Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Peugeot PX10 1979
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Peugeot PX10 1979

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 07:51
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Valeu gscs, anotei o contato

Com esse tempo chuvoso de hoje, não presta pra fazer banho de ácido cítrico, o frio atrapalha a química.

Olá Bruno. Espero que esteja conseguindo desenvolver seu projeto. Mas me diga: onde conseguiu o tal do ácido cítrico?
Abs.
Obrigado.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 12:03
Lauro Elias,

Isso é sério. Em um mecânico que fui a bicicleta foi elogiada, ele falou da qualidade das peças. Ninguém tem ferramentas pra bicicleta antiga, nem sabe o método pra desmontar os componentes. Essa roda livre pra sair eu tive de desenterrar um vídeo no Youtube.


Acho que o adesivo que você se refere é o adesivo da Ciclo Norte responsável por montar as bicicletas na Zona Franca de Manaus. 


Editado por brunojp7 - 06 Ago 2020 as 12:17
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 12:10
Ligeirinho,

Consegui o ácido em uma química de bairro. Ele vem em forma de cristais de sal. A corrosividade dele é baixa, mas tem que usar luva, óculos de proteção. Se respingar na pele tem que lavar imediatamente.
Tenha muito cuidado com produtos químicos. Ao jogar fora adicione mais água para aumentar a diluição.

É interessante esquentar a água, colocar as peças na água quente e colocar o ácido. Isso acelera e garante o tratamento. Após retirar as peças do banho de ácido cítrico, colocar em um banho com  bicarbonato de sódio para neutralizar o ácido. Após sair do banho de bicarbonato, dar um banho de óleo mineral nas peças para a a corrosão não voltar.

Nesta parte do banho de óleo fica a dúvida. E quando lavar a bicicleta, a corrosão vai voltar ? O óleo sobre as peças não facilita a adesão de poeira ?


Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 12:12
bezdomny,

agradeço bastante pelo link e vou utilizar neste restauro.
Com a pandemia estou com a bicicleta desmontada, o que faz sobrar tempo pra estudar os processos.

Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2020 as 05:42


Para evitar o retorno da corrosão, andei lendo nesses fóruns franceses que por lá eles fazem a chamada "rustolização", que é a aplicação de um antiferrugem incolor chamado Rustol (não encontrei ainda algo semelhante no Brasil).

Há quem aplique apenas o Rustol e deixe assim. Há quem aplique Rustol e depois verniz (aerosol). Há quem mistura Rustol e verniz e aplique essa mistura (até mesmo com pincel...).

Acabo de comprar uma Peugeot Turismo 3 e estou planejando utilizar ácido cítrico (encontrei no Mercado da Lapa em São Paulo) e polimento com lã de aço para remover a oxidação e, caso a remoção da ferrugem seja satisfatória, aplicar verniz diretamente por cima.

Acredito que aplicar óleo tornará a limpeza da bike muito difícil. A cada lavagem seria necessário reaplicar o óleo.

Abraços
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2020 as 13:39
Besdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2020 as 23:55
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2020 as 00:30
Bezdomny,

Eu achei o link que me referi sobre polimento de peças de alumínio. Na verdade estava em outro post aqui no fórum.


Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 22:39
Pessoal hoje adquiri a cera polidora nº2, a soda cáustica em escamas, as lixas pra fazer o teste do polimento em alumínio. Amanhã vou desmontar o freio Mafac e posto as fotos aqui.
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 23:09
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.

Agradeço pelo link!

Acredito que não existam muitas opções de verniz aerosol, a não ser o tipo de acabamento (fosco ou brilhante). Poucos meses atrás eu dei um tapa numa Barra Circular baseando-me nas dicas desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0 - https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0

Em vez de lixadeira, usei um motoesmeril com um disco de escova de aço. Não tive nem de longe o sucesso do Edu Capivara... Em parte pela falta do talento dele, em parte porque meu material era muito pior. Depois de muito trabalhar na abrasão mecânica dos aros de ferro, por exemplo, ele continuou com cor de ferrugem. Desencanei e "optei" por um visual Hot rod: taquei o verniz brilhante por cima mesmo.

