Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v
    Postado: 12 Nov 2023 as 20:47

Na Soul Vesúvio resolvi testar o trocador de 11v Shimano XT M8000 na transmissão SRAM GX Eagle Lunar: cassete, câmbio e corrente (o trocador é o Shimano XT M8100 12v).

A subida da corrente vai bem mas a descida dela é problemática. Realmente isto quebrou minha ideia anterior que a puxada de corrente é a mesma nos trocadores de 11 e 12v.

Obs.: nessas desmontagens e montagens do cabo no câmbio traseiro SRAM GX Eagle, tive dificuldades de passar o cabo pela polia (REAR DERAILLEUR CABLE PULLEY), a rebarba dos fiozinhos dele emperravam nesse local. Tinha que empurrar na marra e no final um fiozinho do cabo ficava torto.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2023 as 17:26

No começo de julho deste ano comprei uma Soul Vesúvio com transmissão SRAM GX Eagle Lunar. Não gostei do trocador GX Eagle preso ao freio, não tem regulagem alguma de posição e a ergonomia das alavancas não me agradou. No mês passado mudei o trocador de marchas SRAM GX por um Shimano XT M8100 e funcionou legal na Vesúvio.

Com este trocador de marcha GX Eagle Lunar sobrando, resolvi testar na minha outra bike com cassete e câmbio de 11v Shimano M5100 para ver se funciona:

https://youtu.be/g6xYZIMqL30?si=CJ3cjc1duIFkmXZr
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2023 as 14:48

Hoje fiz a manutenção do freehub da roda Vzan Overland e, como tirei o cassete Shimano Deore M5100, resolvi testar como funciona o câmbio XT M8100 no cassete Sunrace MX80 11-51 mostrado aqui no dia 02 de abril.

https://youtu.be/_d_Od_w8NpY





O funcionamento é muito bom e nem fiz mudanças ou ajustes no câmbio.

Comprei esse cassete Sunrace como reserva e ainda vou usar o cassete Shimano M5100 até ele começar a patinar no cog 11 com uma corrente nova.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 15:18
Vlw pelo vídeo , é o que eu tinha imaginado mesmo.

É exatamente o mesmo lugar que deu problema no advent no vídeo que mostrei pro kamikaze.

Falei que o deore era um custo benefício melhor porque nunca tinha visto esse problema nele.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 14:45

Para mostrar onde é a folga do câmbio M5100 e o funcionamento do XT M8100 no cassete 11v 11-51, fiz um vídeo:

https://youtu.be/2ibwRJuYn94

Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 12:33
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

O Deore 5100 é o mesmo cambio 6100, só muda o grafismo gravado nele. De resto é igual. Funciona super bem com o cassete 11/51 do 5100. Até um XTR M9100 vai funcionar.

Eu já cogitei fazer esse downgrade pra ter as trocas filezinha num cassete original sem precisar trocar minhas rodas. Só comprava um trocador, cassete e corrente de 11v. Mas é mais em conta comprar cassete e corrente de 12v quando o meu for pro saco.


Tem muitas bikes novas ou não com 1x12 mas com cassete 11-50 ou 11-51 com núcleo de roda padrão HG para cog menor de 11 dentes.

Como fiz upgrade de transmissão de 9v, fez mais sentido partir para 11v com cassete Sunrace MX80 11-50 (setembro de 2018) e Shimano M5100 11-51 (junho de 2021).


Sim a minha mesmo uso Deore 12v com cassete HG 11/52 Sunshine, até funciona, mas depois que vc testa um cassete original vc percebe que o seu cassete chines quebra galho, mas o original é muito mais rapido e preciso. Agora com meu cassete já mais gasto percebo que os engasgos estão mais frequentes, principalmente pra descer a corrente. Já vou pra quase 7mil km com esse cassete. Vou deixar ele ir embora e por um Sunrace 12v 11/51.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 09:35
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

O Deore 5100 é o mesmo cambio 6100, só muda o grafismo gravado nele. De resto é igual. Funciona super bem com o cassete 11/51 do 5100. Até um XTR M9100 vai funcionar.

