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Estudo - Restaurar ou não Monark 10 Super

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    Postado: 10 Jun 2021 as 16:00
 Galera até que enfim acabei de montar uma de minhas bikes e queria agradecer muito pelo topico  pois ajudou muito!! Quaeia ver o que vcs acham pois modernizei minha peugeot 10 com peças modernas como so tinha o quadro então resolvi comprar tudo novo!!
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Só quero muito agradecer pois seu topico me ajudou muito principalemente na hora de colocar os cubos pois fiz de acordo o topico e funcionou muito legal mesmo!!

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ObrigadoTenho mais outras uma que estou montando pra minha esposa tb que e uma peugeot 10 !!
Sei que a opinião de vcs é muito importante para mim pois sou meio leigo no assunto e  nada mais que pedir opinião de quem gosta e entende do assunto !! A pintura foi eu mesmo que fiz!!

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raulino Ver Drop Down
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Originalmente postado por EVSF EVSF escreveu:

Muito show sua bike !! EStou tb em um dilema pois estou montando uma monark 10 tb e ainda so entrei com a pintura!!

Essas bokes montadas se tornam verdadeiras obras de arte... Vai na fé!
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Muito show sua bike !! EStou tb em um dilema pois estou montando uma monark 10 tb e ainda so entrei com a pintura!!
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brunojp7 Ver Drop Down
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ficou linda a bicicleta, parece aquelas europeias. Estou me interessando pelo visual antigo e descobri alguns detalhes em couro e em cortiça. Pela net achei alça (tipo de bolsa de couro instalada acima do câmbio dianteiro) para pegar a magrela e subir escadas, presilhas para os cabos dos freios, tira protetora pra não cair óleo da corrente, tiras finas entrelaçando a caramanhola, rolha de champagne para prender os paralamas e as manoplas de cortiça.
Parabéns Steel.
 
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irongaragebike Ver Drop Down


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só nao entende uma coisa. o central da monark 10 nas fotos antes de restaurar era central normal e como vc colocou central de pino?
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xxAxx Ver Drop Down
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as fotos não subiram e não tem opção para editar ou não achei
links das fotos da monark em estado atual

https://photos.app.goo.gl/IBo4ghJw6i0FBYjz2
https://photos.app.goo.gl/8JhNSfYUknzXIoRE3
https://photos.app.goo.gl/mVf12re8y3mTzEKH2

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xxAxx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Dez 2017
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Cara ficou sensacional, se ainda acessa este site me ajude.
Gostaria de saber quanto gastou no total, que mesa colocou, que guidão colocou e etc.
Estou olhando esses produtos do Mercado livre, mas não sei se são bons
Spoiler Spoiler

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886342358-guidao-corrida-aco-crom-254x440mm-speed-kit-manete-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-859262536-mesa-suporte-guido-mtb-speed-caloi-10-110-222x254mm-zoom-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814100909-rodas-aro-27-aero-vzan-cubo-com-rolamento-parpromoco-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709677840-pneu-aro-27-27-x-114-bicolor-kenda-k34-faixa-amarrla-c-10-_JM
Ficaria faltando só o cambio. Mas procuraria em alguma bicicletaria da cidade. Pintura meus tios tem pistola e mexem com pintura epoxi, então essa parte veria com eles. Me ajuda ai com dicas do que fazer e quais peças comprar




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Carretera18 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carretera18 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2017 as 16:17
Steel,

Parabéns pela restauração da bike. Ficou show e me deu vontade de partir para um projeto deste tipo!

Abraços e boas pedaladas!

Marco Y
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RuiGobbi Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuiGobbi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2017 as 16:03
Parabéns pela bike amigo, ficou muito linda. Estou planejando montar a minha nesse mesmo estilo, já que gostei muito da configuração desta sua. Vou aproveitar várias informações que você compartilhou para montar a minha bike.
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renato_81 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renato_81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 16:41
Valeu pela indicação Steel, mas preciso procurar outro... o preço é bom, mas tem apenas preto, e na minha quero colocar um prata/cromado...

