Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Dúvida regulagem dos Câmbios |
Responder |
Autor | |
rowisen
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Jun 2018 CG Offline Mensagens:536 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 14 Ago 2019 as 21:43 |
Cara, perfeito! Agora finalmente entendi o funcionamento do trim... a forma como explicou ficou bem fácil de entender o funcionamento na prática. E como também entendi como proceder na hora da regulagem da tensão, acho que vai ser bem tranquilo de montar. Essa etapa era a parte mais chatinha e que eu tinha boiado completamente. Valeu, cara! Agora só torcer pro guidão chegar e terminar de montar a máquina hehehe |
|
Hugobh77
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2546 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Com relação a regulagem é isso mesmo que falou.
Só pra confirmar. Você passando da coroa menor pra maior tem 3 cliques e da maior pra menor 2 cliques. O trim faz as duas funções, nos extremos e cruzando. O meu funciona assim: Coroa pequena posição de repouso - V (apoiado no parafuso L) no cog maior não raspa, lá nos dois menores raspa aí usa o primeiro meio toque aí para, se voltar lá na maior vai raspar novamente aí clica de volta pro repouso. Coroa grande câmbio na posição - X ( na posição normal sem trim) nos cogs maiores não raspa se for pros menores e raspar usa o meio toque e se voltar pras maiores e raspar retorna o cambio pra posição normal da coroa grande. |
|
rowisen
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Jun 2018 CG Offline Mensagens:536 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Então quer dizer que o "trim" na verdade serve pra ajustar o câmbio quando a corrente está toda pro mesmo lado e não quando está cruzada? Em termos práticos o que eu tenho que fazer é jogar todo o câmbio pro lado de externo (pro lado da coroa maior) e voltar meio toque (Posição Z)? Acho que assim fica mais fácil de assimilar, até porque nessa etapa ainda não vai estar com corrente, apenas o câmbio se movendo livremente. No mais, já vi que vou ter que ir em um lugar tranquilo aprender a trocar de marchas Obrigado pela paciência em explicar, Hugo! Deve ser mais simples do que parece, mas pra mim é realmente bem confuso até o momento, já que nunca utilizei speed antes. Editado por rowisen - 14 Ago 2019 as 20:50 |
|
Hugobh77
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2546 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
V - coroa menor
X - coroa maior W - trim coroa menor Y - trim coroa maior |
|
rowisen
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Jun 2018 CG Offline Mensagens:536 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Pow, valeu hugo! Mas confesso que ainda está confuso pra mim kkkkkkkk Eu não consegui assimilar aqueles dois quadradinhos e os dois pontinhos com o que você disse, sabe? Qual das simbologias correspondem ao câmbio estar na posição normal de uso na coroa menor e maior? Os quadrados ou os pontinhos? Ou seja, V e X ou W e Y? Ou não tem nada a ver? Porque nunca usei o "trim", sou leigo nessa tecnologia e ainda preciso entender melhor como funciona...
Editado por rowisen - 14 Ago 2019 as 19:24 |
|
Hugobh77
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2546 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Pelo que li no manual a posição (v) e a de descanso do câmbio. (W) é o primeiro meio toque.
(X) é quando vai ser passado da coroa menor para a maior e é nesta posição que ajustará a tensão do cabo fazendo o alinhamento daquelas duas marcas no câmbio dianteiro. Qua do for prender o cabo no cio dianteiro certifique que a regulagem fina esteja no meio, assim você poderá esticar ou liberar o cabo para fazer o alinhamento das marcas no câmbio. (Y) é o segundo meio toque. Espero que eu não tenha complicado mais. |
|
| |
rowisen
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Jun 2018 CG Offline Mensagens:536 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Pessoal, estou esperando entregarem o guidão (devem entregar essa semana ainda) e então já estou estudando como faz a regulagem dos câmbios para já ir me familiarizando com o processo... mas tem uma etapa que está me deixando maluco rsrs
Pois bem... vou descrever de forma resumida o processo até a etapa que eu não estou entendendo muito bem, caso tenha algo errado me corrijam: Basicamente eu instalo os câmbios no quadro, faço a regulagem dos batentes (câmbio traseiro, por enquanto), instalo o cabo, faço aquele esticamento inicial e depois a instalação definitiva. Faço o mesmo procedimento na instalação do cabo do câmbio dianteiro e... Aí está a etapa que eu não entendi como faz! Segue o que diz no manual: Como não estou familiarizado com os STI's, pois é a primeira bike "speed" que terei na vida, não consegui entender essas "posições" citadas à direita no início da página... onde tem uma linha horizontal com "v, x, z, y". Qual seria na prática a posição de ajuste da tensão, por exemplo? É o famoso "meio toque"? Se puderem explicar onde fica na prática cada uma dessas "posições" no STI, ficarei muito grato, pois realmente fiquei bem confuso nessa parte. A partir dessa etapa aparentemente tenho alguma ideia de como proceder, mas caso na hora da instalação surja mais dúvidas, posto aqui nesse mesmo tópico. Vou deixar o link do manual pra quem quiser ver melhor: |
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |