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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2016 as 22:23
Parabéns, Fabio Hering!

Muito bom seu relato!
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fahering Ver Drop Down


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MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fahering Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2016 as 17:08
Valeu Eduardo! Obrigado pelas suas dicas de sempre!

Aproveito para deixar aqui a referencia das peças é montagem do rd m800 da
http://si.shimano.com/php/download.php?file=pdf/ev/EV-RD-M8000-3859.pdf
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DF
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Empurra Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 10:22
Eu fiz um up grade na minha carve 2013
Andava com relação 2x10 ( 22/36)

Migrei para o XT 2x11

11,40 /26,36

Trocas precisas mais senti um pouco a diferença ao usar a coroa 26.
Tava chegando mais destruido no final das t6rilhas.
Gosto de pedais longos  com ganho de elevação consideráveis. 
Fiz o pedido da cora de 24t e espero ter um melhor  desempenho.
Assim que fizer o teste faço  as minhas observações afim de contribuir também com algumas informações que possa ser útil a outros.
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 15:55
Empurra Bike,

Na Spz Carve 2013, as coroas são 36-22 com cassete 11-36:

https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713

No 2 x 10v, a marcha mais leve era 22/36 = 0,611

No seu 2 x 11v, a marcha mais leve é 26/40 = 0,650

Quanto MENOR for a relação de marcha (número de dentes da coroa dividido pelo do cassete), MAIS LEVE será a marcha.

Portanto, a marcha da sua antiga relação 20v é mais leve do que a atual 22v.

Com a coroa menor de 24 dentes a sua marcha mais leve ficará 24/40 = 0,600. Desta forma, seu problema estará resolvido.

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DF
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Empurra Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 17:37
[QUOTE=furukawa]Empurra Bike,

Na Spz Carve 2013, as coroas são 36-22 com cassete 11-36:

https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713

No 2 x 10v, a marcha mais leve era 22/36 = 0,611

No seu 2 x 11v, a marcha mais leve é 26/40 = 0,650

Quanto MENOR for a relação de marcha (número de dentes da coroa dividido pelo do cassete), MAIS LEVE será a marcha.

Portanto, a marcha da sua antiga relação 20v é mais leve do que a atual 22v.

Com a coroa menor de 24 dentes a sua marcha mais leve ficará 24/40 = 0,600. Desta forma, seu problema estará resolvido.



Furukawa,

Exatamente isso.
Fiz os cálculos baseado nos conhecimentos de vcs.
Daí vi que ficaria parelho como a 22.
Acho que chegarei mais inteiro.

A 26 vou deixar na reserva
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2016 as 22:08
Originalmente postado por fahering fahering escreveu:

Valeu Eduardo! Obrigado pelas suas dicas de sempre!

Aproveito para deixar aqui a referencia das peças é montagem do rd m800 da
http://si.shimano.com/php/download.php?file=pdf/ev/EV-RD-M8000-3859.pdf


https://www.youtube.com/watch?v=zGdkAE_y_aE
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furukawa Ver Drop Down
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Em toda transmissão 30v, 27v, 22v, 20v, 18v e 11v, o importante mesmo é manter um bom chainline para que as trocas de marchas funcionem bem.

Busquei na internet e as formas de medição do chainline são confusas ou mesmo ruim. Por isso, fiz um esquema de medição usando paquímetro para saber quanto é esta medida nas minhas transmissões.




Por exemplo, na minha segunda bike (Crave preta) com 2x11v os valores são:
Dt = 70,9 mm
Ts = 35,0 mm
Ec = 10,5 mm (no caso é a largura total das 2 coroas)
chainline = 48,2 mm

Com 1x11v:
Dt = 69,2 mm
Ts = 35,0 mm
Ec = 3,6 mm
chainline = 49,9 mm

Se conferimos as medidas para o pedivela Shimano XT M8000, as especificações do fabricante são 48,8 mm para 2x11v e 50,4 mm para 1x11v.

Na minha próxima manutenção do movimento central vou acrescentar um espaçador de 0,5 mm no lado direito do pedivela para deixar de acordo com o especificado pela Shimano.


Editado por furukawa - 07 Mai 2018 as 15:25
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Mbomba Ver Drop Down
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Bom dia galera ,estou fazendo uma migração de 2x10 para 1x11, gostaria de saber se meu cambio traseiro xt m781 da certo para passar o k7 11x42 de 11v ,desde ja meh muito obrigado
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ftajiri Ver Drop Down


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melhor pegar o kit completo de 11v.. esse xt primeiro q é de 10v, segundo que não tem trava...como o 2x11 usa a corrente mais longa, ele precisa de mais sustentação, q se sem a trava pode comprometer o cambio a curto prazo 
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Mbomba Ver Drop Down
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Entendi muito obrigado pela ajuda,vou da uma pesquisada se compensa comprar o kit ou peças separada
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furukawa Ver Drop Down
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excelente link sobre transmissão por corrente para explicar o efeito poligonal, ou seja, quantidade mínima de dentes para um cassete:

https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php

Valeu Marcelook32 pela citação desta importante matéria!
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furukawa Ver Drop Down
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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

excelente link sobre transmissão por corrente para explicar o efeito poligonal, ou seja, quantidade mínima de dentes para um cassete:

https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php

Valeu Marcelook32 pela citação desta importante matéria!



Para facilitar a leitura acima ou caso o site seja apagado/modificado, vou postar aqui o assunto:


Número mínimo de dentes:

Existem quatro importantes vantagens em uma transmissão por corrente que derivam diretamente do número de dentes da engrenagem menor. Estas vantagens são: o fluxo suave e uniforme de potência, ausência de ruídos na operação, alta eficiência e longa durabilidade. O motivo para que estas dependências ocorram é o fato de a corrente formar um polígono sobre a engrenagem. Desta forma, quando a velocidade da engrenagem for constante, a velocidade da corrente (devido a sua configuração de múltiplos lados, representados pelos passos da corrente, em sua trajetória ao redor dos dentes da engrenagem) fica sujeita a uma variação cíclica regular. Esta variação cíclica se torna menos visível quando a trajetória da corrente aproxima-se o mais perto possível de círculo verdadeiro, e por isso, torna-se desprezível para a maioria de aplicações em que, o nº de dentes da engrenagem exceda a 19. Os efeitos desta variação cíclicos são mais bem demonstrados no caso de uma engrenagem com nº absolutamente mínimo de dentes, ou seja, 03. Neste caso para cada volta da engrenagem, a corrente fica submetida a um ciclo trifásico, combinando cada fase com o engrenamento de um único dente. Assim que o dente engrena, para cada 1/6 da rotação, a distância efetiva (ou raio de acionamento) do centro da engrenagem a corrente é gradualmente dobrada; para a restante sexta parte de rotação, ela retorna para sua posição original. Desta forma, como a velocidade linear da corrente relaciona-se diretamente com o raio efetivo da transmissão da engrenagem, a velocidade da corrente flutua em 50% por seis vezes durante cada rotação da engrenagem.






Gráfico de transmissão

Conforme indica o gráfico, a porcentagem de variação da velocidade cíclica diminui rapidamente, conforme se adicionam mais dentes. Portanto, com uma engrenagem de 19 dentes, esta variação de velocidade cíclica é desprezível. Por conseguinte, recomendamos que as engrenagens utilizadas em aplicações normais de transmissão, funcionando desde velocidade médias até máximas, não tenham menos do que 19 dentes.






Além da variação cíclica, existem também fatores adicionais que afetam transmissões com números pequenos de dentes na engrenagem menor. Ao diminuir o número de dentes, o engrenamento se torna mais duro e a potência se dissipa entre o impacto e a fricção; surge uma vibração do lance suspenso da corrente por auto-excitação, e a vida útil da corrente se reduz drasticamente com o ângulo de articulação da junção. Existem, entretanto, aplicações onde a economia de espaço é necessidade vital de projeto, e as condições de velocidade/potência são tão conservadoras que as desvantagens do número limitado de dentes (ou seja, abaixo de 17) permanecem discretas para que uma transmissão compacta e satisfatória seja possível, como por exemplo, máquinas de oficina, transmissões operadas a mão, mecanismos, etc.
As condições limites com carga permanente, para utilizar um número pequeno de dentes são como segue:

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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Na quarta corrente nova, o cassete Shimano XT M8000 11-42 ficou ruim de usar no cog 11, a corrente pula demais se forçar! O cassete está com aproximadamente 5.000 km

Hoje instalei o cassete Sunrace MX8 11-42:





Testei num pedal em grupo e a subida para os 3 maiores cogs está ruim com a corrente Shimano HG701 de 260 km usados que até então funcionava perfeitamente no cassete XT M8000, com exceção do cog 11! Incomodou bastante nas subidas em que precisa usar os cogs 32, 36 e 42.

Comprei uma corrente nova KMC X11.93 para poder usar bem no novo cassete Sunrace MX8 11-42.

Editado por furukawa - 17 Mai 2018 as 23:12
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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5mil e 4 correntes ? Preju ein...
E o desgaste da coroa como está nesse tempo ?
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furukawa Ver Drop Down
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

5mil e 4 correntes ? Preju ein...
E o desgaste da coroa como está nesse tempo ?


Conversei com outras pessoas que também usam o cassete XT M8000 e realmente dura pouco mesmo, infelizmente!

Foi por isso que resolvi testar o cassete Sunrace MX8 11-42 que por sinal é mais barato mas não é tão bem feito e preciso como o Shimano XT M8000.

Até pouco tempo atrás usava coroa 36 FSA de 10v mas troquei por um Shimano M617 de 36 10v que ficou perfeito! A coroa FSA deixava um vão grande com a coroinha 24 e várias vezes a corrente enroscava no meio, com a coroa 36 M617 acabou este problema!

Editado por furukawa - 17 Mai 2018 as 23:44
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Bol Gola Ver Drop Down
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Putz. Lendo e aprendendo. Estava cogitando usar um cassete Shimano M8000 quando o meu Sunrace acabar, mas depois de ler aqui, vou considerar um Sram NX 11-42.
Furukawa, o Sunrace que tenho veio com os cogs avulsos empenados (os dois menores) e as marchas não entravam direito além de fazer aqueles tec tec de câmbio mal regulado. Removi os cogs menores e reaproveitei do meu velho HG50. Não pula nenhum dente mesmo com a corrente com quase 2500km (é uma HG95 - uso 1x10) mas reconheço que algumas marchas demoram mais para mudar no cassete Sunrace do que no meu antigo HG50.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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ftajiri Ver Drop Down


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abandonei as correntes shimano de 11v.. duram nada e caem da coroa narrow ao menor desgaste.. 

uso corrente sram da mais basica e tem aguentado melhor q a shimano.. 
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furukawa Ver Drop Down
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Para se ter noção de como fica ruim a combinação de um cassete novo Sunrace com corrente Shimano, fiz o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jrdqyVHdm3Q


Para resolver o problema, misturei as partes boas do cassete velho Shimano XT M8000 (os 6 maiores cogs agrupados em 2 blocos) com os 5 menores cogs do cassete novo Sunrace MX8 11-42. Ficou bom conforme o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MMSFgYBZAzE


A foto da combinação é:

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ftajiri Ver Drop Down


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se a salada resolveu o problema.. ta bão ue.. kkkk 

mas corrente shimano nunca mais 
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furukawa Ver Drop Down
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Esse assunto foge do tópico mas vou usar para divulgar um novo upgrade para 1x11v da minha transmissão.

Comprei cassete Sunrace MX80 11-50, corrente KMC X11.93 116 links, e alongador de gancheira Gantech (link abaixo). Já tinha comprado antes uma coroa 34 NW Nottable.

https://www.gantechgancheiras.com.br/a005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~373~4~7~componentes~gantech---nacional

Ficou muito bom a transmissão com o alongador de gancheira Gantech (ele substitui a peça original do câmbio XT M8000, assim ele não abaixa ainda mais o cage que fica a menos de 15 cm do chão).

O incrível é que agora a corrente não cai mais do cog 50 ao girar para trás!










Editado por furukawa - 19 Set 2018 as 21:54
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dagspina Ver Drop Down


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Furukawa,

Estou inclinado a fazer o upgrade também, mas ainda reluto em fazer pois meu cambio é o XT M8000 GS, já estou a corrente, a coroa de 32 notablle, porém falta o alongador de gancheira e o cassete sunrace.

