Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dieta Cicloturística Vegetariana
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dieta Cicloturística Vegetariana

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 22:10
Originalmente postado por thiovnd thiovnd escreveu:

Ainda não sou mas estou no caminho do vejetarianismo a seis meses (ainda como peixes,  frutos do mar, e derivados animais).
Tenho bastante problemas sociais, principalmente com minha família (sou o primeiro e único).
Me sinto MUITO BEM depois desses meses
Devo aqui ressaltar a minha opnião:

O fato de ser saudavel é uma POSSIBILIDADE. (não depende só da ausencia de carne)
Carne é caro (basta redirecionar a dinheiro)


Gostaria de algumas dicas de quem já é mais experiente:

Moro sozinho detesto ir ao supermercado gostaria de adquirir produtos que preencham a falta de carne que durem MUITO tempo em minha residencia.

 
o ideal para vc, mas sai caro!
 
 
o q vc pode fazer também e que fica muuuuuuuito mais barato é fabricar vc mesmo (é o que eu faço). Minha namorada também é veg. e isto me facilita a vida... Em alguns finais de semana, dispomos de um tempo para preparar hamburgueres, coxinhas, risoles, pastéis, pães, entre outros que congelamos e ao longo da semana vamos consumindo. Receitas vc encontra aos montes na internet, é só ter um pouco de paciencia e ir tentando acertar no tempero.
 
espero ter ajudado
 
té+
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
thiovnd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2009
Goiania
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiovnd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 22:33
Adorei a dica mario não sabia da venda de produtos enlatados é bom para consumir exporadicamente já que é mais caro e possi muito sódio o que não é muito bom para um descendente de cardiacos, muito obrigado mesmo.
Quanto as receitas vou tentar fazer algo esse domingo.
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2009 as 22:48
tenta fazer o seguinte:
 - compra PTS tamanho grande e hidrata ela com agua quente.
 - depois de hidratadas, escorra a agua e retire o excesso de agua apertando elas (tipo esponja com agua, vc aperta e retira a agua) e reserve.
 - faça um tempero com azeite de oliva, sal, alho, soyo e um pouco de limão.
 - Regue as PTS hidratadas e secas com este tempero.
 - Aqueça uma quantia de óleo suficiente para encobrir as PTS e quando estiver bem quente, frite-as.
 
fiz esses dias aki em ksa e acharam q era frango e ficaram bravo comigo! hehehe
 
flw
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2009 as 03:09
thiovnd, realmente não é fácil no começo...
Sou a única vegan em casa, e no início meus pais achavam ruim, mas depois foram entendendo completamente meu ponto de vista, embora continuem com sua dieta onívora.
Você pode comprar lentilha, proteína de soja (PVT ou PTS) grossa ou fina, e outros grãos da sua preferência. Todos esses são ricos em proteína e fibras (e os grãos em ferro), e por serem secos duram bastante na despesa, e claro, não são caros.
Eu não sou fã de enlatados, e não curto o gosto dos produtos da superbom, mas se você não tiver tempo, e tiver grana, pode ser uma boa idéia.

Quanto a maneira de preparar, se você tiver orkut, tem várias comunidades de trocas de receitas, depois dê uma olhada nessas (são as que mais gosto):

-Receitas vegan/vegetarianas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93613
-Receitas éticas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=30952961

Eu tenho um blog também, falta eu atualizar com as minhas receitas, mas não tenho tido muito tempo: http://receitasvegans.blogspot.com

Tem o guia vegano que tem uma infinidade de material e receitas:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/

Nossa, proteína de soja frita é realmente uma delícia, eu vendia antigamente aqui na minha cidade, e achavam que era frango! Hahahahaha
Outra coisa, você pode comprar farinha de glúten (não sei se tem aonde você mora) e fazer bifes de glúten, e congelar, fica uma delícia.

As dicas do Mario Augusto são ótimas, realmente é muito mais barato, saudável e divertido fazermos nossa própria comida! Qualquer outra dúvida que tiver, é só perguntar.

Se quiser mais receitas posso te passar, tenho uma infinidade aqui!

Ah uma outra coisa, eu dei links de receitas vegans, mas nas comunidades do orkut tem receitas ovo-lacto também. É bom para começar, mas vale a pena ressaltar que a dieta vegan é bem mais saudável e ética.

Editado por ecobiker - 19 Jun 2009 as 03:14
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2009 as 03:12
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
thiovnd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2009
Goiania
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiovnd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2009 as 14:27
Belo!
Estou muito agradecido pelas suas dicas vão me ajudar bastante.Pode deixar que se eu precisar de algo já procuro vocês, mas acho que os links que me passaram já tem toda informação necessária.
Voltar ao Topo
Chihuahua Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chihuahua Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2009 as 04:01
Sou vegetariano a 4 anos e vegan a 1 ano e percebo que me sinto muito melhor tendo optado por deixar de lado o consumo de carne e derivados.

Pelos animais, pela saude e pelo planeta.

Mesmo ao viajar de bike, não tenho muito problemas com a minha alimentação.

Fique muito feliz ao ver que existem mais pessoas neste caminho.

bom... Acho que era isso..

Abraços a todos.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2009 as 15:38
Originalmente postado por EdTupã EdTupã escreveu:

Ola galera do pedal!

Em outro post, percebi a manifestação sobre dieta vegetariana. Estou me aventurando ja fazem algumas semanas nesse novo estilo de alimentação.

Quais os prós e contras em ter uma dieta sem a proteína animal nos treinos ou durante uma cicloviagem?
Edmilson Cupertino
 
Em uma cicloviagem pelo Rio Grande do Sul tu não vais conseguir te alimentar direito, tchê! Big smile
Aqui o negócio é na base do churrasco!
 
Sério,
Penso que a dieta tem que ser equilibrada. Qualquer desequilíbrio, para qualquer lado, vai prejudicar o biker; especialmente se não estiver acostumado.
 
Agora...Big smile
Experimente pedalar em qualquer lugar do RS num domingo pela manhã...O cheirinho de costela na brasa infesta o ar e "mata" qualquer intenção de dieta vegetariana.
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2009 as 21:35
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Só acho estranho o argumento de alguns de que não fazem os bichos sofrerem. Pô, e as plantas, não são seres vivos também?
Que segregação de espécies vivas é essa?


Pois é. E uma alface não pode nem sair correndo pra se defender! LOL


Justamente por isto vc pode come-la...rsrsrr se ela nao "foge" nao a mal nenhum em comer!
rsrsr
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2009 as 21:55
Nossa Marcos, me desculpe, mas isso ai que disse sobre churrasco não tem naaadaaaa a ver!!!! [:o]

hahahhahahahaa

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2009 as 23:06
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

Nossa Marcos, me desculpe, mas isso ai que disse sobre churrasco não tem naaadaaaa a ver!!!!

hahahhahahahaa

PARA! Nada de jogar açúcar na minha carne gorda! (carne assada, certo?) LOL LOL LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 00:18
Marcos, fique tranquilo, não vamos bater em voce!LOLLOLLOL
 
Antigamente achava as touradas uma coisa bonita, mas depois de ver o que fazem com o pobre do animal, mudei minha opinião...
 
Acho que tudo tem seu tempo, talvez vendo as informações que já foram colocadas, e muitas outras que se encontram pela internet, aos poucos as pessoas formem uma compreensão do que está acontecendo com o mundo, a natureza, a saúde, os seres vivos, e assim mudem, que seja uma mudança individual, mas espontânea...
Mas vejam as informações, elas estão aí para qualquer um que queira saber mais.
Só a informação e conhecimento nos tiram do estado de desinformação.
 
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:11
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

Nossa Marcos, me desculpe, mas isso ai que disse sobre churrasco não tem naaadaaaa a ver!!!!

hahahhahahahaa

Saca só este relato de uma de minhas indiaradas. Dê uma olhada nas fotos da janta..
LOL LOL LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:16
Originalmente postado por jgur jgur escreveu:

Marcos, fique tranquilo, não vamos bater em voce!LOLLOLLOL
 
Antigamente achava as touradas uma coisa bonita, mas depois de ver o que fazem com o pobre do animal, mudei minha opinião...
 
Só a informação e conhecimento nos tiram do estado de desinformação.
 
Mas aqui a gauchada está bem informada...Big smile Big smile Big smile
 
  
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:30
hahahahhaaa

muito bom cara! Post do ano!!!!

E o pior é que esse modelo de churrasqueira é o melhor mesmo, sem chaminé para "puxar o fogo".Thumbs Up

"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
EdTupã Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jan 2009
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdTupã Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:43
Marcos,

O tópico tem o intuito de discutir a dieta vegetariana. Logicamente que o consumo de carne esta no habito e infelizmente é cultural. Digo "infelizmente" pois representa muitas mazelas para a nossa saúde e para o meio ambiente, não falando do sofrimento animal. É por estes motivos que deixamos de comer carne e estamos vivos e com saúde, prova que derrubamos facilmente o mito que "precisamos comer carne para ter saúde". Pelas fotos que eu vi, realmente foi uma reunião bacana com direito a musica ao vivo e muitas brejas então teve seu ponto positivo mas ao meu ver não justifica o consumo animal.

Abraço
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 13:53
Originalmente postado por trost trost escreveu:

hahahahhaaa

muito bom cara! Post do ano!!!!

E o pior é que esse modelo de churrasqueira é o melhor mesmo, sem chaminé para "puxar o fogo".Thumbs Up

Valeu camarada! Tô esperando convite pra me ralar naquelas trilhas dos ivotis!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 14:05
Cara, anota aí, 23 de agosto tem Enduro aqui. Vai ter trilhas muito boas e navegação relativamente fácil para os estreantes!

As inscrições vao abrir na segunda quinzena da julho.

abraço!!!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 20:49

Pergunta: Qual a diferença entre vegetariano e vegan ?

"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 21:18
Um vegetariano é aquele não consome alimentos de origem animal (carne, ovos, leite, etc).

Mas aqui no Brasil, o termo vegetariano é usado pra definir aquele que não consome carne, mas come ovos, leite, e outros produtos de origem animal, ou seja, um "ovo-lacto-vegetariano". O ovo-lacto-vegetariano (vegetariano) estende sua ética somente à alimentação.

Já o vegan, é motivado por questões éticas baseadas nos direitos dos animais, buscando evitar o consumo de qualquer produto que venha da morte e/ou exploração de qualquer animal.
Um vegan é aquela pessoa que além de não se alimentar de nenhum produto de origem animal (carne, ovos, leite, queijo, mel, gelatina, etc), ele não consome qualquer subproduto de animais, como a lã e couro, e evita o consumo de produtos de empresas que exploram ou fazem testes com animais.

"Não há nenhuma diferença significativa entre comer carnes e comer laticínios ou outros produtos animais. Os animais explorados na indústria de laticínios vivem mais tempo do que os que são usados por sua carne, mas são mais maltratados durante suas vidas e acabam indo parar no mesmo matadouro, depois do quê consumimos sua carne do mesmo jeito. Há provavelmente mais sofrimento num copo de leite, ou num sorvete, do que num bife. E qualquer um que pensar que um ovo — mesmo o que vem das chamadas “galinhas soltas” — não é produto de um sofrimento tão horrível quanto a carne não conhece muito bem a indústria de ovos.
Se uma pessoa pára de comer carne, mas, como resultado disso, passa a comer mais laticínios ou ovos (como fazem muitos “vegetarianos”), ela pode estar na verdade aumentando o sofrimento." - Gary Francione

Para mais informações:
http://www.gato-negro.org/content/view/60/48/

Informações sobre vegetarianismo, veganismo, direitos dos animais, etc:
http://www.guiavegano.com/artigos/index.html
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 21:39
hmm tendi , bacana brigadão :)
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 21:50
Ecobiker, como sempre muito exclarecedor!
apenas algumas indagações...
 
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

 
...O ovo-lacto-vegetariano (vegetariano) estende sua ética somente à alimentação...

 
esta afirmação depende do ponto de vista. Pois até mesmo veganos, ao não produzirem seu proprio alimento, caem na contradição desta afirmação. Ora, vc não consome NADA de origem animal, Ok até ai tudo bem, entretanto a pessoa que cultivou o alface que vc come, CONSOME e EXPLORA animais na sua cadeia produtiva. e ai? será que efetivamente estendemos a ética ou então os modelos, quaisquer que sejam, possuem contradições?
 
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

 
...Um vegan é aquela pessoa que além de não se alimentar de nenhum produto de origem animal (carne, ovos, leite, queijo, mel, gelatina, etc), ele não consome qualquer subproduto de animais, como a lã e couro, e evita o consumo de produtos de empresas que exploram ou fazem testes com animais....

 
No final da frase, onde está escrito "...e evita o consumo..." está parte deve ser substituído, por coerência, por: "...e NÃO consome..."
Pois se não há diferença significativa entre comer carne e comer laticínios, também não deve existir diferença significativa entre consumir produtos de empresas ou pessoas que testam ou consomem animais na sua cadeia produtiva. certo?
 
 
té+
 
ABRAÇO
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:06
tá eu usei o termo ética nessa parte de forma errada, sorry...

Bom, como eu disse há muitos posts atrás, veganismo NUNCA vai ser purismo, lembra? Pos mais que tentemos evitar o sofrimento, aidna sim colaboraremos com algum tipo de sofrimento. Eu citei exatamente sobre isso (da alimentação com vegetais) em posts ateriores...

Mas como eu (acho que) já disse, nós podemos optar por mais, ou menos sofrimento, exploração, destruição, etc, e o veganismo é uma forma de evitar isso, na medida do que podemos.

Agora, sobre o que você disse:
"Ora, vc não consome NADA de origem animal, Ok até ai tudo bem, entretanto a pessoa que cultivou o alface que vc come, CONSOME e EXPLORA animais na sua cadeia produtiva. e ai? será que efetivamente estendemos a ética ou então os modelos, quaisquer que sejam, possuem contradições?"

Só posso dizer novamente: nós podemos optar por uma dieta e estilo de vida MAIS, ou MENOS danosos às outras formas de vida ao nosso redor.
Eu estou direcionando minha vida pra uma vida bem mais livre dessas coisas, cultivando meu proprio alimento com técnicas de agroecologia e permacultura e por aí vai. Até não fazer isso, eu prefiro diminuir ao máximo minha colaboração seja com destruição, mortes etc...

Outra coisa (eu realmente tento manter as quotes nas mensagens, mas aqui comigo nunca funcionou "esses quadradinhos brancos"):

Você disse:
"No final da frase, onde está escrito "...e evita o consumo..." está parte deve ser substituído, por coerência, por: "...e NÃO consome..."
Pois se não há diferença significativa entre comer carne e comer laticínios, também não deve existir diferença significativa entre consumir produtos de empresas ou pessoas que testam ou consomem animais na sua cadeia produtiva. certo?"

Discordo. Por isso disse EVITA, veganismo é uma TENTATIVA. Pra mim é o minimo que eu posso fazer, e dentro das minhas possibilidades, eu sempre que PUDER ESCOLHER consumir o produto de uma empresa, eu ficarei com a empresa que mata menos animais, que explora menos animais, que planta mais árvores, e por aí vai... É O MINIMO que eu posso fazer.

Não quer dizer que vou restringir minha vida a isso somente, estou falando que a escolha é nossa.


"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:26
DEFINIÇÕES SOBRE VEGANISMO (a base sempre é a mesma):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo

http://www.guiavegano.com/nutricao/george/veganismo.html

http://www.veganos.org/

http://www.vegans.com.br/veganismo.htm

http://veganismo-brasil.blogspot.com/

Não é uma questão de quem tem o melhor ou pior argumento, quem fala mais ou quem fala menos, quem debate mais ou menos.

No fim é tudo uma questão de ESCOLHAS que podemos fazer para buscar uma vida mais saudável e mais ética.

No mais, convido a tod(a)s a assistirem ao maravilhoso documentário Home (ainda sem legendas em português no YouTube):
http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:36
Originalmente postado por ecobiker ecobiker escreveu:

tá eu usei o termo ética nessa parte de forma errada, sorry...

Outra coisa (eu realmente tento manter as quotes nas mensagens, mas aqui comigo nunca funcionou "esses quadradinhos brancos"):
 
 Ecobiker na msg da pessoa que vc quiser copiar os quotes, tem citação clica ali, ai vai vir todo o texto da pessoa branquinho, vc pode separar as partes que te interessa colocando [ quote]  no inicio e/ou com / dentro do colchete final [ / quote ]
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:38
eh mas aqui nunca funcionou, como eu disse...
fica totalmente errado.... fica um quadrado branco cheio de defeitos saca... deixa queto hehehehe

mas valeu mesmo assim ^^
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:43
concordo com a questão da opção de minimização dos danos... plenamente!
 
Mas se então vc discorda do ponto em que coloquei "...não consome...", então o veganismo também é limitado, assim como quem consome laticínios ou usa produtos testados, etc. Ou seja, ovo-lacto, vegan, e outras correntes de pensamento também são tentativas, como vc coloca, e isto deve ser muito claro! Digo isto por conta de alguns que se colocam como "superiores" (não é teu caso), apenas por levar uma vida vegan e achar os onivoros, ovo-lacto, lacto, etc "inferiores", mas sem pensar muito na práxis.
O que não curto neste tipo de discussão é a frente de que o veganismo é "melhor" que outras correntes... não creio nisso, mas com certeza é a que está mais sintonizada com a libertação animal.
 
os quadradinhos brancos, vc clica em "citação de" e abre uma caixa que sempre começa por: [ QUOTE= nick do forista] e termina com [/ QUOTE] sem os espaços...
té+
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:45

ops, não tinha visto a resposta da Simone CWB

Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 22:56
Mario, novamente...

Olhe ao seu redor... por favor.. veja o mundo em que vivemos... olha aonde chegamos... nem se quiséssemos viver numa ecovila, ficariamos livres de crueldade, de morte e destriução...

Eu vejo tudo como uma busca, um direcionamento das nossas vidas para algo melhor... tanto veganismo como ovo-lacto vegetarianismo, como onivorismo, todos possuem suas falhas...

Mas a questão como já estou ficando redundante de tanto falar (porque realmente é isso que dá pra falar) é o que podemos fazer, no nosso dia-a-dia, na medida do que nos é possivel, para construir algo melhor, ou pelo menos minimizar nossa cota de danos às outras formas de vida (animal, vegetal, etc etc)

Encaramos escolhas o tempo todo, e temos o poder de decidir que caminho seguirmos...

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2009 as 23:31
Quanto a ser redundante, eu já entendi, tanto que me coloquei plenamente a favor. Ok?
não questiono se o veganismo é a saída ou não... trata-se de uma opção pessoal e ponto.
 
Apenas argumentei só para deixar BEM claro que ser vegetariano ou vegan não torna ninguém melhor ou pior. Pois sempre tem a corrente de ser "mais" que os outros e isso eu discordo totalmente! são sempre apenas ponto de vista que distoam.
Só para reinterar, veganismo não é "melhor" que outras correntes, mas com certeza é a que está mais alinhada com a libertação animal.
 
abraço e muito bom papo contigo.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
DeutschBiker Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jun 2009
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeutschBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2009 as 05:15
Sou novo aqui no fórum e essa será a minha primeira mensagem.
 
Estou contente com a sensatez e equilíbrio da ecobiker no tema do vegetarianismo. Entre veganismo e ovo-lacto já são 3 anos que estou seguindo e devo confessar que cheguei a ser muito radical, ao ponto de não conseguir "conviver" com pessoas "carnívoras", nem tolerar mais as piadinhas e a ignorância alheia. Com o tempo notei que o melhor caminho é a transmissão da informação, e cabe aos outros optar ou não. Até a minha namorada está levando bem a idéia de nunca mais comer carnes(aparentemente de boa fé).Tongue
 
Apesar de ser uma escolha individual, eu vejo que o vegetarianismo é um dever COLETIVO a longo prazo, pois não haverá sustentabilidade do estilo de vida que se está gerando no planeta se continuar tudo como está. Para as pessoas que questionam o argumento "pró-animais" ou da sua própria saúde, ao menos deveriam relevar a questão do meio ambiente, afinal acredito que qualquer pessoa queira o bem para os seus iguais, a sua comunidade, os seus descendentes, que terão que viver no Planeta Terra. Se formos prolongar o tema chegaremos à discussão do próprio sistema capitalista que é um sistema em crise, do qual a alimentação enraizada da carne faz parte, assim como o uso do automóvel poluidor, o consumismo desenfreado, etc.
 
Esses temas denotam mudanças de mentalidades que devem levar mais algumas gerações para se modificar socialmente. Afinal, não bastou acabar com o escravismo para a mentalidade de senhor do engenho acabar, na verdade ela continua inclusive hoje, o que seria os banqueiros senão modernos senhores de engenho?
 
Descupem ter viajado demais mas devo ter me empolgado para meu primeiro post.Big smile
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2009 as 04:02
Originalmente postado por DeutschBiker DeutschBiker escreveu:

Sou novo aqui no fórum e essa será a minha primeira mensagem.
 
Estou contente com a sensatez e equilíbrio da ecobiker no tema do vegetarianismo. Entre veganismo e ovo-lacto já são 3 anos que estou seguindo e devo confessar que cheguei a ser muito radical, ao ponto de não conseguir "conviver" com pessoas "carnívoras", nem tolerar mais as piadinhas e a ignorância alheia. Com o tempo notei que o melhor caminho é a transmissão da informação, e cabe aos outros optar ou não. Até a minha namorada está levando bem a idéia de nunca mais comer carnes(aparentemente de boa fé).Tongue
 
Apesar de ser uma escolha individual, eu vejo que o vegetarianismo é um dever COLETIVO a longo prazo, pois não haverá sustentabilidade do estilo de vida que se está gerando no planeta se continuar tudo como está. Para as pessoas que questionam o argumento "pró-animais" ou da sua própria saúde, ao menos deveriam relevar a questão do meio ambiente, afinal acredito que qualquer pessoa queira o bem para os seus iguais, a sua comunidade, os seus descendentes, que terão que viver no Planeta Terra. Se formos prolongar o tema chegaremos à discussão do próprio sistema capitalista que é um sistema em crise, do qual a alimentação enraizada da carne faz parte, assim como o uso do automóvel poluidor, o consumismo desenfreado, etc.
 
Esses temas denotam mudanças de mentalidades que devem levar mais algumas gerações para se modificar socialmente. Afinal, não bastou acabar com o escravismo para a mentalidade de senhor do engenho acabar, na verdade ela continua inclusive hoje, o que seria os banqueiros senão modernos senhores de engenho?
 
Descupem ter viajado demais mas devo ter me empolgado para meu primeiro post.Big smile
 
Voce disse tudo, DeutchBiker, sensatez e equilibrio são fundamentais.
Como foi dito acima, concordo que o veganismo seria o melhor, também gostaria de chegar lá, mas tenho de conviver com o mundo.
Por exemplo, em meu local de trabalho, tem um restaurante industrial, com três opções:
refeição "normal", dieta, ou light.
A "normal" é aquilo que todos conhecem, a light vem com presuntos, peito de peru, etc, e a diet vem com queijo branco ou ovo cozido...
Tento progredir conforme posso, ovo não pego faz tempo, minha cota de queijo já caiu para menos de metade, quase zerandoBig smileBig smileBig smile
Em casa, minha esposa era mais carnivora, mas aos poucos está conhecendo e aceitando melhor a minha opção, muitas vezes é comida vegetariana em nossas refeições, e quando posso, procuro leva-la para experimentar outras coisas em restaurantes vegetarianos, e ela está gostando... quem sabe mais com um pouco de tempo, chegamos lá.
Estou conseguindo isso aos poucos, sem conflitos, então com o tempo acho que algo está melhorando no geral... com informação e convivio pacifico... por enquanto essa é a saída.
 
Existe uma dificuldade das pessoas em aceitar o novo, as vezes só quando é tarde demais...
se permitem uma sugestão de leitura, para complementar o que já foi exposto mais acima, aqui vai:
 
Quanto a opções de sofrimento, vi que existem até mesmo vegetarianos, ou vegans, que consideram o dilema do ovo e da galinha, isto é, só se alimentam de produtos que não envolveram o sofrimento de uma planta, por exemplo, para obter palmito, uma árvore inteira tem de ser cortada, enquanto para obter frutos, isso não acontece, e assim por diante... quantos graus de compreensão temos...ClapClapClap incrivel, não?
Voltar ao Topo
ecobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Brasil
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ecobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2009 as 11:39

Citar
Quanto a opções de sofrimento, vi que existem até mesmo vegetarianos, ou vegans, que consideram o dilema do ovo e da galinha, isto é, só se alimentam de produtos que não envolveram o sofrimento de uma planta, por exemplo, para obter palmito, uma árvore inteira tem de ser cortada, enquanto para obter frutos, isso não acontece, e assim por diante... quantos graus de compreensão temos...ClapClapClap incrivel, não?]


Então, para obter o palmito não somente uma árvore deve ser cortada!!

Estamos diante de um problema mais sério do que imaginamos quando levantamos o assunto do consumo de palmito.

Grande parte do palmito comercializado vem da palmeira Juçara (Euterpe edulis) proveniente da Floresta Amazônica e Mata Atlântica, extraído ilegalmente. Para chegar até os locais de grande concentração dessa espécie, eles precisam desmatar toda a vegetação que encontram pelo caminho, deixando somente um rastro de destruição por trás. Além disso, o processo envasamento do palmito ilegal não possui nenhuma condição básica de higiene. Os palmiteiros usam água de córregos locais para envasarem os palmitos, que são colocados em recipientes reaproveitados e não esterilizados (já ocorreram casos de intoxicação por botulismo, alguns seguidos de morte).
Não só a floresta perde com essa extração, pois a juçara está na base da cadeia alimentar de dezenas de aves e mamíferos que se alimentam exclusivamente dos seus frutos.

Vale ressaltar que o palmito não possui valor nutricional algum, seu consumo se dá somente pelo seu gosto, um puro prazer do paladar.

Já tentaram cultivar a Juçara em fazendas, mas ela se torna presa fácil para os palmiteiros, que invadem as fazendas pra roubar o palmito.

Existe também o consumo do palmito de açaí, que além de ser extrativista também, é bem menos lucrativo que o consumo da polpa do seu fruto que através do manejo sustentável gera renda às famílias dessas regiões.

A única opção pra quem não abre mão do paladar é o palmito de pupunha, que desestimula o consumo extrativista do palmito, mas é difícil acompanhar sua procedência.

Portanto na dúvida, é melhor não comer. É melhor abrir mão do paladar do que colaborar com a futura extinção de uma espécie arbórea.

> Em Janeiro de 2005, o ambientalista Dionísio Ribeiro foi assassinado na Reserva do Tinguá (RJ) - ele vinha denunciando a extração ilegal de palmito, além da caça de animais silvestres na região.
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." - Clarice Lispector
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2009 as 02:18

ecobiker, sobre ao palmito, como sempre voce foi direto no ponto, parabéns!

sobre o palmito, corrigindo: não só sofrimento, mas destruição!
 
para o pessoal, aqui tem mais uma noticia:

 

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3852849-EI8147,00-Vegetarianos+tem+menor+risco+de+desenvolver+cancer.html

e outras mais:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/cluster/2008/05/s_amazonia.shtml



Editado por jgur - 02 Jul 2009 as 02:19
Voltar ao Topo
DeutschBiker Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jun 2009
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeutschBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2009 as 08:00
Originalmente postado por jgur jgur escreveu:

Quanto a opções de sofrimento, vi que existem até mesmo vegetarianos, ou vegans, que consideram o dilema do ovo e da galinha, isto é, só se alimentam de produtos que não envolveram o sofrimento de uma planta, por exemplo, para obter palmito, uma árvore inteira tem de ser cortada, enquanto para obter frutos, isso não acontece, e assim por diante... quantos graus de compreensão temos...ClapClapClap incrivel, não?
Pois é. A questão da alimentação é muito discutivel sobre ovo, galinha...mas é relativizado quando se fala de uma situação em que a galinha vive livremente e não bota ovo na base de drogas e nem presa numa gaiola minúscula... alem disso o ovo é algo que não sente "dor", o que seria mais tolerável(eu penso assim pelo menos). Tambem há a questão dos agrotóxicos nos vegetais de mercados...o mel que, em certos casos, abelhas são drogadas na produção... É um tema interminável...
Mas o importante é saber que tudo não se resume apenas a alimentação, o vegan consciente vai muito alem, começa a descobrir outras várias nuances de exploração animal da mentalidade obsessiva antropocentrica. De minha parte posso comentar que já reclamei com funcionários de parque ecológico por causa de péssimas condições dos animais. Já ajudei abrigos de animais com rações(de fato eu apenas adoto cachorros, é um absurdo comprar animais quando tem tantos abandonados em qualquer esquina). Já até reprendi minha mãe por ter comprado um sofá de couro... entre outras situações que vão se deflagrando no dia a dia. Tento ter uma participação ativa na conscientização, no protesto, na "luta" do veganismo, que espero que um dia se torne maior e mais organizada no Brasil, como está sendo nos paises mais desenvolvidos.
 
Falando em links, é bem interessante um debate sobre vegetarianismo que ocorreu na MTV(acho uma futilidade esse canal, mas nisso mandaram bem):
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2009 as 22:24

Retornando ao tópico, realizei nestas férias suínas um ciclotour muito legal onde, mais uma vez, esta demonstrado que a opção vegetariana não atrapalha em nada.

para ilustrar, fotografei o rango q eu levei para a viagem...
Obs: não alimentei apenas do q esta na foto (sempre que dava, comia em restaurantes em bom prato de arroz com feijão...)
 
segue:
 

2 pacotes de macarrão de preparo rápido, castanha do para, banana passa, molho de tomates com cogumelos, açucar, melado, damasco, 3 latas de carnes vegetais, 2 caixas de creme de soja, 1 seleta de legumes, 1 lata de feijão preto, 1 lata de doce de soja, óleo, sal, tamaras, muitas barras de cereais, castanha de caju, pera, amendoim, semente de abobora, leite de soja em pó, figo e uvas passas.
 
é isso ai.
 
abraço
 
o referido pedal está em:
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
LisaFC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2021
España
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LisaFC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2021 as 17:44

O começo é difícil, mas você não se arrependerá de ter escolhido uma dieta vegetariana. Comecei a consumir  https://www.zumobatido.top/ - smoothies de frutas e depois mudei gradativamente minha dieta até hoje não consumir carne nem derivados de origem animal.

Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X