cabeça de ter que lidar com o trocador dianteiro. Pra uma bike que vou usar só nos finais de semana, no plano, não vejo muita necessidade. Editado por FPavão - 17 Abr 2013 as 11:02 |
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Fernando Pavão
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BrunoAgostini
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Cadastrado em: 02 Dez 2012 Curitiba Offline Mensagens:155 |
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Eu se fosse montar, colocaria 1x9, e pensando no custo.
Pedivela Alívio, retirando a coroinha e o coroão, mantendo a do meio, de preferência com 38d, pois se tem mais retas essa configuração é boa. Ao retirar o coroão, colocaria no lugar um bash guard, pra coroa não cair. outra coisa é que pode usar um guia de corrente. Mas pensaria seriamente em um pedivela generico por causa do custo e ser possivel encontrar com mais dentes. Eu to usando 2x10 com PDV 38/26 e K7 11/36 na minha 29er e em estradões já senti que podia ter uma coroa maior e já encomendei um maior. Economizando no PDV, poderia usar um câmbio Deore Shadow, pois tem a mola mais forte e bateria menos, e faria com que a corrente não cai-se tão facilmente. Trocador Acera. Cubos Non-series da shimano tipo RM40/30 ou similar, Cassete Alivio 11-34 Corrente HG53 |
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Voltando a pedalar...
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Fábio C
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Restrito Cadastrado em: 11 Jun 2007 Florianópolis Offline Mensagens:874 |
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Tem tb aquele pedevela da Trust, já com 38 dentes.
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Valeu pelas dicas de novo. Acho que vou comprar algo usado mesmo. A maioria das peças boas que tenho comprei usadas...
Sobre o tamanho do cage, alguma dica? |
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Fernando Pavão
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Fábio C
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Restrito Cadastrado em: 11 Jun 2007 Florianópolis Offline Mensagens:874 |
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Sobre o cage, até onde eu me lembro, somente os modelos mais tops tem tamanhos diferentes, de deore pra baixo é tudo longo, mas posso estar enganado.
De qualquer forma, um medio ou um curto resolve pra vc, já que não vai usar coroão, em tese, quanto menor, menos ele bate.
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Ressucitei o meu próprio tópico.
Pros entendidos em mtb, estava olhando agora o site da cicles rawine e encontrei umas peças soltas: - trocador alivio 9v SL-M430 - 65 reais - câmbio acera 9v RD-M390 - 97 reais - cassete 9v CS-HG20 11/34 - 69 reais - corrente (qual?) - pedivela (qual?) total até agora: 231 reais. Tá um bom preço? Alguma dica de pedivela e corrente pra isso? Lembrando que o objetivo agora é montar uma bike 1x9 o mais barata possível. Rodas pensei em montar com vzan action e uns cubos shimanos dos mais básicos. |
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Fernando Pavão
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fmgeraldine
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COVEIRO MODE ON
Alguém ja teve sucesso com esse post ??? To com algumas peças paradas e queria montar uma 1 x 9 pra andar na city aqui, passeios de boa que nao forçam muito e nao tirar a outra bike da garagem atoa... to com as seguintes peças paradas: quadro deore 9v traseiro trocadores deore 9v Vbrake Deore preciso comprar um cassete , um pedevela e corrente 9v , e queria saber qual comprar ... e como montar... hehehe COVEIRO MODE OFF |
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Pacheco01
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Cadastrado em: 13 Fev 2006 Rio de Janeiro - R.J. Offline Mensagens:2348 |
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Tenho uma 26" com 12-36 e 40D na frente. São 9V e servem perfeitamente para minhas subidas aqui na cidade. Até 12% de inclinação vou na boa.
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fmgeraldine
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Cadastrado em: 10 Jun 2013 Ribeirao Preto Offline Mensagens:439 |
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Qual pedevela usou ??? usando chainguard ???
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pride
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Cadastrado em: 15 Abr 2014 Rio de Janeiro Offline Mensagens:258 |
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eu instalaria um guia de corrente
só o bashguard sem câmbio dianteiro não segura a corrente, ela ainda pode cair pra dentro com um guia não tem necessidade de bash e elimina o câmbio dianteiro |
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fmgeraldine
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pensei em usar alivio octalink ou acera ponta quadrada ... o que me dizem ?
