Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v
    Postado: 12 Ago 2019 as 16:49
Antes de comprar o cubo Shimano Nexus de 8 velocidades, procurei em fóruns e sites usuários deste cubo e suas experiências, porém, não achei quem tivesse efetivamente feito relatos sobre o assunto. Então, depois de um ano de experiência com este cubo, estou compartilhando a experiência que tive com a peça e algumas questões que acredito que possam ser relevantes para quem quer se arriscar a comprar um cubo com este. 

Em setembro do ano passado (2018) montei minha bike, projeto em que já havia pensado há algum tempo. Queria uma bike urbana, limpa, com pouca necessidade de manutenção e personalizada do meu jeito. Tinha pensado numa fixed gear, porém moro em Belo Horizonte, cidade com muitos morros, e esta podia não ser uma boa ideia. Então optei por montar a bike com cambio de marchas internas, pois sua manutenção é mínima, seu sistema fechado evita a entrada de poeira e água, e a porcentagem da diferença entre as marchas é grande, o que permite um rolê confortável na cidade.

Montei a bike, instalei o cubo Nexus 8v e botei na rua. Minhas impressões sobre o funcionamento da bike inicialmente foram as melhores: o pedal é gostoso, permite mudar da 8ª para a 1ª parado e vice-versa; o passador revoshift é macio, não exige muito esforço para a troca; o design do cubo é bonito, mas pela flange ser maior, exige raios específicos, nada muito difícil de ser encontrado; O fato de o câmbio ser interno e traseiro elimina a necessidade de dois passadores, deixando a bike mais limpa, com menos cabos e conduítes; a bike fica silenciosa, pois não há o barulho dos dentes do freehub ou das catracas das bikes de marcha externa.

Dados 7 meses de uso, tive o primeiro problema. Ao pedalar, algumas marchas falhavam, como se pulassem os dentes da engrenagem por folga destas. Começou com uma marcha, depois se espalhou nas outras, e isso tornou o pedal perigoso, pois ao pedalar em pé, por exemplo, esta falha poderia me derrubar. Enviei a bike em uma oficina autorizada da Shimano para o reparo do cubo. Me devolveram com duas semanas alegando falta de alinhamento. Porém, o problema persistiu. Enviei novamente para a oficina, que desmontou a roda e enviou a peça para a própria Shimano, que constatou o defeito e enviou nova peça para troca. A peça foi trocada, dentro da garantia, e a bike me foi devolvida depois pouco menos de 1 mês na oficina. Depois de 3 voltas pela cidade, o problema voltou. 

Assim como o título do tópico, ressalto que esta foi a minha experiência. Porém, ainda vi poucas postagens de experiências com este cubo, e apenas um relato comum a este das poucas experiências que li. Fiz muita propaganda deste tipo de câmbio no começo, pois acredito que para iniciantes esta é a melhor opção, por demandar pouquíssimas expertise e manutenção. Porém, acredito que passando a minha experiência aqui eu possa ajudar, assim como outras pessoas que usam este câmbio possam colaborar para formar um dado mínimo estatístico sobre o funcionamento desta "nova" tecnologia. 
Espero que ajude. 

Lucas



Voltar ao Topo
rogiclei Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Ago 2019
Ceara
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogiclei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 20:21
muito bom saber dessa informação. Eu so acho q se fosse bom e eficiente muitos estavam usando vlw
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2019 as 21:32
as marchas pulando sao um sinal de desalinhamento no ajuste da puxada do cabo no cubo.
se andar muito assim pode danificar o cubo.
eu tenho o alfine 11 e o sturmey archer 8 e acho ambos excelentes, muitos anos de uso sem ptoblemas.

