Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Selim com trilho de carbono - torque
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Selim com trilho de carbono - torque

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Selim com trilho de carbono - torque
    Postado: 08 Ago 2019 as 16:24
Pessoal, qual o torque recomendado para selim full carbono? Não encontrei essa informação em lugar nenhum e no selim não diz o torque recomendado.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2019 as 16:54
Eu uso um selim de carbono em um canote de alumínio e, devido aos trilhos não serem ocos (pelo menos os que eu já desmontei "pra ver"), o torque pode ser o mesmo que se dá no canote qdo se usa um selim "normal". Acho que nesse caso a preocupação maior é com o peso que o selim vai suportar. Agora se for selim + canote de carbono não sei dizer... Wink
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2019 as 19:22
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu uso um selim de carbono em um canote de alumínio e, devido aos trilhos não serem ocos (pelo menos os que eu já desmontei "pra ver"), o torque pode ser o mesmo que se dá no canote qdo se usa um selim "normal". Acho que nesse caso a preocupação maior é com o peso que o selim vai suportar. Agora se for selim + canote de carbono não sei dizer... Wink

O meu canote é de alumínio. Nele diz 10 NM, mas pelo trilho do selim ser de carbono não deu coragem kkkkk coloquei 6 NM e deu aperto legal... Será que é suficiente?
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2019 as 19:32
Se qdo vc estiver andando o selim não subir ou descer a ponta, tá tranquilo, mas eu daria "mais uma apertadinha". 5N é mais ou menos o aperto que se dá nos parafusos da mesa que segura o guidão. Depois vou medir o qto eu apertei o meu, mas do jeito que eu sou devo ter colocado uns 40N, hehehehe... LOL

Atualizando: na minha chave de torque deu 8N, mas eu tinha apertado usando uma chave allen normal. Big smile


Editado por sidserra - 09 Ago 2019 as 07:05
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 13:59
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Se qdo vc estiver andando o selim não subir ou descer a ponta, tá tranquilo, mas eu daria "mais uma apertadinha". 5N é mais ou menos o aperto que se dá nos parafusos da mesa que segura o guidão. Depois vou medir o qto eu apertei o meu, mas do jeito que eu sou devo ter colocado uns 40N, hehehehe... LOL

Atualizando: na minha chave de torque deu 8N, mas eu tinha apertado usando uma chave allen normal. Big smile

Ah, acho que a informação que eu vi num vídeo da pedaleria procede então...

É que eu não tinha certeza, mas lá dizia "mesa do canote"... mesa do canote é onde o trilho do selim é fixado, né?

Pois bem... lá dizia entre 6 e 8 NM, só que não ficou claro se esse aperto é quando o canote é de carbono ou se quando o trilho do selim é de carbono...

Mas como pelo visto não existe um consenso sobre isso, já que tem marcas e marcas de selim, modelos e modelos de "mesa de canote"... Considerando que no meu canote tem lá o aperto de 10 NM estampado e pelo que entendi essa informação se refere ao aperto MÁXIMO e não exatamente o aperto ideal... então cruzando os dados obtidos (dados do vídeo da pedaleria + o aperto que você usa), o aperto entre 6 e 8 NM deve ser suficiente.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 14:31
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Se qdo vc estiver andando o selim não subir ou descer a ponta, tá tranquilo, mas eu daria "mais uma apertadinha". 5N é mais ou menos o aperto que se dá nos parafusos da mesa que segura o guidão. Depois vou medir o qto eu apertei o meu, mas do jeito que eu sou devo ter colocado uns 40N, hehehehe... LOL


Atualizando: na minha chave de torque deu 8N, mas eu tinha apertado usando uma chave allen normal. Big smile

Ah, acho que a informação que eu vi num vídeo da pedaleria procede então...

É que eu não tinha certeza, mas lá dizia "mesa do canote"... mesa do canote é onde o trilho do selim é fixado, né?

Pois bem... lá dizia entre 6 e 8 NM, só que não ficou claro se esse aperto é quando o canote é de carbono ou se quando o trilho do selim é de carbono...

