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Freios problemáticos

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Royo Ver Drop Down
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Óleo mineral é uma designação muito genérica , óleo de motor é óleo mineral , óleo singer é óleo mineral, óleo de transmissão é óleo mineral e tem características muito diferentes. A Shimano mesmo não gosta do nome óleo mineral pois dá a entender q qualquer óleo mineral serviria nos freios dela, mas isso não é verdade , tanto que se usar óleo magura nos freios Shimano vc danifica todas as vedações dos manete e do caliper. Óleo mineral Shimano e Magura não são compatíveis.

Óleo mineral não absorve água. Óleo e água não se misturam. E como o sistema é fechado, mesmo q a água fervesse e evaporasse acima de 100 graus, ela nao teria pra onde sair. Principalmente pq a água é mais pesada que o óleo e se entrar água no sistema ela vai ficar na parte mais baixa do sistema , ou seja , no caliper.

Qto a usar 4 pistões ou mais. A principal função de ter mais pistões é ter maior área de contato e com isso maior potência de frenagem. O que é necessário nos DH pois se anda mais rápido e precisa frear em menores espaços tb. Isso tb é usado em carros esportivos
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2015 as 01:30
http://www.pedal.com.br/forum/alternativa-ao-oleo-mineral-shimano_topic3946_page3.html
Nao sou eu q estou dizendo,sao as pessoas q ja usarao.

Proxima vez q alguem for sangrar,e nao quiser ser sangrado pela Shimano,dizem q este funfa normal.Oleo de trasmissao(cambio)automatico Citroen.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-647190518-oleo-lhm-plus-total-citroen-peugeot-zantia-suspens-xm-bx-cx-_JM

Depois q este topico "bombou" eles resolverao baixar o preço:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653300998-oleo-mineral-shimano-para-freio-a-disco-hidraulico-1-litro-_JM
Mas ainda é mais q o dobro.E nao sei nao se é orija,ja q original:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-662376085-oleo-mineral-freio-hidraulico-shimano-_JM
Sao 50R$ por 50ml(bastante pra 2 freios,segundo eu li)
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Royo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2015 as 08:29
Aí vai de cada um. Eu não arrisco meus dentes por pouca coisa.

Prefiro usar o indicado pelo fabricante do que arriscar danificar os freios ou não ter freio na hora que mais precisar.

Pelas specs do óleo Shimano , ele tem ponto de ebulição maior que um DOT 5.1, diferente de outros óleos minerais , logicamente não vai custar o mesmo q um óleo mais comum.
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massa5808 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar massa5808 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2015 as 09:07
não li todas as postagens não sei se já falaram, li em algum lugar que dot4 e mais lubrificante do que 5.1 e o que faz um freio avid afundar a manete  e não bombear óleo é um anel de borracha oring de 4mm que se desgasta. deviam vender original ele e tao barato . já vi gente vendendo freios baratos so por q isso gastou.
    sempre usei avid xx e xo ,400g,  freiam mais que shimano mas da muito manutenção. Não usem óleo dot 5.1 motul. não gostei. dissolveu o oring.
usei de outra marca e foi melhor(sintético tbm)
     Ai laçaram o xtr de 385g o par comprei e não uso mais avid.
     Depois de comprar o sonhado xtr, e instalar, fico sabendo que se o oring (anel borracha 4mm) gastar em atrito com cilindro da manete empurrando óleo a cada encostada de dedo na manete, tem que se jogar no lixo uma manete completa com alanvanca de carbono e tudo. deve existir no lixo por ai muitas manetes xtr(qualquer shimano) e como se tiver que jogar fora uma  televisão por que queimou um fusível. e como jogar fora um pedivela xtr por que gastou a coroa do meio, jogar fora uma roda por que quebrou um raio.
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Royo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2015 as 14:07
Jogar fora o freio por causa de um oring?

Só comprar um O-ring novo e trocar , não vejo lógica nisso.
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2015 as 21:26
Segundo o mesmo forun(o do pedal,ou seja,esta qui mesmo)a Shima NAO vende peças avulsas para freios.Eles dizem q,se uma pinça ou manete precisa de reparo,este reparo pode nao ser bem feito,ou ate mesmo vir a falhar,e por avida do peao em risco.Lixo com ela,logicamente,sobrando as dmeais peças.
Ja a SRAM/Avid vende ate mesmo o kit interno inteiro.O a pinça q nao tem muit apeça,pois nao tem mesmo...
A boa noticia é q usando oleo mineral,dizem q demora um monte pra qq vedaçao de danificar,acband entao a suposta vida util do conjunto
Qto tempo eu nao sei,mas pode a da tar da Obisolecencia programada.
Mas eu acho qnao,tem freio Shima com mais de 6 anos rdoando normal.

Se eu tivesse tempo pra mexer,eu ia comprar uns Avid Elixir 1 q tem no ML,por 150/160 reais.Alguns o vendedor ja avisa q tem q sangrar.
Ai eu ia usar eles de testes,pra sair do "li em um lugar"

E pra atesta se realmente,mesmo bem tratados,sao freios mico bomba.
Mas manter os velhos Tektro mecanicos aqui,de prontidao,pois eu sei q teria dor de cabeça.
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gladiator25 Ver Drop Down
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Se os o-rings desse XTR forem idênticos aos do XT M785 e do SLX M666 é complicado de encontrar por conta do formato "incomum", pelo menos pra mim.

O da foto é o cilindro do Hayes mas o o-ring com a seta é idêntico ao do XT M785 e SLX M666, a diferença é que no Hayes na outra extremidade usa um o-ring mais comum e digamos mais fácil de encontrar, a Shimano usa dois "iguais" ao marcado na foto.



Editado por gladiator25 - 08 Jun 2015 as 07:58
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esse da foto com a seta não é um O-ring..  é uma vedação. 

formula tb usa esse esquema de um O-ring e uma Vedação. 


a pressão do óleo entra "por dentro" da vedação e pressiona a vedação contra a parede do cilindro e com isso aumenta o poder de vedação do sistema..  isso é padrão em sistemas hidraulicos.. nem shimano, nem avid ou formula inventaram nada novo. 

mas independente de ser O-ring ou vedação, ambos são possiveis de serem trocados em caso de desgaste... não tem complicação nisso.  só ir numa casa de produtos de vedação com a vedação na mão e informar o tipo de óleo que usa que não é dificil de achar. 

Mesmo que a Shimano não venda separadamente este O-ring ou vedação..  não é por isso que o freio precisa ser jogado fora..   e com certeza, se mandar pra Shimano, eles fazem a manutenção e trocam a peça com desgaste..  mas isso não é um item que se desgasta em pouco tempo de uso


qto ao preço do óleo shimano ser muito caro..   isso pode ser aqui no Brasil.. onde tudo custa um absurdo devido a impostos e lucros dos intermediários..  na Chain Reaction o litro do óleo mineral shimano custa 22 dolares.. não acho q seja um vlaor tão alto assim....   o óleo mineral da magura custa bem mais caro.. 45 dolares o litro. 

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Aqui onde moro Royo é impossível de encontrar, interior é complicado, estou com uma manete XT parada por conta dessa vedação, sabe de algum loja on-line de retentores que venda no varejo?
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nunca comprei nada on-line..   vou nas lojas de vedação aqui da cidade mesmo.. 

mas jogando no google: 

http://www.dnavedacoes.com.br/vedacoes-gaxetas.asp


da uma olhada no catalogo no link abaixo..  não sei exatamente qual o modelo de gaxeta que usa no freio xt..  mas deve ser algum dos modelos tipo U. 

http://www.vedabras.com.br/website/pt_br/catalogo_Vedabras.pdf
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Royo, com sua experiência, seria possível substiuir uma vedação tipo U por um o-ring?
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de bate pronto ... acho q não...   

em geral o canal onde vai instalado o o-ring tem dimensões diferentes do canal pra vedação.. 

e a vedação vai suportar uma pressão maior.. pois ela é projetada pra usar a propria pressão do fluido pra ajudar na vedação.. O-ring não tem essa caracteristica.. o "poder" de vedação dele é apenas pelo achatamento que ele sofre quando é instalado..  usando um achatamento maior, ( diferença entre o diametro do o-ring e do cilindro do manete no caso) a força de vedação é maior, mas o desgaste tb vai ser maior e vai exigir mais força pra acionar o manete.   

mas até daria pra avaliar usar um no lugar no outro..  mas pra isso tem q saber as medidas do diametro interno do manete e das medidas de largura e diametro do canal do pistão ...  pode ser que ache algum o-ring que funcione. 
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gladiator25 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 13:05
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

de bate pronto ... acho q não...   