uma coisa que reparei na sua historia e o fato qur voce pedala em pe com o cubo. nao se se faz diferenca...
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 13:57
Tem mais tópico no forum discutindo isso. Minha experiencia com o Alfine 11 foi ruim e bastante parecida com a sua (com direito a troca de cubo pela shimano). Achei que o nexus era outra categoria, mas pelo visto não. Sobra então o sturmey archer ou o Rohloff :-).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
alamvilalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2009
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alamvilalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2019 as 14:15
Sou usuário das bicicletas compartilhadas do bike itau em Recife e no início achei que esses kit's nexus seriam muito bons, porém não é o que presencio. Eu gosto do serviço porém percebo que de tempos em tempos esses problemas que vc citou das marchas pulando estão presentes. Sempre fico torcendo pra não pegar uma bike com esse problema pq quando não é isso, as vezes preciso ficar segurando o passador pra uma marcha permanecer engatada. Eu tinha e tenho vontade tb de comprar um kit desse mas não tenho segurança nisso.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2019 as 14:27
amigo, como toda a bicicleta tem que regular de tempos em tempos.
o nexus precisa estar regulado senao a marcha pula...
isso e em qualquer bike...ate ultegra
Voltar ao Topo
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 00:59
Atualizando a informação que foi postada ano passado, como tinha enviado novamente o câmbio para a shimano, recebi a informação de que o produto apresentava vício. O câmbio comprado foi o modelo Nexus Inter 8v SG-8R31. Eu tive este problema em agosto, data em que eu postei a experiência no fórum, porém, apesar de não ter usado mais a bike, só fui enviar o câmbio para a shimano em novembro. Em fevereiro obtive o retorno da shimano. Me informaram que o modelo não estava mais sendo fabricado e me enviaram um modelo diferente, também um Nexus 8V. Ainda não rodei na bike, pois recebi o novo câmbio em 25-4-2020. O cubo que recebi é o Nexus SGC-6011-8R. Vamos ver se agora vai.
Alguns aqui falaram sobre os cubos Rohloff e Sturmey Archer. O primeiro é incrivelmente caro. Muito utilizado na Europa, é muito bom e pedalei algumas bikes em Amsterdam. Mas o custo benefício é muito alto. Até mesmo na alemanha, de onde é a Rohloff, o cubo custa caro. O mais barato que encontrei foi €850. Se importar então... Já o segundo, apesar de o preço competir com os Nexus, é difícil achar aqui no brasil. Também vi alguns em Amsterdam, e é mais fácil achar cubos da Sturmey de 3 velocidades. Já de 8v, é mais difícil. 
Em relação à outros comentários sobre a falta de alinhamento, regulagem ou manutenção, fica aí uma série de discordâncias. A primeira é que minha bike tá sempre regulada. Não montei uma bike do zero pra descuidar de forma tão juvenil da danada. E depois, eu disse lá no texto acima que menos de UMA semana após sair da manutenção, onde ela foi regulada e alinhada, apresentou o problema novamente. 
To aqui tratando de uma questão que é: O cubo vale a pena? Se eu tiver de ficar fazendo regulagem de 5 em 5 dias pra ela não pular engrenagem, a resposta é definitivamente não. Eu também acredito que a shimano deva concordar comigo. Afinal de contas, é o terceiro cubo que recebo. Os outros dois a shimano aceitou haver algum problema. 
Esta bike é pra um rolê urbano. Um passeio, até um transporte alternativo, talvez. E a promessa do cubo é essa: simplicidade tanto na pedalada quanto na manutenção. 
Eu vou mais uma vez continuar com o cubo. Se o problema tiver sido resolvido ou não, conto pra vocês.