Eu já cogitei fazer esse downgrade pra ter as trocas filezinha num cassete original sem precisar trocar minhas rodas. Só comprava um trocador, cassete e corrente de 11v. Mas é mais em conta comprar cassete e corrente de 12v quando o meu for pro saco.


Tem muitas bikes novas ou não com 1x12 mas com cassete 11-50 ou 11-51 com núcleo de roda padrão HG para cog menor de 11 dentes.

Como fiz upgrade de transmissão de 9v, fez mais sentido partir para 11v com cassete Sunrace MX80 11-50 (setembro de 2018) e Shimano M5100 11-51 (junho de 2021).

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 09:26
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Deu folga por causa de alguma pancada ? Se foi só tempo de uso quanto roudou ?

Outro dia falei com o kamikaze da possibilidade de folga no advent tbm no corpo da embreagem e agora essa.


Não foi pancada, foi de uso intenso.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 08:55
O Deore 5100 é o mesmo cambio 6100, só muda o grafismo gravado nele. De resto é igual. Funciona super bem com o cassete 11/51 do 5100. Até um XTR M9100 vai funcionar.

Eu já cogitei fazer esse downgrade pra ter as trocas filezinha num cassete original sem precisar trocar minhas rodas. Só comprava um trocador, cassete e corrente de 11v. Mas é mais em conta comprar cassete e corrente de 12v quando o meu for pro saco.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2023 as 01:20
Deu folga por causa de alguma pancada ? Se foi só tempo de uso quanto roudou ?

Outro dia falei com o kamikaze da possibilidade de folga no advent tbm no corpo da embreagem e agora essa.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2023 as 23:36

Ontem chegou o câmbio traseiro XT M8100 do Aliexpress e já levei num mecânico de confiança para checar a autenticidade do produto. Ele olhou, mexeu, revirou e confirmou que é original.

Hoje retirei o Deore M5100 de 11v que apresentava folga nos pinos da articulação do local onde fica a embreagem do cage. Instalei o XT M8100 de 12v para funcionar com o cassete de 11v M5100 11-51.

Essa era minha grande dúvida, um câmbio de 12v funciona em 11v??? Sim, funciona perfeitamente depois de testar na bancada e num pedal de 60 km feito hoje.






Nota: o câmbio M5100 pesa 360 gramas
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2023 as 09:12
Eu instalei um XT 8100 pra um colega com um CSMZ901, ficou muito bom. Nada como o cassete original, mas as trocas ficaram boas e sem engasgos.

Eu pretendo, quando meu cassete Sunshine explodir, colocar um CSMZ903 pra rodar no meu Deore.

Eu ficava meio atrás com esses cassetes, pois o index dele é baseado no esquema da Sram, e realmente funciona que é um relógio nos Sram, mas no Shimano até então ficou bom tbm.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2023 as 20:50

O cassete anterior da Sunrace MX80 era 11-50 e eu tenho ele, seu peso é de 515 g.

Tem diferenças de construção no bloco dos cogs maiores e vou mostrar nas fotos abaixo.








Dá para ver que a fixação dos cogs maiores são bem diferentes. No modelo 11-50 não dá para ver os detalhes de como os cogs são presos na aranha enquanto que no modelo 11-51 dá para ver todos os rebites de fixação.

Há bastante rebites de fixação no 11-51 e isso parece garantir uma boa robustez ao cassete. Essa foi uma grande falha do cassete Shimano M5100 que apresentou vários casos de rebites que afrouxaram nos cogs maiores (eu tive esse problema no meu cassete que comprei logo no lançamento).



Editado por furukawa - 02 Abr 2023 as 23:23
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2023 as 11:47

Felizmente não.

