Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Chainline é sempre um problema?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Chainline é sempre um problema?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Chainline é sempre um problema?
    Postado: 10 Jul 2019 as 18:16
Galera... estou montando uma Speed do zero e já estou com todos os componentes comprados, porém uma parte ainda a caminho. Estava pesquisando sobre montagem, já que será a primeira vez que irei montar uma bike do zero, e me deparei com o tal do chainline... entendi que é o alinhamento da coroa com o k7 e tal e vi maneiras de fazer o alinhamento, mas uma coisa que não consegui entender é se a atenção a isso é uma coisa muito recorrente ou se costuma dar problemas apenas quando se faz adaptações na bike (como coroa única em quadros projetados para utilizar mais coroas ou vice-versa).

Em outras palavras... como estou montando uma speed com 2 coroas e 11s, terei que me preocupar com o chainline mesmo assim ou é só instalar o movimento central Hollowtech II com ambos os lados encostados no quadro e vai dar certo? Realmente estou boiando nessa parte.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 19:34
Qual vai ser o quadro? Provavelmente o seu central vai servir de uma medida x a y e vai depender da medida lá no quadro. O seu já é hollowtech e ele vem com anéis espaçadores para fazer o acerto caso necessite. Isso só vai ter como saber na hora da montagem da relação.

Editado por Hugobh77 - 10 Jul 2019 as 19:35
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 21:08
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Qual vai ser o quadro? Provavelmente o seu central vai servir de uma medida x a y e vai depender da medida lá no quadro. O seu já é hollowtech e ele vem com anéis espaçadores para fazer o acerto caso necessite. Isso só vai ter como saber na hora da montagem da relação.
O quadro é o Ballistech Roubaix II (Vicinitech). Infelizmente no mercado nacional não temos muitas opções e eu não tinha intenção de investir tanto no quadro, então foi o que deu pra comprar rsrs

Sobre saber apenas na hora da montagem da relação... os vídeos que eu vi ensinando a fazer isso ou envolvia o uso de um paquímetro (não tenho um) ou no olhômetro analisando o alinhamento da corrente e tal... só que nessa segunda opção a coroa era única. Existe alguma maneira mais "caseira" pra fazer essa verificação, sem ser com paquímetro?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 22:00
Vai precisar medir o centro do quadro ate a coroa. Utilizar chainline errado vai gerar maior desgaste da transmissão.

Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 23:37
Agooooooooooooora que eu entendi como funciona esse tal de Chainline rsrs no manual do pedivela diz qual é a medida, então eu faço a pré montagem do pedivela e faço a medição pra ver se deu a medida que pede ou se ficou faltando... era essa peça que estava faltando no meu quebra-cabeça rsrs

No caso do 105 R7000 o manual pede 43.5 mm.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2019 as 00:29
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Agooooooooooooora que eu entendi como funciona esse tal de Chainline rsrs no manual do pedivela diz qual é a medida, então eu faço a pré montagem do pedivela e faço a medição pra ver se deu a medida que pede ou se ficou faltando... era essa peça que estava faltando no meu quebra-cabeça rsrs

No caso do 105 R7000 o manual pede 43.5 mm.

Exato. e Usa espaçador pra chegar aos 43,5. parece complicado, mas não é não! se vc medir o central + o copo externo + distancia das coroas (média das duas) do ponto de apoio do pedivela no central não precisa nem montar. 

Pra não restar dúvida...







Editado por dimas2dimas - 11 Jul 2019 as 00:29
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 20:57
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Exato. e Usa espaçador pra chegar aos 43,5. parece complicado, mas não é não! se vc medir o central + o copo externo + distancia das coroas (média das duas) do ponto de apoio do pedivela no central não precisa nem montar. 
Hoje comecei a fazer as medidas pra ir adiantando o processo, já que provavelmente na semana que vem irei receber a ferramenta e também o movimento central...

Medi o quadro ali onde fica o movimento central e deu 68 mm... dividi por 2 e tive uma parte da equação, 34 mm dos 43,5 necessários.

Porém peguei o pedivela pra ver o que eu podia fazer pra medi-lo (e ficar faltando medir apenas a borda externa do movimento central pra saber se vai ficar certo ou quanto de espaçador terei de colocar) mas me parece meio difícil de medir o pedivela.



Talvez o paquímetro facilite para fazer essa medida, mas como não tenho um vou ter que achar um jeito de improvisar.



Aquele tubo do pedivela que faz a integração fica um pouco recuado no meio do pedivela... será que fica exatamente no meio das duas coroas? Ou seja, seria apenas medir a borda do movimento central e voilà?