Voltar ao Topo
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 01:02
O sturmey você comprou no Brasil? Gosto dele também, mas é dificil achar os de 8v aqui
Em relação a pedalar em pé, se eu tiver de ficar sempre sentadinho pra bike não apresentar problemas, eu jogo ela fora. 
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 09:10
Originalmente postado por Lucasouza Lucasouza escreveu:

O sturmey você comprou no Brasil? Gosto dele também, mas é dificil achar os de 8v aqui
Em relação a pedalar em pé, se eu tiver de ficar sempre sentadinho pra bike não apresentar problemas, eu jogo ela fora. 


comprei no ali com o dolar a 2.70.
nao curto muito ele nao...tem um arrasto danado na roda...mas no meu caso não tinha jeito...a bike tinha dropouts de 120mm horizontais e era de aluminio...nao dava nem para fazer cold setting.

aqui em casa temos o alfine 11, o sturmey archer 8 e o nexus 3.
o alfine e o nexus rodam muito mais soltos, parece que cada revolucao da pedalada ele desenvolve mais...


sobre a manhtencao: bom se estava em dia foi azar mesmo... tem varias historias da fragilidade do nexus 8 e do alfine 11 na internet. parece que e questao de sorte(ou azar).

sobre pedalar em pé, eu nao faco nunca. mas eu ja li que muito torque nesses cubos por descacetar algo

Editado por christianmdt - 27 Abr 2020 as 09:11
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 10:36
Lucasouza tenho um Alfine 8 e já tive problemas de marchas pulando, no meu caso era só regular o cabo do puxador que resolve. Não é pra ser frequente, mas depende muito do uso da bike, da montagem, as vezes o cabo cede com o tempo. Já teve rolê que eu tive que parar, descer e regular o cabo. Não é um ajuste difícil, só colocar na marcha correta e alinhar as indicações amarelas no cambio rodando o espaçador da linha da puxada, 2 minutos e tava de volta ao pedal, mas senti que quando morei no litoral tinha que ajustar com mais frequência... Agora não consigo frisar o bastante o quão importante é que esse ajuste seja feito corretamente, pedalar com a puxada errada pode comprometer o funcionamento do cubo.

Agora alguns relatos, comentários e informações que fui reunindo, ao longo de mais de 3 anos convivendo com esse sistema.

Primeiro, na foto da montagem da tua bike o parafuso que prende o cubo no quadro é verde, pelo que eu me lembro os parafusos verde/azul são para quadros com gancheira vertical, seu quadro tem gancheira horizontal, para esse tipo de quadro se não estou enganado o correto seria o parafuso cinza/amarelo, confirma essa informação aí.

Você pode sim ter sido premiado com um cubo problemático, ninguém gosta disso mas as vezes acontece, o triste é perceber que existe uma quantidade relevante de pessoas com problemas semelhantes nessa linha de produtos da Shimano. Especialmente nas versões Alfine 11. Acredito, opinião minha, ser uma mescla de dois problemas, primeiro o produto tem problemas de confiablidade, e em certas condições simplesmente não funciona, segundo, aqui estou especulando, não é um produto voltado para o uso predominante que se faz dele, a Shimano reviu a aplicação desses cubos, e a maioria das linhas ela recomenda para uso urbano leve, e aí vai o camarada e coloca numa bike que vai ser ser usada numa condição completamente fora daquela recomendada, certeza de problema..

No seu caso em particular é uso urbano, se é leve ou não não vou entrar no mérito, mas a ideia premissa válida é: comprar um cambio esperando que ele seja barato, confiável, e que não dê manutenção é uma utopia, não dá pra ter tudo rsrs o Rohloff talvez seja o melhor exemplo, é excelente, melhor IGH no mercado na opinião de muita gente, mas custa caro... Quer performance você vai pra um Dura Ace/Eagle, mas tem que arcar com a manutenção, e vai pagar caro. Quer zero manutenção? Correia dentada da gates e IGH, mas vai pagar caro... Quer um sistema barato? Vai ter de se contentar com um sistema longe do ideal, quanto melhor, mais caro, regrinha válida pra quase tudo...

Espero que a nova unidade que a Shimano tenha te mandado funcione corretamente, e que você tenha uma boa experiência. São produtos interessantes, mas tem suas particularidades...