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Stcunha
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Bloqueado Cadastrado em: 12 Jan 2013 Brasil Offline Mensagens:526 |
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Alguém montou? Tenho as peças menos o pedivela e quero montar 1x9. A corrente cai? Qual pedivela usar de ponta quadrada? Os falsos suginos aguentam o tranco?
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fmgeraldine
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Cadastrado em: 10 Jun 2013 Ribeirao Preto Offline Mensagens:439 |
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Tenho exatamente a mesma questão. Que pédivela é esse Sugino ??? estive pensando em montar com SRAM S600 como opção leve e barata.
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leonardosegaua
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Bloqueado Cadastrado em: 24 Set 2013 sao paulo Offline Mensagens:86 |
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Boa Tarde
Acredito q relação de 1x9 não sera tão eficiente. Uma relação 3x8 saira mais barato e com certeza, com mais opções de marchas. Uma relação q eu gostei foi Shimano Alfine com 1 x 11....um pouco caro...mas vale a pena pelo sostema de trocas. Bom pedal a todos |
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Stcunha
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Bloqueado Cadastrado em: 12 Jan 2013 Brasil Offline Mensagens:526 |
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Falso sugino de 60 dilmas. Muito usado nas fixas e single speed, uso na fixa e até agora tá blz. Qt custa esse sram? Comprei esse conjunto de 9 marchas para usar na dobravel, mas acho que ficaria melhor na nova mtb velha. Hehehe... É um conjunto de cubo deore com um misto de sram x5 e x7. |
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usphisics
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Cadastrado em: 30 Abr 2013 São Carlos Offline Mensagens:4 |
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Pessoal, uma pergunta básica mas que não consigo achar respostas claras.
Tenho uma 3x9 e vou mudar para 1x9 inicialmente só para testar e economizar também. Nesse caso a única coisa que estou mudando é o Pé de Vela e a Coroa. Vou tirar o meu 3x, que tem as coroas rebitadas e que também é ponta quadrada e vou colocar um outro com rowlatech com cora single narrow wide (34 dentes). Câmbio/Passador traseiro, K7 e corrente vou manter por hora (como disse antes, para testar, e todos são bem novos menos de 100KM rodados). O problema é quanto ao tamanho da corrente. Preciso ajustar ela já que antes ela foi ajustada para o meu pé de vela antigo que tem 44 dentes na maior coroa ? Eu penso que sim, mas não tenho certeza. E se sim vale a regra de passar nas coroas maiores sem passar no câmbio ? Vlw pela ajuda e até mais.....
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Miro Am
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Cadastrado em: 15 Jun 2015 São Paulo Offline Mensagens:84 |
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Vou acompanhar pois preciso saber também.
Grande abraço a todos. |
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usphisics
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Cadastrado em: 30 Abr 2013 São Carlos Offline Mensagens:4 |
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Okay, fiz hoje a mudança e aqui o resultado final:
* Cora single de 34 dentes (a minha anterior era 22/32/44) * K7 de 9 velocidades * Câmbio traseiro Altus de 9 velocidades * Trocador/Passador Altus de 9 velocidades O tamanho da corrente fiz a regra da coroa grande (que agora é a de 34 dentes) com o maior cog do k7 + dois anéis de corrente. No meu caso achei que ficou muito mole meio bambo e então acabei removi então esses 2 anéis a mais o que resultou no tamanho de ponta a ponta. Só uma observação o meu câmbio é um Altus que não tem a mola interna muito forte então se você usa um câmbio melhor (acho que Alivio para cima) a regra dos 2 anéis fica de boa ou até mesmo adiciona um guia de corrente. Por conta do ChainLine (linha de corrente) tive de passar a coroa por dentro do pé de vela mas acho que ficou bem alinhado e um teste que fiz é que a corrente no maior cog e girando para trás a corrente não desceu para o cog anterior, que é uma coisa bem comum para quem usa sistema de uma coroa somente, acho que por ser somente 9 velocidades e por que a corrente é mais larga :-) Ainda não andei mas amanhã vou testar ela quando for para o trabalho já que esse é o uso de faço dela todos os dias espero que corra tudo bem. Amanhã posto minhas primeira impressões e o resultado da minha mudança.... Até +
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Ramai
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Cadastrado em: 12 Jul 2014 Itaberaba - BA Offline Mensagens:1464 |
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E então, deu certo, amigo?