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 22:40
Lembrei de uma coisa aqui rowisen, geralmente quando o Chainline está correto a distância do pedivela até o seatStay é a mesma dos dois lados. Até porque um lado não pode ter muita diferença do outro para não causar desalinhamento do seu quadril em relação ao selim.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 22:53
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Lembrei de uma coisa aqui rowisen, geralmente quando o Chainline está correto a distância do pedivela até o seatStay é a mesma dos dois lados. Até porque um lado não pode ter muita diferença do outro para não causar desalinhamento do seu quadril em relação ao selim.
Então a linha da corrente tem mais a ver com o tubo do movimento central desalinhado (quadro desalinhado) do que com alguma especificação técnica?

Desculpa se a pergunta é muito leiga, mas como é a primeira vez que estou lidando com essas coisas, realmente estou boiando e descobrindo tudo na raça rsrs

Edit:

Estava vendo umas imagens relacionadas a chainline no google e vi isso... o cara usou dois espaçadores do lado da coroa e teve então que usar um espaçador do lado oposto, provavelmente para não ter problema com a questão do balanceamento que você citou...



Mas tipo... hipoteticamente, se sem espaçadores eu tiver a mesma distância em ambos os lados e eu colocar um espaçador de cada lado... vou continuar com a mesma distância em ambos os lados mas a linha da corrente terá mudado, não?

Acho que não entendi muito bem kkkk


Editado por rowisen - 18 Jul 2019 as 22:57
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 23:43
Os espaçadores são para ajustar o movimento central de acordo com o tamanho da caixa do movimento. É por que um mesmo central vai servir para pedivela road, onde a caixa é mais estreita, tanto para MTB onde a caixa costuma ser mais larga. Depende tbem do fabricante do quadro. Independente disso o tamanho do eixo do pedivela não muda. Por isso te falei que daria para ver isso na hora da montagem. Dos que vi até hoje geralmente vai um espaçador a mais do lado da coroa. Na Breezer ficou o lado da coroa com 1 e o outro sem nada devido ao tamanho da caixa.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2019 as 23:51
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Os espaçadores são para ajustar o movimento central de acordo com o tamanho da caixa do movimento. É por que um mesmo central vai servir para pedivela road, onde a caixa é mais estreita, tanto para MTB onde a caixa costuma ser mais larga. Depende tbem do fabricante do quadro. Independente disso o tamanho do eixo do pedivela não muda. Por isso te falei que daria para ver isso na hora da montagem. Dos que vi até hoje geralmente vai um espaçador a mais do lado da coroa. Na Breezer ficou o lado da coroa com 1 e o outro sem nada devido ao tamanho da caixa.

Ah, entendi... então de qualquer forma terei que ver quanto vai dar do meio das coroas até o centro da caixa do movimento central, pra ver se tem os tais 43.5 mm que o 105 sugere. Se faltar eu coloco o espaçador pra chegar nesse valor, então eu faço isso que você falou se medir os dois lados da pedivela pra ver se estão com a mesma distância com relação ao centro do quadro/seatstay.

Foi bom você me falar desse detalhe, não estava considerando isso e com certeza na prática irá me ajudar a ajustar tudo.

O movimento central e as ferramentas para instalar já estão em trânsito pro meu estado e devem chegar semana que vem.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 21:46
Concluindo o assunto tratado nesse tópico:

O Movimento Central SM-BBR60 chegou e não veio acompanhado de nenhum espaçador. Fiz a instalação do mesmo e do pedivela e então fiz as metragens... deu algo como os 43.5 mm que diz no manual. Como fiz a medição com o que eu tinha, que era uma fita métrica, não pude tirar os valores EXATOS, mas considerei que o tubo onde vai o canote tem de fato os 34,9 mm teóricos (e dividi por 2), somei mais a distância entre esse tubo e a coroa menor + metade do espaço entre as coroas e deu 44,45 mm. Ou seja, deu praticamente 1 mm a mais!

Porém como as medidas que fiz não foram com paquímetro e tal, não dá pra "milimetrar" e essa diferença de 1 mm imagino que esteja dentro da margem de erro das medições, já que se cada medida tiver alguns décimos de milímetro de diferença, já vai se traduzir nesse milímetro do resultado.