Aliás, taquei verniz em cima de praticamente tudo, exceto partes de borracha/plástico (selim, manoplas), inclusive nos raios novos, de aço comum, e nas partes do quadro e dos para-lamas em que a pintura estava descascando. Como ela está na praia, adiar a morte por oxidação era o essencial. Há uns dois meses estou rodando com ela e a ferrugem não avançou. O brilho é de ofuscar. Estou satisfeito com o resultado, embora heterodoxo. Queria gastar o mínimo no projeto, já que a bicicleta não vale muito e estava parada na casa dos meus pais em estado deplorável. 

Na Peugeot estou querendo caprichar um pouco mais, embora mantendo o aspecto de usada.

A cor do meu quadro é a mesma do seu, então estou pensando em usar verniz fosco nele e brilhante no restante.

Estou casando a abrasão mecânica com a abrasão química do ácido cítrico, para esfoliar melhor.

O que estou descobrindo, lendo e testando, é que é preciso trabalhar com diferentes intensidades em cada peça, dependendo do grau de corrosão. Na parte de baixo dos para-lamas, em que a ferrugem está bem grossa, estou precisando repetir o banho de ácido cítrico, depois de já ter passado pelo ácido e pelo esmeril.

Para neutralizar o ácido, li que o caráter básico do sabão em pó (que aliás contém bicarbonato de sódio) seria suficiente. Estou interrompendo o ácido com uma esponja de cozinha embebida em água com sabão, secando com toalha na sequência e dando uma borrifada de WD40. 

Em breve posto fotos de ambos os projetos. 

Abraços
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 23:28
Originalmente postado por bezdomny bezdomny escreveu:

Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.

Agradeço pelo link!

Acredito que não existam muitas opções de verniz aerosol, a não ser o tipo de acabamento (fosco ou brilhante). Poucos meses atrás eu dei um tapa numa Barra Circular baseando-me nas dicas desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0 - https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0

Em vez de lixadeira, usei um motoesmeril com um disco de escova de aço. Não tive nem de longe o sucesso do Edu Capivara... Em parte pela falta do talento dele, em parte porque meu material era muito pior. Depois de muito trabalhar na abrasão mecânica dos aros de ferro, por exemplo, ele continuou com cor de ferrugem. Desencanei e "optei" por um visual Hot rod: taquei o verniz brilhante por cima mesmo.

Aliás, taquei verniz em cima de praticamente tudo, exceto partes de borracha/plástico (selim, manoplas), inclusive nos raios novos, de aço comum, e nas partes do quadro e dos para-lamas em que a pintura estava descascando. Como ela está na praia, adiar a morte por oxidação era o essencial. Há uns dois meses estou rodando com ela e a ferrugem não avançou. O brilho é de ofuscar. Estou satisfeito com o resultado, embora heterodoxo. Queria gastar o mínimo no projeto, já que a bicicleta não vale muito e estava parada na casa dos meus pais em estado deplorável. 

Na Peugeot estou querendo caprichar um pouco mais, embora mantendo o aspecto de usada.

A cor do meu quadro é a mesma do seu, então estou pensando em usar verniz fosco nele e brilhante no restante.

Estou casando a abrasão mecânica com a abrasão química do ácido cítrico, para esfoliar melhor.

O que estou descobrindo, lendo e testando, é que é preciso trabalhar com diferentes intensidades em cada peça, dependendo do grau de corrosão. Na parte de baixo dos para-lamas, em que a ferrugem está bem grossa, estou precisando repetir o banho de ácido cítrico, depois de já ter passado pelo ácido e pelo esmeril.