Obrigado!
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Steel Ver Drop Down
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Ribeirão Pires
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Originalmente postado por renato_81 renato_81 escreveu:

Parabéns pela bike amigo, ficou linda demais. Acabei de montar a minha nesse mesmo estilo, e dá pra dizer que são muito boas de pedalar! Gostei da sua informação a respeito dos paralamas, pode me passar o contato da loja onde comprou?

Obrigado.


Opa, a Olivia agradece os elogios kkkk

Então cara, eu comprei esses paralamas pelo mercado livre. São do mesmo modelo que esses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771878172-paralama-para-bicicletas-aro-700-ou-29-_JM

Serviram perfeitamente nas minhas rodas 27x1" 1/4. Como são de plástico, são totalmente silenciosos e são surpreendentemente resistentes. Outro dia mesmo e fui pro chão por causa de uma valeta e o paralama traseiro bateu forte no chão. Nem arranhou. Continua perfeito.
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renato_81 Ver Drop Down
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Parabéns pela bike amigo, ficou linda demais. Acabei de montar a minha nesse mesmo estilo, e dá pra dizer que são muito boas de pedalar! Gostei da sua informação a respeito dos paralamas, pode me passar o contato da loja onde comprou?

Obrigado.
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georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2016 as 15:35

Os paralamas ficaram na medida,e a bike ta com estilo
George
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Vou falar um pouco dos detalhes que eu andei mexendo na bike, agora carinhosamente apelidada de Olívia Palito kkkkk

 

Essa última semana andei pelo menos 10 km com ela, quase todos os dias. fui percebendo e já arrumando alguns problemas.

Mov. Central: Havia colocado um Mov. Central de esferas só para testar o Chainline, mas acabei deixando ele. Bom, em 2 dias ele abriu folga, foi apertado e no dia seguinte abriu folga de novo.... Como esses mov. Centrais já são famosos por isso, imaginei que isso iria acontecer. Resolvi colocando um pouco de trava rosca de torque médio e reapertando. Depois disso não abriu mais folga e está girando bem. Mesmo assim, mais pra frente vou trocar e colocar um transformer de rolamento.

 

Canote: O canote começou a escorregar e nem com reza brava ele parava no lugar! Troquei a blocagem por uma mais forte, apertei com parafuso e mesmo assim ele continuava descendo. Cortei uma latinha de cerveja e coloquei os pedaços lá e travou bem, mas toda vez que eu fosse tirar o canote seria uma briga para acertar de novo. Conversando com um amigo, resolvi dar uns pontos de solda na parte do canote que fica encaixada e aí fui esmerilhando até ele entrar justinho. Resolveu o problema! A parte esmerilhada fica escondida e fica tudo bem travadinho. Porém, depois de alguns quilômetros comecei a ouvir um nhec nhec vindo dali. Resolvi passando vaselina no canote, no carrinho e nas hastes do selim. Ficou tudo silencioso e a prova d’água!

 

Selim: Comprei o selim dela só porque achei bonito. Quando ele chegou e eu percebi que ele era duro pra danar, achei que tinha me ferrado... Porém, nas primeiras pedaladas já percebi que ele era muito melhor do que meu sofázão que está na MTB. Quanto mais eu pedalo, melhor fica! Percebi que praticamente só meus ossos Ísquios ficam apoiados nele e eu não sinto pressão em mais nenhum lugar! Até esqueço do selim na maior parte do tempo. Realmente, selins mais duros são mais confortáveis!

 

Paralamas: Como moro em uma região bastante chuvosa, resolvi instalar uns paralamas nela. Não se acha paralamas específicos para aro 27 em canto algum, a não ser importando. Já tinha lido aqui no fórum que aqueles paralamas de Barra forte servem, mas além de muito largos, acho eles feios. Então, ao medir o perímetro do pneu para configurar o ciclocomputador, descobri que os meus pneus aro 27 x 1” ¼ (32-630 mm) têm exatamente o mesmo diâmetro externo dos pneus aro 700 x 38 mm (38 – 622 mm). Assim, resolvi encomendar um par de Paralamas para aro 700 que coubesse pneus até 700 x 38 e serviu perfeitamente, parece até que foram feitos para ela! Como o quadro da Monark 10 têm as orelhinhas, mas não os furos, furei o quadro e passei um macho para roscar, já que não iriam caber porcas. Ficou tudo bem fixo e bem silencioso!

 

Bike Fit: No começo do tópico eu havia questionado o pessoal perguntando se, por ser maior do que deveria para mim, essa bike não ficaria desconfortável. A princípio eu estava tendo bastante dor na lombar e me sentindo bastante esticado nela. Aí resolvi ajustar tudo.

Utilizando a técnica KOPS, muito bem descrita pelo Voodoo nesse tópico aqui: http://www.pedal.com.br/forum/avanco-e-recuo-do-selim_topic79436.html, ajustei o avanço do selim e descobri que ele estava quase 2 cm para trás do que deveria! Puxando ele um pouco pra frente achei que minha pedalada ficou melhor e aliviou um pouco a lombar e os ombros. Também subi a mesa uns 2 cm, aliviou mais ainda a lombar e os ombros. Acredito que a falta de costume nesse tipo de bike também esteja atrapalhando, então comecei a fazer um fortalecimento do core na academia, treinando mais lombar, abdômen, costas e ombros. Vamos ver no que dá!

 

Para finalizar, hoje fui fazer um pedal mais longo para ver se os ajustes na bike foram efetivos, e, claro, para aproveitar ela também!

Seguem fotos:









Nesse morro que tem 12% de inclinação média que eu fiquei feliz por ter uma relação de MTB!











Ainda bem que coloquei paralamas, porque peguei uma chuva danada hoje! Ainda assim, sentí falta de uma saia/ parabarro/ lameira, porque o pedivela e meus pés ficaram todos sujos...

Ainda assim, hoje sentí uma bela melhora nas dores na lombar, mesmo pedalando quase 70 km. 



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BABANDOOOOOO......................ClapPARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
M.CROESY
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Também coloquei um cassete 8v mas por enquanto estou com o cambio antigo.
Só consegui o chain line certo com o pedivela sugino (segunda foto), isso no quadro caloi, na monark não cheguei a testar esse sugino.

Pedivela anterior



Pedivela sugino
George
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Tive sim um pouco de problema com o central e o pedivela. 

A princípio eu havia colocado um central de esferas só pra poder testar esse espaçamento e ver se os pedivelas dariam o Chain Line certo. 

Levei na bicicletaria e testei vários pedivelas, porém a grande maioria ficava bem longe, até achar os dois que ficaram melhores: o FC-131 de MTB e o Tourney A-070 de Speed. 

Achando os pedivelas que ficassem mais próximos, parti para a procura de um câmbio que alcançasse a coroazona, e testei diversos também, mas o que ficou melhor foi o Acera, de MTB.

Pedivela e câmbios escolhidos, tive outro problema na hora da montagem de fato. O pedivela FC-131 têm umas abinhas logo acima do encaixe do eixo para impedir que a corrente, caso caia, fique presa entre o pedivela e o quadro, porém no meu caso essas abinhas estavam pegando na caixa do quadro. Acabamos tendo que corta a pontinha delas para o pedivela se encaixar melhor. 

No fim, ficou bom. 



Para tirar a foto eu empurrei o cambio Dianteiro até o máximo na frente e engatei a marcha mais pesada atrás. Dá pra ver que ficou bastante espaço ainda e a corrente não fica pegando em nenhum lugar, roda bem silencioso.

Cara, quanto à mesa de 60 mm, como só andei uma vez nela não posso te responder com muita propriedade, mas hoje eu só senti ela instável em uma hora que eu estava a mais de 40 Km/h e decidi pegar nos Drops, mas acho que qualquer bike fica um pouco instável nessa velocidade...

Eu utilizei um cassete de 11/28 de 8v.
Quanto ao Câmbio traseiro, peguei um que alcançava as 8 marchas, mas é bem simples.
Foi um desse modelo aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783039061-cambio-traseiro-short-comp-tipo-carbono-speed-8v-mtb-dh-_JM

Veja bem, como meus passadores são de fricção e não são indexados, imaginei que um câmbio caro não faria muita diferença, visto que a passagem correta e o ajuste das marchas seria feita por mim mesmo, manualmente. 
Ainda estou apanhando um pouco dos passadores de fricção, mas achei a troca de marchas bem fácil e suave, além de precisa, já que ao chegar na marcha que eu quero, eu consigo deixar o câmbio bem no centro daquele pinhão, com o ajuste manual.




Editado por Steel - 06 Nov 2016 as 20:39
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Uma dúvida, não consegui ver direito os itens da planilha.
Quantas vel. tem o cassete?Qual o cambio traseiro que você utilizou?
Os câmbios estão funcionando bem?
Obrigado
George
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Ta muito bonita sua bike, bom gosto demais.
Que bom que conseguiu adaptar bem o pedivela.

Manuseando o quadro da caloi e da monark, percebi que o da monark parece ser mais leve, e tbm parece ser mais flexível, talvez por isso voce sente mais conforto.
George
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Tive que dar uma parada na reforma porque eu me casei em Outubro. 
Bom, desde lá então eu mandei montar as rodas com aros Vzan C10. Montei também todo o resto que faltava pra bike ficar funcional.

Segue a planilha com o total final gasto na montagem da bike.



Minha meta inicial era a de gastar R$1200,00, mas acabou passando R$363,00 da meta... 

Quanto ao custo x benefício, hoje, com R$1500,00, se garimpar bem, dá pra achar algumas coisas mais modernas, mas fiquei bem feliz com o resultado. Além de que, como essa bike era do meu pai, só de ver o brilho no olhar dele ao ver ela viva novamente já valeu mais que a pena!

Até agora só tirei uma foto dela, mas vou tirar mais! Segue a foto:



Alguns comentários sobre a bike:

Como é possível ver na foto, acabei colocando um pedivela de MTB nela, 48/38/28. Coloquei por 3 motivos:

- Medo de não aguentar pedalar com um pedivela 53/39, já que até hoje só havia pedalado em MTB.
- Pretendo fazer a série do ano que vem de Audax com ela, então uma relação mais curta pode vir a calhar.
- Preço. Achei dois pedivelas triplos de speed que serviriam nela, o A-073 (30/34/50) que faz parte da linha tourney e o Sugino (30/42/52). O A-073 estava na faixa dos R$280,00 e o Sugino na faixa dos R$330,00. Como já havia estourado o orçamento, decidi colocar esse mesmo, de R$130,00. 

Mesmo justificado, não achei que o visual do pedivela combinou com a bike, então na próxima troca de pedivela vou colocar o Sugino mesmo. 


Quanto à pedalada em sí com essa bike, sem palavras. Só posso comparar com a MTB que eu ando bastante e, ao pedalar com essa nova bike, senti que eu arrasto uma ancora quando ando de MTB kkkk.

A bike desenvolve demais, é muito tranquilo chegar aos 30 Km/h.
Inclusive hoje fiz o primeiro test ride mesmo nela e pedalei 40 Km. Só de trocar de bike diminuí em 25% o tempo que eu costumava fazer nesse trajeto e isso ainda apanhando do câmbio de fricção e do firma pé! Imagino que mais pra frente a coisa deve ficar ainda melhor!

Outro detalhe que me intrigou bastante é que, por algum motivo, estou me sentindo mais confortável nessa bike do que na minha MTB Full Suspension. Até no paralelepípedo ela é mais confortável. Imagino que seja  porque a geometria dela ajuda bastante, com esse Rack grande no garfo e Chain Stays longos. O fato de só ter a minha MTB porcaria pra comparar também deve ajudar nessa percepção... 

Como pretendo transformar ela em uma Commuter, ainda pretendo colocar paralamas e um bagageirinho. 

Só como curiosidade, pesei ela hoje e, do jeito que está, ela ficou com 12,5 Kg. 


Editado por Steel - 05 Nov 2016 as 14:29
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Quando vi seu tópico me deparei com uma bike bem parecida com a minha, até a cor, sendo que na minha pintaram por cima dessa cor original que tinha na sua.

Bem, fiz a mesma coisa que você e tive sucesso na instalação do cubo, no caso coloquei um claris.
O que me trouxe problema foi o eixo transformer, ele é muito largo e foi difícil ajustar.
Comprei um com rolamentos e no fim acabei utilizando as bacias do eixo original e consegui instalar depois de muito sufoco.
Fiz a besteira de comprar um pedivela pela internet, quando chegou vi que não conseguiria o ajuste certo do chain line.
Fui a uma bicicletaria e o cara me ofereceu um quadro de caloi e estou montando tudo nele. E ele acabou trocando pra mim o pedivela.
Veja bem o pedivela, porque tem uns que ficam bem distantes do mov.central.

Como ficou a sua mesa de 60 mm, a direção ficou estável?
George
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COLD SETTING

Como eu havia falado antes, o espaçamento da gancheira do meu quadro era originalmente 126 mm.



Como os cubos que eu havia comprado são modernos, o traseiro possui 130 mm entre as porcas, portanto só entraria nessa gancheira se fosse forçado.



Lendo, principalmente o site do Sheldon Brown, ví que era possível ajustar isso, porém achei o método dele meio difícil de controlar, já que ele abre cada lado separadamente. Achei esse vídeo onde o cara usa um método bem mais controlado.
https://www.youtube.com/watch?v=YdibmxBuMy0
Então resolvi usar o método do vídeo mesmo.

Fui rosqueando as porcas de cada lado uma volta por vez, para abrir igualmente. Como o aço é um material maleável, é possível abrir ele e mesmo assim ele voltar para o ponto que ele partiu. Essa "zona" é a zona elástica. 
Porém, ao abrir cada vez mais, ele vai chegando ao limite da zona elástica e entrando na zona plástica, da onde ele não consegue voltar ao tamanho original. Para se ter uma ideia de quão elástico o aço é, tive que abrir os ganchos até próximo de 160 mm, para que ao retornar, eles ficassem com 130 mm.



E ao liberar os ganchos da pressão:



 Como os ganchos foram abertos, eles poderiam se desalinhar um em relação ao outro, por isso também improvisei um centrador. Aparentemente os ganchos ainda estavam bem centrados.



E cada lado foi aberto igualmente também, conferi isso passando um barbante no gancho, dando a volta na caixa de direção e prendendo ao outro gancho. Assim pude medir o alinhamento de cada um dos lados.



E agora o cubo entra bem justinho, cabendo perfeitamente no espaço!



Realizei também o mesmo processo no Garfo, que possuía uma abertura de 96 mm.



Como os cubos que eu havia comprado são modernos, o dianteiro possui 100 mm entre as porcas, portanto só entraria nesse garfo se fosse forçado.



Apliquei o mesmo método no garfo para refazer o espaçamento.



O garfo também é bem elástico, eu tive que abrir até quase 135 mm para que, ao voltar, ele ficasse com os 100 mm necessários.



E agora o cubo dianteiro entra perfeitamente e bem justo!



Para construir o "abridor de quadro" e os centradores gastei incríveis R$15,00. 

Materiais utilizados:
 - 1 barra roscada de 5/16" de 1 m de comprimento;
 - 4 porcas sextavadas de 5/16";
 - 2 porcas borboleta de 5/16";
 - 4 Aruelas lisas;
 - 1 Chave de boca 12/13 mm, para girar as porcas.


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Steel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 07:25
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Steel, três coisas.
Quanto aos cubos em situação semelhante de um tópico aqui do old school o Black Night deu uma boa dica de bons cubos Suzue que encaixam direitinho no intervalo menor da gancheira que vc informou. 0s 126 mm típicos da década de 70. 
Outra coisa, tinha visto na spokes um adaptador tanto de 45mm e de 50mm pra poder encaixar o movimento central shimano ponta quadrada. Só que vi que acabou nesse site.
Por último uma coisa de meu interesse? Que verde é esse? Seja no código Pantone ou de Cartela de cores ( o que é mais comum).
Obrigado. Valeu!

Quanto aos cubos, eu havia lido sobre esses cubos Suzue e também uma outra sugestão, também do Black Knight em outro tópico, sobre os cubos Sanjex, ambos casam com essa medida de 126 mm, porém ambos são de rosca e aí que está o problema para mim. 
Cubos de rosca são limitados a 14 dentes no menor pinhão.
Uma combinação 50/14 ficaria muito leve, mesmo 53/14 ficaria, não mudaria muito da relação mais pesada que tenho na minha MTB que é 48/14. Então estava querendo optar pelos Cassetes por possuírem pinhões de 11 dentes.

Eu dei uma procurada na Spokes, mas não achei nada... 
Em outros tópicos, achei o link desse site que comenta todas as opções para a conversão: 
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/08/a-conversao-da-monark-10-em-fixa.html
Ví também um conversor da Truvativ próprio para isso, mas só se encontra lá fora e o preço é salgado demais pra importar. Aí acabei escolhendo o transformer mesmo, por ser o mais acessível, barato e por ver diversos relatos aqui no fórum de conversões bem sucedidas.

Quanto à cor da bike, perguntei ao cara que pintou ela pra mim e ele falou que é o verde utilizado pela Fiat nos carros dela por volta do Ano 2000. O nome da tinta é Verde Amazon Perolizado. 
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2016 as 18:31
Steel, três coisas.
Quanto aos cubos em situação semelhante de um tópico aqui do old school o Black Night deu uma boa dica de bons cubos Suzue que encaixam direitinho no intervalo menor da gancheira que vc informou. 0s 126 mm típicos da década de 70. 
Outra coisa, tinha visto na spokes um adaptador tanto de 45mm e de 50mm pra poder encaixar o movimento central shimano ponta quadrada. Só que vi que acabou nesse site.
Por último uma coisa de meu interesse? Que verde é esse? Seja no código Pantone ou de Cartela de cores ( o que é mais comum).
Obrigado. Valeu!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2016 as 08:53
Originalmente postado por Steel Steel escreveu:

Como estavam bem detonados e eu queria modernizá-la, nem tentei. 

Vou colocar Câmbios novos mesmo para 8v. No fim, a única coisa que vou aproveitar mesmo dela são os passadores de marcha que vão na mesa e os passadores de cabo que vão no quadro. Nem sei o que fazer com o resto das peças...

Resumindo: entre manter a originalidade e comprometer a qualidade e o uso da bike você esta preferindo recuperar o quadro e o garfo e trocar a maioria das peças, para poder pedalar com tranquilidade. É melhor mesmo, de que adianta uma bike original para ficar exposta na sala de estar? LOL
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Steel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2016 as 22:01
Como estavam bem detonados e eu queria modernizá-la, nem tentei. 

Vou colocar Câmbios novos mesmo para 8v. No fim, a única coisa que vou aproveitar mesmo dela são os passadores de marcha que vão na mesa e os passadores de cabo que vão no quadro. Nem sei o que fazer com o resto das peças...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2016 as 21:42
Ela está ficando bonita. Você conseguiu recuperar os câmbios, que era o que estava mais detonado?
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E a reforma continua!

No último mês andei pesquisando bastante sobre as peças que eu poderia montar na bike e as fui comprando aos poucos. Seguem fotos das peças montadas até agora.

- Selim



Achei esse selim de couro da DDK, gostei muito do visual dele. Gostaria de ter instalado um Brooks Narrow, mas como na minha região chove muito, fiquei um pouco receoso, já que lí em vários fóruns sobre a fragilidade que o brooks tem em relação à água. (Fora que iria estourar em 50%, pelo menos, o que eu pretendia gastar na reforma...)

- Manete de Freio:



Pesquisei bastante  e quase peguei um STI Tourney, porém eles estão saindo na faixa de R$ 450,00 o par. Além de estourar meu orçamento, não poderia usar os passadores que eu restaurei... Então, acabei ficando com esses Tektro mesmo. Achei a pegada deles bem ergonômica.

- Freios:



Instalei os freios que eu havia polido, mas além de estarem - ou serem - tremendamente duros, não senti muita confiança neles. Acabei comprando os freios Alhonga de alumínio, que além de serem bem mais bonitos, também são bem mais macios.

- Presilhas dos Cabos dos Freios:

Achei de 2 tipos, os de aço zincado e os de plástico, que parecem enforca gatos... 
Os de aço são BEEM mais bonitos.





- Guidão e Fita de Guidão:

Ví muitos guidões originais da Monark 10, mas pesavam em torno de 1 Kg, além de geralmente estarem bastante oxidados. Procurando no Mercado Livre achei esses Road Champion, de Alumínio.


Eu havia colocado uma fita de guidão simples de EVA preto, porém ao ver essas fitas de couro que iriam combinar perfeitamente com o selim eu não resisti kkkkkk. Instalei elas por cima das de EVA. A pegada ficou bem fofinha.

E por enquanto é isso! Seguem as fotos da visão geral de como a bike está no momento:






- Cubos:

Estou agora focado em achar os cubos para começar a montagem das rodas. 
A Monark 10 tem um problema quanto ao espaçamento do garfo e do gancho traseiro. Cubos modernos têm, respectivamente, 100 mm e 130/ 135 mm e a monark possui 95 mm no garfo e 126 mm nos ganchos. 
Porém, conforme esse artigo do Sheldon Brown - http://www.sheldonbrown.com/frame-spacing.html - quadros de aço podem ser abertos para se encaixar cubos modernos. Dessa forma, estou escolhendo cubos de Speed que são mais estreitos para não ter que forçar tanto o quadro.
Achei na Bicicletaria aqui perto de casa um par de Cubos 2200, Cassete de 8v e 36 furos por R$100,00. Será que compensa?

- Mov. Central:

O movimento central é outro problema, e pesquisando bem ví que a melhor solução seria instalar um com eixo transformer de ponta quadrada. Comprei um Mov, Central com bacias, bem baratinho, para testar se o espaçamento ficaria bom e se o Câmbio Dianteiro alcançaria o pedivela, ainda não instalei, mas logo logo eu irei testar. 
Como ainda não comprei o pedivela nem os Câmbios, vou ir na bicicletaria e irei testando todos, até achar um câmbio que sirva, aí eu compro ele.

E por fim, segue o quanto foi gasto até o momento. Havia me programado para gastar R$ 1.200,00 nessa reforma e acho que vou acabar estourando em uns 200 ou 300 reais o orçamento...



Os itens em verde já foram comprados.
Os itens em amarelo ainda faltam ser comprados.
Os itens comprados no Mercado Livre já estão com o custo do frete incluso.



Editado por Steel - 03 Out 2016 as 21:30
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O jeito é só cromando de novo se estiver muito ruim.

Tem que jogar no ácido para tirar o cromo velho, faz uma cobreação caprichada e depois croma de novo e faz o polimento. Vira espelho.
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Algumas fotos dos conjuntos remontados:



Freio ferradura 1: A ferrugem tinha comido bem, mas saiu toda!



Freio ferradura 2: A ferrugem era só superficial, então o brilho está como novo agora!



Passadores + mesa: Os passadores ficaram bem brilhantes também!



Passadores + mesa: A mesa tem 60 mm de avanço e foi uma das poucas que eu achei com essa medida.


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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Cromo tem uma característica. Todas as vezes que se croma uma peça e o tempo passa, ele vai oxidando. Mas a oxidação do cromo não ocorre de qualquer jeito. O cromo fica esponjoso do ponto de vista microscópico e dá acesso para que o oxigênio chegue à peça.
O resultado era a ferrugem típica de parachoque de Fusca, com o cromo fosco e pintadinho de ferrugem.

Numa ferrugem inicial, não há um profundo comprometimento do ferro por baixo do cromo.
Então quando você limpa a ferrugem e dá um polimento a peça volta a parecer como nova.
Mas quando a peça está muito comprometida de ferrugem, a ferrugem expandiu e trincou o cromo, além de deixá-lo sem base. Aí o cromo fica cheio de pontos escuros.

A ferrugem dos câmbios desta bicicleta são profundos e a limpeza não recuperaria o aspecto cromado inicial. Fora o trabalho de recuperação, o visual ficaria aquém do desejado. Daí dizer que seria bom trocar.

As outras peças não estavam tão comprometidas. Não ficaram perfeitas, mas quebram um bom galho. A bicicleta vai ficar bonita com elas e é isso que interessa.

Mas para restauradores profissionais, o ideal nessas peças é mandar primeiro cobrear a peça antes de cromar.
O cobre tem a propriedade de selar as pequenas crateras formadas com a ferrugem e cria uma superfície mais lisa e de melhor ixação ao cromo. E quando o cromo ficar esponjoso, o comportamento do cobre é mais neutro que o do aço.
Só aí se obtém uma cromeação perfeita, como um espelho.

Uma pequena dúvida sobre o cromado Gryphon: A partir do momento que a oxidação ultrapassa o cromo deixando aqueles buracos, para voltar às características originais é só cromando de novo?


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Cromo tem uma característica. Todas as vezes que se croma uma peça e o tempo passa, ele vai oxidando. Mas a oxidação do cromo não ocorre de qualquer jeito. O cromo fica esponjoso do ponto de vista microscópico e dá acesso para que o oxigênio chegue à peça.
O resultado era a ferrugem típica de parachoque de Fusca, com o cromo fosco e pintadinho de ferrugem.

Numa ferrugem inicial, não há um profundo comprometimento do ferro por baixo do cromo.
Então quando você limpa a ferrugem e dá um polimento a peça volta a parecer como nova.
Mas quando a peça está muito comprometida de ferrugem, a ferrugem expandiu e trincou o cromo, além de deixá-lo sem base. Aí o cromo fica cheio de pontos escuros.

A ferrugem dos câmbios desta bicicleta são profundos e a limpeza não recuperaria o aspecto cromado inicial. Fora o trabalho de recuperação, o visual ficaria aquém do desejado. Daí dizer que seria bom trocar.

As outras peças não estavam tão comprometidas. Não ficaram perfeitas, mas quebram um bom galho. A bicicleta vai ficar bonita com elas e é isso que interessa.

Mas para restauradores profissionais, o ideal nessas peças é mandar primeiro cobrear a peça antes de cromar.
O cobre tem a propriedade de selar as pequenas crateras formadas com a ferrugem e cria uma superfície mais lisa e de melhor ixação ao cromo. E quando o cromo ficar esponjoso, o comportamento do cobre é mais neutro que o do aço.
Só aí se obtém uma cromeação perfeita, como um espelho.
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Cara, ta ficando linda!
É um processo lento e de muita paciência de fato.
Mais eu apoio você.
Fique bem.
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Opa Valeu pelo apoio Marcelo!

Seguindo a dica do Vinagre, deixei 2 dias de molho e, rapaz, o negócio é incrível mesmo! Sai praticamente toda a ferrugem!

Quanto ao polimento, eu não tenho nenhuma das ferramentas, nem os discos, nem a massa de polir, porém eu tinha na maleta da furadeira uma escova de aço circular e várias lixas fininhas jogadas. Decidi testá-las e caso não gostasse do resultado eu iria comprar os discos e a massa.

No fim, gostei de como ficou. Seguem as fotos:



Peças do freio e dos passadores de marcha escovados com escova circular e lixados com lixa 400.



Freios escovados e lixados. 

Havia esquecido de tirar foto do antes, mas os passadores de cabo do quadro estavam bem vermelhos de ferrugem também. Agora estão assim:







Devido a ferrugem já estar avançada em alguma das peças, a retirada deixou buracos enormes que eu não consegui retirar só escovando e lixando, mas ao menos deixei eles mais brilhantes...
Nesse ponto, imagino que a massa de polir deva proporcionar um acabamento melhor, mas não achei que valeria o investimento, já que já está bem brilhante!

Não sei se fiz certo, mas como o metal estava bem exposto depois de lixado e não quero que ele volte a oxidar, finalizei o acabamento com verniz em spray incolor, para isolar as peças do ambiente.

Vou deixar o verniz secar bem e na terça eu monto as peças e posto mais fotos!

Dando continuidade, estou pensando em montar nela Câmbios Shimano Tourney de Speed, para mantê-la simples e barata, porém funcional. Entretanto, o pedivela Tourney é de ponta quadrada e para isso é necessária a instalação de um movimento central Transformer. No fórum eu vi tanto pessoas falando bem do Transformer como falando mal. Será que é um bom negócio instalá-lo?


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Marcelo Rosa Ver Drop Down
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Olha aí Steel http://www.pedal.com.br/forum/monark-10-aguardar-ou-pegar-e-restaurar_topic87770.html O Gryphon tb me ajudou muito na garimpada...
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