Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relato de uma tendinite no joelho
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relato de uma tendinite no joelho

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relato de uma tendinite no joelho
    Postado: 19 Ago 2019 as 11:31

Resolvi escrever esse pequeno texto para relembrar quando precisar (espero não precisar, rs) e pra ajudar quem está passando por isso.

***Relato de uma tendinite no joelho, especificamente tendinite da pata de ganso, o método de recuperação vai servir para qualquer tendinite.

 - Primeiro e mais importante, assim que identificar o problema (dores, inchaço, febre local, dificuldade no movimento...) suspenda os treinos de imediato, eu continuei pedalando mesmo com dor, isso só piorou o quadro e prorrogou ainda mais a recuperação.

- Muito gelo no local da dor e alongamento de todos os grupos musculares, preferencialmente de 5 a 6 vexes/dia.

- Na primeira semana de lesão, anti-inflamatórios, pra mim foi bom o dexa-citoneurim, total de 3 injeções, 1 a cada 2 dias.

- Géis massageadores para usar em paralelo a massagens no tendão lesionado.

- Mudança na dieta – suspender o uso de alimentos inflamatórios (doces, frituras, etc...) add a dieta alimentos anti-inflamatórios (cúrcuma, chia, abacaxi, beterraba, gengibre, peixes de agua fria, etc)

- mudança nos treinos – fortalecer os seguintes grupos musculares que não são ativados em sua totalidade no pedal – glúteos médios e inferior, adutores, abdutores e isquiotibiais, esses músculos estabilizadores farão o joelho trabalhar 100% em sua posição anatômica, o que evita lesões, exercícios isométricos são os mais indicados. Fortalecer tbm toda a musculatura do core.

- caso não tenha feito bike fit, fazer para corrigir possíveis falhas mecânicas no posicionamento na bike.

Fazendo tudo certinho, geralmente a recuperação vem em 3, 4 semanas, se for teimoso e ignorar a lesão a recuperação será muito, muito mais longa.

 

Bons treinos.

 

 

 

 

 

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 13:25
No seu caso, o que causou a lesão? Bikefit errado ou não feito? Excesso de treino?
Voltar ao Topo
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 14:05
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

No seu caso, o que causou a lesão? Bikefit errado ou não feito? Excesso de treino?

Prezado gm1987,
Realmente faltou essa informação, haha
Bike fit tudo certinho...
Meu caso foi excesso de treino na bike e falta de treino de isquiotibiais e glúteos na academia (ou seja onde for, o fato é que esses grupos estavam fracos). Ou seja, quadrícipes ficou muito forte e posterior de coxa fraco, isso aliado a falta de alongamento causou a lesão. Por isso é importante treinar fora da bike tbm, principalmente músculos estabilizadores do core e quadrícipes.    
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 14:49
Estou com problema parecido.
Pelo que li e pesquisei estou com tendinite dos isquiostibiais.

Essa semana irei dar uma folga nos pedais pra ver se recupera 100%. Estou suspeitando que estou com déficit de força muscular.

A dor é no nervo/tendão embaixo do joelho (parte de trás da perna oposto ao joelho)

Editado por ghd - 19 Ago 2019 as 14:51
Voltar ao Topo
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 15:11
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Estou com problema parecido.
Pelo que li e pesquisei estou com tendinite dos isquiostibiais.

Essa semana irei dar uma folga nos pedais pra ver se recupera 100%. Estou suspeitando que estou com déficit de força muscular.

A dor é no nervo/tendão embaixo do joelho (parte de trás da perna oposto ao joelho)

Cara, seu problema deve ser o mesmo que eu tive, essa dor faz parte dos tendões da pata de ganso, da uma pesquisada.
Tente seguir tudo que escrevi, vai ajudar muito, eu tive que seguir o pior caminho para achar o melhor, e o que posso te dizer é - pare os treinos na bike imediatamente até recuperar a lesão, em paralelo a isso faça treinos isométricos dos músculos estabilizadores.

Sei que é foda, passei por isso. Fique tranquilo que logo menos vc ta voltando aos pedais.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 15:16
Consegue detalhar melhor treinos isométricos dos músculos estabilizadores?

Manjo quase nada de musculação
Voltar ao Topo
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 15:24
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Consegue detalhar melhor treinos isométricos dos músculos estabilizadores?

Manjo quase nada de musculação

Por exemplo, no agachamento, o movimento de descida é o excêntrico, o de subida o concêntrico, quando vc fica parado com os joelho flexionados com o quadríceps paralelo ao solo é o isométrico, é esse movimento que você vai ter que trabalhar.