Para neutralizar o ácido, li que o caráter básico do sabão em pó (que aliás contém bicarbonato de sódio) seria suficiente. Estou interrompendo o ácido com uma esponja de cozinha embebida em água com sabão, secando com toalha na sequência e dando uma borrifada de WD40. 

Em breve posto fotos de ambos os projetos. 

Abraços

Dois bons links quanto ao uso do ácido cítrico:

https://bmxmuseum.com/forums/viewtopic.php?id=675095 - https://bmxmuseum.com/forums/viewtopic.php?id=675095

A concentração usada de ácido é baixíssima nesse caso, com ótimo resultado: uma colher de ácido na forma anidro em 8 litros de água.

https://tttg.org.au//TTTG%20Citric%20Acid%20Rust%20Removal%20Instructions.pdf - https://tttg.org.au/Content/TTTG%20Citric%20Acid%20Rust%20Removal%20Instructions.pdf

Manual mais técnico, cheio de dicas muito boas. O caso acima serve para relativizar um pouco alguns conselhos.
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 23:33
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Pessoal hoje adquiri a cera polidora nº2, a soda cáustica em escamas, as lixas pra fazer o teste do polimento em alumínio. Amanhã vou desmontar o freio Mafac e posto as fotos aqui.

Havia agradecido pelo link, mas não tinha visto ainda. Muito bom mesmo.

Mande notícias do resultado! Será que a peça é também anodizada?

Os freios da minha não sei se são Mafac, pois não têm nada gravado. Estava pensando em escová-los no esmeril, mas, é verdade, o resultado seria grosseiro.
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2020 as 01:34
Ferramenta caseira para limpar o seat tube:
https://www.youtube.com/watch?v=xRIFqasCOSg - https://www.youtube.com/watch?v=xRIFqasCOSg
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2020 as 22:11
Bezdomny,

Vou olhar o material que você mandou. Hoje desmontei o freio, lavei e levei ao banho de soda cáustica. Lavei as peça com bucha e sabão. Amanhã continuo o processo. As peças tem mais brilho depois do banho.

Gastei 55,00 com o material.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2020 as 22:18
Vi que ele banhou o quadro por 26 horas trocando/intercalando banhos. Depois lavou o quadro, deu banho de removedor de ferrugem na parte interna do quadro e finalizou com polimento. O resultado é excelente. Altamente motivante.

Eu uso bicarbonato puro, dissolvido na água e deixo cerca de uma hora. O câmbio traseiro da minha estava preto e parece outro. Não acho que ficou 100%, como aquele quadro.

Editado por brunojp7 - 12 Ago 2020 as 15:00
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 18:16
Comecei o processo das lixas. Vou deixar pra amanhã o polimento com cera. Minhas peças tem desgaste de corrosão. Não vou lixar pra tirar todas as marcas.

Editado por brunojp7 - 17 Ago 2020 as 12:12
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2020 as 22:12
Sobre a possível fragilidade dessa mesa:

http://thebadge.blogspot.com/2012/08/death-stems-demystified-ava-and-atax. - http://theheadbadge.blogspot.com/2012/08/death-stems-demystified-ava-and-atax.html
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 01:34
Singela descoberta: costuma ser muito difícil aplicar verniz spray sobre superfícies cromadas, pois são muito lisas. Aparentemente, tratando a peça com ácido cítrico antes, o verniz adere melhor.

Tentei aplicar verniz sobre o lado direito do pedivela e o serviço ficou péssimo, extremamente irregular, cheio de bolinhas. Precisei remover todo o verniz com lã de aço.

Depois tentei aplicar sobre a mesa e o lado esquerdo do pedivela, que passaram por banho de ácido cítrico (6 colheres de chá em aproximadamente 2,5L de solução feita com água fervente, por algo em torno de 5 minutos). Ficou muito melhor. Não ficou perfeitamente liso e espelhado, mas está bem satisfatório.