em geral o canal onde vai instalado o o-ring tem dimensões diferentes do canal pra vedação.. 

e a vedação vai suportar uma pressão maior.. pois ela é projetada pra usar a propria pressão do fluido pra ajudar na vedação.. O-ring não tem essa caracteristica.. o "poder" de vedação dele é apenas pelo achatamento que ele sofre quando é instalado..  usando um achatamento maior, ( diferença entre o diametro do o-ring e do cilindro do manete no caso) a força de vedação é maior, mas o desgaste tb vai ser maior e vai exigir mais força pra acionar o manete.   

mas até daria pra avaliar usar um no lugar no outro..  mas pra isso tem q saber as medidas do diametro interno do manete e das medidas de largura e diametro do canal do pistão ...  pode ser que ache algum o-ring que funcione. 


Tomando como base o funcionamento da vedação realmente fica complicado, ela funciona parecido com um rodo desses de casa mesmo, a cada acionamento da manete ela trabalha auxiliando no transporte do fluído (empurrando). Difícil imaginar um o-ring fazendo essa tarefa tão bem quanto um uma vedação tipo ''U''.


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 16:30
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

de bate pronto ... acho q não...   

em geral o canal onde vai instalado o o-ring tem dimensões diferentes do canal pra vedação.. 

e a vedação vai suportar uma pressão maior.. pois ela é projetada pra usar a propria pressão do fluido pra ajudar na vedação.. O-ring não tem essa caracteristica.. o "poder" de vedação dele é apenas pelo achatamento que ele sofre quando é instalado..  usando um achatamento maior, ( diferença entre o diametro do o-ring e do cilindro do manete no caso) a força de vedação é maior, mas o desgaste tb vai ser maior e vai exigir mais força pra acionar o manete.   

mas até daria pra avaliar usar um no lugar no outro..  mas pra isso tem q saber as medidas do diametro interno do manete e das medidas de largura e diametro do canal do pistão ...  pode ser que ache algum o-ring que funcione. 

vou contribuir de uma adaptação que fiz num caso semelhante de gaxeta x oring.

canote crank brothers Joplin

estragou a gaxeta principal, que veda o óleo de dentro do canote para o exterior.
pesquisando na net, descobri que a Crank Brothers comprou o design de outra empresa, que chamava "maverick", fez algumas melhorias no canote, dentre elas substituir o oring por essa gaxeta. Provavalmente fizeram isso justamente por problemas de durabilidade.

enfim, como não achei a gaxeta adequada pra vender (por falta de tempo de ir na loja) acabei colocando um oring no lugar, ou seja, "regredi" o projeto dos caras mas estou com o canote funcionando.
A grande desvantagem é a durabilidade, com cerca de 6 meses começou a vazar novamente. Troquei o oring (custa 1 real) e o canote está OK de novo.

lembrando que nesse caso o canote trabalha com banho aberto de óleo e pressão de 75psi, mas no caso do freio acredito que essa pressão seja muito maior.
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Royo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 16:42
a pressão é bem maior e a temperatura tb. 

mas entre jogar o freio fora e trocar um o-ring de R$ 1,00 de tempos em tempos...  eu optaria pelo o-ring. 

mas faria um manutenção preventiva.. trocando o o-ring antes dele começar a vazar... pois se o o-ring do freio vazar, as consequencias podem ser maiores que se o o-ring do canote vazar né. 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 16:58
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

a pressão é bem maior e a temperatura tb. 

mas entre jogar o freio fora e trocar um o-ring de R$ 1,00 de tempos em tempos...  eu optaria pelo o-ring. 

mas faria um manutenção preventiva.. trocando o o-ring antes dele começar a vazar... pois se o o-ring do freio vazar, as consequencias podem ser maiores que se o o-ring do canote vazar né. 

pois é..

outra vantagem que esqueci de comentar: ganho uma lubrificação grátis do movimento central a cada 6 meses kkkkkkkkkkk


Editado por TheLittle - 09 Jun 2015 as 16:59
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

a pressão é bem maior e a temperatura tb. 

mas entre jogar o freio fora e trocar um o-ring de R$ 1,00 de tempos em tempos...  eu optaria pelo o-ring. 

mas faria um manutenção preventiva.. trocando o o-ring antes dele começar a vazar... pois se o o-ring do freio vazar, as consequencias podem ser maiores que se o o-ring do canote vazar né. 

tem uma loja aqui que chama Rubbertech, que fabrica vedações, gaxetas, retentores, etc. sob medida. talvez seja a solução, manda fabricar algumas e depois até vende pra quem precisar.

http://rubbertec.com.br/
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

tem uma loja aqui que chama Rubbertech, que fabrica vedações, gaxetas, retentores, etc. sob medida. talvez seja a solução, manda fabricar algumas e depois até vende pra quem precisar.

http://rubbertec.com.br/


Vou verificar com eles e ver se o preço compensa ao invés de usar o o-ring, já fiz a substituição do manete por uma nova mas vou tentar recuperar a outra e deixar de reserva Thumbs Up.


Editado por gladiator25 - 10 Jun 2015 as 08:58
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Desde que usei os primeiros sistemas de freios a disco hidráulicos em meados de 1997 1998 sempre o sistema foi muito problemático. Já usei formula, magura, avid, shimano entre outros mais. na nova geração de freios hidráulicos após 2010 os únicos que sempre dão muita manutenção são os Avid de qq um da família. São freios com alto poder de frenagem mas que demandam muita manutenção, sangrias mensais etc. Resumindo se você for atleta de Fds recomendo que troque seus freios por shimano alivio, deore, slx, xt pois demandam manutenção anual não fica com pistão travado. A caloi não faz bikes com boa qualidade mas os freios não são responsabilidade deles, eles podem fazer é te dar outro avid, mas todos são assim.
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Fabio Ver Drop Down


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Só para constar. A nova linha 2016 da Specialized Stumpjumper vai vir todas com freios Shimano e transmissões Sram. Por que será? E olha que estavam vindo com Guide esse ano.
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Pedro Santos Ver Drop Down
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Prezados, muito obrigado pela força e pela elucidação das dúvidas.
A questão Caloi foi tão decepcionante, com um atendimento tão ruim ( aliás, os atendentes parecem uns cães em defesa da empresa), que acabei processando. Quero devolução do meu valor gasto com danos morais bem alto. Acredito que assim a Caloi comece a respeitar seus palhaços consumidores que pagam para serem desrespeitados e ofendidos. Só assim terão mais cuidado em como agem e como falam. Agradeço muito a força de todos. To tão traumatizado com a questão bike que vou comprar uma LED bem gigante para ver filmes rs. Abraços
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kzudh Ver Drop Down
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Faça como eu entre na campanha "nunca compre caloi", como a caloi não tinha competência ( espero q agora com a união com o grupo da cannondale, aprenda como é q se faz bikes boas.) empurrava muitas ratoeiras a preços de importadas top de linhas, obrigaram o governo a proteger a indústria nacional colocando altíssimas taxas de importações para os importados, ate q as pessoas viram q mesmo pagando muito mais caro ainda compensa comprar importada por a caloi so fazia lixo.
tem um outro problema ainda no meu protesto: o MTB brasileiro desse das antigas era dirigido por cartolas do grupo da caloi e esta jogando as traças e a modalidade que eu pratico o Downhill só tem campeonato por uma liga paralela criada para o MTB ainda sobreviver.
então ai esta o meu protesto: não compro caloi e não recomendo caloi a ninguém.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Só para constar. A nova linha 2016 da Specialized Stumpjumper vai vir todas com freios Shimano e transmissões Sram. Por que será? E olha que estavam vindo com Guide esse ano.

Em tempo. Até a nova liha Trek Top Fuel e Procaliber SL usam freios Shimano, mesmo quando usam transmissão Sram. Não tem jeito. A Sram não se impôs nem com o Guide e mudando o nome de Avid para Sram.
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em tempo. Até a nova liha Trek Top Fuel e Procaliber SL usam freios Shimano, mesmo quando usam transmissão Sram. Não tem jeito. A Sram não se impôs nem com o Guide e mudando o nome de Avid para Sram.


Mesmo curtindo muito a Shimano seria bom ela copiar a Sram nas transmissões e a Sram pegar carona nos freios da japa.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em tempo. Até a nova liha Trek Top Fuel e Procaliber SL usam freios Shimano, mesmo quando usam transmissão Sram. Não tem jeito. A Sram não se impôs nem com o Guide e mudando o nome de Avid para Sram.