Já vi algumas pessoas que fizeram e não precisaram do alongador, será que é possível e ainda ter precisão na passagem de marchas nos cog menores.
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furukawa Ver Drop Down
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No meu caso, fui obrigado a usar alongador de gancheira sim, eu tentei regular o câmbio sem ele e simplesmente era um caos, funcionamento totalmente irregular, muito ruim. A descida da corrente era um desastre!

A Trek Superfly tem chainstay de 435 mm e uso coroa 34, meu câmbio é cage longo SGS e pelas fotos dá para notar que com cage médio a corrente abraçaria um pouco mais o cog 11.

No seu caso, com coroa 32 talvez nem precise usar todos os 116 links da corrente. Tem que ver como fica o sistema todo montado na sua bike.

Meses atrás montei para um amigo o mesmo cassete e corrente numa bike GT full suspension com coroa 32 NW com câmbio XT M8000 cage médio GS sem problema.

Então pode ficar tranquilo que dá certo. Monte a transmissão com o câmbio XT M8000 GS, corrente KMC nova e o cassete Sunrace. Tente regular o câmbio para ter a exata noção do funcionamento. Se estiver OK, então fica por aí.

Mas, se seu conjunto não funcionar bem e tiver problema na subida ou na descida da corrente no cassete, não perca tempo, leve numa loja que tenha alongador de gancheira e teste com ele na loja. Se funcionar bem, então compre ela. Foi exatamente assim que eu fiz.

Editado por furukawa - 18 Set 2018 as 17:01
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SrSky Ver Drop Down
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F. Beltrão
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To usando um cassete XT 11-46 com coroa 34 tem, não to muito satisfeito com as trocas de marcha, acho que isso esta ligado com a regulagem do b-tension, o angulo do cambio esta muito aberto, achei interessante esse seu alongador de gancheira, aparentemente seu cambio esta trabalhando mais fechado em um cassete 11-50 que o meu em um 11-46. 
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furukawa Ver Drop Down
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Quando se aperta muito o parafuso B-tension para jogar o câmbio para trás, prejudica muito o funcionamento dele.

Com este alongador de gancheira na horizontal, a corrente envolve bem o cog 11 e deixa a roldana guia bem próximo do cassete em todos os cogs, só senti um problema, para subir 3 ou 4 marchas de uma vez, principalmente os maiores cogs, a roldana guia não segue direito a rampa do cassete e faz um barulhão nessa mudança repentina. Então para subir, é importante subir um a um que é mais seguro.

Fora este pequeno problema de subir 3 ou 4 marchas de uma vez, esta solução de alongar o ponto de articulação de câmbio é impressionante. Ao girar a roda para trás no cog 50, a corrente não cai mais! No câmbio original, o cassete 11-42 faz a corrente cair fácil do cog 42.

Acho que mesmo usando um cassete 11-46, o alongador vai evitar o aperto em excesso do B-tension e assim melhorar as trocas de marchas.


Editado por furukawa - 19 Set 2018 as 00:40
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Jandira
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Obrigado Furukawa pela resposta.

Hoje eu uso 2x11, mas quando comprei essa relação ela era 1x11 e usei durante um tempo 11v, com cassete 11/46 e eu tive problemas da corrente cair do cog 46 ao girar para trás a corrente e não havia o que pudesse mais ser feito, pois a coroa já estava bem próxima do chainstay faltando muito pouco para raspar, não precisei usar alongador de gancheira.

Estou quase comprando o cassete 11/50 para voltar ao 1x11...


Update: comprei o cassete, falta agora o prolongador de
gancheira, de qualquerr forma vou deixar no jeito o prolongador, se eu não usar eu vendo depois.

Furukawa,

Esse prolongador de gancheira da gantech é específico para o câmbio XT e o xtr?
O que muda exatamente para os outros prolongadores?

Editado por dagspina - 19 Set 2018 as 17:42
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furukawa Ver Drop Down
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Para se ter noção exata do antes e depois, fiz vídeos.

O primeiro é com o câmbio XT M8000 SGS original, o funcionamento é ruim demais, impossível de se pedalar em condições reais:

https://www.youtube.com/watch?v=ygVJrtLQ2_0&t=21s



O segundo vídeo é com prolongador no mesmo câmbio XT M8000 SGS, funcionamento muito bom. Um fato importante é a corrente não cair do cog 50 ao girar para trás. Entretanto tem um problema, ao subir de uma vez 3 marchas, a roldana guia muito junto ao cassete não consegue acompanhar a rampa dele e "pipoca".

https://www.youtube.com/watch?v=TUz0T9IEj2U&t=5s




Editado por furukawa - 19 Set 2018 as 21:51
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Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Obrigado Furukawa pela resposta.

Hoje eu uso 2x11, mas quando comprei essa relação ela era 1x11 e usei durante um tempo 11v, com cassete 11/46 e eu tive problemas da corrente cair do cog 46 ao girar para trás a corrente e não havia o que pudesse mais ser feito, pois a coroa já estava bem próxima do chainstay faltando muito pouco para raspar, não precisei usar alongador de gancheira.

Estou quase comprando o cassete 11/50 para voltar ao 1x11...


Update: comprei o cassete, falta agora o prolongador de
gancheira, de qualquerr forma vou deixar no jeito o prolongador, se eu não usar eu vendo depois.

Furukawa,

Esse prolongador de gancheira da gantech é específico para o câmbio XT e o xtr?
O que muda exatamente para os outros prolongadores?


Sim, usei o prolongador Gantech específico para XT/XTR 11v

https://www.gantechgancheiras.com.br/a005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~373~4~7~componentes~gantech---nacional


Aparentemente os outros prolongadores funcionam em tamanho e posições diferentes:

https://www.gantechgancheiras.com.br/4_gantech---nacional_componentes_7



Editado por furukawa - 19 Set 2018 as 21:59
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2018 as 06:45
Alguém já viu ou encontrou um prolongador destes mais específico para os câmbios XT no Aliexpress ??
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Jandira
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Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Alguém já viu ou encontrou um prolongador destes mais específico para os câmbios XT no Aliexpress ??


Ontem eu procurei o prolongador mas não achei, eu estava pensando em comprar o cassete sunrace e o prolongador no aliexpress, mas a diferença de preço era pequena, acabei que por comprar no BR mesmo, o prolongador comprei igual a esse do furukawa, mas achei   o mesmo em outra loja, na gantech acabou.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 09:25
estou tendo um problema quanto ao alinhamento!

1x11, sendo 34t - 11-46

Vou tirar um tempo e medir, talvez ajustar o calco do centro para o outro lado, assim favorece a alta e cruza mais na baixa, mas se resolver a queda ao girar para traz, ta otimo!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2019 as 09:27
Errei o post, ignorem! ;D
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 08:15

Quando foi lançado a linha Deore M6100, M5100 e M4100 no começo de maio de 2020, fiquei animado com o cassete M5100 11-51 com seu escalonamento de marchas: 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51.

Chegou no mercado mas com preço alto devido à crise mundial do vírus Covid-19 e
a alta do dólar. Nas lojas locais o preço cobrado é acima de R$ 890, um absurdo mas, felizmente, achei no ML por R$ 683 e comprei.




Na minha Trek Superfly uso 1x11 desde setembro de 2018 com o cassete Sunrace MX80 cujo escalonamento é 11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50. Vai ser interessante comparar o escalonamento Sunrace x Shimano sendo este último com menores gaps e com aparente melhor construção e qualidade que deve resultar em melhor funcionamento.

Vou montar hoje mesmo para conferir e postarei mais informações.

Valeu!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 22:46

Com o cassete Sunrace MX80 11-50 com corrente KMC X11 118 elos e coroa 36 NW, a transmissão fica assim:




Montei agora a noite o cassete Shimano M5100 11-51 com a mesma corrente e coroa mas tive que fazer um leve recuo apertando o parafuso B-tension:


Na bancada senti um funcionamento melhor (no Sunrace dá umas falhas na subida da corrente em um dos cogs intermediários). Fiz um vídeo rápido para mostrar seu funcionamento:

https://youtu.be/7RTu8NYT-K4
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2021 as 18:32

Depois de 12.640 km no cassete Sunrace MX80 11-50, instalei o novo cassete Deore M5100 11-51 e tive que trocar o câmbio traseiro XT M8000 com goat link Gantech por não funcionar direito, instalei um novo câmbio M5100.