Mas como pelo visto não existe um consenso sobre isso, já que tem marcas e marcas de selim, modelos e modelos de "mesa de canote"... Considerando que no meu canote tem lá o aperto de 10 NM estampado e pelo que entendi essa informação se refere ao aperto MÁXIMO e não exatamente o aperto ideal... então cruzando os dados obtidos (dados do vídeo da pedaleria + o aperto que você usa), o aperto entre 6 e 8 NM deve ser suficiente.




Seus trilhos são de carbono, então tem que saber o torque máximo. Qualquer torque que exceder o máximo pode danificar os trilhos. Entra no site do fabricante e dá uma pesquisada.

Editado por zoda - 13 Ago 2019 as 14:33
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 15:03
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

  Seus trilhos são de carbono, então tem que saber o torque máximo. Qualquer torque que exceder o máximo pode danificar os trilhos. Entra no site do fabricante e dá uma pesquisada.

Site do Fabricante... Selim by aliexpress meu amigo..




Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 15:05
Tirando a zoeira meu selim é também é chines, não vem nada marcado, vou perguntar para meu mecânico quanto de torque ele coloca e te aviso....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 08:21
Eu li em um lugar que não lembro mais aonde foi que o torque para trilho de carbono é 5nm.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 08:39
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Eu li em um lugar que não lembro mais aonde foi que o torque para trilho de carbono é 5nm.

O problema é que tem essa questão das marcas... nas intensivas pesquisas que fiz, obtive pouco resultado mas os poucos que consegui se divergiram bastante pois a marca x diz um número y de aperto, já em outro diz outro aperto... falaram em 5 NM, 7 NM... e em algum lugar vi falarem em até 12 NM, se não me engano. São dados bem discrepantes...

Aliás, foi por esse motivo que disse no comentário anterior que depende da marca do selim, modelo do canote... mas o meu é Xing Ling e a garantia soy yo

E é por esse mesmo motivo que eu estou em dúvida quanto ao aperto, já que não tem informação menhuma de aperto.

Mas apertei com 7 NM e pelo menos no momento do aperto não ouvi nem senti nenhum estalo... tinha deixado com 5 NM antes e o aumento de torque foi bem tranquilo.

Outra questão sobre o aperto é o seguinte... como sou leve, pode ser que um aperto mais light seja suficiente, mas pode acontecer de algum amigo ou meu irmão que é mais pesado pegar a bike para dar uma volta, por exemplo, e daí imagina o selim ceder nessa hora? Por isso estou considerando o maior aperto seguro, pra manter o componente bem firme. E de certa forma acho que sub aperto pode ser tão prejudicial quanto o aperto excessivo...falo no geral mesmo, não apenas do selim.

Ps: essa resposta vale para todos os amigos que estão participando do tópico... não citei todos pois estou respondendo pelo cel.

Editado por rowisen - 14 Ago 2019 as 08:44
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 08:59
Meu amigo, 7N.m ou 12N.m é muita pouca diferença em termos de força de aperto, e considerando a ferramenta que se utiliza para este aperto, eu DUVIDO que ela garanta essa precisão.

Um bom torquímetro, que consiga variar na escala de 1N.m não custa menos que mil reais. Esses de bike então, chego a dar risada. Uma escala em plástico, com sistema simples de torção de uma barra. Patético para quem conhece metrologia ou sistemas de calibragem de instrumentos.

Esses valores são referencias, para te guiar no aperto. Mas desencana se é 7N.m ou 12N.m. Na dúvida usa o valor médio conforme seu instrumento disponível. Se quiser um aperto 100% correto, terá de recorrer a uma BOA oficina que tenha BONS torquímetros (nunca vi na verdade)


Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 09:12
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Meu amigo, 7N.m ou 12N.m é muita pouca diferença em termos de força de aperto, e considerando a ferramenta que se utiliza para este aperto, eu DUVIDO que ela garanta essa precisão.

Um bom torquímetro, que consiga variar na escala de 1N.m não custa menos que mil reais. Esses de bike então, chego a dar risada. Uma escala em plástico, com sistema simples de torção de uma barra. Patético para quem conhece metrologia ou sistemas de calibragem de instrumentos.