Mesmo curtindo muito a Shimano seria bom ela copiar a Sram nas transmissões e a Sram pegar carona nos freios da japa.

Passa a régua e fecha a conta. LOL


Mas o problema é que vejo mais chance da Sram copiar os freios do que a Shimano copiar as transmissões. Eles são muito orgulhosos para isso.
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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em tempo. Até a nova liha Trek Top Fuel e Procaliber SL usam freios Shimano, mesmo quando usam transmissão Sram. Não tem jeito. A Sram não se impôs nem com o Guide e mudando o nome de Avid para Sram.


Mesmo curtindo muito a Shimano seria bom ela copiar a Sram nas transmissões e a Sram pegar carona nos freios da japa.

Deixa cada uma fazer o que sabe melhor...  é só usar freios Shimano e relação SRAM.. Clap
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 16:34
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:


Deixa cada uma fazer o que sabe melhor...  é só usar freios Shimano e relação SRAM.. Clap


Não sei se é só eu que acho o preço de componentes Sram inflados por aqui, ou então não tenho os contatos certos LOL.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 16:35
Quando a Shimano e Sram só tinham relações com 3 coroas (3x8), a Ritchey já tinha tentado com 2 coroas (3x9) em 96 e muita gente já usava 2 coroas adaptadas (3x9). O sistema da Ritchey não deu certo, pois erraram no escalonamento das coroas. Aí a Sram lançou o XX de 2 coroas e 10V (2x10) e quando todos aguardavam a resposta tardia da Shimano, ela veio com o tal Dyna Sys de 3x10 com algumas opções 2x10. Aí o povo começou a usar 1x10 adaptado e a Sram veio e lançou o XX1 com 1x11 e a resposta tardia da Shimano veio com o XTR de 11V que tinha até 3x11. A Shimano não larga o osso das vendas do câmbio dianteiro, chegando ao ponto de fazer até cassete de pouco range (11-40) do XTR com blá-blá-blá de step gearing, só para quase obrigar a usar câmbio dianteiro. Sendo que fez isso também para mostrar a alta tecnologia das trocas conjugadas (frente-trás) do Di2. Mas deu uma corrigida no XT com 11-42. Em 2016 estou vendo essa tendência curiosa dos fabricantes usarem freios Shimano e transmissões Sram. Mas em 2015 teve algo mais curioso onde as bikes mais caras tidas como top, não eram as tops. Explico. Muitas marcas colocaram como top bikes XTR Di2 2x11 com RS-1. Colocaram elas como top devido ao preço altíssimo, mas as top de verdade eram as com XX1 e Fox ou SID, que eram mais leves e mais baratas. É só ver que o Fontana e o Fumic usam versões Team da F-Si e da Scalpel e não as caras Black Inc. 

Editado por Fabio - 01 Jul 2015 as 16:39
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gladiator25 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 16:46
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quando a Shimano e Sram só tinham relações com 3 coroas (3x8), a Ritchey já tinha tentado com 2 coroas (3x9) em 96 e muita gente já usava 2 coroas adaptadas (3x9). O sistema da Ritchey não deu certo, pois erraram no escalonamento das coroas. Aí a Sram lançou o XX de 2 coroas e 10V (2x10) e quando todos aguardavam a resposta tardia da Shimano, ela veio com o tal Dyna Sys de 3x10 com algumas opções 2x10. Aí o povo começou a usar 1x10 adaptado e a Sram veio e lançou o XX1 com 1x11 e a resposta tardia da Shimano veio com o XTR de 11V que tinha até 3x11. A Shimano não larga o osso das vendas do câmbio dianteiro, chegando ao ponto de fazer até cassete de pouco range (11-40) do XTR com blá-blá-blá de step gearing, só para quase obrigar a usar câmbio dianteiro. Sendo que fez isso também para mostrar a alta tecnologia das trocas conjugadas (frente-trás) do Di2. Mas deu uma corrigida no XT com 11-42. Em 2016 estou vendo essa tendência curiosa dos fabricantes usarem freios Shimano e transmissões Sram. Mas em 2015 teve algo mais curioso onde as bikes mais caras tidas como top, não eram as tops. Explico. Muitas marcas colocaram como top bikes XTR Di2 2x11 com RS-1. Colocaram elas como top devido ao preço altíssimo, mas as top de verdade eram as com XX1 e Fox ou SID, que eram mais leves e mais baratas. É só ver que o Fontana e o Fumic usam versões Team da F-Si e da Scalpel e não as caras Black Inc. 


