Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - vpower - medidor de potência virtual ANT+
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


vpower - medidor de potência virtual ANT+

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: vpower - medidor de potência virtual ANT+
    Postado: 27 Jul 2020 as 10:22

Este aplicativo para Windows serve para quem não tem um rolo interativo (ou medidor de potência) conseguir utilizar aplicativos com esses requisitos (como o RGT Cycling e o GTBikeV) apenas com um sensor de velocidade (ou monitor cardíaco) e um segundo dongle USB ANT+.

Mesmo que o vpower seja executado no mesmo PC que o outro aplicativo, será necessário um segundo dongle ANT+, porque um dongle não pode ser utilizado por dois aplicativos simultaneamente.

A potência enviada também pode ser visualizada num GPS ou relógio com suporte ANT+.

Rolos suportados:

Dongles ANT+ suportados:

Atenção: o Cycplus ANT Stick não é compatível embora utilize o mesmo Vendor ID e Product ID (0fcf:1008) que o ANTUSB2 Stick.

Como utilizar

  • Baixe o executável
    • A versão bot é para fins de testes, configure a potência enviada numa barra de rolagem
    • A versão HR envia a potência baseada na frequência cardíaca, configure os valores no arquivo zones.csv
    • A versão cadence envia a potência baseada na cadência, configure os valores no arquivo cadence.csv
  • Configure o sensor de velocidade, o power calculator e a circunferência da roda no arquivo vpower.cfg
    • Você pode deixar o speed_sensor_id como zero se só tiver um sensor
    • Se estiver usando o LinearInterpolationPowerCalculator defina os valores de velocidade e potência no arquivo curve.csv
  • Instale o driver libusb-win32 para o dongle ANT+, pode ser feito facilmente usando o Zadig
    • Options - List All Devices
    • Selecione o dongle ANT+
    • Selecione o driver libusb-win32 e clique em Replace Driver
  • Abra o executável

Problemas comuns

  • USBError: could not claim interface
    • Certifique-se de que o dongle não esteja sendo usado por outro aplicativo
    • Desconecte e reconecte o dongle ANT+
  • Travado em "Starting ANT node"
    • Desconecte e reconecte o dongle ANT+

Nota

O executável é feito com o pyinstaller. Um efeito colateral é que alguns antivírus detectam os executáveis do pyinstaller como malware. Esse é um problema conhecido e inevitável. Se preferir, você pode não usar o executável e rodar diretamente do código fonte.

Rodando do cógido fonte

  • Instale o Python 3 (selecione "Add Python to PATH")
  • Clone ou baixe este repositório
  • CD para a pasta e execute pip install -r requirements.txt
  • Execute pip install pywin32
  • Execute python vpower.py (ou abra com duplo clique se você instalou o Python Launcher)



Editado por oldnapalm - 22 Abr 2021 as 08:15
https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
rafaeljcb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2015
Jacareí
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeljcb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 09:50
Fala meu amigo! Blz?

Estava procurando algo assim! Já nros falamos anteriormente sobre o Zwift...
Acabei cancelando minha assinatura! Tá salgado o valor mensal! Pensei em instalar o Offline que você disponibilizou... porém curto mais a parte de interação do Zwift... então sozinho acabei preferindo pedalar no rolo apenas....

Procurei alternativas e o RGT Cycling era a melhor opção... porém não funciona com DUMB trainers!!! Você lembra que eu tenho um Clicleops Fluid 2...rsrsrs
Bom... chega de história... mas este aplicativo não funciona com o dongle ant+ da Garmin?

Desde já agradeço... abs
Rafael - Giant SCR4
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 13:02
Fala Rafael, tudo certo?

Sim, ele funciona com o dongle da Garmin, mas vai precisar de dois, um para o vpower, outro para o RGT.

Olha o ID de hardware do seu no gerenciador de dispositivos do Windows ou no Zadig, provavelmente é um dos modelos citados.

https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
rafaeljcb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2015
Jacareí
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeljcb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 14:01
Perfeito! Obrigado pelo retorno! Eu só tenho um Dongle no momento! Estou comprando outro para instalar da forma que você orientou...