Demorou um pouco para chegar pois a embalagem era muito grande, exageraram no cuidado. O produto veio dentro da caixa original da Sunrace.

Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2023 as 04:57
Foi taxado?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2023 as 21:06

Fiz uma montagem rápida para conferir se o cassete Sunrace funciona bem. Os espaçamentos entre os cogs são bons e a achei a qualidade de construção melhor do que o antigo MX80 11-50 que tenho na outra bike.

Voltei a montar o cassete M5100 pois quero ver até onde ele aguenta com uma corrente nova sem girar em falso no cog 11.


Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2023 as 15:14
Tenho um desse num grupo SLX, funcionando perfeitamente ! 

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2023 as 13:02

Chegou o cassete Sunrace MX80 11-51





Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2023 as 21:14

Na busca de um cassete mais leve, achei o novo Sunrace MX80 11-51 com o mesmo escalonamento do Shimano M5100 mas com peso menor, 519 g. Comprei um na Bikeinn e ele é assim:

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2023 as 15:51

Testei esse cassete ZTTO na minha outra bike com câmbio XT M8000 que funciona perfeitamente com cassete Sunrace 11-50 e também não funcionou direito.

O problema que vi nesse cassete ultraleve é o espaçamento entre os cogs, os maiores de alumínio são muito próximos e o há um grande entre os cogs 11 e 13. Por isso que não consegui regular o câmbio traseiro Deore M5100 e XT M8000 com esse cassete. Fiz o processo de devolução e reembolso na semana seguinte.

Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2023 as 12:25
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje a tarde abri uma disputa no Aliexpress solicitando estorno integral do pagamento feito do produto.

Fiz o vídeo acima para ajudar no processo de disputa. Espero conseguir.

Estorno do K7 ZTTO?
Não conseguiu alinhar com seu câmbio de 11v?
Tenho um colega q usa o de 12v com a corrente deles mesmo, não troca nada, usa até acabar tudo e troca o conjunto todo K7 + corrente, acho q falou algo em torno de 8k a 10k Km.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2023 as 09:58

Hoje, finalmente, o processo de reembolso da compra foi finalizado pelo Aliexpress.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2023 as 13:28




Até este momento, o processo de devolução e estorno do pagamento foram aceitos. No aguardo do código de devolução (pago por eles) para envio.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2023 as 22:31

Hoje a tarde abri uma disputa no Aliexpress solicitando estorno integral do pagamento feito do produto.

Fiz o vídeo acima para ajudar no processo de disputa. Espero conseguir.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2023 as 21:39

Nessa bike (Trek Superfly 6 de 2017), usei o cassete Shimano M5100 por 11.000 km sem problemas.

Testei depois na Spz Crave 2014 que tem câmbio traseiro M8000 SGS com prolongador de gancheira que funciona muito bem com um cassete Sunrace 11-50. Com o cassete ZTTO, tive muito problema de mudar do cog 11 para o 13 pois a distância da roldana guia é grande (no câmbio M5100 fica bem próximo). Nos cogs maiores, funcionou bem pois a roldana guia fica bem próxima aos cogs grandes.

Eu uso a espátula de limpeza da Pro para conferir a distância entre os cogs:



Notei que as distâncias entre os cogs do cassete ZTTO é bem irregular, os do cassete Shimano M5100 são bons.

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2023 as 19:40
Imagino que vc já conferiu o alinhamento da gancheira mais não custa perguntar.

Sei que vc é experiente aqui no fórum mais a gente sabe que 11v é mais sensível com gancheira empenada e 12 é mais que 11 , por ser apenas 1 ponto do cassete que tá com problema e o resto tá normal eu diria que isso é a primeira coisa a conferir.

Editado por misera - 18 Jan 2023 as 19:42
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2023 as 19:03

Para vocês entenderem o problema, fiz um vídeo com o cassete ZTTO 11-52 SLR2 e como ele funciona:

https://youtu.be/uAo20-ZWMyQ

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2023 as 14:58

Não! Com 118 estava comprido o suficiente e, pela foto que postei antes da corrente no cog 52, dá para notar que o cage está quase na vertical.

Quando estava com 118 elos, dava para soltar o parafuso b-tension e assim deixar a roldana guia bem próxima do cog 52. Isso "quebrava o galho" na troca de marcha pois foi o recurso que tive que usar para funcionar.

Com 116 elos, o parafuso b-tension não atua mais, com o parafuso totalmente recuado, ele está fora de contato com o batente da gancheira.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2023 as 14:17
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje modifiquei o comprimento de corrente da corrente KMC X11, de 118 foi para 116 elos. Tinha testado antes com uma antiga já gasta e achei que ficaria melhor mas infelizmente o funcionamento piorou a ponto de eu desistir de usar nessa bike.

Vou testar na outra bike que tem câmbio traseiro XT M8000 com prolongador de gancheira.

Infelizmente isso acontece.





E aumentar para 120 elos? não rolaria?
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2023 as 13:59

Hoje modifiquei o comprimento de corrente da corrente KMC X11, de 118 foi para 116 elos. Tinha testado antes com uma antiga já gasta e achei que ficaria melhor mas infelizmente o funcionamento piorou a ponto de eu desistir de usar nessa bike.

Vou testar na outra bike que tem câmbio traseiro XT M8000 com prolongador de gancheira.

Infelizmente isso acontece.




Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2023 as 16:30

Já vi um caso semelhante no Youtube onde se recomendou a aproximação da roldana guia ao maior cog do cassete:

https://www.youtube.com/watch?v=Sm7jUv4LQO8

No tempo de 8:04 do vídeo, é comentado essa questão.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2023 as 16:14
 Acredito  que se você colocar roldanas ligeiramente maiores isso aí se resolverá.


Precisará adicionar um par de elos na corrente mas não é um problema.


Editado por hug0.dts - 14 Jan 2023 as 16:17
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2023 as 15:51

A regulagem do câmbio M5100 para funcionar no cassete ZTTO SLR 11-52 foi um pouco complicado.

Tive que aproximar a roldana guia bem próxima ao cog 52 no parafuso b-tension. No cassete anterior, Shimano M5100 11-51, usava a marcação do cage e assim a roldana guia ficava mais afastada do cog 51.

Foi necessário aproximar a roldana guia do cog 52 para que a corrente descesse para os 3 cogs menores (bloco de alumínio usinado). Nos cogs de aço não havia problema!!! A subida da corrente ocorre de forma legal em qualquer condição.

Com a roldana guia bem próxima aos cogs, as subidas de marcha devem ser feitas uma a uma, infelizmente isso é necessário. Esse é um inconveniente a se conviver para usar esse cassete.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2023 as 12:04

O cassete Shimano M5100 11-51 de 11 velocidades está com 11.000 km e continua a funcionar bem mesmo com uma corrente nova KMC X11 instalada semana passada. As correntes anteriores foram substituídas ao chegar 0,5% de alongamento no gabarito ParkTool CC3.2.

Vale destacar que uma corrente ORIGINAL (ver diferença na foto publicada anteriormente neste tópico) KMC X11 de 118 links combinada com uma coroa 36 NW durou mais de 5.000 km até chegar ao 0,5% de alongamento.

Eu estava incomodado com o peso do cassete Shimano M5100 e seu funcionamento é Ok mas não tão bom quanto um XT M8000 11-42 que funcionava igual um relógio. Então resolvi comprar um ZTTO SLR 11-52 11v pois um amigo meu comprou e gostou.



Editado por furukawa - 14 Jan 2023 as 16:04
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2022 as 16:29

Outra acontecimento que percebi é a falha no cassete M5100 11-51 que apresenta folga nos 3 maiores cogs e que são presos em 6 pontos na aranha de alumínio do cassete.

Esta folga está relatado em vários vídeos do Youtube e no ReclameAqui. É ou foi uma falha de fabricação que a própria Shimano admite. Na loja oficial da Shimano do ML fiz esse questionamente e eles disseram que resolveram.

Peguei uma ideia de um canal do Youtube onde se propunha eliminar a folga com algodão preenchendo o vão entre a aranha de alumínio e o cog 39 e depois endurecer o algodão com supercola. Fiz uma modificação: calcei um lado dessa folga com uma chapa de 0,3 mm dobrada para aumentar sua espessura em 0,6 mm e fiz uma cordinha de algodão passando por ela e entrando no resto do vão. Apliquei supercola no algodão para fixar ela no vão. Essa cordinha de algodão é para evitar que a chapa de 0,6 mm caia do seu local.



Editado por furukawa - 09 Fev 2022 as 16:33
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2022 as 19:47

Em junho de 2021 troquei uma corrente KMC X11 da minha bike Trek com 1x11 depois de 7.385 km (controlo pelo Strava). Uma anterior tinha durado 5.255 km. Em ambos os casos, a corrente chegou nos 0,5% de alongamento medido com a ferramenta Park Tool CC 3.2

Em novembro de 2021 troquei outra KMC X11 e que durou somente 2.356 km. Hoje vou trocar outra que durou somente 2.027 km.

Daí fiquei atento e descobri que essas 2 últimas correntes eram falsas e por isso duraram pouco.

A lubrificação é com Squirt e tenho sido rigoroso com a limpeza da transmissão.

Hoje chegou uma nova e que fiz uma busca atenta aos detalhes das fotos do produto antes de comprar. Consegui comprar no ML uma original e pelas fotos dá para ver a diferença entre uma original e uma falsa:

Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2021 as 12:29
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

Digitei errado, voltei para corrigir e digitei errado novamente, e então desisti! rs

Eu parti do 3X9, só foi viável ir para o 1X12 pq no caso da Sram, tem a opção de usar o mesmo freehub. Se não fosse o caso, realmente seria algo proibitivo.

O nosso uso aqui tbm vai ser muito urbano, então vou criar aqui a expectativa de uma longa duração do conjunto tbm. 


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Online
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2021 as 09:14
Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!


Obrigado pela menção!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

No cassete Sunrace MX80 11-50, eu usei somente 2 (duas) correntes KMC X11, a primeira durou 5.255 km e a segunda, 7.385 km. Uso lubrificante Squirt e a bike é usada exclusivamente para uso urbano em meus treinos. Tenho outra bike para trilha com 2x11.

Ontem dei um primeiro pedal para testar e gostei muito do escalonamento de marchas do cassete M5100. Fiz uma tabela abaixo para comparar o escalonamento de marchas de ambos os cassetes:



A montagem e regulagem do cassete e câmbio M5100 foi fácil e gostei bastante do funcionamento.

Com relação à 12v, minha opinião é que só vale a pena se for para usar com cog de 10, tipo um cassete 10-50 ou 10-51. Vejo muitas bikes com transmissão 12v mas com cog menor de 11 e nesse caso não tem vantagem em termos de range (variação da maior marcha para a menor) e exige o uso de um núcleo de roda específico para esse cog de 10: xD ou MicroSpline.

Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2021 as 22:40
Fiz uma leve confusão aqui..
Sua relação é 1x12. Mas q minha pergunta foi mais no sentido da coroa única com K7 11-50.
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2021 as 22:38
Furukawa, primeiramente gostaria de parabenizar e lhes agradecer por manter esse tópico vivo e atualizado por tanto tempo!

Ficam algumas dúvidas:

Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Eu fiz hoje a instalação na bike da minha namorada (bike que eu tenho usado mais do que ela). Mas ainda não deu nem tempo de testar efetivamente.
Abc!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X