XTR Di2 e RS-1 como top só me vem à cabeça o tal do marketing por parte de Sram (Rock Shox) e Shimano.

Como comentei mais acima aqui no Brasil sofremos um pouco com disponibilidade e preço de peças de transmissão Sram comparados aos da japonesa, não sei se é problema com o fornecedor sei lá.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quando a Shimano e Sram só tinham relações com 3 coroas (3x8), a Ritchey já tinha tentado com 2 coroas (3x9) em 96 e muita gente já usava 2 coroas adaptadas (3x9). O sistema da Ritchey não deu certo, pois erraram no escalonamento das coroas. Aí a Sram lançou o XX de 2 coroas e 10V (2x10) e quando todos aguardavam a resposta tardia da Shimano, ela veio com o tal Dyna Sys de 3x10 com algumas opções 2x10. Aí o povo começou a usar 1x10 adaptado e a Sram veio e lançou o XX1 com 1x11 e a resposta tardia da Shimano veio com o XTR de 11V que tinha até 3x11. A Shimano não larga o osso das vendas do câmbio dianteiro, chegando ao ponto de fazer até cassete de pouco range (11-40) do XTR com blá-blá-blá de step gearing, só para quase obrigar a usar câmbio dianteiro. Sendo que fez isso também para mostrar a alta tecnologia das trocas conjugadas (frente-trás) do Di2. Mas deu uma corrigida no XT com 11-42. Em 2016 estou vendo essa tendência curiosa dos fabricantes usarem freios Shimano e transmissões Sram. Mas em 2015 teve algo mais curioso onde as bikes mais caras tidas como top, não eram as tops. Explico. Muitas marcas colocaram como top bikes XTR Di2 2x11 com RS-1. Colocaram elas como top devido ao preço altíssimo, mas as top de verdade eram as com XX1 e Fox ou SID, que eram mais leves e mais baratas. É só ver que o Fontana e o Fumic usam versões Team da F-Si e da Scalpel e não as caras Black Inc. 


XTR Di2 e RS-1 como top só me vem à cabeça o tal do marketing por parte de Sram (Rock Shox) e Shimano.

Como comentei mais acima aqui no Brasil sofremos um pouco com disponibilidade e preço de peças de transmissão Sram comparados aos da japonesa, não sei se é problema com o fornecedor sei lá.


Exato.

Só para dizer: "Oi, nós temos a tecnologia..."

Embora a tecnologia não se reflita em desempenho. Isso me lembrou da NR750 da Honda. Caríssima e diferente, mas em competições usavam a RC30 "mais normal". Aliás, a Honda acabou de lançar a RCV213 por USD 185.000,00. E anda menos que a CBR 1000RR. Mas é mais tecnológica. Clap

Outro exemplo.

Stumpjumper mais cara vem com RS-1, canote telescópico de 35mm de curso e XTR 2x10. A mais barata vem com SID, canote comum de carbono e XX1. Advinha qual usam em competição? Smile

Sem falar que esse canote telescópico é ridículo. Não por ser usado em XC ou numa HT, pois até poderia trazer alguma vantagem, mas pelo simples fato que 35mm não faz nem cócegas para mudar o desempenho. 

Nem o Jaroslav usa.

Embora já vi um cara que não era da Specialized usando um telescópico (não Specialized) numa HT numa prova de XCE. Isso sim foi estranho. LOL

Aproveitando, dá para ver nos meus comentários que eu critico quando eu acho que devo, independentemente da marca. Critico Specialized, Cannondale, Shimano, Sram, Rock Shox, etc. Agora quando eu critico Caloi, sempre vem alguém dizer que se fosse Specialized eu não criticaria. LOL


Voltando aos freios, é só lembrar que os discos ainda não são permitidos em provas oficiais da UCI nas bikes de estrada e mesmo assim os da Sram já deram vários problemas, com recall e tal.


Editado por Fabio - 01 Jul 2015 as 17:01
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Victorwaltrick Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Victorwaltrick Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2020 as 15:06
Olá ,eu poderia usar duas gaxetas
Em vez de usar aquele o-ring ?
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