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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usphisics
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Cadastrado em: 30 Abr 2013 São Carlos Offline Mensagens:4 |
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Olá a todos, então hoje foi a primeira vez que usei a bike para ir trabalhar depois da alteração.
Então estas são as primeiras impressões e possivelmente elas iram mudar com o passar do tempo. * Esteticamente é estranho olhar a bike e não ver o passador (fica um vazio) que a anos acostumei ver no guidão * Olhando de lado tb é estranho ver uma coroinha no lugar da anterior, dá uma sensação de bike de criança, hahahha, mas ao mesmo tempo sei lá parece mais agressivo quando a corrente está cog maior e a cambio fica bem para frente. É uma sensação estranha, engraçada e ao mesmo tempo boa. Pelo menos para mim (sou esquisito eu sei) * Na prática não senti falta de marcha alguma e na verdade nesse meu primeiro pedal só usei 2 marchas, e digo mais, uma delas usei 99% do tempo e a outra só usei quando já estava a uma quadra do prédio em que trabalho daí mudei para ela e fui mais devagar e tranquilo * Uma coisa que percebi, mas isso é mais o meu consciente/psicológico, é que toda vez que pulava/descia uma calçada a corrente batia no quadro e daí fiquei c aquele medo da correten cair. Mas foi só o psicológico mesmo, hahahaha. Acho q a corrente não chegou nem perto de cair, além do mais eu uso a bike na cidade e não numa trilha (onde a história poderia ser diferente ainda mais por usar um Altus) Próximos capítulos: * Comprei um protetor desses de neoprene para colocar no quadro e quem sabe abafar a batida da corrente * Percebi hoje que o cabo do cambio quando na marcha mais pesada (menor cog) fica um pouco frouxo, então vou dar uma esticada nele para ajudar nas passagens de marchas E lembrando aquela velha história de que coroa single, a pessoa tem que ver se realmente é para ela, no meu caso como já disse, eu uso a bike na cidade para ir trabalhar e aqui é 99% plano. Oq eu não gostava antes e o principal fator para eu ter mudado é que antes eu tinha q ficar trocando da coroa do meio para a maior e depois de cog para ter uma marcha mais pesada mas não tão pesada assim, e quando queria voltar para a anterior tinha que desfazer toda as mudanças de marcha. Ou seja, para ir de uma marcha para outra (as que eu gosto de pedalar e me sinto confortável) eu na verdade tinha que fazer várias mudanças. Chato né...... E uma observação: fico pensando que talvez (talvez) eu até me adapte a uma bike com um Nexus de 3 velocidades. Quem sabe heim um projeto futuro hahahah
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Acho que tu não precisa de marchas, isso sim.
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usphisics
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Cadastrado em: 30 Abr 2013 São Carlos Offline Mensagens:4 |
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Olha vou te dizer que é quase isso mesmo, hahahah. Se eu não estivesse acima do peso (gordo mesmo) e fora de forma (preguiçoso mesmo) eu te diria que uma full single seria de mais que o suficiente para o uso que faço da bike. É como disse, acho que no futuro vou comprar um Nexus de 3 velocidades, trocar o garfo por um rígido de alumínio e colocar um pneu mais fino (26x1.5 ou até um pouco menor) e ser feliz hahahaha * Uma coisa que percebi hoje foi que se eu tivesse pego uma coroa de 36 ou 38 dentes eu rodaria com os cogs mais do meio do k7. Vi que rodo mais o segundo e o terceiro (de baixo para cima). Mas está tudo certo, estou gostando. Vlw pessoal e fica aí o resumo para que quiser ler e qq dúvida só perguntar....
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Ramai
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Cadastrado em: 12 Jul 2014 Itaberaba - BA Offline Mensagens:1464 |
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Full single...
Taí, nunca tinha pensado nisso!
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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