Tentarei refazer a outra parte do pedivela após tratamento com ácido cítrico.
Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 01:37
Originalmente postado por bezdomny bezdomny escreveu:

Singela descoberta: costuma ser muito difícil aplicar verniz spray sobre superfícies cromadas, pois são muito lisas. Aparentemente, tratando a peça com ácido cítrico antes, o verniz adere melhor.

Tentei aplicar verniz sobre o lado direito do pedivela e o serviço ficou péssimo, extremamente irregular, cheio de bolinhas. Precisei remover todo o verniz com lã de aço.

Depois tentei aplicar sobre a mesa e o lado esquerdo do pedivela, que passaram por banho de ácido cítrico (6 colheres de chá em aproximadamente 2,5L de solução feita com água fervente, por algo em torno de 5 minutos). Ficou muito melhor. Não ficou perfeitamente liso e espelhado, mas está bem satisfatório.

Tentarei refazer a outra parte do pedivela após tratamento com ácido cítrico.

O ácido cria microfissuras na superfície metálica, como se fosse uma lixada muito leve.

Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2020 as 23:44
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Besdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

Testei o verniz semi-brilho da marca Acrilex no garfo e o resultado foi incrível. Está um brilho acetinado lindo. Não consegui uma iluminação boa para a foto, mas acho que dá uma ideia: 




Voltar ao Topo
bezdomny Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Laguna SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2020 as 17:43
A minha ficou pronta! Alguma hora crio um tópico para contar a experiência:

Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2020 as 13:37
Ficou perfeito o resultado do seu garfo. Ele parece novo como se tivesse saído da caixa.
Boa sorte Bezdomny
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2020 as 13:39
Eu não terminei ainda o polimento, parei pra fazer outras coisas. Estou vendo um contato para ser feita a pintura. Os pneus não encontro no mercado local, mas a internet tem quem venda.

Voltar ao Topo
leite. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2021
paranagua-pr
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leite. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 22:42
Ola Pinho, gostaria de saber mais dessa sua peugeot.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 16:31
Estou vendo o orçamento pro serviço de cromeação.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2021 as 11:48

olá ciclistas,

O restauro da minha PX-10 1979 segue, mas devido à falta de cacau não irei implementar algumas características que eu sonho. Pintura, cromeação e alguns componentes vão ficar pra uma outra restauração. Minha Peugeot precisa de borboletas novas, guidon, manetes de freio, canote, selim, cubos janelados Normandy, protetor de câmbio, protetor de coroa, conduítes, fita de guidon, raios.

Estudei as cores originais das Peugeot série PX, PY mas uma coisa que não é informada é o código RAL. O jeito foi me basear nas cores oferecidas nos carros da época, porque uma vez encontrei uma foto pela net da bicicleta em frente a um Peugeot 504 de mesma cor. Não encontrei nenhuma tabela na internet que faça a correlação das nomenclaturas das cores

Por ora mandei pro mecânico montar caixa de direção, freios, movimento central, colocar esferas novas, graxa, câmbios, pedivela e limpar os tubos internamente.

No movimento central o mecânico encontrou uma manopla velha quer foi usada como luva.

Os pedais desmontei e fiz eletrólise.

Desmontei os freios e mergulhei em banho de soda cáustica e depois lixei com lixas d´água 1500, 2000 e 3000 e poli com cera automotiva branca – este procedimento é só para peças de alumínio.

As rodas eu vou fazer eletrólise, mas elas tem poucas marcas de corrosão. O problema é que não sei qual procedimento deve ser feito depois da eletrólise.

Na retirada do pedivela elas ficaram emperradas e só saíram quebrando. Um torneiro mecânico fez duas chavetas por 50,00 reais.

