Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade no câmbio da Btwin Riverside 520
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade no câmbio da Btwin Riverside 520

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
felipetavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2020
Natal
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipetavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade no câmbio da Btwin Riverside 520
    Postado: 28 Jun 2020 as 11:39
Olá, gente.

Recentemente comprei essa bicicleta na Decathlon: https://www.decathlon.com.br/bicicleta-masculina-riverside-520/

Após uma longa pesquisa sobre bicicletas híbridas na faixa de R$ 1500, cheguei a esse modelo. Os meus objetivos com a bike são pedaladas de passeio com cerca de 10km e, 2 ou 3 vezes por semana, pegar asfalto para pedaladas de cerca de 30km como prática de atividade física.

Quando peguei essa bicicleta já cogitava a possibilidade de colocar um sistema de câmbio dianteiro, já que ela vem apenas com uma coroa, possibilitando apenas 8 velocidades. Os meus planos eram torná-la um bike apta a 24v.

Então preciso de ajuda para tirar as seguintes dúvidas: 
1º. A bicicleta/quadro suporta o câmbio dianteiro com sistema de 3 coroas?
2º. Caso a bike possa receber as 3 coroas, eu quero comprar os novos componentes compatíveis com o câmbio traseiro Shimano Altus que vem na bicicleta. Os componentes abaixo são compatíveis?
-  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1422579588-passador-trocador-rapid-fire-shimano-altus-sl-m370-3v-esq-_JM#=1&=item&tracking_id=e0e60a57-7f0c-4c75-b7e4-1d7618da6383 - Passador Trocador Rapid Fire Shimano Altus Sl-m370 3v Esq.    
-  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1066212654-cmbio-dianteiro-shimano-altus-fd-m310-3x7v-3x8v-abrac-baixa-_JM#=3&=item&tracking_id=61e8bb35-114a-4e2b-8737-8b362c13f9a3 - Câmbio Dianteiro Shimano Altus Fd M310 3x7v 3x8v Abraç Baixa
3º. Qual a pedivela recomendada (de preferência Shimano Altus) para a melhor compatibilidade com os componentes acima?
4º. Nas minhas pesquisas sobre a pedivela, alguns anúncios traziam "pedivela + movimento central". Qual é a diferença entre uma pedivela com ou sem movimento central? 

Seguem abaixo as informações técnicas da bicicleta. Desde já agradeço bastante pela atenção.


QUADRO

Fabricado em alumínio 6061 T4T6 

Entradas para bagageiro, para dois suportes de caramanhola e para-lamas 
Gancheira de câmbio substituível. 
Compatível com freio a disco.

Tamanhos: 
M -19" (1,66m-1,82m) 
L - 20,5" (1,83m-2,00m)

SUSPENSÃO DIANTEIRA

ZOOM CH-T187 AMS ML/O aro 700 para Trekking, com 65mm de curso e trava mecânica.

Crown e canelas em alumínio. Entradas para para-lamas e compatível com freio a disco e com cabeamento para iluminação por dínamo de cubo dianteiro.

TRANSMISSÃO

Cambio traseiro: Shimano Altus RD-M310 (8 velocidades) 
Passadores: Rapid-Fire Shimano Altus SL-M310 (8 velocidades) 
Pedevela: PROWHEEL Ounce com braços em alumínio de 175mm (M e G) e coroa de 34 dentes em aço com protetor externo em alumínio. Para eixo de ponta quadrada 
Central: Feimin B908 2NL selado com eixo de ponta quadrada de 122,5mm 
Cassete: Shimano CS-HG31-8 MegaRange de 8 velocidades (11-34 dentes) 
Corrente: KMC Z8.3 de 110 elos 
Pedais: Plastic feimin FP-807B

FREIOS

V-Brake Promax em alumínio 
Manetes Promax XL102 4D com suporte e alavancas em alumínio

RODAS

Aros VZAN de parede dupla para 36 raios 
Raios em inox 
Cubos em alumínio, para 36 raios, com quick-release 
Pneus Mitas V71 700x40c, híbridos, com proteção anti-furo e faixa refletiva

DIREÇÃO

Guidão em alumínio, curvo/elevado, de 620x25,4mm 
Mesa Zoom TDS-C41-8 elevada fabricada em alumínio, com 25,4mm de diâmetro, 40° de inclinação e 90mm de extensão 
Manoplas Velo VLG-1389 com apoio anti-pressão

SELIM

Selim DDK D2020 masculino 
Canote em aço, de 27,2x360mm 
Sistema de blocagem para regulagem de altura

Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 10:49
Veja no quadro se tem os engates para colocar as mangueiras para o câmbio dianteiro.