Editado por muringuets - 27 Abr 2020 as 10:42
=]
Voltar ao Topo
Paulo Britto Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2020
Vitória - ES
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo  Britto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2020 as 16:11
Prezado Lucas,
O Muringuets publicou em 27/04/20 sobre as arruelas que foram utilizadas na montagem do seu cubo Nexus.
Se a foto for de sua bicicleta, lamento informar que a montagem está errada.
Para o tipo de gancheira horizontal as arruelas que devem ser usadas são as 6R Silvério Y33M39600 e a 6L White Y33M39610.
Acredite.........Isto faz uma enorme diferença.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2020 as 21:39
Sabemos que as arruelas (de pressão?) variam em relação a inclinação da gancheira sejam elas nas várias posições semi -horizontais ou plenamente horizontais. Consigo  tbm com a gancheira vertical, que é mais comum nas mountains?
Mas a questão é: a diferença entre essas arruelas é somente a espessura ou há mais diferenças ainda. Pretendo arrochar 5 mm da gancheira da Caloi 10 e instalar um Nexus 8 V ali. Só não sei qual a cor a se escolher, a gancheira dela não é 100% horizontal como no quadro das fixas.
Voltar ao Topo
Paulo Britto Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2020
Vitória - ES
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Britto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2020 as 22:26
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Sabemos que as arruelas (de pressão?) variam em relação a inclinação da gancheira sejam elas nas várias posições semi -horizontais ou plenamente horizontais. Consigo  tbm com a gancheira vertical, que é mais comum nas mountains?
Mas a questão é: a diferença entre essas arruelas é somente a espessura ou há mais diferenças ainda. Pretendo arrochar 5 mm da gancheira da Caloi 10 e instalar um Nexus 8 V ali. Só não sei qual a cor a se escolher, a gancheira dela não é 100% horizontal como no quadro das fixas.

Observe a figura abaixo e vc irá sanar sua dúvida.

Voltar ao Topo
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2020 as 18:05
Pra fechar a novela: como tinha dito, me informaram que o Nexus Inter 8v SG-8R31 tinha vício de lote, e agora o cubo novo é o Nexus SGC-6011-8R. Consultei a loja credenciada sobre as arruelas corretas, e realmente estas estavam erradas (o que provavelmente aconteceu foi que a credenciada recebia o cubo já desmontado, então não sabiam que as arruelas estavam erradas, pois quem desmontou foi a loja representante da Shimano). Troquei as arruelas, porém nos meses de maio e junho não rodei a bike por conta da quarentena. 
Então a conclusão é: não sei ao certo se realmente o problema era o vício do lote antigo ou as arruelas, mas agora ela está funcionando do jeito que deveria ter funcionado desde o começo. 
Voltar ao Topo
Cirdes Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cirdes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 19:20
Fala Lucas, beleza?

Agradeço por postar a sua experiência. Também sou de BH e tinha a mesma intenção de comprar uma fixa. Pelos mesmos motivos que você listou, decidi mudar de ideia. É preciso considerar os diversos morros da cidade. Não se pode ignorá-los.

As perguntas são:
- Depois desses meses, o cubo apresentou novos problemas?
- Você tem gostado do Nexus no quadro de fixa?

Pergunto porque, pelo o que tenho pesquisado, terei que seguir o mesmo caminho.
Voltar ao Topo
Andre131511 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2013
Valinhos-SP
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre131511 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2020 as 06:48
Eu tive uma bike com o Nexus 8.
Uso urbano, pro trabalho.
Com frequência tinha que ajustar a puxada do cabo.
E mesmo ajustado as vezes pulava a marcha durante as subidas.
Provavelmente era o primeiro câmbio que o Lucas relatou.
Comigo acontecia o seguinte. Pegava a descida em oitava marcha, daí na subida colocava pra quarta (por exemplo) e no meio da subida, pedalando em pé ela trocava.
Provavelmente tinha entrado a quinta. E depois trocava sozinho.
Pra quem já teve marcha falhando quando pedala em pé forçando na subida sabe que delícia que é. Clipado ainda e no trânsito junto com carro e etc...

Na época alguém tinha me mandado um vídeo de como era o funcionamento interno desse câmbio. Me arrependi na hora de ter comprado.
Muitas engrenagens e muitos pequenos detalhes internos. Ou seja, tudo pronto pra dar problema.
E outra. Quem que sabe mexer num câmbio desse??
A transmissão normal (corrente e k7) qualquer um mexe.
Esse nexus 8v (ou similar) a maioria das bicicletarias nem nunca viu ao vivo.

Outra coisa que achei, e posso estar errado, é que parecia que a força da pedalada se ‘perdia’ um pouco no cubo. As mesmas subidas que faço de rotina me parecia que era mais eficiente na bike normal do que na bike com nexus.

Vendi essa magrela e não quero mais esse 8v.
Talvez o cubo de 3 velocidades seja mais simples. E pra uso na cidade 3v já seria suficiente. Mas daí vem o problema que o nexus 3v tem as marchas muito próximas uma da outra. Tinha que ser uma meio leve, uma média e outra pesada (acho que não existe um câmbio assim).
Esses dias vi um vídeo do Edu Capivara do Pedaleria que colocou pedivela com duas coroas numa bike single. Mais um esticador de corrente.
Manteve a bike com visual bem clean, pois fica só o câmbio da frente, mas com uma marcha mais leve e outra mais pesada.

Voltar ao Topo
RicardoFreitasCastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoFreitasCastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2021 as 09:47
Primeiramente, quero parabenizá-lo pela sua bicicleta... muito linda!
Comprei, há uns cinco meses, uma Blitz dobrável, aro 24, com Nexus 7 e freio contra pedal (achei que não ia me adaptar com esse tipo de freio, mas passei até a gostar).
Apesar de ser usada, a bicicleta está novíssima! O primeiro dono praticamente não a usou.
Ainda curtindo uma "lua de mel", ontem fui dar uma voltinha (sou de BH, também) pela Pça. da Liberdade, início da Av. Brasil e Savassi. Infelizmente, o cubo começou a estalar, e a falhar/apresentar "folga" na primeira e na segunda marcha.
Por favor, gostaria de saber onde posso levar pra consertar, aqui em BH.

Voltar ao Topo
RicardoFreitasCastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoFreitasCastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2021 as 15:52
Lucas,
hoje levei a bicicleta no meu mecânico - o famoso "Aranha", no Sion. Depois de quatro meses sem problemas, o cambio Inter 7 começou a estalar, e a apresentar folga na 1ª e 2ª marchas, como relatei ontem. No caminho pra oficina, o problema passou pra 3ª marcha também.
Expliquei o problema, e pedi ao Aranha pra esticar o cabo. Ele deu uma olhadinha, disse que estava "apertado de costura", que iria esticar um pouquinho pela regulagem que tem no passador de marchas, e me pediu que voltasse outro dia, pra esticar lá no cubo.
Com menos de dez segundos, deu uma rodada na "regulagem", e me pediu pra dar uma volta, pra testar...
Que felicidade!!! Voltou a funcionar direitim! ClapBig smileHeart
Na semana que vem, volto lá pra ele fazer o serviço... Thumbs Up
Ps.: Fiquei pensando sobre sua postagem, e sobre alguns comentários. Me deu um desânimo danado, porque, como havia dito, ainda tô todo empolgado com a bicicleta. Aí, lembrei-me das bicicletas de aluguel do Itaú, com Nexus 3. Aquelas bichinhas aguentavam um tranco pesado e, sempre que eu andava em alguma delas, o câmbio estava reguladinho. Portanto, o sistema Nexus não deve ser tão ruim assim, né?!
Voltar ao Topo
renan_url Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2018
fortaleza
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renan_url Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2021 as 19:20
olá cicloamigos,

eu uso nexus 3v  desde 2019 em um quadro de caloi 10 antiga, 16 dentes na traseira e com roller brake, até agora sem problemas o macete de aliviar a perna ao engatar as machas ajuda bastante, o freio é bem fraco, mas pelo menos tenho zero dor de cabeça com manutenção e funciona bem na chuva já que a frenagem é gradual, fortaleza tem muita maresia e o material dele é muito bom, zero avarias, comprei o kit completo na época por 490 reais no mercado livre, vi que está bem inflacionado, pensei em adquirir um alfine 11v para uma nova bike de frameset cernunnos, mas não estou achando em nenhum lugar para venda
Voltar ao Topo
rfsilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2020
Belém
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rfsilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2021 as 21:21
Uso um shimano 3v a cerca de 7 meses, aqui na cidade a empresa do sistema compartilhado vendeu as bikes e peguei uma que usava esse câmbio.

Sobre a manutenção, como ele não é usual até as Shimano Service Center podem ter um pouco de trabalho, aqui a minha roda estava andando na gancheira e a oficina que é uma Service Center me mandou comprar um esticador de corrente e lendo este fórum agora vi que o problema é que as arruelas de travamento estão posicionadas de modo errado.
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2021 as 06:17
o problema de pular marchas é comum, instalar o cubo corretamente é um tanto trabalhoso (e chato)
você pedalar de pé pode de fato estar sobrecarregando o cubo, talvez a falha também está relacionado a forma como você usa estes cubos
pois estes nexus são pensandos principalmente para laser e transporte urabano, não foram feitos para suportar carga mais pesdada

usei alfine em trilhas mtb e não tive qualquer problema, era excelente, mas eu não usaria o nexus nem para passear na cidade, a quantidade de pessoas com problemas é muito grande
 


Voltar ao Topo
Uriatan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Uriatan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 16:35
Boa tarde. 
Lucas, parabéns pela sua bike, Linda. 
E obrigado pela experiência compartilhada. Tô pesquisando Nexus 8 pra meu próximo projeto e foi bom ver isso.
Minha primeira dificuldade com o câmbio é achar pra comprar, vocês têm alguma dica pra me dar?
Voltar ao Topo
Uriatan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Uriatan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 16:39
Também estou com um projeto no esboço, já comprei a bike, uma BArra circular 77, quero fazer uma espécie de  "restomod" e deixá-la atual e elegante pra andar com meu filho.
Você tem dicas de quem pode me ajudar nesse projeto aqui em BH, cara?
Só tenho experiência com oficinas de MTB e speed, nenhuma experiência mais específica com esse tipo de projeto mais ousado.
Obrigado.
Voltar ao Topo
jaatavaresf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jaatavaresf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 03:12
Pessoal, eu tenho uma bike da Caixa, parecida com a branca do post inicial, e coloquei o Nexus 8v. Troquei praticamente todas das peças ruins dela, e ficou show. 2500km rodados nela.

O eixo é pesado, tem arraste.
Ele tem um problema de "escorregar" entre as marchas, e quando escorrega, dá uma pedalada em falso, que se a pessoa estiver em pé a probabilidade de tombo é quase 100%.
O meu está alinhadinho, regulado, cabo certinho, e acontece igual.
Se o cabo não estiver correndo bem dentro do conduite, a chance de engrenagem desalinhada é maior e da escorregada acontecer é maior.
Eu fiz umas mágicas na maneira como prendi o conduite ao quadro, para ficar folgado e sem chance de mordê-lo.

Não dá para pedalar em pé. Depois de quase um acidente e um mega hematoma por uma batida forte na mesa, aprendi a não pedalar mais em pé com este eixo.

No último pedal que fiz nela, que foi uns 40km, aconteceu umas 3-5x durante o pedal.

A bike fica muito silenciosa. É uma bike que fica sem ruido algum.
Fica simples. Zero de manutenção.

Mas não dá para confiar e pedalar em pé. Meu eixo é de 2015-2016. Talvez os últimos modelos não dêem problema.