A saga continua, abraços pessoal,

Bruno



Voltar ao Topo
zubreu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2021
BH
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zubreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 09:45
Pessoal, e me dá uma ajuda aqui. e quanto vale uma peugeot dessas cor prata, toda original, rodando. peças atax, mafrac, huret simplex, banco com pequeno defeito no estofamento.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 19:01
Nóis aqu Grande sorrisoi geralmente gosta muito de bicicleta e sabe pouco de preço exceto quando queremos comprar alguma de alguém. Infelizmente não tenho ideia. A maioria aqui gasta muito mais que ganha com bicicleta e está totalmente feliz com isso. Creio ser absolutamente relativo, pra mim por exemplo, não há bikes melhores construídas considerando conforto e resistência que as cromoly, mas não pode valer quase nada pra quem tá vendendo... E também pra estimar como conta atentar aos aspectos individuais de uso e qualidade das roscas e alinhamento, é essencial para estimativa de preço.
Voltar ao Topo
zubreu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2021
BH
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zubreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 20:26
ah! muito obrigado! eu fui visitar uma amiga que estava com uma delas completamente original pendurada no tempo, mas ainda com pouquíssima ferrugem e fácil de restaurar. Mas não é da minha história nem conheço nada sobre as PX10.
Atualmente, eu sou do time caloi 10, com uma standart e uma que estou "customizando" o que achei caro demais pra restaurar como antes.
Sei bem que gastamos mais que as bicicletas terminam por valer no mercado, mas queria ter uma idéia deste modelo com estes componentes.
Vcs sabem melhor que eu que o tipo, ano e os componentes podem fazer uma 10zinha valer de 500 a 7000 reais.
Estou tentando me inteirar das peças, modelos e componentes das Peugeot, mas elas tem menos informações ainda que as Calois.
Voltar ao Topo
zubreu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2021
BH
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zubreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 20:41
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Nóis aqu Grande sorrisoi geralmente gosta muito de bicicleta e sabe pouco de preço exceto quando queremos comprar alguma de alguém. Infelizmente não tenho ideia. A maioria aqui gasta muito mais que ganha com bicicleta e está totalmente feliz com isso. Creio ser absolutamente relativo, pra mim por exemplo, não há bikes melhores construídas considerando conforto e resistência que as cromoly, mas não pode valer quase nada pra quem tá vendendo... E também pra estimar como conta atentar aos aspectos individuais de uso e qualidade das roscas e alinhamento, é essencial para estimativa de preço.


ah! muito obrigado! eu fui visitar uma amiga que estava com uma delas completamente original pendurada no tempo, mas ainda com pouquíssima ferrugem e fácil de restaurar. Mas não é da minha história nem conheço nada sobre as PX10.
Atualmente, eu sou do time caloi 10, com uma standart e uma que estou "customizando" o que achei caro demais pra restaurar como antes.
Sei bem que gastamos mais que as bicicletas terminam por valer no mercado, mas queria ter uma idéia deste modelo com estes componentes.
Vcs sabem melhor que eu que o tipo, ano e os componentes podem fazer uma 10zinha valer de 500 a 7000 reais.
Estou tentando me inteirar das peças, modelos e componentes das Peugeot, mas elas tem menos informações ainda que as Calois.

seguem algumas fotos que tirei dela:
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 22:47
Zubreu,


ela é idêntica à minha PX-10, mesma cor, mesmo câmbio Huret e mesmo avanço ATAX. Ela está em melhor condição que a minha no geral e com mais peças originais, como guidon, manetes. Senti falta das borboletas que seguram as rodas. Como o meu avanço ATAX veio trincado, veja o dela se está nesta condição. Se estiver vai ter que trocar por um avanço por causa do perigo de acidente grave. Não sei falar sobre preço, mas vejo preços por aí entre 1200 e 2000, mas não  tenho certeza se é aplicado a ela estes valores.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 23:18
Zubreu dá uma olhada no downtube e veja se tem um selo retangular pequeno ocre e preto com a indicação de "4130"ou "Chromoly". Se tiver é bom indicativo. Pra mim que já desmontei várias bikes essa seria fácil , a oxidação tá bem de leve e alguns cuidados a mais estará brilhando e servindo por mais boa quantidade de anos.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X