Instalei também uma nova corrente KMC X11 118 links que ficou por 1 link mais curta (a recomendação é deixar 4 links a mais; nessa corrente ficou com 3) na coroa 36 NW. Eu sei que tem corrente Shimano 11v de 138 links...

O funcionamento ficou ótimo:

https://youtu.be/bvb4FEqYOf0







Editado por furukawa - 24 Jun 2021 as 18:34
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2021 as 22:38
Furukawa, primeiramente gostaria de parabenizar e lhes agradecer por manter esse tópico vivo e atualizado por tanto tempo!

Ficam algumas dúvidas:

Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Eu fiz hoje a instalação na bike da minha namorada (bike que eu tenho usado mais do que ela). Mas ainda não deu nem tempo de testar efetivamente.
Abc!
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Fiz uma leve confusão aqui..
Sua relação é 1x12. Mas q minha pergunta foi mais no sentido da coroa única com K7 11-50.
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Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!


Obrigado pela menção!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

No cassete Sunrace MX80 11-50, eu usei somente 2 (duas) correntes KMC X11, a primeira durou 5.255 km e a segunda, 7.385 km. Uso lubrificante Squirt e a bike é usada exclusivamente para uso urbano em meus treinos. Tenho outra bike para trilha com 2x11.

Ontem dei um primeiro pedal para testar e gostei muito do escalonamento de marchas do cassete M5100. Fiz uma tabela abaixo para comparar o escalonamento de marchas de ambos os cassetes:



A montagem e regulagem do cassete e câmbio M5100 foi fácil e gostei bastante do funcionamento.

Com relação à 12v, minha opinião é que só vale a pena se for para usar com cog de 10, tipo um cassete 10-50 ou 10-51. Vejo muitas bikes com transmissão 12v mas com cog menor de 11 e nesse caso não tem vantagem em termos de range (variação da maior marcha para a menor) e exige o uso de um núcleo de roda específico para esse cog de 10: xD ou MicroSpline.

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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

Digitei errado, voltei para corrigir e digitei errado novamente, e então desisti! rs

Eu parti do 3X9, só foi viável ir para o 1X12 pq no caso da Sram, tem a opção de usar o mesmo freehub. Se não fosse o caso, realmente seria algo proibitivo.

O nosso uso aqui tbm vai ser muito urbano, então vou criar aqui a expectativa de uma longa duração do conjunto tbm. 


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Floripa
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Em junho de 2021 troquei uma corrente KMC X11 da minha bike Trek com 1x11 depois de 7.385 km (controlo pelo Strava). Uma anterior tinha durado 5.255 km. Em ambos os casos, a corrente chegou nos 0,5% de alongamento medido com a ferramenta Park Tool CC 3.2

Em novembro de 2021 troquei outra KMC X11 e que durou somente 2.356 km. Hoje vou trocar outra que durou somente 2.027 km.

Daí fiquei atento e descobri que essas 2 últimas correntes eram falsas e por isso duraram pouco.

A lubrificação é com Squirt e tenho sido rigoroso com a limpeza da transmissão.

Hoje chegou uma nova e que fiz uma busca atenta aos detalhes das fotos do produto antes de comprar. Consegui comprar no ML uma original e pelas fotos dá para ver a diferença entre uma original e uma falsa:

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Floripa
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Outra acontecimento que percebi é a falha no cassete M5100 11-51 que apresenta folga nos 3 maiores cogs e que são presos em 6 pontos na aranha de alumínio do cassete.

Esta folga está relatado em vários vídeos do Youtube e no ReclameAqui. É ou foi uma falha de fabricação que a própria Shimano admite. Na loja oficial da Shimano do ML fiz esse questionamente e eles disseram que resolveram.

Peguei uma ideia de um canal do Youtube onde se propunha eliminar a folga com algodão preenchendo o vão entre a aranha de alumínio e o cog 39 e depois endurecer o algodão com supercola. Fiz uma modificação: calcei um lado dessa folga com uma chapa de 0,3 mm dobrada para aumentar sua espessura em 0,6 mm e fiz uma cordinha de algodão passando por ela e entrando no resto do vão. Apliquei supercola no algodão para fixar ela no vão. Essa cordinha de algodão é para evitar que a chapa de 0,6 mm caia do seu local.



Editado por furukawa - 09 Fev 2022 as 16:33
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