Ah, inicialmente eu usei a bike com a relação 44x19. Fica muito pesada e usava mais as marchas entre 1-5. Para subidas, precisava por na 1 e pedalar forte em pé. Moro numa cidade com morros, então resolvi usar uma calculadora e ajustar isto.

Hoje uso a bike com 38x23. Coloquei pedivela Nexus também. Com esta relação, não tenho marchas para descidas, vai na banguela, mas ela fica uma MTB para subir morros, fica tranquilo, e pedalando "sentado" sempre. Eu uso mais no plano as marchas 6-7-8, e a 8 quando tem uma leve descida e vento ajudando. Na 8 eu mantenho 27-30km/h. E acabo tendo todas as marchas mais reduzidas para me ajudar com os aclives.
Voltar ao Topo
jaatavaresf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jaatavaresf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 03:14
https://www.instagram.com/p/BuDLlqsh5U3/
Aqui ela.
Ainda estava 44x19 na foto.
Voltar ao Topo
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 23:11
Olá, Cirdes.
Desculpa a demora em responder. Não recebo notificação do Forum. Tu já deve até ter comprado a bike. Mas lá vai:
A bike tá ok, por enquanto. Não sei quem comentou aqui sobre a dificuldade de achar mecânicos para fazer a manutenção do cubo. Quanto a isso, não acho que seja um problema. Aqui em bh tem uma autorizada, que é a loja Global Bicicletas da pampulha. São menos opções de oficinas, concordo, mas o serviço tem garantia da shimano. 
Quanto aos morros, vai demandar a relação entre pinhão e coroa. A minha é 23x44. Acho lenta até, porém sobe praticamente qualquer morro em bh. Estou pensando em mudar para 18x44. Vai ficar mais pesada, mas vai me dar maior desempenho na reta. 
O cubo vinga muito em quadro de fixa. Inclusive no próximo mês provavelmente irei trocar o guidão por um bullhorn. (Eu sei que o passador Grif shift não passa no guidão, mas estou fazendo testes, e farei outro post mostrando o resultado).
Voltar ao Topo
Lucasouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2019
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 23:13
Olá, Uriatan.
Obrigado pelo elogio.
Eu comprei na Ericbike floripa. Só jogar no google que vc acha. Geralmente eles tem em estoque. 
Voltar ao Topo
slcsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar slcsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 13:49
Boa Tarde.
Também tenho uma bike com cubo interno nexus de 7v. É uma bicicleta dobrável que tenho a 2 anos (rodei ~ 2000 km). Nunca tive problemas com esse sistema.  A coroa tem 44 dentes e o cog traseiro tem 17 dentes. 

Sinto que o sistema apresenta mais resistência que o normal. Ao girar a roda, por exemplo, a mesma para pouco tempo depois. É assim desde zero.

Com esta combinação de coroa e catraca dá para subir os morros mas fazendo um pouco de força, mas nada absurdo. As vezes para subir algumas ladeiras mais íngremes tenho que pedalar em pé, e nunca aconteceu da marcha “escapar”. Desde que comprei a bike fiz apenas uma regulagem na marcha (alinhamento das marcas amarelas). 

O problema que estou tendo agora é que chegou a hora da revisão (2 anos ou 5000 km) e não sei onde levar. Vi que vários comentários aqui são de ciclistas de BH. Eu também :). Se tiverem alguma sugestão de locais para levar para manuntenção agradeceria muito.

Obrigado.

Sérgio.
Voltar ao Topo
slcsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar slcsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 14:08
Olá Uriatan,

Para o seu projeto sugiro o mecânico conhecido como “Preto˜. Ele pode te ajudar.
Abs,
Sergio.
Voltar ao Topo
RicardoFreitasCastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoFreitasCastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 23:39
Aqui em BH, tem os mecânicos que davam manutenção nas bicicletas do Itaú, com Nexus 3. Não tenho o contato. Mas, talvez, o seu mecânico conheça...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X