Veja o diâmetro do tubo onde vai ser fixado o câmbio e também a compatibilidade do câmbio com o tubo e pedivela que vc quer colocar no site da Shimano.
Voltar ao Topo
felipetavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2020
Natal
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipetavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 16:18
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Veja no quadro se tem os engates para colocar as mangueiras para o câmbio dianteiro.

Veja o diâmetro do tubo onde vai ser fixado o câmbio e também a compatibilidade do câmbio com o tubo e pedivela que vc quer colocar no site da Shimano.

Obrigado pela resposta, LeoSilva.

Ainda não recebi a bike, mas, pelas fotos, aparentemente o quadro não tem os engates para as mangueiras do câmbio dianteiro. Você sabe se há alguma solução caso realmente não haja os engates?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 16:44
Originalmente postado por felipetavares felipetavares escreveu:


Obrigado pela resposta, LeoSilva.
Ainda não recebi a bike, mas, pelas fotos, aparentemente o quadro não tem os engates para as mangueiras do câmbio dianteiro. Você sabe se há alguma solução caso realmente não haja os engates?

Felipe, assim que ela chegar confirme se ela tem ou não tem as guias do câmbio dianteiro e poste aqui, por favor. Sugeri ela pra um amigo que cogita colocar um câmbio dianteiro e pedivela 2x, caso sentisse que a relação que ela vem é insuficiente pra necessidade dele (Belo Horizonte e seus morros...). Se ela não tiver, eu fiz uma cagada com ele...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 16:44
Vi ali as fotos da masculina , tem o encaixe dos cabos.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 16:59
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Vi ali as fotos da masculina , tem o encaixe dos cabos.

Acabei de ver tb. Ufa!!! Valeu o toque tb, Misera.

Mas ela tem uns encaixes que eu achei estranhos, olha só:



Além das guias pros cabos dos câmbios passando por baixo do central, ainda tem uma terceira no meio. Seria pra freio hidráulico traseiro?

Achava que o normal seria junto ao top tube. Será que não fica muito exposto ali? Pensei que algo poderia bater ali e cortar a mangueira. O que me dizem? Não tenho experiência com roteamento de mangueiras hidráulicas ainda.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 17:57
Não reparei onde fica o suporte de disco traseiro dela , mais imagino que seja dentro do triângulo traseiro , nesse caso é normal passar por ali.

Passando por cima ficaria bem estranho , geralmente se passa por cima quando é aquele suporte que fica acima do triângulo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 17:59


Ta vendo é dentro , é normal o cabo passar ali.

Mangueira hidráulica é bem dura , mais nunca se sabe , a minha passa ali e não tive problemas.

Editado por misera - 01 Jul 2020 as 18:00
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 21:36
Mas essa bike vem com freios vbrake. Com relação ao cambio dianteiro tem que ver também por onde o cabo vai ser puxado. Por cima ou pela lateral. Para comprar um que seja compatível.
Voltar ao Topo
balani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar balani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 19:27
Felipe, depois poste por favor a sua opinião sobre a bike, estou pensando em comprar tb. Queria saber se as 8 marchas dão conta na cidade. Obrigado
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 20:36
Balani, vou meter o bedelho na sua pergunta: vai depender da cidade onde vc mora e da sua perna.

Veja o meu caso: moro em Belo Horizonte, que já tem bastante morro, e pra piorar subo quase 200m na vertical na ida pro trabalho, com inclinação média de 3% e picos de 15%. Fora do meu trajeto pro trabalho, eu passo rotineiramente por subidas de até 17% e sou pesado (120kg+).

Pra mim, 1x8 não dá. Veja os gráficos comparativos abaixo, primeiro da Riverside 520:



Depois, veja a relação “de acordo com o manual” que eu teria na minha bike atual (pedivela Shimano FC-T4060 48-36-26d e cassete CS-HG50-8 11-34d):



Observe que tem duas marchas mais leves à esquerda, na linha da coroa 26d, e duas mais pesadas à direita, na linha da 48d. Se fosse apenas pela subida, eu poderia optar por uma pedivela dupla 36-22d, que me deixaria com algo ainda mais leve, mas inadequado pra minha situação (a volta é só descida e eu curto pedalar nelas tb pra ganhar tempo, tem que ser na linha do 48/11 mesmo).

Editado por dwsmartins - 09 Jul 2020 as 20:37
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
felipetavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2020
Natal
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipetavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2020 as 09:37
Originalmente postado por balani balani escreveu:

Felipe, depois poste por favor a sua opinião sobre a bike, estou pensando em comprar tb. Queria saber se as 8 marchas dão conta na cidade. Obrigado

Desculpa pela demora para responder. Poucos dias após receber a bike sofri um pequeno acidente, tomei uma pancada no tórax da qual ainda estou me recuperando, então estive impossibilitado de pedalar. Ontem usei a bike pela primeira vez em 2 semanas

Como usei muito pouco a bicicleta, não tive tempo pra criar uma impressão mais definitiva.

Mas sobre a relação que veio na bike, eu acabei me surpreendendo positivamente. Sou um ciclista bastante inexperiente e a minha referência de relação era 3x7 numa Caloi Aluminum com componentes bem meia boca e com o câmbio sem conseguir pegar uma boa regulagem.

Quando comprei a Btwin já estava meio que determinado a mudança-la de 1x8 para 3x8, mas as 3 pedaladas que fiz me levaram a mudar de ideia. Eu moro em Natal, que é uma cidade não tão plana (foi erguida em cima de Dunas), então nos meus trajetos eventualmente pego algumas ladeiras. A sensação que tive nas poucas vezes que usei a bike é que com ela tenho bem mais facilidade para encarar os aclives do que com a Caloi Aluminum com 3x7. Mas, como disse, o câmbio da antiga bicicleta tinha componentes genéricos e sempre mal regulados. Então a minha margem de comparação é bem limitada.

Aos poucos retomarei os pedais e estou à disposição para tirar dúvidas de quem estiver mirando na Riverside. Fiquem à vontade para perguntar. Também agradeço aos que me responderam no início do tópico. 
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2020 as 09:45
ClapClapClap

A depender de como você passar a usar a bike mais pra frente, talvez você sinta a necessidade de mais marchas. Aí sim vale a pena considerar um upgrade. Até lá, vá pedalando, ganhando experiência e condicionamento.


A propósito, poste umas fotos reais da bike. Big smile


Editado por hug0.dts - 18 Jul 2020 as 09:51
Voltar ao Topo
felipetavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2020
Natal
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipetavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2020 as 09:47
Pode deixar. Farei algumas fotos nos próximos dias e postarei aqui.
Voltar ao Topo
alemellado Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2020
São Bernardo do
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alemellado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 10:59
sera que esse conjunto seria adequado para essa bike e valeria a pena gastar esse valor?

deore m5100 sx m7000, 1x11


https://pt.aliexpress.com/item/32721505058.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.478456b6kFqzEx&algo_pvid=c3f283ca-6db0-48e6-a8af-6c21f95060bd&algo_expid=c3f283ca-6db0-48e6-a8af-6c21f95060bd-5&btsid=0ab6fa8115966354800806368ed4a7&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Voltar ao Topo
boniglovovisck Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar boniglovovisck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 20:37
Tenho essa Bike faz um tempo. Ela possui espaço sim, pensei em fazer a mesma coisa quando comprei.
Minha sugestão seria pedalar durante um tempo antes de fazer as modificações. É uma bike muito legal de ótimo custo benefício. Achei as 8 vel. mais do que o suficiente para o dia a dia e pedaladas mais longas também. 
Eu entendi que não valia a pena o investimento, e também complicar um pouco mais o sistema e aumentar uma possível manutenção. Claro, essa foi a minha percepção. Mas é uma ótima bike, muito versátil. Dê um tempinho para se acostumar antes de efetuar qualquer modifiação. 
A única coisa que eu diria é para trocar o selim. rs.
De resto ela e ótima.
Voltar ao Topo
boniglovovisck Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar boniglovovisck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 20:43
Originalmente postado por balani balani escreveu:

Felipe, depois poste por favor a sua opinião sobre a bike, estou pensando em comprar tb. Queria saber se as 8 marchas dão conta na cidade. Obrigado

Dão sim!
Eu uso ela no dia a dia, pedalando entre 30k e 40k. 
Ela tem as velocidades muito bem reguladas. 
Eu pedalava com uma híbrida antes, Trek Dual Sport 2. Muito mais cara, e depois peguei essa.
Essa Riverside me atende muito bem. E por menos da metade do valor da Trek. 
Me apaixonei pela bike. Por esse valor você não encontra nada melhor. Indiquei para o meu irmão que gostou muito também.
Vai sem medo!
Voltar ao Topo
alemellado Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2020
São Bernardo do
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alemellado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 21:23
Originalmente postado por boniglovovisck boniglovovisck escreveu:

Tenho essa Bike faz um tempo. Ela possui espaço sim, pensei em fazer a mesma coisa quando comprei.
Minha sugestão seria pedalar durante um tempo antes de fazer as modificações. É uma bike muito legal de ótimo custo benefício. Achei as 8 vel. mais do que o suficiente para o dia a dia e pedaladas mais longas também. 
Eu entendi que não valia a pena o investimento, e também complicar um pouco mais o sistema e aumentar uma possível manutenção. Claro, essa foi a minha percepção. Mas é uma ótima bike, muito versátil. Dê um tempinho para se acostumar antes de efetuar qualquer modifiação. 
A única coisa que eu diria é para trocar o selim. rs.
De resto ela e ótima.


Verdade, estou vendo que as 8 marchas, me atendem suficientemente, quanto ao selim, foi a primeira coisa que mudei.
Voltar ao Topo
danielshoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielshoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2020 as 00:37
Olá Felipe! Eu comprei em setembro uma BTWIN Riverside 520, igual à sua e fiz um upgrade, acrescentando marcha dianteira. Vou contar a minha experiência.

Antes de mais nada, é importante você verificar as compatibilidades no próprio site da SHIMANO, utilizando o part number dos componentes, para checar a interoperabilidade dos componentes, em:
 
https://productinfo.shimano.com/#/com/

Nossa bike vem equipada com:
- Câmbio traseiro Altus RD-M310 "Smart cage".
- Cassete Altus CS-HG31-8, na combinação "ao" de 11-34 dentes (11-13-15-17-20-23-26-34), no acabamento fosfatado preto.
- Passador traseiro Altus SL-M315-8R, de 8 velocidades.

No meu caso, eu quis adicionar uma coroa dianteira de 2 velocidades, ficando 2x8 = 16v

Puxei o line-up para esse cassete:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/acera_altus/2x8?q=CS-HG31-8&enter=

A indicação era instalar:
- Pedivela Altus FC-M315-2, de 36-22 dentes.
- Passador Altus SL-M315-2L, de 2 velocidades.
- Câmbio dianteiro FD-M315-TS, de duas velocidades.

Mas no seu caso, você quer adicionar uma coroa dianteira de 3 velocidades, ficando 3x8 = 24v
 
O line-up, para esse cassete, para você se basear, é:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/acera_altus/3x8?q=CS-HG31-8&enter=

Ou seja, a indicação é você instalar:
- Pedivela Tourney TX (isso mesmo, não é Altus) FC-TX801, que está disponível nas combinações 48-38-28 dentes ou 42-32-22 dentes.
- Passador Altus SL-M315-L, de 3 velocidades.
- Câmbio dianteiro FD-M313-3, de 3 velocidades.

Há ainda, para esse cassete, um line-up todo em Tourney TX para combinar o 3x8, que é:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/tourney_tx/3x8?q=CS-HG31-8&enter=

Só que aí não fica legal, pois o passador ficaria diferente, então fique mesmo com a linha SL-M315.

Um pequeno probleminha que eu encontrei após ter feito a instalação do câmbio dianteiro foi que o cabo toca o quadro em um ponto. A rota do cabo passa sob o movimento central e puxa o câmbio por baixo. Ocorre que a guia plástica do cabo que vem na bike não tem comprimento suficiente para cobrir todo o contorno do movimento central e o cabo fica raspando no quadro.

Na minha avaliação, há uma pequena falha de design ali. Com o tempo, vai roçar e provocar desgaste no cabo e na tinta/quadro. Ainda preciso ver como faço para arrumar isto. Voltei na Decatlhon e mostrei as fotos. Me indicaram um mecânico experiente para avaliar uma possível solução.
 
Espero que ajude! Um forte abraço.
Voltar ao Topo
danielshoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielshoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2020 as 00:46
...mas, honestamente, para o que a linha Riverside se propõe, com esse cassete de 11 a 34 dentes, o famoso "megarange", adicionar um pedivela com 2 coroas já fica excelente. A relação mais leve encara qualquer subida e a relação mais pesada fica boa, apesar de não ser muito longa.

Inclusive, a tendência é que 3 coroas caia em desuso, sendo 2 coroas ou mesmo 1, só que nesse último caso estaríamos falando de cassetes com 10-11-12 velocidades, bem mais caros e fora do propósito.