Da uma pesquisada sobre exercícios isométricos para tendinite patelar, vai te ajudar a entender.

Pelo seu relato, isso tem cara de ser selin alto, fato que faz forçar mais os isquiotibiais, da uma verificada nisso tbm. Outra coisa importantíssima é alongamento e gelo na área dolorida, cerca de 6 sessões/dia, 20-30 minutos cada sessão.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 16:46
Selim alto foi minha suspeita.
Estranho é que só doeu do lado direito e estou usando essa mesma altura há pelo menos 3000km...
Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2019 as 21:05
Então fazer alongamento é bom? Pelo que pesquisei sobre o problema tinha vários exercícios de alongamento, sempre vejo que só devemos fazer aquecimento.
Voltar ao Topo
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 08:52
Originalmente postado por danilo.eletroquimica danilo.eletroquimica escreveu:

Então fazer alongamento é bom? Pelo que pesquisei sobre o problema tinha vários exercícios de alongamento, sempre vejo que só devemos fazer aquecimento.

Tem alguns estudos que "demonstram" que alongamento faz o músculo perder potência, explosão. Alguns atletas de ponta já aderiram a isso, mas eles tem massagistas, fisioterapeutas, equipamentos que auxiliam na adaptação/recuperação. Então tem que se pesar bem o custo benefício de não se alongar, é unanime no meio da medicina esportiva que alongar previne e evita lesões, então precisamos analisar bem o que fazer.
Aquecimento tbm é importante, ele prepara as articulações preenchendo de liquido sinovial, esse liquido é o lubrificante das articulações.
Na minha experiência pessoal, deixar de alongar e negligenciar alguns grupos musculares, só trouxe lesões. Melhor fazer tudo certo pra não ter que interromper os treinos devido a lesões.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 09:01
Originalmente postado por danilo.eletroquimica danilo.eletroquimica escreveu:

Então fazer alongamento é bom? Pelo que pesquisei sobre o problema tinha vários exercícios de alongamento, sempre vejo que só devemos fazer aquecimento.

O alongamento é MUITO BOM, se não fosse bom, o pilates não teria sentido... Acontece que, alongar antes de treinar forte não é o ideal. O principio do alongamento é aumentar sua flexibilidade, o que na bike é ótimo, porém para isso ser eficiente, acaba gerando micro lesões nos músculos, principalmente quando há problemas de encurtamento muscular. Partindo disso, treinar forte depois de alongar só irá aumentar a lesão no músculo e podendo se tornar uma lesão considerável.

Esse é um assunto bem controverso. Pra min, funciona bem um alongamento bem de leve antes de pedalar, ou seja, nada de sentir dores alongando. Idem no fim do pedal, ajuda a drenar o ácido lático dos músculos e diminuir as dores pós pedal.

Em horários alternados ao treino, é bacana fazer exercícios de alongamento, principalmente se há problemas de encurtamento muscular. Com isso, se ganha mais flexibilidade e melhora seu pedal.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 09:25
Só uma observação...

Quando se fala em estudo que não se deve alongar, todos eles estão relacionados ao fato de que não se alongar antes ou depois do exercício... Mas nenhum treinador o descarta 100%, deve realizar treinos específicos de alongamento e mobilidade, pois o desenvolvimento deles melhora não só a performance como o posicionamento em cima da bike e previve lesões... Por isso uma boa tabela de treino vai alem de exercícios de bike... 

Qualquer esporte que força os músculos, seja aeróbico ou anaeróbico, há rompimento de fibras musculares, e alongar os músculos com força é um deles, e você não quer esses rompimento de fibras antes de uma prova, ou romper ainda mais fibras após o exercícios (podendo causar lesão)...

Então deixe para um dia de descanso ativo, e nada de forçar ate o limite, vá progredindo o alongamento aos poucos, pelo menos 1 minuto em cada posição, repita 3x... 

O alongamento antes de exercícios consiste no mais leve deles (sabe aquela espreguiçada sem forçar), apenas para ativar a circulação, porem o mais importante é o aquecimento de cerca de 10 a 15 min (o que pode dar 5km ou mais na bike), começa no final da zona 1 ate o final da zona 2... 

Originalmente postado por Ricardo Clemente Ricardo Clemente escreveu:

Tem alguns estudos que "demonstram" que alongamento faz o músculo perder potência, explosão. Alguns atletas de ponta já aderiram a isso, mas eles tem massagistas, fisioterapeutas, equipamentos que auxiliam na adaptação/recuperação. Então tem que se pesar bem o custo benefício de não se alongar, é unanime no meio da medicina esportiva que alongar previne e evita lesões, então precisamos analisar bem o que fazer.


Editado por rafael_rtg - 20 Ago 2019 as 09:27
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 09:45
Ótimas dicas...

O diagnostico de Tendinite de pata de ganso é bem difícil e controverso, na verdade do joelho em si... .

Na minha briga de anos com o Joelho (desde uns 14 anos), ja tive mais de um diagnostico, ja tive lesão no menisco por queda, condromalacia grau I, tendinite pata de ganso... O medico que viu a lesão no meniscos não queria fazer a cirurgia, mas apos 6 meses mudei de medico... 

Esse o ultimo medico jogou limpo comigo, Joelho, Ombro e Quadril, nunca tem apenas um diagnostico, pois vários ligamentos, tendões, ossos, cartilagens em torno deles, todos interligados, então dificilmente apenas um deles será afetado... A cada 4 cirurgias, se descobre durante a mesma que 1 delas não é necessário, a videolaparoscopia não é apenas um método de cirurgia, é considerado um exame clinico também...


O protocolo que você colocou esta certo, basicamente é fortalecimento de todos os membros inferiores, e pode adicionar músculos do core, pois o quadril também influencia nos músculos que se ligam ao joelho.... Inclua em treinos alternados o alongamento dos mesmos...

Muito gelo, rs, ate mesmo apos o período de recuperação é melhor colocar apos os exercícios (profissionais fazem no corpo todo nas piscinas de gelo)...

Não posso tomar anti-flamatórios, nem injetáveis, o uso cronico de deles causa gastrite que foi meu caso, então fica a dica das pomadas anti-flamatórias, apos o gelo, massageie com elas, e depois cubra com plastico filme ou faixa...  

Originalmente postado por Ricardo Clemente Ricardo Clemente escreveu:

- Muito gelo no local da dor e alongamento de todos os grupos musculares, preferencialmente de 5 a 6 vexes/dia.

- Na primeira semana de lesão, anti-inflamatórios, pra mim foi bom o dexa-citoneurim, total de 3 injeções, 1 a cada 2 dias.

- Géis massageadores para usar em paralelo a massagens no tendão lesionado.

- Mudança na dieta – suspender o uso de alimentos inflamatórios (doces, frituras, etc...) add a dieta alimentos anti-inflamatórios (cúrcuma, chia, abacaxi, beterraba, gengibre, peixes de agua fria, etc)

- mudança nos treinos – fortalecer os seguintes grupos musculares que não são ativados em sua totalidade no pedal – glúteos médios e inferior, adutores, abdutores e isquiotibiais, esses músculos estabilizadores farão o joelho trabalhar 100% em sua posição anatômica, o que evita lesões, exercícios isométricos são os mais indicados. Fortalecer tbm toda a musculatura do core.

- caso não tenha feito bike fit, fazer para corrigir possíveis falhas mecânicas no posicionamento na bike.



Editado por rafael_rtg - 20 Ago 2019 as 09:48
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ricardo Clemente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2019
São Carlos sp
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Clemente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 17:07
Grande Rafael, obrigado pelo complemento nas informações, irmão.
Lendo seu relato, apesar de ser foda pra vc essa situação, fiquei mais tranquilo. Fiquei com medo de não conseguir mais pedalar durante a crise aguda da tendinite, mas seu caso é muito pior e vc ta ai, firme e forte.
Obrigado por compartilhar sua história....
Tmj!


Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ótimas dicas...

O diagnostico de Tendinite de pata de ganso é bem difícil e controverso, na verdade do joelho em si... .

Na minha briga de anos com o Joelho (desde uns 14 anos), ja tive mais de um diagnostico, ja tive lesão no menisco por queda, condromalacia grau I, tendinite pata de ganso... O medico que viu a lesão no meniscos não queria fazer a cirurgia, mas apos 6 meses mudei de medico... 

Esse o ultimo medico jogou limpo comigo, Joelho, Ombro e Quadril, nunca tem apenas um diagnostico, pois vários ligamentos, tendões, ossos, cartilagens em torno deles, todos interligados, então dificilmente apenas um deles será afetado... A cada 4 cirurgias, se descobre durante a mesma que 1 delas não é necessário, a videolaparoscopia não é apenas um método de cirurgia, é considerado um exame clinico também...


O protocolo que você colocou esta certo, basicamente é fortalecimento de todos os membros inferiores, e pode adicionar músculos do core, pois o quadril também influencia nos músculos que se ligam ao joelho.... Inclua em treinos alternados o alongamento dos mesmos...

Muito gelo, rs, ate mesmo apos o período de recuperação é melhor colocar apos os exercícios (profissionais fazem no corpo todo nas piscinas de gelo)...

Não posso tomar anti-flamatórios, nem injetáveis, o uso cronico de deles causa gastrite que foi meu caso, então fica a dica das pomadas anti-flamatórias, apos o gelo, massageie com elas, e depois cubra com plastico filme ou faixa...  

Originalmente postado por Ricardo Clemente Ricardo Clemente escreveu:

- Muito gelo no local da dor e alongamento de todos os grupos musculares, preferencialmente de 5 a 6 vexes/dia.

- Na primeira semana de lesão, anti-inflamatórios, pra mim foi bom o dexa-citoneurim, total de 3 injeções, 1 a cada 2 dias.

- Géis massageadores para usar em paralelo a massagens no tendão lesionado.

- Mudança na dieta – suspender o uso de alimentos inflamatórios (doces, frituras, etc...) add a dieta alimentos anti-inflamatórios (cúrcuma, chia, abacaxi, beterraba, gengibre, peixes de agua fria, etc)

- mudança nos treinos – fortalecer os seguintes grupos musculares que não são ativados em sua totalidade no pedal – glúteos médios e inferior, adutores, abdutores e isquiotibiais, esses músculos estabilizadores farão o joelho trabalhar 100% em sua posição anatômica, o que evita lesões, exercícios isométricos são os mais indicados. Fortalecer tbm toda a musculatura do core.

- caso não tenha feito bike fit, fazer para corrigir possíveis falhas mecânicas no posicionamento na bike.

Voltar ao Topo
Henris Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 17:21
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ótimas dicas...

O diagnostico de Tendinite de pata de ganso é bem difícil e controverso, na verdade do joelho em si... .

Na minha briga de anos com o Joelho (desde uns 14 anos), ja tive mais de um diagnostico, ja tive lesão no menisco por queda, condromalacia grau I, tendinite pata de ganso... O medico que viu a lesão no meniscos não queria fazer a cirurgia, mas apos 6 meses mudei de medico... 

Esse o ultimo medico jogou limpo comigo, Joelho, Ombro e Quadril, nunca tem apenas um diagnostico, pois vários ligamentos, tendões, ossos, cartilagens em torno deles, todos interligados, então dificilmente apenas um deles será afetado... A cada 4 cirurgias, se descobre durante a mesma que 1 delas não é necessário, a videolaparoscopia não é apenas um método de cirurgia, é considerado um exame clinico também...


O protocolo que você colocou esta certo, basicamente é fortalecimento de todos os membros inferiores, e pode adicionar músculos do core, pois o quadril também influencia nos músculos que se ligam ao joelho.... Inclua em treinos alternados o alongamento dos mesmos...

Muito gelo, rs, ate mesmo apos o período de recuperação é melhor colocar apos os exercícios (profissionais fazem no corpo todo nas piscinas de gelo)...

Não posso tomar anti-flamatórios, nem injetáveis, o uso cronico de deles causa gastrite que foi meu caso, então fica a dica das pomadas anti-flamatórias, apos o gelo, massageie com elas, e depois cubra com plastico filme ou faixa...  



Exato. Muitos medicos ortopedistas acabam apenas avaliando o local da dor, mas esquecem de todo o conjunto. Muitas vezes a dor é no lugar x, porém a causa ta no lugar Y. 
Nosso corpo é uma maquina perfeita, e qualquer peça fora do lugar, afeta todo o conjunto.
Por isso que é muito importante o trabalho de fortalecimento, principalmente do core, que é ele que fornece grande parte da nossa "estabilidade" 

Antes de pedalar, procuro fazer um trabalho de liberação miofacial nas pernas, com 1 ou 2 exercícios de mobilidade. No total levo de 10 a 15min antes de sair pra pedalar.
Tenho uma escoliose leve, porem chata, com compensação de quadril,  diferença de tamanho de perna. Faço pilates ha um bom tempo, academia e acompanhamento no Osteopata, e lógico, um bom bikefit também.

Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2019 as 19:45
Originalmente postado por Henris Henris escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ótimas dicas...

O diagnostico de Tendinite de pata de ganso é bem difícil e controverso, na verdade do joelho em si... .

Na minha briga de anos com o Joelho (desde uns 14 anos), ja tive mais de um diagnostico, ja tive lesão no menisco por queda, condromalacia grau I, tendinite pata de ganso... O medico que viu a lesão no meniscos não queria fazer a cirurgia, mas apos 6 meses mudei de medico... 