Está tudo certo, né? Mesmo que tenha de fato esse milímetro a mais, isso irá interferir de forma significativa em alguma coisa?
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 22:19
Acredito que não terá problema. Como não foi utilizado nenhum espaçador a distância dos braços deve estar simétrico em relação ao seat tube.
Na hora que montar a relação com as rodas vai poder utilizar o câmbio dianteiro como referência. Nas extremidades cruzadas é normal raspar a corrente na passagem normal, o que vai corrigir isso vai ser o trim (meio toque) do trocador dianteiro.
E a distância da coroa de dentro em relação ao chão stay, ficou uma boa folga?
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 22:28
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Acredito que não terá problema. Como não foi utilizado nenhum espaçador a distância dos braços deve estar simétrico em relação ao seat tube.
Na hora que montar a relação com as rodas vai poder utilizar o câmbio dianteiro como referência. Nas extremidades cruzadas é normal raspar a corrente na passagem normal, o que vai corrigir isso vai ser o trim (meio toque) do trocador dianteiro.
E a distância da coroa de dentro em relação ao chainstay, ficou uma boa folga?
Opa! Maravilha então, Hugo. Acredito que esteja simétrico sim...

A distância da coroa menor e o chainstay ficou em torno de 7mm ~ 9 mm (depende de qual parte da coroa estiver considerando... parte externa ou centro dos dentes). Está dentro do esperado?

Edit: segue imagem de como ficou...





Editado por rowisen - 05 Ago 2019 as 22:34
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 23:06
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Concluindo o assunto tratado nesse tópico:

O Movimento Central SM-BBR60 chegou e não veio acompanhado de nenhum espaçador. Fiz a instalação do mesmo e do pedivela e então fiz as metragens... deu algo como os 43.5 mm que diz no manual. Como fiz a medição com o que eu tinha, que era uma fita métrica, não pude tirar os valores EXATOS, mas considerei que o tubo onde vai o canote tem de fato os 34,9 mm teóricos (e dividi por 2), somei mais a distância entre esse tubo e a coroa menor + metade do espaço entre as coroas e deu 44,45 mm. Ou seja, deu praticamente 1 mm a mais!

Porém como as medidas que fiz não foram com paquímetro e tal, não dá pra "milimetrar" e essa diferença de 1 mm imagino que esteja dentro da margem de erro das medições, já que se cada medida tiver alguns décimos de milímetro de diferença, já vai se traduzir nesse milímetro do resultado.

Está tudo certo, né? Mesmo que tenha de fato esse milímetro a mais, isso irá interferir de forma significativa em alguma coisa?


Sem problema. 1mm não vai afetar. Se ficasse menor que 43.5mm provavelmente no cruzamento dos cogs menores com coroa menor (34x11 ou 34x12) q corrente bateria na coroa maior. Com 44.5mm não vai ter problema!

A medição é a média das 2 coroas no ponto central da corrente. Para 43.5, a medida seria 41mm para a coroinha e 46mm para o volantão. A medida deve ser tomada do centeo do movimento central (faça com a bike com as rodas para cima, fica mais fácil e preciso)
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 23:18
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Sem problema. 1mm não vai afetar. Se ficasse menor que 43.5mm provavelmente no cruzamento dos cogs menores com coroa menor (34x11 ou 34x12) q corrente bateria na coroa maior. Com 44.5mm não vai ter problema!

A medição é a média das 2 coroas no ponto central da corrente. Para 43.5, a medida seria 41mm para a coroinha e 46mm para o volantão. A medida deve ser tomada do centeo do movimento central (faça com a bike com as rodas para cima, fica mais fácil e preciso)
Ufa, menos mal então rsrs

Aqui as medidas foram 23mm até o centro da coroa menor e 31mm até o centro da coroa maior (medi até a ponta dos dentes das coroas). Isso porque medi encostando a fita na lateral do tubo do canote... considerei que o tubo tem 34.9mm.

A diferença foi de 8mm entre o centro da coroa menor e da coroa maior, dividi os 8mm por 2 e somei com a distância da coroa menor até o tubo + metade to diâmetro externo do tubo.

17.45 + 23 + 4 = 44.45mm.

Vou fazer essa outra medição, com a bike de ponta cabeça... vou ver se dá diferença e volto aqui pra dizer.


Editado por rowisen - 05 Ago 2019 as 23:19
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2019 as 23:22
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

 A medida deve ser tomada do centeo do movimento central (faça com a bike com as rodas para cima, fica mais fácil e preciso)
Fui lá medir mas não consegui encontrar uma forma prática de tomar essa medida citada... como vou medir o centro da coroa se o formato do centro da coroa é bem assimétrico e a ponta da coroa fica muito distante do movimento central? Stern Smile
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2019 as 03:09
Eu não sabia que se colocava espaçadores ali. Olhei todas as es e nenhum deles tem.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2019 as 07:31
Falava da parte de dentro da coroa menor,se estivesse muito próxima a corrente poderia raspar no chain stay. Mas essa distância está dentro do esperado.
Deixa de suspense e posta uma foto da bike toda pra gente ver como tá ficando pô.
Tá de sacanagem...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X