Essa linha M31x da Altus foi concebida para operar no 2x8. Sucesso!
Voltar ao Topo
Jascambraia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2021
Araras
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jascambraia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 08:49
Eu tenho uma bike igual e estou fazendo o upgrade esta semana (esta na oficina). Quando finalizar e testar falo como gicou.
Porem optei por trocar o eixo central por um fc mt210, pedivela movimento tipo hollowtech
Voltar ao Topo
Roberto Pacheco Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Pacheco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 15:32
Pessoal, boa tarde! Eu tenho a Btwin Riverside 500, a ganhei de presente, e a estou usando para pedais de 20 a 30 km/dia. O uso é para mobilidade urbana e às vezes em estrada não pavimentada. 

Indo direto ao assunto:
- nos locais mais planos, sinto a bicicleta muito leve e por isso pensei em ter um cog menor. Compensaria investir em cubo para catraca cassete e usar o cassete 11-34? ela vem com catraca de rosca 14-34  

- o passador é o Rotativo indexado Shimano Tourney Revosh*t SL-RS25 (7 Marchas), o câmbio é o Shimano Tourney RD-TY500 e pensei em trocar ambos por algum que seja melhor que esses. Compensaria?

Se puderem me dar uma ideia, quanto a esses upgrades ou até outros, com sugestão de peças ou importação, pelo aliexpress, ficarei muito grato. Posso gastar até 1.000 reais  em upgrades e como gostei muito da pilotagem, do quadro, de ter apenas marchas traseira, não gostaria de trocar a bike.


Voltar ao Topo
norbertpeschh Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Abr 2013
Angra dos Reis
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar norbertpeschh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 16:59
Dependendo vc ganha tambem esses 20% de velocidade trocando o pedivela.


Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 17:29
Com esse orçamento, daria um conjuntinho Alivio pra fazer 1x9, comprado no aliexpress (K7, câmbio, corrente e passador). Junto, pegar um cubo com free hub novatek/koozer/arc




Voltar ao Topo
Roberto Pacheco Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Pacheco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 22:54
Valeu pelas indicações! muito obrigado
Voltar ao Topo
nickhilda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nickhilda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 16:57
E como tá sendo a experiência com a bike hoje em dia, depois que você fez as modificações? Conseguiu resolver o problema no design? Quanto que ficou para você adicionar a dianteira de 2v (peças + mão de obra)?

Desculpa as muitas perguntas mas é porque vou comprar uma Btwin Riverside 520 também, e na faixa do preço das bikes urbanas hoje em dia (com a pandemia), ela é a que vi com melhor custo-benefício e possibilidades de várias melhorias. Inicialmente, vou usar para atividade física mesmo em ciclovia (nada muito pesado). Porém, ao longo prazo pretendo usar para ir ao trabalho e faculdade, meu medo é que moro em Belo Horizonte e nesses trajetos enfrento uns morros e não sei se as 8v vão dar conta. 
Voltar ao Topo
nickhilda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nickhilda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 20:18
Originalmente postado por danielshoes danielshoes escreveu:

Olá Felipe! Eu comprei em setembro uma BTWIN Riverside 520, igual à sua e fiz um upgrade, acrescentando marcha dianteira. Vou contar a minha experiência.

Antes de mais nada, é importante você verificar as compatibilidades no próprio site da SHIMANO, utilizando o part number dos componentes, para checar a interoperabilidade dos componentes, em:
 
https://productinfo.shimano.com/#/com/

Nossa bike vem equipada com:
- Câmbio traseiro Altus RD-M310 "Smart cage".
- Cassete Altus CS-HG31-8, na combinação "ao" de 11-34 dentes (11-13-15-17-20-23-26-34), no acabamento fosfatado preto.
- Passador traseiro Altus SL-M315-8R, de 8 velocidades.

No meu caso, eu quis adicionar uma coroa dianteira de 2 velocidades, ficando 2x8 = 16v

Puxei o line-up para esse cassete:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/acera_altus/2x8?q=CS-HG31-8&enter=

A indicação era instalar:
- Pedivela Altus FC-M315-2, de 36-22 dentes.
- Passador Altus SL-M315-2L, de 2 velocidades.
- Câmbio dianteiro FD-M315-TS, de duas velocidades.