Esse o ultimo medico jogou limpo comigo, Joelho, Ombro e Quadril, nunca tem apenas um diagnostico, pois vários ligamentos, tendões, ossos, cartilagens em torno deles, todos interligados, então dificilmente apenas um deles será afetado... A cada 4 cirurgias, se descobre durante a mesma que 1 delas não é necessário, a videolaparoscopia não é apenas um método de cirurgia, é considerado um exame clinico também...


O protocolo que você colocou esta certo, basicamente é fortalecimento de todos os membros inferiores, e pode adicionar músculos do core, pois o quadril também influencia nos músculos que se ligam ao joelho.... Inclua em treinos alternados o alongamento dos mesmos...

Muito gelo, rs, ate mesmo apos o período de recuperação é melhor colocar apos os exercícios (profissionais fazem no corpo todo nas piscinas de gelo)...

Não posso tomar anti-flamatórios, nem injetáveis, o uso cronico de deles causa gastrite que foi meu caso, então fica a dica das pomadas anti-flamatórias, apos o gelo, massageie com elas, e depois cubra com plastico filme ou faixa...  



Exato. Muitos medicos ortopedistas acabam apenas avaliando o local da dor, mas esquecem de todo o conjunto. Muitas vezes a dor é no lugar x, porém a causa ta no lugar Y. 
Nosso corpo é uma maquina perfeita, e qualquer peça fora do lugar, afeta todo o conjunto.
Por isso que é muito importante o trabalho de fortalecimento, principalmente do core, que é ele que fornece grande parte da nossa "estabilidade" 

Antes de pedalar, procuro fazer um trabalho de liberação miofacial nas pernas, com 1 ou 2 exercícios de mobilidade. No total levo de 10 a 15min antes de sair pra pedalar.
Tenho uma escoliose leve, porem chata, com compensação de quadril,  diferença de tamanho de perna. Faço pilates ha um bom tempo, academia e acompanhamento no Osteopata, e lógico, um bom bikefit também.


pode nos passar uma ideia destes exercicios? gostaria de me alongar antes de pedalar tb..
Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 09:12
Pedalar em marcha leve "pedalar em falso" seria considerado aquecimento?

Essa historia de alongar é bem complicada é duro alongar leve pois temos aquele conceito antigo de ir até o extremo como se fosse o ideal, e sempre pensamos no alongamento clássico de academia.

Tem esse texto embaixo no site e várias discussões no fórum sobre alongar mas sem veredicto final.

https://www.pedal.com.br/alongamentos-antes-do-pedal_texto879.html
Voltar ao Topo
Henris Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2019 as 10:53
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:


pode nos passar uma ideia destes exercicios? gostaria de me alongar antes de pedalar tb..

acabei pegando bastantes exercicios de mobilidade quando fazia funcional. 
Mas se você tiver instagram, tem algumas paginas que mostram alguns exercicios legais, e acabo pegando bastante ideias 

- lustrengththerapy
- theprehabguys 
- achievefitnessboston (este tem mais conteúdo de musculação, porem encontra mobilidade também)

Nunca pesquisei no youtube, mas deve ter bastante coisa também 
Voltar ao Topo
MarioAmaya Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioAmaya Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2019 as 10:19
Agradeço o repositório de conhecimento acumulado aqui. 
Pessoalmente, não tenho tido muita oportunidade de pedalar. Todo dia vou trabalhar de bike, mas é uma pedalada curta, que serve mais para aquecer e evitar que eu vire uma bola em meu trabalho sedentário. 
Agora tenho um filho pequeno e, de tanto carregá-lo no colo, dei uma ajeitada no torso :) Mas a idade está chegando e com ela uma nítida dificuldade adicional em pegar forma.
Há 2 meses comecei a pedalar uma BMX, para além das mountain bikes. Nada de manobras arriscadas, simplesmente ir e voltar pela cidade como sempre. 
Pedalar de pé por trechos longos é cansativo, o que torna o deslocamento na BMX desafiador, pois claramente pedalar o tempo todo sentado nas MTBs me deixou com déficit dos músculos necessários. 
Já senti progresso, tanto na técnica como na resistência e força. Não perco mais o fôlego antes de chegar à esquina seguinte em subidas. Mas há uma dorzinha lateral no joelho esquerdo, que somente se manifesta ao pedalar com força, e está me limitando. 
Quando estou caminhando ou sentado no trabalho, não sinto absolutamente nada, e por isso esqueço de alongar.
Nem preciso mencionar que não sobra absolutamente um minuto sequer para musculação. Pedalar de pé em subida praticamente funciona como tal.
Alguma sugestão?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X