Se puder dar uma ajuda... aproveitando o fórum... Qual a sua opinião sobre o RGT? Como você compara ele ao Zwift? Vale a pena o investimento?

Obrigado!!
Rafael - Giant SCR4
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 15:19
Eu não tenho os recursos premium do RGT, então prefiro o Zwift por ter uma maior variedade de rotas e porque os treinos funcionam no modo offline.

https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
alegpe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2015
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alegpe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 17:54
Uma dúvida mestre oldnapalm. No RGT usando um Dongle ANT para o VPower e tendo sensores de velocidade e cadência que funcionam também por Bluetooth não deveria funcionar? Já que o RGT suporta tanto ANT como Bluetooth.
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 18:14
O problema é que o RGT não suporta sensor de velocidade, ele requer medidor de potência (pelo menos até a última versão que eu testei, já faz algum tempo).

O que pode funcionar é usar um celular Android que tenha ANT para receber a potência transmitida pelo vpower. A minha dúvida é se o RGT funciona com o ANT do celular ou se ele precisa do dongle no computador.
https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
alegpe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2015
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alegpe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2021 as 18:53
É pelo que li o RGT não aceita Smartphone nem GPS. Vou tentar conseguir outro dongle pra testar. Só pra eu entender, esse segundo Dongle é que vai transmitir para o RGT a cadência(a partir do sensor da bike), o Heart Rate(a partir do sensor de cinta) e o Power(a partir do primeiro Dongle). Seria isso? Perdão pela minha ignorância, é que entendo que cada dongle só pode estar ligado em um único sensor.
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 07:59
Sim, é isso mesmo. Um dongle vai receber a velocidade do sensor e transmitir a potência calculada. O segundo dongle vai receber a potência do primeiro e os dados dos demais sensores.

Se não me engano um dongle pode conectar até 8 sensores. Nesse caso precisa 2 porque quando um aplicativo está usando um dongle, ele fica indisponível para outros aplicativos, então quando o vpower começa a usar o dongle, o RGT não consegue usá-lo.

Caso for comprar outro dongle, recomendo que antes teste se o seu funciona com o vpower, então pode comprar outro de qualquer marca. Se o seu não funcionar, tem que procurar algum que seja compatível. Eu adicionei a informação no post inicial que o dongle Cycplus não funciona. Aqui tem dois modelos genéricos que funcionam https://github.com/oldnapalm/vpower/issues/17


Editado por oldnapalm - 22 Abr 2021 as 08:18
https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
alegpe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2015
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alegpe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 08:43
Joia mestre, entendi. Quanto ao Dongle estou usando o da Magene, funcionou, consegui passar a potência do VPower para o GPS Cycplus usando o Bot.exe. Através do Cadence.exe o GPS não saiu do "0". Meu sensor de cadencia e speed é o Duotrap da Bontrager. Forte abraço!
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 08:56
Nesse caso (sensor "combo" de velocidade e cadência) não sei se vai funcionar com o candence.exe, eu só testei com um sensor de cadência separado. Com o vpower.exe deve funcionar, mas você precisa editar o vpower.cfg e colocar speed_sensor_type = 121
https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
alegpe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2015
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alegpe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 10:58
Certo, e nesse campo:

# ANT+ ID of the above sensor
speed_sensor_id = 0

Que valor seria?
Voltar ao Topo
oldnapalm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2017
Caxias do Sul
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oldnapalm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 11:12
Nesse campo pode deixar zero ou colocar o ID do sensor de velocidade (você pode ver na tela de pareamento de sensores do Zwift ou do GPS), mas só é necessário caso tiver dois sensores no mesmo ambiente (pro app saber qual usar), se tiver apenas um sensor, deixa zero que ele usa o primeiro que encontrar.
https://outlawcowboy.org
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X