Mas no seu caso, você quer adicionar uma coroa dianteira de 3 velocidades, ficando 3x8 = 24v
 
O line-up, para esse cassete, para você se basear, é:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/acera_altus/3x8?q=CS-HG31-8&enter=

Ou seja, a indicação é você instalar:
- Pedivela Tourney TX (isso mesmo, não é Altus) FC-TX801, que está disponível nas combinações 48-38-28 dentes ou 42-32-22 dentes.
- Passador Altus SL-M315-L, de 3 velocidades.
- Câmbio dianteiro FD-M313-3, de 3 velocidades.

Há ainda, para esse cassete, um line-up todo em Tourney TX para combinar o 3x8, que é:

https://productinfo.shimano.com/#/lc/tourney_tx/3x8?q=CS-HG31-8&enter=

Só que aí não fica legal, pois o passador ficaria diferente, então fique mesmo com a linha SL-M315.

Um pequeno probleminha que eu encontrei após ter feito a instalação do câmbio dianteiro foi que o cabo toca o quadro em um ponto. A rota do cabo passa sob o movimento central e puxa o câmbio por baixo. Ocorre que a guia plástica do cabo que vem na bike não tem comprimento suficiente para cobrir todo o contorno do movimento central e o cabo fica raspando no quadro.

Na minha avaliação, há uma pequena falha de design ali. Com o tempo, vai roçar e provocar desgaste no cabo e na tinta/quadro. Ainda preciso ver como faço para arrumar isto. Voltei na Decatlhon e mostrei as fotos. Me indicaram um mecânico experiente para avaliar uma possível solução.
 
Espero que ajude! Um forte abraço.

E como tá sendo a experiência com a bike hoje em dia, depois que você fez as modificações? Conseguiu resolver o problema no design? Quanto que ficou para você adicionar a dianteira de 2v (peças + mão de obra)?

Desculpa as muitas perguntas mas é porque vou comprar uma Btwin Riverside 520 também, e na faixa do preço das bikes urbanas hoje em dia (com a pandemia), ela é a que vi com melhor custo-benefício e possibilidades de várias melhorias. Inicialmente, vou usar para atividade física mesmo em ciclovia (nada muito pesado). Porém, ao longo prazo pretendo usar para ir ao trabalho e faculdade, meu medo é que moro em Belo Horizonte e nesses trajetos enfrento uns morros e não sei se as 8v vão dar conta. 
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2021 as 12:06
Originalmente postado por nickhilda nickhilda escreveu:

E como tá sendo a experiência com a bike hoje em dia, depois que você fez as modificações? Conseguiu resolver o problema no design? Quanto que ficou para você adicionar a dianteira de 2v (peças + mão de obra)?

Desculpa as muitas perguntas mas é porque vou comprar uma Btwin Riverside 520 também, e na faixa do preço das bikes urbanas hoje em dia (com a pandemia), ela é a que vi com melhor custo-benefício e possibilidades de várias melhorias. Inicialmente, vou usar para atividade física mesmo em ciclovia (nada muito pesado). Porém, ao longo prazo pretendo usar para ir ao trabalho e faculdade, meu medo é que moro em Belo Horizonte e nesses trajetos enfrento uns morros e não sei se as 8v vão dar conta. 


Amigo, tenho uma Riverside 540 que fiz o upgrade, acrescentando um câmbio dianteiro de 2v. Substitui o pedivela original por um outro da ProWheel com movimento central integrado (comprado no aliexpress por R$ 290,00) com 2 coroas - 26 e 38D, passador e cambio dianteiro Acera M3000 e a qualidade do meu tipo de pedal melhorou significativamente. Não faltam marchas para as subidas e nem para os retões. Para fazer esse upgrade gastei cerca de R$ 800,00.

Uma solução mais em conta seria substituir somente a coroa do pedivela por uma de 30d, mas no caso da 520 a furação é diferente da 540, pois usam pedivelas de modelos diferentes.

Ah, se não comprou a bike ainda, sugiro dar uma olhada no site da Decathlon, pois a 540 tem reaparecido em estoque e é um modelo significativamente superior a 520, apesar da diferença de preço de R$ 700,00. https://www.decathlon.com.br/bicicleta-hibrida-riverside-540/p
Voltar ao Topo
Louroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2022
Rio de Janeiro-
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2022 as 22:55
Boa noite pessoal!
Sou novo aqui no fórum e 
Voltar ao Topo
Louroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2022
Rio de Janeiro-
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2022 as 23:02
Boa noite pessoal!
Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber como ficou o upgrade de câmbio dianteiro na riverside 520.
Tenho essa bike e também fiz o mesmo upgrade,mas acho que vou ter que trocar o movimento central original,por um de eixo maior.
Vcs também precisaram trocar?

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X