Esses valores são referencias, para te guiar no aperto. Mas desencana se é 7N.m ou 12N.m. Na dúvida usa o valor médio conforme seu instrumento disponível. Se quiser um aperto 100% correto, terá de recorrer a uma BOA oficina que tenha BONS torquímetros (nunca vi na verdade)



Eu sei disso... desde que comprei o torquímetro, fiz com a intenção de ter uma base de aperto e não exatamente para ter um aperto 100‰ preciso. Sem o torquímetro, por mais simples que seja, fica difícil ter alguma noção, principalmente para quem não está acostumado.

A questão do tópico é que como não tem nenhuma informação no trilho do selim e o canote indica um torque bem mais alto do que estou acostumado a ver em outros componentes (exceto pedivela, K7...), fiquei em dúvida. Acho mais válido dar um aperto médio com base no que os amigos do fórum que utilizam esse tipo de selim fizeram, utilizando o meu torquímetro (de menos de mil reais), que dar um aperto qualquer sem nenhum tipo de base.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 11:24
Perguntei para o mecânico, começa com 6nn e se o cliente não reclamar que o selim correu ta certo, bem a "la garantia soy yo" kkkk...





 
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 13:02
O que tenho de 100 reais é bem preciso.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Meu amigo, 7N.m ou 12N.m é muita pouca diferença em termos de força de aperto, e considerando a ferramenta que se utiliza para este aperto, eu DUVIDO que ela garanta essa precisão.

Um bom torquímetro, que consiga variar na escala de 1N.m não custa menos que mil reais. Esses de bike então, chego a dar risada. Uma escala em plástico, com sistema simples de torção de uma barra. Patético para quem conhece metrologia ou sistemas de calibragem de instrumentos.

Esses valores são referencias, para te guiar no aperto. Mas desencana se é 7N.m ou 12N.m. Na dúvida usa o valor médio conforme seu instrumento disponível. Se quiser um aperto 100% correto, terá de recorrer a uma BOA oficina que tenha BONS torquímetros (nunca vi na verdade)


Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2019 as 13:29
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Perguntei para o mecânico, começa com 6nn e se o cliente não reclamar que o selim correu ta certo, bem a "la <span style=": rgb255, 247, 224;">garantia soy yo" kkkk...</span>





 

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Então acho que vou deixar com 7 NM mesmo... de 6 para 7 NM o aperto é bem irrisório. Se for pra ter ocorrido "microfissura" já ocorreu kkkk se não teve nenhum dano quando dei o aperto de 7 NM, não vai ser com o uso que vai acontecer (eu acho).

O jeito vai ser arriscar e ver se não vai dar nenhum problema mesmo. O outro colega utiliza 8 NM e não teve problema, então estou dentro da média.

Posso estar enganado, mas imagino que o carbono não seja tão frágil assim... quero dizer, se o aperto correto da peça é 5 NM, 1 ou 2 NM a mais não deve ser o suficiente pra danificar a peça. Deve ter uma certa tolerância.

Claro que se você sabe o aperto correto, não vai ultrapassar... mas no caso desses selins que ninguém sabe direito o torque correto, imagino que tenha essa tolerância.
Voltar ao Topo
shawk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2020
UAE
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shawk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2020 as 03:09
When looking for a torque wrench for a bicycle, you may think that they are very expensive and that you can only pay one to avoid getting caught cheating in traffic. But there are a few things you should know before buying one.

One of the first things you need to know is that there are two types of torque wrenches. There are the standard type and the unit type. The standard type uses a standard socket, while the unit type uses a different design. This will allow you to have a variety of methods when tightening your screws and hoses.

The unit key has several sizes and can be found in all sizes. When looking for one, you need to have one that fits on your bike. Some people ride a dirty bike and have much smaller heads than those who ride a sports bike, so you want to make sure you buy the right size.

https://budgetreviews.net/best-torque-wrench-for-bike/ - https://budgetreviews.net/best-torque-wrench-for-bike/

There are many different types of torque wrenches for bicycles. You must purchase one that works with the type of bicycle you own. It doesn't matter what make or model you have, as everything can be used to tighten screws and stuff. However, if you have a more expensive bicycle, you can get the most expensive type of key.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X